Anda di halaman 1dari 17

13/09/2012

PROFESSORA GRAZY SOUZA

TEXTO

As questes de nmeros 1 a 7 referem-se ao texto abaixo.

No h dvida de que o preconceito contra a mulher forte no Brasil e que cabe ao poder pblico tomar medidas para reduzi-lo. Pergunto-me, porm, se faz sentido esperar uma situao de total isonomia entre os gneros, como parecem querer os discursos dos polticos. Nos anos 60 e 70, acreditava-se que as diferenas de comportamento entre os sexos eram fruto de educao ou de discriminao. Quando isso fosse resolvido, surgiria o equilbrio. No foi, porm, o que ocorreu, como mostra Susan Pinker, em "The Sexual Paradox". Para ela, no se pode mais negar que h

13/09/2012

diferenas biolgicas entre machos e fmeas. Elas se materializam estatisticamente (e no deterministicamente) em gostos e aptides e, portanto, na opo por profisses e regimes de trabalho. Embora no tenham sido detectadas, por exemplo, diferenas cognitivas que as tornem piores em cincias e matemtica, mulheres, quando podem, preferem abraar profisses que lidem com pessoas (em oposio a objetos e sistemas). Hoje, nos Estados Unidos, elas dominam a medicina e permanecem minoritrias na engenharia. Em pases hiperdesenvolvidos, como Sucia e Dinamarca, onde elas gozam de maior liberdade de escolha, a proporo de engenheiras menor do que na Turquia ou na Bulgria, naes em que elas s vezes so

obrigadas a exercer ofcios que no os de seus sonhos. S quem chegou perto do 50-50 foi a URSS, e isso porque ali eram as profisses que escolhiam as pessoas, e no o contrrio. Mulheres tambm no se prendem tanto carreira. Trocam um posto de comando para ficar mais tempo com a famlia. Assim sacrificam trajetrias promissoras em favor de horrios flexveis. esse desejo, mais que a discriminao, que explica a persistente diferena salarial entre os gneros em naes desenvolvidas. Para Pinker, as mulheres seriam mais felizes se reconhecessem as diferenas biolgicas e no perseguissem tanto uma isonomia impossvel.
(Hlio Schwartsman. Folha de S. Paulo, A2 opinio, 10 de maro de 2012)

QUESTO 01
Fica evidente no texto que o autor: (A) discorda de Susan Pinker, ao considerar que, no s em pases subdesenvolvidos como tambm nos mais ricos, persistem as diferenas salariais entre homens e mulheres. (B) considera as diferenas biolgicas entre homens e mulheres como razo suficiente que explica a inabilidade feminina para os estudos cientficos e os clculos matemticos.

13/09/2012

(C) aceita as afirmativas de Susan Pinker de que diferenas biolgicas dificultam o equilbrio entre os sexos em relao escolha das profisses e dos regimes de trabalho. (D) demonstra a necessidade de atuao dos governos de todo o mundo no sentido de propiciar a igualdade de gneros quanto escolha e ao exerccio das profisses. (E) defende a busca do equilbrio entre homens e mulheres na escolha das diferentes profisses, necessrio para um desenvolvimento equitativo de todas as naes.

QUESTO 02
No 4 pargrafo, evidencia-se (A) indicao das razes, muitas vezes de cunho poltico, que explicam a presena de menor nmero de mulheres em determinadas profisses. (B) proposta de possveis mudanas quanto opo feminina por determinadas profisses em alguns dos pases mais desenvolvidos.

(C) preferncia por certas atividades determinada por fatores educacionais, que acabam diferenciando o desempenho, seja o de homens, seja o de mulheres. (D) direcionamento das mulheres para algumas carreiras em pases onde no h liberdade pessoal para escolher a atividade profissional desejada. (E) ressalva hiptese inicial de que se mantm o preconceito contra mulheres no mercado de trabalho em diferentes pases.

13/09/2012

QUESTO 03
Quando isso fosse resolvido ... (2 pargrafo) O pronome grifado acima substitui corretamente, considerando-se o contexto, (A) as diferenas de comportamento entre homens e mulheres. (B) os problemas referentes educao e discriminao contra mulheres.

(C) as medidas governamentais para reduzir o preconceito contra as mulheres. (D) o equilbrio entre os sexos a partir das opes por profisses e regimes de trabalho. (E) o clculo estatstico quanto s preferncias femininas por determinadas profisses.

