Anda di halaman 1dari 3

O BRASIL QUE TEMOS E O BRASIL QUE QUEREMOS

por Luiz Claudio Costa Ribeiro

Pouco ou nada se fala no Brasil sobre o ano de 1968. Conhecido como o ano que no acabou. Muito h que falar ainda hoje. Mas o que interessa para este breve texto uma anlise crtica e argumentativa sobre os movimentos sociais no Brasil, que nunca foram de grande importncia no que se refere integrao nacional. Todos os movimentos rebeldes desde o Perodo Colonial, at o incio da Repblica, no tinham o enfoque de libertar todo o Brasil, mas sim, de libertar somente sua rea de conflito Guerra dos Farrapos no RS, Inconfidncia Mineira em MG, Balaiada no MA, e assim por diante. Nem a prpria Independncia do Brasil, gritada por D. Pedro I, s margens do riacho do Ipiranga, foi um grito de unio nacional. Cada um dos movimentos possua uma reivindicao especfica, no entanto, todos expressavam as contradies econmicas e sociais presentes na sociedade brasileira. O fato , que nossos problemas de unidade e sentimento de nao esto enraizados desde o incio da colonizao portuguesa em nosso territrio. Podemos falar em aberto que: comeamos errado, e para consertar leva sculos. A cultura indgena (nativa), por exemplo, no fora respeitada e desde os primrdios foram explorados e assassinados, culturalmente falando, uma vez que, muitos foram batizados e obrigados a seguir as tradies crists catlicas e outros tantos foram colocados fora para trabalhar como escravos dos portugueses. Na atualidade, no incio do sculo XX, era muito mais comum a existncia de movimentos ligados ao universo rural, assim como movimentos que lutavam pela conquista do poder poltico, uma vez que, a Repblica Velha, era administrada por militares. Em meados deste sculo, os movimentos populares ficam mais intensos devido ao sentimento nacionalista suscitado por Getlio Populista Vargas, que era um amigo prximo a um certo alemo chamado Adolf Hitler, que sabia como poucos, convencer o povo de que os alemes eram superiores a qualquer outra raa do mundo. Assim, as manifestaes por melhorias foram tomando os espaos pblicos (rodovias, praas, etc.). Se entrarmos em discusso no periodo ps segunda metade do sculo XX, vamos perceber que os movimentos populares de mais intensidade, onde a luta era pela nao, ocorreram no perodo da Ditadura Militar (1964-1985). O grito de liberdade ecoava por todos os becos, ruas, avenidas, praas, pontes, Igrejas, escolas, universidades de todo o Brasil. A juventude foi s ruas brigar por um pas livre e unido e democrtico.

Enquanto o jovem lutava com sua voz, os militares utilizavam de tcnicas cada vez mais cruis para acabar com a fora do povo: a tortura. Esse ba de crueldades, que inclua choques eltricos, afogamentos e muita pancadaria, foi aberto de vez em 1968, o incio do perodo mais duro do regime militar. A partir dessa poca, a tortura passou a ser amplamente empregada, especialmente para obter informaes de pessoas envolvidas com a luta armada. Contando com a "assessoria tcnica" de militares americanos que ensinavam a torturar, grupos policiais e militares comeavam a agredir no momento da priso, invadindo casas ou locais de trabalho. A coisa piorava nas delegacias de polcia e em quartis, onde muitas vezes havia salas de interrogatrio revestidas com material isolante para evitar que os gritos dos presos fossem ouvidos. Caminhando e cantando e seguindo a cano/ Somos todos IGUAIS, braos dados ou no, era bem a cara do brasileiro neste perodo. Queremos o Povo no Poder, fora os militares, Afasta de ns este clice, Abaixo a ditadura, frases gritadas e cantadas incessantemente por um povo que pela primeira vez na histria lutava unido por uma causa: a LIBERDADE! Mas ningum acusado de torturar presos polticos durante a ditadura militar chegou a ser punido. Em 1979, o Congresso aprovou a Lei da Anistia, que determinou que todos os envolvidos em crimes polticos - incluindo os torturadores - fossem perdoados pela Justia. Atualmente, neste mundo globalizado que vivemos a ao do professor dentro de uma sala de aula fundamental para alcanar a cidadania plena, lutando por seus direitos e desenvolvendo a criticidade no aluno, ou seja, a dinmica pedaggica utilizada em sala, deve ser trabalhada de forma significativa trazendo os alunos para repensar e se envolver de forma prazerosa nas atividades propostas. Sendo assim, o educador tem um papel fundamental no futuro de nossas crianas. na escola que complementamos e at mudamos o modo de pensar dos alunos. Isso vem a ser de fundamental importncia, uma vez que contribui para um pensar voltado para a realidade e a perspectiva histrico-cultural do pas. As deficincias da educao atual no Brasil so consequncia da origem de todos os atos citados no texto: as mudanas no acontecem de um dia para o outro, estamos correndo atrs do prejuzo. Todos os responsveis pela mesma devem se empenhar e se compromenter ao seu bom funcionamento. No esquecendo, principalmente, que as mudanas s acontecero quando a sociedade comear a exigir de seus representantes atitudes que favoream todos os requisitos que esta rea exige. Vamos valorizar nossos alunos, professores e resgatar os valores que enobrecem o homem.

E lembrando sempre que, o papel do educador na escola contempornea, sem dvida, o de propor a reflexo e a busca incansvel pelo conhecimento.

Anda mungkin juga menyukai