Anda di halaman 1dari 29

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira AULA 8 CONTRATOS EM ESPCIE Parte 2 Introduo

Queridos alunos, hoje terminaremos o estudo dos contratos em espcie. Conforme foi indicado na ltima aula, abordaremos os contratos de mandato, de fiana e de depsito.

Do mandato
O mandato um contrato pelo qual uma pessoa se obriga a praticar atos ou administrar os interesses da outra, em nome e por conta desta ltima (art. 653 do CC).
Art. 653. Opera-se o mandato quando algum recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procurao o instrumento do mandato.

Trata-se de um contrato, cujo instrumento a procurao, em que uma pessoa delega poderes a outra, que ir represent-la. Os personagens do mandato so: - o mandante: aquele que outorga os poderes; e - o mandatrio: aquele que recebe os poderes. Graficamente temos o seguinte:

MANDANTE

PROCURAO

MANDANTRIO

outorga poderes

instrumento do mandato

recebe poderes

Quem pode ser mandante? Os absolutamente incapazes de exercer, por si, os atos da vida civil no podem constituir mandatrio, ao passo que os relativamente incapazes podem passar procurao, desde que assistidos pelos seus representantes legais e por instrumento pblico (art. 654 do CC).
Art. 654. Todas as pessoas capazes so aptas para dar procurao mediante instrumento particular, que valer desde que tenha a assinatura do outorgante.

1 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


1o O instrumento particular deve conter a indicao do lugar onde foi passado, a qualificao do outorgante e do outorgado, a data e o objetivo da outorga com a designao e a extenso dos poderes conferidos. 2o O terceiro com quem o mandatrio tratar poder exigir que a procurao traga a firma reconhecida.

A procurao consubstancia uma autorizao representativa, feita, em regra, por instrumento particular, exigindo-se apenas em casos excepcionais o instrumento pblico, como nos casos dos relativamente incapazes, dos cegos e dos analfabetos. Quem pode ser mandatrio? De acordo com o art. 666 do CC no h necessidade do mandatrio possuir capacidade civil plena, podendo ser mandatrio o relativamente incapaz que possui entre 16 e 18 anos.
Art. 666. O maior de dezesseis e menor de dezoito anos no emancipado pode ser mandatrio, mas o mandante no tem ao contra ele seno de conformidade com as regras gerais, aplicveis s obrigaes contradas por menores.

Ou seja, o mandante pode designar, como mandatrio, pessoa que no seja maior e capaz, desde que nele deposite confiana. Entretanto, caso, posteriormente, se convena de que fez uma m escolha do mandatrio, este no poder sofrer as conseqncias se houver uma m gerncia dos poderes outorgados. A Profa. Maria Helena Diniz salienta que o prdigo e o falido podem ser constitudos mandatrios, porque a restrio que os atinge se limita disposio de bens de seu patrimnio, no os impedindo de exercer tais atividades. Sobre a natureza jurdica do contrato de mandato temos que ele : - unilateral: em regra o contrato de mandato gera obrigaes apenas para o mandatrio; entretanto, quando o mandato for oneroso ou remunerado, teremos um contrato bilateral, pois gera obrigaes para ambas as partes; - gratuito: a gratuidade, de acordo com o art. 658 do CC, a regra; entretanto, possvel que o mandato seja oneroso, como ocorre com o mandato conferido a um advogado em razo da sua profisso;
Art. 658. O mandato presume-se gratuito quando no houver sido estipulada retribuio, exceto se o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa. Pargrafo nico. Se o mandato for oneroso, caber ao mandatrio a retribuio prevista em lei ou no contrato. Sendo estes omissos, ser ela determinada pelos usos do lugar, ou, na falta destes, por arbitramento.

- tpico: est previsto no Cdigo Civil; - consensual: se aperfeioa com o simples acordo de vontades;

2 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

- no solene: segundo os arts. 656 e 657 do CC, o contrato de mandato pode ser tcito, verbal ou por escrito. Entretanto, se a lei exigir determinada forma para o ato a ser praticado pelo mandatrio, ento o mandato tambm dever observar tal forma. Como exemplo temos a compra de um bem imvel de grande valor que deve observar a forma de escritura pblica (art. 109 do CC), sendo que a procurao para algum efetuar essa compra em seu nome tambm deve observar a forma de escritura pblica.
Art. 656. O mandato pode ser expresso ou tcito, verbal ou escrito. Art. 657. A outorga do mandato est sujeita forma exigida por lei para o ato a ser praticado. No se admite mandato verbal quando o ato deva ser celebrado por escrito.

Ainda sobre a forma, interessante tratarmos do subestabelecimento (clusula que permite ao mandatrio indicar, ao seu livre arbtrio, uma outra pessoa para substitulo, sem a prvia inquirio do mandante) que no necessitar seguir a forma adotada pelas partes para a procurao (art. 655 do CC).
Art. 655. Ainda quando se outorgue mandato por instrumento pblico, pode substabelecer-se mediante instrumento particular.

Cabe tambm citarmos o Enunciado 182 da III Jornada de Direito Civil do CJF que se refere ao art. 655 do CC:
Enunciado 182 Art. 655: O mandato outorgado por instrumento pblico previsto no art. 655 do CC somente admite substabelecimento por instrumento particular quando a forma pblica for facultativa e no integrar a substncia do ato.

Podemos identificar diversas espcies de mandato: - quanto ao objeto, o mandato pode ser: Mandato geral: refere-se a todos os negcios do mandante; Mandato especial: refere-se a um ou mais negcios determinados;

- quanto ao contedo, o mandato pode ser (arts. 660 a 662 do CC): Mandato em termos gerais: s confere poderes de administrao; Mandato em termos especiais: confere poderes para transigir (celebrar transao), vender, comprar, hipotecar, e no apenas poderes de administrao.
Art. 660. O mandato pode ser especial a um ou mais negcios determinadamente, ou geral a todos os do mandante. Art. 661. O mandato em termos gerais s confere poderes de administrao. 1o Para alienar, hipotecar, transigir, ou praticar outros quaisquer atos que exorbitem da administrao ordinria, depende a procurao de poderes especiais e expressos. 2o O poder de transigir no importa o de firmar compromisso.

3 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 662. Os atos praticados por quem no tenha mandato, ou o tenha sem poderes suficientes, so ineficazes em relao quele em cujo nome foram praticados, salvo se este os ratificar. Pargrafo nico. A ratificao h de ser expressa, ou resultar de ato inequvoco, e retroagir data do ato.

- quanto ao nmero de mandatrios, o mandato pode ser: Mandato singular: quando se nomeia um s mandatrio; Mandato plural (art. 672 do CC): quando se nomeiam vrios procuradores. Este se subdivide em: o Conjunto: quando se exige que todos os mandatrios participem do negcio celebrado; o Solidrio: quando cada um dos mandatrios puder realizar sozinho o negcio; o Fracionrio: quando se delimita a funo de cada um dos mandatrios; o Sucessivo ou substitutivo: quando um mandatrio s puder agir na falta do outro.
Art. 672. Sendo dois ou mais os mandatrios nomeados no mesmo instrumento, qualquer deles poder exercer os poderes outorgados, se no forem expressamente declarados conjuntos, nem especificamente designados para atos diferentes, ou subordinados a atos sucessivos. Se os mandatrios forem declarados conjuntos, no ter eficcia o ato praticado sem interferncia de todos, salvo havendo ratificao, que retroagir data do ato.

