Anda di halaman 1dari 18

MANUAL DE REFORMA SEO OITO

VULCANIZAO

8.1

TEORIA
O Processo de Vulcanizao que ocorre na reconstruo do pneu o pice de todos os esforos feitos no pneu durante todas as operaes precedentes. A menos que a vulcanizao seja feita de acordo com as instrues e especificaes, mesmo o trabalho do melhor dos operadores e todo o material usado ser desperdiado. No processo de reconstruo a frio (pr-moldado), a ligao incurada (no vulcanizada) estar localizada entre o Anel pr-moldado e a superfcie raspada da carcaa, isto proporcionar, em conjunto com o ciclo de vulcanizao, o ambiente adequado para juno dos dois componentes j vulcanizados. VULCANIZAO A Vulcanizao pode ser descrita com uma troca das propriedades fsicas da borracha de um estado predominantemente plstico para um estado predominantemente elstico atravs de temperatura, presso e tempo. A Borracha de Ligao em estado incurado tem uma falta de rigidez (mdulo) e ir se esticar facilmente (baixa fora de tenso e alto alongamento). macia e plstica quando aquecida e tem aderncia todas estas propriedades so essenciais para facilitar o processamento Para a reconstruo do pneu, em funo da necessidade de promover um bom servio e performance a reao qumica deve acontecer durante o ciclo de vulcanizao de forma a trocar as propriedades fsicas do composto da borracha de ligao para o oposto exato daquele do estado incurado. Mxima fora de tenso e assim, elasticidade, com altos mdulos no estado ps-vulcanizao para obter mxima fora de adeso e boa performance em servio. Para que a reao qumica requerida acontea com a borracha de ligao, o pneu, montado e envelopado, deve ser submetido a trs importantes parmetros dentro da autoclave: 1. Tempo. 2. Temperatura. 3. Presso.

Os parmetros de Tempo, Temperatura e Presso so calculados para se obter uma TIMA VULCANIZAO dentro do seu ciclo. tima Vulcanizao usualmente o tempo requerido em minutos para se obter 90% da mxima fora de tenso (T90). O processo de vulcanizao segue diretamente aps os procedimentos de envelopamento e pre-vcuo descritos anteriormente. A capacidade de Vulcanizao em termos de nmeros e tamanhos de autoclaves e o tempo de vulcanizao, controlam diretamente a capacidade de produo de uma indstria de reconstruo. O processo de vulcanizao para o sistema RingTread realizado dentro da Autoclave que em termos mais simples poderia ser chamada de cmara de presso, que aquecida internamente por vapor ou eletricidade. Um ventilador eltrico interno assegura a circulao do ar, promovendo a hemogenizao da temperatura em todos os pontos no interior da autoclave. As Autoclaves variam em dimetro e comprimento conseqentemente em capacidade. Em geral as autoclaves para reconstruo de pneus de caminhes seguem um padro em termos de dimetro, mas variam consideravelmente em termos de comprimento e desta forma em capacidade de produo. Os mtodos especificados para aquecimento de Autoclave para o sistema RingTread so: 1. 2. Elementos de aquecimento Eltricos. Vapor Indireto.

