Anda di halaman 1dari 14

PROGRAMA DE PS-GRADUAO EM ADMINISTRAO

REFLEXES SOBRE A INOVAO TECNOLGICA NO ESTADO DA BAHIA

PROJETO DE PESQUISA

2
SALVADOR 2013

1. IDENTIFICAO DO PROJETO 1.1 TTULO Reflexes Sobre a Inovao Tecnolgica no Estado da Bahia. 1.2 COORDENADOR Prof. Dr. Sergio Hage Fialho 1.3 EQUIPE Lucas Cerqueira Doutorando do Programa de Ps-Graduao em

Desenvolvimento Regional e Urbano Bolsista de Iniciao Cientfica

1.4 REAS DO CONHECIMENTO

1. INTRODUO O objetivo desse estudo consiste em analisar dois eixos centrais da poltica estadual de apoio inovao tecnolgica atualmente implementada na Bahia: os editais de apoio pesquisa e a inovao geridos pela Fundao de Amparo Pesquisa - FAPESB e o projeto do Parque Tecnolgico conduzido pela Secretaria de Cincia, Tecnologia e Inovao. As cada vez mais reconhecidas relaes entre a capacidade tecnolgica das regies e seus ndices de desenvolvimento econmico e social, somada percepo do papel essencial do Estado em promover competncia tecnolgica no sistema econmico, vem conduzindo, nos ltimos anos, a uma forte expanso dos investimentos pblicos para apoio inovao em um crescente nmero de pases, entre eles o Brasil. Apesar dessa considervel ampliao, especialmente na ltima dcada, das aes e recursos pblicos aplicados promoo da competncia tecnolgica, persiste no Brasil, entretanto, um baixo nvel de inovao: em 2010, por exemplo, o Brasil detinha apenas 0,1% de participao no depsito de patentes no United States Patente and Trademark Office (USPTO). Ao mesmo tempo, observa-se que tem crescido de modo significativo a produo cientfica brasileira, que atingiu, tambm em 2010, 2,5% do total de artigos publicados em peridicos internacionais (CAVALCANTE, 2011). Um conjunto de estudos recentes (CALVALCANTE, 2011; ZUCOLOTO, 2010; DE NEGRI e LEMOS, 2009) constata existir concentrao de recursos na rea acadmica em detrimento da gerao de inovaes no setor produtivo, limitada cooperao entre a academia e as empresas para o desenvolvimento tecnolgico e excessiva pulverizao de recursos em projetos de pequeno porte ou dispersos em um amplo conjunto de reas genricas, resultados confirmados em estudo realizado por Fialho (2012) para a Bahia em anlise exploratria dos editais de apoio inovao da FAPESB em 2010. Esse cenrio, agravado pelo fato de que o Brasil insere-se internacionalmente como um importador de tecnologia e exportador de commodities e de bens primrios (DE

4 NEGRI e ALVARENGA, 2011), levanta interrogaes sobre o desempenho dos mecanismos e aes institucionais de apoio a inovao. Esta questo adquire relevncia especial no nvel regional da Bahia, na medida em que o desempenho econmico do estado tem sido questionado pela elevada concentrao na produo de commodities e produtos intermedirios, com baixa capacidade de inovao no conjunto de sua economia (TEIXEIRA e GUERRA, 2000; FIALHO, 2006; TEIXEIRA, GUERRA e ARAJO, 2011; CARVALHO JUNIOR, SILVA e PESSOTI, 2011). Nesse contexto, esta pesquisa busca avaliar o desempenho das polticas estaduais de apoio inovao na Bahia, ou seja, sua condio efetiva de desenvolver a capacidade tecnolgica da economia, a partir de duas de suas principais aes: os editais de apoio cincia e inovao da FAPESB e a implementao do Parque Tecnolgico da Bahia. 2. REFERENCIAS TERICAS A inovao tecnolgica como fator econmico central vem sendo sustentada pelo menos desde Schumpeter (1939), que apontou o processo de destruio criadora (de empresas e mercados), derivado da implementao de inovaes radicais, como a lgica que presidia os ciclos de crescimento e declnio que marcam o desenvolvimento capitalista. A percepo do papel da inovao tecnolgica na dinmica econmica e social vem se dando de forma crescente, segundo Levy (1993) devido acelerao do ritmo das mudanas tcnicas:
Na escala de uma vida humana, os agenciamentos sociotcnicos constituam um fundo sobre o qual se sucediam os acontecimentos polticos, militares ou cientficos. (...) Hoje em dia ningum mais acredita no progresso, e a metamorfose tcnica do coletivo humano nunca foi to evidente. No existe mais um fundo sociotcnico, mas a cena das mdias. As prprias bases do funcionamento social e das atividades cognitivas modificam-se a uma velocidade que todos podemos perceber diretamente (LEVY, 1996).

