Anda di halaman 1dari 25

Sociedades Sem Histria - Antiga da Amrica Paulo Seda

Introduo

Falar em Histria Antiga da Amrica implica em abordar duas questes: a Arqueologia e a Histria das Populaes Indgenas. Arqueologia porque, sem dvida, este o principal meio para se conhecer a histria dos povos que ocuparam, povoaram, exploraram e se desenvolveram neste continente antes da chegada dos europeus. So, sobretudo, os arquelogos que revelam como estes povos viviam, como se organizavam, como se relacionavam e, at mesmo, como pensavam. Histria Indgena, porque se entende que os indgenas atuais so os descendentes destes primeiros povos e, desta forma, sua histria no pode ser contada a partir da chegada do colonizador, mas sim desde o momento em que, a milhares de anos, seus ancestrais iniciaram o povoamento do continente. Por outro lado, falar em Histria Antiga da Amrica no significa, de modo algum, transpor para c o conceito de Antiguidade, de uma outra Histria Antiga que est se falando. Significa sim, romper conceitos como "pr-histria, como "prcolombiana", significa entender que um processo histrico j se desenvolvia neste continente antes da chegada do europeu e que estes povos foram fundamentais em nossa formao histrica. Significa dar o Direito a Histria a estes povos.

Por uma Histria Antiga da Amrica

A Amrica um continente de impressionante multiplicidade tnica. Apesar de os povos nativos da Amrica possurem, a princpio, todos a mesma origem, na medida em que esses povos foram se expandindo pelo continente, ocupando as diferentes regies, se adaptando aos diferentes tipos de ambientes, desenvolveram

UERJ - Programa de Estudos da Pr-Histria Brasileira, Departamento de Histria; IAB - Instituto de Arqueologia Brasileira.

caractersticas prprias. Quando da chegada do colonizador no final do sculo XV, existia aqui um mosaico de etnias, lnguas e culturas. Desta forma, deve-se entender que os indgenas atuais so os remanescentes dos primeiros povoadores e que, portanto, sua histria no comea em 1492 (ou 1500): comea quando os primeiros migrantes adentraram por este territrio. O termo ndio teria nascido por um erro histrico: Colombo, ao chegar a Amrica, acreditando estar na sia, chama as populaes que encontra de ndios, habitantes das ndias. Acreditando-se nisso ou no, o certo que, ao usar est palavra, perpetua um erro ainda maior: reduziu as populaes americanas a uma nica categoria e assim populaes extremamente diferentes foram englobadas em uma nica massa de pessoas os ndios. Estava assim feito um reducionismo em que, nos dias atuais, ndio muitas vezes virou sinnimo de primitivo, para no falar em outros adjetivos.1 Todas as formas de organizao social desenvolvidas anteriormente a colonizao, na chamada Amrica Pr-Colombiana, estavam presentes quando da chegada dos europeus: juntamente com organizaes do tipo Estado, como Astecas e Incas, existiam povos organizados sob a forma de Bandos, Tribos e Chefias (os Cacicados), cada um deles ocupando reas especficas da Amrica. Contudo, esta imensa diversidade um passado comum e se essa diversidade pode ser explicada por um longo processo de adaptao (que levou as diferenas), ela tambm sem dvida, significa um processo histrico. Um processo histrico que, porm, no pode ser revelado nica e exclusivamente pelo mtodo histrico. Muitos destes povos e suas culturas sobreviveram ao processo de colonizao e mantiveram, de forma mais ou menos preservada, suas tradies. Mesmo aqueles povos e culturas que se diluram com o processo colonial, influenciaram sobremaneira a formao histrico-social da Amrica Latina. A chegada do colonizador e do elemento negro incrementou ainda mais esta multiplicidade tnica, levando a formao de algo totalmente novo: os povos latino americanos, tornando o mosaico cultural ainda mais fascinante.
1

O uso deste termo, com este sentido, se tornou to amplo que possvel mesmo encontrarmos quem fale, absurdamente, em ndios africanos, australianos, etc. Ou seja, usando o termo para designar toda e qualquer populao que no adote o modo de vida ocidental.

Desta forma, toda esta herana indgena que permeia os povos americanos , na verdade, a ponta de uma histria de longa durao, em que se juntam a histria indgena pr e ps-contato. No se trata mais, portanto, de uma pr-histria e de uma histria, mas de uma Histria Indgena de longa durao. Contudo, para que isto acontea, necessrio que assumamos definitivamente que uma histria j se desenvolvia neste continente antes da chegada do colonizador e que, as populaes indgenas atuais, representam uma continuidade desta histria. Conhecer e interpretar a histria dos povos que ocuparam, povoaram, exploraram e se desenvolveram neste continente antes da chegada dos europeus fundamental para entendermos nossa prpria formao histrica. Estas populaes, em seu processo de adaptao s terras americanas acabaram por desenvolver, como j observamos, uma incrvel diversidade cultural e influenciaram sobremaneira, afirmamos, nossa formao histrica. Esta adaptao e essa diversidade cultural refletem, exatamente, o processo histrico porque passaram as populaes indgenas antes da chegada dos europeus. No se justifica mais, portanto, que sua histria seja contada apenas a partir do contato. Contudo, a histria indgena tem sido, na maior parte das vezes, a histria das relaes entre essas populaes e os colonizadores. Uma histria indgena propriamente dita, no nosso entender, ainda est para ser feita. A questo clssica que se coloca, por outro lado, : como reconstruir esta histria se, em sua imensa maioria, estas populaes no desenvolveram escrita? Na medida em que rejeitamos o documento escrito como nico documento histrico, entendemos que a Arqueologia possui um lugar de destaque nesta reconstituio. Da, como MORBERG (1981: 25), perguntamos: Qual seria a imagem do nosso passado mais longnquo sem o contributo da arqueologia? E antes da arqueologia surgir como tal, que idia se tinha, no sentido amplo do termo, do comeo da Histria?

