Anda di halaman 1dari 11

A EDUCAO FSICA E O IDERIO DE PROMOO DA SADE NA CONTEMPORANEIDADE: ESTRATGIAS DE CONTROLE DO CORPO Roberta Jardim Coube Felipe Lameu dos

Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro UFRRJ belcoube@hotmail.com

Resumo Este texto procura, de maneira introdutria, identificar as possveis ressignificaes do iderio do movimento higienista (a vulgarizao de hbitos saudveis), a partir da leitura das propostas de alguns autores ligados Educao Fsica e reas mdicas. Buscamos analisar como eles concebem a educao fsica e sua relao com a promoo da sade e ao combate dos males da vida contempornea, os quais aumentam a predisposio de doenas crnicodegenerativas. Defendemos a tese de que o movimento Higienista ainda est presente na Educao Fsica brasileira, mas com um carter novo (novo higienismo) e continua buscando os mesmos ideais de combate aos hbitos ditos no saudveis, com o objetivo de manter e promover a sade individual e coletiva. A ideia de que um povo educado e com sade a principal riqueza da nao chega com fora a nossos dias e ainda aglomera em torno de si foras que se sentem progressistas (Gois Junior e Lovisolo, 2003). Utilizamos a leitura foucaultiana acerca da questo do corpo e da ao dos dispositivos do poder disciplinar sobre o mesmo. H, na contemporaneidade, estratgias de controle do corpo contidas tanto na Educao Fsica quanto no iderio de promoo da sade, que influenciam as vises de professores e alunos da rea e a sociedade como um todo. Palavras-chave: corpo, sade, poder disciplinar

Introduo

No h dvidas da importncia de discutirmos temas relacionados s inmeras questes referentes ao corpo, corporeidade nos cursos de Educao Fsica, intentando problematizar e ampliar o olhar do professor em formao com o fim de compreender que as discusses/situaes do mundo do trabalho possuem relao intrnseca com sua interveno pedaggica, alm de entender tambm em quais condies ele foi/ educado. Eis o antigo e igualmente atual assunto sempre em cena de que premente indagar quem educa o educador e que tipo de sociedade construda e constri o mesmo. Na contemporaneidade o cuidado com a sade vem sendo atrelado individualizao da responsabilidade dos sujeitos. Nesse contexto, a educao fsica apropria-se do mesmo discurso. Parece-nos vivel analisar tal questo a partir de uma perspectiva foucaultiana, entendendo a interveno da ginstica (inclusa a modalidade laboral) como um modo de docilizar o corpo tornando ao mesmo tempo til e subserviente. Enquanto a empresa possui como objetivo principal fazer o trabalhador suportar o esforo decorrente da jornada de labuta na cadeia produtiva; o Estado e suas polticas pblicas em sade visam transferir para esse mesmo trabalhador a responsabilidade de manter hbitos de vida saudveis. Assim, tendo em vista a importncia que o corpo adquire no modo de produo capitalista, ser ele o foco que privilegiaremos a partir do ponto de vista marxista que apesar de ressaltar a significativa dominao dos corpos existente na sociedade industrial, como defendia tambm o filsofo Michel Foucault, subordina os processos de mudana histrica das condies econmicas e polticas a uma nova concepo de sujeito, onde o homo faber no pode ser dissociado do homo intelectus. As relaes de trabalho no sistema capitalista so engendradas de forma a intensificar as mazelas corporais na medida em que o trabalhador no deve refutar as condies impostas pelo empregador. No intuito de identificar as possveis ressignificaes do iderio do movimento higienista (a vulgarizao de hbitos saudveis), a partir da leitura das propostas de alguns autores ligados educao fsica e reas mdicas, buscamos analisar como eles concebem a educao fsica e sua relao com a promoo da sade e ao combate dos males da vida contempornea, os quais aumentam a predisposio de doenas crnicodegenerativas.

Educao Fsica e o novo higienismo

A palavra de ordem livrar-se, livrar-se dos excessos da alimentao, dos vcios, uma vez que eles sobrecarregam a previdncia, oneram as seguradoras, diminuem a expectativa de vida das populaes! , portanto, necessrio agitar-se! (SOARES, 2006).

