Anda di halaman 1dari 12

no documento. Para inserir um tamanho diferente, arraste a forma para o tamanho desejado.

Para manter a proporo entre a largura e a altura da forma, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto arrasta a forma.

E MPILHANDO O BJETOS

DE

D ESENHO :

Os objetos so empilhados (postos um sobre o outro) medida que so inseridos num documento. Voc v a ordem de empilhamento quando os objetos se sobrepem.

possvel mover objetos individuais ou grupos de objetos em uma pilha. Por exemplo, voc pode mover os objetos para cima ou para baixo, em uma pilha, um nvel de cada vez ou pode mov-los para cima ou para baixo da pilha com um nico movimento. possvel sobrepor objetos ao desenhar para criar efeitos diferentes. No necessrio desenhar primeiro o objeto de baixo voc sempre pode mov-lo mais tarde. Trazendo um objeto de desenho para frente 1. Selecione o objeto que voc deseja mover; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Ordem e clique em Trazer para frente. Enviando um objeto de desenho para trs 1. Selecione o objeto que voc deseja mover; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Ordem e clique em Enviar para trs. Trazendo um objeto de desenho um nvel para frente 1. Selecione o objeto que voc deseja mover. 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Ordem e clique em Avanar. Enviando um objeto de desenho um nvel para trs 1. Selecione o objeto que voc deseja mover; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Ordem e clique em Recuar. Trazendo um objeto de desenho para frente do texto 1. Selecione o objeto que voc deseja mover; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Ordem e clique em Trazer para frente do texto. Enviando um objeto de desenho para trs do texto 1. Selecione o objeto que voc deseja mover; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Ordem e clique em Enviar para trs do texto.

G IRANDO

OU INVERTENDO UM OBJETO DE DESENHO

Voc pode girar um objeto de desenho 90 graus para a esquerda ou direita ou para qualquer outro ngulo. Pode tambm inverter um objeto horizontal ou verticalmente. possvel inverter ou girar um objeto, um conjunto de objetos ou um grupo de objetos. Nota: Algumas figuras e grficos que voc importa no podem ser girados ou invertidos por no terem sido criados no Word. Se puder desagrupar um objeto importado e, em seguida, reagrupar seus componentes, pode ser que consiga inverter ou girar o objeto. No entanto, no possvel inverter ou girar bitmaps. Girando um objeto de desenho livremente 1. Selecione o objeto a ser girado; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Girar livremente; 3. Arraste um canto do objeto na direo em que voc deseja gir-lo; 4. Clique fora do objeto para definir a rotao. Nota: Para forar a rotao do objeto a ngulos de 15 graus, mantenha a tecla SHIFT pressionada enquanto usa a ferramenta Girar livremente. Girando um objeto de desenho 90 graus para a esquerda ou direita 1. Selecione o objeto a ser girado; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique em Desenhar, aponte para Girar ou inverter e, em seguida, clique em Girar para a esquerda ou Girar para a direita.

C OR

DO

P REENCHIMENTO

O sombreamento adicionado a objetos de desenho chamado de preenchimento. Voc pode preencher objetos de desenho com cores slidas ou gradientes (sombreadas), um padro, uma textura ou uma figura.

Alterando uma cor de preenchimento em um objeto de desenho


1. Selecione o objeto de desenho a ser alterado; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta ao lado de Cor do preenchimento; 3. Clique na cor que voc desejar. Nota: Se no vir a cor desejada, clique em Mais cores de preenchimento . Clique em uma cor na aba Padro ou clique na aba Personalizada para misturar a sua prpria cor e, em seguida, clique em OK.

Efeitos de preenchimento (Gradiente)

1. Selecione o objeto de desenho a ser alterado; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta ao lado do boto Cor do preenchimento; 3. Clique em Efeitos de preenchimento, a caixa efeitos de preenchimento aparecer: 4. Em seguida, clique na aba Gradiente. Em cores escolha: 5. Determine a variao e clique OK Uma cor Para preencher o objeto selecionado com uma nica cor que se transforma gradativamente em preto ou branco. Clique na cor desejada na caixa Cor 1. Em seguida, arraste o controle deslizante Escuro/Claro para ajustar a intensidade da cor. Duas cores Para preencher o objeto selecionado com uma cor que se transforma gradativamente em outra cor. Clique nas cores desejadas nas caixas Cor 1 e Cor 2. Predefinidas Para preencher o objeto selecionado a partir de um conjunto de preenchimentos graduais especialmente criados. Clique no nome do conjunto de cores desejado na caixa Cores predefinidas.