No contexto do amplo estudo que realizou na dcada de 90 sobre a revoluo da tecnologia da informao Castells (1999) analisa as revolues industriais-tecnolgicas mais recentes para sustentar que, a cada poca em que ocorreu uma descontinuidade na cultura material das sociedades, corresponde a implementao de inovaes tcnicas

5 radicais no sistema econmico. Essas inovaes, ao atingirem processos que so centrais em relao a todos os processos produtivos, promovem mudanas em todos os nveis da sociedade, das formas de gesto s leis regulatrias, das competncias requeridas para o trabalho aos valores culturais. A primeira Revoluo Industrial mudou o conceito de produo. As inovaes tecnolgicas cujo epicentro foi a mquina a vapor - promoveram a introduo de mquinas e equipamentos no processo produtivo, alavancando a produo e permitindo, primeiramente na indstria txtil, a diminuio dos custos de produo dos tecidos, que possibilitou a reduo dos preos e expanso dos mercados.. Para Tigre (2006), as inovaes ocorridas na Primeira Revoluo Industrial podem ser agrupadas em trs princpios: a) a substituio da habilidade e do esforo humano pelas mquinas, que seriam rpidas, constantes e incansveis; b) a substituio de fontes animadas de energia por fontes inanimadas; c) o uso de matrias-primas novas e muito mais abundantes, como a substituio de substncias vegetais e animais por substncias minerais. Essas transformaes possibilitaram e serviram com molas propulsoras para um processo contnuo de inovaes tecnolgicas que levaram ao desenvolvimento e expanso das economias e a amplas e intensas mudanas nas sociedades. A Segunda Revoluo Industrial, que aprofundou o processo de industrializao europeu, foi caracterizada pela intensificao dos efeitos das inovaes da primeira revoluo e por um novo conjunto de inovaes radicais, que teve na eletricidade o seu elemento central, e que gerou profundos impactos econmicos e sociais entre a segunda metade do sculo XIX e as primeiras dcadas do sculo XX (TIGRE, 2006). Enquanto as duas revolues anteriores incidiram sobre o processo de gerao de energia, a terceira revoluo tecnolgico-industrial incidiu sobre um processo ainda mais crtico para toda a economia e a sociedade em geral os meios de gerenciamento e processamento da informao abrindo um novo um ciclo, abrangente e em acelerao, de profundas transformaes globais (CASTELLS, 1999). Nesta sociedade que emerge no sculo XXI, a tecnologia e o conhecimento so os fatores centrais para a produtividade e a competitividade no sistema econmico, conectando as pessoas, empresas, regies e pases de maior densidade tecnolgica e excluindo aqueles que no atendem aos requisitos tcnicos desta nova dinmica econmica.

6 importante assinalar que nenhum desses autores se aproxima de qualquer forma de determinismo tecnolgico, embora todos assinalem o profundo impacto que as tecnologias da informao causam na sociedade:
...Essa opo metodolgica no sugere que novas formas e processos sociais surgem em consequncia de transformao tecnolgica. claro que a tecnologia no determina a sociedade. Nem a sociedade escreve o curso da transformao tecnolgica, uma vez que muitos fatores, inclusive criatividade e iniciativa empreendedora, intervm no processo de descoberta cientfica, inovao tecnolgica e aplicaes sociais, de forma que o resultado final depende de um complexo padro interativo. Na verdade, o dilema do determinismo tecnolgico , provavelmente, um problema infundado, dado que a tecnologia a sociedade e a sociedade no pode ser entendida ou representada sem suas ferramentas tecnolgicas (CASTELLS, 1999).

