Anda di halaman 1dari 44

MINISTRIO DA EDUCAO SECRETARIA DE ECUCAO PROFISSIONAL E TECNOLGICA INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS CHAPEC

CONFORMAO MECNICA FORJAMENTO


E-mail: vinicius.borba@ifsc.edu.br Blog: http://professores.chapeco.ifsc.edu.br/vinicius

PROF.: VINCIUS RODRIGUES BORBA

Processo de Conformao Mecnica


O processo de fabricao em que a forma de uma certa pea modificada pela deformao plstica. A distribuio do material no estado slido geralmente obtido aplicando-se presso no metal fazendo com que o mesmo se deforme plasticamente at atingir a forma desejada.
Cerca de 80% dos produtos metlicos manufaturados sofrem uma ou mais operaes de conformao mecnica

Processo de Conformao Mecnica


Vantagem econmica
Bom aproveitamento de matria-prima (poucas sobras)

Rapidez na execuo
A moldagem realizada geralmente em poucos segundos

Controle das propriedades mecnicas


Facilidade em alterar a microestrutura do material

Grande preciso dimensional


possvel trabalhar com estreitas tolerncias dimensionais

Produo em srie
Fcil automao

Processo de Conformao Mecnica


GENERALIDADES Curva tenso x deformao
Estrico

Ruptura Escoamento

Regio Elstica

Regio plstica com deformao NO uniforme Regio plstica com deformao uniforme

Processo de Conformao Mecnica


Existem mecnica, centenas podendo de ser processos de conformao em grupos,

classificados

seguindo alguns critrios, como: Tipo de esforo dominante; Temperatura de trabalho; Forma do produto final; Tamanho da regio de deformao; Escoamento do material; Produtos obtidos.

Processo de Conformao Mecnica


A conformao mecnica para produo de peas metlicas inclui um grande nmero de processos em funo de tipos de esforos aplicados. So classificados em:

Processo de compresso direta


Laminao e forjamento

Processo de compresso indireta


Trefilao, extruso e estampagem

Processo de trao
Tracionamento

Processo de dobramento
Dobramento

Processo de cisalhamento
Corte

Temperatura de Trabalha
Trabalho a quente (TTrabalho > Trecristalizao) Trabalho a frio (Ttrabalho < Trecristalizao) Trabalho a morno (Ttrabalho Trecristalizao)

Processo de Conformao Mecnica


Quanto temperatura de trabalho

O que :
Recristalizao? Recuperao? Temperatura de recristalizao? Temperatura de recuperao?

Recristalizao
Quando o material deformado plasticamente ele movimenta discordncias. A movimentao de discordncias gera novas discordncias, tendo-se como consequncia o aumento na densidade de discordncias. Este fenmeno chamado de encruamento tem como consequncia o aumento do LE do material e reduo da plasticidade do mesmo.

Recristalizao

A recristalizao devolve ao material seu LE e plasticidade originais. Os gros encruados (deformados) so substitudos por novos gros com menor densidade de discordncias.

Recristalizao

Gros encruados

Gros recristalizados

Recristalizao

encruado

10% recrist.

50% recrist.

100% recrist.

Cresc. de gro

Cresc. de gro

Recristalizao

RECRISTALIZAO

Recuperao
Na recuperao no h formao de novos gros, mas somente a movimentao de algumas discordncias que so reorganizadas e, eventualmente, anuladas formando-se uma estrutura interna com subgros.

A recuperao devolve parte da plasticidade do material sem que o mesmo perca demasiadamente o LE adquirido pelo encruamento.

Recuperao

Ao 1010 encruado e recozido a 550 C Somente Recuperao

Ao 1010 encruado e recozido a 600 C Sofreu Recristalizao

Temperatura de Recristalizao
A temperatura de recristalizao diz respeito temperatura correspondente quela na qual um material severamente

encruado ir atingir a total recristalizao em 1 hora.


Material Ao baixo carbono Cobre eletroltico Alumnio Nquel Zinco Chumbo Estanho Temp recrist. (C) 538 121 279 571 10 -4 -4

CONFORMAO MECNICA FORJAMENTO

Processo de Conformao Mecnica


Forjamento

Forjamento

Pisto Forjado

Forjamento
a operao de conformao mecnica efetuadas com esforo de compresso sobre um material dctil, de tal modo que ele tende a assumir o contorno ou perfil da ferramenta de trabalho.

Histrico
Teve origem no trabalho dos ferreiros. A substituio do brao do ferreiro ocorreu na revoluo industrial. Hoje existe um ampla variedade de mquinas de forjamento, capaz de produzir peas das mais variadas formas e tamanhos, tais como:

Pistes; Alfinites; Rotores de turbinas; Parafusos; Porcas e etc.

Caractersticas
Na maioria das operaes de forjamento emprega-se um ferramental, constitudo por um par de ferramentas de superfcie plana ou cncava, denominados:
Matrizes ou estampos

Tipos de Forjamento
A quente:
A maioria das operaes de forjamento executada a quente.

A frio:
So produzidas por forjamento a frio uma grande variedade de peas pequenas, tais como parafuso, pinos, porcas, engrenagens, pinhes, etc.