QUESTO 04
4. Considere as afirmativas seguintes a respeito do emprego de sinais de pontuao no texto. I. ... preferem abraar profisses que lidem com pessoas (em oposio a objetos e sistemas). Os parnteses podem ser retirados da frase, sem alterao do sentido original, se for colocada uma vrgula aps pessoas. II. ... naes em que elas s vezes so obrigadas a exercer ofcios que no os de seus sonhos. A frase permanecer correta caso se coloque uma vrgula entre a palavra que e o segmento no os de seus sonhos.

13/09/2012

III. Em pases hiperdesenvolvidos, como Sucia e Dinamarca, onde elas gozam ... A vrgula que separa a expresso inicial poder ser corretamente substituda por dois-pontos, para introduzir o segmento como Sucia e Dinamarca. Est correto o que consta em (A) I, apenas. (B) (B) I e II, apenas. (C) I e III, apenas. (D) II e III, apenas. (E) I, II e III.

QUESTO 05
Nos anos 60 e 70, acreditava-se que as diferenas de comportamento entre os sexos ... O verbo flexionado nos mesmos tempo e modo em que se encontra o grifado acima est em: (A) ... e que cabe ao poder pblico ... (B) (B) Elas se materializam estatisticamente ... (C) ... que as tornem piores em cincias e matemtica ... (D) ... que escolhiam as pessoas ... (E) ... que explica a persistente diferena salarial entre os gneros ...

QUESTO 06
... onde elas gozam de maior liberdade de escolha ... A mesma relao entre verbo e complemento, grifados acima, est em: (A) ... que as diferenas de comportamento entre os sexos eram fruto de educao ou de discriminao. (B) ... que h diferenas biolgicas entre machos e fmeas. (C) ... que lidem com pessoas ... (D) ... e permanecem minoritrias na engenharia. (E) ... as mulheres seriam mais felizes ...

13/09/2012

QUESTO 07
A concordncia verbal e nominal est inteiramente correta em: (A) Em alguns estudos comprovou-se as mesmas habilidades cognitivas entre homens e mulheres, que, tambm evidente,prefere trabalhar em atividades voltadas para pessoas e no para objetos. (B) A participao de homens e mulheres nas reas da medicina e da engenharia se mostram estatisticamente bem diferenciadas, mesmo em pases onde h liberdade de escolha da profisso desejada.

(C) As diferenas biolgicas entre homens e mulheres, comprovado em pesquisas, no se revelou na capacidade cognitiva, aspecto em que as mulheres apresentam o mesmo desempenho dos homens. (D) Atitudes preconceituosas, ainda que proibido, permanece em relao ao desempenho feminino em alguns setores, como aqueles que se volta para a cincia e para a matemtica. (E) Pesquisadores concluram que existem, evidentemente, diferenas na constituio biolgica de homens e de mulheres, o que determina o rumo de suas decises quanto escolha da profisso.

Inovar recriar de modo a agregar valor e incrementar a eficincia, a produtividade e a competitividade nos processos gerenciais e nos produtos e servios das organizaes. Ou seja, o fermento do crescimento econmico e social de um pas. Para isso, preciso criatividade, capacidade de inventar e coragem para sair dos esquemas tradicionais. Inovador o indivduo que procura respostas originais e pertinentes em situaes com as quais ele se defronta. preciso uma atitude de abertura para as coisas novas, pois a novidade catastrfica para os mais cticos. Pode-se dizer que o caminho da inovao um percurso de difcil travessia para a maioria das instituies. Inovar significa transformar os pontos frgeis de um

13/09/2012

empreendimento em uma realidade duradoura e lucrativa. A inovao estimula a comercializao de produtos ou servios e tambm permite avanos importantes para toda a sociedade. Porm, a inovao verdadeira somente quando est fundamentada no conhecimento. A capacidade de inovao depende da pesquisa, da gerao de conhecimento. necessrio investir em pesquisa para devolver resultados satisfatrios sociedade. No entanto, os resultados desse tipo de investimento no so necessariamente recursos financeiros ou valores econmicos, podem ser tambm a qualidade de vida com justia social.
Lus Afonso Bermdez. O fermento tecnolgico. In: Darcy. Revista de jornalismo cientfico e cultural da Universidade de Braslia, novembro e dezembro de 2009, p. 37 (com adaptaes).

