Anda di halaman 1dari 17

CURSO DE GRADUAO EM DIREITO DISCIPLINA DE NCLEO DE MEDIAO E ARBITRAGEM

A INVALIDADE DA SENTENA ARBITRAL EM RAZO DA SUSPEIO DO(S) RBITRO(S)

2013/1

SUMRIO

1 A ARBITRAGEM COMO MTODO DE RESOLUO DE CONFLITOS E O PAPEL DO RBITRO ................................................................................................. 3 1.1 JUSTIA PRIVADA E A SUA POSITIVAO NO DIREITO BRASILEIRO ....... 3 1.2 O RBITRO: CONCEITO, FUNO E REQUISITOS ....................................... 4 2 A IMPARCIALIDADE DO RBITRO EM XEQUE: HIPTESES DE INVALIDAO DA SENTENA ARBITRAL ............................................................. 9 2.1 IMPEDIMENTOS E SUSPEIES .................................................................... 9 2.2 CASUSTICA.................................................................................................... 13 CONSIDERAES FINAIS ...................................................................................... 16

1 A ARBITRAGEM COMO MTODO DE RESOLUO DE CONFLITOS E O PAPEL DO RBITRO

1.1 JUSTIA PRIVADA E A SUA POSITIVAO NO DIREITO BRASILEIRO

Inicialmente, pretende-se fazer uma breve exposio histrica acerca do implemento da Lei n 9.307/96 (Lei da Arbitragem) no direito brasileiro, o que no objeto primordial neste estudo, porm no devemos ser omissos acerca do tema, que essencial para o entendimento da lei, bem como da sua positivao no nosso ordenamento jurdico. A Lei n 9.307/96 (Lei da Arbitragem) demorou a ser definitivamente implementada no direito brasileiro em razo da presena de diversos empecilhos e resistncias de opinies sobre tal forma de resoluo de conflitos pelos doutrinadores da poca em que muito j se discutia sobre a real efetividade da lei. Tal questo apontada por Carmona da seguinte forma:
Basicamente, eram dois os grandes obstculos que a lei brasileira criava para a utilizao da arbitragem: em primeiro, o legislador ignorava a clusula compromissria (o Cdigo Civil de 1916 e o Cdigo de Processo Civil de 1973 no exibia, qualquer dispositivo a esse respeito); ao depois o diploma processual, seguindo a tradio de nosso direito, exigia a homologao judicial do laudo arbitral.1

Assim, ao longo do transcurso de tempo, possvel verificar a criao de diversos anteprojetos de lei para a criao da Lei de Arbitragem, mais precisamente nos marcos de 1981, 1986 e 1988, sendo que, aps diversas anlises, findado a redao do anteprojeto de lei, este foi lanado a anlise da Cmara Alta, sendo o mesmo aprovado e sancionado pelo Presidente da Repblica em 23/09/1996. A Arbitragem surge no direito brasileiro como uma forma alternativa ao poder judicirio de dirimir conflitos, em que as partes, atravs de um acordo de vontades, que se designa por conveno de arbitragem, destinam a deciso do litgio a rbitros atravs de livre escolha. Nesse mesmo sentido leciona Carmona, ao afirmar:
A arbitragem uma tcnica para a soluo de controvrsias atravs da interveno de uma ou mais pessoas que recebem seus poderes de uma conveno privada, decidindo com base nesta conveno sem interveno

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, p. 04.

do Estado, sendo a deciso destinada a assumir eficcia de sentena 2 judicial.

