Anda di halaman 1dari 10

M ICROSOFT W ORD 2 000

O Microsoft Word 2000 um dos mais poderosos programas de processamento de textos feitos para Windows. Voc pode usar o programa para criar uma grande variedade de documentos tais como cartas, propostas, memorandos, relatrios, contratos, comunicados e currculos, entre outros. Um programa de processamento de texto um programa de computador que permite digitar e salvar qualquer texto. O Word permite que voc crie documentos, revise textos (processo chamado de edio) e coloque este texto em uma forma profissional (processo chamado de formatao ). Alm disso, o Word conta com recursos avanados na elaborao de tabelas, insero de ilustraes e grficos, criao e utilizao de bancos de dados para mala-direta e ferramentas apropriadas para desenho, alm de muitas outras.

C ARREGANDO

M ICROSOFT W ORD 2000

Para iniciar o Microsoft Word, Basta clicar no boto Iniciar do Windows, Apontar para Programas e clicar na opo Microsoft Word.

Quando o programa iniciado, um arquivo temporrio (Documento 1) torna-se disponvel. O Documento1 no Word o mesmo que uma folha de papel em uma mquina de escrever. Digitar texto muito parecido com datilografar, a diferena que quando voc digita palavras suficientes para completar uma linha, o Microsoft Word move-se automaticamente para a linha seguinte. Isto chamado de quebra automtica de linha. Com esse recurso, voc no precisa se preocupar com o final da linha, a menos que deseje comear um novo pargrafo ou criar uma linha em branco no documento. Para isso, basta pressionar a tecla ENTER. Nota: Ao iniciar o Word, automaticamente criado um documento em branco: basta comear a digitar!

E LEMENTOS

DA

TELA

1. Barra de Ttulo Apresenta o nome do programa e o nome do documento que est sendo utilizado. Assim que entramos no Word ela apresenta Documento1 porque voc ainda no atribuiu um nome ao seu texto. 2. Barra de Menus Apresenta o conjunto de comandos do Word, a partir dos quais voc seleciona opes para trabalhar com seus documentos. 3. Botes de Tamanho do Programa Alteram o tamanho da janela do programa. 4. Boto Fechar documento Fecha apenas o documento. 5. Barra de Ferramentas Padro Apresenta o conjunto de atalho dos principais comandos do programa. Se voc tiver um mouse, pode usar os botes (ferramentas) dessa barra para efetuar as funes comuns de processamento de texto do Word dando um nico clique do mouse. 6. Barra de Ferramentas Formatao Apresenta o conjunto de atalhos dos principais comandos de formatao. Ela contm opes bsicas para a formatao de caracteres e pargrafos. Exemplo: Negrito, Itlico, Tamanho, etc... 7. Rgua A rgua horizontal permite efetuar rapidamente, com a ajuda do mouse, algumas operaes de formatao de pargrafos. 8. rea da Pgina Local onde o texto aparecer quando for digitado. Mesmo antes de introduzir qualquer texto, esta regio conter alguns itens. A linha vertical intermitente o cursor ou ponto de insero, que mostra onde aparecer o prximo caractere digitado. Voc pode usar o mouse ou as teclas de direo para mover o ponto de insero para onde quiser editar, inserir ou apagar caracteres. 9. Barras de Rolagem Permitem rolar para cima, para baixo, para a esquerda e para a direita na Tela. 10. Botes de Modos de Exibio O Word permite que voc escolha a forma de exibio do seu documento. Os principais so: Modo Normal padro, cujo nico ponto favorvel um pequeno ganho de velocidade e o Modo de Layout de impresso, mais preciso, que apresenta todos os elementos do documento, mas torna mais lenta a paginao.. 11. Barra de Status Indica a pgina atual, a seo atual, a pgina atual e o total de pginas do documento, a distncia do texto ao topo da pgina e a linha e coluna atuais. Alm de mensagens para ajud-lo a utilizar o Word e fornece estatsticas sobre a posio do ponto de insero e o status de algumas teclas importantes. 12. Barra de Ferramentas Desenho Apresenta o conjunto de atalho dos principais comandos de desenho. 13. Boto Selecionar objeto da procura Abre o menu Selecionar objeto da procura, onde voc pode clicar no item que voc deseja usar para efetuar uma procura no documento. 14. Assistente do Office Fornece tpicos da ajuda e dicas para ajudar-nos a concluir nossas tarefas. Nota: Alm das barras de ferramentas Padro e Formatao, existem outras mais especficas, podem ser acionadas conforme a sua necessidade. que

