Anda di halaman 1dari 30

Escola Bsica e Secundria de Mora Ano Lectivo 2010/2011

Testes de Avaliao Biologia 12

Ana Rita Rainho

Escola EB 2,3/S de Mora Ano Lectivo 2009/2010

Biologia 12 ano

TESTE DE AVALIAO N1
Nome __________________________________________ n. ____ Turma A 20 de Outubro de 2009

Leia com ateno cada uma das questes que se seguem e responda de forma clara e sucinta na sua folha de teste. Os critrios de correco so os mesmos aplicados em situao de exame.
1 A figura 1 representa um corte esquemtico da parede de um tubo seminfero.

Figura 1

1.1 Faa a legenda da figura. 1.2 Indique qual a importncia das clulas representadas com o nmero 5 para o processo esquematizado em C. 1.3 No que respeita s diferentes fases da espermatognese, indique: a) o nmero de cromossomas presentes nas clulas 6, 7 e 8 b) o tipo de processo que ir dar origem s clulas 7, 8 e 9 c) o conjunto de transformaes que 9 sofre para se transformar em 10 (de um modo geral). 2 Seleccione a opo que permite a obteno de afirmaes correctas para cada caso. 2.1 Uma leso hipotalmica impede a produo de ____, pois origina a diminuio da hormona ____, o que ir afectar a actividade das clulas de Leydig. (A) GnRH *+ FSH (B) GnRH *+ LH (C) FSH *+ LH (D) LH *+ FSH 2.2 O lquido ____ neutraliza a acidez do muco vaginal, o que facilita a ____ dos espermatozides. (A) seminal *+ nutrio (B) prosttico *+ mobilidade (C) seminal *+ mobilidade (D) prosttico *+ nutrio
Pgina 2 Testes de Avaliao de Biologia12

2.3 O _____ do espermatozide degrada a parede do ____, permitindo a fecundao. (A) ncleo *+ ocito II (B) ncleo *+ vulo (C) acrossoma *+ ocito II (D) acrossoma *+ vulo

3 Os esterides anabolizantes, usados por atletas para aumento da massa muscular, podem conter suplementos de testosterona. Explique de que modo este tipo de doping pode interferir na espermatognese de um indivduo frtil.

4 Alteraes no ovrio, no tero e nos nveis hormonais no ciclo sexual feminino podem resultar em duas situaes diferentes, representadas pelas letras X e Y da figura 2.

Figura 2

4.1 Explique a ocorrncia do pico de LH verificado ao dia 14. 4.2 Seleccione a opo que completa correctamente cada uma das afirmaes que se seguem: 4.2.1 Os nmeros 1 e 2 representam, respectivamente: a) o folculo primordial e o ocito II. b) o folculo de Graaf e o ocito II. c) o folculo primordial e o vulo. d) o folculo de Graaf e o vulo. 4.3.2 Aps os 28 dias relativos situao Y, no ocorre menstruao. Neste contexto, de admitir que: a) os nveis de estrognios e de progesterona diminuam. b) os nveis de LH e de progesterona diminuam acentuadamente. c) os nveis de estrognios e progesterona permaneam elevados. d) o nvel de estrognios diminua e de FSH aumente.

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 3

5 A fecundao o momento que marca o incio do desenvolvimento de um novo ser. 5.1 Coloque por ordem as letras de A a E, que se referem a acontecimentos relacionados com a fecundao, de modo a reconstituir a sequncia cronolgica desses acontecimentos. A Fuso dos dois pr-ncleos. B Libertao de enzimas hidrolticas armazenadas no espermatozide. C Formao do vulo. D Digesto local da zona pelcida. E Contacto entre o espermatozide e a zona pelcida 5.3 Explique de que modo se evita a entrada de um segundo espermatozide no ovcito. 6. Considere o conjunto de afirmaes que se seguem: (A) A segmentao a primeira fase do desenvolvimento embrionrio, na qual o embrio passa primeiro pela fase de mrula e depois blastocisto. (B) A gastrulao d origem ao blastocisto, um embrio com trs camadas germinativas que iro originar os diferentes rgos e sistemas. (C) Durante a organognese ocorre apenas crescimento celular, no se verificando diferenciao. (D) A mesoderme ir dar origem ao esqueleto e aos msculos, enquanto que a endoderme dar origem ao sistema respiratrio e digestivo. (E) O perodo embrionrio culmina cerca das 10 semanas, altura em que a criana j est completamente formada. 6.1 So verdadeiras as afirmaes: (A) A, B e D (B) B, D e E (C) B, C e D (D) A, D e E 7. Aps a fecundao importante manter a integridade do endomtrio. O grfico da figura 3 representa a concentrao de hormonas ao longo da gestao. 7.1 Explique o aparecimento da hormona hCG. 7.2 Explique o papel da placenta na regulao hormonal da gravidez. 7.3 Seleccione a opo que permite obter uma afirmao correcta: Elevados teores de hCG _____ a produo de hormonas ovricas, acabando por exercer uma retroaco _____ sobre o complexo hipotlamohipfise. (A) (B) (C) (D) estimulam *+ negativa estimulam *+ positiva inibem *+ negativa inibem *+ positiva
Testes de Avaliao de Biologia12

Figura 3

Pgina 4

8 O incio do trabalho de parto induzido por estmulos hormonais e mecnicos, que desencadeiam as contraces uterinas. Explique de que modo a interaco dos dois tipos de estmulos mencionados contribui para o xito do parto. 9 Leia atentamente a notcia que se segue: Anticoncepcionais femininos A anticoncepo hormonal baseia-se na utilizao de hormonas sintticas, cujo efeito semelhente no organismo s hormonas ovricas produzidas durante um ciclo sexual feminino normal. O Endoceptivo uma forma de anticoncepcional hormonal que colocado dentro do tero. Trata-se de uma forma de DIU em forma de T com um reservatrio que contm 52mg de uma hormona chamada levonogestrel (progesterona). Tal como o DIU de cobre, necessita de ser colocado por um mdico habilitado. A durao do endoceptivo de aproximadamente cinco anos. J existe tambm um implante anticoncepcional base de hormonas com o nome de Implanon. No houve nenhuma gravidez registada em estudos clnicos totalizando 70 mil ciclos, o que confere a este mtodo uma segurana muito grande. O implante uma pequena cpsula contendo etonogestrel uma hormona base de estradiol que introduzida por baixo da pele atravs de um aplicador descartvel. A durao do implante de, aproximadamente, trs anos, funcionando tambm como inibidor da ovulao. Uma das vantagens dos mtodos acima que muitas mulheres tero menstruaes menores ou no tero menstruaes durante o seu uso.

