Anda di halaman 1dari 5

Elaboração de artigo científico e estrutura de trabalhos acadêmicos9

Objetivo
 Conhecer a estrutura de um trabalho acadêmico, aprender as etapas para redigir artigos, inclusive de INIC, verificando as normas de estrutura de artigos científicos.

Artigo é um trabalho técnico-científico, escrito por um ou mais autores, que segue as normas editoriais do periódico a que se destina. Além dos quesitos exigidos pela editoria da revista, o artigo deve conter: Cabeçalho Resumo Palavras-chave ou descritores Introdução Revisão de literatura (se houver) Material e método ou metodologia Resultados Discussão (se houver) Conclusão ou conclusões Bibliografia

O cabeçalho contém:     A título do artigo Nome(s) do(s) autor (es) Filiação científica do(s) autor (es). Por exemplo: Professor da...; Aluno do Curso de... Agradecimentos, imprescindíveis, são indicados em nota de rodapé.

O resumo trata da apresentação concisa de todos os pontos relevantes do artigo. Visa fornecer elementos capazes para permitir ao leitor decidir sobre a necessidade de consulta integral do texto. O resumo deve ressaltar a problemática que se pretendeu solucionar e explicar; os objetivos; a abordagem metodológica empreendida; os resultados e as conclusões. Os resultados devem evidenciar, conforme os achados da pesquisa: o surgimento de fatos novos, descobertas significativas, contradições com teorias anteriores, bem como relações e efeitos novos verificados. ______________________________________________________________________
9

Extraído de: http://www.eac.fea.usp.br/eac/observatorio/metodologia-artigo.asp. ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 14724/2002.

1

contrastando-a ou não com a literatura. A versão dos descritores para a língua inglesa é uniterms. e não de uma enumeração de tópicos. abrange no máximo 300 palavras. o uso de frases negativas. Nada de introdução histórica. símbolos. A versão do resumo para a língua inglesa é o abstract. Dar preferência ao uso da terceira pessoa do singular e do verbo na voz ativa. Portanto. Há periódicos que pedem resumo e abstract. nem tampouco uma introdução abrupta. A introdução pode incluir informações sobre a natureza e importância do problema.O resumo deve ser composto de uma seqüência corrente de frases concisas. bem como os objetivos da pesquisa. As palavras-chave ou descritores aparecem depois do resumo e expressam os principais termos do artigo. por que foi escolhido o tema? Quais são as contribuições esperadas? Como fazer? Ou seja. Também não são aconselháveis as introduções que anunciam os resultados da investigação. que leve o leitor a entrar confusamente no assunto. sua relação com outros estudos sobre o mesmo assunto.respostas às perguntas: Que fazer? Ou seja. o que será tematizado? Por que fazer? Ou seja. nem introdução exemplificadora. Na medida do possível deve ser abrangente sem ser prolongada. Evite introdução que se refira vagamente ao título do artigo. suas limitações e objetivos. Fundamentalmente a introdução deve conter quatro idéias básicas . Geralmente de três a cinco palavras. qual será a trajetória desenvolvida para construção do trabalho empreendido? 2 . que remete a questão a seus antecedentes remotos. No capítulo da introdução se deve preferentemente representar a essência do pensamento do autor em relação ao assunto que pretende estudar. constituindo em verdade um discurso de abertura em que o pesquisador oferece ao leitor uma síntese dos conceitos da literatura. equações e diagramas. a introdução é a parte do texto onde devem constar a formulação e delimitação do assunto tratado. estabelece as razões de ser de seu trabalho sumariando apropriadamente começo. O resumo é digitado com espaços simples entre linhas e geralmente. assim como enfocar o assunto a ser abordado. expressa sua própria opinião . em que se formulam exemplos ilustrativos acerca do tema. Na introdução o tema é apresentado de maneira clara. precisa e sintética. meio e fim de sua proposta de estudo. Deve-se evitar o uso de parágrafos. Tem por finalidade fornecer ao leitor os antecedentes que justificam o trabalho. fórmulas.