A resposta a esta questo simples: no mnimo, uma imagem e uma idia bastante distorcidas e natural que fosse assim, pois seriam formadas apenas a partir daquilo que restou destas populaes: instrumentos de pedra, ossos de animais, eventualmente um fragmento de osso humano, restos de carvo, tudo isso recolhido ao acaso, sem qualquer sistemtica ou metodologia. A imagem da vida, na chamada prhistria formada dessa forma seria extremamente pobre, a mais primitiva possvel (no sentido mais pejorativo do termo). A alterao de tal imagem caber arqueologia. exatamente est histria indgena anterior a chegada do europeu, que estamos propondo chamar de Histria Antiga da Amrica, abandonando termos como Amrica Pr-Colombiana e, principalmente, Pr-Histria da Amrica. Para ns, no basta aceitar e demonstrar a herana indgena em nossa formao histrica: preciso entender como estes povos se desenvolveram antes dos europeus, no apenas aps a sua chegada. S assim ser possvel construirmos uma verdadeira Histria Indgena. Para aprofundarmos e embasarmos este pensamento, preciso discutir trs questes fundamentais: 1. o conceito de pr-histria, 2. a construo da histria nas sociedades primitivas e 3. como a arqueologia revela essa histria.

O conceito de pr-histria

preciso, antes de tudo, questionar o conceito de pr-histria. O termo parece ter sido utilizado, pela primeira vez, em 1851, quando Daniel Wilson publica "Prehistoric Annals of Scotland". Adiante, em 1865, John Lubbock escreveu "Prehistoric Times" onde fez a diviso entre paleoltico e neoltico. Contudo, bem antes dos dois, o dinamarqus Christian J. Thomsem prope o sistema das Trs Idades (PedraBronze-Ferro) ao ordenar, entre 1816-1819, os artefatos existentes no Museu Nacional da Dinamarca de acordo com aquela diviso. Era um tempo em que a arqueologia engatinhava, ainda sem um mtodo cientfico suficientemente desenvolvido e, sem diferenciar-se muito de outras disciplinas, transitava nos gabinetes de curiosidades, onde materiais exticos eram acumulados sem maiores cronologias ou tipologias. Neste contexto, o termo pr-histria

era utilizado para explicar um perodo ou tempo desconhecido, obscuro, sem informao e praticamente impossvel de ser desvendado. Isto, de certa forma, justifica-se pela enorme ignorncia sobre o passado do homem na poca, gerando inmeras distores. No incio do sculo XVII, por exemplo, a igreja catlica, baseada na Bblia, chegou a afirmar o dia, a hora e o ano em que o mundo e o homem haviam sido criados por Deus: o homem teria surgido s 9 horas do dia 23 de outubro de 4004 a.C. Contudo, nos sculos seguintes o estudo dos chamados povos pr-histricos conheceu um avano notvel, seja em termos de mtodo, seja em termos de resultados, tornando-se atividade de especialistas. Este avano permitiu que no final da dcada de 60 do sculo passado Glyn Daniel apresentasse o seu The Idea of Prehistory, sistematizando o conhecimento e o definindo da seguinte forma: Naturalmente ao falar de pr-histria nos referimos histria anterior a escrita e o desenvolvimento do estudo do passado do homem, antes que ele comeasse a deixar testemunhos por meio de uns smbolos que agora podem decifrar-se, havia chegado, a cerca de um sculo, a um estado tal que se fazia necessrio encontrar uma palavra capaz de defini-lo. E essa palavra foi pr-histria (DANIEL, 1968: 10).

Desta forma, est patente e consagrado aquilo que se utiliza, at hoje, para separar pr-histria e histria: a escrita. No entanto, o desenvolvimento da Arqueologia e das cincias com que ela interagem, particularmente os mtodos absolutos de datao, permite que hoje a reconstituio do passado mais remoto da humanidade e do meio ambiente que o cercava seja feita de forma bastante exata. Permite, inclusive, que, nos dias atuais, e cada vez mais, os "documentos do solo" (arqueolgicos) rivalizem com os documentos escritos e, desta forma, o termo criado no sculo XIX no teria mais sentido. Na lingstica, os termos, as palavras, so criadas para explicar ou definir algo. Como qualquer trao cultural caem em desuso com as mudanas. A escrita foi a

responsvel pela grande diviso entre "Histria" e "Pr-Histria". Tudo anterior ao domnio da escrita, na Mesopotmia, ao redor de 5400 anos A.P., foi denominado de "Pr-Histria", bem como todos os povos iletrados posteriores aquela conquista e datao. E, neste ponto, preciso sistematizar e aprofundar os questionamentos. O primeiro destes questionamentos, diz respeito ao prprio termo "pr": ele significa "antes" ou "sem". Poder existir um povo ou cultura "com" Histria e outro "sem Histria" ou "anterior Histria?" A Histria uma seqncia, um contnuo, portanto nada, nenhum trao cultural, nenhum invento, justificaria uma diviso na Histria da humanidade. A civilizao, com tudo aquilo que ela representa (cidades, comrcio, cincias, transportes, etc. e a prpria escrita) foi conseqncia da inveno da agricultura. Esta, por sua vez resultado de um longo processo de mais ou menos 4,5 milhes de anos, destacando-se a confeco de instrumentos (Homo habilis) a partir de uns 2 milhes de anos atrs. Isto nos leva a um outro questionamento: se temos que ter alguma diviso, porque esta diviso tem que ser a escrita? Nos parece que, na verdade, durante a longa caminhada da humanidade outras invenes foram to ou mais importantes. Este o caso, precisamente, da agricultura: a domesticao de vegetais o gatilho inicial para um sem nmero de realizaes, desde a inveno da prpria escrita at a recente conquista espacial. Se colocarmos a histria da humanidade em uma linha do tempo, veremos que o tempo que vivemos sem agricultura infinitamente maior, mas, contudo, o nmero de invenes, descobertas e realizaes aps a agricultura , tambm, infinitamente maior. preciso que fique claro que desde que o homem , pelo menos, sapiens sapiens, seu crebro j est preparado para, por exemplo, construir um foguete. Mas, no entanto, no o fez e isso por uma simples razo: faltava-lhe o estmulo para este (e outros) desenvolvimento. Esse estmulo inicial dado, sem dvida, pela inveno da agricultura. Desta forma, se as civilizaes podem ou puderam prescindir da escrita, elas no puderam prescindir da agricultura: no existe civilizao sem agricultura. Exemplo claro disto, so os incas, que no possuam escrita.