A SSISTENTE

DO

O FFICE : C OMO

OBTER

A JUDA

D ICAS:

O Assistente do Office pode responder perguntas, oferecer dicas e fornecer ajuda sobre uma variedade de recursos especficos do programa do Office em que voc estiver. O Assistente do Office compartilhado por todos os programas do Office. Qualquer opo do Assistente que seja alterada, como os tipos de dicas que ele exibe, ir afet-lo em todos os programas do Office. Para exibir o assistente depois de exibir um tpico da Ajuda, clique em qualquer lugar na janela do Word ou feche o tpico da Ajuda.

D IGITAO
A digitao de um texto no Word bastante simples. Basta lembrar-se de que a tecla ENTER s deve ser pressionada quando voc for iniciar um novo pargrafo, pois a mudana de uma linha para outra acontece automaticamente. Quando um caractere digitado, o Microsoft Word o insere onde o Ponto de Insero (cursor) estiver piscando. Quando uma letra digitada, ela inicialmente inserida de forma minscula. Para inserir letras de forma maiscula, existem duas possibilidades:

A T ECLA S HIFT
Com a tecla Shift, possvel inserir letras de forma maiscula, enquanto ela estiver sendo pressionada. Ao solt-la, porm, as letras voltam a ser inseridas de maneira minscula. Exemplo:

E d u c a r
Texto com a tecla Shift sendo pressionada. Texto sem a tecla Shift sendo pressionada.

Obs.: Caso a tecla CapsLock esteja ativada, ao pressionar o Shift e uma letra, a letra inserida no texto de forma minscula.

A T ECLA C APS L O C K
Com a tecla CapsLock, possvel inserir letras de forma maiscula permanentemente. Quando acionada, uma luz acesa no lado direito superior do teclado. Enquanto a luz indicar que a tecla CapsLock est acionada, as letras digitadas sero inseridas de maneira maiscula. Para desativa-la, basta pressiona-la novamente. EXEMPLO:

E D U C A R

Texto com a tecla CapsLock acionada.

Nota: Para utilizao dos sinais grficos dispostos na parte superior das teclas com mais de uma funo, necessrio o uso do Shift. Alm disso, observe, sempre que for utilizar o Shift, se o CapsLock est Desativado. Caso o CapsLock esteja Ativado, ao usar o Shift as letras sero inseridas na forma minscula.

A CENTUAO
As acentuaes so feitas no mesmo processo para qualquer letra, sejam maisculas ou minsculas. EXEMPLOS:

A PAGANDO

T EXTO

Backspace A tecla Backspace utilizada para apagar caracteres esquerda do cursor. Delete (Del) A tecla Delete (Del) utilizada para apagar caracteres direita do cursor. Notas: 1 Voc pode tambm apagar um bloco de texto. Depois do texto selecionado, basta usar uma das duas teclas para que, de uma s vez, o que foi selecionado apague. 2 Existem diferentes tipos de teclados e em alguns deles no existe, por exemplo, a tecla . Neste caso voc deve pressionar a tecla do acento agudo e em seguida a letra C, obtendo assim o .

B OTES D ESFAZER

R EFAZER :

Boto Desfazer Na Barra de Ferramentas Padro est o boto Desfazer . Este boto desfaz a ltima operao realizada. No lado direito do boto desfazer h uma seta voltada para baixo. Atravs desta seta o Microsoft Word exibe uma lista das aes mais recentes que podem ser desfeitas. Porm, ao desfazer uma ao da lista, todas as aes acima dela tambm so desfeitas. Boto Refazer Este boto Refaz a ltima ao desfeita.