Efeitos de preenchimento (Textura)


1. Selecione o objeto de desenho a ser alterado; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta ao lado do boto Cor do preenchimento. Clique em Efeitos de preenchimento e a caixa efeitos de preenchimento aparecer: 3. Em seguida, clique na aba Textura; 4. Clique na textura especial que voc deseja usar como preenchimento do objeto selecionado. O nome da textura em que voc clicar ser exibido na caixa de descrio abaixo. Para adicionar uma textura lista, clique em Outra textura. 5. Para finalizar, clique OK

Removendo um preenchimento de um objeto de desenho


1. Selecione o objeto de desenho a ser alterado; 2. Na barra de ferramentas Desenho, clique na seta ao lado de Cor do preenchimento, e, em seguida, clique em Sem preenchimento.

Alterando uma borda ou linha em um objeto de desenho


1. Selecione o objeto de desenho, a linha ou borda que voc deseja alterar; 2. Para alterar a cor da linha ou borda, clique na seta ao lado de Cor da linha e na cor desejada. Se a cor desejada no for exibida, clique em Mais cores de linha. Clique em uma cor na aba Padro ou na aba Personalizada para criar sua prpria cor e em OK.

WordArt
Ferramenta utilizada para Criar efeitos de texto inserindo um objeto de desenho do Microsoft Office.

Inserindo um objeto de desenho WordArt


1. Na Barra de ferramentas Desenho, clique em Inserir WordArt; 2. Clique no tipo de objeto de desenho da WordArt desejado e, em seguida, clique em OK; 3. Na caixa de dilogo Editar texto da WordArt, digite o texto que deseja formatar, selecione qualquer outra opo que desejar e, em seguida, clique em OK; 4. Para adicionar ou alterar os efeitos associados ao texto, use os botes das barras de ferramentas WordArt e Desenho. A barra de ferramentas WordArt aparece quando voc clica no texto especial da WordArt.

Alterando o texto em um objeto de desenho da WordArt


1. Clique duas vezes no efeito especial de texto que voc deseja alterar; 2. Edite o texto, faa qualquer outra alterao que desejar e, em seguida, clique em OK.

Mudando o Estilo (WordArt Gallery)


1. Selecione a WordArt; 2. Na Barra de ferramentas WordArt, Clique em WordArt Gallery; 3. Escolha o estilo desejado e, em seguida, clique em OK.

Mudando a Forma da WordArt


1. Selecione a WordArt; 2. Na Barra de ferramentas WordArt, Clique em forma da WordArt; 3. Escolha a Forma da WordArt desejada.

Maneiras rpidas de criar cartas, memorandos e outros documentos


Voc pode usar diversos modelos1 e assistentes2 para poupar tempo na criao de vrios tipos comuns de documentos. Por exemplo, utilize o Assistente de memorando para criar com facilidade memorandos com uma aparncia profissional ou o Assistente de pgina da Web para comear a utilizar rapidamente pginas da Web.

Criando um modelo
Um modelo pode armazenar texto padronizado, barras de ferramentas personalizadas, macros, teclas de atalho, estilos e entradas de AutoTexto. Uma maneira fcil de criar um modelo abrir um documento que contenha os itens que voc deseja usar novamente e salvlo como um modelo. Para basear um novo modelo em um documento existente, clique em Abrir no menu Arquivo e abra o documento desejado. Para basear um novo modelo em um modelo existente, clique em Novo no menu Arquivo. Clique em um modelo semelhante quele que voc deseja criar, clique em Modelo em Criar novo e em OK. No menu Arquivo, clique em Salvar como. Na caixa Salvar como tipo, clique em Modelo do documento (*.dot). Esse tipo de arquivo j estar selecionado se voc estiver salvando um arquivo criado como um modelo. O Word propor a pasta Modelos na caixa Salvar em. Para salvar o modelo de modo que ele seja exibido em uma guia diferente de Geral, alterne para a subpasta correspondente na pasta Modelos. Na caixa Nome do arquivo, digite um nome para o novo modelo e clique em Salvar. No novo modelo, adicione o texto e os elementos grficos a serem exibidos em todos os novos documentos baseados no modelo e exclua os itens que no devem ser exibidos. Faa as alteraes desejadas nas definies de margem, tamanho e orientao de pgina, estilos e outros formatos. Clique em Salvar, e em Fechar no menu Arquivo.

