Anda di halaman 1dari 10

FACULDADE ESTCIO DO RECIFE

POBREZA E EXCLUSO SOCIAL

RECIFE JUNHO/2013

FACULDADE ESTCIO DO RECIFE

POBREZA E EXCLUSO SOCIAL

Trabalho apresentado professora Cristina Figueiredo, da disciplina de Fundamentos das Cincias Sociais pelo aluno do Curso de Direito do turno matutino: Hallef de Oliveira.

RECIFE JUNHO/2013

SUMRIO

INTRODUO ......................................................................................................... 4

1 Pobreza ................................................................................................................. 5

1.1 Pobreza Relativa .............................................................................................. 5 1.2 Pobreza Absoluta ............................................................................................. 5

2 Seca, pobreza e polticas pblicas no Nordeste do Brasil ........................... 6

3 Excluso Social ................................................................................................... 7

3.1 O que a Excluso Social? ..................................................................... 7 3.2 Excluso Social e Emprego ..................................................................... 7
4 A Insero/reintegrao social .......................................................................... 8 CONCLUSO .......................................................................................................... 9

BIBLIOGRAFIA ........................................................................................................ 10

INTRODUO

O presente trabalho tem a finalidade de analisar a Pobreza e Excluso Social, de forma a transparecer os seus conceitos, fundamentos e diversas formas de olhares, a um tema que est presente em diversas sociedades ao longo do tempo. Fazer consideraes sobre a concepo, o que se entende a seu respeito, fatores que antecedem essa problemtica, os pontos

fundamentais da problemtica, para uma melhor compreenso e entendimento de alguns dos vrios fatores que contribui Pobreza e Excluso Social. A Excluso social refere-se a dificuldades ou problemas sociais que levam ao isolamento e at discriminao de um determinado grupo da sociedade. Estes grupos excludos ou, que sofrem de excluso social, precisam assim de uma estratgia ou poltica de insero de modo a que se possam integrar e ser aceitos pela sociedade que os rodeia. Pobreza pode, por exemplo, levar a uma situao de excluso social, no entanto, no obrigatrio que estes dois conceitos estejam intimamente ligados. .

POBREZA

Podemos comear por dizer que pobre aquele que vivendo em determinado pas, no aufere de 60% do rendimento mdio desse mesmo pas. Pobreza no , apenas, falta de dinheiro ou misria absoluta. A pobreza definida, geralmente, como a falta do que necessrio para satisfazer as necessidades bsicas com: alimentos, vesturio, habitao e cuidados de sade. Mas esta , mais do que isso, um fenmeno que pode ser verificado em vrias dimenses e que est relacionado a mltiplos fatores, em que existe a carncia de bens e de servios essenciais, mas tambm uma carncia social, como: a incapacidade de participar na sociedade, a falta de voz, de poder e independncia, o qual sujeita as pessoas explorao, e que as torna mais vulnerveis e expostas ao risco, sendo a maioria das vezes, resultado da excluso social. A falta de recursos econmicos a forma de pobreza mais vista e pode ser considerada a base de todas as outras. Para medir a carncia de recursos econmicos leva-se em conta os nveis de suficincia desses recursos e tambm aspectos relativos que ajudaro a perceber a gravidade e diversidade das pobrezas. Assim, podemos ver a pobreza sob duas vertentes: a pobreza relativa e a pobreza absoluta.

Pobreza Relativa

A Pobreza Relativa descrito como uma situao em que a pessoa, quando comparada com outras, sente a falta de algo que deseja e que no tem condies de obter quer seja rendimento, condies favorveis de emprego ou de poder, entre outras. Este tipo de pobreza pode ser observada em indivduos que cometem desvio de condutas morais ou legais como forma de atender seus anseios.

Pobreza Absoluta

Do ponto de vista absoluto, a pobreza observa-se quando, da fixao de padres para o nvel mnimo ou suficiente de necessidades, conhecido como linha ou limite da pobreza, determinada parcela da populao que se encontra abaixo desse limite.

Seca, pobreza e polticas pblicas no nordeste do Brasil

O Nordeste ocupa uma rea de 18% do territrio brasileiro, e abriga uma populao de 45,5 milhes, equivalentes a 29% do total nacional. O Nordeste apresenta algumas singularidades no cenrio geoeconmico brasileiro. Ali vive cerca de metade da populao pobre do pas. Em termos geogrficos a regio mostra-se bastante heterognea, apresentando grande variedade de situaes fsico-climticas. Dentre estas se destaca a zona semi-rida que singulariza-se por ser castigada periodicamente por secas. As secas podem ocorrer sob a forma de drstica diminuio ou de concentrao espacial ou temporal da precipitao pluviomtrica anual. Quando ocorre uma grande seca a produo agrcola se perde, a pecuria debilitada ou dizimada e as reservas de gua de superfcie se exaurem. Nessas condies, as camadas mais pobres da populao rural tornam-se inteiramente vulnerveis ao fenmeno climtico. Historicamente, a sobrevivncia daqueles contingentes de pessoas tem dependido, seja das polticas oficiais de socorro, seja do recurso emigrao para outras regies ou para as reas urbanas do prprio Nordeste. A situao de pobreza em que vive a maior parte da populao do semirido nordestino decorre de fatores que vo alm dos condicionantes geogrficos. A situao degradante de grande parte dos habitantes do semirido , portanto, uma faceta do problema maior que a pobreza como: a falta de oportunidade e de vida, uma melhor distribuio de terra; como tambm de polticas sociais satisfatrias na rea da educao, sade, moradia e auxilio financeiros as famlias. De um modo geral uma melhor assistncia social aos habitantes e vitimas das secas.