Contudo, no queremos utilizar a agricultura como divisor, pois estaramos incorrendo no mesmo erro tradicional de considerar fora da histria os povos que no desenvolveram a escrita, s que agora tomando como base a agricultura, o que no fundo um conceito prenhe de preconceitos. Alis, estes preconceitos acabaram gerando um srie de distores do prprio conceito de pr-histria, quando ele levado para alm do Velho Mundo. A escrita teria surgido entre 5000 e 4000 anos atrs, na Mesopotmia e isto daria incio a histria. Se este conceito j estranho no Velho Mundo (toda a regio passou a utilizar a escrita a partir desta poca?), transportado para, por exemplo, a Amrica ele se torna completamente anacrnico. A Amrica teria, dentro da viso tradicional, uma data precisa para o fim da prhistria: 12 de outubro de 1492! Isto, por si s, absurdo, mas torna-se ainda pior, pois subverte o prprio conceito: se o marco a escrita, muito antes da chegada dos europeus os maias j possuam escrita (praticamente toda decifrada), assim como os astecas (grande parte decifrada), como tambm, ao que tudo indica, os olmecas e os mochicas (na costa peruana). Desta forma, no caso americano, a coisa ainda pior: a escrita no mais o marco divisrio, mas sim os relatos europeus sobre os povos americanos. No Brasil, evidentemente, est situao se repete: nossa histria comearia, precisamente, em 22 de abril de 1500. Contudo, sabemos que a colonizao foi feita aos poucos e concentrando-se, inicialmente, no litoral, ficando o interior durante muito tempo mergulhado na pr-histria e, dentro desta viso, temos que admitir que em determinadas regies a pr-histria perdurou at, pelo menos, o sculo XIX: caso do Estado do Acre, onde os primeiros documentos escritos datam desta poca. Assim, aplicado na Amrica, o conceito se torna ainda mais discriminador: no s colocam-se a margem aqueles que no desenvolveram a escrita, como tambm as escritas nativas so desprezadas. O marco, agora, j outro: no apenas a escrita, mas uma escrita especfica, a escrita do europeu ocidental. como se nada do que aqui existiu, antes da chegada do europeu, tivesse importncia: a chegada do europeu o gatilho para o incio da histria americana.

Uma viso renovada: a histria nas sociedades primitivas2

Evidentemente, rechaamos a idia de que possvel conceber-se povos ou culturas sem Histria ou antes da Histria, em contraposio a outros com Histria ou dentro da Histria. Mas, partindo-se da idia de que a histria algo que se constri, difcil dizermos quando surgiu no homem a preocupao com o passado. Contudo, no acreditamos que, como o supe J. HOURS, algum povo no o tenha tido. O autor, alis, no contente em afirmar que existem povos que se satisfazem em ignorar o passado, torna ainda mais absurda a sua opinio ao dizer que estes so mesmo os mais numerosos e, numa clara demonstrao de etnocentrismo, que por esta razo no conseguem adquirir qualquer importncia aos olhos da humanidade (HOURS, 1979: 23). Sua explicao para esse presumvel desinteresse pela Histria, no menos estranha: para ele, isto seria explicado pela inexistncia da instituio do Estado entre estas sociedades, o que implicaria na falta de atividades polticas e, portanto, de Histria Poltica. Ora, os antroplogos vm demonstrando que existem sociedades com tipo de organizao no estatal, que fazem da poltica uma das suas principais atividades. Contudo, no isto que queremos questionar, mas sim a adoo do Estado como parmetro e, como Pierre Clastres, perguntamos: Que o Estado? a manifestao acabada da diviso da sociedade, enquanto rgo separado do poder poltico: a sociedade, a partir da acha-se dividida entre os que exercem o poder e os que o suportam ...A diviso social, a eventualidade do Estado, so a morte da sociedade primitiva. Para que a comunidade possa afirmar sua diferena, mister que seja indivisa; a sua vontade de ser uma totalidade excluda de todas as outras apia-se na recusa da diviso social: para pensar como Ns diferentes dos Outros, necessrio que Ns seja corpo homogneo. ...Recusa de unificao, recusa do Um separado, sociedade contra o
2

Embora reconhecendo que no o ideal, sob este termo estamos designando, sobretudo, as sociedades de bando e tribais e o utilizamos, sem qualquer conotao pejorativa, no sentido de primevas. Primitivo, para ns, um qualitativo.

Estado. Cada comunidade primitiva quer permanecer sob o signo da sua prpria Lei (auto-nomia, independncia poltica) que exclui a transformao social (a sociedade manter-se- o que : ser indiviso). A recusa do Estado a recusa da exo-nomia, da lei exterior, muito simplesmente a recusa da submisso, inscrita na prpria estrutura da sociedade primitiva. (CLASTRES, 1980: 43-44).

Diante disto, entender que as sociedades primitivas, pela ausncia de Estado, so estticas, no possuem histria ou que no possvel reconstituir a sua histria , no mnimo, um reducionismo e um etnocentrismo desde muito inadmissvel. Ns preferimos ficar com COLLINGWOOD (s.d: 19-20): a conscincia histrica uma feio da vida to real e universal que no conseguimos compreender que algum no a tenha tido.3 Contudo, permanece a questo: como fazer a histria destas sociedades? Primeiramente, preciso enfatizar que os meios de uma pesquisa histrica no so nica e exclusivamente os documentos escritos, pelo contrrio, so todos os materiais documentados e a atividade intelectual que os pesquisa e os torna teis. Mesmo porque: A comunicao dos homens entre si pode ser oral, escrita, figurada, gestual, musical e rtmica...e, para sua conservao, grfica ou memorizada. (MONIOT, 1976: 101).

Assim, chegamos a uma concluso fundamental para nosso pensamento: no h nenhuma distino filosfica e prtica significativa para distinguir entre histria e pr-histria... a velha distino entre pr-histria e histria, baseada na presena ou ausncia de vestgios escritos do passado artificial e de pouca utilidade. (CUYLER YOUNG Jr., 1988).

O prprio HOURS (op. cit: 24), mais frente, redimi-se ao admitir que cada sociedade tem a sua forma prpria de Histria.