Modificando um Modelo
No menu Arquivo, clique em Abrir e abra o modelo a ser modificado. Se no houver modelos listados na caixa de dilogo Abrir, clique em Modelos de documento (*.dot) na caixa Arquivos do tipo. Altere quaisquer textos e elementos grficos, estilos, formatao, macros, entradas de AutoTexto, barras de ferramentas, definies de menu e teclas de atalho do modelo. Nota: O contedo dos documentos existentes no afetado pelas alteraes que voc faz nos modelos em que eles so baseados. O Word atualizar os estilos modificados quando voc abrir um documento existente somente se a opo Atualizar os estilos automaticamente estiver ativada. Defina essa opo antes de abrir um documento existente clicando em Modelos e suplementos no menu Ferramentas.

Modificando uma carta existente usando o Assistente de carta


1. Abra a carta que voc deseja modificar ou concluir; 2. No menu Arquivo, clique em Novo e selecione Assistente de carta na guia Cartas & faxes. Clique nas guias de modo a exibir opes para diferente definies e elementos de carta e altere as opes desejadas.

Criando um Currculo
O Assistente de currculo o ajuda a organizar as informaes sobre suas habilidades, instruo, e experincia em um currculo apropriado para o tipo de trabalho que voc est procurando. O assistente oferece vrios ttulos internos que podem ser colocados em qualquer ordem e voc pode adicionar seus prprios ttulos. O assistente tambm o ajuda a criar uma carta de apresentao e envi-la com o currculo a algum pelo correio eletrnico ou por fax. Para enviar itens pelo correio eletrnico ou por fax, seu computador deve suportar esses servios. 1. 2. 3. 4. No menu Arquivo, clique em Novo; Clique na guia Outros documentos; Clique duas vezes em Assistente de currculo; Siga as etapas no assistente.

Nota: Voc tambm pode usar qualquer um dos modelos de currculo como base para um currculo.

Criar uma carta


O Assistente de carta no Word pode ajud-lo a escrever uma carta de maneira fcil e rpida. O assistente fornece elementos de carta usados com freqncia como saudaes e fechamentos que podem ser selecionados em listas. Alm disso, ele ajuda a estruturar cartas baseadas em estilos de cartas usados freqentemente. Execute o procedimento a seguir, que requer o Assistente do Office, para criar uma carta com o Assistente de carta. Se voc no tiver o Assistente do Office instalado, poder iniciar o Assistente de carta clicando em Novo no menu Arquivo, na guia Cartas & faxes e clicando duas vezes em Assistente de carta. 1. Digite uma saudao iniciada com a palavra "Prezado" ou "Para", seguida de um nome e dois pontos ou uma vrgula _ como Prezado Toms ou A Todos os Membros da Comisso: _ e pressione ENTER; 2. No Assistente do Office, clique em Obter Ajuda para escrever a carta; 3. Siga as instrues no Assistente de carta. Se voc desejar pular uma etapa ou ir para um painel especfico, clique em uma das guias.

