Anda di halaman 1dari 33

Prof. Ms.

Mauro Mazini

HISTRIA DO FUTSAL
O FUTSAL SER UMA MODALIDADE GENUINAMENTE URUGUAIA OU BRASILEIRA? O Futebol de Salo nasceu, no incio da dcada de 30, em Montevideo no URUGUAI. Foi o professor Juan Carlos Ceriani, que adaptou o Futebol a um campo pequeno, indo buscar regras a vrias modalidades desportivas. A modalidade comeou a ser praticada no BRASIL no incio dos anos 40, por jovens frequentadores da ACM, em So Paulo, pois havia uma enorme dificuldade em encontrar campos de Futebol livres.

Ainda hoje, no se sabe bem, onde realmente apareceu a modalidade, embora, muitos autores defendam que o seu principal impulsionador foi o professor: Juan Carlos Ceriani.

So duas as verses para a origem do futebol de salo, ambas envolvendo a ACM. A primeira, e oficial at ento que o esporte comeou a ser praticado por volta de 1940, por jovens freqentadores da ACM de So Paulo que, para compensar a falta de campos de futebol, improvisavam "peladas" (futebol de fins de semana) nas quadras de basquete e hquei, aproveitando as traves usadas na prtica desse ltimo esporte. Na segunda verso, o futebol de salo teria sido inventado em 1932, pelo professor Juan Carlos Ceriani Gravier, da ACM de Montividu (Uruguai), dando-lhe o nome de indoor football.

Nesses jogos, as equipes eram compostas de 5 a 7 jogadores sendo, pouco a pouco, fixado o nmero de cinco. Para jogar, os praticantes usavam no incio a prpria bola de Futebol sendo posteriormente substituda por uma feita de crina vegetal ou serragem. Porm, este tipo de material fazia com que a bola quicasse muito, saindo freqentemente da quadra e, por esse motivo, teve seu tamanho reduzido e seu peso aumentado. Assim, por esse fato, o Futebol de Salo passou a ser conhecido como o esporte da bola pesada.

Apesar das divergncias encontradas, acredita-se que foi atravs dos brasileiros que o futebol de salo cresceu, expandiu e organizou-se. Na dcada de 50, o futebol de salo regulamentado no Brasil e surgem as primeiras federaes (carioca em 54, paulista em 55, gacha, cearense e paranaense em 56). Em 1969, nasce a Confederao Sul-Americana de Futebol de Salo, em 1971 a FIFUSA (Federao Internacional de Futebol de Salo) e em 1979 a CBFS - Confederao Brasileira de Futebol de Salo.

A seguir, na dcada de 80, o futebol internacionalizado e a FIFUSA organiza vrios campeonatos mundiais (1982, 1985 e 1988). Em 1989, surge o Futsal, modalidade criada a partir da fuso do Futebol de Salo (praticado principalmente na Amrica do Sul) com o Futebol de Cinco (praticado principalmente nos EUA) e gerenciada pela poderosa FIFA. Brasil e Espanha so as maiores potncias do Futsal na atualidade.

Detalhe Curioso Por volta de 1933, foram redigidas as primeiras regras, fundamentadas no futebol (essncia do jogo), basquete (tamanho da quadra), handebol (trave e rea) e plo aqutico (regulamentao do goleiro com relao de no poder sair do limite da rea de meta).

O futsal, tambm conhecido como Futebol de Salo, uma modalidade esportiva que foi adaptada do futebol de campo para as quadras. O futsal muito praticado no Brasil, fazendo parte de uma das principais atividades esportivas das aulas de Educao Fsica nas escolas de todo pas.

REGRAS BSICAS DO FUTSAL

1 - IDENTIFICAO DO JOGO
O Futsal um Jogo Desportivo Coletivo, praticado por duas equipes, cada uma com cinco jogadores de campo mais sete suplentes, num total de doze elementos. Um destes, tem que ser obrigatoriamente o goleiro.

2 - LINHAS DO CAMPO DE JOGO

1 - Linha de Fundo

6 - Zona de substituies 3 - Linha de meio campo

8 - Marca de grande penalidade

9 - Marca de 10 metros

7 - Marca de 5 metros 2 - Linha Lateral

4 - Circulo Central

5 - rea do Goleiro

3 - OBJETIVO DO JOGO
Aco Ofensiva: Introduzir a bola na baliza da equipe adversria, para marcar gol.

Ao defensiva: Evitar que a equipe adversria introduza a bola na nossa baliza, para no sofrermos gol.

4 - RESULTADO
Uma equipe vence o jogo quando, no final do tempo regulamentar, obtm o maior nmero de gols.