Neste item defenderemos a tese de que o movimento Higienista ainda est presente na Educao Fsica brasileira, obviamente, sua interveno se d de forma diferente daquela dos sculos XIX e XX, entretanto, esse novo higienismo continua buscando os mesmos ideais de combate aos hbitos ditos no saudveis, com o objetivo de manter e promover a sade individual e coletiva, pois segundo Gois Junior e Lovisolo (2003) a idia de que um povo educado e com sade a principal riqueza da nao chega com fora a nossos dias e ainda aglomera em torno de si foras que se sentem progressistas. A partir da leitura dos trabalhos de (GUEDES, 1999; GUEDES e GUEDES, 1997; NAHAS et. al. 2000; RIQUE et. al. 2002), autores que aqui designaremos como novos higienistas, percebemos que ainda permanece no discurso de muitos mdicos e profess ores o ideal de uma Educao Fsica voltada para a sade. importante notar que o conceito de sade utilizado pelos novos higienistas difere daquele do movimento Higienista dos sculos XIX e XX, onde sade era apenas a ausncia de doenas. J os novos higienistas definem sade como: Condio humana com dimenses fsica, social e psicolgica, caracterizada por um continuum com plos positivos e negativos. A sade positiva est associada capacidade de apreciar a vida e de resistir aos desafios do cotidiano, e no meramente a ausncia de doenas; enquanto a sade negativa est associada morbidez e, no extremo, com a mortalidade prematura. (GUEDES, 1999; NAHAS et al., 2000). Esse novo modelo de Educao Fsica busca em sua prtica uma forma de interveno, ou melhor, de modificao dos hbitos adquiridos no mundo contemporneo, em que o sedentarismo e a alimentao inadequada so apontados como os principais responsveis pelo aumento da incidncia de doenas:
(...) no momento atual, em que maior mecanizao das tarefas do cotidiano destinadas ao ser humano vem induzindo modificaes significativas nos padres de vida de toda a populao, registrando-se grande incidncia do fenmeno da hopocinesia entre as pessoas, e, em conseqncia, o aparecimento das chamadas doenas da civilizao, em razo de um processo degenerativo mais intenso e precoce, parece que as atividades fsicas passam a adquirir grande relevncia na medida em que se torna necessrio de alguma forma compensar os efeitos nocivos do estilo de vida provocado pela sociedade moderna. (GUEDES, 1999 P.12)

Assim o exerccio fsico aliado a modificaes na alimentao, atuaria em praticamente todos os fatores de risco ligados as doenas cardiovasculares. (RIQUE et al.

2002). Pois nas ultimas dcadas ocorreu uma transio epidemiolgica, na qual existe uma inverso das causas de morte, das doenas infecto-contagiosas para doenas crnicodegenerativas, e o sedentarismo consiste em um forte fator de risco para a aquisio de doenas crnicas, que so as maiores causas de mortalidade no mundo de hoje. (NAHAS et al., 2000; DUMITH e SILVEIRA, 2010) A partir dos argumentos desses autores podemos percebemos que o carter normativo permanece no discurso do novo higienismo, pois tanto o antigo quanto o novo buscam a melhor forma de viver, afastando a doena. Se no comeo do sculo XX a novidade era o banho dirio, hoje passam a ser divulgados os benefcios da prtica sistemtica da atividade fsica como fator de diminuio do risco de doenas, como agente de melhoria de vida das populaes, como hbito saudvel e higinico. Contudo diferentemente do Movimento Higienista (sculo XIX e XX), hoje temos segundo Bracht (2010) uma privatizao das prticas corporais, ou seja, temos um recuo do Estado como provedor das condies e sentidos para as prticas corporais, essa tarefa passa a ser delegada ao mercado, ao mesmo tempo, h uma responsabilizao do individuo pela sua sorte, ele passa a ser responsabilizado por construir uma vida saudvel, dele o dever de cuidar do seu corpo. E assim como no Movimento Higienista, o novo higienismo v na escola, em especial na Educao Fsica escolar, um grande aliado na vulgarizao dos hbitos saudveis, pois:
Embora a educao fsica escolar no tenha como nico objetivo oferecer uma formao educacional direcionada promoo da sade, o fato dos escolares terem acesso a um universo de informaes e experincias que venham a permitir independncia quanto prtica da atividade fsica ao longo de toda a vida, se caracteriza como importante conseqncia da qualidade e do sucesso de seus programas de ensino. (GUEDES e GUEDES, 1997)