Da se d a chamada justia privada, em razo de que as prprias partes tm liberdade para escolherem e submeterem-se a aplicao da lei de arbitragem de acordo com cada caso concreto, sendo-lhes permitida, inclusive, a escolha da lei processual e material a qual ser aplicada na resoluo da controvrsia. Ao submeterem-se a aplicao da lei de arbitragem, as partes esto exercendo livremente o principio da autonomia da vontade. O rbitro, por sua vez, desenvolve papel essencial na resoluo do litgio, sendo atribudo ao mesmo o poder de decidir sobre a existncia, validade e eficcia da clusula e do compromisso, bem como do prprio contrato que contenha clusula compromissria.3 Ainda, o rbitro dever prestar compromisso arbitral, observando elementos essenciais, que se ausentes, iro ensejar na nulidade da sentena arbitral, ou facultativos, a serem determinado pelas partes. A sentena arbitral, por sua vez, tem o mesmo efeito da justia pblica, mas se trata justamente de uma justia privada. uma alternativa clere e por tal razo sua sentena tem o mesmo efeito que o da justia pblica. A Lei n 9.307/96 foi criada para exatamente regular essa justia privada, pr limites e regulamentar os seus direitos. Assim sendo, iremos analisar o papel do rbitro e as razes expostas no art. 32 da referida lei em que, havendo suspeio ou impedimento do mesmo, acarretaro em nulidade da sentena arbitral.

1.2 O RBITRO: CONCEITO, FUNO E REQUISITOS

Com a introduo da arbitragem na legislao brasileira, comeou a haver uma preocupao com a figura do rbitro. Na mesma medida que a legislao o investiu das funes jurisdicionais sem assegurar, entretanto, as garantias constitucionais que protegem os magistrados, distores no julgamento podem vir a ocorrer, pois encontram-se os rbitros em situao insegura.
2

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, p. 15. 3 CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, p. 18.

Neste intuito, objetivando que incidentes desta ordem pudessem invalidar a conveno arbitral, a Lei de Arbitragem procurou evitar, por meio de diversos mecanismos, estabelecendo um bem completo cdigo para o processo arbitral. Em razo de sua importncia, a nomeao dos rbitros recebeu destaque pelos legisladores. O art. 17 chega a equipara-los a funcionrios pblicos, "no exerccio de suas funes ou em razo delas", para efeitos da legislao penal. Sujeitam-se civilmente, portanto, se agirem culposamente, a indenizao por perdas e danos, e penalmente no que o Cdigo Penal e demais legislaes abrangerem. Seu poder chega a tanto que o art.18 da Lei de Arbitragem estipula que o rbitro juiz de fato e de direito e que a sentena por ele proferida no se sujeita a recurso ou homologao judicial. Ser pessoa capaz e, principalmente, ter a confiana das partes, so dois dos principais requisitos para que uma pessoa possa exercer a funo de rbitro, conforme estipulado pela Lei n 9.307/96, art. 13. Mas, apenas esses dois requisitos, mesmo to relevantes, no bastam. Mais do que isso, uma slida formao jurdica, reconhecimento pblico e experincia incontestvel - que por si s j so qualidades desejveis para uma funo eminentemente jurdica e tcnica so caractersticas fundamentais para quem deter o poder de proferir sentena irrecorrvel. Estas qualificaes so quase inimaginveis em uma pessoa leiga, mesmo

respeitadssima e honorvel. O pargrafo 6 do artigo 13 prev que o rbitro dever proceder com imparcialidade, independncia, competncia, diligncia e discrio, no desempenho das suas funes. Aqui o padro tico da conduta do rbitro foi o mote. O rbitro, ademais, tem o dever de no aceitar a nomeao se tiver qualquer relao com uma das partes, de forma direta ou indireta, relao essa que possa gerar dvidas quanto sua imparcialidade ou independncia, em atendimento ao estipulado no art. 14. Assim ensina Carmona:
O rbitro no pode manter relaes de ordem econmica, afetiva, moral ou social que o liguem a alguma das partes. Espera-se que o julgador seja autnomo e livre, no tenha laos de subordinao espiritual, financeira ou 4 poltica com qualquer um dos litigantes.

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, p. 242.