Forjamento
Forjamento de matriz aberta (forjamento Livre)

Forjamento de matriz fechada

Forjamento

Forjamento

Equipamentos
Martelos de forja
Deforma o metal atravs de rpidos golpes de impacto na superfcie do mesmo. Gera deformao irregular nas fibras superficiais, dando grande resistncia mecnica. Exemplos: ponta de eixo, virabrequins, etc. Exemplo

Prensas
Deforma o metal submetendo-o a uma compresso contnua com velocidade relativamente baixa. Todas as camadas da estrutura so atingidas, dando maior homogeneidade estrutura da pea. Exemplo

Processo Convencional do Forjamento


1. Corte do material 2. Aquecimento (para forjamento a quente) 3. Pr-conformao mediante operaes de forjamento livre, tambm conhecida como conformao intermediria 4. Forjamento em matriz (em uma ou mais etapas) 5. Rebarbao 6. Tratamento trmico (remoo de tenses, homogeneizao da estrutura, melhoria da usinabilidade e propriedades mecnicas).

Materiais para Forjamento


De um modo geral, todos os materiais conformveis podem ser forjados, os mais usados so: Aos (comuns e ligados)
Ligas de alumnio Ligas de cobre (especialmente lato) Ligas de magnsio Ligas de nquel Ligas de titnio

Forjamento em Matriz Aberta


O material conformado entre matrizes planas ou de formato simples, que normalmente no se tocam.

Vantagens Matrizes simples e baratas; Grande faixa de tamanhos; Boa resistncia mecnica.

Forjamento em Matriz Aberta


Limitaes
Somente formatos simples; Difcil obter tolerncias estreitas; Usinagem requerida; Baixa taxa de produo; Pouco aproveitamento do material; Maior habilidade requerida.

Forjamento em Matriz Aberta


Outros operaes de forjamento livre:

Recalque Estiramento Encalcamento Caldeamento Cunhagem

Recalque
Compresso direta do material entre um par de ferramentas de face plana ou cncava, visando primariamente reduzir a altura da pea e aumentar a sua seco transversal.

Exemplo

Estiramento
Visa aumentar o comprimento de uma pea s custas da sua espessura.

Exemplo

Encalcamento
Variedade de estiramento em que se reduz a seco de uma poro intermediria da pea, por meio de uma ferramenta ou impresso adequada.

Exemplo

Caldeamento
Visa produzir a soldagem de duas superfcies metlicas limpas e aquecidas, postas em contato e submetidas compresso. Exemplo: fabricao de correntes de elo de ao.

Exemplo

Cunhagem
Geralmente realizada a frio, empregando matriz fechada ou aberta, visa produzir uma impresso bem definida na superfcie de uma pea.

Exemplo

Forjamento em Matriz Fechada


O material conformado entre duas metades de matriz que possuem, gravadas em baixo-relevo, impresses com o formato que se deseja fornecer pea. A deformao ocorre sob alta presso em uma cavidade fechada ou semi-fechada, permitindo assim obter-se peas com tolerncias dimensionais menores do que no forjamento livre.

Forjamento em Matriz Fechada


A obteno de um formato complexo normalmente no possvel com uma nica etapa de trabalho, exigindo uma ou mais etapas de pr-forjamento. As etapas de pr-forjamento so efetuadas em matrizes mais simples, ou geralmente em matriz aberta.

Forjamento em Matriz Fechada

Corte da tira

Pr forjamento

Forjamento

Acabamento e rebarbao

Forjamento em Matriz Fechada


Vantagens
Melhor aproveitamento do material Melhores propriedades Boa preciso dimensional Alta taxa de produo Boa reprodutibilidade

Rebarba
Atuar como "vlvula de segurana" para o excesso de metal na cavidade das matrizes. Regular o escapamento do metal, aumentando a resistncia ao escoamento do sistema de modo que a presso cresa at valores elevados, assegurando que o metal preencher todos os recessos da cavidade.

Defeitos nos Produtos Forjados


1. Falta de reduo: caracteriza-se pela penetrao incompleta do metal na cavidade da ferramenta. 2. Trincas superficiais: causadas por trabalho excessivo na periferia da pea em temperatura baixa, ou por alguma fragilidade a quente. 3. Trincas nas rebarbas: causadas pela presena de impurezas nos metais ou porque as rebarbas so pequenas. 4. Trincas internas: originam-se no interior da pea, como consequncia de tenses originadas por grandes deformaes.

Defeitos nos Produtos Forjados


5. Gotas frias: Elas so causadas por fluxos anormais de materiais quente dentro das matrizes, incrustaes de rebarbas, colocao inadequada do material na matriz. 6. Incrustaes de xidos: causadas pela camada de xidos que se formam durante o aquecimento. 7. Descarbonetao: caracteriza-se pela perda de carbono na superfcie do ao, causada pelo aquecimento do metal. 8. Queima: gases oxidantes penetram nos limites dos contornos dos gros formando pelculas de xidos. Ela causada pelo aquecimento prximo do ponto de fuso.

Referncias
CHIAVERINI, Vicente. Tecnologia mecnica Processos de fabricao e Tratamento. 2 edio So Paulo: McGraw-Hill, 1986. MORO, Norberto; AURAS, Andr P. Processos de fabricao Conformao mecnica I Generalidades, Laminao e Forjamento. Disponvel em <http://www.norbertocefetsc.pro.br/pfb_conformacaoi.pdf >. Acesso em: 23 de fevereiro de 2012. PAVANATI, C. Henrique. Processos de Fabricao . Disponvel em < http://pavanati.dominiotemporario.com/disciplinas_2.html >. Acesso em: 9 de outubro de 2012.

Anda mungkin juga menyukai