E utilizando a plasticidade da infncia, os novos higienistas apontam que essa a principal fase da vida para se inculcar hbitos de vida saudveis e da, para eles, vem a importncia de uma Educao Fsica que tenha entre os seus objetivos a disseminao de hbitos saudveis, pois:
H evidncias crescentes de que se um sujeito no adquirir hbitos saudveis durante a sua infncia, as chances de ele vir a adquiri-los na fase adulta so mnimas; e isso inclui tambm a prtica regular de atividades fsicas. (MARQUES e GAYA, 1999 apud DUMITH e SILVEIRA, 2010)

A perspectiva genealgica de Michel Foucault: introduo aos estudos do corpo

Michel Foucault desenvolveu definies que abriram inmeros campos de estudo e pesquisa.1 De sua vasta obra nos apropriamos das tcnicas disciplinares iniciadas no sculo XVIII, cujo foco o corpo, sua regulao, adestramento e ampliao de suas foras em escolas, casernas e fbricas. Sendo estas ltimas as mais significativas para o presente texto, por serem o palco das anlises a respeito da atuao dos dispositivos de poder sobre o corpo (e sobre o corpo do trabalhador2). Para Foucault, filsofo contestador de todo poder, a modernidade est marcada por uma nova relao das pessoas com o corpo e com os impulsos (GHIRALDELLI, 2005). O corpo humano alvo do poder que o aprimora e o adestra. Alis, as relaes humanas so permeadas por relaes instveis de poder, cujo objetivo gerir a vida dos homens, aumentando suas potencialidades. Em Vigiar e punir: histria da violncia nas prises, precipuamente a terceira parte intitulada Disciplina3, Foucault aborda a entrada em cena da disciplina relacionada correo do corpo este o alvo do poder , versa sobre a relao entre poder e saber, trata das instituies disciplinares, da forma de organizao da sociedade disciplinar, da inspeo rigorosa e constante da figura arquitetural do panptico de Bentham, cujo efeito induzir no detento um estado consciente e permanente de visibilidade assegurador do funcionamento automtico do poder, dispositivo importante porque alm de automatizar desindividualiza o poder (FOUCAULT, 2008, p. 167). Essa perspectiva genealgica de Foucault, aqui tratada, ser construda junto com uma tentativa de promover um possvel dilogo com Marx. De acordo com a construo social estabelecida, cada momento histrico apresenta sua necessidade de corpo. Assim, enquanto no incio do sculo XVII o reconhecimento do soldado se deu atravs da descrio do que seria a figura ideal de soldado, ou seja, um ser dotado de uma retrica corporal da honra; na segunda metade do sculo XVIII, o soldado torna-se algo que se fabrica, entrando em cena a importncia da disciplina relacionada correo do corpo. Foucault remete poca clssica onde o corpo descoberto como objeto e alvo de poder. Dessa forma, os efeitos do poder disciplinar sobre o corpo, ao mesmo tempo em que o
1

A obra de Michel Foucault marcou de modo decisivo o pensamento de seus contemporneos, no apenas no domnio da filosofia, mas tambm nas cincias humanas, biomdicas, jurdicas, na psicologia, na cincia poltica. 2 A apropriao da perspectiva genealgica de Michel Foucault, presente neste texto, est contida no trabalho monogrfico O corpo do trabalhador: da disciplina mercadoria, defendido em 2010, no Departamento de Educao Fsica e Desportos, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. 3 Neste item h trs captulos, a saber: I. Os corpos dceis, II. Os recursos para o bom adestramento e III. O panoptismo.

torna dcil porque aceita ser submetido, transformado, aperfeioado , o torna hbil, pois as suas foras so multiplicadas. Foucault tambm menciona o livro O homem-mquina, de La Mettrie, como exemplo de algo que reduz a materialidade da alma e lana uma teoria geral do adestramento, unindo, assim, o corpo analisvel ao corpo manipulvel, que remete noo reinante de docilidade. Entender a questo do corpo em Michel Foucault implica entender o corpo como objeto de investimentos de poder que lhe impem limitaes, proibies ou obrigaes. So exercidos sobre o corpo uma coero e um controle com a inteno de gerar, a partir de uma economia de tempo e de espao, um corpo ativo e dotado de eficincia dos movimentos. Nesse sentido, Foucault no se refere a qualquer poder, mas sim ao que chama de poder disciplinar: as disciplinas so, segundo o filsofo, mtodos que permitem o controle minucioso das questes do corpo, que realizam a sujeio constante de suas foras e lhes impem uma relao de docilidade-utilidade (FOUCAULT, 2008, p.118). No momento histrico das disciplinas, nasce uma arte do corpo humano, a qual forma um mecanismo cuja funo dupla: tornar o corpo mais obediente e, concomitantemente, mais til. Esse processo pelo qual o corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompe faz nascer uma anatomia poltica, ou uma mecnica de poder, que
define como se pode ter domnio sobre o corpo dos outros, no simplesmente para que faam o que se quer, mas para que operem como se quer, com as tcnicas e segundo a rapidez e a eficcia que se determina (Ibidem, p. 119).

