Anda di halaman 1dari 14

SISTEMAS DE INFORMAO

Conjuntos de componentes inter-relacionados que coletam (entrada) manipulam (processamento) e disseminam (sada) de dados e informao, proporcionando um mecanismo de feedback para atender a um objetivo. Todos ns interagimos diariamente com sistemas de informao, usamos os caixas automticos dos bancos os scanners de leitura de preos dos supermercados que identificam nossas compras usando o cdigo de barra, e, ainda, obtemos informao em quiosques por meio de telas sensveis ao toque.

O CONCEITO DE INFORMTICA
Ao longo da historia, o homem tem precisado constantemente trata e transmitir informaes, por isso nunca parou de criar mquinas e mtodos para process-las. Com esta finalidade, surge a informtica, como uma cincia encarregada do estudo e desenvolvimento dessas mquinas e mtodos. A informtica nasceu da idia de auxiliar o homem nos trabalhos rotineiros, exaustivos, repetitivos em geral, clculos e gerenciamento. Ento podemos dizer que INFORMTICA (INFORmao autoMTICA), a cincia que estuda o automtico e racional da informao.

Componentes de um sistema de informao

Entrada: a atividade de reunir e coletar dados brutos (dados no trabalhados) Processamento: O processamento envolver converso e a transformao de dados brutos em dados teis. Sada: A sada envolve a produo de informao til, geralmente em forma de documentos e/ou relatrios. Feedback: a sada utilizada para promover as mudanas na entrada ou nas atividades de processamento. Por exemplo, os erros ou problemas podem tornar necessrio corrigir dados de entrada ou mesmo modificar um processo. Ou seja, o feedback usado para conferir e corrigir a identificar os problemas existentes, e consertar antes que ocorra a sada do processo da operao de um sistema.

Entrada

Feedback
Sada
Processamento

O QUE HARDWARE?
o conjunto de toda a parte fsica do computador. O sistema pode ser esquematizado como se seque:

ARMAZENAMENTO

ENTRADA
UNIDADE LGICA E ARITIMTICA UNIDADE DE CONTROLE

SADA

PROCESSADOR
FUNES DE PROCESSAMENTO DAS INFORMAES a) Tempo de Ciclo de Mquina
Para a execuo de uma instruo de mquina, feita em um Ciclo de mquina. Um ciclo de mquina, que o tempo no qual um ciclo ocorre medido em fraes de segundos, desde microssegundos (um milionsimo de segundo) e picossegundo (um trilionsimo de segundo) para os mais rpidos. O tempo de ciclo de mquina pode ser medido em termos de quantas instrues so executadas num segundo. Esta medida, chamada MIPS, representa milhes de instrues por segundo.

b) Velocidade do Clock (Relgio)


Cada CPU produz uma srie de pulos eltricos numa taxa predeterminada, denominada velocidade clock, que afeta o tempo de ciclo de mquina.A unidade de controle, parte integrante da mquina, acompanha vrios estgios do ciclo, seguindo instrues internas predeterminadas conhecidas como microcdigos. Ou seja, a unidade de controles executar o microcdigo de acordo com o ciclo eletrnico, ou pulsos do relgio da CPU.Cada instruo de microcdigos leva, no mnimo, a mesma quantidade de tempo entre os pulsos.Concluindo: quando menor o intervalo entre os pulsos, mais rpido cada instruo de microcdigos ser executada. A unidade de medida utilizada para a velocidade de relgio megahertz.

MEMRIA a unidade de armazenamento do sistema do computador. Toda e qualquer informao e/ou instruo do computador deve estar na memria para a realizao de uma tarefa. A memria dividida em duas partes: 1. Memria principal; 2. Memria secundaria (ou auxiliar). A memria principal formada por componentes de dois tipos, RAM E ROM, e interna ao computador. J a memria secundria externa ao computador, e utilizada para guardar dados e programas para posterior reutilizao.

