Anda di halaman 1dari 4

Transferncia de Calor (ou Calor) energia em trnsito devido a uma diferena de temperatura.

. Sempre que existir uma diferena de temperatura em um meio ou entre meios ocorrer transferncia de calor.

Os diferentes processos de transferncia de calor so referidos como mecanismos de transferncia de calor. Existem trs mecanismos, que podem ser reconhecidos assim : Quando a transferncia de energia ocorrer em um meio estacionrio, que pode ser um slido ou um fluido, em virtude de um gradiente de temperatura, usamos o termo transferncia de calor por conduo. A figura 1.2 ilustra a transferncia de calor por conduo atravs de uma parede slida submetida uma diferena de temperatura entre suas faces.

[ figura 1.2 ] Quando a transferncia de energia ocorrer entre uma superfcie e um fluido em movimento em virtude da diferena de temperatura entre eles, usamos o termo transferncia de calor por conveco. A figura 1.3 ilustra a transferncia de calor por conveco quando um fluido escoa sobre uma placa aquecida.

[ figura 1.3 ] Quando, na ausncia de um meio interveniente, existe uma troca lquida de energia (emitida na forma de ondas eletromagnticas) entre duas superfcies a diferentes temperaturas, usamos o termo radiao. A figura 1.4 ilustra a transferncia de calor por radiao entre duas superfcies a diferentes temperaturas.

[ figura 1.4 ]

2.1. CONDUO
A conduo pode se definida como o processo pelo qual a energia transferida de uma regio de alta temperatura para outra de temperatura mais baixa dentro de um meio (slido, lquido ou gasoso) ou entre meios diferentes em contato direto. Este mecanismo pode ser visualizado como a transferncia de energia de partculas mais energticas para partculas menos energticas de uma substncia devido a interaes entre elas. O mecanismo da conduo pode ser mais facilmente entendido considerando, como exemplo, um gs submetido a uma diferena de temperatura. A figura 2.1 mostra um gs entre duas placas a diferentes temperaturas :

[ figura 2.1 ] 1. O gs ocupa o espao entre 2 superfcies (1) e (2) mantidas a diferentes temperaturas de modo que T1 > T2 (o gs no tem movimento macroscpico); 2. Como altas temperaturas esto associadas com energias moleculares mais elevadas, as molculas prximas superfcie so mais energticas (movimentam-se mais rpido); 3. O plano hipottico X constantemente atravessado por molculas de cima e de baixo. Entretanto, as molculas de cima esto associadas com mais energia que as de baixo. Portanto existe uma transferncia lquida de energia de (1) para (2) por conduo

Para os lquidos o processo basicamente o mesmo, embora as molculas estejam menos espaadas e as interaes sejam mais fortes e mais freqentes. Para os slidos existem basicamente dois processos ( ambos bastante complexos ) : slido mau condutor de calor : ondas de vibrao da estrutura cristalina slido bom condutor de calor: movimento dos eletrons livres e vibrao da estrutura cristalina.

2.2. CONVECO
A conveco pode ser definida como o processo pelo qual energia transferida das pores quentes para as pores frias de um fluido atravs da ao combinada de : conduo de calor, armazenamento de energia e movimento de mistura. O mecanismo da conveco pode ser mais facilmente entendido considerando, por exemplo, um circuito impresso (chip) sendo refrigerado (ar ventilado), como mostra a figura 2.2 :

[ figura 2.2 ] 1. A velocidade da camada de ar prxima superfcie muito baixa em razo das foras viscosas ( atrito ). 2. Nesta regio o calor transferido por conduo. Ocorre portanto um armazenamento de energia pelas partculas presentes nesta regio. 3. Na medida que estas partculas passam para a regio de alta velocidade, elas so carreadas pelo fluxo transferindo calor para as partculas mais frias. No caso acima dizemos que a conveco foi forada, pois o movimento de mistura foi induzido por um agente externo, no caso um ventilador. Suponhamos que o ventilador seja retirado. Neste caso, as partculas que esto prximas superfcie continuam recebendo calor por conduo e armazenando a energia. Estas partculas tem sua temperatura elevada e, portanto a densidade reduzida. J que so mais leves elas sobem trocando calor com as partculas mais frias (e mais pesadas) que descem. Neste caso dizemos que a conveco natural ( bvio que no primeiro caso a quantidade de calor transferido maior).

Um exemplo bastante conhecido de conveco natural o aquecimento de gua em uma panela domstica como mostrado na figura 2.3. Para este caso, o movimento das molculas de gua pode ser observado visualmente.

[ figura 2.3 ]

2.3. RADIAO
A radiao pode se definida como o processo pelo qual calor transferido de um superfcie em alta temperatura para um superfcie em temperatura mais baixa quando tais superfcies esto separados no espao, ainda que exista vcuo entre elas. A energia assim transferida chamada radiao trmica e feita sob a forma de ondas eletromagnticas. O exemplo mais evidente que podemos dar o prprio calor que recebemos do sol. Neste caso, mesmo havendo vcuo entre a superfcie do sol ( cuja temperatura aproximadamente 5500 oC ) e a superfcie da terra, a vida na terra depende desta energia recebida. Esta energia chega at ns na forma de ondas eletromagnticas. As ondas eletromagnticas so comuns a muitos outros fenmenos: raio-X, ondas de rdio e TV, microondas e outros tipos de radiaes. As emisses de ondas eletromagnticas podem ser atribudas a variaes das configuraes eletrnicas dos constituintes de tomos e molculas, e ocorrem devido a vrios fenmenos, porm, para a transferncia de calor interessa apenas as ondas eletromagnticas resultantes de uma diferena de temperatura ( radiaes trmicas ). As suas caractersticas so: Todos corpos em temperatura acima do zero absoluto emitem continuamente radiao trmica As intensidades das emisses dependem somente da temperatura e da natureza da superfcie emitente A radiao trmica viaja na velocidade da luz (300.000 Km/s)

Anda mungkin juga menyukai