9.1 Classifique como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das afirmaes que se seguem, relativas aco dos mtodos contraceptivos apresentados no texto. (A) Podemos afirmar que estes mtodos inibem a ovulao por retrocontrolo negativo sobre as hormonas hipofisrias em primeira instncia. (B) As hormonas usadas nestes mtodos tambm so responsveis pelos caracteres sexuais secundrios da mulher. (C) Caso ocorra fecundao durante a utilizao de qualquer um dos mtodos ser invivel a implantao do blastocisto e a manuteno da gravidez devido ausncia de estimulao hormonal do endomtrio. (D) Estes anticoncepcionais tambm so eficazes na preveno das DST. (E) O endoconceptivo duplamente eficaz, pois impede a fecundao e a nidao. (F) O Implanon no interfere com a actuao do complexo hipotlamo-hipfise. (G) O DIU de cobre um mtodo de barreira, pois baseia-se na utilizao de um dispositivo mecnico. (H) A utilizao de substitutos hormonais pode tambm ser usada no tratamento dos sintomas da menopausa.

10 Um casal com problemas de fertilidade, aps consulta mdica, realizou vrios exames clnicos, a fim de identificar possveis causas para essa situao. Dos resultados desses exames, destacam-se os seguintes: espermograma com valores normais; anlises hormonais normais para os dois membros do casal; muco cervical hostil para os espermatozides; oognese normal; sistemas reprodutores com anatomia normal.

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 5

Aps um primeiro diagnstico, o mdico que acompanhou o casal referido ponderou o recurso a uma das seguintes tcnicas de reproduo assistida: inseminao artificial, utilizando esperma do marido; inseminao artificial, com esperma de um dador. Perante os resultados dos exames, o mdico sugeriu que o casal recorresse primeira das tcnicas mencionadas, a fim de tentar resolver o problema de infertilidade. 10.1 Justifique a opo do mdico pela inseminao artificial e a excluso da utilizao de esperma de um dador, atendendo ao quadro clnico e indicando a causa da infertilidade do casal.

11 O recurso a tcnicas de diagnstico pr-natal permite avaliar o estado de sade do feto e acompanhar o seu desenvolvimento intra-uterino. A figura 4 mostra duas tcnicas de diagnstico pr-natal.

Figura 4

11.1 Identifique as tcnicas representadas em A e B. 11.2 Indique pontos positivos e negativos de cada uma das tcnicas apresentadas.

12 A imagem da figura 5 pertence a um anncio do Banco Pblico de Clulas Estaminais do Cordo Umbilical. 12.1 Explique o que so clulas estaminais. 12.2 Comente o slogan do cartaz, referindo as potencialidades das clulas em questo e a importncia da sua conservao.

Bom Trabalho
Figura 5

A professora

Ana Rita Rainho


Pgina 6 Testes de Avaliao de Biologia12

Escola EB 2,3/S de Mora Ano Lectivo 2010/2011

Biologia 12 ano

TESTE DE AVALIAO N2
Nome __________________________________________ n. ____ Turma A 2 de Dezembro de 2010

Leia com ateno cada uma das questes que se seguem e responda de forma clara e sucinta na sua folha de teste. Os critrios de correco so os mesmos aplicados em situao de exame.
1. Classifique como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das afirmaes que se seguem, relativas teoria cromossmica da hereditariedade. A Os genes localizam-se nos cromossomas. B Na F1 todos os indivduos so idnticos entre si e idnticos a um dos progenitores. C Alelos localizados no mesmo par de cromossomas segregam-se independentemente. D Alelos que definem o mesmo carcter localizam-se em locus diferentes. E Durante a formao dos gmetas ocorre segregao factorial. F Cada bivalente tem origem em dois cromossomas, um do pai, outro da me. G No ovo cada caracterstica codificada inclui apenas um alelo. H Durante a meiose ocorre a separao de cromossomas homlogos. 2. A distrofia miotnica do tipo 1 resulta de uma mutao de um gene localizado no cromossoma 19. O alelo que determina esta distrofia dominante. Considere uma situao em que, num casal, s um dos membros afectado. Explique de que modo a anlise da descendncia desse casal permite inferir acerca do gentipo do indivduo afectado, isto , possuidor da caracterstica referida. 3. Leia atentamente os documentos que se seguem Documento 1 A polineuropatia amiloidtica familiar, vulgo paramiloidose ou doena dos pezinhos, foi descrita pela primeira vez pelo Professor Corino de Andrade, em 1952, em doentes da regio da Pvoa de Varzim. Esta doena est associada deposio nos tecidos, em particular nos nervos, de uma substncia fibrilar altamente insolvel, designada por amilide. Em situaes normais, a TransTiRretina (TTR), protena do sangue codificada por um gene do cromossoma 18, solvel nos tecidos. A substituio de um nico aminocido de valina por metionina na posio 30 origina TTR Met 30, que forma fibras de amilide. Esta a principal forma mutante de TTR em Portugal, que se transmite de forma dominante. Habitualmente, a doena surge entre os 20 e os 40 anos. Manifesta-se inicialmente nos membros inferiores, afectando a sensibilidade aos estmulos, progredindo depois para a parte superior do corpo. Documento 2 Na famlia Silva, a Teresa tem paramiloidose da forma mais comum em Portugal, e o mesmo acontece com Sandra, a sua filha. Jos, marido de Teresa e pai de Sandra, no apresenta a anomalia. Dos pais de Teresa (Artur e Isabel), apenas o pai sofre de paramiloidose. O Antnio, filho de Teresa e de Jos, tem 18 anos e no manifesta sinais da doena, desconhecendose se , ou no, portador do alelo mutante. Pedro, irmo de Teresa, casou com a Filipa e tiveram dois filhos normais (Rita e Frederico). Nem o Pedro nem a Filipa tm a doena. 3.1. Construa a rvore genealgica relativa transmisso da paramiloidose na famlia Silva, identificando todos os indivduos mencionados no documento 2 e referindo o significado da simbologia utilizada.
Prof. Ana Rita Rainho Pgina 7

3.2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. 3.2.1. A probabilidade de um indivduo com paramiloidose transmitir o alelo responsvel pela doena de _____ se for heterozigtico e de _____ se for homozigtico. (A) 25% *+ 50% (B) 50% *+ 50% (C) 25% *+ 100% (D) 50% *+ 100% 3.2.2. A ausncia, ou a reduzida deposio de amilide nos tecidos do organismo, caracterstica do _____ de um indivduo _____ por paramiloidose. (A) fentipo *+ afectado (B) fentipo *+ no afectado (C) gentipo *+ afectado (D) gentipo *+ no afectado 3.3. O Antnio, filho de Teresa, casou com a Sara, em cuja famlia no existem casos de paramiloidose. Apesar de ele no apresentar sinais da doena, receiam vir a ter filhos doentes. Determine a probabilidade de o casal vir a ter um filho com paramiloidose, explicitando todos os raciocnios que efectuar. 4. A agamaglobulinemia de Bruton foi descrita, em 1952, como sendo uma imunodeficincia congnita e um exemplo caracterstico da deficincia de clulas B. Esta doena hereditria e deve-se mutao do gene BTK, que codifica a tirosina cinase de Bruton (BTK, do ingls Bruton Tyrosine Kinase), sem a qual as clulas B imaturas no podem concluir o seu processo de diferenciao para linfcitos B maduros. A rvore genealgica representada na figura 1 ilustra a transmisso da doena, ao longo de trs geraes. Considere que o indivduo I-2 no possui o alelo mutante.