Excluso Social

O que a excluso social?

Excluso Social define a perda de vnculos, quer social, quer cultural. Associado a este conceito est tambm o no exerccio dos direitos e deveres como cidado numa comunidade. Podemos afirmar que a excluso social ser o resultado de vrios fatores tais como pobreza, etnia, religio. Extenso os principais geradores de excluso social. Outro fator no to falado e que pode ser gerador de discriminao social ser a funo integradora do trabalho na sociedade, ou seja, problemas como o desemprego, pertencer a uma minoria tnica, ser portador de uma deficincia, ser um sem abrigo ou idoso, so fatores que podem levar as pessoas a serem excludas da sociedade em que esto inseridas. Segundo o socilogo Robert Castel, a excluso social o ponto mximo da marginalizao, sendo um processo em que o indivduo se vai afastando progressivamente da sociedade, at ao isolamento total.

Excluso Social e Emprego

As ocupaes de baixa qualidade (empregos atpicos, irregulares, por tempo parcial) estariam relacionadas excluso social, mas tambm representariam um modo de incorporao economicamente possvel. Os indivduos excludos, apesar de participarem da sociedade capitalista, no usufruem dos benefcios socioeconmicos (emprego, moradia) e das condies institucionais (direitos e deveres) presentes nos marcos do desenvolvimento capitalista. Durante a dcada de 1980, assiste-se a um movimento geral de precarizao do mercado de trabalho: a reduo na capacidade de gerao de empregos novos, regulares e que obedeam a legislao trabalhista, a eliminao de parte das ocupaes formais existentes, a diminuio do poder de compra dos salrios e o aumento da subutilizao da fora de trabalho. Houve progressiva desestruturao do mercado de trabalho, com desassalariamento progressivo de parcelas da PEA e expanso de segmentos noorganizados e desempregados, alm do enfraquecimento do estatuto do trabalho. A dcada de 1990 permitiu algumas melhorias no mercado de trabalho, porm no to intensas a ponto de tornar a excluso social um conceito sem serventia. A dcada de 1990 pode ser considerada como a

dcada da informalidade. O rendimento mdio anual dos trabalhadores no aumentou, aumentou o desemprego entre as mulheres, os trabalhadores mais velhos e entre os com maior instruo. O setor tercirio da economia foi um dos responsveis pelo aumento da informalidade: os servios tendem a registrar menos o trabalhador do que as indstrias.

A insero/reintegrao social

O instituto referido, diz que, para que a pessoa possa ser reintegrada socialmente tem de percorrer dois caminhos, o indivduo ter de se tornar um cidado pleno e a sociedade ter de aceit-lo nesse estatuto. Este processo tema denominao de integrao social. A integrao, como duplo processo que , associa duas ideias: a ideia de solidariedade e a ideia de incluso. So estas as duas ideiaschave que o processo de excluso social contm.

CONCLUSO

Neste trabalho tentei apresentar a informao de forma a ser o mais conciso possvel, mas dar toda a informao que pretendia, sobre a pobreza e a excluso social, ficando, mesmo assim, muito aqum de apresentar o fenmeno em toda a sua plenitude, pois este, tal como refiro no trabalho, assume dimenses surrealistas. Este fenmeno preocupante, como nos mostra os valores da pobreza no mundo, mas, se necessrio, rapidamente, a criao de medidas verdadeiramente eficazes para o combate tais problemticas.

BIBLIOGRAFIA

Livros e Artigos consultados: Abranches, Srgio Henrique (1994), Poltica social e combate pobreza.Rio de Janeiro:Jorge Zahar Editor.

Bureau Internacional do Trabalho (2003), A luta contra a pobreza e a excluso social em Portugal. Genebra Costa, Alfredo Bruto da (2005), Excluses Sociais. Lisboa: Gradiva.

Ministrio da Solidariedade e Segurana Social (1997), Pobreza No Erradicao da Pobreza 1997 2006. Lisboa: Departamento de Estatsticas, Estudos e Planejamento do Ministrio e Solidariedade da Segurana Social. Ministrio do Trabalho e da Solidariedade (1998), Dizer no pobreza Um combate para ganhar. DEPP.

Fontes Eletrnicas: Agencia Ecclesia (2010), Luta contra a pobreza e excluso social ser a posta da Unio Europeia em 2010. Pgina consultada em25 de Maio de 2010. Disponvel em: http://www.agencia.ecclesia.pt/cgi bin/noticia.pl?id=75866 2010 Ano Europeu de Combate Pobreza e excluso Social (2010). Pgina Consultada em25 de Maio de 2010. Disponvel em: http://www.2010combateapobreza.pt/ Soares, Mrio (2008), Pobreza e Excluso Social, Dirio de Notcias, oito de Julho. Pgina Consultada a 25 de Maio de 2010. Disponvel em: http://dn.sapo.pt/inicio/interior.aspx?content_id=994693

Anda mungkin juga menyukai