Anda di halaman 1dari 2

Neurnios e Neurotransmissores Toda atividade cerebral se d atravs da atividade dos neurnios.

O neurnio a clula que compe o Sistema Nervoso, portanto, tambm chamada de Clula Nervosa e a atividade neuronal representa a comunicao entre os neurnios. A Clula Nervosa composta de um corpo celular e de finos prolongamentos denominados dendritos, mais curtos e juntos ao corpo celular e axnios, bem mais compridos. Os dendritos so prolongamentos geralmente muito ramificados e que atuam como receptores de estmulos, funcionando como "antenas" para o neurnio. Os axnios so prolongamentos longos que atuam como condutores dos impulsos nervosos. Todos os axnios terminam em ramificaes chamadas botes terminais. O terminal do axnio o local onde seu neurnio entra em contato com outros neurnios e/ou outras clulas (msculares, etc) para transmitir o impulso nervoso. Os corpos celulares dos neurnios so geralmente encontrados em determinadas reas do Sistema Nervoso Central (SNC) e nos gnglios nervosos, localizados prximo da coluna vertebral. Os axnios so bastante longos e em feixes formam os nervos, que constituem o Sistema Nervoso Perifrico (SNP). A forma de comunicao entre os neurnios se faz por mediadores qumicos e por estmulos eltricos. Os mediadores qumicos so denominados neurotransmissores. Os neurotransmissores so sintetizados pelos prprios neurnios e armazenados dentro de vesculas. Essas vesculas concentram-se no terminal axnico e quando os impulsos nervosos chegam a esses terminais os neurotransmissores so liberados. A membrana do terminal que libera os neurotransmissores denomina-se membrana pr-sinptica e a que capta esses neurotransmissores no outro neurnio chama-se membrana pssinaptica. A regio onde um neurnio entra em contacto com outro para a passagem do impulso nervoso chama-se sinapse. O contato fsico entre os neurnios atravs da sinapse no existe realmente, pois as estruturas esto prximas mas no se toca (espao virtual) chamado de fenda sinptica. Os axnios costumam ter muitas ramificaes e cada uma delas forma uma sinapse com outros dendritos ou corpos celulares. Estas ramificaes so chamadas coletivamente dervore terminal.

O axnio est envolvido por uma bainha de mielina que composta de um tipo de gordura, juntamente com uma protena bsica chamada mielina, a qual atua como isolante trmico e facilita a transmisso do impulso nervoso.

Nas sinapses, a transmisso do impulso nervoso de um neurnio para outro se d s custas de substncias chamadas neurotransmissores. Os neurotransmissores so sintetizados pelos prprios neurnios e armazenados dentro de vesculas. Essas vesculas se concentram no terminal do axnio e quando os impulsos nervosos eltricos chegam a esses terminais os neurotransmissores so liberados, como se fossem cuspidos na fenda sinptica. Assim que a membrana pr-sinptica libera os neurotransmissores para a para a fenda sinptica e, uma vez a liberados, os neurotransmissores se difundem at a membrana ps-sinptica e ligam-se, reversivelmente, aos neuroreceptores, os quais promovem eventos eltricos.

Entre os neurnios h um espao em torno de 100-500A chamado fenda sinptica. A interao dos neurotransmissores com a membrana ps-sinaptica realizada por meio de receptores proticos altamente especficos.

A comunicao eltrica entre neurnios dispensa mediadores qumicos e se d atravs da passagem direta de ons por meio das junes abertas (gap junctions). Os canais inicos ficam acoplados e formas unidades funcionais denominadas conexinas. A transmisso da informao muito rpida atravs da eletricidade, porm ela no to verstil quanto a neurotransmisso por neurotransmissores. Depois da maturidade do Sistema Nervoso Central preominam as neurotransmisses qumicas. Esses conhecimentos foram fundamentais para a pesquisa de produtos capazes de agir em transtornos psiquitricos. Os antidepressivos, por exemplo, agem principalmente junto aos neurotransmissores serotonina, noradrenalina e dopamina.

Anda mungkin juga menyukai