- quanto finalidade, o mandato pode ser: Mandato extrajudicial ou ad negotia: refere-se prtica de atos fora do mbito judicial; e Mandato judicial ou ad judicia: refere-se prtica de atos processuais, ou seja, postulao em juzo. outorgado ao advogado, entretanto, em alguns casos no h necessidade de procurao, tal como o defensor dativo (nomeado pelo juiz) e na Justia do Trabalho, em que a procurao pode se dar por simples termo nos autos.

- finalizando as espcies de mandato temos o mandato em causa prpria (art. 685 do CC): normalmente, o mandatrio deve prestar contas de sua gesto, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato. Entretanto, caso seja includa, na procurao (instrumento do mandato), a clusula in rem propriam (em causa prpria), o mandato no poder ser revogado, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato (vide art. 685 do Cdigo Civil). Ou seja, num mandato em causa prpria, opera-se uma verdadeira cesso de direito, passando o cessionrio (mandatrio) a ser o dono do bem imvel (ou direito a ele relativo).

4 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 685. Conferido o mandato com a clusula "em causa prpria", a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais.

A seguir temos as principais obrigaes do mandatrio: - diligncia habitual na execuo do mandato (art. 667, caput, do CC);
Art. 667. O mandatrio obrigado a aplicar toda sua diligncia habitual na execuo do mandato, e a indenizar qualquer prejuzo causado por culpa sua ou daquele a quem substabelecer, sem autorizao, poderes que devia exercer pessoalmente.

- Indenizao dos prejuzos por ato de substituto (art. 667, 1 ao 4 do CC);


1o Se, no obstante proibio do mandante, o mandatrio se fizer substituir na execuo do mandato, responder ao seu constituinte pelos prejuzos ocorridos sob a gerncia do substituto, embora provenientes de caso fortuito, salvo provando que o caso teria sobrevindo, ainda que no tivesse havido substabelecimento. 2o Havendo poderes de substabelecer, s sero imputveis ao mandatrio os danos causados pelo substabelecido, se tiver agido com culpa na escolha deste ou nas instrues dadas a ele. 3o Se a proibio de substabelecer constar da procurao, os atos praticados pelo substabelecido no obrigam o mandante, salvo ratificao expressa, que retroagir data do ato. 4o Sendo omissa a procurao quanto ao substabelecimento, o procurador ser responsvel se o substabelecido proceder culposamente.

- prestao de contas (art. 668 do CC)


Art. 668. O mandatrio obrigado a dar contas de sua gerncia ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer ttulo que seja.

- proibio de compensao dos prejuzos (art. 669 do CC)


Art. 669. O mandatrio no pode compensar os prejuzos a que deu causa com os proveitos que, por outro lado, tenha granjeado ao seu constituinte.

- pagamento de juros (art. 670 do CC)


Art. 670. Pelas somas que devia entregar ao mandante ou recebeu para despesa, mas empregou em proveito seu, pagar o mandatrio juros, desde o momento em que abusou.

- entrega da coisa comprada em nome do mandante (art. 671 do CC)


Art. 671. Se o mandatrio, tendo fundos ou crdito do mandante, comprar, em nome prprio, algo que devera comprar para o mandante, por ter sido expressamente designado no mandato, ter este ao para obrig-lo entrega da coisa comprada.

5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

J as principais obrigaes do mandante so: - satisfazer as obrigaes (despesas) assumidas pelo mandatrio (art. 675 do CC)
Art. 675. O mandante obrigado a satisfazer todas as obrigaes contradas pelo mandatrio, na conformidade do mandato conferido, e adiantar a importncia das despesas necessrias execuo dele, quando o mandatrio lho pedir.

- remunerao dos servios do mandatrio (art. 676 do CC)


Art. 676. obrigado o mandante a pagar ao mandatrio a remunerao ajustada e as despesas da execuo do mandato, ainda que o negcio no surta o esperado efeito, salvo tendo o mandatrio culpa.

- pagamento de juros das somas adiantadas pelo mandatrio (art. 677 do CC)
Art. 677. As somas adiantadas pelo mandatrio, para a execuo do mandato, vencem juros desde a data do desembolso.

- ressarcimento dos danos sofridos com o mandato (art. 678 do CC)


Art. 678. igualmente obrigado o mandante a ressarcir ao mandatrio as perdas que este sofrer com a execuo do mandato, sempre que no resultem de culpa sua ou de excesso de poderes.

- responsabilizao do vnculo com terceiros (art; 679 do CC)


Art. 679. Ainda que o mandatrio contrarie as instrues do mandante, se no exceder os limites do mandato, ficar o mandante obrigado para com aqueles com quem o seu procurador contratou; mas ter contra este ao pelas perdas e danos resultantes da inobservncia das instrues.

- responsabilizao solidria dos mandantes (art. 680 do CC)


Art. 680. Se o mandato for outorgado por duas ou mais pessoas, e para negcio comum, cada uma ficar solidariamente responsvel ao mandatrio por todos os compromissos e efeitos do mandato, salvo direito regressivo, pelas quantias que pagar, contra os outros mandantes.

Ainda sobre direitos e obrigaes, o art. 681 do CC estabelece um direito de reteno do mandatrio.
Art. 681. O mandatrio tem sobre a coisa de que tenha a posse em virtude do mandato, direito de reteno, at se reembolsar do que no desempenho do encargo despendeu.

6 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Ou seja, o mandatrio, ao aceitar o encargo, passar a ter o direito de reter o objeto que estiver em seu poder por fora do mandato (ex: quantias pecunirias ou aluguis recebidos)at ser reembolsado, inclusive por via judicial, do que, no desempenho da funo, houver despendido. O art. 682 do CC trata da extino do mandato:
Art. 682. Cessa o mandato: I - pela revogao ou pela renncia; II - pela morte ou interdio de uma das partes; III - pela mudana de estado que inabilite o mandante a conferir os poderes, ou o mandatrio para os exercer; IV - pelo trmino do prazo ou pela concluso do negcio.

- revogao ad nutum pelo mandante o mandante poder revogar total ou parcialmente o mandato, se no mais tiver interesse no negcio ou se cessar a confiana depositada no procurador. Ser total se revogar toda a procurao, e parcial se disser respeito a alguns dos poderes outorgados. Tal revogao produzir efeitos ex nunc, respeitando-se os atoa j praticados. - renncia expressa do mandatrio uma manifestao da vontade do procurador, abdicando o mandato, mesmo sem qualquer motivo justificado, devendo ser comunicada a tempo para que o mandante possa nomear substituto. - morte de qualquer dos contratantes por ser o mandato um contrato intuitu personae, ocorrer a sua extino com o falecimento de qualquer um dos contratantes. Entretanto, se vrios forem os mandatrios, o bito de um no extingue o mandato, pois os sobreviventes podero execut-lo, salvo se todos tiverem de agir em conjunto; se houver multiplicidade de mandantes, o mandato extinguir-se- apenas relativamente ao falecido. - interdio de uma das partes por incapacidade superveniente o mandato cessar no instante em que a a sentena declaratria de interdio transitar em julgado, e os atos praticados com terceiro de boa-f pelo mandatrio, aps a interdio do mandante, no tero validade. - Mudana de estado se houver mudana de estado que venha a inabilitar o mandante, o mandato extinto. Como exemplo temos a extino do mandato conferido pelo pai, representando filho absolutamente incapaz, quando este se tornar relativamente incapaz, devendo a outorga, agora, ser feita pelo filho, assistido por aquele. - Trmino do prazo ou concluso do negcio Se o mandato foi outorgado por prazo determinado, quando o prprio instrumento assim estipular, cessar o contrato de pleno direito no momento em que expirar tal perodo. De igual modo, conferido o mandato somente para algum ato especfico, ocorrendo este ato tambm extinguir-se-. Demais artigos do Cdigo Civil sobre a extino do mandato:

7 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 683. Quando o mandato contiver a clusula de irrevogabilidade e o mandante o revogar, pagar perdas e danos. Art. 684. Quando a clusula de irrevogabilidade for condio de um negcio bilateral, ou tiver sido estipulada no exclusivo interesse do mandatrio, a revogao do mandato ser ineficaz. Art. 685. Conferido o mandato com a clusula "em causa prpria", a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes, ficando o mandatrio dispensado de prestar contas, e podendo transferir para si os bens mveis ou imveis objeto do mandato, obedecidas as formalidades legais. Art. 686. A revogao do mandato, notificada somente ao mandatrio, no se pode opor aos terceiros que, ignorando-a, de boa-f com ele trataram; mas ficam salvas ao constituinte as aes que no caso lhe possam caber contra o procurador. Pargrafo nico. irrevogvel o mandato que contenha poderes de cumprimento ou confirmao de negcios encetados, aos quais se ache vinculado. Art. 687. Tanto que for comunicada ao mandatrio a nomeao de outro, para o mesmo negcio, considerar-se- revogado o mandato anterior. Art. 688. A renncia do mandato ser comunicada ao mandante, que, se for prejudicado pela sua inoportunidade, ou pela falta de tempo, a fim de prover substituio do procurador, ser indenizado pelo mandatrio, salvo se este provar que no podia continuar no mandato sem prejuzo considervel, e que no lhe era dado substabelecer. Art. 689. So vlidos, a respeito dos contratantes de boa-f, os atos com estes ajustados em nome do mandante pelo mandatrio, enquanto este ignorar a morte daquele ou a extino do mandato, por qualquer outra causa. Art. 690. Se falecer o mandatrio, pendente o negcio a ele cometido, os herdeiros, tendo cincia do mandato, avisaro o mandante, e providenciaro a bem dele, como as circunstncias exigirem. Art. 691. Os herdeiros, no caso do artigo antecedente, devem limitar-se s medidas conservatrias, ou continuar os negcios pendentes que se no possam demorar sem perigo, regulando-se os seus servios dentro desse limite, pelas mesmas normas a que os do mandatrio esto sujeitos.

8 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira Da fiana
A fiana o contrato pelo qual uma pessoa se obriga perante o credor (afianado), com todo o seu patrimnio, a satisfazer o dbito do devedor, caso este no efetue o pagamento (art. 818 do CC). Trata-se de uma espcie de garantia pessoal ou fidejussria.
Art. 818. Pelo contrato de fiana, uma pessoa garante satisfazer ao credor uma obrigao assumida pelo devedor, caso este no a cumpra.

Graficamente temos o seguinte:

DEVEDOR

$$$$$$

CREDOR

FIADOR

garantidor da dvida

Sobre a natureza jurdica do contrato de fiana temos que ele : - unilateral: s cria obrigaes para o fiador; - personalssimo ou intuitu personae: inspirado na confiana do credor no fiador; - gratuito: em regra apenas o credor aufere vantagens, entretanto, o prprio credor pode remunerar o fiador e, neste caso, a fiana ser onerosa; - solene: deve ser celebrado por escrito pblico ou particular (art. 819 do CC);
Art. 819. A fiana dar-se- por escrito, e no admite interpretao extensiva.

Pelo fato da lei prever que a obrigao decorrente da fiana deve ser interpretada de forma restrita, ento o fiador s responde por aquilo que est expresso. Como exemplo, a fiana para garantir aos aluguis, no silncio, no se estende ao incndio e impostos. Vigora a mxima in dubio pro fiador. - subsidirio: a execuo da fiana depende da inexecuo do contrato principal. Entretanto, se houver clusula de solidariedade, o fiador pode ser diretamente acionado e a fiana perde o benefcio de ordem. BENEFCIO DE ORDEM a regra na fiana. Ou seja, primeiramente deve a dvida ser cobrada do devedor principal, para, posteriormente, ser cobrada do fiador.

9 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


- acessrio (art. 824 do CC): a fiana pressupe a existncia de um contrato principal. Caso o contrato principal seja nulo a fiana tambm ser nulo, obedecendo a mxima de que o acessrio segue o principal.
Art. 824. As obrigaes nulas no so suscetveis de fiana, exceto se a nulidade resultar apenas de incapacidade pessoal do devedor. Pargrafo nico. A exceo estabelecida neste artigo no abrange o caso de mtuo feito a menor.

A norma evidencia o princpio da acessoriedade, pois a fiana subordina-se validade da obrigao principal. natural que assim seja, por se constituir a fiana em uma obrigao acessria. - consensual: a fiana, de acordo com o art. 820 do CC, dispensa a presena do devedor afianado e pode ser levada a efeito sem o seu consenso e at mesmo contra a sua vontade por no ser parte na relao jurdica fidejussria. Entretanto, a formao do contrato ocorre com a manifestao de vontade do fiador e do credor.
Art. 820. Pode-se estipular a fiana, ainda que sem consentimento do devedor ou contra a sua vontade.

Quem pode ser fiador? A pessoa fsica capaz e a pessoa jurdica solvente, inclusive a instituio financeira (caso em que teremos a fiana bancria) podem prestar fiana. O analfabeto tambm pode ser fiador, mas a jurisprudncia, neste caso, exige que a fiana seja dada por instrumento pblico. Quanto ao cnjuge, para ser fiador, exige-se a outorga do outro consorte, exceto no regime de separao total de bens. Quem no pode ser fiador? A sociedade cujo contrato social probe expressamente o ato, leiloeiros, tesoureiros, entidades pblicas e os tutores e curadores em nome do incapaz no podem prestar fiana. Sobre o objeto da fiana, pode ser uma dvida j existente ou uma dvida futura (art. 821 do CC).
Art. 821. As dvidas futuras podem ser objeto de fiana; mas o fiador, neste caso, no ser demandado seno depois que se fizer certa e lquida a obrigao do principal devedor.

A abrangncia da fiana tratada no art. 822 do CC.


Art. 822. No sendo limitada, a fiana compreender todos os acessrios da dvida principal, inclusive as despesas judiciais, desde a citao do fiador.

10 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


J o valor da fiana abordado no art. 823 do CC.
Art. 823. A fiana pode ser de valor inferior ao da obrigao principal e contrada em condies menos onerosas, e, quando exceder o valor da dvida, ou for mais onerosa que ela, no valer seno at ao limite da obrigao afianada.