4.1. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas interpretao da rvore genealgica da figura 1. A A agamaglobulinemia de Bruton uma doena hereditria autossmica. B O indivduo II-7 heterozigtico para esta caracterstica. C O gene mutante responsvel pela doena localiza-se no cromossoma Y. D A probabilidade de o indivduo I-1 ter filhos do sexo masculino afectados de 50%. E O indivduo III-4 herdou o gene mutante de ambos os progenitores. F O gene mutante foi introduzido na famlia pelo indivduo I-1. G O indivduo III-2 pode transmitir o gene mutante aos descendentes. H Os homens possuidores da mutao no gene BTK apresentam sempre a doena.
Pgina 8 Testes de Avaliao de Biologia12

4.2. Justifique a sua opo para a afirmao C. 4.3. Justifique a sua opo para a afirmao D. Retinose Pigmentar A retinose pigmentar um grupo de doenas de carcter degenerativo e hereditrio. As pessoas que so afectadas pela RP sofrem um processo de degenerao dos cones e bastonetes da retina, o que as leva a uma perda de viso nocturna e a ter dificuldade em ver quando h pouca luminosidade ou claridade excessiva. Perdem tambm, progressivamente, a viso perifrica, por isso comum os portadores da doena tropearem em objectos no seu caminho ou esbarrarem em pessoas e em objectos fora do seu campo visual. O ritmo em que se d a perda do campo visual varia de pessoa para pessoa, o que se explica em parte pela herana gentica e em parte por factores ambientais. A forma de transmisso gentica mais comum da RP a herana autossmica recessiva. H ainda os casos de RP por herana autossmica dominante, a qual aparece em cada gerao e tende a ter uma forma mais lenta de progresso, e ainda o caso de ser ligada ao cromossoma X. A figura que se segue mostra a transmisso hereditria de retinose pigmentar em trs famlias.

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 9

5.1. Determine o tipo de herana de retinose pigmentar para cada famlia. 5.2. Justifique a sua resposta para cada caso referido em 5.1.

5.3. Classifique como Verdadeira (V) ou Falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes: A O stress e o fumo podem contribuir para a retinose pigmentar. B O casal I-1 x I-2 da famlia III nunca poder ter filhos com retinose pigmentar. C Na famlia II, o indivduo II-2 poder transmitir o alelo responsvel pela retinose pigmentar aos seus filhos homens. D A probabilidade de o casoa I-1 x I-2 da famlia I ter um filho afectado de 50%. E Os filhos rapazes do casal II-1 x II-2 da famlia III nunca sero afectados pela retinose pigmentar. F Na famlia III, o indivduo III-5 homozigtico recessivo. G Se o indivduo II-4 da famlia I casar com uma mulher heterozigtica, todos os seus filhos sero afectados. H Os descendentes do casal II-7 x II-8 da famlia I sero sempre normais.

6. O daltonismo condicionado por um alelo recessivo ligado ao cromossoma X. 6.1. Classifique como Verdadeira ou Falsa cada uma das seguintes afirmaes, relativas ao modo de transmisso de caractersticas dos genes localizados no cromossoma X: A Se o gene dominante manifesta-se de igual forma nos homens e nas mulheres. B Se o gene recessivo manifesta-se com frequncia em mulheres e no raras vezes em homens. C Mulheres homozigticas transmitem os genes localizados no cromossoma X a toda a descendncia. D Mulheres heterozigticas para a forma allila recessiva podem transmiti-la a 100% dos seus descendentes filhos e 50% das suas filhas. E Um rapaz daltnico, com pai normal, recebeu o alelo recessivo da me.

6.2. Seleccione a opo que completa correctamente cada uma das afirmaes que se seguem: 6.2.1. A descendncia que resulta de um cruzamento entre uma mulher homozigtica dominante e um homem doente : (A) metade das filhas sero normais e metade dos filhos doentes (B) todos os filhos sero normais e todas as filhas portadoras (C) metade dos filhos sero normais e metade doentes e as filhas sero todas portadoras (D) todas as filhas sero normais e os filhos portadores

6.2.2. Uma mulher heterozigtica, portadora de daltonismo, cruza-se com um homem saudvel. A probabilidade de ter um filho (rapaz) com daltonismo (A) 100% (B) 75% (C) 50% (D) 25%

Pgina 10

Testes de Avaliao de Biologia12

7. Na espcie humana, a fibrose cstica (CF) uma doena causada por um gene recessivo do cromossoma 7. A distrofia muscular de Duchenne (DMD) determinada por um gene recessivo ligado ao cromossoma X. Pais, fenotipicamente normais para esses caracteres hereditrios, podem ter descendentes com fibrose cstica e distrofia muscular de Duchenne? (A) possvel, se ambos os progenitores forem heterozigticos para as duas caractersticas. (B) possvel que 1/4 dos descendentes apresente CF, mas no h possibilidade de descendentes com DMD. (C) H possibilidade de 1/2 dos descendentes de sexo feminino apresentar DMD. (D) Pode gerar 1/2 dos descendentes com ambas as caractersticas recessivas citadas. (E) Para 1/2 dos descendentes de sexo masculino, h possibilidade de ocorrncia de DMD.

8. A figura ao lado esquematiza trs geraes de cobaias. Cruzaram-se duas linhas puras de cobaias: uma de linha de plos pretos e lisos e outra linha de plos brancos hirsutos. Este casal originou hbridos representados pelo animal da gerao F 1. As propores dos descendentes representados na gerao F 2 esto indicadas na figura. 8.1. Explique porque que os hbridos da primeira gerao no so semelhantes a nenhum dos progenitores. 8.2. Indique os gentipos de cada um dos indivduos representados na figura. 8.3. Indique qual ser a descendncia que esperar obter se cruzar os animais A e C.