O postulante a rbitro dever, portanto, zelar em revelar todos os fatos e circunstncias que possam dar margem a dvidas com respeito sua imparcialidade ou independncia. Ainda h resistncia, no Brasil, ao uso da arbitragem na soluo de conflitos, pois est arraigado na nossa cultura que os problemas jurdicos somente podem ser solucionados por juzes. Em razo disso, a gerao de confiana por parte do cidado na figura do rbitro fundamental no desenvolvimento da arbitragem em nosso pas, levando-se cada vez mais busca da soluo dos conflitos por intermdio da arbitragem. Mais uma vez vem em socorro a Lei n 9.307/96, que em seu art. 14 determina impedimentos ao rbitro, nos casos em que possam gerar suspeio ou impedimentos, atribuindo-lhes deveres e responsabilidades previstos no Cdigo de Processo Civil e no art.17 da Lei de Arbitragem. Ademais, equipara-os aos funcionrios pblicos, para efeitos da legislao penal. A equiparao aos agentes pblicos livra os rbitros de responderem por erros de julgamento na incorreta avaliao material probatria, mas, se for provado corrupo, prevaricao ou concusso, respondero por meio da ao prevista no referido art. 33 da Lei de Arbitragem. Proceder com imparcialidade, independncia, competncia, diligncia e discrio esto entre as obrigaes relevantes na funo dos rbitros. Tais obrigaes podem ser assim resumidas:
- Imparcialidade A equidistncia que o julgador deve guardar em relao s partes. - Independncia No pode ser rbitro (...) aquele que dependa econmica ou financeiramente de alguma das partes. - Competncia Que tenha conhecimento, aptido e capacidade que o habilitem a dirimir a controvrsia que lhe ser submetida. Espera-se que (...) seja um especialista no assunto e que tenha razovel experincia na matria. - Diligncia Agir (...) com interesse pela causa, com empenho na busca das provas, com esforo na busca da verdade, com zelo na deciso. - Discrio natural que o rbitro deva comportar-se de conformidade com o ambiente discreto em que atua, furtando-se a comentar os atos praticados durante o processo arbitral. 5

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, p. 239, 242, 243, 244, 246.

O disposto no art.14, 1 da Lei n 9.307/96 determina que "as pessoas indicadas para funcionar como rbitros tm o dever de revelar, antes da aceitao da funo, qualquer fato que denote dvida justificada quanto sua imparcialidade e independncia". Esse dever de revelao dever ser contnuo durante o desenrolar do procedimento arbitral, como dever de lealdade para com as partes e para com o prprio Estado, que lhe atribui o exerccio da funo jurisdicional privada e, ser escrita e comunicada a todas as partes e aos rbitros. O art.20 e seus 1 e 2 determina que s podem ser atribudos atos de parcialidade ao rbitro se oportunamente alegada e reconhecida por sentena judicial em consonncia com o art.33 da mesma lei. Escolhido pelas partes, dentre as diversas responsabilidades que lhe so atribudas, est a apresentao da sentena no prazo legal. No caso de no apresentao da mesma, ou mesmo apresentao fora do prazo legal ou convencional, sem qualquer motivo justo para o atraso, gera responsabilidade e, assim a lei expressa que a responsabilidade direta dos rbitros s se consolidar se o prejudicado interessado, consoante art .32, inciso VII, in verbis: "Art.32 nula a sentena arbitral se: [...] VII proferida fora do prazo, respeitado o disposto no art.12, III, desta lei. E o art.33: A parte interessada poder pleitear ao rgo do Poder Judicirio competente a decretao da nulidade da sentena arbitral, nos casos previstos nesta Lei." Buscar a nulidade da sentena arbitral, atravs de ao junto ao Poder Judicirio. No caso de se utilizar regras de algum rgo institucional ou entidade especializada, a princpio, no podero ser responsabilizadas por procedimentos ou decises dos rbitros, porque a lei atribui a eles a responsabilidade exclusiva por danos ou prejuzos causados s partes. Quanto ao impedimento e recusa do rbitro: resultado: substituio A Lei de Arbitragem estabelece em seu art.14 que:
Esto impedidos de funcionar como rbitros as pessoas que tenham, com as partes ou com o litgio que lhes for submetido, algumas das relaes que caracterizam os casos de impedimento ou suspeio de juizes, aplicandose-lhes, no que couber, os mesmos deveres e responsabilidades, conforme previsto no Cdigo de Processo Civil.