Trabalhando com a Mala Direta


Mala Direta a unio de um arquivo que contm um texto, chamado de Documento Principal, e um arquivo de dados, chamado Origem de D a d o s . Essa unio produz um documento com um texto padro e informaes especficas constantes na origem de dados. A prpria operao de Mala Direta se encarrega de substituir os termos variveis que esto inseridos no documento Principal e criar o nmero de documentos conforme a quantidade de registros da origem de dados. Resumindo, Mala Direta a criao de cartas personalizadas atravs de um processo de mesclagem de dois documentos, conforme foi citado anteriormente. O chamado Documento Principal servir de mscara para inserir os dados de um arquivo chamado de Origem de Dados. Para acessar o recurso de Mala Direta, selecione o menu Ferramentas e logo aps a opo Mala Direta. Observe que surge na tela, o seguinte quadro de dilogo:

Opes do Quadro de Dilogo (Passo nmero 1):

Opes do Quadro de Dilogo (Passo nmero 1):


Documento Principal o documento que servir de mscara para a criao de uma mala direta. Selecione o tipo de documento a ser criado cartas modelo, etiquetas de endereamento. Quando escolher a opo desejada, o Word perguntar se voc deseja utilizar como Documento Principal o documento atualmente aberto no Word, ou se deseja criar um novo Documento Principal

Criar

A criao de um documento de correspondncia mesclado, como uma carta modelo, consiste de um processo de trs etapas que envolvem a mesclagem do documento principal com uma origem de dados. Na primeira etapa, voc define o documento principal, que contm o texto, a pontuao e outros itens que permanecero iguais em todas as verses da carta modelo. Para definir um documento principal mesclado, como uma carta modelo, siga os seguintes passos:

1. Abra o documento a ser usado como documento principal. Voc pode abrir uma carta existente ou iniciar uma nova carta com base em um modelo selecionado; 2. No menu Ferramentas, escolha Mala Direta; 3. Em Documento Principal, escolha o boto Criar, em seguida, escolha Cartas Modelo e observe o prximo quadro de dilogo;

4. Escolha o boto Janela Ativa.

Opes do Quadro de Dilogo (passo nmero 2)


Origem de Dados
A origem de dados ser o documento que contm os destinatrios para a carta modelo. Permite que se especifique o arquivo de origem de dados. Um arquivo de origem de dados um documento do Word que possui uma tabela com os campos digitados seqencialmente. Por exemplo: NOME ENDEREO Maria Rua da Felicidade, n. 20 Joo Rua da Paz, S/N. Determine os campos de mesclagem e a ordem dos campos na origem de dados. O exemplo acima, possui dois campos, Nome e Endereo. Permite que voc importe sua lista de contatos do Outlook ou do Schedule como a origem de dados da mala direta.

Abrir origem de dados

Criar origem de dados Catlogo de Endereos

Mais tarde, voc poder completar o documento principal digitando e editando o texto, e inserindo nomes de campos. O prximo passo definir a origem de dados que contm as informaes que variam em cada uma das verses do documento impresso. A origem de dados pode ser definida com uma das seguintes aes: usar uma origem de dados existente ou criar uma nova origem de dados. 1. Para criar uma origem de dados voc deve seguir as seguintes etapas: No quadro de dilogo da Mala Direta, escolha o boto Obter Dados na rea Origem de Dados;

2. 3. 4. 5.

Selecione Criar origem de dados; Na caixa Nomes de campo no cabealho, elimine, adicione ou mova os campos que daro origem ao arquivo que conter a estrutura dos dados conforme a figura a seguir: Ao acabar de definir a estrutura da origem de dados, clique no boto OK. O Word pedir para que voc salve o documento, d o nome para o arquivo de dados e clique em OK. Lembre-se este arquivo poder futuramente servir de origem de dados para um novo trabalho de mala direta.

O Word exibe uma mensagem perguntando se voc deseja editar a origem de dados ou o documento principal (figura 8). Escolha o boto Editar Origem de dados para digitar as informaes que variam em cada verso do documento impresso.