Quando Michel Foucault desenvolve a ideia de anatomia poltica, podemos dizer que h um ponto de aproximao entre sua teoria e a de Marx no que tange s relaes de trabalho no sistema capitalista, visto que a anatomia poltica define como pode haver um domnio sobre o corpo dos outros com a finalidade de aumentar a eficcia deste corpo e, ao mesmo tempo, sua subservincia. Da a expresso anatomia poltica ser usada por Foucault como sinnimo de mecnica do poder. Nessa dinmica antomo-poltica, a disciplina desempenha um papel fundamental que diz respeito fabricao de corpos submissos e, simultaneamente, exercitados corpos dceis. Em outras palavras, a disciplina atua em termos econmicos de utilidade e em termos polticos de obedincia produzindo, respectivamente, corpos fortes, hbeis, eficientes para o trabalho e de igual forma dceis, submissos.

Ainda nesse contexto, Foucault faz uma analogia entre explorao econmica e coero disciplinar, ao retomar o modelo dicotmico teorizado por Marx que divide a sociedade em duas grandes classes: a burguesia, constituda pelos donos dos meios de produo, e a classe trabalhadora, composta por todos aqueles que vendem sua fora de trabalho por no serem donos dos meios de produo. Contudo, Foucault apenas corrobora Marx a respeito da separao entre o produto do trabalho e a fora desse trabalho, enquanto refora o elo coercitivo existente entre aptido aumentada e dominao acentuada, estabelecidas no corpo por meio da coero disciplinar. Essa disciplina, que a prpria anatomia poltica do detalhe (Ibidem, p. 120), encontra-se em funcionamento nas instituies sociais, tais como fbricas, colgios, hospitais e organizaes militares. Como o objetivo deste texto engendrar uma anlise comparativa acerca do corpo em Foucault e Marx, a fbrica ser tratada com maior acuidade, j que nela onde se do as relaes de trabalho em que se espera do corpo maior eficincia, rapidez, economia de gestos e subservincia caractersticas estas que, geradas pelo poder disciplinar, proporcionam a to almejada produtividade. Foucault menciona o exemplo da instalao, em 1777, da fbrica de Indret, planejada para conter alojamentos operrios, fato que contribuiu para a construo de um novo tipo de controle sobre o corpo. A descrio de tal fbrica minuciosa: assemelha-se a um convento, uma fortaleza, uma cidade fechada; um guardio abre suas portas em horrios fixos de incio e reincio do trabalho; os operrios devem respeitar fielmente os horrios estabelecidos; um sino avisa o momento exato da volta ao trabalho; os chefes de oficina devem entregar as chaves ao guarda da fbrica, ao fim do expediente, e apenas a ele cabe a tarefa de abrir as portas. Eis a descrio:
A fbrica parece claramente um convento, uma fortaleza, uma cidade fechada; o guardio s abrir as portas entrada dos operrios, e depois que houver soado o sino que anuncia o reincio do trabalho; quinze minutos depois, ningum mais ter o direito de entrar; no fim do dia, os chefes de oficina devem entregar as chaves ao guarda suo da fbrica que ento abre as portas (Ibidem, p. 130-131).

Toda essa forma de organizao estrutural da fbrica gira em torno da necessidade de tirar o mximo de vantagens dos corpos e, concomitantemente, neutralizar os inconvenientes, tais como roubos, interrupes do trabalho, agitaes polticas etc., ou seja, da necessidade de os donos dos meios de produo de proteger seus materiais, ferramentas e, ao mesmo tempo, dominar a fora de trabalho.

