Anda di halaman 1dari 2

Da Remoo do Veculo CTB - PRF

1.1. Da Remoo Do Veculo


Art. 271. O veculo ser removido, nos casos previstos neste Cdigo, para o depsito fixado pelo rgo ou entidade competente, com circunscrio sobre a via. Pargrafo nico. A restituio dos veculos removidos s ocorrer mediante o pagamento das multas, taxas e despesas com remoo e estada, alm de outros encargos previstos na legislao especfica. Aps a emisso do auto de infrao, dever do agente aplicar a medida administrativa de remoo, tomando as medidas cabveis como o guincho para execuo do ato. H discusso sobre a legalidade do prprio agente conduzir o veculo removido ao depsito fixado pelo rgo com circunscrio sobre a via. Em nosso sentir, como o ato se fundamenta no Poder de Polcia administrativo, o atributo da auto-executoriedade favorece a legalidade do ato. De fato, habitualmente ocorre do condutor se apresentar no momento da lavratura do auto de infrao ou da prtica da medida administrativa de remoo do veculo, tentando impedir a execuo do ato. Nesse caso, o agente de trnsito deixaria de aplicar a medida administrativa em face da regularizao do local da infrao? Com certeza, no. O agente deve ter cincia de que o ato administrativo constitudo entre outros, pelo requisito da finalidade, bem jurdico objetivado pelo agente, sempre vinculado e aplicado em dois sentidos, nos dizeres da excelentssima Maria Sylvia Zanella Di Pietro: Em sentido amplo, a finalidade sempre corresponde consecuo de um resultado de interesse pblico; nesse sentido, diz-se que o ato administrativo tem que ter sempre finalidade pblica. Em sentido restrito, finalidade o resultado especfico que cada ato deve produzir, conforme definido na lei. Nesse diapaso, diz-se que a finalidade do ato administrativo sempre a que decorre explcita ou implicitamente da lei. o legislador quem define a finalidade que o ato deve alcanar, no havendo liberdade de opo para a autoridade administrativa. Se a lei qualifica a remoo como ato inserido no poder-dever do administrador pblico, a finalidade restrita constante no ato, no deve ser afastada pelo agente, mesmo invocando a razoabilidade e proporcionalidade, em vista da ausncia da discricionariedade constante neste requisito. Assim, o agente deve ter cincia de que a no aplicao da medida administrativa de remoo do veculo impede consequentemente todos os seus efeitos. Um deles a obrigao do proprietrio em pagar todas as dvidas vinculadas ao veculo pelas multas j definitivamente julgadas. A falta da referida medida administrativa, nesse caso, provoca, evidentemente, o retardo de ingresso de valores ao errio pblico, importncia s depositada, eventualmente, por ocasio do licenciamento do veculo. Noutro sentido, o mestre Arnaldo Rizzardo em sua respeitosa obra Comentrios ao Cdigo de Trnsito Brasileiro, fulmina de inconstitucionalidade o dispositivo legal em anlise, por entender que essa regra produz a antecipao da punio administrativa, in verbis:
(...) pelo pargrafo nico do art. 271, opera-se a restituio depois de pagas a multa, a taxa e as despesas com a remoo ou estada. Pode-se concluir que o dispositivo encerra uma eiva de inconstitucionalidade, porquanto antecipa a punio, retendo o bem como forma de constranger o pagamento, com prejuzo ao devido processo legal (art. 5, XXXV e LV, da CF).

Sua ideia referendada pelo Dr. Geraldo de Farias Lemos (2007:76), ao no admitir o recolhimento do veculo ao depsito, quando presente o condutor para regularizao. No entanto, vnia os doutrinadores, no se constata qualquer espcie de antecipao punitiva, porquanto a remoo do veculo resulta a exigibilidade da antecipao de multas decorrentes de infraes j anteriormente julgadas, mas no aquela motivadora da medida administrativa. Ou seja, a anlise do auto de infrao referente remoo do veculo ser objeto de processo administrativo, no qual ser assegurada ampla defesa e contraditrio, nos moldes do devido processo legal. Contudo, as multas vinculadas ao veculo decorrentes de infraes j cometidas e processadas nos termos da lei, sero objeto de cobrana administrativa como condio para liberao do veculo removido por determinao legal.

JEAN DINIZ

Pgina 1

Da Remoo do Veculo CTB - PRF

Nesse sentido, o grande mestre em Direito Administrativo, Jos dos Santos Carvalho Filho (2009:465):
Se a lei fez expressamente a previso, no h fundamento para impugnar a exigncia. O que no se admite que o rgo de trnsito imponha o pagamento da multa que ainda no tenha sido objeto de notificao, pois que com esta que a sano se torna exigvel. Todavia, se est vencida porque o infrator no a impugnou oportunamente, deixando transcorrer in albis o prazo de impugnao, ou, se impugnou, seu recurso foi improvido: nesse caso, seu pagamento pode ser normalmente imposto como condio de liberao do veculo.

Ademais, ao julgarem o Resp 1104775, os ministros da Primeira Seo do Superior Tribunal de Justia decidiram que as autoridades de trnsito s podem exigir o pagamento de multas J VENCIDAS E REGULARMENTE NOTIFICADAS aos infratores de veculos removidos, cujos termos merecem transcrio:
A reteno do veculo como forma de coagir o proprietrio a pagar a pena de multa no legal, entretanto, diferente a hiptese de apreenso do veculo como forma autnoma de sano em que a sua reteno pode prolongar-se at que sejam quitadas multas e demais despesas decorrentes da estada no depsito. Esse foi o entendimento da ministra Eliana Calmon, relatora do Resp 1088532, acompanhado pela Segunda Turma do Tribunal em julgamento que determinou SER LEGAL O CONDICIONAMENTO DA LIBERAO DO VECULO RETIDO POR CONTA DE INFRAO DE TRNSITO AO PAGAMENTO DA MULTA E DEMAIS DESPESAS DECORRENTES DA APREENSO DO AUTOMVEL.

Sobre o tema em geral, a CESPE o props em duas questes de prova; a primeira, no curso de formao da PRF em 2005, houve o entendimento de que deveria haver o pagamento de multas, taxas, despesa com remoo e estada. S no foi considerada como verdadeira a assertiva, por ser prescindvel (desnecessrio) o licenciamento do veculo:
(CESPE/UNB) A liberao de um veculo que tenha sido recolhido ao depsito aps a aplicao da penalidade, fica condicionada ao licenciamento, ao pagamento de multas, taxas, despesa com remoo e estada e condio de funcionamento de equipamentos obrigatrios.

Na segunda, do curso de formao da PRF em 2004, a CESPE/UnB entendeu que a remoo no se consuma com a conduo do veculo para o depsito, mas com a simples desobstruo do trnsito no local da infrao: No conjunto das situaes a que seja aplicvel a medida administrativa de remoo do veculo, esta consuma-se com a conduo do veculo para depsito fixado pelo rgo ou entidade competente. De fato, esse o posicionamento do mestre Arnaldo Rizzardo: Em suma, a remoo no importa sempre em recolhimento, mas significa mais retirar, afastar, arrecadar o bem que est em lugar indevido.

JEAN DINIZ

Pgina 2

Anda mungkin juga menyukai