N AVEGANDO

PELO

D OCUMENTO

Navegar consiste em deslocar o ponto de insero para um local especfico do documento. Voc est no local onde o ponto de insero est piscando. Podemos navegar pelo teclado (mais comum) ou atravs do mouse. As combinaes de teclas tornam-se mais prticas por j estarmos utilizando o teclado. Move o cursor linha a linha ou caractere por caractere. END Move o cursor para o fim da linha corrente. HOME Move o cursor para o incio da linha corrente. CTRL+END Move o cursor para o final do documento, ou seja, para o final da ltima linha da ltima pgina do documento. CTRL+HOME Move o cursor para o incio do documento, ou seja, para o incio da primeira linha da primeira pgina do documento. CTRL+ Move o cursor de palavra em palavra. PgUp (Page Up) Move o cursor para uma tela acima. PgDn (Page Down) Move o cursor para uma tela abaixo. CTRL+PgUp Move o cursor para uma pgina anterior. CTRL+PgDn Move o cursor para a pagina seguinte. CTRL+DEL Apaga uma palavra direita. CTRL+BACKSPACE Apaga uma palavra esquerda.

S ELEO

DE

B LOCOS

DE

T EXTO

Selecionar significa destacar o ponto do texto que sofrer modificaes (a ao a ser executada). Toda, ou quase toda, alterao que desejamos fazer em um documento do Word necessita de uma seleo prvia. Podemos efetuar a seleo atravs do teclado ou com o mouse.

S ELECIONANDO

COM O

M OUSE:

Caractere por caractere Posicione o ponteiro de mouse, em forma de I, no intervalo do caractere desejado e, mantendo o boto esquerdo do mouse pressionado, arraste o ponteiro sobre o caractere desejado. Uma palavra Duplo clique sobre a palavra desejada. Uma linha Posicione o ponteiro do mouse esquerda da linha desejada. Note que ele se transforma em uma seta apontando para a direita. Clique uma vez com o boto esquerdo do mouse. Vrias linhas Repita o processo anterior mantendo o boto esquerdo do mouse pressionado, enquanto arrasta, verticalmente, o ponteiro do mouse. Um pargrafo Clique duas vezes esquerda do incio do pargrafo desejado (o ponteiro do mouse deve estar voltado para a direita). Ou clique trs vezes sobre qualquer palavra do pargrafo. Todo o documento Clique trs vezes esquerda do incio de qualquer pargrafo ou mantenha a tecla CTRL pressionada e clique uma vez.

F ORMATANDO T EXTO
Formatar documento significa estrutur-lo de forma equilibrada e constante, tornando sua leitura agradvel e clara. Imagine um livro onde cada pgina apresentasse um tamanho de letra, um alinha-mento, etc. O equilbrio e a clareza so as palavras-chave na confeco de qualquer documento.

F ORMATANDO

FONTE ATRAVS DO

M ENU

Permite a alterao da apresentao das letras (caracteres) que compem o texto. Ao escolher um tipo de letra para o documento deve-se levar em conta o contedo deste texto. O formato da letra transmite uma idia, antes da sua leitura. No levaramos a srio um documento oficial (uma escritura, por exemplo) impresso em letras tipo velho oeste americano (Playbill), assim como no iramos a um Show, motivados por um cartaz impresso em Times New Roman. 1. 1. 1. 1. Selecione o texto a ser modificado; Selecione Formatar / Fonte. A janela Fonte aparece: Altere as formataes respeitando as indicaes das ferramentas. Clique OK para Aplicar.

Fonte

Estilo

Tamanho

Cor Estilo de Sublinhado Cor do Sublinhado

Efeitos

Visualizao

Insira o nome da fonte que voc deseja aplicar no texto selecionado ou a toda palavra que contm o ponto de insero. Clique em Itlico, Negrito ou Negrito Itlico para aplicar esses formatos ao texto selecionado. Em estilo Normal , as formataes so removidas. Insira o tamanho da fonte no texto selecionado. Voc pode digitar qualquer nmero entre 1 e 1638. Os tamanho, dependem da fonte selecionada. Clique na cor que voc deseja aplicar ao texto selecionado. Clique no tipo de sublinhado que voc deseja aplicar ao texto selecionado. Clique na cor que voc deseja aplicar ao estilo de sublinhado selecionado. Se nenhum estilo de sublinhado estiver selecionado, esta opo no estar disponvel. Selecione as opes de formatao que voc deseja ou desmarque a caixa de seleo para remover a formatao. Mostra a aparncia do seu documento com as opes selecionadas.