Bom trabalho

A professora

Ana Rita Rainho

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 11

Escola EB 2,3/S de Mora Ano Lectivo 2010/2011

Biologia 12 ano

TESTE DE AVALIAO N3
Nome __________________________________________ n. ____ Turma A 7 de Fevereiro de 2010

Leia com ateno cada uma das questes que se seguem e responda de forma clara e sucinta na sua folha de teste. Os critrios de correco so os mesmos aplicados em situao de exame.
GRUPO I 1. Considere a seguinte situao referente ao co pelado mexicano: Alelo h alelo que determina a produo de plo Alelo H alelo (dominante) que determina a ausncia de plo A presena do alelo H em homozigotia conduz morte do embrio antes de ele completar o seu desenvolvimento. 1.1. Que cruzamento sugere para obter ces pelados evitando a existncia de embries mortos? Indique as propores fenotpicas que esperaria obter no cruzamento que sugerir. 2. A surdez no homem pode resultar de uma m formao do ouvido interno ou de uma m formao no nervo auditivo. Basta que uma destas condies se verifique para que um indivduo seja surdo. Neste tipo de surdez entram em jogo dois pares de genes no alelos. O gene D responsvel pela formao de uma parte do ouvido interno e o gene E responsvel pela formao do nervo auditivo. Os alelos d e e, quando em homozigotia, impedem a formao normal destas estruturas. 2.1. Seleccione os gentipos que correspondem a um indivduo normal. (A) EeDd (B) eeDd (C) EeDD (D) EEdd (E) eeDD (F) Eedd

2.2. Suponha que um homem normal di-hbrido casa com uma mulher surda linha pura. Indique, justificando, qual a probabilidade de o casal ter filhos surdos. 3. Nos coelhos, a combinao de trs alelos para a cor do plo produz os seguintes fentipos: selvagem, ch chinchila e himalaia. O gene C (selvagem) totalmente dominante sobre os restantes. O gene c (chinchila), h por sua vez, exerce dominncia completa sobre o gene c (himalaia). O quadro que se segue apresenta os resultados de dois cruzamentos: Cruzamentos A B Fentipo dos progenitores Selvagem x himalaia Selvagem x chinchila Fentipo e nmero de descendentes Selvagem 9 18 Chinchila 9 9 Himalaia 0 9

3.1. Os progenitores do cruzamento A apresentam os gentipos (A) Cc x c c ch ch ch (B) Cc x c c


Pgina 12
ch h h

(C) Cc x c c h ch h (D) Cc x c c
Testes de Avaliao de Biologia12

h h

3.2. As afirmaes que se seguem so relativas ao cruzamento B. Classifique cada uma delas como V (verdadeira) ou F (falsa). (A) Na descendncia h 50% de coelhos selvagens homozigticos, 25% chinchilas e 25% himalaias. (B) Neste cruzamento os progenitores so ambos heterozigticos. (C) Os coelhos Himalaias s podem ser homozigticos. (D) Os coelhos chinchilas descendentes deste cruzamento so homozigticos. ch h (E) O progenitor selvagem pode ter qualquer um dos seguintes gentipos: CC, Cc , e Cc . (F) Os descendentes de fentipo selvagem podem apresentar dois gentipos diferentes.

4. A figura 1 representa esquematicamente os trabalhos de Morgan. Analise-a atentamente.

Figura 1

4.1. Tendo em conta os resultados obtidos, este um caso de: (A) Alelos mltiplos (B) Hereditariedade ligada ao sexo (C) Epistasia (D) Ligao factorial 4.2. Os resultados de F2 no esto de acordo com o teoricamente previsto porque: (A) se s so possveis dois tipos de gmetas, os fentipos intermdios no seriam possveis. (B) Se os gmetas so formados aleatoriamente, as propores de cada fentipo deveriam ser equivalentes. (C) se s so possveis dois tipos de gmetas, os fentipos dominantes s deveriam aparecer nos machos. (D) se os gmetas so formados aleatoriamente, as propores fenotpicas esperadas deveriam ser 9:3:3:1.
Prof. Ana Rita Rainho Pgina 13

4.3. Explique as propores fenotpicas obtidas para os indivduos Bbvv e bbVv.

5. Classifique cada conjunto de afirmaes com as letras da chave: Chave: A Ambas as afirmaes so verdadeiras B Ambas as afirmaes so falsas C A primeira afirmao falsa e a segunda afirmao verdadeira. D A primeira afirmao verdadeira e a segunda afirmao falsa. Afirmaes: I Alelos mltiplos so vrios genes que so alelos entre si, dois a dois. II As pessoas que tm aglutinognio B e aglutinina anti A pertencem ao grupo sanguneo B. I As pessoas que possuem aglutinognio A e B e nenhuma aglutinina pertencem ao grupo sanguneo A II As pessoas que apresentam aglutininas anti A e anti B e nenhum aglutinognio pertencem ao grupo sanguneo O. I Os indivduos de sangue AB podem dar sangue somente a indivduos de sangue AB. II As pessoas que tm aglutinognio A e aglutininas anti A e anti B pertencem ao grupo sanguneo AB.

6. A rvore genealgica da figura 2 ilustra a transmisso hereditria dos grupos sanguneos, segundo os sistemas ABO e Rh, numa determinada famlia.

Figura 2

6.1. Indique os gentipos de todos os indivduos. 6.2. Suponha que o casal 7 e 8 teve um filho. Indique, justificando, qual a opo incorrecta. (A) O seu gentipo pode ser AORh Rh . (B) O seu gentipo pode ser BORh Rh . + (C) O seu fentipo pode ser ARh . (D) O seu fentipo pode ser ORh . (E) O seu gentipo pode ser AORh Rh . 6.3. Imagine que o indivduo 6 necessita de uma transfuso sangunea. Indique, justificando, qual dos elementos da famlia poderia ser dador de sangue. Tenha em conta apenas o sistema ABO.
+ -

Pgina 14

Testes de Avaliao de Biologia12

7. Algumas caractersticas dos organismos vivos so codificadas por material gentico extranuclear. A este respeito incorrecto afirmar que: (A) A transmisso da caracterstica s se efectua por linha materna. (B) O material gentico pode localizar-se nos ribossomas ou nas mitocndrias. (C) O espermatozide no contribui com material gentico para a codificao da caracterstica em estudo. (D) A sua forma de transmisso independente dos cromossomas sexuais.

8. A figura 3 representa o opero lac, quando no existe lactose disponvel no meio. Este opero regula a produo de enzimas responsveis pela degradao de lactose em acares mais simples com a finalidade de produzir energia.