5 - DURAO DO JOGO

O jogo, tem a durao de 40 minutos, tempo til, dividido em duas partes iguais de 20 minutos, separadas por um intervalo de 10 minutos.

6 - SUBSTITUIES
As substituies so volantes, ou seja, no necessrio estar o jogo parado para se efetuarem. O nmero de substituies ilimitado durante o encontro.

7 - Gol
considerado gol quando a bola ultrapassa completamente a linha de baliza.

7 - Juzes
O jogo dirigido por dois rbitros, auxiliados por um cronometrista que tem por funo controlar o tempo de jogo e apontar, no boletim de jogo, todos os aspectos relacionados com o mesmo.

8 Incio do jogo
O jogo inicia-se, com um pontap de sada, no crculo central, mediante um prvio sorteio, realizado pelos rbitros e os dois capites das equipes.

O JOGO
O Futsal praticado em quadra retangular de piso rgido, com medidas que variam de acordo com a categoria. O Tamanho mais utilizado 30X17m. As equipes so formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) A bola estar fora de jogo quando ultrapassar totalmente as linhas da quadra.

As substituies podem ocorrer a qualquer momento e em nmero indeterminado. No incio do jogo a bola deve ser tocada para o lado adversrio e cada equipe deve estar do seu lado da quadra.

TEMPO E ADVERTNCIAS:
Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos cronometrados (2 tempos de 20 minutos), com 10minutos de intervalo. O rbitro pode usar dois cartes para punir as faltas. O amarelo (advertncia) e o vermelho (expulso por 2 minutos ou pode ser substitudo ao tomar um gol).

As faltas e incorrees sero penalizadas com: a) Tiro Livre Direto faltas comuns b) Tiro Livre Indireto- recuo de bola para o goleiro; falta no goleiro, obstruir sua viso ou impedir que ele lance a bola com as mos; obstruir o adversrio sem bola, usar expresso verbal ou ficar mais de 4 seg com a bola na rea

FALTAS CUMULATIVAS
As primeiras 5 (cinco) faltas acumulativas, de cada equipe, em cada perodo de jogo, devero ser registradas na smula da partida. Aps a 5 falta acumulativa, os rbitros somente daro a lei de vantagem se a equipe tiver uma situao clara de gol.

As equipes podero cometer, em cada perodo da partida, at 5 (cinco) faltas acumulativas com direito a formao de barreira de jogadores. A partir da 6 falta acumulativa de cada equipe, em cada perodo de jogo, vedada a formao de barreira de jogadores.

PENALIDADE MXIMA
Ser concedido um tiro de penalidade mxima contra a equipe que comete uma das infraes sancionadas com um tiro livre direto, dentro de sua rea penal quando a bola est em jogo. A distncia de 6m da linha de fundo. O goleiro dever postar-se sobre a linha de meta e entre os postes de meta at que o chute seja executado, podendo movimentar-se lateralmente, exclusivamente sobre a linha de meta.

TIRO LATERAL
O tiro lateral ser cobrado sempre que a bola atravessar inteiramente as linhas laterais, quer pelo solo, quer pelo alto ou tocar no teto. Quando da realizao de tiro lateral, os jogadores adversrios devero respeitar a distncia mnima de 5 metros da bola. A bola deve estar parada e deve ser tocada para outro jogador da sua equipe.

Se um jogador executar o tiro lateral contra a meta adversria, e a bola tocar ou for tocada por qualquer jogador e penetrar no gol, o tento ser vlido. Se penetrar no gol diretamente o gol no ser vlido. Ser cobrado arremesso de meta em favor da equipe adversria.

ARREMESSO DE META
Dar-se- arremesso de meta sempre que a bola atravessar inteiramente a linha de meta pelo alto ou pelo solo, excluda a parte compreendida entre os postes e sob o travesso de meta, aps ter sido tocada ou jogada pela ltima vez por jogador da equipe atacante. A execuo do arremesso de meta dar-se- exclusivamente pelo goleiro, com o uso das mos, de qualquer ponto da rea penal, podendo ultrapassar a linha demarcatria do meio da quadra diretamente.

POSIES:
O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mos e ps e tambm pode atacar), fixo (jogador de defesa), alas (jogam mais pelas laterais), piv (movimenta-se no ataque e arma jogadas),.

A QUADRA

SISTEMAS DE JOGO

Posies dos Atletas


Goleiro - defende o gol de todos os ataques do adversrio e tambm pode atacar; Fixo Defesa, o que organiza o jogo; Ala (esquerdo e direito) - Conduzem a bola pelas laterais; Piv atacante, o que normalmente finaliza as jogadas.

Obrigado Pela Ateno

Anda mungkin juga menyukai