V-se, de forma clara e textual, que no processo arbitral existe apenas a figura do impedimento, a qual abarca as hipteses retratadas no Cdigo de Processo Civil, atinentes ao impedimento e suspeio dos juzes, naquilo que forem compatveis. Uma vez que indicados os rbitros pelas partes, h de se convir, que no normal que, depois, as prprias partes venham impedi-los, apresentando uma recusa formal. dever do rbitro comunicar a existncia do impedimento permanecendo inclume durante todo o curso do processo. Isso porque, ao ocorrer algum fato superveniente que acarrete o impedimento, ou mesmo chegando esse fato ao conhecimento do rbitro aps instaurada a arbitragem, subsiste intacto o seu dever de revelao s partes de tal evento. Mesmo com conhecimento dos impedimentos declarados pelo rbitro, as partes podem convencionar na sua manuteno. Assim pensa Carmona:
Os motivos que levam ao afastamento de rbitros, porm, no podem ser considerados absolutos. Em outros termos, mesmo nas hipteses claras de impedimento e suspeio, podem perfeitamente as partes, conhecendo a circunstncia, acordar na indicao do rbitro. O que impediria, por exemplo, que as partes escolhessem como rbitro um parente comum (afastando, portanto, a proibio do art. 134, V, do Cdigo de Processo Civil)? O que as impediria de nomear como rbitro um promotor de justia (aposentado) que tenha participado do processo anteriormente instaurado entre as partes (imagine-se um compromisso judicial)? Mais ainda: considerando que a arbitragem est estruturada na confiana que as partes depositam no rbitro, o que impediria os litigantes de nomearem um amigo comum (art. 135, I, do Cdigo de Processo Civil) para resolver-lhes a pendncia?6

Pode ocorrer que as partes nomeiem um rbitro desconhecendo a existncia de impedimentos, ou mesmo deleguem a indicao a alguma instituio que o faa. Assim, instaurada a arbitragem, poder a parte apresentar recusa perante a indicao, seja por motivo anterior realizao da mesma, como autorizado pelo 2, do artigo 14, em duas hipteses: quando a nomeao do rbitro no houver sido por ela realizada diretamente, e quando o motivo em que se funda a recusa somente conhecido posteriormente nomeao. A substituio do rbitro pode se realizar pela escusa, antes ou depois da sua nomeao, em caso do falecimento do rbitro aps ter sido nomeado e quando ocorre a recusa do rbitro por motivo que enseja impedimento ou incompetncia.
6

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009, p. 252.

2 A IMPARCIALIDADE DO RBITRO EM XEQUE: HIPTESES DE INVALIDAO DA SENTENA ARBITRAL

2.1 IMPEDIMENTOS E SUSPEIES

No que tange s hipteses de impedimentos e suspeies dos rbitros, razes essas que iro acarretar na invalidao da sentena arbitral, assim dispe o art. 32 da Lei n 9.307/96:
Art. 32. nula a sentena arbitral se: I - for nulo o compromisso; II - emanou de quem no podia ser rbitro; III - no contiver os requisitos do art. 26 desta Lei; IV - for proferida fora dos limites da conveno de arbitragem; V - no decidir todo o litgio submetido arbitragem; VI - comprovado que foi proferida por prevaricao, concusso ou corrupo passiva; VII - proferida fora do prazo, respeitado o disposto no art. 12, inciso III, desta Lei; e VIII - forem desrespeitados os princpios de que trata o art. 21, 2, desta Lei.

Da anlise dos incisos trazidos pelo legislador no artigo destacado acima, trazemos algumas explicaes, relevncias e particularidades de tais hipteses de nulidade da sentena arbitral. So essas: Inciso I: a arbitragem se caracteriza principalmente pela vontade das partes de submeter uma possvel lide a apreciao de um ente que no seja a Justia Estatal. Ela decorre de uma vontade expressa pelo compromisso arbitral, logo se este compromisso carece de legitimidade, bvio ser a nulidade do laudo arbitral. O compromisso arbitral est sujeito aos mesmos princpios do negcio jurdico descrito no art. 166 do Cdigo Civil.7

Cmara, Alexandre Freitas. Arbitragem: Lei 9.307/96. 4 ed. Rio de Janeiro: Lumen jris Ltda., 2005, p.143.

