Anda di halaman 1dari 4

Introduo

As novas tecnologias vieram proporcionar melhores condies de trabalho ou vieram piorar essas condies? O objectivo deste ensaio verificar de que maneira as novas tecnologias afectam as condies no trabalho. A tecnologia permitiu grandes avanos tecnolgicos que originaram novas descobertas que facilitaram o modo de trabalho mas que tambm geraram desvantagens, por isso este problema importante pois serve para esclarecer s pessoas que as tecnologias proporcionaram vantagens, mas tambm desvantagens. A identificao de como as tecnologias esto a transformar o trabalho na indstria, no comrcio e na prestao de servios a principal preocupao dos textos aqui citados. H anlises destes impactos do ponto de vista do indivduo, dos grupos, da organizao onde as tecnologias so introduzidas e, consequentemente, da sociedade. Os impactos das novas tecnologias sobre o trabalho realizado nas empresas so principalmente mudanas nas variveis abaixo, algumas das quais so comentadas a seguir: Contedo e natureza das tarefas; Qualificaes; Presses e ritmo de trabalho; Interaco entre operrios; Quantidade de operrios; Localizao e distribuio dos operrios; Horrio e durao das jornadas.

Desenvolvimento
As duas principais teses so: As tecnologias trouxeram grandes vantagens ao mundo do trabalho; As tecnologias causaram tambm desvantagens.

Neste trabalho iremos defender a primeira tese acima mencionada. As grandes vantagens que a tecnologia trouxe so:
1. Produo Industrial: Uma das principais vantagens reflectida na produo industrial: a tecnologia torna a produo mais rpida, em maior quantidade, sendo assim, o resultado final um produto mais barato e com maior qualidade.

2. Melhoramento da comunicao: A tecnologia tem melhorado a comunicao no local de trabalho. Os trabalhadores de escritrio no esto limitados s chamadas de telefone ou email para interagir uns com os outros mais. O correio-electrnico permite aos trabalhadores enviar mensagens instantaneamente sem interromper o destinatrio, melhorando assim a comunicao com os clientes e parceiros de negcios. 3. Eficincia: A tecnologia poupa tempo, acelerando o processo de fluxo de trabalho e facilitando algumas tarefas. Sistemas de arquivamento digital economizam espao, papel e custos de impresso. A utilizao computadores permite que as correces a sejam feitas imediatamente. Recursos como arquivos electrnicos e acesso tecnologia da informao esto disponveis facilmente. Podemos dizer ainda que a tecnologia aumenta a capacidade de registrar, armazenar, analisar e transmitir grandes volumes de informao complexa de maneira segura, flexvel, confivel, imediata e com independncia geogrfica. A tecnologia tem sido capaz de transformar e reestruturar operaes que fazem uso de informaes para realizar transaces, acompanhar registros, desenvolver anlises, controlar e comunicar. 4. Capital Humano: A tecnologia melhora a eficincia da escolha, recrutamento e contratao de candidatos potenciais. As empresas utilizam a Internet para espalhar a palavra sobre a organizao e anunciar vagas de emprego. Contratar gerentes pode direccionar os candidatos usando a tecnologia de publicidade digital que monitora os sites que visitam.

5. Mobilidade: Tecnologia de videoconferncia permite s empresas em qualquer parte do mundo interagir umas com as outras. A tecnologia reduz os custos de viagem, porque as empresas podem realizar reunies virtuais e distribuir dados, sem a necessidade de estar na mesma sala. A tecnologia permite que as empresas estabeleam uma presena global com um custo muito reduzido, permitindo assim a sua expanso. 6. Melhor estilo de vida:

A tecnologia trouxe qualidade de vida no trabalho proporcionando uma maior participao por parte dos funcionrios, criando um ambiente de integrao com superiores, com colegas de trabalho, com o prprio ambiente de trabalho, visando sempre a compreenso das necessidades dos funcionrios.
7. Impactos sociais:

A introduo de novas tecnologias desencadeou uma srie de efeitos sociais que afectaram os trabalhadores e a sua organizao. Esses efeitos, que se podem chamar de "impactos sociais", reflectiram nos processos de trabalho, na qualificao da fora de trabalho, nas prprias

condies de trabalho, na sade do trabalhador e consequentemente nas polticas de ocupao, afectando directamente a questo do emprego.
8. Segurana:

A implementao de novas tcnicas de segurana proporcionou bem-estar aos trabalhadores na execuo da sua tarefa.
Objeces: Embora a utilizao da tecnologia seja fundamental para competir no mercado de hoje, existem desvantagens a considerar na utilizao da tecnologia. As duas principais desvantagens so: 1. Poluio: Muitas das tecnologias poluem o ambiente e se no for controlada a tempo evolui para um quadro irreversvel.

2. Diminuio do emprego:

O uso de novas tecnologias trouxe a diminuio do trabalho necessrio que se traduz na economia lquida do tempo de trabalho, uma vez que, com a presena da automao electrnica, comeou a ocorrer a diminuio dos colectivos operrios e uma mudana na organizao dos processos de trabalho. A este tipo de desemprego, no qual o trabalho do
homem substitudo pelo trabalho das mquinas, denominado desemprego estrutural. Resposta s objeces:

1. Sabemos que a tecnologia causa poluio, mas com a implementao de tcnicas/mecanismos podemos diminuir a poluio libertada para quantidades que no so significativas para a polio do ambiente. 2. Algumas empresas implementam tecnologia que permite a diminuio do sector operrio, mas devido ao lucro que algumas fazem, tm possibilidade que construir mais fabricas e empregar mais operrios.

Concluso
Neste trabalho, verificmos que as tecnologias, para alm das grandes e inmeras vantagens, tambm tm as suas desvantagens. Conclumos ento que existem mais vantagens do que desvantagens, facilitando a nossa vida.

Anda mungkin juga menyukai