a) Memria principal
RAM A RAM (Random Aaccess Memory = memria de acesso aleatrio) um tipo de memria voltil, ou seja, pode ser gravada, lida e alterada via programa. Seu contedo destrudo quando o micro desligado. ROM A ROM (Ready Only memria apenas de leitura) um tipo de circuito de memria, constante, fixa, de acesso seqencial. J vem gravada de fbrica e contm as informaes bsicas para o funcionamento do computador (por exemplo: o sistema operacional). Ativa os dispositivos necessrios para a inicializao das tarefas. Funciona como se fosse um manual de consultas internos do computador. Memrias Cache Memria de alta velocidade, onde o processador consegue acessar mais rapidamente as informaes do que as memrias principais. Todos os dados utilizados freqentemente no processamento so armazenamento na memria cache, ao invs de serem armazenados na Memria RAM que mais lenta como existem menos dados na memria cache, a CPU pode acess-los mais rapidamente do que se estivessem na memria principal.

b) Memria secundria(auxiliar)

omo sabemos que a memria que est dentro o computador fica ativa durante os processamentos, e quando desligamos a mquina ela perde seu contedo, precisamos de recursos para armazenar dados e programas fora do computador: a memria auxiliar ou secundria.

DISCOS

s discos, como parte da memria auxiliar, so unidades que permitem manter as informaes intactas fora da memria principal. Os discos so gravados e lidos magneticamente e no pelo mesmo processo dos discos de udio que so comprados em lojas. Todos os discos so divididos em trilhas, e as trilhas, em setores. A gravao feita de modo aleatrio (sorteado), de acordo com os espaos disponveis. J a leitura feita de modo direto, e para localizar essas informaes, o disco tem uma trilha s com os endereos das informaes. Existem dois tipos de discos: rgidos e flexveis.

a) Discos Rgidos: o Tm muito maior capacidade de armazenamento; o Ficam fixos dentro do computador; o Custam mais caros, mas so seguros; o Para micros chamam-se DISC-PACKs; o Para micros chamam-se WINCHESTERs ou HDs o A capacidade mnima sempre por volta de 10 Mbyte. b) Discos flexveis: o So mais baratos e simples de usar; o Tem por volta de 1,44 Mbyte de capacidade; o So chamados de disquetes.

1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. 8. 9.

no exp-los ao sol ou alta temperaturas; no tocar nas reas descobertas; no exp-lo a poeira e a fumaa; no molh-los; no engordur-los; no escrever sobre eles (escreva na etiqueta e depois cole-a); no amass-los; no empilh-los; no guard-los em locais com objetos eletromagnticos;

Tenha muito cuidado com as informaes! Elas so preciosas e podem ser perdidas se voc no cuidar das mdias as quais foram salvas.

FITAS
As fitas, da mesma forma que os discos, permitem manter as informaes fora o sistema. So revestidas de xido de ferro. A unidade que l e grava fitas comumente chamada de unidade de fita. Temos trs tipos de fitas: as de rolo (para grande porte), as fitas cassetes e os cartuchos (para micros). Tem acesso seqencial, ou seja, se o computador est lento os dados do centro do carretel de fita, toda a fita antes do ponto desejado precisa ser lida e passada seqencialmente. Sendo esta uma desvantagem da fita magntica. Discos Magnticos

S E

o revestidos de xidos de ferros; podem ser pratos finos de aos (discos rgidos) ou de filme Mylar(disquetes). Os discos representam os bits em pequenas reas magnetizadas, sendo um meio de acesso direto, onde as cabeas de leitura e gravao podem ir diretamente ao dado desejado sem ter que ler todo o disco. Discos ticos

quivalente a um disco de plstico, onde os dados so gravados atravs de lasers especiais que fisicamente queimam pontos do disco. Os dados so lidos diretamente do disco por meio de um dispositivo de leitura tica, como um aparelho de disco laser estreo. CD-ROM So mdias que gravam informaes somente uma nica vez, e no podem mais ser modificado seu contedo, O disco somente de leitura. CD-R So mdias que permitem a gravao de dados, podendo deixar partes do disco livre para novas gravaes futuras, mas no possvel apagar dados j gravados anteriormente. CD-RW So mdias que permitem a gravao e a regravao de dados, podendo deixar partes do disco livre para novas gravaes futuras, podendo se desejvel, apagar dados gravados anteriormente.

OBS: Inserir uma marca dgua no exerccio com o nome FITAS.