Portanto, existem trs hipteses de nulidade absoluta dos negcios jurdicos em geral: a incapacidade absoluta das partes, a ilicitude do seu objeto e a ignorncia de forma essencial prescrita em lei. Alm disso, ser motivo de nulidade do compromisso arbitral a falta das clausulas obrigatrias que esto previstas no art. 10, incisos I a IV da lei de Arbitragem, que versa sobre a qualificao das partes, do rbitro, do objeto da arbitragem e o local onde ser proferida a sentena arbitral. Inciso II: toda pessoa natural que sem estar investida da judicatura pblica eleita por duas ou mais pessoas para solucionar conflitos entre elas surgido, prolatando deciso de mrito8, pode ser considerado um arbitro. Contra o rbitro, no se deve contestar a competncia, mas a prpria investidura na funo jurisdicional, ou seja, se o arbitro no for competente para a causa, o arbitro no ser titular de poder jurisdicional algum. 9 O inciso II do artigo 32 a Lei de Arbitragem pode ser utilizado quando a escolha e nomeao dos rbitros se realizam de modo diferente do estipulado pelas partes. Para ilustrar este fato, transcreve-se o entendimento de Carmona:
Se na clusula ou no compromisso as partes tiverem estipulado que o rbitro, a se indica por um rgo arbitral institucional, ou por terceiro deva previamente preencher certas caractersticas (conhecer perfeitamente o idioma holands e ter experincia mnima de dez anos no mercado financeiro , por exemplo) poder o interessado manejar ao de que trata o art. 33 da Lei,desde que a matria tenha sido oportunamente deduzida (art. 20). 10

Na ausncia de estipulao das partes, a Lei de Arbitragem no impe requisitos ao arbitro alm do gozo de plena capacidade, porm entendem alguns doutrinadores que o arbitro alm da capacidade, deve ser alfabetizado, devendo ainda reconhecer o idioma ptrio.11 Inciso III: hiptese em que ocorrer a ausncia de elemento essencial, assim entendidos o relatrio, a fundamentao, o dispositivo, a indicao da data e lugar da prolao e a assinatura do rbitro.
8 9

FIUZA, Cesar. Teoria Geral da Arbitragem. Belo Horizonte: Del Rey, 1995, p. 120. VALENA, Clavio de Melo Filho. Poder Judicirio e Sentena Arbitral. Curitiba: Jurua, 2002 . p.113. 10 CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo. So Paulo: Malheiros, 1998, p. 264. 11 CMARA, Alexandre Freitas. Arbitragem: Lei 9.307/96. 4 ed. Rio de Janeiro: Lumen Jris Ltda., 2005 p.144.

O artigo 26 da Lei de Arbitragem define em seu escopo os requisitos obrigatrios da sentena arbitral: I) II) O relatrio que conter os nomes das partes e resumo do litgio; Os fundamentos da deciso onde sero analisadas as questes de fato e direito, mencionando-se, expressamente, se os rbitros julgaram por equidade; III) O dispositivo, em que sero resolvidas as questes submetidas arbitragem, fixando- se prazo para cumprimento da deciso e se for o caso. IV) A data e o lugar em que foi proferida. A ausncia dos elementos essenciais do laudo arbitral tem como conseqncia a nulidade do ato decisrio, pois a ausncia do dispositivo, torna o laudo inexistente.12 Inciso IV: a Conveno de Arbitragem o acordo firmado entre as partes para solucionar seus possveis conflitos. Nesse inciso destacada a nulidade da sentena em situaes em que a sentena arbitral proferida fora dos limites da Conveno de Arbitragem. Um exemplo disso a sentena ultra petita, ou seja, aquela que impe mais obrigaes s sugeridas pela parte, cabendo a nulidade da sentena. Tambm so passveis de nulidades as sentenas em que os procedimentos de arbitragem e o julgamento sejam diferentes daqueles pactuados na conveno. Inciso V: esse um caso de sentena citra petita, ou seja, a sentena que deixa de analisar o pedido formulado que seria de grande importncia para uma das partes. aquela em que a sentena no decide o pedido no seu todo, possuindo as partes direito tutela integral do conflito, logo, a tutela incompleta ser nula. Inciso VI: so assim definidas pelo Cdigo Penal as formas de agir descritas neste inciso: Prevaricao: retardar ou deixar de praticar, indevidamente, ato de ofcio, ou pratic-lo contra disposio expressa da lei, para satisfazer interesse ou sentimento pessoal (CP, art. 319); concusso exigir, para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumi-la, mas em razo dela, vantagem indevida (CP, art. 316); e, por fim, a corrupo (neste nterim