Na fiana, a responsabilidade do fiador pode ser por valor menor ao da obrigao principal, ou seja, por parte da dvida. Porm, pelo princpio da acessoriedade no poder a fiana superar o valor da obrigao afianada ou a sua onerosidade, pois, nesse caso, o fiador estaria respondendo em propores mais extensas que as suportadas pelo prprio afianado. No art. 825 do CC est prevista a faculdade do credor em recusar como fiador a pessoa oferecida.
Art. 825. Quando algum houver de oferecer fiador, o credor no pode ser obrigado a aceit-lo se no for pessoa idnea, domiciliada no municpio onde tenha de prestar a fiana, e no possua bens suficientes para cumprir a obrigao.

Havendo a insolvncia do fiador, ento o credor poder exigir a substituio, tendo em vista que o patrimnio da pessoa que garante a dvida se tornou insuficiente para tal.
Art. 826. Se o fiador se tornar insolvente ou incapaz, poder o credor exigir que seja substitudo.

Sobre os principais efeitos da fiana destacamos os seguintes: - benefcio de ordem (arts. 827 e 828 do CC)
Art. 827. O fiador demandado pelo pagamento da dvida tem direito a exigir, at a contestao da lide, que sejam primeiro executados os bens do devedor. Pargrafo nico. O fiador que alegar o benefcio de ordem, a que se refere este artigo, deve nomear bens do devedor, sitos no mesmo municpio, livres e desembargados, quantos bastem para solver o dbito. Art. 828. No aproveita este benefcio ao fiador: I - se ele o renunciou expressamente; II - se se obrigou como principal pagador, ou devedor solidrio; III - se o devedor for insolvente, ou falido.

A lei informa claramente que o fiador no devedor solidrio e, por isso, goza do benefcio de ordem. - responsabilidade solidria dos co-fiadores e benefcio da diviso (arts. 829 e 830 do CC)

11 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Art. 829. A fiana conjuntamente prestada a um s dbito por mais de uma pessoa importa o compromisso de solidariedade entre elas, se declaradamente no se reservarem o benefcio de diviso. Pargrafo nico. Estipulado este benefcio, cada fiador responde unicamente pela parte que, em proporo, lhe couber no pagamento. Art. 830. Cada fiador pode fixar no contrato a parte da dvida que toma sob sua responsabilidade, caso em que no ser por mais obrigado.

No se especificando o quanto da dvida que cada fiador est garantido, ento a lei indica que ocorre um caso de responsabilidade solidria. Entretanto, permitido o benefcio da diviso, onde cada um se responsabiliza por parte da dvida, desde que de forma expressa. - relao jurdica entre fiador e devedor principal (arts. 831 a 834 do CC)
Art. 831. O fiador que pagar integralmente a dvida fica sub-rogado nos direitos do credor; mas s poder demandar a cada um dos outros fiadores pela respectiva quota. Pargrafo nico. A parte do fiador insolvente distribuir-se- pelos outros.

Pelo instituto da sub-rogao legal, o fiador que paga a dvida, total ou parcialmente, sub-roga-se nos direitos do credor, na proporo do pagamento, podendo cobrar dos outros fiadores as respectivas cotas, ou do devedor principal o todo, reembolsando-se por tudo que despendeu em razo do pagamento da garantia.
Art. 832. O devedor responde tambm perante o fiador por todas as perdas e danos que este pagar, e pelos que sofrer em razo da fiana.

Sabemos que a obrigao essencial do fiador pagar a dvida do devedor principal, caso este no pague no tempo e no modo acordados. Caso seja compelido a pagar a dvida, caber ao fiador, ingressar com ao regressiva contra o afianado, de cunho indenizatrio, para dele reclamar no apenas a importncia desembolsada a esse ttulo, mas tambm todos os prejuzos eventualmente sofridos em razo da garantia prestada (despesas processuais, clusula penal etc.), inclusive indenizao por dano moral, desde que cabvel na espcie.
Art. 833. O fiador tem direito aos juros do desembolso pela taxa estipulada na obrigao principal, e, no havendo taxa convencionada, aos juros legais da mora.

Ainda tratando das relaes entre fiador e afianado, sabe-se que o primeiro, sub-rogando-se nos direitos do credor, pode exigir do segundo o montante integral que pagou, acrescido dos juros do desembolso pela taxa estipulada na obrigao principal, e, falta dessa taxa convencionada, pela taxa legal.
Art. 834. Quando o credor, sem justa causa, demorar a execuo iniciada contra o devedor, poder o fiador promover-lhe o andamento.

12 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


Com a demora do credor em iniciar a execuo contra o devedor, tal execuo poder ser iniciada pelo prprio fiador, com a finalidade de no prolongar a responsabilidade e ter que arcar com as possveis conseqncias decorrentes da demora no resultado da demanda.

A extino das fianas pode ocorrer de vrias formas, dentre elas temos:

- pela exonerao do fiador (arts. 835 e 839 do CC)


Art. 835. O fiador poder exonerar-se da fiana que tiver assinado sem limitao de tempo, sempre que lhe convier, ficando obrigado por todos os efeitos da fiana, durante sessenta dias aps a notificao do credor.

A fiana por prazo determinado extingue-se com o advento do termo. Porm, se for por prazo indeterminado, o fiador ficar exonerado de todos os efeitos aps 60 dias da notificao pelo credor.
Art. 839. Se for invocado o benefcio da excusso e o devedor, retardando-se a execuo, cair em insolvncia, ficar exonerado o fiador que o invocou, se provar que os bens por ele indicados eram, ao tempo da penhora, suficientes para a soluo da dvida afianada.

Se o fiador exercer o benefcio de ordem, com a indicao dos bens do devedor principal, a circunstancia de operar-se atraso na execuo com a superveniente insolvncia do devedor e executado tem a aptido legal de exonerar uma vez provando este que a nomeao feita dos bens do devedor ao tempo da penhora era eficaz suficiente para garantir o juzo da execuo e. em conseqncia satisfazer o debito a ele afianado. - pela morte do fiador (art. 836 do CC)
Art. 836. A obrigao do fiador passa aos herdeiros; mas a responsabilidade da fiana se limita ao tempo decorrido at a morte do fiador, e no pode ultrapassar as foras da herana.

Como regra, a morte do fiador extingue a fiana, mas a obrigao correspondente passa aos seus herdeiros, limitada, porm, s foras da herana e aos dbitos existentes at o momento do falecimento. - por ato do credor (art. 838 do CC)
Art. 838. O fiador, ainda que solidrio, ficar desobrigado: I - se, sem consentimento seu, o credor conceder moratria ao devedor; II - se, por fato do credor, for impossvel a sub-rogao nos seus direitos e preferncias;

13 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


III - se o credor, em pagamento da dvida, aceitar amigavelmente do devedor objeto diverso do que este era obrigado a lhe dar, ainda que depois venha a perd-lo por evico.

Neste artigo esto os casos em que atos a serem praticados pelo devedor tm a capacidade de liberar a obrigao do fiador. - oposio das excees (defesas) pelo fiador (art. 837 do CC)
Art. 837. O fiador pode opor ao credor as excees que lhe forem pessoais, e as extintivas da obrigao que competem ao devedor principal, se no provierem simplesmente de incapacidade pessoal, salvo o caso do mtuo feito a pessoa menor.