Figura 3

8.1. Faa a legenda da figura. 8.2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. 8.2.1. Na _____ de lactose, o repressor fica inactivo, e _____ transcrio do gene estrutural. (A) (B) (C) (D) ausncia *+ ocorre presena *+ no ocorre presena *+ ocorre ausncia *+ no ocorre

8.2.2. O opero lac do tipo _____ pois _____. (A) repressivo *+ o regulador codifica a produo de um repressor que est activo (B) repressivo *+ o regulador codifica a produo de um operador que est inactivo (C) indutivo *+ o regulador codifica a produo de um repressor que est activo (D) indutivo *+ o regulador codifica a produo de um operador que est activo 8.2.3. Uma mutao que inactiva o gene regulador do opero lac ter como consequncia: (A) A transcrio ininterrupta dos genes estruturais (B) A impossibilidade de transcrio dos genes estruturais (C) A cessao da produo da RNA polimerase (D) A inactivao permanente do operador

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 15

GRUPO II 1. As mutaes so fenmenos frequentes no mundo vivo. Observe a figura 4 que apresenta algumas alteraes do gentipo dos indivduos.

Figura 4

1.1. As alteraes genmicas representadas so: (A) cromossmicas (B) aneuploidias (C) gnicas (D) poliploidias

1.2. Identifique o processo representado pelas mutaes ocorridas em 1, 2, 3 e 4. 1.3. Indique trs agentes responsveis pelo aparecimento de mutaes.

2. A figura 5 ilustra diferentes caritipos, resultantes de mutaes nos pares de cromossomas sexuais.

Sndrome de Kleinefelter
Figura 5

Sndrome de Turner

2.1. Seleccione as opes que tornam correctas cada uma das afirmaes seguintes: 2.1.1. Os caritipos representados dizem respeito a uma mutao do grupo das (A) euploidias (C) haploidias (B) aneuploidias (D) poliploidias

Pgina 16

Testes de Avaliao de Biologia12

2.1.2. A sndrome de Kleinefelter um exemplo de uma _____ e a de Turner um exemplo de uma ______. (A) trissomia *+ nulissomia (B) polissomia *+ nulissomia (C) trissomia *+ monossomia (D) polissomia *+ monossomia

2.1.3. Um indivduo com Sndrome de Turner resultou da unio de dois gmetas em que: (A) um possui (n) cromossomas e outro (n+1) cromossomas (B) ambos possuem (n+1) cromossomas (C) um possui (n) cromossomas e outro (n-1) cromossomas (D) ambos possuem (n-1) cromossomas

3.2. Explique como que surgem estes tipos de anomalias cromossmicas.

3. Tenha em ateno os dados seguintes, relativos actividade de um gene (p53) ligado ao aparecimento de cancros. Estudos feitos em cancros do clon comprovam a existncia de uma protena (p53) ligada ao mecanismo de carcinognese. A protena p53 resulta da expresso de um gene com a mesma designao e cujo locus no cromossoma 17. A protena p53 tem como principal funo garantir a integridade das sequncias nucleotdicas. Em caso de deteco de mutao, a protena p53 desencadeia duas vias possveis: correco da mutao ou induo de morte celular programada (apoptose).

3.1. Das concluses seguintes seleccione aquelas que podem ser corroboradas a partir dos dados anteriores: (A) Alteraes na sequncia nucleotdica do gene p53 comprometem a reparao do DNA mitocondrial. (B) A protena p53 impede o crescimento descontrolado de clulas promovido por um oncogene. (C) A ocorrncia de apoptose de clulas com mutaes diminui a probabilidade de ocorrncia de cancro. (D) O gene p53 um gene supressor de tumores. (E) Um proto-oncogene directamente responsvel pela ocorrncia de cancro. (F) O cancro uma doena gentica hereditria.

3.2. Comente a afirmao (E).

3.3. Explique de que modo uma mutao num gene supressor de tumores pode ser responsvel pela ocorrncia de cancro.

4. Duas espcies diferentes podem originar rapidamente uma nova espcie, por processos naturais ou induzidos pelo homem. O esquema da figura 6 evidencia esse processo com plantas do gnero Brassica. (na pgina seguinte)
Prof. Ana Rita Rainho Pgina 17

4.1. Explique porque que em F1 o hbrido estril. 4.2. Indique o nmero de cromossomas dos gmetas representados como A1 e B1.

4.3. A possibilidade de formao de hbridos frteis em F2 a partir de hbridos de F1 resulta da ocorrncia de: (A) mutao somtica (B) dupla fecundao (C) deriva gentica (D) duplicao do caritipo

4.4. Explique em que medida a produo de plantas hbridas poliplides pode ser considerada vantajosa em termos agrcolas.
Figura 6

Bom trabalho

A professora

Ana Rita Rainho

Pgina 18

Testes de Avaliao de Biologia12

Escola EB 2,3/S de Mora Ano Lectivo 2010/2011

Biologia 12 ano

TESTE DE AVALIAO N4
Nome __________________________________________ n. ____ Turma A 5 de Abril de 2011

1. A figura 1 representa, de forma simplificada, uma tcnica de engenharia gentica destinada a obter insulina humana.

1.1. Identifique a tcnica representada na figura. 1.2. Indique as enzimas necessrias para realizar as etapas I e II. 1.3. Indique as vantagens da utilizao de insulina resultante desta tecnologia comparativamente insulina proveniente de pncreas de porco. 1.4. Discuta a vantagem de combinar esta tcnica com a tcnica do cDNA e bibliotecas de genes.

Figura 1

1.5. Seleccione a opo que completa correctamente a frase que se segue: A tcnica de obteno de cDNA envolve a utilizao de: (A) DNA polimerase, nucletidos e enzimas de restrio (B) transcriptase reversa, nucletidos e RNA polimerase (C) transcriptase reversa, primers e DNA polimerase (D) enzimas de restrio, primers e ligases do DNA

2. O sistema imunitrio reage de forma diferente em funo do agente invasor. A resposta inflamatria ocorre quando os agentes patognicos conseguem ultrapassar as barreiras de defesa primrias. Quando essa resposta exacerbada pode desencadear alergias, como a alergia ao plen, caracterstica da Primavera. 2.1. Explique a que se deve o edema e ruborizao do local sempre que ocorre uma resposta inflamatria. 2.2. O plen o ____ que estimula os plasmcitos a produzir _____ . (A) anticorpo *+ IgE (B) anticorpo *+ antignios (C) antignio *] IgE (D) alergnio *+ IgE

2.3. Explique o recurso a medicamentos anti-histamnicos no tratamento das alergias.

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 19

2.4. Quando uma infeco mais grave desencadeia-se o mecanismo de febre, que normalmente as pessoas tratam imediatamente com medicamentos antipirticos para fazer baixar a temperatura corporal. Explique porque que este procedimento no correcto. 2.5. O interfero um mecanismo de defesa _____, uma vez que ______. (A) especfica *+ s se destina ao combate de infeces virais. (B) no especfica *+ actua indiscriminadamente sobre qualquer clul a do organismo. (C) especfica *+ apenas actua sobre clulas infectadas por vrus. (D) no especfica *+ tem sempre o mesmo modo de actuao, independentemente do agente viral invasor. 3. A figura 2 representa o mecanismo de defesa especfica desenvolvido pelo organismo, em resposta a uma infeco viral.

