Anda di halaman 1dari 9

As sufragistas A mulher e o direito ao voto

Inserida com direitos iguais na sociedade ocidental, a mulher atual est longe da opresso que sofreu ao longo dos tempos. Leitura, estudo, trabalho, voto, plula anticoncecional, ou mesmo o direito de usar calas e biqunis, coisas corriqueiras do cotidiano, foram motivos de longas batalhas femininas. Durante alguns milnios, a participao da mulher na sociedade foi legada ao princpio da procriao e de coadjuvante do homem. Por sculos no lhes era permitido sequer o aprendizado da leitura, estando elas resignadas aos trabalhos no campo e em casa. Com a industrializao, a mulher foi obrigada aos poucos, a se lanar no mercado de trabalho, adquirindo mais relevncia nas decises sociais do lugar de onde estava inserida. Direito leitura, educao, ao trabalho, ao voto e sexualidade foram batalhas rduas, com vitrias relativamente recentes na cronologia da histria das civilizaes. Uma das maiores vitrias femininas ao longo dos tempos foi o direito ao voto. Uma luta que se travou por quase um sculo, atravs de movimentos feministas que foram, no fim do sculo XIX, chamado de sufragistas. Com vitrias lentas, mas conclusivas, as sufragistas foram, aos poucos, ganhando o direito de voto por todos os pases do planeta. O primeiro pas a conceder o direito de voto s mulheres foi a Nova Zelndia, em 1893. Desde ento, as sufragistas foram s ruas das principais cidades do planeta, exigindo a participao das mulheres nas decises polticas dos seus pases. S a partir da dcada de 1920 que as naes ocidentais foram, aos poucos, dando direito ao voto s sufragistas. Ainda em pleno sculo XXI, alguns pases de costumes mais conservadores, no permitem o voto feminino, as mulheres locais, continuam uma batalha igual que viveram as do fim do sculo XIX e incio do sculo XX.

A Evoluo dos Direitos Femininos


Nas civilizaes mais organizadas da humanidade, a mulher tinha sempre um papel fundamental dentro da casa, demarcando a sua importncia na capacidade de gerar os filhos dos homens, servindo-lhes de alicerce invisvel, sem jamais se sobressarem a eles. Mesmo em civilizaes consideradas mais avanadas, como a grega, a mulher era intelectualmente bastante limitada, sendo a sabedoria uma das virtudes tida como impossvel ao carter feminino. A Revoluo Industrial ocasionou um grande xodo do campo para as cidades. Viver num centro urbano envolvia mais o homem com os problemas polticos do seu pas, obrigando-o a ter maior participao nas decises, at ento comandadas por uma minoria milenar. Aos poucos, o homem da era industrial passou a conquistar direitos de sufrgio e trabalhistas que se lhe tornaram perptuos. Com o colapso dos grandes imprios, a formao de pases com governos eleitos, o direito ao voto pelo homem, na escolha de quem o iria governar, passou a ser universal . Na conquista desses direitos, a mulher foi relevada ao segundo plano, apesar de comear a ser usada como mo-de-obra nas fbricas. No tinham quaisquer direitos. J na segunda metade do sculo XIX, os pases mais desenvolvidos como a Inglaterra, tinha uma elevada populao feminina solteira, mudando a face do processo matrimonial. As vrias guerras travadas pelas naes europeias, entre elas a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), obrigaram um nmero cada vez maior de mulheres substituindo a mo-de-obra masculina, visto que os homens partiam para os campos de batalha, sendo muitos feridos, mutilados ou mortos. Esta participao feminina feita quase que compulsivamente s mudanas bruscas dos tempos, aguou o sentindo de participao da mulher e a vontade de tambm poder opinar nas decises civis e na escolha dos governantes. Diante da opresso da sociedade patriarcal, que negavam direitos bsicos s mulheres, surgiram os primeiros movimentos feministas do sculo XIX. Com eles, surgiram as sufragistas, cuja principal reivindicao era o direito ao voto.