A existncia de excees pessoais extintivas da obrigao, suscetveis de serem questionadas pelo fiador podem acarretar a extino da fiana. Como exemplo, temos o art. 366 do CC:
Art. 366. Importa exonerao do fiador a novao feita sem seu consenso com o devedor principal.

Se houver novao da dvida sem o consenso do fiador, este pode questionar tal fato para se eximir da obrigao assumida.

14 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira Do depsito
O depsito o contrato pelo qual um dos contratantes (depositrio) recebe do outro (depositante) um bem mvel corpreo, obrigando-se a guard-lo, temporaria e gratuitamente, para restitu-lo quando lhe for exigido (art. 627 do CC).
Art. 627. Pelo contrato de depsito recebe o depositrio um objeto mvel, para guardar, at que o depositante o reclame.

So partes no contrato de depsito: - o depositante: aquele que entrega a coisa para ser guardada; e - o depositrio: aquele que guarda a coisa temporariamente e depois a restitui. Graficamente temos o seguinte: entrega do bem para guarda DEPOSITANTE devoluo quando houver solicitao Sobre a natureza jurdica do contrato de depsito, temos que ele : - unilateral: apenas o depositrio assume obrigaes; entretanto, se o depsito for oneroso passar a ser bilateral em decorrncia da contraprestao assumida pelo depositante. - gratuito: como regra o depsito um favor que o depositrio faz em favor do depositante gerando vantagens apenas para este ltimo, entretanto, quando se convencionar o pagamento, passar o depsito a ser oneroso (art. 628 do CC);
Art. 628. O contrato de depsito gratuito, exceto se houver conveno em contrrio, se resultante de atividade negocial ou se o depositrio o praticar por profisso. Pargrafo nico. Se o depsito for oneroso e a retribuio do depositrio no constar de lei, nem resultar de ajuste, ser determinada pelos usos do lugar, e, na falta destes, por arbitramento.

DEPOSITRIO

- no solene: no h forma exigida por lei como requisito de validade, entretanto, em se tratando de depsito voluntrio, a forma escrita exigida para a prova, ou seja, no poder ser provado exclusivamente por testemunhas (art. 646 do CC).
Art. 646. O depsito voluntrio provar-se- por escrito.

- real: se aperfeioa com a entrega da coisa para guarda pelo depositrio que dever tomar os mesmos cuidados que tomaria se a coisa fosse sua (art. 629 do CC).

15 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


- tpico: est previsto no Cdigo Civil. Temos as seguintes espcies de depsitos:

1. Depsito voluntrio (arts. 627 a 646 do CC): aquele que decorre de um acordo de vontades entre as partes. 2. Depsito necessrio (arts. 647 a 652 do CC): aquele que decorre de uma imposio legal ou de uma situao de calamidade. Divide-se em trs hipteses: Depsito decorrente de imposio legal; Depsito miservel (decorrente de uma calamidade); e Depsito das bagagens dos hspedes.
Art. 647. depsito necessrio: I - o que se faz em desempenho de obrigao legal; II - o que se efetua por ocasio de alguma calamidade, como o incndio, a inundao, o naufrgio ou o saque. Art. 648. O depsito a que se refere o inciso I do artigo antecedente, reger-se- pela disposio da respectiva lei, e, no silncio ou deficincia dela, pelas concernentes ao depsito voluntrio. Pargrafo nico. As disposies deste artigo aplicam-se aos depsitos previstos no inciso II do artigo antecedente, podendo estes certificarem-se por qualquer meio de prova. Art. 649. Aos depsitos previstos no artigo antecedente equiparado o das bagagens dos viajantes ou hspedes nas hospedarias onde estiverem. Pargrafo nico. Os hospedeiros respondero como depositrios, assim como pelos furtos e roubos que perpetrarem as pessoas empregadas ou admitidas nos seus estabelecimentos. Art. 650. Cessa, nos casos do artigo antecedente, a responsabilidade dos hospedeiros, se provarem que os fatos prejudiciais aos viajantes ou hspedes no podiam ter sido evitados.

Como, em regra, o depsito gratuito, o depositrio assume obrigaes e adquire alguns direitos. Dentre as obrigaes/direitos do depositrio, destacamos as seguintes: - dever de guardar e conservar a coisa depositada (art. 629 do CC)
Art. 629. O depositrio obrigado a ter na guarda e conservao da coisa depositada o cuidado e diligncia que costuma com o que lhe pertence, bem como a restitu-la, com todos os frutos e acrescidos, quando o exija o depositante.

16 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


- respeito ao segredo da coisa depositada (art. 630 do CC)
Art. 630. Se o depsito se entregou fechado, colado, selado, ou lacrado, nesse mesmo estado se manter.

- restituio da coisa depositada (art. 631 do CC)


Art. 631. Salvo disposio em contrrio, a restituio da coisa deve dar-se no lugar em que tiver de ser guardada. As despesas de restituio correm por conta do depositante.

- respeito aos interesses de terceiros (art. 632 do CC)


Art. 632. Se a coisa houver sido depositada no interesse de terceiro, e o depositrio tiver sido cientificado deste fato pelo depositante, no poder ele exonerar-se restituindo a coisa a este, sem consentimento daquele.

- solicitar o recolhimento de produto ilcito ao depsito pblico (art. 634 do CC)


Art. 634. No caso do artigo antecedente, ltima parte, o depositrio, expondo o fundamento da suspeita, requerer que se recolha o objeto ao Depsito Pblico.

- direito de reteno dos bens no caso de prejuzos/despesas ou no pagamento de retribuio devida (arts. 633, 643 e 644 do CC)
Art. 633. Ainda que o contrato fixe prazo restituio, o depositrio entregar o depsito logo que se lhe exija, salvo se tiver o direito de reteno a que se refere o art. 644, se o objeto for judicialmente embargado, se sobre ele pender execuo, notificada ao depositrio, ou se houver motivo razovel de suspeitar que a coisa foi dolosamente obtida. Art. 643. O depositante obrigado a pagar ao depositrio as despesas feitas com a coisa, e os prejuzos que do depsito provierem. Art. 644. O depositrio poder reter o depsito at que se lhe pague a retribuio devida, o lquido valor das despesas, ou dos prejuzos a que se refere o artigo anterior, provando imediatamente esses prejuzos ou essas despesas. Pargrafo nico. Se essas dvidas, despesas ou prejuzos no forem provados suficientemente, ou forem ilquidos, o depositrio poder exigir cauo idnea do depositante ou, na falta desta, a remoo da coisa para o Depsito Pblico, at que se liquidem.

- direito do depositrio de requerer depsito judicial (art. 635 do CC)


Art. 635. Ao depositrio ser facultado, outrossim, requerer depsito judicial da coisa, quando, por motivo plausvel, no a possa guardar, e o depositante no queira receb-la.

17 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

- dever de restituir a coisa sub-rogada (art. 636 do CC)


Art. 636. O depositrio, que por fora maior houver perdido a coisa depositada e recebido outra em seu lugar, obrigado a entregar a segunda ao depositante, e ceder-lhe as aes que no caso tiver contra o terceiro responsvel pela restituio da primeira.

- devoluo de coisa equivalente pelo herdeiro do depositrio (art. 637 do CC)


Art. 637. O herdeiro do depositrio, que de boa-f vendeu a coisa depositada, obrigado a assistir o depositante na reivindicao, e a restituir ao comprador o preo recebido.