E FEITOS

DE TEXTO

(A NIMAO ):

Esta opo usada para destacar palavras e frases, atravs de uma animao, em documentos que sero lidos On-line. O texto pode ser impresso; o mesmo no acontece com a animao (obviamente), s aparece na tela. 1. 1. 1. 1. 1. Selecione o texto a ser modificado; Selecione Formatar / Fonte; Selecione a aba Efeitos de texto; Selecione, na lista apresentada, o nome da animao desejada. Note o seu exemplo na caixa abaixo do quadro; Clique OK.

F ORMATANDO F ORMATAO
1. 1.

F ONTES

PELA

ARRA

DE

F ERRAMENTAS

Selecione o texto a ser modificado; Clique no boto ou na caixa necessria para alterar a formatao que voc deseja alterar a fonte do texto ou de nmeros. ESTILO Ao aplicar um estilo a um pargrafo ou palavra, voc pode aplicar todo um grupo de formatos de caractere ou pargrafo, ou ambos, em uma operao simples. FONTE Fontes so tipos de letras, caracteres. TAMANHO DA FONTE Altera o tamanho do texto selecionado. Na caixa Tamanho da fonte, insira um tamanho. Os tamanhos disponveis na caixa Tamanho da fonte dependem da fonte selecionada. NEGRITO Aplica negrito ao texto e aos nmeros selecionados. Formato que evidencia a fonte (letra) do texto.

ITLICO Aplica itlico ao texto e aos nmeros selecionados. Formato que inclina a fonte (letra) do texto. SUBLINHADO Sublinha o texto e os nmeros selecionados.

Nota: Os botes: Negrito, Itlico e Sublinhado ativam e desativam seus formatos, ou seja, se voc clicar no boto Itlico e o item selecionado j estiver com esse formato, voc estar desativando (tirando) o formato Itlico.

A LTERANDO PADRES D E (M AISCULA E M INSCULA)


1. 1.

FONTE

1. Selecione o texto que deseja mudar os padres; Selecione Formatar / Maisculas e minsculas; Escolha um dos formatos.

F ORMATANDO P ARGRAFO
Formatando pargrafo atravs do Menu:
Permite a alterao da apresentao dos pargrafos que compem o texto. A boa distribuio de pargrafos fornece ao texto a limpeza necessria para uma leitura mais agradvel. 1. 1. 1. 1. Selecione os pargrafos a serem modificados; Selecione Formatar / Pargrafo. A janela Pargrafo aparece: Altere as formataes respeitando as indicaes. Clique OK para Aplicar.

Como utilizar as ferramentas necessrias no Pargrafo:


Alinhamento Nvel de Tpico Esquerdo Direito

Define a posio, relativo ao recuo, dos pargrafos selecionados. Clique ao nvel de tpico que voc deseja atribuir aos pargrafos selecionados. Recua um pargrafo da margem esquerda no valor que voc inserir nesta caixa. Recua um pargrafo da margem direita no valor que voc inserir nesta caixa. Clique em Primeira Linha, para recuar apenas a primeira linha de um pargrafo. Clique em Deslocamento, para recuar todas as linhas, exceto a primeira, de um pargrafo . Clique em (nenhum) na lista especial.
Insira o valor do recuo para a primeira linha ou recuo deslocado. O Word limpar esta caixa se voc clicar em (nenhum) na lista Especial. Define o espao acima de cada pargrafo selecionado. Define o espao abaixo de cada pargrafo selecionado. Define o espao vertical entre as linhas dos pargrafos selecionados. Insira a quantidade de espao vertical que voc deseja entre as linhas de texto. Esta definio s entrar em vigor se voc clicar em Pelo menos, Exatamente ou Mltiplos na caixa Entre linhas. Visualizao Mostra como ser a aparncia do seu documento com as opes selecionadas.

Especial

Por Antes Depois Entre linhas Em Visualizao

A LINHANDO

PELA

B ARRA

DE

F ERRAMENTAS F ORMATAO

Voc pode, se desejar, formatar pargrafos utilizando a Barra de Ferramentas Formatao, o que pode facilitar bastante o seu trabalho.