Por outro lado, rejeitando esta, como outras divises, inserimos estas sociedades na histria, mas entendemos que as suas fontes devem ser todas aquelas que permitam reconstituir o seu processo histrico e que elas possuem uma historicidade diferente. Evidentemente no existem sociedades estticas, todas elas mudam. Porm, certamente, o que h de diferente o rtmo e a intensidade destas mudanas: enquanto sociedades como a nossa valorizam por demais a mudana, nas sociedades primitivas o que se valoriza a continuidade ou permanncia: Partindo do princpio que nenhuma sociedade consegue se manter inalterada, ao longo do tempo, podemos perguntar, ento, o que explicaria a permanncia de sociedades to antigas, como os bandos e as tribos, que sobreviveram at hoje (ou que sobreviveram at pouco tempo atrs) com padres de comportamento e relaes ambientais que parecem repetir as evidncias reconstitudas pelos arquelogos para sociedades situadas a centenas ou milhares de anos passados. Podemos lembrar que as mudanas pelas quais essas, sem dvida, passaram, foram de tal ordem pequenas, que no alteraram o esquema bsico que as caracteriza como bando ou tribo. Elas possuam sistemas de controle de tal forma eficazes que no permitiam (salvo situaes excepcionais, ou crticas) mudanas substanciais nestes padres de longussima durao. (DIAS Jr., 1992: 159).

As sociedades primitivas, portanto, podem ser encaradas como sociedades tradicionais ou conservadoras. Logicamente, no possvel conceber-se sociedades totalmente tradicionais, contudo, nestas sociedades as mudanas so por demais pequenas e, portanto, no integram seu comportamento consciente, a no ser quando atingem um determinado grau de manifestao que, de to repetido conseqentemente aceito (Op. cit: 158). Esta concepo prpria de histria, que poderamos, talvez, chamar mesmo de ahistrica, implica tambm, evidentemente, numa outra viso de tempo:

... Os hopis utilizam os numerais cardinais um, dois, trs... apenas para objetos concretos. Unidades de tempo eles no contam com esses nmeros, mas sim com os ordinais, primeiro, segundo, terceiro... dia, e usam dia sempre no singular. No se subentende neste caso uma diferena radical na concepo de tempo? Os hopis - diz Whorf - no contam os dias como ns contamos vrias pessoas que se encontram juntas, mas sim do modo como contamos as sucessivas aparies da mesma pessoa: sua primeira, segunda, terceira visita. Eles vem na seqncia dos dias no uma distribuio linear, mas sim um retorno cclico. Whorf sustenta esta tese com a ilustrao de determinados comportamentos dessas pessoas. Se o mesmo dia que retorna amanh, podemos influenciar o futuro com determinados comportamentos, neste caso em sua maioria de tipo cerimonial, com oraes, meditao, execuo de ritos e danas, mas tambm com meios mgicos a serem utilizados. (STRIG, 1990: 211-212).

Nestas sociedades, o importante a continuidade e perpetuao dos usos e costumes consagrados pelo xito, repetindo-se o sancionado e refazendo o que aceito, dentro de uma seqncia conhecida e baseada em ciclos (Cf. ELIADE, 1985). Por mais estranho que isto nos parea, atravs da manuteno destes padres que a sociedade se identifica como grupo. Assim, ser uma sociedade tradicional implica na manuteno de um corpo de valores, crenas, comportamentos e relaes que os seus integrantes vm como o padro. Evidentemente, quanto mais tradicional a sociedade, menos se admite mudanas, impondo-se uma variedade de sistemas integrados de relaes entre as pessoas, tanto dentre elas, quanto dentre elas e o exterior, seja este considerado como outra sociedade, ou ambiente, ou idias externas (DIAS Jr., op. cit.: 158). Portanto, os membros desta sociedade se identificam entre si e perante o outro pelos seus traos sociais peculiares, inconfundveis e inalterados4:

Dias Jr. refere-se, basicamente, a sociedades tribais, contudo, acreditamos que as observaes possam ser estendidas as sociedades.

10

... a diferena fundamental entre o homem das civilizaes arcaicas e o homem moderno, histrico, reside no valor crescente que este atribui aos acontecimentos histricos, isto a essas novidades que, para o homem tradicional, constituam ou circunstncias sem significado, ou infraes s normas (portanto, faltas, pecados, etc), e que, nessa medida, deviam ser expulsas (abolidas) periodicamente. ... Os mitos primitivos referem freqentemente o nascimento, a atividade e o desaparecimento de um deus ou de um heri cujos gestos (civilizadores) passam a ser eternamente repetidos. O que significa que tambm o homem arcaico conhece uma histria, ainda que essa histria seja primordial e se situe num tempo mtico. (ELIADE, 1985: 166-167).

Por outro lado, para que ocorra a permanncia ou a mudana preciso que haja estmulos, sejam de carter ambiental, sejam de carter social. Exemplo bastante claro disso nossa prpria pesquisa na regio da Serra do Cabral, Minas Gerais: ali identificamos uma cultura de caractersticas tremendamente arcaicas (tpicas das primeiras populaes que ocuparam nosso territrio), mas que, no entanto, se mantiveram, praticamente sem mudanas, at cerca de 300 anos atrs. Diante disto, podemos entender que, na Serra do Cabral, os estmulos para mudanas eram muito baixos, enquanto os estmulos para permanncia muito altos (SEDA, 2001). Abordando magistralmente estas questes, Marshall Sahlins faz as seguintes observaes:

"A histria ordenada culturalmente de diferentes modos nas diversas sociedades, de acordo com os esquemas de significao das coisas. O contrrio tambm verdadeiro: esquemas culturais so ordenados historicamente porque, em maior ou menor grau, os significados so reavaliados quando realizados na prtica. ...a cultura historicamente reproduzida na ao. ...sabese que os homens criativamente repensam seus esquemas convencionais. nesses termos que a cultura alterada historicamente na ao. ...o que os

11

antroplogos chamam de 'estrutura' - as relaes simblicas de ordem cultural - um objeto histrico. Esta afirmao cancela de modo explcito a oposio de noo, encontrada por toda parte nas cincias humanas, entre 'estrutura' e 'histria'. ...O mesmo tipo de mudana cultural, induzida por foras externas, mas orquestrado de modo nativo, vem ocorrendo h milnios. ...A histria construda da mesma maneira geral tanto no interior de uma sociedade, quanto entre sociedades. ...Segue-se da que ordens culturais diversas tenham modos prprios de produo histrica. Culturas diferentes, historicidade diferente". SAHLINS (1994: 7-11).