caso o assunto a ser tratado assim o exija. esta constitui um capítulo com maior liberdade. Indicar as aplicações teóricas ou práticas dos resultados obtidos. fotografias ou outros meios que demonstrem o que o trabalho permitiu verificar. ao tempo que justifica os meios que usou para a obtenção dos resultados. quando for o caso. Pode constituir um corpo único ou ser subdividida. A ordem cronológica dos fatos deve ser obedecida. que sirvam de subsídio às intenções de pesquisa do autor. teorias e princípios diretamente relacionados com o trabalho realizado. uma teoria para explicar certas observações ou resultados obtidos. corresponderá uma nota de rodapé sediando. quando possível. Na discussão dos resultados o autor deve cumprir as seguintes etapas:       Estabelecer relações entre causa e efeitos. Havendo preferência por redigir em corpo único (Material e Método). nesta devem constar trabalhos preexistentes. bem como. a cada produto. Pode ser dividido em duas partes. A liberdade desse capítulo se expressa na possibilidade de constarem deduções e ilações capazes de conduzir o leitor naturalmente às conclusões. Procurar elaborar. Sugerir. ou problema. tendo em vista a experiência adquirida no desenvolvimento do trabalho e visando sua complementação. novas pesquisas.De maneira geral. 3 . permitindo uma visão histórica do desenvolvimento do conhecimento do tema. que tenham comprovações nas observações experimentais. No capítulo dos Resultados o autor irá expor o obtido em suas observações. obedecida a ordem em que aparecem no texto relativo à segunda parte (Método). Caso haja a Discussão. materiais e equipamentos empregados na pesquisa serão numerados e relacionados. pode contrastar esses com os constantes da literatura pertinente. a introdução deve informar sobre:        Antecedentes do tema. Nessa fase o autor. no mínimo o tipo e a origem do meio empregado. material ou equipamento citado no texto. Tendências Natureza e importância do tema Justificativa da escolha do tema Relevância Possíveis contribuições esperadas Objetivos do estudo Caso haja a revisão da Literatura. O capítulo de Material e Método ou Metodologia se destina a expor os meios dos quais o autor se valeu para a execução do trabalho. tabelas. Os resultados poderão estar expressos em quadros. modificações e contradições das hipóteses. A primeira (Material) constituirá apenas uma lista onde todos os produtos. gráficos. Esclarecer as exceções. Deduzir as generalizações e os princípios básicos. suas limitações.

4 . palestras entre outras do mundo estudantil. É importante que os alunos comecem construir sua vida acadêmica publicando trabalhos. Consulte a norma 6023 da ABNT. Devem ter por base o texto e expressar com lógica e simplicidade o demonstrado ou deduzido com a pesquisa. para facilitar a elaboração de um artigo está especificado o que o autor precisa descriminar em cada item. E. participando de atividades como congressos. O Inic da Univap como é carinhosamente chamado é um Encontro Latino Americano de Iniciação Científica conceituado no mundo acadêmico. Deve responder à proposição. a Bibliografia é a relação das referências bibliográficas consultadas para elaboração do artigo. revisada em 2002. encontros.A Conclusão ou conclusões constitui (em) o epílogo do corpo do trabalho.univap. dele devendo constar apenas os fatos definitivamente demonstrados ou claramente deduzidos e seguramente embasados pelo conjunto do trabalho. Abaixo temos um modelo do Inic que poderá ser acessado pelo site http://www. É fundamental que se entenda não existir no capítulo de Conclusão(ões) espaço para ilações subentendidas no texto. por fim..br. Elaboração de um artigo para publicação no INIC Univap.

NOTA: As NBR da ABNT que regem a estrutura de trabalhos acadêmicos. científicos são gerais. pois.univap. O quadro abaixo mostra os elementos de cada parte .1 .Estrutura do documento Fonte: http://www. apresenta a estrutura que deve ser utilizada segundo o nível do trabalho e recomendações do orientador (PORTELA. O Aluno/Autor deve seguir com precisão os manuais de trabalho de conclusão de curso (TCC).br/eac/observatorio/metodologia-artigo. congressos. e Associação Brasileira de Normas Técnicas (2002).fea. 5 .asp. e/ou pelo site http://www.e o número da norma técnica que os disciplina.que podem ser opcionais ou obrigatórios . A NBR 14724 da ABNT.br/bib/docs/normalizacao_de_trabalhos_academicos_2009. trabalho de curso (TC) ou outros. 2006).Estrutura de trabalhos acadêmicos Todo documento deve ter uma seqüência e apresentação coerente para propiciar facilidade de leitura e compreensão.pdf.eac.usp. periódico. cada qual apresenta uma especificidade quer no conteúdo. A normatização de trabalhos acadêmicos está disponível nas coordenações dos cursos da UNIVAP. encontros ou faculdades ditarem sua norma específica. estrutura ou forma de abordagem. cabe a cada instituição. ESTRUTURA ELEMENTOS Capa Folha de rosto Errata Folha de aprovação Dedicatória Pré-textuais Agradecimentos Epígrafe Resumo na língua vernácula Resumo em língua estrangeira Lista de ilustrações Lista de tabelas Lista de abreviaturas e siglas Lista de símbolos Sumário Textuais Introdução Desenvolvimento Conclusão Referências Pós-textuais Glossário Apêndices Anexo(s) ABNT 14724/2005 14724/2002 14724/2002 14724/2002 14724/2002 14724/2002 14724/2002 6028/2003 14724/2002 14724/2002 14724/2002 14724/2002 14724/2002 6027/2003 14724/2002 14724/2002 14724/2002 6023/2002 14724/2002 14724/2002 14724/2002 Obrigatório Obrigatório Opcional Obrigatório Opcional Opcional Opcional Obrigatório Obrigatório Opcional Opcional Opcional Opcional Obrigatório Obrigatório Obrigatório Obrigatório Obrigatório Opcionais Opcionais Opcionais Quadro 9.