12

CMARA, Alexandre Freitas. Arbitragem: Lei 9.307/96. 4. ed. Rio de Janeiro: Lumen Jris Ltda., 2005, p. 125.

acolhida apenas de forma passiva), como o ato de solicitar ou receber para si ou para outrem, direta ou indiretamente, ainda que fora da funo ou antes de assumila, mas em razo dela, vantagem indevida, ou aceitar promessa de tal vantagem (CP, art. 317). Inciso VII: a sentena proferida fora do prazo nula, devendo-se observar o disposto no art.12 da mesma lei, que na impossibilidade de ser proferida a sentena pelo rbitro escolhido sem a substituio por outro, ela feita ser nula. Diferente da justia pblica, em que a sentena anulada por outros motivos e causas, mas no pelo proferimento fora do prazo, porque com prazo no se estabelece para a mesma. O que difere da arbitragem que o rbitro e como se dar o litgio j escolhido previamente entre as partes por acordo ou contrato celebrado, e tambm ao tempo que se dar o fim do litgio, por se tratar de uma justia privada as escolhas so feitas de acordo com a vontade das partes, por isso mesmo que se a sentena se der fora do prazo estipulado pelas partes, ela ser nula, e se ter que fazer outra, de outra forma conforme se estabelecer novamente. Inciso VIII: nula a sentena quando desrespeitados os princpios do contraditrio, que assegurado no art.5, inciso LV da CF/88, que tambm expressado audiatur et altera pars, que significa oua-se tambm a outra parte. Da igualdade entre as partes, que a ausncia de diferena entre as partes, ou seja, h que se deva tratar os dois lados da ao litigiosa igualmente, o que direito e dever para um, h de ser para o outro tambm. Da imparcialidade do julgador, o no privilgio por parte do julgador em beneficiar a algum lado, quando este toma partido em detrimento a algum ou algum, ele esta sendo parcial o que contrario a imparcialidade. O livre convencimento do julgador da causa, que tambm o direito de analisar cada prova trazida aos autos e a partir da conscincia do julgador, ele ter seu convencimento embasado no que foi apresentado. Quaisquer desses princpios que de longe no forem respeitados no decorrer do processo de arbitragem podero ser anulados a qualquer tempo, desde que reclamado pela parte lesada, anulando assim a deciso do rbitro. No que tange a arguio de suspeio modalidade de exceo de carter subjetivo, no tendo, porm, o legislador previsto a forma para a arguio deste tipo de exceo. O que dispuserem as partes a tal respeito, deve, portanto, ser

obedecido, o que novamente confirma o entendimento de Carmona segundo o qual a lei consagrou a autonomia da clusula compromissria. Desta forma, ficam impedidos de atuar como rbitros, ou suplentes, as pessoas que tenham com as partes ou com a relao litigiosa que lhes for submetida quaisquer das circunstncias que caracterizam os impedimentos ou suspeio dos juzes, atribuindo-lhes no que couber, os mesmos deveres e responsabilidades. Aos rbitros so aplicveis as regras de impedimentos e suspeio previstas nos arts. 134 e 135 do CPC, o qual transcreve-se.
Art. 134. defeso ao juiz exercer as suas funes no processo contencioso ou voluntrio: I - de que for parte; II - em que interveio como mandatrio da parte, oficiou como perito, funcionou como rgo do Ministrio Pblico, ou prestou depoimento como testemunha; III - que conheceu em primeiro grau de jurisdio, tendo-lhe proferido sentena ou deciso; IV - quando nele estiver postulando, como advogado da parte, o seu cnjuge ou qualquer parente seu, consangneo ou afim, em linha reta; ou na linha colateral at o segundo grau; V - quando cnjuge, parente, consangneo ou afim, de alguma das partes, em linha reta ou, na colateral, at o terceiro grau; VI - quando for rgo de direo ou de administrao de pessoa jurdica, parte na causa. Pargrafo nico. No caso do no IV, o impedimento s se verifica quando o advogado j estava exercendo o patrocnio da causa; , porm, vedado ao advogado pleitear no processo, a fim de criar o impedimento do juiz. Art. 135. Reputa-se fundada a suspeio de parcialidade do juiz, quando: I - amigo ntimo ou inimigo capital de qualquer das partes; II - alguma das partes for credora ou devedora do juiz, de seu cnjuge ou de parentes destes, em linha reta ou na colateral at o terceiro grau; III - herdeiro presuntivo, donatrio ou empregador de alguma das partes; IV - receber ddivas antes ou depois de iniciado o processo; aconselhar alguma das partes acerca do objeto da causa, ou subministrar meios para atender s despesas do litgio; V - interessado no julgamento da causa em favor de uma das partes.