8.2

INSTRUES DE OPERAO

8.2.1 CARREGANDO A AUTOCLAVE a) Antes de carregar, a autoclave poder ser pr-aquecida para a primeira vulcanizao Um tempo mnimo para alcanar a temperatura ideal de vulcanizao deve ser observado, que somado ao tempo do ciclo, formar o tempo total da vulcanizao. Isto s poder ser confirmado com um teste de termopar. b) O procedimento inicia com os pneus envelopados sendo suspensos no trilho da autoclave vindo da monovia de carregamento e conectados aos engates de vcuo, da autoclave, conforme descrito previamente nos procedimentos de pre-vcuo. c) O nmero de pneus envelopados esperando o carregamento dever representar o mximo da capacidade da autoclave, quando possvel, de forma a maximizar a produtividade e a eficincia da produo. d) Os Pneus envelopados devem estar colocados na monovia de carregamento em ordem decrescente de tamanho, ento conseqentemente, eles sero carregados na autoclave primeiro os maiores e depois os menores. e) Seguindo o pr-aquecimento (no caso de primeira vulcanizao do dia) ou depois de uma vulcanizao, somente abra a porta da autoclave quando toda a presso residual tiver sado. f) Ligue a bomba de vcuo da autoclave e faa as manobras necessrias para manter os pneus na condio de pre-vcuo. O valor do vcuo recomendado de 0,6 a 0,8 bar. g) Abaixe o trilho que liga a monovia para a posio correta. Desconecte a mangueira de vcuo da monovia de carregamento da vlvula do envelope do primeiro pneu e coloque na ltima posio dentro da autoclave.Conecte a mangueira flexvel de vcuo na posio um dentro da autoclave e abra a vlvula de vcuo da autoclave tambm na posio um. Uma vez que o mximo de vcuo tenha sido estabelecido na posio um, feche a vlvula de trs vias e procure por qualquer perda de vcuo. Se no estiver ocorrendo perda de vcuo, reabra a vlvula de vcuo e deixe-a na posio aberta. h) Carregue cada pneu subsequente repetindo o procedimento conforme descrito para o primeiro pneu at o ltimo pneu ser carregado.

NOTA:

Os Pneus devem ser carregados na autoclave em ordem descendente de dimetro. Pneus com maior dimetro so carregados primeiro seguidos pelos pneus de menor dimetro para minimizar possveis interrupes no fluxo de ar e desta maneira minimizar possveis diferenciais de temperatura dentro da autoclave.

i) Tenha absoluta certeza de que somente as vlvulas de vcuo nas posies onde os pneus estejam presentes estejam abertas e que nas posies vazias (sem pneus), as vlvulas estejam fechadas. A razo para carregamentos consecutivos e um certo padro para abertura da vlvula de vcuo para se ter certeza que as vlvulas apropriadas esto abertas ou fechadas sem erro. Para minimizar o risco de erro prefervel ter dois operadores envolvidos no carregamento da autoclave, checando a posio/modo da vlvula de vcuo em relao posio do pneu. Desta forma teremos um procedimento de dupla checagem minimizando ento as chances de erros e (ou) enganos. j) Quando o ltimo pneu for carregado dentro da autoclave e o vcuo checado, a porta da autoclave poder ento ser fechada e travada. NOTA: No caso de Sistema de Carregamento Automtico (Cartucho) todos os pneus so suspenso de um nico carregamento mvel (cartucho) e as mangueiras de vcuo so conectadas em um sistema de vcuo comum. Para carregar a autoclave, o cartucho completo, movimentado para dentro da autoclave e uma simples presso faz o acoplamento das conexes de vcuo existente na autoclave. Com este sistema existem dois cartuchos que so intercambiveis com um pequeno motor que permite carregar e descarregar em uma nica operao.

8.2.2 INICIANDO O CICLO DE VULCANIZAO

a) Ajuste o relgio do tempo de processo para o tempo correto de vulcanizao e assegure-se que o termo-regulador esteja ajustado para a temperatura correta de vulcanizao (tima). b) Assegure que a entrada de suprimento de ar esteja ajustada para a presso especificada da autoclave. c) Se o Sistema da terceira presso estiver selecionado assegure-se que o seletor esteja na posio ligado. d) Uma vez satisfeitos todos os parmetros e requerimentos conforme especificado, o ciclo de vulcanizao poder ser iniciado pressionando o boto de incio de ciclo. e) Iniciando o incio do ciclo de vulcanizao a presso interna e a temperatura da autoclave iro subir progressivamente. f) No momento apropriado, a linha de vcuo da autoclave ir fechar e a linha de entrada da terceira presso ir se abrir, injetando ar automaticamente dentro dos envelopes. O diferencial de presso entre a autoclave e o envelope dever ser de 1 a 2 bares. NOTA: O propsito do Sistema da terceira presso o de prevenir distores da banda de rodagem que ocorreria atravs de uma presso diferente exercida pelo envelope externo atravs do perfil da banda, resultando ento em movimentos da banda de rodagem e migraes da borracha de ligao durante o processo de vulcanizao.Ver Foto 0001.