Nova Zelndia, Primeiro Pas a Conceder o Voto Feminino

A luta pelo direito da mulher ao voto s foi possvel graas aos movimentos feministas surgidos no sculo XIX. O ponto inicial desses movimentos foi a Conveno dos Direitos da Mulher, realizada em Seneca Falls, no Estado de Nova York, Estados Unidos, em 1848. Durante o encontro, Susan Brownell Anthony e Elizabeth Cady Stanton, lideraram o incio de uma luta pelo fim da escravido nos Estados Unidos. Susan Brownell Anthony tinha como ideia inicial inserir na luta a aprovao de uma emenda que desse o direito de voto s mulheres. A sua proposta sofreu grande dificuldade para ser aceita, fazendo com que as mulheres s assumissem a luta pelo fim da escravido. Durante a Guerra Civil, Susan liderou a campanha que angariou quatrocentas mil assinaturas dos cidados norte-americanos, culminando com o a aprovao da emenda que extinguiu a escravido naquele pas. Foi a primeira vitria de um movimento feminino. Em 1869, o territrio do Wyoming tornou-se pioneiro em permitir o direito ao voto feminino nos Estados Unidos. Trs outros estados norte-americanos seguiriam o exemplo e, posteriormente, aprovariam o direito das mulheres ao voto, sendo eles Utah, em 1870; e, Colorado, em 1893. A aprovao no foi um consenso nos Estados Unidos. Quando o Wyoming foi elevado de territrio Estado, parte da Unio exigiu a abolio do direito. O governo local declarou que preferia retardar cem anos a entrada do Wyoming para a Unio do que retardar os direitos polticos femininos.

Susan Brownell Anthony, Lucy Stone e Elizabeth Cady Stanton concentraram a sua luta atravs da Associao Nacional Americana pelo Sufrgio da Mulher (National American Woman Suffrage Association), surgida em 1890, promovendo frenticas campanhas pelo direito de votar. Nenhuma das trs assistiria em vida aprovao do voto feminino. Lucy Stone faleceria em 1893; Elizabeth Cady Stanton, em 1902; e, Susan Brownell Anthony, em 1906. Ainda no sculo XIX, o Estado do Idaho aprovaria o voto feminino, em 1896. Enquanto a luta feminina pelo voto nos Estados Unidos percorria um tumultuado caminho, um pas da distante Oceania, a Nova Zelndia, tornava-se, em 1893, o primeiro do mundo a conceder o direito de voto mulher, reafirmando os direitos polticos que elas tinham no mbito municipal desde 1886.

As Sufragistas Britnicas
Paralelamente s lutas feministas nos Estados Unidos e na Oceania, na Europa os movimentos pelo direito da mulher ao voto foram intensos na Gr-Bretanha. Em 1866, o filsofo e jurista John Stuart Mill, apresentou ao Parlamento uma emenda assinada em conjunto por Sarah Emile Davis e por Garret Anderson, que dava direito s inglesas ao voto. A emenda foi derrotada por ampla maioria. Em 1884, uma nova emenda foi apresentada e novamente rejeitada. O conservadorismo dos ingleses impedia que se aprovasse a emenda do voto feminino, apesar dele ser consentido para mulheres que fossem proprietrias, consideradas de forma legal como os homens. A luta tornou-se mais contundente, quando em 1897, a educadora Millicent Garret Fawcett e Lydia Becker fundaram a Unio Nacional de Sociedade de Sufrgio Feminino (National Union of Womens Suffrage Societies NUWSS). A NUWSS, era uma associao de movimento inicialmente pacifista, mas a falta de resultados fez com que mudassem de estratgia. No incio do sculo XX, as inglesas assistiram a outro pas da Oceania a conceber o direito ao voto s mulheres, desta vez a Austrlia, em 1901. Espelhadas nos exemplos da Nova Zelndia e da Austrlia, as inglesas radicalizaram. Em 1903, Emmeline Pankhurst rompeu com a NUWSS, criando a Unio Social e Poltica das Mulheres (Womens Social and Political Union WSPU), que por suas manifestaes tticas de violncia e sabotagem, passaram a ser chamadas pejorativamente de suffragettes, ou sufragistas. Elas promoviam incndios a estabelecimentos pblicos, ataques a casas de polticos e membros do Parlamento. Seus atos de protestos geraram uma violenta represso por parte do governo, culminando com constantes prises de suas lderes. Encarceradas, elas iniciaram uma greve de fome, interrompida pela administrao carcerria com uma brutal alimentao fora. Os maltratos infringidos s sufragistas nas prises, levaram a opinio pblica a questionar a forma violenta do sistema carcerrio britnico da poca. As manifestaes pblicas das sufragistas britnicas tornaram cada vez mais intensas e perigosas. Culminou com a atitude desesperada de uma das suas militantes, Emily Wilding Davison, que em junho de 1913, atirou-se na frente do cavalo do rei durante uma prova hpica, tornando-se a primeira mrtir da luta pelo direito do voto feminino. O enterro da sufragista resultou em violentos protestos, causando quase que uma guerrilha urbana.