Considerando a organizao das ideias e estruturas lingusticas do texto, julgue os seguintes itens.

QUESTO 08
Na linha 19, o emprego do adjetivo necessrio, no masculino, estabelece a concordncia com a orao que a ele se segue; por isso, a retirada de investir em manteria a coerncia textual, mas exigiria a concordncia de necessrio com pesquisa.

QUESTO 09
Subentende-se da argumentao do texto que o pronome demonstrativo, no trecho desse tipo de investimento (R.20-21), refere-se ideia de fermento do crescimento econmico e social de um pas (R.4).

QUESTO 10
A forma verbal (R.4) est flexionada no singular porque, na orao em que ocorre, subentende-se Inovar (R.1) como sujeito.

13/09/2012

QUESTO 11
Na linha 8, o segmento as quais remete a situaes e, por isso, admite a substituio pelo pronome que; no entanto, nesse contexto, tal substituio provocaria ambiguidade.

QUESTO 12
O perodo sinttico iniciado por Inovar significa (R.12) estabelece, com o perodo anterior, relao semntica que admite ser explicitada pela expresso Por conseguinte, escrevendo-se: Por conseguinte, inovar significa (...).

Ns, seres humanos, somos seres sociais: vivemos nosso cotidiano em contnua imbricao com o ser de outros. Isso, em geral, admitimos sem reservas. Ao mesmo tempo, seres humanos, somos indivduos: vivemos nosso ser cotidiano como um contnuo devir de experincias individuais intransferveis. Isso admitimos como algo indubitvel. Ser social e ser individual parecem condies contraditrias da existncia. De fato, boa parte da histria poltica, econmica e cultural da humanidade, particularmente durante os ltimos duzentos anos no ocidente, tem a ver com esse dilema. Assim, distintas teorias polticas e econmicas, fundadas em diferentes ideologias do humano, enfatizam um aspecto ou outro dessa dualidade, seja

reclamando uma subordinao dos interesses individuais aos interesses sociais, ou, ao contrrio, afastando o ser humano da unidade de sua experincia cotidiana. Alm disso, cada uma das ideologias em que se fundamentam essas teorias polticas e econmicas constitui uma viso dos fenmenos sociais e individuais que pretende firmar-se em uma descrio verdadeira da natureza biolgica, psicolgica ou espiritual do humano.
Humberto Maturana. Biologia do fenmeno social: a ontologia da realidade. Miriam Graciano (Trad.). Belo Horizonte: UFMG, 2002, p. 195 (com adaptaes).

13/09/2012

A respeito da organizao das estruturas lingusticas e das ideias do texto, julgue os itens a seguir.

QUESTO 13
Na linha 16, na concordncia com cada uma das ideologias, a flexo de plural em fundamentam refora a ideia de pluralidade de ideologias; mas estaria gramaticalmente correto e textualmente coerente enfatizar cada uma, empregando-se o referido verbo no singular.

QUESTO 14
Em firmar-se (R.18), o pronome indica que o sujeito do verbo considerado de modo genrico, como indeterminado, porque a descrio verdadeira (R.19) constitui parte de uma teoria poltica e econmica.

QUESTO 15
A insero de termo como antes de seres humanos (R.4) preservaria a coerncia entre os argumentos bem como a correo gramatical do texto.

QUESTO 16
Na linha 4, o sinal de dois-pontos tem a funo de introduzir uma explicao para as oraes anteriores; por isso, em seu lugar, poderia ser escrito porque, sem prejuzo para a correo gramatical do texto ou para sua coerncia.

QUESTO 17
Depreende-se do texto que as condies contraditrias mencionadas na linha 7 decorrem da dificuldade que o ser humano tem em admitir que suas experincias so intransferveis porque surgem de um contnuo devir (R.5).

13/09/2012

QUESTO 18
Nas relaes de coeso do texto, as expresses esse dilema (R.10) e dessa dualidade (R.12-13) remetem condio do ser humano: unitrio em sua experincia cotidiana (R.15), mas imbricado com o ser de outros (R.2).