g) A autoclave dever ser monitorada de perto nos primeiros estgios da vulcanizao especialmente at que a presso interna tenha sido obtida. Este o estgio mais crtico quando furos ou m vedao entre o envelope externo e interno podem comear a aparecer. h) Se o vazamento do envelope estiver significante e presente sob presso total de trabalho, primeiramente a(s) posio(es) do(s) pneu(s

SE O SISTEMA ESTIVER SOB VCUO Inicie na posio 1 fechando temporariamente sua vlvula (cerca de 10 segundos) e se o vcuo cair rapidamente ento o vazamento no envelope significante e deve ser consertado. Se o vcuo somente cair de forma devagar, ento o vazamento negligencivel e a bomba de vcuo ir suprir sem problemas. Retorne a vlvula, para a posio de vcuo rapidamente e verifique todas as posies , uma a uma.

SE O SISTEMA ESTIVER SOB PRESSO Iniciando na posio 1 feche a vlvula de comunicao com o sistema de terceira presso e abra a que solta o ar para a atmosfera. Depois do jato inicial de ar faa uma avaliao do vazamento Se o vazamento extremamente pequeno ento no ser significante, pois o sistema da terceira presso ira compensar a perda. Retorne as vlvulas para suas posies e proceda a mesma verificao em cada pneu , um a um. Entretanto se o vazamento for mais pronunciado e constante dever ser retificado (consertado). NOTA: Tambm se o vazamento for significante o conduite da vlvula no envelope ficar quente.

i) Nestes primeiros estgios, antes de atingir a presso mxima de trabalho (6 bar), a autoclave pode ser esvaziada, os pneus removidos e a fonte do vazamento determinada e reparada, depois recarrega-se novamente a autoclave e reinicia-se o ciclo de vulcanizao. Entretanto se um vazamento significativo for detectado em um estgio crtico de vulcanizao, a autoclave no poder ser esvaziada (despressurizada), pois isto poder resultar em porosidade na borracha de ligao de todos os pneus. No caso do vazamento ser grande e possa vir a afetar o diferencial de presso, a posio dever ser identificada e isolada do sistema, fechando a vlvula de comunicao com a terceira presso e abrindo a de sada para a atmosfera.

Esta opo poder salvar o pneu que estiver vazando, talvez com um re-processo, mas permite, com segurana, a concluso do ciclo de vulcanizao do resto dos pneus na autoclave. j) Faa verificaes regulares da temperatura, presso, terceira presso e vazamentos de envelopes durante todo o ciclo de vulcanizao. k) Se a autoclave possuir sistema de registro de ciclo assegure-se que o gravador, esteja monitorando a temperatura presso e a terceira presso. Tenha certeza que os pneus esto corretamente relacionados ao ciclo de vulcanizao l) Terminado o ciclo de vulcanizao, o sistema de controle da autoclave dever desligar o aquecimento e despressurizar a autoclave, pneus e terceira presso m) Quando a presso interna da autoclave chegar a zero a trava de segurana ir permitir a abertura da porta. n) Abra a vlvula de despressurizaro manual para ter certeza que no existe presso residual remanescente antes de abrir a porta. o) Abra a porta da autoclave devagar e quando totalmente aberta coloque o trilho de interligao da monovia no lugar. Com isto a mquina estar pronta para descarregar/ recarregar. 8.2.3 DESCARREGANDO A AUTOCLAVE a) Desconecte a mangueira de vcuo da autoclave da vlvula do envelope do primeiro pneu e remova o pneu da autoclave puxando o pneu e o gancho juntos para a monovia de descarregamento. b) Repita o mesmo procedimento desconectando e removendo cada pneu por sua vez at que todos os pneus sejam removidos da autoclave e transferidos para o lado de descarregamento da monovia. 8.2.4 RE-CARREGANDO A AUTOCLAVE Neste ponto e depois de remover os pneus vulcanizados da monovia, a autoclave dever ser recarregada com os prximos pneus a serem vulcanizados e j com o procedimento de pr-vcuo adotado.