Dispositivos de entrada e sada

So todos os dispositivos que estiverem ligados unidade de processamentos. Estes equipamentos so destinados concretizao da comunidade entre o usurio e a maquina. Estes dispositivos, por sua vez podem ser classificados da seguinte maneira:

Dispositivos de Entrada

So aqueles que enviam informaes do meio externo (dados brutos que so lanados para dentro da mquina), para a CPU; convertem em informao utilizvel pela mquina. Mouse e teclado so dispositivos mais comuns para entrar e inserir dados como caracteres, textos e comandos bsicos. Algumas empresas esto desenvolvendo teclados mais confortveis, ajustveis e mais rpidos de usar. Dispositivos de voz que usam microfones e software especiais para registrar e converter o som da voz humana em sinais digitais. O reconhecimento de voz tambm pode ser utilizado em sistemas de segurana das empresas permitido o acesso a reas restritas somente de pessoal autorizado. Existe tambm a biometria, que um dispositivo de entrada que l as informaes da impresso digital dos dedos da pessoa, podendo restringir o acesso a algumas reas da empresa. As cmeras digitais tambm so outro tipo de dispositivos de entrada, elas registram e armazenam imagens e vdeos na forma digital, bastante parecidas com os modelos convencionais.

Dispositivos de sada

So dispositivos que enviam informaes da CPU j processadas, a fim de que sejam mostradas ao usurio. Estes dispositivos fornecem sada aos usurios para poderem tomar decises em todos os nveis de uma organizao, desde a resoluo do problema at a capitalizao de uma oportunidade competitiva. Qualquer que seja seu contedo ou forma, a funo desses dispositivos compreende o fornecimento da informao certa, para a pessoa certa, no formato certo e na hora certa. Os monitores semelhantes a um aparelho de TV exibem essas sadas para o usurio. Existem vrios modelos, marcas e preos sendo que as novas tendncias de mercado so os monitores de cristal lquido, ou telas de LCD, que funcionam atravs de uma pistola de eltrons, distante cerca de um p (30, 48cm) da tela, o que os torna grandes e volumosos. So telas planas que utilizam cristais lquidos, ou melhor, material orgnico semelhante ao leo colocado entre dois polarizadores para formar caracteres e imagens grficas sobre uma tela iluminada por trs.

OBS: Inserir cabealho e rodap no exerccio.


GERENTE Flvio Guedes de Souza SUPER VISORA Sandra Maria Borba Neves

RECURSOS HUMANOS Marcos Olavo de Souza

AMOXARIFADO Carla Ramos de Alburquerque

AMBULATRIO Antnio da Silva Filho DIRETOR LOGISTICA Mauro Ramos de Aguiar filho Paulo Marcio de Oliveira PORTARIA Roberto Ferreira brito

SETOR 1 Josefa de Barros de Aguiar PRODUO Silvio Macedo de Lima SETOR 2 Tertuliano Afonso da Silva ADM.FISCAL Sueli Maria da Hora

VENDAS Deonsio de Lima Sobrinho

Oramento Anual
Software e Hardware
[Seu nome aqui]

[2011]
Insira aqui o hiperlink da Nagem Insira aqui uma imagem referente a informtica

Copyright 2011 - Nagem.com.br. Todos os direitos reservados. CIL - Comrcio de Informtica Ltda. CNPJ 24.073.694/0001-55 Rua Jornalista Marroquim, 220 - Vrzea | Recife-PE - CEP: 50950-170

A vida dos animais selvagens


Foi a partir do lobo que todos os ces evoluram. Atualmente, o lobo possui caractersticas marcantes que o separam do co. Talvez a mais importante seja o modo como bebem gua, enquanto o co utiliza a lngua para trazer a gua a boca, o lobo absorve a gua como se fosse um aspirador. Algumas pessoas pensam que, ninhada de lobos, um bebe como os ces, sendo depois abandonado pela me e afastado pelo resto da alcatia, e esses animais teriam dado origem ao co e, posteriormente, ao co domesticado.Os lobos vivem em alcatias que podem conter 5 e10 elementos, dependendo prprio ncleo familiar e da altura do ano.