- proibio de recusa em devolver o bem depositado (art. 638 do CC)


Art. 638. Salvo os casos previstos nos arts. 633 e 634, no poder o depositrio furtarse restituio do depsito, alegando no pertencer a coisa ao depositante, ou opondo compensao, exceto se noutro depsito se fundar.

- obrigao de entregar parte da coisa divisvel se no houver solidariedade e a coisa inteira se houver (art. 639 do CC)
Art. 639. Sendo dois ou mais depositantes, e divisvel a coisa, a cada um s entregar o depositrio a respectiva parte, salvo se houver entre eles solidariedade.

- proibio do usa da coisa pelo depositrio, sob pena de perdas e danos (art. 640 do CC)
Art. 640. Sob pena de responder por perdas e danos, no poder o depositrio, sem licena expressa do depositante, servir-se da coisa depositada, nem a dar em depsito a outrem. Pargrafo nico. Se o depositrio, devidamente autorizado, confiar a coisa em depsito a terceiro, ser responsvel se agiu com culpa na escolha deste.

- hiptese de incapacidade superveniente do depositrio (art. 641 do CC)


Art. 641. Se o depositrio se tornar incapaz, a pessoa que lhe assumir a administrao dos bens diligenciar imediatamente restituir a coisa depositada e, no querendo ou no podendo o depositante receb-la, recolh-la- ao Depsito Pblico ou promover nomeao de outro depositrio.

- responsabilidade do depositrio pelos riscos da coisa (art. 642 do CC)


Art. 642. O depositrio no responde pelos casos de fora maior; mas, para que lhe valha a escusa, ter de prov-los.

18 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


- direito do depositrio receber as despesas com a conservao do bem (art. 643 do CC)
Art. 643. O depositante obrigado a pagar ao depositrio as despesas feitas com a coisa, e os prejuzos que do depsito provierem.

DEPSITO IRREGULAR X DEPSITO REGULAR O depsito irregular (art. 645 do CC) aquele que recai sobre bem fungvel e consumvel, de modo que o dever de restituir no tem por objeto a mesma coisa depositada, mas outra do mesmo gnero, qualidade e quantidade, regendo-se pelas normas atinentes ao mtuo (emprstimo de coisas fungveis).
Art. 645. O depsito de coisas fungveis, em que o depositrio se obrigue a restituir objetos do mesmo gnero, qualidade e quantidade, regular-se- pelo disposto acerca do mtuo.

Por outro lado, o depsito regular aquele que se refere coisa individualizada, infungvel e inconsumvel, que deve ser restituda in natura.

Finalizando a parte terica da aula temos mais dois dispositivos que tratam do depsito necessrio:
Art. 651. O depsito necessrio no se presume gratuito. Na hiptese do art. 649, a remunerao pelo depsito est includa no preo da hospedagem.

Ao contrrio do que acontece com o depsito voluntrio, o depsito necessrio presume-se oneroso, somente se acolhendo a gratuidade mediante expressa previso contratual. A onerosidade dos depsitos necessrios, congregando tanto os legais quanto os miserveis, tem base na premissa de que todos eles constituem obrigaes decorrentes de imposio legal ou de algum fato imprevisto e urgente, a ordenar no apenas a realizao do depsito como tambm a escolha no livre do depositrio, porquanto designado pelas circunstncias e, em regra, entre pessoas estranhas ao depositante.
Art. 652. Seja o depsito voluntrio ou necessrio, o depositrio que no o restituir quando exigido ser compelido a faz-lo mediante priso no excedente a um ano, e ressarcir os prejuzos.

Sendo uma relao de mtua confiana (depsito voluntrio) ou de obrigao legal ou de fato imprevisto e urgente decorrente de calamidade pblica (depsito necessrio) certo que a lei pune severamente o depositrio infiel, ou seja, aquele que se nega a restituir, quando reclamado pelo depositante, o objeto depositado sob sua guarda e conservao.

19 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


A aula de hoje termina por aqui. Na ltima aula estudaremos a posse e a propriedade. No esquea de treinar o aprendizado com os exerccios a seguir. Dicler !!!

20 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


LISTA DE QUESTES DA BANCA CESPE/UnB

1. (MP-SE/Promotor/2010) No que concerne ao contrato de mandato, assinale a opo correta de acordo com o Cdigo Civil. (A) O mandatrio que exceder os poderes do mandato ser considerado mero gestor de negcios enquanto o mandante no ratificar os atos. (B) O mandato outorgado por instrumento pblico no poder ser substabelecido por instrumento particular. (C) Para recebimento do que for devido em decorrncia do mandato, o mandatrio no poder reter o objeto da operao que lhe for cometida. (D) O maior de 16 anos e menor de 18 anos de idade, desde que emancipado, poder ser mandatrio, mas o mandante, em regra, no ter ao contra ele. (E) Se o mandatrio tiver cincia da morte ou interdio do mandante, no dever concluir o negcio j iniciado, mesmo em caso de perigo na demora. Anlise das alternativas: (A) CERTA. De acordo com o art. 662 do CC. (B) ERRADA. Em desacordo com o art. 655 do CC. Como regra possvel o subestabelecimento de poderes por instrumento particular. (C) ERRADA. O art. 681 do CC estabelece o direito de reteno do mandatrio. (D) ERRADA. A assertiva trata do art. 666 do CC e erra ao afirmar que h necessidade de emancipao, quando, mesmo sem ser emancipado, o menor entre 16 e 18 anos poder ser mandatrio. (E) ERRADA. De acordo com a jurisprudncia, havendo perigo na demora e j estando inciado o negcio, deve sim o mandatrio conclu-lo. Gabarito: A 2. (TRF 2 Regio/Juiz Substituto/2009) O outorgado pode substabelecer os poderes recebidos do outorgante, se essa possibilidade expressamente constar do instrumento do contrato. De acordo com o art. 667, 3 do CC, a possibilidade de subestabelecimento de poderes no precisa estar expressa no contrato, mas a proibio de subestabelecimento deve estar expressa. Graficamente temos o seguinte:

21 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


SUBESTABELECIMENTO PERMISSO No precisa estar expressa. PROIBIO Precisa estar expressa.

Gabarito: Errada. 3. (PGE-CE/Procurador/2008) O mandato em causa prpria extingue-se com a revogao ou com a morte do outorgante. Se a clusula for condio do negcio, ou tiver sido estipulada no interesse do mandatrio, a revogao ser eficaz, mas o mandante responder por perdas e danos. Nos termos do art. 685 do CC o mandato em causa prpria no pode ser revogado e no se extingue com a morte do outorgante. Ou seja, a revogao no produz efeitos. Gabarito: Errada. 4. (BACEN/Procurador/2009) A fiana, como contrato acessrio que , admite ser feita em valor inferior, igual ou superior obrigao principal garantida. A fiana, nos termos do art. 823 do CC pode ser feita em valor igual ou inferior, mas no em valor superior obrigao principal garantida. Gabarito: Errada. 5. (PGE-PI/Procurador/2008) Na fiana, o garantidor se responsabiliza por assegurar o cumprimento da prestao prometida pelo devedor. Por isso, o garantidor no pode, para se eximir da obrigao, alegar que o devedor tem bens suficientes para saldar a dvida por ele garantida. Segundo o art. 827 do CC, ao se utilizar da prerrogativa do benefcio de ordem para se eximir da obrigao, o fiador deve indicar bens suficientes do devedor capazes de saldar a dvida. Ou seja, a assertiva indica que o fiador no pode, quando na verdade existe tal possibilidade. Gabarito: Errada.