Isto fica claro, por exemplo, quando analisamos a trajetria de duas culturas (tradies) do Brasil pr-colonial: as chamadas Tradies Una e Tupiguarani. Ambas de origem amaznica, estas tradies tomam caminhos diferentes: enquanto a primeiro aparece no noroeste de Minas Gerais, expandindo-se principalmente pelo Sudeste do Brasil, a segunda, aps se instalar no Sul do pas, expande-se por todo o litoral, em direo norte. As duas terminam por se encontrar no Rio de Janeiro, influenciando-se mutuamente, mas com uma diferena extremamente interessante e fundamental: a Una, vinda do interior, instala-se inicialmente na Serra Fluminense, enquanto a Tupiguarani ocupa primeiramente o litoral do Estado. Assim, quando grupos da Tradio Una chegam ao litoral, j encontram os Tupiguarani e so por eles influenciados desde o incio. Por sua vez, quando os Tupiguarani quando chegam a Serra, j encontram ali os Una e os influenciam somente nas fases finais da Tradio. O encontro e as influncias (diferentes tanto do ponto de vista da cronologia, quanto da intensidade) so, portanto, o culminar de uma longa caminhada ou, melhor dizendo, de um longo processo histrico, em que as duas tradies foram perdendo, ganhando e desenvolvendo caractersticas. Por outro lado, as migraes Tupiguarani, registradas pelos cronistas, j viam ocorrendo antes do incio da colonizao, tendo sido ainda mais incrementadas pelo seu impacto. Ou seja, repetindo, uma mudana cultural induzida por foras externas, mas de modo nativo, que j vinha ocorrendo h milnios: a histria sendo construda tanto no interior de uma sociedade, quanto entre sociedades (SAHLINS, op. cit.).

12

Outro ponto a ressaltar, como esta histria foi construda. Embora existam registros de cronistas sobre os Tupiguarani, bem como sobre os remanescentes dos Una na Serra Fluminense, so, fundamentalmente, os restos arqueolgicos que contam esta histria, principalmente a cermica produzida pelas duas tradies (SEDA, 2003). Portanto: qualquer vestgio do passado, - isto , qualquer coisa preservada do passado seja um documento escrito, um fragmento de cermica, um instrumento de pedra, um padro de assentamento ou um canto que ainda cantado e que nunca foi passado para o papel , potencialmente, o dado, a matria prima da histria. a matria prima da histria porque representa pensamento (consciente ou inconscientemente) por pessoas que viveram no passado. Ao re-interpretar este pensamento, o estudioso vivo faz histria. (CUYLER YOUNG, op. cit.).

Diante do exposto at aqui, conclumos com o mesmo autor: A escrita apenas um dos muitos meios de pensar ou recordar pensamento que a humanidade usa. Quando os primeiros americanos pegaram um pedao de slex ou obsidiana e talharam uma ponta Folsom, eles engajaram um processo de pensamento. Eles estavam fazendo algo pensante no sentido do termo de Collingwood e se acontece a preservao de uma ponta e descoberta pelo arquelogo, este processo de pensamento est preservado sob a forma de um vestgio do passado. Se ele ou outros arquelogos pegam este vestgio e o usam para elaborar um quadro e uma compreenso do passado, que seja significativa, inteligvel e faa sentido para o presente, eles so historiadores no um bando de pessoas que so melhor conhecidos como pr-historiadores. Para mim est claro que eles estavam fazendo histria. (Op. cit.).

13

Isto nos permite estabelecer as condies bsicas necessrias reconstituio da histria das sociedades primitivas:

1. reconhecer que elas possuem uma histria e que possvel reconstitu-la; 2. entender que elas possuem uma historicidade diferente, que deve ser buscada na sua prpria estrutura social ou ordem cultural; 3. assumir que somente os meios tradicionais no so suficientes para atingir tais objetivos; 4. Ampliar o conceito de documento histrico.

Assumindo

estas

quatro

condies

este

pensamento,

ampliamos

tremendamente o sentido e a importncia do estudo deste nosso passado mais distante, tornando a arqueologia socialmente significativa, pois: Fazer pr-histria para exercitar a curiosidade sobre um quebra cabea de pedras e ossos quebrados seria uma ocupao intil: os pssaros que cantam e os riachos que correm so mais atraentes. Mas, aproveitar o que sabemos sobre os tempos passados para melhor compreender o que o homem, decerto prestar uma homenagem aos bilhes de seres que morreram transmitindo aos seguidores o segredo do fabrico do biface, at o dia em que seus sucessores decidiram, um pouco apressadamente, que se tinham tornado homens-sbios. (LEROI-GOURHAN, 1984: 147).

Resta, entender como a arqueologia pode revelar esta histria.

A reconstituio arqueolgica

Na arqueologia o que importa no mais saber simplesmente como os homens lascavam seus artefatos, mas sim procurar construir os aspectos culturais e sociais que se encontram por trs desta atividade.