No novidade a existncia de investimentos imperiosos e urgentes agindo sobre o corpo. A inovao reside na tcnica utilizada para aprision-lo e lhe impor limitaes, proibies ou inibies. O trabalho na fbrica , nesse sentido, realizado de maneira mecnica, eficiente e constante. H uma escala de controle que no tem a ver com o cuidado sobre o corpo em massa, mas com uma ateno detalhada sobre ele, uma coero exercida sem folga e que mantm mecnicos os movimentos, gestos, atitudes, e estimula a rapidez poder infinitesimal sobre o corpo ativo, como acusa Foucault. Em seguida, o objeto do controle a economia, a eficcia dos movimentos, a forma como eles se organizam internamente, importando assim a cerimnia do exerccio. Por fim, a tcnica, alm de possuir uma escala e um objeto de controle, modalidade ininterrupta. Em outras palavras, os mtodos que permitem o controle meticuloso das operaes do corpo realizam a sujeio constante das foras desse corpo impondo-lhe uma relao de docilidade-utilidade a disciplina. O objetivo principal da disciplina aumentar o domnio de cada um sobre seu prprio corpo, visando um mecanismo que almeja formar um corpo mais obediente e mais til. , pois, um trabalho sobre o corpo que se caracteriza como uma manipulao calculada de seus movimentos, gestos, e fez nascer uma arte do corpo humano o momento histrico das disciplinas. Assim sendo, o corpo humano entra numa maquinaria de poder que o esquadrinha, o desarticula e o recompe. Uma anatomia poltica, que tambm uma mecnica do poder, nasce com o advento da modernidade e define como se pode ter domnio sobre o corpo dos outros, no simplesmente para que faam o que se quer mais para que operem como se quer, com as tcnicas, segundo a rapidez e a eficcia que se termina (Ibidem, p. 119). Nesse sentido, as ordens ao trabalhador so substitudas pelo ensinamento que lhe garanta uma maior competncia em suas tarefas. Vale lembrar, evidentemente, que o termo foucaultiano coero disciplinar, explicativo da dinmica que fabrica corpos dceis, dspare em relao expresso explorao econmica, analisada por Marx por meio do conceito de mais-valia. A coero disciplinar se d atravs de tcnicas detalhadas e ntimas, as quais tm sua importncia justificada na medida em que definem certo modo de investimento poltico e detalhado do corpo, uma nova microfsica do poder capaz de afetar todo o corpo social. Conforme mencionado, essa disciplina, Foucault arremata, uma anatomia poltica do detalhe (Ibidem, p. 120): suas astcias, sutis e aparentemente inocentes, embora pequenas, possuem amplo poder de difuso e por isso so suspeitos seus arranjos, por tratar-se de dispositivos

inconfessveis que obedecem economia, ou que procuram coeres sem grandeza, e que, todavia, levaram modificao do regime punitivo, no limiar da poca contempornea. Esse investimento poltico sobre o corpo, definido pelas tcnicas de coero disciplinar, enormemente utilizado na sociedade cujo modo de produo capitalista, por vezes, define as relaes humanas. O controle poltico, a partir de um processo de racionalizao crescente, foi se tornando mais eficaz e, ao mesmo tempo, mais sutil e abarcador: h no poder um detalhe que deseja cooptar o homem disciplinado equiparado por Foucault ao verdadeiro crente. Esse detalhe deveria, ou melhor, a Histria do Detalhe no sculo XVIII deveria, desse modo, chegar ao homem dos pequenos corpos, dos pequenos movimentos, das pequenas aes (Ibidem, p. 121). Foucault fala do nascimento do homem moderno ligado ao conjunto de tcnicas, de um corpo de processos e de saber, de descries, de receitas e dados; relacionado ao que chama de observao minuciosa do detalhe; e imerso no enfoque poltico. Tudo isso fomentou o controle e utilizao dos homens atravs da era clssica. Em outras palavras, para Foucault, o fato de ter-se esmiuado o comportamento dos indivduos acabou por produzir o homem moderno, fato este que no se coaduna teoria de Marx: enquanto para o primeiro no h uma essncia humana, para este ltimo h sim uma essncia humana que se embruteceu devido s degradantes condies de trabalho.4

Concluses O pensamento moderno trata da questo corporal frequentemente dicotomizando sujeito/corpo, como se o homem fosse uma entidade deslocada de sua corporeidade. De igual forma, criam-se maneiras de tornar o trabalhador mais ativo para o trabalho, como o efeito visvel contemporneo do mtodo exemplificado (haja vista o exemplo da ginstica laboral). Foucault (2008, p. 148) considera ser mais materialista estudar a questo do corpo, dos efeitos do poder sobre ele em detrimento das questes ideolgicas, uma vez que se h coisas muito interessantes em Marx, o marxismo enquanto realidade histrica as ocultou terrivelmente em proveito da conscincia e da ideologia (Ibidem). Sendo assim, Foucault incita a compreenso de que corpo necessita a sociedade atual. Apropriando-nos de Foucault,