Para incluir informaes em uma origem de dados, observe as etapas abaixo: 1. Se o quadro de dilogo Formulrio de Dados no estiver sendo exibido, a partir do quadro de dilogo da Mala Direta, escolha o boto Editar em Origem de dados e, em seguida, selecione a origem de dados a partir da lista; 2. No quadro de dilogo Formulrio de dados (figura 9), digite as informaes desejadas em cada caixa de campo de dados, em seguida pressione a tecla ENTER;

3. Ao terminar de inserir todas as informaes dos registros, escolha o boto OK. Depois de completar a origem de dados com as informaes de cada registro, complete o documento principal, inserindo ali os nomes dos campos da estrutura da origem de dados. Para completar o documento principal mesclado, execute os seguintes passos: 1. No documento principal, digite ou edite o texto ou elementos grficos que devem aparecer em todas as verses da carta modelo;

2. Cada vez que voc chegar a um local onde deseje inserir informaes da origem de dados, clique sobre o boto Inserir Campo na Barra de Ferramentas Mala direta que surgiu na parte superior da tela do Word e, em seguida, selecione o campo de mesclagem a ser inserido. Observe um exemplo de Mala Direta, na figura abaixo, o campo <<Nome>> ser trocado pelos nomes dos cadastrados no documento de origem de dados; Prezado(a) Sr(a) <<Nome>>

3. Ao terminar de editar o documento principal, escolha Salvar no menu Arquivo e d um nome para ele. Agora que voc completou o documento principal, que contm as informaes que sero repetidas em todas as verses da carta, a etapa final mesclar a origem de dados com o documento principal. Para mesclar uma origem de dados com o documento principal, siga os passos abaixo: Com o documento principal na janela ativa, clique sobre o boto Exibir dados mesclados na Barra de Ferramentas Mala Direta para exibir os itens mesclados antes de imprimi-los. O Word exibe a informao do primeiro registro de dados no lugar dos campos mesclados no texto do documento principal. Para exibir as informaes de outros registros de dados, clique sobre um dos botes de seta (iguais aos de um vdeo cassete) ou digite um nmero de registro na caixa Ir para registros. Para mesclar o documento principal com a origem de dados atravs do menu, basta selecionar o menu Ferramentas e em seguida a opo Mala Direta. Na caixa Mesclar dados com o documento escolha Mesclar para que surja na tela o quadro de dilogo abaixo:

Escolha a opo Mesclar para finalizar o processo de unio do documento principal com a origem de dados. Voc pode mesclar a mala direta para impressora , para um novo documento ou para o correio eletrnico (e-mail).

Nota: Vale lembrar que no h necessidade de se salvar os documentos mesclados. Uma vez
que voc possui o documento padro e a origem dos dados, a qualquer momento pode-se criar o documento de mala direta outra vez.

Se voc executar uma tarefa de forma repetitiva no Word, poder automatizar a tarefa usando uma macro. Uma macro uma seqncia de comandos e instrues do Word que voc agrupa como um nico comando para executar uma tarefa automaticamente. Em vez de executar manualmente uma srie de aes demoradas e repetitivas no Word, possvel criar e executar uma nica macro de fato, um comando personalizado que execute a tarefa para voc. Algumas utilizaes tpicas das macros so acelerar as tarefas rotineiras de edio ou formatao, combinar vrios comandos em um, tornar uma opo de caixa de dilogo mais acessvel e automatizar uma seqncia complexa de tarefas.

C RIANDO

UMA

M ACRO

A Macro uma ferramenta do Microsoft Word, e em virtude disso, encontra-se no Menu Ferra-mentas, sub-menu Macro. Para gravar uma macro no Word, inicie o gravador de macros e execute uma seqncia de aes. Voc poder ento executar a macro sempre que precisar executar essa seqncia. Por exemplo, se precisar inserir com freqncia uma tabela com formatao especfica nos documentos, voc poder gravar uma macro que insira a tabela com as bordas, tamanho e nmero de linhas e colunas corretos. Ao gravar uma macro, voc pode usar o mouse para clicar em comandos e opes, mas o gravador de macros no grava os movimentos do mouse em uma janela de documento. Por exemplo, no possvel usar o mouse para mover o ponto de insero ou selecionar, copiar ou mover itens clicando ou arrastando. Voc deve usar o teclado para gravar essas aes. Ao gravar uma macro, voc pode fazer uma pausa temporria entre a gravao e depois recomear a gravar do ponto em que parou. Tambm possvel criar uma macro do zero inserindo cdigo do Visual Basic for Applications no Editor do Visual Basic. Para obter maiores informaes sobre o uso do Visual Basic no Word, consulte "Referncia do Visual Basic do Microsoft Word" na guia Contedo da Ajuda. Se "Referncia do Visual Basic do Microsoft Word" no for exibido na guia Contedo, o componente Ajuda do Visual Basic no foi instalado com o Word.