22 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira

6. (PGE-PI/Procurador/2008) A fiana prestada por duas ou mais pessoas para garantir o cumprimento de contrato acarreta a solidariedade entre fiadores e devedor principal. Assim, se o devedor principal no pagar o dbito, poder o credor executar tanto os fiadores quanto o devedor principal e, se forem penhorados bens de todos, os fiadores tero o direito de exigir que o bem do devedor principal seja leiloado primeiro. Um dos principais efeitos do contrato o benefcio de ordem (art. 827 do CC) que, salvo disposio em contrrio, acarreta um benefcio de ordem para o fiador, devendo primeiro a dvida ser cobrada do devedor principal. O erro est em afirmar que o fiador e o devedor principal so solidrios. Gabarito: Errada.

7. (TRF 2 Regio/Juiz Substituto/2009) Se a nulidade da obrigao resultar apenas de incapacidade pessoal do devedor, tal obrigao no ser suscetvel de fiana. A assertiva est em desacordo com o art. 824 do CC. A regra que quando a obrigao a ser garantida pela fiana for nula, ento a fiana tambm seja nula. Entretanto, se a nulidade decorrer de incapacidade (absoluta ou relativa) pessoal do devedor, a fiana no ser nula, pois visa garantir uma obrigao para o credor que no incapaz. Gabarito: Errada.

8. (TRF 2 Regio/Juiz Substituto/2009) O depsito necessrio que decorra de incndio presume-se gratuito e admite qualquer meio legal de prova. De acordo com o art. 651 do CC o contrato de depsito necessrio presume-se oneroso, diferentemente do depsito voluntrio que se presume gratuito. Graficamente temos o seguinte:

DEPSITO VOLUNTRIO presuno relativa de gratuidade DEPSITO NECESSRIO presuno relativa de onerosidade

Gabarito: Errada.

23 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


9. (BACEN/Procurador/2009) No desnatura o contrato de depsito o fato de o depositrio ser contratado para transportar a coisa de um lugar a outro e t-la consigo at que o depositante a reclame no prazo mximo estipulado. Na situao apresentada o contrato de depsito fica desconfigurado e passa a representar um contrato de transporte, nos termos do art. 730 do CC.
Art. 730. Pelo contrato de transporte algum se obriga, mediante retribuio, a transportar, de um lugar para outro, pessoas ou coisas.

Gabarito: Errada.

10. (PGE-ES/Procurador/2008) No contrato de depsito voluntrio de bens fungveis, o bem depositado pode ser utilizado pelo depositrio, que assume a obrigao de reembolsar o depositante e restitu-lo a qualquer tempo. Como regra, nos termos do art. 627 do CC, no contrato depsito o bem recebido com a finalidade de guarda e no de uso. Por outro lado, o bem fungvel poder ser utilizada se tivermos um depsito irregular (art. 645 do CC). Gabarito: Errada.

11. (PGE-PI/Procurador/2008) Pelo contrato de depsito voluntrio, o depositrio recebe um objeto mvel ou imvel para guard-lo ou conserv-lo, at que o depositante o reclame; enquanto no for pedida a restituio da coisa, essa se incorpora ao patrimnio do depositrio. Em caso de inadimplemento da obrigao por parte do depositrio, o contrato resolve-se em perdas e danos. No contrato de depsito o objeto deve ser mvel, nos termos do art. 627 do CC.

Gabarito: Errada.

24 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


LISTA DAS QUESTES APRESENTADAS

1. (MP-SE/Promotor/2010) No que concerne ao contrato de mandato, assinale a opo correta de acordo com o Cdigo Civil. (A) O mandatrio que exceder os poderes do mandato ser considerado mero gestor de negcios enquanto o mandante no ratificar os atos. (B) O mandato outorgado por instrumento pblico no poder ser substabelecido por instrumento particular. (C) Para recebimento do que for devido em decorrncia do mandato, o mandatrio no poder reter o objeto da operao que lhe for cometida. (D) O maior de 16 anos e menor de 18 anos de idade, desde que emancipado, poder ser mandatrio, mas o mandante, em regra, no ter ao contra ele. (E) Se o mandatrio tiver cincia da morte ou interdio do mandante, no dever concluir o negcio j iniciado, mesmo em caso de perigo na demora. 2. (TRF 2 Regio/Juiz Substituto/2009) O outorgado pode substabelecer os poderes recebidos do outorgante, se essa possibilidade expressamente constar do instrumento do contrato. 3. (PGE-CE/Procurador/2008) O mandato em causa prpria extingue-se com a revogao ou com a morte do outorgante. Se a clusula for condio do negcio, ou tiver sido estipulada no interesse do mandatrio, a revogao ser eficaz, mas o mandante responder por perdas e danos. 4. (BACEN/Procurador/2009) A fiana, como contrato acessrio que , admite ser feita em valor inferior, igual ou superior obrigao principal garantida. 5. (PGE-PI/Procurador/2008) Na fiana, o garantidor se responsabiliza por assegurar o cumprimento da prestao prometida pelo devedor. Por isso, o garantidor no pode, para se eximir da obrigao, alegar que o devedor tem bens suficientes para saldar a dvida por ele garantida. 6. (PGE-PI/Procurador/2008) A fiana prestada por duas ou mais pessoas para garantir o cumprimento de contrato acarreta a solidariedade entre fiadores e devedor principal. Assim, se o devedor principal no pagar o dbito, poder o credor executar tanto os fiadores quanto o devedor principal e, se forem penhorados bens de todos, os fiadores tero o direito de exigir que o bem do devedor principal seja leiloado primeiro.

25 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


7. (TRF 2 Regio/Juiz Substituto/2009) Se a nulidade da obrigao resultar apenas de incapacidade pessoal do devedor, tal obrigao no ser suscetvel de fiana.

8. (TRF 2 Regio/Juiz Substituto/2009) O depsito necessrio que decorra de incndio presume-se gratuito e admite qualquer meio legal de prova.

9. (BACEN/Procurador/2009) No desnatura o contrato de depsito o fato de o depositrio ser contratado para transportar a coisa de um lugar a outro e t-la consigo at que o depositante a reclame no prazo mximo estipulado.

10. (PGE-ES/Procurador/2008) No contrato de depsito voluntrio de bens fungveis, o bem depositado pode ser utilizado pelo depositrio, que assume a obrigao de reembolsar o depositante e restitu-lo a qualquer tempo.

11. (PGE-PI/Procurador/2008) Pelo contrato de depsito voluntrio, o depositrio recebe um objeto mvel ou imvel para guard-lo ou conserv-lo, at que o depositante o reclame; enquanto no for pedida a restituio da coisa, essa se incorpora ao patrimnio do depositrio. Em caso de inadimplemento da obrigao por parte do depositrio, o contrato resolve-se em perdas e danos.