O Direito ao Sufrgio Feminino Espalha-se Pelo Mundo


Sem grandes manifestaes ou protestos, outros pases do mundo foram concedendo o voto feminino ao longo das primeiras dcadas do sculo XX. Os pases nrdicos da Europa foram os primeiros: a Finlndia, em 1906; a Noruega, em 1913; e, em 1915, a Dinamarca e a Islndia; sendo a Sucia o ltimo pas escandinavo a conceder o voto feminino, em 1918. A Primeira Guerra Mundial levou os homens europeus para os campos de batalhas, obrigando as mulheres a exercerem os seus trabalhos nas fbricas. Tornando-se provedoras essenciais da famlia, as mulheres adquiriram maiores direitos, obrigando os governos de seus pases concesso do direito do voto a elas. Assim, o poder poltico foi tomando consistncia. O voto feminino chegou Holanda, em 1917; Rssia, aps a Revoluo Bolchevique, em 1917; Alemanha,

em 1918; Irlanda, em 1922; ustria, Polnia e Checoslovquia, em 1923. A batalha rdua das sufragistas britnicas s teria a sua grande vitria em 1918, j no fim da Primeira Guerra Mundial, quando uma lei eleitoral foi promulgada, permitindo o voto s mulheres maiores de 30 anos. O direito pleno s viria dez anos depois, em 1928, quando foi promulgada a lei Equal Franchise Act, dando direito ao voto a todas as mulheres maiores de idade. Nos Estados Unidos, alguns estados foram, atravs de consultas populares, permitindo o voto s mulheres: Washington, em 1910; Califrnia, em 1911; Arizona, Kansas e Oregon, em 1912; Montana e Nevada, em 1914. Em 1917, Jeanette Rankin foi eleita a primeira congressista norte-americana pelo Estado do Montana. Somente em 1920, seria aprovada a emenda constitucional que daria direito de voto s mulheres em todo o territrio americano. Curiosamente, os pases europeus de origem latina foram os ltimos a conceder o voto feminino. Em Portugal, excepcionalmente, em 1911, a mdica e viva Carolina Beatriz ngelo, contornando as leis, foi a primeira mulher a votar. O direito ao voto feminino da portuguesa s viria em maio de 1931, com vrias limitaes impostas, sendo s permitido plenamente aps a Revoluo dos Cravos, em 1974. A Espanha permitiria o voto feminino em 1931. A Frana e a Itlia somente aps a Segunda Guerra Mundial, em 1945. A Sua em 1971. Na Amrica Latina, o primeiro pas a conceder o voto feminino foi o Equador, em 1929. Na Argentina, o voto feminino s viria em 1947, conseguido atravs de uma campanha liderada pela ento primeira dama do pas, Eva Pern.