Os lobos tm duas pelagens distintas, a de inverno,mais densa,de maior comprimento e de cor acinzentada, que cai no incio da primavera.

ascer ento uma pelagem mais curta, que fica at ao incio do inverno,com uma tonalidade de cor mais acastanhada, que lhe confere maior capacidade de camuflagem. Em todas as alcatias h um lder, que respeitado pelos demais e que guia todo o grupo pelo seu territrio. Em Portugal, no so muitos os stios onde podem ser encontrados lobos em liberdades.
O nordeste Transmontano seja o local onde mais facilmente poder ter um encontro com estes belos animais. Tambm possvel encontrar alguns lobos no parque Nacional da Peneda Gers e no distrito da guarda, na Serra do Leomil, embora se pense que podero apenas existir aqui uma ou duas alcatias. Contudo, em Portugal os lobos esto a atravessar uma fase de declnio e a sua sobrevivncia est ameaada. Este declnio comeou com uma caa intensa a esta espcie, e nos ltimos anos, tendo a caa sido proibida, surgiram os envenenamentos. Outro fator importante tem sido o fato de cada vez haver menos cervdeos em liberdade e essa era uma maior fonte de alimento. Os fogos florestais vo reduzindo o territrio e o nmero de pressas, e os lobos passam ento a ter de se alimentar de gado, sobretudo ovelhas, provocando enormes prejuzos aos pastores, que vm assim os seus rebanhos dizimados. Apesar de estar contemplado que esses sero monetariamente recompensados pelos danos, o fato de os pagamentos demorarem muito tempo leva a que alguns achem que a nica soluo e acabar com os lobos nas suas zonas de pasto. Pensa-se que, em territrio portugus, pode haver cerca de 200 lobos, talvez um pouco mais.os lobos no so uma ameaa para os humanos, pelo contrrio, o homem que um perigo para o lobo . A histria do lobo mau no mais que um velho conto infantil, criado com o objetivo de fazer prevalecer essa idia.Os lobos, quando adultos, podem atingir acerca de 30 kg de peso e viver cerca de 15 anos.

Chamadas Dirio Turma M46- Maro 2010


N Contrato 262010 272010 282010 392010 302010 312010 322010 342010 Nome Wildian Henrique da Santana Tiago Marcelo de Oliveira Jos Carlos Siqueira da Silva Rhuthnia Cristina P de Souza Ruan Medeiros Francisco Lima Diogo Richard Moraes da Silva Sandro Marques Silva Elenoir da silva silvrio 19 P P P R P P P R 24 P P P R P P P R 26 P P P R F P F P 31 P P P P F P P P

DIA 19/03/2010

24/03/2010

DISCRIO DAS ATIVIDADES Inicialmente a aula fazendo uma breve apresentao do curso. Passamos aos alunos como ligamos e desligamos o computador. Assistimos um vdeo que relata a trajetria do computador. Mostramos o baco e logo em seguida com as invenes das maquinas de calculo. Comeamos a aula digitando um texto bem simples, mostrando apenas as formataes de negrito, sublinhado, alinhamento a direita, esquerda e justificado. Digitamos um texto e mostramos as funcionalidades do menu formatado word2007 Continuao da aula anterior.

26/03/2010

31/03/2010

REPRESENTAO CHAMADA Presente Falta Transferido Reposto

NOTAO P F T R

Galileu Galilei

rande fsico, Matemtico e Astrnomo, Galileu Galilei nasceu na Itlia no ano de 1564. Durante sua juventude ele escreveu obras sobre Dante e Tasso. Ainda nesta fase, fez a descoberta da lei dos corpos e enunciou o princpio da Inrcia. Foi um dos principais representantes do renascimento cientfico dos sculos XVI e XVII.