8.2.5 REMOVENDO OS PNEUS VULCANIZADOS DA MONOVIA E RETIRANDO OS ENVELOPES (REMOVENDO OS ENVELOPES INTERNOS E EXTERNOS) a) Com ateno coloque cada pneu na envelopadeira tendo cuidado para no danificar o envelope interno nas bordas da envelopadeira. NOTA: Algumas monovias tm um sistema de descarregamento que abaixam o pneu e o gancho juntos para o nvel do cho, isto elimina a necessidade do operador de levantar o pneu do gancho. Outros permitem a desmontagem do conjunto na prpria monovia.

b) Tanto o envelope interno e o externo podem ser removidos facilmente com as mos, seguindo os procedimentos abaixo: c) Remova o envelope interno puxando as abas ou camisas para baixo em direo ao centro do pneu e puxe sempre para fora do pneu. O envelope interno sair facilmente e normalmente com um simples puxo. d) Para remover o envelope externo coloque o pneu verticalmente em frente a voc, com ambas as mos, segure a borda da aba do envelope externo e puxe para cima e para fora do pneu em sua direo. Use uma das mos para prevenir que o envelope no retorne posio original e com a outra mo puxe outro pedao em sua direo. e) Faa isto progressivamente at o envelope poder ser retirado por todo o dimetro do pneu e removido. f) Guarde os envelopes, interno e externo, imediatamente em posio plana para evitar que eles percam sua forma enquanto estiverem quentes. g) Entretanto, se preferir o envelope externo pode ser removido usando a envelopadeira, neste caso o envelope interno deve ser removido primeiro com as mos, depois de montar o pneu na mquina de envelope. h) Uma vez que o pneu esteja depositado na mquina de envelope, introduza os braos e ganchos embaixo da parte de dentro da aba do envelope externo. i) Acione o expansor de abertura dos braos para permitir a remoo do pneu vulcanizado da envelopadeira.

j) Aps retirar o pneu, retorne os braos para a posio original, remova o envelope externo e guarde em posio plana, de forma a evitar deformaes, uma vez que o envelope esta quente. k) Remova a almofada dreno cuidando para que os grampos no fiquem em locais que possam provocar perfurao nos envelopes. l) Remova o polipropileno (polifilme) e descarte-o. m) Enquanto o pneu estiver quente o operador da autoclave dever fazer uma inspeo preliminar para determinar se existe qualquer defeito bvio de ps-vulcanizao. Separao de banda de rodagem Separao do liner Separao de reparos Separaes nas laterais Separao nas primeiras lonas Separao de talo Sinais evidentes de sub-vulcanizao. n) Qualquer defeito de ps-vulcanizao deve ser marcado e comunicado para o inspetor final, antes dos procedimentos de inspeo final. o) O grfico do registrador se for o caso, deve ser examinado e assinado pelo responsvel pelo setor aps cada ciclo completo de vulcanizao. O Ciclo de Vulcanizao est agora completo.

8.3

DESENHOS E FOTOS

VULCANIZAO

LISTA DAS FOTOS

0001

PHOTO 0001

8.4

TABELAS DE DADOS

VULCANIZAO
CONTEUDO DA LISTA

VULCANIZAO EM AUTOCLAVE, TEMPO DO CICLO VS TEMPERATURA CRG 1 LISTA DAS AUTOCLAVES MARANGONI CRG 2

VULCANIZAO, TEMPO DO CICLO VS TEMPERATURA CRG 1

Temperatura Autoclave Ligao Especial. Tempo do ciclo Ligao Extra. Tempo do ciclo

98C no 230 min.

105C no 180 min.

110C no 170 min.

115C 210 min. 145 min.

120C 160 min. 115 min.

125C 120 min. 100 min.

NB. ESTES TEMPOS SO PARA BANDAS DE NO MXIMO 22 mm.