Tambm Levy (1993) recusa o determinismo tecnolgico, com fundamento em que certas tcnicas de armazenamento e de processamento das representaes tornam possvel ou condicionam certas evolues culturais, ao mesmo tempo em que deixam uma grande margem de iniciativa e interpretao para os protagonistas da histria. Veja-se, ainda, a anlise de Marx, em 1890, de que um sistema econmico no poderia ser moldado apenas pela tecnologia, visto que dependia fundamentalmente das instituies polticas e sociais, havendo, entretanto, um processo de forte interao entre a direo tecnolgica e o regime de acumulao (MARX, 1975 apud TIGRE, 2006). Nesse sentido, o exame dos processos que conduziram determinados pases liderana econmica neste novo contexto apontam inequivocamente o papel fundamental desempenhado pelo Estado como fomentador e financiador de inovaes tecnolgicas e para a promoo do desenvolvimento de setores intensivos em tecnologia. No Japo, as grandes empresas foram orientadas e apoiadas pelo Ministrio do Comrcio Internacional e Indstria (MITI), at certo perodo, com programas tecnolgicos audaciosos, que transformaram o Japo em uma superpotncia tecnolgica, superando o baixo envolvimento das universidades e empresas inovadoras iniciantes (CASTELLS, 1999). A presena ativa do Estado na sustentao da liderana econmica dos pases tradicionalmente hegemnicos e na alavancagem de novos lderes na economia global revela-se em toda parte: na Coria do Sul, com a ao direta do Estado na articulao do

7 setor produtivo com os centros de pesquisa acadmicos, na China e ndia, com seus complexos industriais e militares com forte patrocnio do Estado, na Inglaterra e Frana com os estmulos indstria blica e de telecomunicaes impulsionando as indstrias eletrnicas, e nos Estados Unidos, onde as iniciativas do Departamento de Defesa Norte Americano desempenharam papis decisivos no estgio de formao da Revoluo da Tecnologia da Informao entre as dcadas de 40 a 60. At mesmo a engenharia gentica se desenvolveu em centros de pesquisas e hospitais com, em grande parte, financiamentos do Governo (CASTELLS, 1999).
Portanto, foi o Estado, e no o empreendedor de inovao em garagens, que iniciou a Revoluo da Tecnologia da Informao tanto nos Estados Unidos como em todo o mundo. Porm sem esses empresrios inovadores, como os que deram incio ao Vale do Silcio ou aos clones de PCs em Taiwan, a Revoluo da Tecnologia da Informao teria adquirido caractersticas muito diferentes e improvvel que tivesse evoludo para a forma de dispositivos tecnolgicos flexveis e descentralizados que esto se difundindo por todas as esferas da atividade humana (CASTELLS, 1999).

A anlise de Perez (1989) caminha na mesma direo, considerando que o Estado contribuiria de forma significativa para o progresso tecnolgico atravs de polticas que fomente a economia, permita a atrao de empresas inovadoras e fomente a difuso inovaes tecnolgicas. Partindo do questionamento de se os pases podem deliberadamente mudar sua posio na diviso internacional do trabalho, tambm Evan (2004), aps anlise do posicionamento do Estado nas trajetrias tecnolgicas do Brasil, ndia e Coria, conclui que a construo de novas vantagens comparativas em termos modernos possvel e fortemente influenciada pelas determinaes polticas dos Estados e pelos contextos institucionais e sociais. Em convergncia com esse amplo fundamento terico e histrico, o Estado brasileiro, de forma mais intensa nos ltimos vinte anos, tem procurado desenvolver diversos mecanismos institucionais e financeiros de apoio inovao, especialmente a implementao dos Fundos Setoriais no fim da dcada de 90, e diversos mecanismos institucionais, entre os quais: a Lei do Bem (Lei 11.196/2005), que desburocratiza a concesso de incentivos fiscais para as empresas que investem em P&D, e a Lei da Inovao (10.973/2004), que estabelece formas de intensificar as relaes entre a infraestrutura acadmica de C&T e o setor produtivo.