[Ess]a essncia do homem [deve ser vista, segundo Marx] em contraste com as vrias formas de sua existncia histrica, essncia entendida em uma verso mais histrica, na diferenciao entre natureza humana em geral e natureza humana modificada de cada poca histrica. Texto extrado de: FROMM, E., Conceito marxista do homem, p. 34-49. Adaptado pelo Prof. Antonio Carlos Machado para uso em sala de aula. Disponvel em <http://www.geocities.com/a_c_machado/Antrofil/NaturezaHumanacfMarxresumido.doc>.

acrescentaramos a desinncia de plural que amplia certamente o teor da indagao: de que/de quais corpos necessita(m) a sociedade atual? Utilizamos a leitura foucaultiana acerca da questo do corpo e da ao dos dispositivos do poder disciplinar sobre o mesmo. Identificamos, at o momento, a presena, na contemporaneidade, de estratgias de controle do corpo contidas tanto na Educao Fsica quanto no iderio de promoo da sade, que influenciam as vises de professores e alunos da rea e a sociedade como um todo.

Referncias BRACHT, V. A Educao Fsica brasileira e a crise da dcada de 1980: entre a solidez e a liquidez. In: MEDINA, J. P. S. Educao Fsica cuida do corpo... e mente: novas contradies e desafios do sculo XXI. Campinas, SP: Papirus, 2010. DUMITH, S. C.; SILVEIRA, R. M. Promoo da sade no contexto da Educao Fsica escolar: uma reflexo crtica. Revista Mackenzie de Educao Fsica e Esporte, v. 9, p. 314, 2010. FROMM, Erich. Conceito marxista do homem. Rio de Janeiro: Zahar, 1979. FOUCAULT, Michel. Mtodo. A vontade de saber. 6 ed. Rio de Janeiro: Graal, 1985, p. 88-97. __________. Poder-corpo. Microfsica do poder. 6 ed. Rio de Janeiro: Edies Graal, 1986, p. 145-152. __________. Vigiar e punir: nascimento da priso. 35 ed. Petrpolis: Vozes, 2008. __________. Prefcio. In: DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Flix. Anti-Oedipus: Capitalism and Schizophrenia, New York, Viking Press, 1977, pp. XI-XIV. Traduzido por Wanderson Flor do Nascimento. __________. Da arqueologia dinastia. In: Ditos e escritos: estratgia, poder-saber. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006, p. 48-49. __________. Da natureza humana: justia contra poder. Ditos e escritos: estratgia, podersaber. 2 ed. Rio de Janeiro: Forense Universitria, 2006, p. 87-132. GHIRALDELLI JR., Paulo. O corpo: filosofia e educao. So Paulo: tica, 2007. GOIS JUNIOR, E. ; LOVISOLO, H. R. Descontinuidade e continuidades do movimento higienista no Brasil do sculo XX. Revista Brasileira de Cincias do Esporte, Campinas, v. 25, n. setembro, p. 41-55, 2003.

GUEDES, D. P. Educao para a sade mediante programas de educao fsica escolar. Motriz (Rio Claro), Rio Claro, v. 5, n. 1, p. 10-14, 1999. GUEDES, D. P.; GUEDES, J. E. R. P. Caractersticas dos programas de educao fsica escolar. Revista Paulista de Educao Fsica, So Paulo, v. 11, n. 1, p. 49-62, 1997. NAHAS, M. V.; BARROS, M. V. G.; FRANCALACCI, V. L. O pentculo do bem-estar: base conceitual para avaliao do estilo de vida de indivduos e grupos. Revista Brasileira de Atividade Fsica e Sade, Londrina, PR, v. 5, n. 2, p. 48-59, 2000. PINHO, Luiz Celso. A era dos corpos disciplinados. Boletim Interfaces da Psicologia da UFRuralRJ, n. 1, 2008, p. 52-56.

RIQUE, A. B.; ABREU, E.; MEIRELLES, C. Nutrio e exerccio na preveno e controle das doenas cardiovasculares. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 8, p. 244-254, 2002. SOARES, C. L. Pedagogias do corpo: higiene, ginstica, esporte. In:VEIGA NETO, A.; RAGO M. (Orgs.). Figuras de Foucault. Belo Horizonte: Contexto, 2006. p. 75-85.

Anda mungkin juga menyukai