14

A alterao da imagem das populaes primitivas caber arqueologia. Evidentemente os estudos etnolgicos contriburam substancialmente para modificar a imagem destas populaes, mas a arqueologia que, com o desenvolvimento do seu mtodo e das suas tcnicas, ser capaz de construir um mundo por trs dos artefatos, das fogueiras e dos ossos. Onde antes s se via um amontoado de dejetos, seremos capazes de estabelecer um processo, enxergar uma organizao espacial e a explorao deste espao. At mesmo a organizao social dos grupos pr-histricos seremos capazes de perceber. Neste sentido, que afirmamos que o trabalho do arquelogo, visto como reconstituio do passado, confunde-se com o prprio objetivo do historiador. Porm, os meios do arquelogo so, a priori, mais reduzidos. Os vestgios arqueolgicos permitem construir um sistema de oposies (fogueiras com restos alimentares em contraposio a fogueiras sem restos alimentares, cermica decorada em contraposio a cermica simples, por exemplo), que no tm, contudo, significados sociais absolutos. Desta forma, a questo como passar das propriedades perceptveis dos objetos (ou restos) identificao de suas caractersticas sociais. (SCHNAPP, 1976: 5). Por outro lado, estes vestgios so sempre residuais e lacunares, tendo sofrido por assim dizer duas alteraes sucessivas: 1- representam somente uma parcela do que a sociedade produziu e utilizou; 2- somente parte desta parcela subsistiu. Ocorre, porm, que tais vestgios, desigualmente lacunares, devendo-se distingui-los em conjuntos fechados e abertos, no se diferenciam, muitas das vezes, dos dados estudados pelos historiadores, sobretudo at a poca moderna (Op. cit.: 14). Contudo, objeta-se que uma srie arqueolgica, mesmo que representativa de uma cultura, no permitiria compreend-la em termos de processo, ou seja, as relaes entre cultura material e processo social s seriam inteligveis com a ajuda de outras fontes, como textos literrios ou testemunhos etnogrficos. Portanto, o conhecimento real do fenmeno social s se daria atravs da linguagem.

15

A arqueologia moderna, porm, recusa distino entre elementos materiais e no materiais de uma cultura, entendendo que as informaes sociais esto presentes tanto nos objetos quanto na linguagem. Em sntese, o que as estratgias atuais preconizam que o conjunto de estruturas e objetos que a escavao revela devem ser vistos como conjuntos de informaes com propriedades definidas, que devem ser consideradas espacialmente e temporalmente, atravs de feedbacks, associando as relaes verificadas as caractersticas dos materiais e buscando para cada relao sua funo. Assim, utilizando ainda informaes externas escavao, torna-se possvel reconstituir o processo e os modos culturais da sociedade em estudo. Modernamente, por exemplo, entende-se no ser possvel compreender as populaes humanas fora de seu ambiente. A cultura representaria o instrumento de interao homem/ambiente. Arqueologicamente, este dinamismo reduz-se a restos, normalmente, materiais, que refletem ambientes, demografia e atividades humanas passadas, em outras palavras, dados arqueolgicos. Cabe ao arquelogo, no somente revelar estes dados materiais, mas, sobretudo, procurar compreender as inter-relaes entre estes dados, dentro de um sistema dinmico. Desta forma, como observa LEROIGOURHAN: Se se considera o documento pr-histrico no mais como um calendrio mas como um texto, a atividade essencial da pesquisa no se encontra mais na reflexo interpretativa sobre os objetos devidamente recuperados na sua ordem estratigrfica, mas na leitura do documento que constitudo pela superfcie descoberta pela escavao, documento efmero, amlgama de poeira, pedras, restos de ossos, cujo valor fundamental reside apenas nas relaes mtuas dos elementos que o compem. (1976: 92).

O arquelogo objetiva decodificar as informaes contidas em cada dado estudado, ler as relaes que cada pea contm, considerando sempre que tudo se associa em uma rede de relaes, sendo impossvel abordar-se cada parte sem abordar-

16

se o todo. A adaptabilidade humana pode ser vista como um conjunto de subsistemas, como a tecnologia, os padres de assentamento, os meios de subsistncia e mesmo a arte. Obviamente impossvel, apenas pelos restos materiais, reconstituirmos todos os aspectos da vida das populaes passadas. Assim, hipteses e modelos devem ser testados, atravs da conduta observvel de persistncias, comparveis, destes aspectos. Entende-se, que os restos materiais demonstram padres de comportamento, vinculados a contextos ambientais, passados e, a partir de uma abordagem sistmica (entendendo a cultura como um sistema de partes inter-relacionadas e interatuantes), relacionando-se dinamicamente com o meio ambiente: o resultado lgico desta posio a convico de que um dos principais objetivos da arqueologia deve ser correlacionar a estrutura dos restos materiais com os elementos de conduta de um sistema cultural. (WATSON, LeBLANC e REDMAN, 1981: 81).

A arqueologia pretende explicitar as relaes entre comportamento humano e cultura material em qualquer tempo e, considerando que a cultura material reflete e interfere no meio, os restos arqueolgicos, por suas propriedades, podem permitir inferncias sobre algum fenmeno especfico ou sobre como e por que as sociedades mudam, bem como operam tais mudanas. O princpio bsico em qualquer conjunto de restos arqueolgicos que os produtores de tal conjunto, desenvolvendo uma adaptabilidade, orientaram suas atividades de forma metdica. Assim, o conjunto reflete tanto o padro de suas atividades como a sua integrao e cada resto contm todos os nveis das manifestaes culturais e sociais de seus autores, integrando-se em um conjunto completo em que cabe ao arquelogo ler as relaes que cada vestgio contm, desde um artefato at o prprio stio. Assim, a arqueologia se mostra hoje uma cincia extremamente moderna e o trabalho do arquelogo, atividade de profissionais altamente capacitados.

17

Disto resulta, ser possvel deduzir a estrutura da sociedade primitiva ou prhistrica em estudo e, como observa SAHLINS (1994: 8) a estrutura um objeto histrico. Da, afirmarmos que, ao fazer arqueologia, entre uma srie de outras coisas, estamos tambm fazendo histria. interessante percebermos, inclusive, como diversos autores que se alinham dentro da chamada nova histria utilizam-se de estratgias comuns arqueologia. Em GINZBURG (1991), por exemplo, o que temos como mtodo a valorizao do estudo de casos, o procedimento por indcios, a utilizao da anlise morfolgica. Contudo, no se trata, atravs da interpenetrao de campos de conhecimento, de perda da identidade e autonomia da histria ou da arqueologia como cincia, trata-se do surgimento de algo novo, pelo menos isto o desejado. Assim, no se justifica mais o afastamento entre arqueologia e histria, nem a excluso das sociedades primitivas do campo da histria.