8 Conforme indicado na introduo deste trabalho, os esforos das polticas pblicas de apoio ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico no Brasil, apesar da crescente participao desses investimentos no PIB (0,96% em 2001, 1,02% em 2006 e 1,13% em 2008), apresenta resultados pouco significativos em termos de inovaes. De acordo com Calmanovici (2011) 78,1% do esforo de inovao da indstria brasileira diz respeito a aquisio de mquinas e equipamentos, contra pouco mais de 4% de investimento em P&D. Essa situao nacional encontra na Bahia uma sua expresso agravada, na medida em que se constata a prevalncia da inovao realizada por aquisio de mquinas e equipamentos (tecnologia incorporada) e baixa interao entre empresas e universidades/centros de pesquisa (PINTEC, 2010, apud FIALHO, 2012). Em estudo exploratrio, Fialho (2012) analisa trs dimenses da poltica estadual de apoio cincia e inovao em 2010: a prioridade atribuda pelo oramento do Estado ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico, a prioridade atribuda pelos editais e projetos contratados s firmas e ao relacionamento dessas com as instituies de conhecimento e o critrio temtico de seletividade e concentrao dos investimentos proporcionados pelos editais. As concluses do estudo apontam que:
os problemas encontrados so essencialmente de natureza institucional, indicando que o objetivo de estimular a capacidade tecnolgica da economia regional, do ponto de vista da poltica pblica praticada, se dilui devido aos critrios que direcionam a ao da agencia pblica regional.

Face a esses resultados, Fialho (2012) aponta a necessidade de estudos mais verticais,
que avaliem objetivamente os resultados prticos dos projetos apoiados, seja nas empresas em termos de impacto tecnolgico e econmico, seja nas ICTs em termos do potencial de aplicao social e econmica dos resultados das pesquisas, seja no setor pblico em termos de elevao da qualidade dos servios prestados sociedade.

Os estudos sobre a inovao tem como principal referencia internacional as abordagens do Manual de Oslo (OCDE, 2005), que estabelece diretrizes para coleta e interpretao de dados sobre sobre inovao, que so utilizadas na pesquisa sobre

9 inovao tecnolgica nas empresas brasileiras, realizada periodicamente pelo IBGE desde 2000 (PINTEC, 2010). As variveis do processo de inovao nas empresas, recomendadas pelo Manual de Oslo e adotadas pela PINTEC, cobrem as seguintes dimenses: tipo da inovao, concretizao do projeto de inovao, atividades inovativa, dispndios, fontes de financiamento das atividades inovativa, atividades internas de P&D, Impactos das inovaes, fontes de informao, cooperao para inovao, apoio do governo, patentes e outros mtodos de proteo, problemas e obstculos inovao e outras importantes mudanas estratgicas e organizacionais. No seu conjunto, essas variveis possibilitam uma compreenso vertical da dinmica da inovao a nvel das empresas, na linha de estudos recomendados por Fialho (2012). A pesquisa sobre a dinmica das atividades dos grupos de pesquisa de instituies de cincia e tecnologia orientada por outro manual originrio da OCDE, o Manual Frascati (OECD, 2002), que concentra-se em avaliar os efeitos da P&D na produtividade. Ao lado da pesquisa dos resultados dos processos de inovao e de pesquisa cientfica apoiados por editais, a administrao estadual da Bahia vem implementando um outro mecanismo de largo uso internacional na promoo do desenvolvimento tecnolgico de regies e na articulao entre as ICTs e as empresas: o Parque Tecnolgico da Bahia. Rubio e Hernndez (2004), registrando que os parques tecnolgicos formam hoje em dia parte da paisagem econmica das sociedades desenvolvidas, e apontando a necessidade de avaliar os resultados dessas iniciativas, propem um conjunto de dimenses como critrios para esta avaliao: criao de um local de excelncia urbanstica, rentabilizao dos investimentos, fomento das redes de investigao e cooperao, constituio de um polo de atividade tcnico-cientfica e contribuio ao desenvolvimento econmico e tecnolgico regional. Os elementos conceituais aqui revistos justificam, fundamentam e orientam a pesquisa proposta neste trabalho. 3. JUSTIFICATIVA A justificativa deste trabalho relaciona-se diretamente com a necessidade apontada por um conjunto de estudos de mbito nacional e regional - de verificar a efetividade das aes da poltica pblica estadual de apoio a inovao na Bahia, na medida em que esta poltica tem papel fundamental na construo de competncia

10 tecnolgica na economia regional, e na medida em que esta competncia tecnolgica reconhecida na literatura como fator decisivo na produtividade e competitividade da economia regional a longo prazo. 4. OBJETIVOS O objetivo geral desta pesquisa avaliar a efetividade da poltica pblica estadual de apoio a inovao na Bahia, no sentido de analisar os resultados cientficos e tecnolgicos relevantes para a economia e para a sociedade regional. Os objetivos especficos so: Analisar os resultados efetivos, para a sociedade e/ou para o setor produtivo, dos recursos obtidos por empresas e grupos acadmicos de pesquisa junto aos editais de inovao da Fapesb nos anos de 2008, 2009 e 2010; Avaliar o desempenho potencial e inicial do Parque Tecnolgico da Bahia, na perspectiva comparada da experincia internacional; Avaliar a integrao das polticas de inovao objeto desta pesquisa com o processo de desenvolvimento regional e com as polticas de industrializao