Figura 2 - Resposta imunitria a uma infeco viral

Os linfcitos T auxiliares (TH) desempenham um papel central na regulao do funcionamento do sistema imunitrio. Uma vez activados, multiplicam-se e segregam mensageiros qumicos que estimulam a multiplicao e a diferenciao de outros linfcitos, tambm activados pelo contacto com o antignio. 3.1 Faa corresponder a cada um dos nmeros de 1 a 5 do documento 1 uma das letras (de A a H) da chave, que identificam intervenientes no processo de defesa representado. Chave A Anticorpo B Complexo antignio-anticorpo C Clula de memria D Imunoglobulina E Linfcito B F Linfcito T G Macrfago H Plasmcito

Pgina 20

Testes de Avaliao de Biologia12

3.2. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas a clulas intervenientes no mecanismo de defesa ilustrado no documento. A A formao de hibridomas envolve a utilizao de clulas semelhantes clula 1. B A clula assinalada com o nmero 2 intervm na imunidade humoral. C A rejeio de tecidos enxertados provocada por clulas semelhantes clula 2. D Na destruio de clulas cancerosas, intervm clulas do tipo da assinalada com o nmero 2. E A aco da clula 3 intensificada pela ligao de anticorpos aos antignios. F A clula 1 teve origem no timo e diferenciou-se na medula ssea. G A clula 3 pode ter resultado da transformao de um linfcito. H A clula 3 participa apenas em mecanismos de defesa especfica.

3.3. Explique de que modo os anticorpos podem combater uma infeco. 3.4. Os linfcitos T so responsveis, entre outras coisas, pela rejeio de transplantes. Discuta a utilizao de substncias imunossupressoras aps um indivduo ter recebido um transplante de rgos.

4. A SIDA um tipo de imunodeficincia. Para alm deste tipo, tambm existem as imunodeficincias congnitas. A par com as doenas auto-imunes, so o resultado de um mau funcionamento do sistema imunitrio. 4.1. Distinga doena auto-imune de imunodeficincia 4.2. Explique o aparecimento de infeces oportunistas em indivduos que manifestam a sndrome da imunodeficincia adquirida (SIDA), atendendo a que o vrus da imunodeficincia humana (VIH) afecta especialmente os linfcitos T auxiliares (TH).

5. O ttano uma doena causada por uma bactria presente no solo e que penetra no organismo atravs de leses na pele. A bactria produz uma toxina que causa espasmos musculares e os doentes podem morrer, por paragem respiratria, num intervalo de tempo curto. Quando um paciente chega ao hospital com um ferimento atravs do qual possa ter contrado o ttano, e na ausncia de informao sobre se o paciente est ou no vacinado, comum a vacina simultnea da vacina contra o ttano e de um soro antitetnico em diferentes locais do organismo. 5.1. Distinga, quanto composio, modo de actuao e durao da resposta imunitria, a vacina contra o ttano e o soro antitetnico. 5.2. Explique porque que a vacina e o soro no so aplicados no mesmo local do organismo. 5.3. A vacinao uma forma de imunidade: (A) artificial e activa (B) natural e activa (C) artificial e passiva (D) natural e passiva

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 21

6. A figura 3 representa etapas de produo de anticorpos monoclonais em laboratrio.

Figura 3

6.1. As clulas representadas por A, B e C so, respectivamente: (A) linfcitos T, hibridomas e mielomas (B) linfcitos B, mielomas e plasmcitos (C) plasmcitos, hibridomas e mielomas (D) linfcitos,B, mielomas e hibridomas 6.2. Indique as vantagens que as clulas fundidas apresentam relativamente s clulas separadas. 6.3. Os anticorpos monoclonais comeam a ser utilizados no tratamento de certas formas de cancro. Explique em que se baseia essa utilizao.

7. A bioconverso permitiu produzir, nos ltimos anos, muitos compostos com interesse farmacolgico. 7.1. Explique, em linhas gerais, o que o processo de bioconverso. 7.2. Indique algumas vantagens deste processo quando comparado com a sntese qumica de compostos. 7.3. Indique dois exemplos de produtos obtidos por bioconverso.

Bom trabalho
A professora

Ana Rita Rainho

Pgina 22

Testes de Avaliao de Biologia12

Escola EB 2,3/S de Mora Ano Lectivo 2010/2011

Biologia 12 ano

TESTE DE AVALIAO N5
Nome __________________________________________ n. ____ Turma A 23 de Maio de 2011

GRUPO I Actividade Enzimtica No ser humano, a digesto dos alimentos inclui transformaes qumicas levadas a cabo por vrias enzimas, entre as quais a ptialina (tambm conhecida como amilase salivar) e a pepsina. O quadro seguinte ilustra os resultados de uma experincia sobre o papel das enzimas na digesto. A albumina uma protena existente em grande quantidade na clara de ovo e degradada nos seus aminocidos constituintes. O amido degradado em acares simples como a glicose. O grfico da figura representa uma previso da evoluo da reaco do tubo 1. Condies de incubao 37C, 30 min 37C, 30 min 37C, 30 min 37C, 30 min 37C, 30 min 37C, 30 min 37C, 30 min 37C, 30 min Pesquisa de amido Negativo Positivo Positivo Positivo ------------------------------------------------Pesquisa de protenas ------------------------------------------------Positivo Positivo Positivo Negativo

Tubo 1 2 3 4 5 6 7 8

Contedo Cozimento de amido + ptialina Cozimento de amido + ptialina + HCl Cozimento de amido + pepsina Cozimento de amido + pepsina + HCl Soluo de albumina + ptialina Soluo de albumina + ptialina + HCl Soluo de albumina + pepsina Soluo de albumina + pepsina + HCl

Figura 1 Variao da concentrao dos vrios intervenientes na reaco do tubo 1 ao longo do tempo.