Pargrafo nico. Poder ainda o juiz declarar-se suspeito por motivo ntimo.

A parte interessada em fazer valer a exceo, de qualquer modo, deve apresentar as provas documentais de que dispuser, sendo facultado a produo de provas, nos termos do art. 15 da Lei 9.307/96. Segundo Carmona:
Exige-se apenas que o excipiente decline as razes pelas quais quer o afastamento do rbitro e a apresentao das provas (pr-constitudas) de que j dispuser. No fica descartada a possibilidade de produo de provas constituendas (oitiva de testemunhas, por exemplo), para que possa ser proferida deciso. H que se evitar, no preciso dizer, processualizao excessiva da arbitragem, para que um incidente no possa causar como ocorre comumente na esfera judicial a eternizao do processo, sem deixar, porm, ao desamparo a parte que quer fazer valer suas razes, sob pena de violar-se o princpio do contraditrio (acolhido expressamente, repita-se exausto, no art. 21, 2).13

O procedimento de julgamento da exceo de suspeio assim explicitado por ALVES:


Alegada tempestivamente a suspeio ou o impedimento, a exceo ser julgada pelo prprio rbitro ou tribunal arbitral, em virtude do princpio da competncia-competncia previsto no artigo 8 da lei 9.307/96. Acolhida a exceo, o rbitro ser substitudo nos termos dos artigos 15 e 16. No sendo acolhida a exceo, embora tempestiva, no ocorrer a precluso indicada acima, podendo ainda ser oportunamente requerida a nulidade da sentena (artigo 20, pargrafo 2), nos termos do artigo 33.14

H uma hiptese de no ser possvel realizar a substituio, pois, segundo Carmona:


Se o rbitro afastado tiver sido indicado intuitu personae, externando as partes seu desejo de no aceitar substitutos. Com efeito, pode acontecer que as partes tenham escolhido o rbitro por conta de habilidades especiais, deixando consignado que no aceitariam substituto; uma das partes descobre, porm, aps a nomeao, que existia ligao entre o rbitro e a parte contrria, restando prejudicada a imparcialidade, recomendando-se o afastamento do rbitro. Impedida que est a substituio nesta hiptese especial, a arbitragem ser encerrada, a no ser que as partes, de comum acordo, optem por modificar a conveno.15

2.2 CASUSTICA
13

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009. p. 259. 14 ALVES, Rafael. O devido processo legal na arbitragem. in JOBIM, Eduardo e Machado Rafael Bicca. Arbitragem no Brasil: aspectos jurdicos relevantes. So Paulo: Quartier Latin, 2008, p. 398. 15 CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009. p. 259.