5. METODOLOGIA A literatura revisada estabelece, de modo fundamentado, um conjunto de referencias conceituais e dimenses analticas que sero aplicadas neste trabalho, especialmente conforme o Manual de Oslo (OCDE, 2005), no que se refere s variveis relevantes para a anlise dos processos de inovao das empresas, o Manual Frascati (2002), para o estudo dos resultados econmicos das atividades de P&D e do estudo de Rubio e Hernndez (2004), para uma avaliao do desempenho dos parques tecnolgicos.

11 Com base nesses elementos ser configurado o modelo de anlise desta pesquisa e definidos os indicadores e procedimentos operacionais que possibilitaro a discusso das dimenses estabelecidas no modelo. O plano de trabalho para aplicao dos procedimentos metodolgicos, realizao da pesquisa e anlise dos resultados est dividido em trs etapas, de forma a prover a racionalizao na utilizao dos recursos e a reduo de custos, providenciar maior produtividade pesquisa e fornecer maior clareza e compreenso do trabalho a ser desenvolvido. As etapas previstas so as seguintes:

1 Etapa Contextualizao e Identificao dos elementos conceituais: Ampliao do levantamento bibliogrfico sobre dinmica da inovao e da pesquisa cientfica e sobre o papel do Estado no apoio ao desenvolvimento cientfico e tecnolgico; Determinao dos elementos conceituais de maior relevncia para a anlise dos projetos de inovao e pesquisa cientfica; Construo do modelo de anlise e dos indicadores da pesquisa.

2 Etapa Definio e realizao dos procedimentos operacionais: Construo dos instrumentos e procedimentos de observao, de acordo com o modelo de anlise e os indicadores estabelecidos; Aplicao dos instrumentos de pesquisa; Estruturao dos dados observados.

3 Etapa Anlise de resultado: Anlise dos resultados dos projetos de pesquisa cientfica e de desenvolvimento de inovaes;

12 Anlise das dimenses que configuram o desempenho do parque tecnolgico; Anlise da integrao das aes de inovao pesquisadas com a poltica de desenvolvimento regional e com a poltica de industrializao; Desenvolvimento das concluses e recomendao de estudos posteriores.

6. CRONOGRAMA O programa obedecer ao cronograma proposto e as atividades descritas, sendo que os participantes devero encontros semanais para as orientaes e esclarecimentos quanto execuo do projeto:

Atividades 1 2 3 4 5 6 7 8 Reviso x x x x bibliogrfica Construo do modelo de x x anlise Pesquisa de x campo Anlise de resultados Elaborao do relatrio final Confeco de artigo Fonte: Elaborao Prpria (2013).

Meses 9 10

11

12

13

14

15

16

x x x X X X X x x

7- RESULTADOS ESPERADOS A presente pesquisa pretende, alm de esclarecer aspectos da efetividade da poltica estadual de apoio ci6encia e inovao da Bahia, testar os modelos de anlise aplicados e agregar alunos do Programa de Ps-Graduao em Administrao da UNIFACS, resultando em artigos cientficos publicados em eventos e peridicos cientficos classificados pela CAPES

