Anda di halaman 1dari 4

Lio 8 Confiando na Bondade de Deus (18 a 25 de maio de 2013). Gosto demais de Habacuque.

. Eu estava ansioso para que logo chegasse essa lio. Nada contra os outros, lgico, mas Habacuque o meu preferido destes que denominamos profetas menores. Os motivos so esses: Habacuque um profeta do sul (Reino de Jud/Jerusalm). Foi contemporneo de Jeremias, exercendo seu ministrio em torno de 630-605 a.C. O reino do norte j havia cado h mais de 100 anos, e agora chegava a vez do sul. Lembremos que 605 a.C. o ano da primeira invaso dos babilnicos, com o famoso Nabucodonosor, quando o jovem Daniel levado como cativo. A propsito: teria sido Habacuque um professor de Daniel? Isso no sabemos, mas aceita-se que ele tenha sido um cantor levita a servio do templo de Jerusalm. A Assria tinha crescido, conquistou o mundo, inclusive Israel, mas caiu. A nova potncia, ento, passa a ser Babilnia, que vem conquistando tudo, e vai incluir Jud, mas um dia cair tambm assunto que mais claro quando estudamos o livro do profeta Daniel. Bem, dentro desse quadro, vejamos um profeta que registra na Bblia um dilogo com Deus de um modo diferente dos demais profetas escritores. verdade que Jonas foi diferente tambm, mas em relao a si mesmo, enquanto Habacuque parece estar questionando as aes de Deus em relao ao Seu prprio povo, e a eu vejo fortes respostas quando falamos da natureza, carter e aes de Deus. Alis, desde o comeo tenho me posicionado desse modo. Podemos ver pessoas, naes e histrias. Podemos gastar o tempo da lio em classe olhando as pginas da Bblia apenas sob esse ponto de vista. Mas a lio muito mais do que isso. Ela aborda, atravs das histrias das pessoas e das naes, como Deus est resolvendo o nosso problema com o Pecado, deixando bem claro (embora nem todos vejam assim) o caminho da salvao, conhecido como o Plano da Redeno. Entremos no livro de Habacuque, mas faamos isso com um detalhe relevante: Habacuque confia na bondade de Deus. Domingo Profeta Perplexo (19 de maio). Duas questes: Primeira Aps ter visto tanta iniquidade e idolatria em Jud, o profeta pergunta se Deus vai deixar as coisas continuarem assim. Como Deus poderia deixar Seu povo rebelde escapar sem o devido juzo? (Parece que Habacuque est mais interessado na retido e justia do que o prprio Deus).

Ento Deus responde: Notou que os caldeus esto fazendo o maior sucesso militar? Pois, ento! Eu vou us-los para disciplinar o Meu povo. Segunda questo do profeta Como assim? Deus usaria um povo mais mpio ainda para disciplinar os judeus? Jud at parece justo quando comparado com Babilnia! Ento Deus responde: Fique tranquilo. A hora de Babilnia vai chegar tambm. Lembram que Jesus teve uma conversa estranha (aos nossos olhos) com Sua me? Parece que Ele foi seco com ela. Que tenho Eu contigo?. Numa outra ocasio, Ele disse para uma mulher cananeia: No bom pegar no po dos filhos e deit-lo aos cachorrinhos. Estranho, tambm, no verdade? Pois bem, Habacuque parece ser um cobrador das aes de Deus. Lembremos, porm: o Esprito Santo inspirou Habacuque a falar e escrever assim. O Senhor queria que entendssemos sobre a Sua justia. Essa foi a maneira que o Conhecedor do passado, do presente e do futuro achou por bem para nos revelar como Ele age e quando Ele age. Mas verdade a questo levantada por Habacuque nos permite ir atrs de uma resposta para essas perguntas: Um Deus justo pode usar o mpio para punir os que so mais justos do que eles? Deus usa o mpio? Deus usa o mal como instrumento para punir o mal? Deus usa o mal para levar algum para o bem? Existe associao entre a luz e as trevas? Deus Se associa com as coisas do pecado? Nossas respostas revelaro se conhecemos ou no sobre a justia divina e sobre a ira de Deus. Segunda Vivendo Pela F (20 de maio). Olha s que curioso! L no Novo Testamento, em Romanos 1:17, Glatas 3:11 e Hebreus 10:38, Paulo vai escrever que o justo viver pela f. Esses versos expressam a essncia do evangelho, o fundamento que comeou a Reforma Protestante, com Martinho Lutero. Mas Paulo est apenas ecoando o que j havia sido registrado no Velho Testamento, emHabacuque 2:4 O justo viver pela sua f. Incrvel! No ponto mximo da apostasia dos judeus, com o cativeiro babilnico batendo na porta, Deus revela o caminho da salvao, e ensina a respeito da justificao pela f. (Esto entendendo porque eu gosto tanto desse livro?).

Que os justos judeus, contemporneos dos mpios judeus, vivessem pela f diante de to horrveis situaes. O cativeiro seria e foi dramtico! Mas que vivessem pela f. Quem sabe Daniel tenha sido levado para Babilnia j sabendo dessas palavras reveladas a Habacuque. Essas palavras seriam combustvel para suportarem os setenta anos que teriam a frente, segundo revelado na profecia do livro de Jeremias. Habacuque 2:3 tambm extraordinrio: Se tardar, espera-o, porque, certamente, vir, no tardar. Tera A Terra se Encher (21 de maio). Imagine um jovem que cresce e se casa, e tem um filho. Mais maduro, aproxima-se de seu pai e de sua me e diz: Agora que tenho filho eu entendo aquelas repreenses que vocs me davam. Hoje eu entendo! Para o questionador Habacuque, Deus est dizendo que um dia ele iria entender tudo. Que tudo ficaria mais claro e compreensvel aos olhos humanos. A terra se encher do conhecimento da glria do Senhor. Todos veremos que o Senhor real e absolutamente sempre esteve certo. certo que morrers, pois o salrio do Pecado a morte. Ento compreenderemos a justia divina. Quarta Lembrando a Glria Divina (22 de maio). O captulo 3 de Habacuque um poema, um salmo, uma orao cantada. lindo. O profeta tem o esprito corrigido. Ele desejava o sucesso do plano de Deus no incio, mas, agora, ele desejava mais ainda. Lembra e exalta todas as intervenes divinas, e treme ante a majestade de Deus. O arremate do livro fica assim: Ainda que a figueira no floresa, nem haja fruto na vide; o produto da oliveira minta, e os campos no produzam mantimento; as ovelhas sejam arrebatadas do aprisco, e nos currais no haja gado, todavia, eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvao. O SENHOR Deus a minha fortaleza (3:17-19). Quinta Deus Nossa Fora (23 de maio). O profeta e seus fiis irmos deveriam esperar o ataque do inimigo, mas no de coraes vazios. Agora

tinham um novo olhar sobre os atos salvadores de Deus em favor deles. Neste mundo passais por aflies, mas tende bom nimo. Irmos, os tempos se aproximam. Em breve veremos Cristo voltar. No entanto, as profecias declaram que esses tempos sero tremendos. Na verdade, um pouco disso j estamos vivenciando. Mas levantemos a nossa cabea. A redeno se aproxima. Tomando a experincia daqueles que viveram o momento da invaso babilnica, tenhamos em Deus a nossa fora. Ele fiel. H provas disso! Tudo ficar bem. Mas o SENHOR est no Seu santo templo; cale-se diante dEle toda a terra (Habacuque 2:20).

Anda mungkin juga menyukai