LISTA DAS AUTOCLAVES MARANGONI CRG 2


Marangoni RTS Convertor Marangoni RTS Multiconvertor 2 posies. 4 posies.

As autoclaves de grande capacidade variam entre 06 e 25 posies. A srie VULCTYRE da Marangoni a seguinte: BE/BV 8 posies BE/BV 15 posies BE/BV 22 posies BE/BV 24 posies BE/BV 28 posies

8.5 - SNTESE E DIFERENAS DO SISTEMA RINGTREAD.


O controle do ciclo de vulcanizao da Marangoni combinado com o sistema de duplo envelope, pre-vcuo e o sistema de terceira presso proporcionam uma integridade sem paralelos nas reconstrues atravs do sistema RingTread, criando vantagens distintas sobre todo os outros concorrentes. Algumas das vantagens sobre os outros tipos de vulcanizao so as seguintes: 1. Vulcanizao uniforme em toda a circunferncia sem distores do desenho da banda de rodagem. NOTA: Alguns sistemas no podem eliminar a migrao da borracha de ligao e conseqentemente as distores dos desenhos da banda de rodagem.

2. A temperatura de vulcanizao com o sistema Marangoni Ringtread so flexveis de acordo com a necessidade do cliente podendo variar de 98C a 125C. 3. O controle de vulcanizao, incluindo a troca do vcuo para terceira presso totalmente automtico, desta forma no necessitam da interveno do operador.

8.6
1.

PARA SER EVITADO


Use somente materiais de reconstruo da Marangoni para assegurar a completa compatibilidade com o processo de vulcanizao. Aplique e respeite as especificaes e procedimentos recomendados pela Marangoni para aplicao e uso dos materiais. Respeite os parmetros do ciclo de vulcanizao autorizado pela Marangoni com relao temperatura, presso e tempo. Faa regularmente a verificao da temperatura atravs do termopar, para assegurar que no existe distoro em termos de eficincia de temperatura ou mesmo de circulao de ar dentro da autoclave. Calibre as vlvulas termoreguladoras, de presso e de vcuo pelo menos a cada seis meses. No faa supervulcanizao:- Quando o ciclo de vulcanizao estiver completo, descarregue a autoclave. NB Em nenhuma circunstncia deixe a ltima rodada da autoclave durante a noite a menos que a porta esteja aberta Isto ir prejudicar tanto a carcaa quanto o processo (fica calor residual e falta presso).

2. 3. 4.

5.
6.

7.

NO FAA subvulcanizao. No reduza o tempo recomendado pela Marangoni principalmente para desenhos de trao e (ou) em ambientes mais frios. NO descarregue a autoclave para consertar vazamentos de envelopes aps o estgio crtico do ciclo de vulcanizao Isto ir resultar em porosidades e separaes da banda de rodagem.

8.

Sempre carregue os pneus na autoclave em seqncia maiores primeiro menores por ltimo. Assegure-se que os ganchos com o peso do pneu esto dando uma boa concentricidade nos tales e proporcionando uma boa circulao de ar dentro da autoclave.

9.

Use almofadas de dreno de boa qualidade com 2 lonas de tecidos e troque com regularidade.

10. 11.

Use polifilme ou envelope autolubrificante. Use vlvulas de engate rpido sem retorno e cheque cada unidade para manter o vcuo quando desconectado. Use tambm mangueiras de vcuo com engates rpidos para checar as vlvulas quando na monovia para pr-vcuo.

12. 13. 14. 15.

Faa o pre-vcuo em todos os pneus na monovia de pelo menos 0,6 bar e verifique qualquer vazamento nos envelopes antes de carregar a autoclave. Carregue os pneus na autoclave um por um e verifique novamente a integridade do vcuo, individualmente. Quando se iniciar o ciclo de vulcanizao, verifique se houve a troca do vcuo para terceira presso Faa verificaes regulares durante o ciclo de vulcanizao, checando temperatura, presso, terceira presso e vazamentos de envelopes. Descarregue os pneus da autoclave assim que completar o ciclo de vulcanizao e que a presso interna tenha sido exaurida.

Anda mungkin juga menyukai