Concluso

Nas ltimas dcadas, o estudo das chamadas sociedades primitivas sofreu um avano considervel, seja nos resultados, seja pela perspectiva com que estas passaram a ser vistas. At os estudos de cientistas como SAHLINS (1978) e LIZOT (1980), a imagem que se fazia destas sociedades aproximava-se muito da viso de Darwin, na Viagem de um naturalista ao redor do mundo, sobre os fueguinos: Estas eram as criaturas mais abjetas e miserveis que eu contemplei onde quer que seja... Seu pas uma massa fragmentada de rochas rudes, montanhas elevadas e florestas sem uso; e tudo isto visto atravs de neblinas e tempestades infindveis. ... Caso seja morta uma foca, ou encontrada uma carcaa de baleia apodrecida boiando uma festa: e este alimento complementado por umas poucas amoras do mato e fungos insossos.

18

Esta era a viso que predominava sobre os primitivos: povos miserveis, somente preocupados com sua sobrevivncia, vagando de um ponto a outro em busca de alimento. Hoje, a imagem se modificou, aproximando-se mais da de Montaigne Acerca dos Canibais, em seus Ensaios: Eles no partem conquista de novas terras, visto que gozam ainda desta liberdade natural que lhes fornece sem trabalho e sem custo todas as coisas necessrias, em tal abundncia que lhes fornece sem trabalho e sem custo todas as coisas necessrias, em tal abundncia que lhes basta alargar os seus limites. Encontram-se neste feliz ponto de no desejar mais do que as suas necessidades naturais lhes comandam, tudo que est para alm disso suprfluo para eles.

Na verdade, dentro de nossa viso de uma Histria Antiga da Amrica, questes ligadas ao povoamento e origem das populaes americanas no so as mais importantes. Privilegiamos sim, a questo da diversidade cultural quando da chegada dos europeus. Ou seja, discutir o seguinte ponto: se os povos americanos tm todos a mesma origem (asitica), se descendem todos de povos caadores-coletores nmades que povoaram o continente, como se pode explicar a imensa diversidade cultural dos povos americanos, como explicar que, no final do sc. XV/incio do XVI, ao lado de Astecas e Incas, existiam povos que viviam apenas da caa e coleta (como os primeiros povoadores) e outros (como na Amaznia) que viviam de uma agricultura incipiente? Em nossa viso, a explicao para isto uma s: adaptao. Cada cultura gera respostas que levam a melhor adaptao possvel (isto no determinismo, mas uma viso integrativa cultura/natureza, uma viso sistmica) e so essas adaptaes que geram a diversidade. Pensando desta forma, chegamos a uma concluso um tanto bvia, mas, agora, fundamentada: no existem culturas melhores nem piores, no existem povos mais ou menos capazes, no existem nem baixas, nem mdias, nem altas culturas, mas apenas culturas, mas apenas diferentes culturas/adaptaes. Devemos lembrar, inclusive, que culturas/adaptaes como as de maias, astecas e incas (as civilizaes), dentro de

19

um panorama geral, so exceo, no a regra na Amrica Pr-Colombiana: no so nem as nicas culturas, nem as mais importantes, mas apenas mais uma das diversas adaptaes culturais na Amrica Antiga e no h como fazer juzo de valor entre elas. Neste sentido, importante tambm discutir o que uma civilizao (coisa que, me parece, fazemos cada vez menos), como surgem as civilizaes? Trabalhar questes como surgimento da agricultura, da urbanizao e do estado e, mais uma vez, deixando claro que ser considerada uma civilizao no implica em juzo de valor. Por outro lado, se no h nada que, filosoficamente, justifique comearmos a falar de Histria da Amrica pela conquista, pelas mesmas razes no se justifica comear esta histria com as chamadas grandes civilizaes. Isto vai contra tudo aquilo que defendemos e acreditamos: iniciar o tema falando de maias, astecas e incas e deixar para l as outras formas de adaptao, significa que estamos achando que existem sim culturas melhores do que as outras. No entanto, foram essas outras culturas que inventaram, s para dar um exemplo, uma das coisas mais fundamentais na histria, algo que um verdadeiro impulso para se chegar at as civilizaes: a agricultura. No abordar a Histria da Amrica desta forma, no indo alm das grandes civilizaes, vai contra todo o discurso de que tudo, literalmente tudo, o que aconteceu antes de 1492 tambm histria. Isto contraditrio, inclusive, com uma perspectiva, que creio compartilharmos, de Amrica mestia. Assim, no se justifica mais a excluso das sociedades primitivas, em particular da Amrica, do campo da histria. Sociedades que no usaram a escrita:

"mas que dela no precisavam, onde o homem comum era o 'heri', o agente e o paciente, onde a comunidade era o todo, ...de onde vem a estrutura bsica, o modelo, o exerccio primeiro, experimental, de nossa sociedade".

(CARVALHO, 1987: 23).

Um exerccio interessante, inverter a ordem dos fato: acostumamo-nos e refletir sempre sobre a influncia europia sobre as populaes americanas e esquecemos de raciocinar ao contrrio, como os europeus foram influenciados. E aqui,

20

no estamos falando das diversas plantas levadas daqui para l (a batata, o milho, o algodo, etc.) e sem as quais no possvel compreender o europeu atual. Estamos falando de uma influncia mais profunda, no pensamento. E, desde que os europeus aqui chegaram, o pensamento ocidental foi influenciado pelo modo de vida das populaes americanas. Ainda no sculo XVI, Michel de Montaigne, publica Acerca dos canibais (1580), em seu Ensaios, um clssico do pensamento humanista, j citado anteriormente, inspirando-se fortemente nas populaes americanas. J no sculo seguinte, Thomas Hobbes, defendendo o absolutismo, publica o Leviat (1651), onde cunha a expresso O homem o lobo do homem: os homens, em estado selvagem, tenderiam a anarquia e a guerra permanente. Seus exemplos so as sociedades americanas. Jean-Jacques Rousseau, no sculo XVIII, publica Do contrato social (1762) e muda a perspectiva, criando o mito do bom selvagem: O homem nasce bom, a sociedade o corrompe. Suas inspiraes so, em grande parte, as sociedades americanas. No sculo XIX, antes da Origem das Espcies, Charles Darwin publica Viagem de um naturalista ao redor do mundo (1832), de onde resultam observaes e estudos fundamentais para seu evolucionismo. A Amrica do Sul uma das regies por ele visitadas, e, sobre os fueguinos, aps as impresses j apresentadas, observa o seguinte: No h razo para acreditarmos que os fueguinos tenham diminudo de nmero, portanto, devemos supor que eles desfrutam de uma suficiente cota de felicidade, seja l qual for o modo que encontraram de apreciar a vida. A natureza ao tornar o hbito onipotente e seus efeitos hereditrios, adaptou o fueguino ao clima e aos produtos deste pas miservel.