Tribunal de Justia do Estado de So Paulo Agravo de Instrumento Autos do Processo n 474.700-4/2-00 Relator: Des. Testa Marchi Julgamento: 30.1.2007, v.u., 10 Cmara de Direito Privado Ementa: Agravo de instrumento tirado de medida cautelar inominada antecipatria de ao de nulidade de sentena arbitral Pretenso de suspenso dos seus efeitos sob o fundamento de suspeio do rbitro, parcialidade, desrespeito ao contraditrio, alm de outras irregularidades Descabimento por ser impossvel a separao, de antemo, de um juzo de probabilidade de que o comportamento do rbitro ultrapassou as fronteiras da legislao. Agravo Improvido. Observaes: O agravante props ao cautelar preparatria de ao de anulao de sentena arbitral. Pleiteou liminar para suspender os efeitos da sentena arbitral que seria objeto da futura demanda anulatria, liminar essa negada pelo juiz de primeiro grau. Da o agravo, insistindo o autor da cautelar na concesso da medida, sob a alegao de que o rbitro, em demanda versando dissoluo parcial de sociedade, teria cometido inmeras ilegalidades, entre elas o favorecimento de uma das partes. O agravo foi rejeitado, prestigiando os julgadores a deciso arbitral. L-se no corpo do acrdo: No possvel, nos estreitos limites do agravo de instrumento, se distinguir o aspecto moral dos atos humanos no procedimento do rbitro. Em se tratando de mtodo extrajudicial de soluo de controvrsia, instituda pela Lei 9.307/96, o rbitro, em princpio, recebe das partes o poder de decidir. Se o seu comportamento tico ultrapassou ou no as fronteiras da legislao, no cabe aqui o exame se ele agiu ou no com independncia, imparcialidade, competncia, diligncia e discrio, tornando ineficazes uma deciso de mrito equivalente a uma sentena judicial, quando ela est fundamentada. E conclui o acrdo: Em suma, as causas de nulidade referidas pelos agravantes, no podem, de antemo, aniquilar a sentena arbitral tornando-a inexigvel, sendo certo, outrossim, que o processo arbitral flexvel, cujo andamento deve ser conduzido sem maiores incidentes, evitando-se discusses processuais impertinentes.

CONSIDERAES FINAIS

Da anlise do instituto da arbitragem no direito brasileiro e, mais especificamente, das hipteses de invalidao da sentena arbitral por razo de suspeio ou impedimento do(s) rbitro(s), possvel compreender que este mtodo ainda no totalmente eficaz na resoluo de conflitos, seja por desconhecimento das partes de tal procedimento, seja pelas lacunas contidas na Lei n 9.307/96. Por outro lado, a arbitragem ganha foras na legislao ptria por ser considerada um justia mais clere, em que as partes exercem o livre exerccio da autonomia da vontade. Passada tal premissa, verificou-se que as hipteses de nulidade da sentena arbitral no que tange ao papel do rbitro, que escolhido pelas partes, de relevante prestgio na soluo do litgio, devendo este agir com compromisso diante da funo que lhe fora atribuda e, principalmente, se comportar de forma imparcial, ou seja, o rbitro deve ser afastado quando suspeito ou impedido. Tais hipteses de suspeio e impedimento esto disciplinas nos artigos 14 e 32, incisos I e II, da Lei de Arbitragem. Assim sendo, diante da ocorrncia de umas das hipteses trazidas no art. 32 da Lei n 9.307/96, a parte interessada dever ajuizar demanda prpria para ver declarada a invalidao de sentena arbitral, a fim de sanar qualquer vcio na sentena arbitral proferida.

REFERNCIAS

ALVES, Rafael. O devido processo legal na arbitragem. in JOBIM, Eduardo e MACHADO, Rafael Bicca. Arbitragem no Brasil: Aspectos Jurdicos Relevantes. So Paulo: Quartier Latin, 2008.

CMARA, Alexandre Freitas. Arbitragem: Lei 9.307/96. 4 ed. Rio de Janeiro: Lumen jris Ltda., 2005.

CARMONA, Carlos Alberto. Arbitragem e processo: um comentrio Lei n 9.307/96. 3 ed. So Paulo: Atlas, 2009.

FIUZA, Cesar. Teoria Geral da Arbitragem. Belo Horizonte: Del Rey, 1995.

SCAVONE, Luiz Antonio Jnior. Manual de Arbitragem. 4 ed. So Paulo: RT, 2010.

SANCHES, Luciana Tayn. Invalidao da sentena arbitral. 26 de abr. 2013. Disponvel em: http://www.conteudojuridico.com.br/?artigos&ver=2.43164. Acesso em 28 de mai. 2013.

VALENA, Clavio de Melo Filho. Poder Judicirio e Sentena Arbitral. Curitiba: Juru, 2002 .

Anda mungkin juga menyukai