As diferenas de classes vo ser estabelecidas em dois nveis polares: classe privilegiada e classe no privilegiada. Nessa dicotomia, um leitor crtico vai perceber que se trata de um corte epistemolgico, na medida em que fica bvio que classificar por extremos no reflete a complexidade de classes da sociedade brasileira, apesar de indicar os picos. Em cada um dos polos, outras diferenas se fazem presentes, mas preferimos alar a dicotomia maior que tanto habita o mundo das estatsticas quanto, e principalmente, o mundo do imaginrio social. Estudos a respeito de riqueza e pobreza ora do quitao a classes pela forma quantitativa da ordem do ganho econmico, ora pelo grau de consumo na sociedade capitalista, ora pela

forma de apresentao em vesturio, ora pela violncia de quem no tem mais nada a perder e assim por diante. O imaginrio, em sua organizao dinmica e com sua capacidade de produzir imagens simblicas e esteretipos, maneja representaes que possibilitam pr ordem no caos. O imaginrio, acionado pela imaginao individual, pluriespacial e, na interao social, constri a memria, a histria museolgica. Mesmo que possamos pensar que esteretipos so resultado de matrizes, a cultura dinmica, porquanto smbolos e esteretipos so olhados e ressignificados em determinado instante social.
Dina Maria Martins Ferreira. No pense, veja. So Paulo: Fapesp&Annablume, p. 62 (com adaptaes).

10

13/09/2012

Com base na organizao das ideias e nos aspectos gramaticais do texto acima, julgue os itens que se seguem.

QUESTO 19
Na linha 4, para se evitar a repetio de que, seria adequado substituir o trecho que classificar (R.4-5) por ao classificar, preservandose tanto a coerncia textual quanto a correo gramatical do texto.

QUESTO 20
Subentende-se da argumentao do texto que os picos (R.6) correspondem aos mais salientes indicadores de classes a privilegiada e a no privilegiada , referidos no texto tambm como extremos (R.5) e polos (R.7).

QUESTO 21
Na linha 11, a ausncia de sinal indicativo de crase no segmento a classes indica que foi empregada apenas a preposio a, exigida pelo verbo dar, sem haver emprego do artigo feminino.

QUESTO 22
Da leitura do texto conclui-se que o imaginrio, ao pr ordem no caos (R.17) simplifica a complexa organizao de classes na sociedade brasileira.

QUESTO 23
Preservam-se as relaes argumentativas do texto bem como sua correo gramatical, caso se inicie o ltimo perodo por Ainda, em lugar de Mesmo (R.20).

11

13/09/2012

QUESTO 24
De acordo com a argumentao do texto, a diferenciao das classes em dois nveis polares (R.1-2), como dois extremos, no atende complexidade de classes da sociedade brasileira, mas comum ao mundo das estatsticas (R.8-9) e ao mundo do imaginrio social (R.9-10).

QUESTO 25
O uso da forma verbal se trata (R.3), no singular, atende s regras de concordncia com o termo um corte epistemolgico (R.4) e seriam mantidas a coerncia entre os argumentos e a correo gramatical do texto se fosse usado o termo no plural, cortes epistemolgicos, desde que o verbo fosse flexionado no plural: se tratam.

A caracterstica central da modernidade, no seria demais repetir, a institucionalizao do universalismo e seu duplo, a igualdade como princpio organizador da esfera pblica. Com base nesse pressuposto, argumento que, em nossa sociedade, na esfera pblica, duas formas de particularismo o das diferenas e o das relaes pessoais se reforam e se articulam em diversas arenas e situaes, na produo e reproduo de desigualdades sociais e simblicas. O particularismo das diferenas produz excluso social e simblica, dificultando os sentimentos de pertencimento e interdependncia social, necessrios para a efetiva institucionalizao do universalismo na esfera pblica. O particularismo das relaes pessoais

12

13/09/2012

atravessa os novos arranjos institucionais que vm sendo propostos como mecanismos de construo de novas formas de sociabilidade e ao coletiva na esfera pblica. Finalmente, considero que, embora a formao de novos sujeitos sociais e polticos e de arenas de participao da sociedade na formulao e gesto das polticas pblicas traga as marcas de nossa trajetria histrica, constitui, ao mesmo tempo, possibilidade aberta para outra equao entre universalismo e particularismo na sociedade brasileira.
Jeni Vaitsman. Desigualdades sociais e particularismos na sociedade brasileira. In: Cadernos de Sade Pblica, Rio de Janeiro, n. 18 (Suplemento), p. 38 (com adaptaes).

Julgue os seguintes itens, a respeito dos sentidos e da organizao do texto acima.