1. Explique por que razo a temperatura escolhida para a incubao dos tubos foi de 37 C. 2. Explique a diferena de resultados entre os tubos 1 e 2. 3. Caso se realizasse pesquisa de amido nos tubos de 5 a 8, que resultado esperaria, presena ou ausncia de amido? Justifique a sua resposta. 4. Indique dois tubos cujos resultados justifiquem a seguinte afirmao: No mesmo organismo podem existir enzimas cujo pH ptimo de funcionamento muito diferente.

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 23

5. Indique a que substncia podem corresponder as letras A, B e C. Tenha em conta que o grfico referente reaco que ocorreu no tubo 1. 6. Indique o que aconteceria velocidade da reaco se no momento X adicionasse mais amido ao tubo. 6.1. Justifique a sua resposta. 7. Analise os esquemas da figura 2, que permitem estabelecer aspectos relativos aos modelos de interaco enzima-substrato e aos efeitos dos inibidores. A

7.1. Identifique o modelo de interaco que o esquema A da figura representa.

7.2. Seleccione as afirmaes que se adequam a cada um dos esquemas da figura. Relativamente ao modelo de aco enzimtica (esquema A): (A) A enzima pode actuar sobre substratos ligeiramente diferentes (B) um modelo rgido (C) O centro activo da enzima tem uma estrutura permanente (D) um modelo dinmico (E) A enzima apresenta uma especificidade absoluta para o substrato Relativamente ao modelo de inibio (esquema B): (F) O inibidor tem uma estrutura semelhante do substrato (G) O efeito da inibio influenciado pela concentrao do substrato (H) O inibidor liga-se ao centro alostrico (I) A formao do complexo enzima-substrato altera a forma do centro activo (J) O inibidor, apesar de ligado enzima, no sofre aco enzimtica

5. Seleccione a afirmao que completa correctamente cada uma das afirmaes que se seguem:

Pgina 24

Testes de Avaliao de Biologia12

5.1. Uma das propriedades das enzimas : (A) no se consumirem nas reaces (B) serem mais lentas na catlise de reaces do que outros catalizadores qumicos (C) ser sempre constitudas por protenas com estrutura secundria (D) aumentarem a energia de activao das reaces biolgicas 5.2. temperatura de 100 C, a maioria das enzimas so: (A) temporariamente inactivas (B) desnaturadas (C) modificadas de maneira reversvel (D) muito activas 5.3. A especificidade de uma enzima em relao ao substrato relaciona-se com: (A) a estrutura espacial da enzima (B) a quantidade de substrato (C) uma temperatura ptima de reaco (D) a complementaridade do substrato com o centro activo 5.4. Na inibio enzimtica reversvel competitiva, o inibidor e o substrato distinguem-se um do outro na medida em que: (A) o substrato liga-se ao centro activo da enzima e o inibidor liga-se ao centro alostrico (B) o substrato e o inibidor tm uma estrutura qumica completamente diferente (C) o inibior no sofre aco cataltica, ao contrrio do substrato (D) a ligao do substrato enzima temporria e a ligao do inibidor permanente

6. A figura 3 ilustra uma reaco catalizada por uma enzima. 6.1. A molcula representada pela letra A : (A) coenzima (B) holoenzima (C) apoenzima (D) enzima 6.2. D exemplos de dois tipos de substncias que actuem no organismo como cofactores enzimticos.

GRUPO II Produo e conservao de Alimentos Com o objectivo de estudar o processo de fabrico do po, foi realizada a seguinte experincia: 1. Duas pores de 10 g de fermento de padeiro (I e II), que se encontravam no frigorfico a 4 C, foram submetidas s seguintes condies: Poro I 30 minutos no congelador (15 C) + 2 horas temperatura ambiente (20 C) Poro II 30 minutos no frigorfico (4 C) + 2 horas temperatura ambiente (20 C)
Prof. Ana Rita Rainho Pgina 25

2. Em quatro gobels (A a D), colocaram-se 25 g de farinha de trigo e 20 mL de gua. 3. Ao contedo de cada um dos gobels, foi adicionada uma poro de 2 g de fermento, conforme o indicado no quadro. 4. Ao contedo do gobel D, adicionaram-se 5 g de sacarose. 5. Misturou-se bem o contedo em cada gobel de forma a obter uma massa homognea. 6. Mediu-se, aproximadamente, o volume da massa e cobriu-se cada gobel com pelcula aderente. 7. Os gobels A, B e D foram colocados na estufa, a 30 C, e o gobel C no frigorfico, a 4 C. 8. Decorridos 30 minutos, procedeu-se a nova medio aproximada do volume da massa e calculou-se a variao percentual do mesmo.
Gobel Fermento utilizado Condies experimentais Variao do volume ao fim de 30 minutos (%)

A B C D

Poro I Poro II Poro II Poro II

30 C 30 C 4 C 30 C

? 65 12 ?

1. Identifique duas variveis em estudo na actividade experimental. 2. Indique qual o gobel que constitui o dispositivo de controlo da experincia descrita. 3. Explique o resultado obtido no gobel C.

4. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. 4.1. No processo de fabrico do po, a massa fica lveda em consequncia da produo de _____, o que provoca a diminuio _____. (A) etanol *+ do seu volume (B) dixido de carbono *+ do seu volume densidade (C) etanol *+ da sua densidade (D) dixido de carbono *+ da sua

4.2. Tomando como referncia o resultado obtido no gobel B, de prever que no gobel A o aumento de volume da massa tenha sido _____, enquanto no gobel D esse aumento deve ter sido _____. (A) (B) (C) (D) nulo *+ superior semelhante *+ superior nulo *+ semelhante semelhante *+ semelhante

5. Embora o po e o vinho sejam alimentos com caractersticas diferentes, ambos resultam do mesmo tipo de fermentao. Distinga o processo que d origem a cada um destes alimentos, referindo: o substrato usado em cada um dos processos, o produto final desejado e o momento em que a fermentao termina em cada caso. 6. Quando se faz iogurte, frequente adicionar-se um iogurte natural ao leite para que a fermentao lctica possa ocorrer.