GABARITO

1 11

A E

10

26 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


LISTA DE QUESTES DE BANCAS DIVERSAS
1. (FCC - METR SP ADVOGADO 2010) Considere: I. O mandato outorgado por instrumento pblico poder substabelecer-se mediante instrumento particular. II. Em regra, o mandato pode ser expresso ou tcito, verbal ou escrito. III. O maior de dezesseis e menor de dezoito anos no emancipado no pode ser mandatrio, havendo expressa vedao legal em razo da sua incapacidade civil relativa. IV. O mandato pode ser especial a um ou mais negcios determinadamente, ou geral a todos os do mandante, sendo que o mandato em termos gerais s confere poderes de administrao. A respeito do mandato, de acordo com o Cdigo Civil brasileiro, est correto o que consta APENAS em (A) I, III e IV. (B) I e II. (C) II, III e IV. (D) I, II e IV. (E) II e III. 2. (FCC - TRT 3Analista Judicirio Execuo de Mandados 2009) A respeito do mandato, correto afirmar que (A) o mandato em termos gerais s confere s partes poderes de administrao. (B) o poder de transigir importa o de firmar compromissos. (C) a aceitao do mandato no pode ser tcita. (D) o mandato outorgado por instrumento pblico no pode substabelecer-se por instrumento particular. (E) o mandato pode ser verbal quando o ato for celebrado por escrito. 3. (FCC - TRT 3 Analista Judicirio - rea Judiciria 2009) O mandato conferido com a clusula em causa prpria (A) dispensa o mandatrio da obrigao de prestar contas. (B) pode ser revogado pelo mandante e tal revogao ter eficcia. (C) se extingue pela morte de qualquer das partes. (D) impede o mandatrio de transferir para si os bens mveis ou imveis que constituem seu objeto. (E) no ter eficcia jurdica, pois da essncia do contrato a prtica de atos em benefcio do mandante. 4. (FCC - TCE/RR Procurador de Contas 2008) No que se refere ao contrato de mandato, correto afirmar: (A) O mandante obrigado a pagar ao mandatrio a remunerao ajustada e as despesas da execuo do mandato, ainda que o negcio no surta o efeito esperado, salvo se o mandatrio for culpado pela no concluso do negcio. (B) Em regra, o mandato presume-se oneroso quando o contrrio no tiver sido estipulado entre as partes. (C) O maior de dezesseis e menor de dezoito anos no emancipado no pode ser mandatrio. (D) O poder especial de transigir conferido ao mandatrio importa o de firmar compromisso. (E) Os atos praticados, por quem tenha mandato sem poderes suficientes, so ineficazes em relao quele em cujo nome foram praticados, salvo se este os ratificar, de forma expressa ou tcita.

27 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


5. (FCC - TRF 2 - Analista Judicirio Judiciria 2007) A respeito do contrato de mandato certo que (A) por envolver relao de confiana, o mandato sempre revogvel, no podendo a procurao conter clusula de irrevogabilidade. (B) a outorga do mandato no est sujeita forma exigida por lei para o ato a ser praticado. (C) o mandato presume-se gratuito quando no for estipulada retribuio, ainda que o seu objeto corresponder ao daqueles que o mandatrio trata por ofcio ou profisso lucrativa. (D) o mandatrio pode compensar o prejuzo a que deu causa, com os proveitos que, por outro lado, tenha granjeado ao seu constituinte. (E) ainda que se outorgue o mandato por instrumento pblico, pode substabelecer-se mediante instrumento particular. 6. (FCC - CGJ/ES Atividade Notarial e de Registro 2007) O mandato (A) pode ser especial a um ou mais negcios determinadamente, ou geral a todos os do mandante. (B) deve conter a indicao do lugar em que foi passado e no poder ser verbal, nem tcito. (C) outorgado por instrumento pblico no se pode substabelecer por instrumento particular. (D) para transigir independe de procurao com poderes especiais e expressos. (E) que no tiver prazo estabelecido na procurao no se extingue pela morte ou interdio de uma das partes. 7. (FCC - TJ/AL Juiz Substituto 2007) Extingue-se o mandato pela revogao (A) que, entretanto, vedada se o mandato tiver prazo certo de vigncia. (B) salvo se contiver clusula de irrevogabilidade, ainda que o mandante se disponha a pagar perdas e danos. (C) mas conferido o mandato com a clusula em causa prpria, a sua revogao no ter eficcia, nem se extinguir pela morte de qualquer das partes. (D) exceto se a procurao revestir a firma de escritura pblica. (E) mas por revogado no se considera o mandato anterior pela simples comunicao ao mandatrio da nomeao de outro para o mesmo negcio. 8. (FCC - TJ/AL Juiz Substituto 2007) A fiana dar-se- por escrito e no admite interpretao extensiva (A) e, sendo o fiador casado, sob qualquer regime de bens, depende da anuncia do outro cnjuge. (B) mas, no sendo limitada, compreender todos os acessrios da dvida principal, inclusive as despesas judiciais, desde a citao do fiador. (C) entretanto, decorre de lei a solidariedade existente entre o fiador e o devedor principal. (D) no podendo tambm ser estipulada sem o consentimento do devedor ou contra sua vontade. (E) e em nenhuma hiptese ser suscetvel de fiana a obrigao nula. 9. (CESGRANRIO BNDES - Advogado 2004) Com relao ao contrato de fiana, pode-se afirmar corretamente que: (A) um contrato bilateral. (B) tem como caracterstica fundamental o carter intuitu personae. (C) se trata de contrato principal, sempre garantido por um contrato acessrio. (D) pode ser tratado como sinnimo de aval, quando celebrado em carter oneroso. (E) pode ser celebrado por qualquer meio lcito, no havendo mais a exigncia da forma escrita, segundo o novo Cdigo Civil 10. (FCC - Pref. So Paulo/SP Auditor Fiscal Tributrio Municipal 2007) Desejando guardar mveis e eletrodomsticos inservveis, Cludio contrata a empresa denominada Armazns Gerais Ltda., pelo prazo certo de 12 (doze) meses. Passado esse perodo, resolve retirar os bens, mas foi impedido de faz-lo pela empresa porque no havia pago a retribuio devida,

28 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE TRIBUNAL REGULAR DIREITO CIVIL Prof: Dicler Ferreira


relativa aos ltimos dois meses. Alm disso, um dos bens armazenados continha substncias txicas que vazaram e contaminaram bens de outros proprietrios, que foram indenizados pela empresa depositria. Nesse caso, a reteno dos bens de Cludio providncia (A) lcita, para garantia do pagamento da retribuio e para o ressarcimento dos danos causados. (B) lcita apenas para garantia do pagamento da retribuio, mas no para o ressarcimento dos danos causados. (C) lcita apenas para o ressarcimento dos danos causados, mas no para o pagamento da retribuio. (D) ilcita, tendo Cludio direito restituio dos bens por suas prprias foras. (E) ilcita, tendo Cludio direito indenizao correspondente ao valor dos bens depositados. 11. (ESAF BACEN Procurador 2002) O depsito, que recair sobre bem fungvel ou consumvel, o: (A) regular (B) miservel (C) ordinrio (D) legal (E) irregular

GABARITO

1 11

D E

10

29 www.pontodosconcursos.com.br

Anda mungkin juga menyukai