Estavam lanadas as bases no s do evolucionismo, mas tambm do moderno pensamento ecolgico-cultural.

21

Entrando no sculo XX, Claude Levi-Strauss lana, como resultado de suas pesquisas entre os indgenas brasileiros, Tristes trpicos (1955), onde apresenta as bases do pensamento estruturalista: Nenhuma sociedade perfeita... nenhuma sociedade fundamentalmente boa: nem, tambm absolutamente m. Todas oferecem certas vantagens aos seus membros. Na dcada de 70, Marshal Sahlins traz uma nova perspectiva sobre o modo de vida caador-coletor, a quem chama de A primeira sociedade da afluncia (1978), aquela em que todas as vontades materiais das pessoas so facilmente satisfeitas. Entre os diversos povos por ele analisados, mais uma vez, esto indgenas americanos. Os exemplos seriam interminveis, pois toda essa herana cultural, mesmo que no percebamos, se manifesta nos hbitos mais simples de nossos povos. Evidentemente, romper estas barreiras, implementar estas mudanas de pensamento, ser algo lento, embora j tenhamos nos demorado muito. Algumas atitudes porm, exigem um posio imediata. Por exemplo, no podemos mais perpetuar os termos "baixas", "mdias" e mesmo "altas" culturas. Tais termos s tm sentido, se que tm algum, se compararmos as sociedades do ponto de vista da tecnologia e da monumentalidade. Em termos de organizao social, estrutura religiosa, estratgias de adaptao, etc., no existem "baixas", "mdias", nem "altas" culturas, mas apenas e to somente culturas. Desta forma, o mnimo que devemos fazer adotar a j antiga classificao antropolgica - bandos, tribos, chefias e estados -, muito mais lgica por que baseada na estrutura das sociedades. Isto porm, tem que ser apenas o comeo. Este sculo no pode ser igual aos que passaram e o desafio muito maior: reconhecer o lugar desta cultura e deste passado na nossa histria, assumi-lo e com ele comprometer-se. No por solidariedade, mas por que ele digno, embora tremendamente aviltado. preciso, sobretudo, despirmo-nos de qualquer preconceito e procurar entender a historicidade destas sociedades, com todas as suas diferenas e idiossincrasias, reconhecendo seu direito histria, agindo como prope Daniel Munduruku, um representante moderno destas sociedades:

22

Se algum quiser compreender minha cultura, comece a ler nossas histrias, comece a sintonizar com os nossos heris, comece a vivenciar nossa poesia! (MUNDURUKU, 2002: 40).

Bibliografia

CARVALHO, Eliana T. (ed.). A pesquisa do passado: arqueologia no Brasil. Boletim do Instituto de Arqueologia Brasileira. Rio de janeiro, IAB, 1987, n 3, Srie Catlogos. CLASTRES, Pierre. Arqueologia da violncia: a guerra nas sociedades primitivas. In: CLASTRES, P. et alii. Guerra, religio e poder. Lisboa, Edies 70, 1980, p. 947. COLLINGWOOD, R.G. A idia de histria. Lisboa: Presena, s.d CUYLER YOUNG Jr., T. Desde Herdoto, a Histria tem sido um conceito vlido? American Antiquity 53 (1), 1988, 7-12. Trad.: I. Wst. DANIEL, Glyn. El concepto de prehistoria. Barcelona, Editorial Labor, 1968. DIAS Jr., Ondemar. A questo das origens, da continuidade e da mudana na prhistria. Clio - Revista do Mestrado em Histria. Recife, Universidade Federal de Pernambuco, 1992, v.1, n8: 153-169. ELIADE, Mircea. O mito do eterno retorno. Lisboa, Edies 70, 1985. GUINZBURG, Carlo. A micro-histria e outros ensaios. Lisboa-Rio de Janeiro, DIFEL-Bertrand Brasil, 1991. LEROI-GOURHAN, Andr. Os caminhos da histria antes da escrita. In: LE GOFF, J. e NORA, P. (dir.). Histria: novos problemas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976, pg. 89-98. LIZOT, Jacques. Populao, recursos e guerra entre os yanomami - Crtica da antropologia ecolgica. In: CLASTRES, P. et alii - Guerra, religio e poder. Lisboa, Edies 70, 1980, 161-197. MOBERG, Axel. Introduo arqueologia. Lisboa, Edies 70, 1981. MONIOT, Henri. A histria dos povos sem histria. In: LE GOFF, J. e NORRA, P. (dir). Histria: novos problemas. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1976, p. 99122. MUNDURUKU, Daniel. Histrias de ndio. So Paulo, Companhia das Letrinhas, 2002. SAHLINS, Marshall. A primeira sociedade da afluncia. In: CARVALHO, E.A. (org.). Antropologia Econmica. Rio de Janeiro, Cincias Humanas, 1978, 7-44. SAHLINS, Marshall. Ilhas de histria. Rio de Janeiro, Zahar, 1994.

23

SCHNAPP, Alain. A arqueologia. In: LE GOFF, Jacques e NORA, Pierre (dir.). Histria: novas abordagens. Rio de Janeiro, Francisco Alves, 1988, p. 1-20. SEDA, Paulo. Continuidade e mudana na Serra do Cabral, Minas Gerais: a questo do tempo nas sociedades primitivas. Fronteiras Revista de Histria da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, MS, 2001, v. 3, n. 6, p. 51-78. SEDA, Paulo. Uma histria com muito mais de 500 anos: um breve panorama do povoamento pr-colonial do Rio de Janeiro. Anais do Museu Histrico Nacional, Rio de Janeiro, 2003, v. 35, p. 15-44. STRIG, Hans Joachim. A aventura das lnguas. So Paulo, Melhoramentos, 1990. WATSON, P.J.; LeBLANC, S. e REDMAN, C.L. El mtodo cientfico en arqueologia. Madrid, Alianza Editorial, 1981.

24

Anda mungkin juga menyukai