Pgina 26

Testes de Avaliao de Biologia12

6.1. Explique o papel do iogurte natural neste processo. 6.2. Explique porque que o leite se transforma em iogurte.

7. Faa corresponder a cada uma das letras de A a D, que se referem a fundamentos biolgicos subjacentes a mtodos de conservao de alimentos, o nmero (de I a VII) da chave que assinala o respectivo mtodo de conservao. Afirmaes A Processo trmico que visa diminuir a actividade metablica dos microrganismos sem os destruir e sem desidratar o alimento. B Processo que visa impedir a actividade microbiana, atravs da desidratao, no vcuo, de alimentos previamente congelados. C Processo trmico que provoca desnaturao de enzimas bacterianas, causando a destruio da maior parte dos microrganismos. D Adio de substncias que visam a remoo de gua, por efeito osmtico, diminuindo a actividade metablica dos microrganismos. Chave I fumagem II crioconservao III secagem IV pasteurizao V irradiao VI liofilizao VII salga

8. Classifique como verdadeira (V) ou falsa (F) cada uma das seguintes afirmaes, relativas a processos de conservao de alimentos. A A conservao de alimentos em vinagre diminui a actividade de algumas enzimas bacterianas. B A conservao de alimentos numa soluo concentrada de acar provoca a perda de gua pelas clulas microbianas. C O processo de refrigerao visa destruir os microrganismos existentes nos alimentos. D Os mtodos de conservao pelo frio preservam a maior parte dos nutrientes nos alimentos. E A esterilizao um processo que visa interromper, reversivelmente, a actividade microbiana. F A pasteurizao um mtodo trmico de conservao dos alimentos. G Os mtodos de conservao tm como principal objectivo melhorar propriedades como o sabor e o cheiro. H O processo de liofilizao consiste em submeter os alimentos a radiaes ionizantes.

Grupo III Cultivo de plantas e criao de animais

1. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos e obter afirmaes correctas. 1.1. A cultura de clulas vegetais in vitro permite obter, a partir de uma nica clula alterada geneticamente, uma planta inteira que exibe _____ suas clulas _____.
Prof. Ana Rita Rainho Pgina 27

(A) em todas as *+ os genes estranhos e prprios (B) em todas as *+ apenas os genes prprios (C) em algumas das *+ os genes estranhos e prprios (D) em algumas das *+ apenas os genes prprios 1.2. As plantas e os animais obtidos por reproduo selectiva (A) so clones. (B) so geneticamente modificadas. (C) so o resultado da seleco natural. (D) nenhuma das anteriores. 1.3. A micropropagao vegetal (A) permite a obteno de plantas com grande variabilidade gentica. (B) um processo de reproduo sexuada. (C) uma tcnica de obteno de plantas transgnicas. (D) uma tcnica de multiplicao vegetativa em cultura assptica.

2. Indique qual a principal vantagem e qual o principal problema da tcnica de criao de plantas in vitro.

3. Seleccione as afirmaes que so verdadeiras para a bactria Agrobacterium tumefaciens. (A) So vrus existentes no solo capazes de infectar dicotiledneas. (B) Tm capacidade de induzir tumores em plantas graas ao plasmdeo Ti. (C) So disparadas por um canho de partculas, de forma a penetrar nas clulas vegetais. (D) A introduo de DNA exgeno em plantas por esta bactria pressupe a substituio dos oncogenes pelo gene ou genes que se pretendem introduzir. (E) So bactrias utilizadas para controlar a proliferao de protoplastos.

4. A imagem que se segue relativa a um processo de obteno de plantas transgnicas. (na pgina seguinte)

Pgina 28

Testes de Avaliao de Biologia12

4.1. Identifique o processo representado na figura.

4.2. Faa corresponder S (sim) ou N (no) a cada uma das letras que identificam as afirmaes seguintes, de acordo com a possibilidade de serem utilizadas como argumentos a favor da utilizao generalizada de plantas transgnicas. A O melhoramento do contedo proteico de uma dada variedade vegetal comestvel, atravs de engenharia gentica, pode traduzir-se numa alimentao mais nutritiva. B Quando presentes no mesmo habitat, a disseminao de plantas transgnicas, com maior capacidade adaptativa, elimina gradualmente as plantas no modificadas. C As substncias acumuladas pela planta transgnica e que a defendem de potenciais predadores so transferidas de nvel trfico em nvel trfico. D Graas introduo de genes que conferem resistncia a determinados factores ambientais, possvel tornar produtivos solos que de outra forma no o seriam. E As culturas transgnicas permitem aumentar substancialmente as reservas alimentares mundiais, sem grande aumento das reas de cultivo respectivas. F A transferncia de genes pode desencadear mutaes inesperadas e imprevisveis em plantas receptoras. G Plantas transgnicas capazes de produzirem os seus prprios pesticidas tornariam obsoleta a necessidade de pulverizar, com produtos txicos, extensas reas de cultivo. H As plantas transgnicas podem intercruzar-se com variedades no modificadas, resultando em combinaes gnicas com efeitos desconhecidos, em determinados meios.

5. A produo animal feita sobretudo atravs do cruzamento selectivo. Contudo, a engenharia gentica j comeou a dar os primeiros passos na criao de animais transgnicos. Explique de que modo se podem obter animais transgnicos.

Prof. Ana Rita Rainho

Pgina 29

Grupo IV Controlo de pragas 1. A figura seguinte representa as quantidades de DDT presentes em vrios organismos, ao longo de uma teia alimentar. 1.1. Indique o fenmeno representado 1.2. Qual a propriedade apresentada pelo DDT que responsvel por este fenmeno? 2. Seleccione a alternativa que permite preencher os espaos, de modo a obter uma afirmao correcta. 2.1. Para estar sujeita ao fenmeno representado na figura, uma substncia deve ser: (A) hidrossolvel (B) no persistente (C) biodegradvel (D) lipossolvel 2.2. A quantidade de DDT presente num predador de ovos da guia-pesqueira (A) inferior quantidade de DDT presente na guia-pesqueira. (B) igual quantidade de DDT presente no zooplncton. (C) superior quantidade de DDT presente na guia-pesqueira. (D) inferior quantidade de DDT presente na gua. 2.3. Um insecticida de largo espectro: (A) apenas actua sobre uma espcie de insectos (B) muito selectivo. (C) actua sobre vrias espcies de insectos (D) mata no s insectos como outros animais. 3. A luta qumica contra pragas alvo de controvrsia. Explique porqu, fazendo referncia aos benefcios desta prtica e aos riscos que a ela esto associados. 4. A mosca-da-azeitona um insecto que pode constituir uma praga nos olivais, causando prejuzos significativos. Alguns olivicultores utilizam armadilhas, contendo feromonas femininas dessa espcie. Explique de que modo este procedimento pode contribuir para controlar a praga de mosca-da-azeitona. 5. Explique de que modo a utilizao de plantas transgnicas pode contribuir para a luta contra pragas.

Bom Trabalho!
A professora

Ana Rita Rainho

Pgina 30

Testes de Avaliao de Biologia12

Anda mungkin juga menyukai