13

REFERNCIAS CALMANOVICI, C. E. A Inovao, a competitividade e a projeo mundial das empresas brasileiras. In: Revista USP, n. 89. So Paulo, 2011. CASTELLS, Manoel. A sociedade em rede. So Paulo: Paz e Terra, 1999. CERQUEIRA, L. S. SOUZA, Silvio W. Reflexes Sobre a Interveno Estatal para o Desenvolvimento da Indstria Brasileira de Software . In: XXXII ENANPAD 2008, 2008, Rio de Janeiro. Resumo dos Trabalhos do 32 Encontro Anpad. Rio de Janeiro: ANPAD Associao Nacional de Ps-Graduao e Pesquisa em Administrao, 2008. v. 32. p. 1639 OCDE. Manual de Oslo: Proposta de Diretrizes para Coleta e Interpretao de Dados sobre Inovao Tecnolgica. Braslia: Finep, 2005. OCDE, Digital Delivery of Business Services, Working Party on The Information Economy, Directorate for Science Technology and Industry, 2004. OECD. Frascati Manual: proposed standard practice for surveys on research and experimental development. Paris: OECD, 2002. PEREZ, C. A onda atual de mudana tecnolgica : Implicaes para a reestruturao competitiva e para a reforma institucional nos pases em desenvolvimento. Washington: Banco Mundial, 1989. TIGRE, P. B. Computadores brasileiros: indstria, tecnologia e dependncia. Rio de Janeiro: Campus, 1984. ______. Polticas de Tecnologias da Informao no Brasil: lies para o novo sculo. Rio de Janeiro: IE/UFRJ, 2000. TIGRE, P. B. Paradigmas Tecnolgicos e Teorias Econmicas da Firma . Revista Brasileira de Inovao, Rio de Janeiro, v. 4, n. 1, p. 187-224, 2005. TIGRE, P. B. Gesto da Inovao. Rio de Janeiro: Elsevier, 2006. CARVALHO JNIOR, C. V., SILVA, D. V., PESSOTI, G. C. Anlise da evoluo da economia na Bahia entre 1975 e 2010 sob novo enfoque de contas regionais. In: Bahia Anlise e Dados, v. 21, n. 2. BA: EGBA, 2011. CAVALCANTE, L. R. Consenso Difuso, Dissenso Confuso: paradoxos das polticas de inovao no Brasil. In: Radar: Tecnologia, Produo e Comrcio Exterior , n. 13. Braslia: IPEA, 2011. DE NEGRI, J. A., ALVARENGA, G. V. A Primarizao da pauta de Exportaes do Brasil: ainda um dilema. In: Radar: Tecnologia, Produo e Comrcio Exterior , n. 13. Braslia: IPEA, 2011.

14 DE NEGRI, J. A. e LEMOS, M. B. Avaliao das Polticas de Incentivo P&D e Inovao Tecnolgica no Brasil. 2009. Nota Tcnica. Acessvel em <http://www.ipea.gov.br>. Acessado em 12/09/2011. EVANS, P. Autonomia e Parceria: Estados e transformao industrial. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2004. FIALHO, S. H. Desenvolvimento Regional, Poltica Pblica e Inovao : o Setor de Software da Bahia. 2006. Tese (Doutorado em Administrao). Universidade Federal da Bahia. Salvador. 2006. FIALHO, S. H. A Poltica Pblica de Inovao Brasileira e seus Mecanismos Institucionais. Anais do V Encontro de Administrao Pblica da ANPAD. Salvador. 2012. LEVY, P. As Tecnologias da Inteligncia. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993. LUNDVALL, B. A. Innovation, growth and social cohesion: The Danish Model. Cheltenham, UK: Elgar Publishers, 2002. MARX, K. O Capital: crtica da Economia Poltica (1890). Rio de Janeiro: Editora Civilizao Brasileira, 1975. OCDE Manual de Oslo. 3a Ed. FINEP, 2005. Acessvel em: http://www.finep.gov.br/imprensa/sala_imprensa/ manual_de_oslo.pdf. Acesso em 03 abril 2012. PINTEC Pesquisa de Inovao Tecnolgica: 2008. Rio de Janeiro: IBGE, 2010. ROSENBERG, N. Por Dentro da Caixa Preta. Campinas: Editora Unicamp, 2006. RUBIO, J. C. O., HERNNDEZ, J. L. S. Parques Cientficos e Tecnolgicos : de la Planificacin a la Evaluacin. Salamanca: Anales de Geografia, 2004. SCHUMPETER, J. A. Business Cycles: A Theoretical, Historical, and Statistical Analysis of the Capitalist Process. New York and London: McGraw-Hill, 1939 TEIXEIRA, F., GUERRA, O e ARAUJO, S. Limites para uma Dinmica Endgena na Economia Baiana. Bahia Anlise e Dados, Salvador, v.21, n.2, p. 235-252, jun. 2011. TEIXEIRA, F., GUERRA, O. 50 Anos da Industrializao Baiana: do enigma a uma dinmica exgena e espasmdica. Bahia Anlise e Dados, Salvador, v.10, n.1, p. 87-98, jul. 2000. ZUCOLOTO, G. F. Lei do Bem: impactos nas atividades de P&D no Brasil. In: Radar: Tecnologia, Produo e Comrcio Exterior, n. 2. Braslia: IPEA, 2010.

Anda mungkin juga menyukai