D ICAS

PARA GRAVAR UMA

M ACRO

Antes de gravar ou escrever uma macro, planeje os passos e os comandos a serem executados pela macro. Se voc cometer um erro enquanto estiver gravando, tambm poder gravar uma correo. possvel editar a macro posteriormente e remover os passos desnecessrios que tiverem sido gravados. Tente prever as mensagens que o Word poder exibir. Por exemplo, se a macro incluir um co-mando para fechar um documento, o Word pedir que voc salve o documento se ele contiver alteraes no salvas. Para evitar essa mensagem, grave o salvamento do documento antes de fech-lo. Se a macro incluir o comando Localizar ou Substituir do menu Editar, clique em Mais na guia Localizar e clique em Tudo na caixa Direo. Se a macro pesquisar apenas para cima ou para baixo, o Word a interromper quando atingir o incio ou o final do documento e exibir uma mensagem para perguntar se voc deseja continuar a pesquisar. Se voc desejar usar uma macro que esteja gravando em outros documentos, certifique-se de que a macro no dependa do contedo do documento atual. Se voc usar com freqncia uma determinada macro, atribua-a a um boto de barra de ferra-mentas, a um menu ou a teclas de atalho. Assim, ser possvel execut-la diretamente sem que seja preciso abrir a caixa de dilogo Macro.

Gravando uma Macro no Word


1. No menu Ferramentas, aponte para Macro e clique em Gravar nova macro; 2. Na caixa Nome da macro, digite um nome para a macro; 3. Na caixa Armazenar macro em, clique no modelo ou documento em que voc deseja armazenar a macro; 4. Na caixa Descrio, digite uma descrio para a macro. Se voc no desejar atribuir a macro a uma barra de ferramentas, a um menu ou a teclas de atalho, clique em OK para comear a gravar a macro. Para atribuir a macro a uma barra de ferramentas ou menu, clique em Ferramentas. Na caixa Comandos, clique na macro que voc est gravando e arraste-a para a barra de ferramentas ou menu ao qual deseja atribu-la. Clique em Fechar para comear a gravar a macro. Para atribuir a macro a teclas de atalho, clique em Teclado. Na caixa Comandos, clique na macro que voc est gravando. Na caixa Pressione nova tecla de atalho, digite a seqncia de teclas. Clique em Fechar para comear a gravar a macro. 5. Execute as aes que voc deseja incluir na macro. O gravador de macros no pode gravar aes do mouse em uma janela de documento. Voc deve usar o teclado ao gravar aes como mover o ponto de insero ou selecionar, copiar ou mover texto. No entanto, possvel usar o mouse para clicar em comandos e opes ao gravar uma macro.

Nota: Para parar de gravar a macro, clique em Parar gravao.

Se voc der nova macro o mesmo nome usado para uma macro interna existente no Word, as aes da nova macro substituiro as aes existentes. Por exemplo, o comando Fechar do menu Arquivo tem uma macro anexada a ele, chamada FileClose. Se voc gravar uma nova macro e der a ela o nome FileClose, ela ser anexada ao comando Fechar. Quando voc escolher o comando Fechar, o Word executar as novas aes gravadas. Para exibir uma lista de macros internas no Word, aponte para Macro no menu Ferramentas e clique em Macros. Escolha Comandos do Word na lista drop-down Macros em.

E XCLUINDO
1. 2. 3.

UMA

M ACRO

No menu Ferramentas, aponte para Macro e clique em Macros; Na caixa Nome da macro, clique no nome da macro que voc deseja excluir; Clique em Excluir.

Nota: Para excluir vrias macros, mantenha pressionada a tecla CTRL, clique nas macros que voc deseja excluir na caixa Nome da macro e clique em Excluir.

E XECUTANDO

UMA

M ACRO

1. No menu Ferramentas, aponte para Macro e clique em Macros; 2. Na caixa Nome da macro, clique no nome da macro que voc deseja executar; 3. Clique em Executar.

Anda mungkin juga menyukai