Descobertas, idias e estudos


Galileu foi o primeiro a contestar as informaes de Aristteles, que, at aquele momento, havia sido o nico a fazer descobertas sobre a fsica. Neste perodo ele fez a balana hidrosttica, que, posteriormente, deu origem ao relgio do pndulo. A partir da formao da construo do primeiro telescpio, na Holanda, ele construiu a primeira luneta astronmica e, com ela, pde observar a composio estelar da via ltea, os satlites de jpiter, as manchas do sol e as fases de Vnus. Esses achados astronmicos foram relatados ao mundo atravs do livro Sidereus Nuntius (Mensageiros da Estrelas), em 1610. Foi atravs da observao das fases de Vnus, que Galileu passou a enxergar embasamento da viso de Coprnico (Heliocntrico O sol como centro do universo) e no na de Galileu, onde a terra vista como o centro do universo.

or sua viso heliocntrica, o astrnomo italiano teve que ir a Roma em 1611, pois estava sendo acusado de herege.Condenado, foi obrigado h assinar um decreto do tribunal da inquisio, onde declarava o sistema heliocntrico era apenas uma hiptese. Com tudo, em 1632, ele voltou a defender o sistema heliocntrico e deu continuidade aos seus estudos. Muitas idias fundamentadas por Aristteles foram colocadas em discusso por indagaes de Galileu. Entre elas, a dos corpos leves e passados carem com

velocidades diferentes. Segundo ele, os corpos leves e passados caem com a mesma velocidade. Em1642, ele morreu cego condenado pela igreja Catlica por suas convices cientificas. Teve suas obras censuradas e proibidas. Contudo, uma de suas obras (sobre mecnica) foi publicadas mesmo com a proibio da Igreja pois seu local de publicao foi em zona protestante, onde a interferncia catlica no tinha influncia significativa. A mesma instituio que o condenou a absolveu muito tempo aps a sua morte, em 1983.

Obs: Inserir cabealho e rodap

CONTRATO

NOME

TURMA

MENSAL 02/4 05/4 Pago em 15/4 Pago em 1/4 Pago em 06/4 Pago em 05/4 Pago em 06/4 Pago em 06/4 Pago em 08/4 Pago em 30/3

VENCIMENTOS
02/5 05/6 02/6 05/6 02/7 05/7 02/8 05/8

12010 22010 32010 42010 52010 62010 72010 172010

Matheus Luiz da silva Maysa Karla hora da Veiga Ana Beatriz Batista dos santos Maria Adrieli ferreira de lima Maria Isadora Oliveira Barbosa Jhonnatan G do Nascimento Daniely Sales dos Santos Gabriel Axl Loureno Q Galvo

T35 T35 T35 T35 T35 T35 T35 T35

25 25 25 25 25 25 25 25

IGARASSU, 11 DE JULHO DE 2011

Cookies & Ice Cream O Santo Sudrio Bento XVI j disse que o Santo Sudrio manchado de sangue espelha o sofrimento humano. Mas esse mistrio da igreja catlica segue sem confirmao. Ser o pano que cobriu o corpo de cristo verdadeiro? Dvidas parte, o sudrio o alvo de curiosidade dos fiise estudiosos em todo mundo. Agora o tecido est em exibio ao publico pela primeira vez em uma dcada em Turim. Para fazer essa sobremesa voc no precisa de uma mquina de sorvete. Alis, para fazer essa sobremesa voc no precisa nem saber cozinhar.

Biscoito de sorvete
- 1 pacote com 16 biscoito com gotas de chocolate -um potinho de sorvete(500ml) -doce de leite cremoso a gosto Deixe o sorvete fora do freezer por alguns minutos para amolecer. Faa sanduches com uma bola de sorvete e dois biscoitos. Esmargue o sorvete entre os biscoitos. Acerte as bordas retirando o excesso e volte ao freezer at a hora de servir. Sirva pratinhos com dois biscoitos e uma colherada generosa de doce de leite. Rende 4 pores montanas bem rapidamente, mas se voc tiver tempo e puder fazer seus prprios biscoitos e sorvete, a sim o negcio vai ficar muito bom!

TEATRO INFANTIL A REVOLUO DOS BICHOS Baseado no famoso livro de George Orwell, espetculo da Cia. Fractal ser encenada a partir de 22 de Maio Dirigida por Luiz Valcazaras, a pea fala de animais que, liberados por um grupo de porcos, expusam os seres humanos de uma fazenda, proclamando-a um Estado independente, onde todos os bichos so iguais.

Diverso para o dia todo... http://pe360graus.globo.com/diversao/

Anda mungkin juga menyukai