QUESTO 26
De acordo com as normas de pontuao, seria correto empregar, nas linhas 2 e 3, vrgulas no lugar dos travesses; entretanto, nesse caso, a leitura e a compreenso do trecho poderiam ser prejudicadas, dada a existncia da vrgula empregada aps duplo, no interior do trecho destacado entre travesses.

QUESTO 27
Na estrutura sinttica em que ocorre, a preposio em (R.7) poderia ser omitida, o que no prejudicaria a coerncia nem a correo gramatical do texto, pois a preposio ficaria subentendida.

13

13/09/2012

QUESTO 28
As relaes entre as ideias do texto mostram que a forma verbal dificultando (R.10) est ligada a diferenas (R.9); por isso, seriam respeitadas as relaes entre os argumentos dessa estrutura, como tambm a correo gramatical, caso se tornasse explcita essa relao, por meio da substituio dessa forma verbal por e dificultam.

QUESTO 29
Por meio da conjuno e, empregada duas vezes na linha 17 e uma vez na linha 18, estabelecida a seguinte organizao de ideias: a primeira ocorrncia liga duas caractersticas de novos sujeitos (R.17); a segunda liga dois complementos de formao (R.17); a terceira, dois complementos de arenas de participao da sociedade (R.18).

QUESTO 30
Na linha 19, obrigatrio o uso do verbo trazer no modo subjuntivo traga porque essa forma verbal integra uma orao iniciada pelo vocbulo embora (R.17).

QUESTO 31
A coerncia entre os argumentos apresentados no texto mostra que o pronome seu (R.3) refere-se a universalismo (R.2).

14

13/09/2012

Hipermodernidade o termo usado para denominar a realidade contempornea, caracterizada pela cultura do excesso, do acrscimo sempre quantitativo de bens materiais, de coisas consumveis e descartveis. Dentro desse contexto, todas as interaes humanas, marcadas pela doena crnica da falta de tempo disponvel e da ausncia de autntica integrao existencial, se tornam intensas e urgentes. O movimento da vida passa a ser uma efervescncia constante e as mudanas a ocorrer em ritmo quase esquizofrnico, determinando os valores fugidios de uma ordem temporal marcada pela efemeridade. Como tentativas de acompanhar essa velocidade vertiginosa que marca o processo de constituio da sociedade

hipermoderna, surge a flexibilidade do mundo do trabalho e a fluidez das relaes interpessoais. O indivduo da cultura tecnicista vivencia uma situao paradoxal: ao mesmo tempo em que lhe so ofertados continuamente os recursos para que possa gozar efetivamente as ddivas materiais da vida, ocorre, no entanto, a impossibilidade de se desfrutar plenamente desses recursos.
Renato Nunes Bittencourt. Consumo para o vazio existencial. In: Filosofia, ano V, n. 48, p. 46-8 (com adaptaes).

Julgue os itens a seguir, com relao s ideias e aspectos lingusticos do texto.

QUESTO 32
A ausncia de vrgula depois de vertiginosa (R.12) indica que a orao iniciada por que marca (R.12) restringe a ideia de velocidade vertiginosa (R.11-12).

15

13/09/2012

QUESTO 33
A forma verbal surge (R.13) est flexionada no singular porque estabelece relao de concordncia com o conjunto das ideias que compem a orao anterior.

QUESTO 34
O uso da preposio em, na linha 16, obrigatrio para marcar a relao estabelecida com a forma verbal vivencia (R.15); por isso, a omisso dessa preposio provocaria erro gramatical e impossibilitaria a retomada do referente do pronome que (R.16).

QUESTO 35
Entende-se da leitura do texto que a realidade contempornea (R.2) caracteriza-se pela velocidade vertiginosa e pelo acmulo de bens materiais, assim como pela ausncia de integrao existencial e falta de tempo para usufruir as ddivas materiais da vida (R.17).

QUESTO 30
A repetio da preposio de em do acrscimo (R.3), de bens materiais (R.3) e de coisas (R.4) indica que esses termos so empregados, no texto, como complementos de cultura (R.2), vocbulo que tem como primeiro complemento do excesso (R.2-3).

QUESTO 31
A locuo verbal passa a ser (R.8) pode ser substituda pela forma verbal torna-se, sem que haja prejuzo para a coerncia ou para a correo gramatical do texto.

16

13/09/2012

17

Anda mungkin juga menyukai