O Sufrgio Feminino no Brasil


Sem a efervescncia dramtica das feministas europeias e norteamericanas, o movimento pelo voto da mulher no Brasil foi uma luta bem mais branda, curiosamente iniciada por um homem, o intelectual Csar Zama, que em setembro de 1890, props o sufrgio universal, incluindo o feminino, durante a elaborao da primeira constituio da Repblica. Em 1891, Almeida Nogueira, outro constituinte, voltou a defender o voto feminino. Em janeiro daquele ano, 31 constituintes assinaram uma emenda ao projeto de Constituio, concedendo o voto mulher. A rejeio emenda foi imediata, to violenta, que foi retirada. Se tivesse sido aprovada, o Brasil teria sido o primeiro pas do mundo a conceder o voto feminino, antecipandose Nova Zelndia, que o faria em 1893. No despertar do sculo XX, o desejo da mulher brasileira em votar manifestava-se em casos isolados como em Minas Gerais, em 1905, onde trs mineiras alistaram-se e votaram. A baiana Leolinda de Figueiredo Daltro considerada a pioneira da luta feminina pelo voto no Brasil. Em 1910, ela fundou a Junta Feminina Pr-Hermes da Fonseca, em apoio candidatura do mesmo presidncia do pas. Quando o seu candidato saiu vitorioso, intensificou a sua campanha para que se concedesse o direito de voto da mulher. No correr do sculo, o ento deputado Maurcio Lacerda apresentou por duas vezes, em 1917 e em 1920, emendas Constituio que instituam o voto feminino, sendo ambas rejeitadas. Dois projetos de lei, um elaborado no senado em 1919, e outro na cmara em 1924, tambm no vingaram. Os movimentos femininos afloraram no Brasil. Em 1922, Bertha Lutz fundou no Rio de Janeiro, a Federao Brasileira pelo Progresso Feminino, desenvolvendo uma importante campanha para que se fosse implantado os direitos eleitorais e polticos da mulher. Em 1928, o Rio Grande do Norte tornou-se o Estado pioneiro em conceder o direito de voto mulher. Naquele ano, as potiguares Celina Vianna Guimares e Julia Barbosa foram as primeiras mulheres alistadas como eleitoras brasileiras. Ainda no Rio Grande do Norte, em 1928, a votao histrica no municpio de Lages, deu vitria a Alzira Teixeira Soriano, primeira prefeita do Brasil, eleita pelo Partido Republicano. A prefeita no terminaria o seu mandato,

pois a Comisso de Poderes do Senado Federal, analisou as eleies naquele estado nordestino, pedindo a anulao de todos os votos que foram dados s mulheres. O direito ao voto feminino no Brasil s seria obtido em 24 de fevereiro de 1932, atravs do Decreto n 21.076, institudo no Cdigo Eleitoral Brasileiro. O voto s era concedido s mulheres casadas e com a autorizao do marido, limitando as vivas e as solteiras, que s poderiam exercer o sufrgio se tivessem renda prpria. As restries s seriam eliminadas no Cdigo Eleitoral de 1934, que ainda assim, no tornava o voto feminino obrigatrio. Somente em 1946, com a promulgao de uma nova constituio naquele ano, o voto feminino perdeu totalmente s restries, passando a ser obrigatrio. Ainda hoje, em pleno sculo XXI, as mulheres so minorias na vida poltica brasileira, com um nmero irrisrio a ocupar cargos polticos. Mesmo diante deste desequilbrio, tm os mesmos direitos que os homens. No mundo, algumas j se tornaram presidentes e ministras dos seus pases. J se distancia a poca em que as sufragistas eram presas, faziam greve de fome ou atiravam-se em frente a um cavalo. Em contrapartida, muitos pases no mundo, como o Kuwait, ainda negam o sufrgio s suas mulheres.

Anda mungkin juga menyukai