1. ALINHAR ESQUERDA
1.

Alinha texto, nmeros ou objetos selecionados, entre linhas, esquerda com uma margem direita desigual. CENTRALIZAR ALINHAR DIREITA JUSTIFICAR
direito e esquerdo.

1.
1.

Centraliza texto, nmeros ou objetos entre linhas selecionados. Alinha texto, nmeros ou objetos selecionados, entre linhas, Word, alinha os pargrafos selecionados s margens ou recuos

direita com uma margem esquerda desigual.

U TILIZANDO

A RGUA PARA ALTERAR OS RECUOS

Exibida na parte superior da janela do documento, a rgua horizontal permite efetuar rapidamente, com a ajuda do mouse, algumas operaes de formatao de pargrafos. As partes cinzas das rguas representam, na rgua horizontal, as margens esquerda e direita; e na rgua vertical, as margens superiores e inferiores. Veja os seguintes exemplos:

M ARCADORES

DA

R GUA H ORIZONTAL:

M OVENDO

C OPIANDO B LOCOS

DE

T EXTO

Digamos que voc tenha terminado de digitar seu documento e repara que determinado pargrafo teria mais sentido se posicionado aps o ltimo pargrafo da pgina. Ou, ainda, precise repetir um pargrafo em outro ponto do documento, sem a necessidade de digit-lo novamente. Enfim, voc deseja re-arrumar o seu documento aps t-lo concludo. Podemos, facilmente, mover ou copiar blocos de texto em um documento quando necessrio. Nota: Utilize os dois processos acima com textos no muito longos e, de preferncia, apenas no espao compreendido pela tela visvel do seu documento, por questo de segurana e praticidade.

M OVENDO
1. 1. 1. 1. 1.

COM O MOUSE :

Selecione o texto a ser movido; Posicione o ponteiro do mouse sobre a seleo. Ele se transforma em uma seta apontando para a esquerda; Mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse; Arraste-o at o local desejado. Note que ele apresenta um pequeno retngulo em sua base e o ponto de insero est pontilhado; Libere o mouse.

C OPIANDO
1. 1. 1. 1. 1. 1.

COM O MOUSE :

Selecione o texto a ser movido; Posicione o ponteiro do mouse sobre a seleo. Ele se transforma em uma seta apontando para a esquerda; Mantenha pressionado o boto esquerdo do mouse e a tecla CTRL; Arraste-o at o local desejado. Note o sinal de + junto ao ponteiro; Libere o mouse; Libere o CTRL.

U TILIZANDO

A REA DE TRANSFERNCIA DO

O FFICE :

Voc pode usar a rea de transferncia do Office para copiar e colar vrios itens. Observe que voc poder copiar itens enquanto estiver usando qualquer programa que oferea a funcionalidade copiar e recortar, mas s poder col-los nos programas do Office. Para ativar a barra de ferramentas da rea de transferncia do Office, siga um dos procedimentos abaixo: D um clique duplo no boto Copiar; Selecione Exibir / Barra de Ferramentas/rea de transferncia.

A B ARRA
Copiar

DE

F ERRAMENTAS

APARECE :
Copia a seleo para a rea de transferncia.

Colar Tudo Limpar rea de transferncia Lista de Contedos

Cola o contedo de todas as reas de transferncia dos arquivos. Limpa o contedo de todas as reas de transferncia. Contm os itens que foram copiados para a rea de transferncia. Esta lista pode conter at 12 itens e para inserir um deles, basta clicar no pretendido

M OVENDO
1. 1. 1. 1.

COM A

REA

DE

T RANSFERNCIA :

Selecione o texto desejado; Selecione Editar / Recortar. O texto selecionado ser apagado do documento e posicionado na rea de transferncia; Posicione o ponto de insero no local desejado (destino do texto movido); Selecione Editar / Colar.

C OPIANDO
1. 1. 1.

COM A

REA

DE

T RANSFERNCIA :

Selecione o texto desejado; Selecione Editar / Copiar; Posicione o ponto de insero no local desejado (destino do texto copiado);

2.

Selecione Editar / Colar.

Anda mungkin juga menyukai