Anda di halaman 1dari 84

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR

AULA 02
DAS PESSOAS JURDICAS
(arts. 40 ao 69 do CC)

Meus Amigos e Alunos. Na aula anterior falamos sobre as Pessoas Naturais (ou Fsicas). Hoje falaremos sobre as Pessoas Jurdicas, completando e encerrando o tema Pessoas. Na prxima aula, seguindo nosso programa e o edital dos concursos em geral, falaremos sobre um novo ponto: BENS. Antes de mais nada, gostaria de esclarecer que esta aula tem certas ligaes com outros ramos do Direito, como o Constitucional, Administrativo (quando falo sobre autarquias, fundaes...), Comercial (quando falo sobre associaes, sociedades...), etc. Portanto, acabamos por invadir um pouquinho outras reas. E a chamo a ateno para termos cuidado! Explico. Alguns tpicos podem ser comuns a duas matrias (ex: Civil de Administrativo) e cada uma pode tratar do assunto de forma um pouco diferente. comum a seguinte situao: fao uma determinada afirmao sobre um tema; a o aluno pensa... ora, o prof de Direito Administrativo falou sobre este assunto de forma diferente... Concluso: nenhum dos professores est errado. que cada matria possui suas prprias peculiaridades. Evidente que o nosso enfoque o Direito Civil. E na medida do possvel vou dizer como este tema encarado pelas outras matrias, pois cada uma possui as suas peculiaridades. Comecemos ento... INTRODUO Como vimos, o homem, desde seus primrdios, sempre teve necessidade de se agrupar para garantir a subsistncia e atingir fins comuns. A necessidade de circulao de riquezas como fator de desenvolvimento, fez com que se estabelecessem nas sociedades grupos de atuao conjunta na busca de objetivos semelhantes. E o direito, ante a necessidade crescente de agilidade nas negociaes, no ignorou estas unidades coletivas, dotando-as tambm de personalidade prpria. A pessoa jurdica, portanto, fruto desta evoluo e deste fenmeno histrico e social. As Pessoas Jurdicas so entes resultantes da criao da lei. Existem como grupos constitudos para a realizao de determinados fins, sendo dotadas de direitos e obrigaes. No entanto a sua personificao construo da tcnica jurdica, para poder estabelecer relaes jurdicas lcitas, facilitando, assim, o comrcio e outras atividades. Elas existem porque a lei assim o permite. Notem que a doutrina usa outras expresses como sinnimas para se referir s Pessoas Jurdicas, tais como: Pessoas Morais, Coletivas, Abstratas, Fictcias ou entes de existncia ideal. Na realidade tais expresses no foram

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


adotadas pelo nosso ordenamento jurdico; ou seja, elas no esto previstas em nossas leis. Na realidade foram adotadas por ordenamentos jurdicos de outros pases e a doutrina costuma importar estas expresses. E os examinadores aproveitam e pedem isso na prova. No raro cair a seguinte indagao em um concurso: quais as caractersticas da pessoa moral? primeira vista, para quem no conhece este termo, pode pensar que pessoa moral sinnimo de pessoa fsica (pois somente uma pessoa fsica que teria, digamos, moral). No entanto, o correto dizer que pessoa moral (expresso adotada pela Frana) sinnimo de pessoa jurdica. Portanto, prestem muita ateno quanto aos sinnimos usados nas questes pelos examinadores, pois como j vimos eles podem derrubar um excelente candidato, que conhece a matria, mas desconhecia aquele termo. Por isso que durante nossas aulas fornecemos o maior nmero de sinnimos possvel, principalmente os que j caram em provas. As Pessoas Jurdicas (assim como as Naturais ou Fsicas, como j vimos) tm direito personalidade (identificao, liberdade para contratar, boa reputao, etc.), aos direitos reais (pode ser proprietria, usufruturia, etc.), aos direitos industriais (art. 5o, inciso XXIX da CF/88), aos direitos obrigacionais (podendo comprar, vender, alugar ou contratar de uma forma geral) e at mesmo aos direitos sucessrios (podem adquirir bens causa mortis, ou seja, por testamento). interessante acrescentar que os dispositivos relativos aos direitos da personalidade da pessoa natural (ou fsica) que vimos na aula anterior (arts. 11 a 21, CC) tambm podem ser aplicados em relao pessoa jurdica, no que couber (ou seja, observando-se as suas peculiaridades prprias), por fora do art. 52, CC. E por isso que uma pessoa jurdica tem direito de proteo ao nome, marca, imagem, propriedade, ao segredo, etc.

Questo interessante Costuma-se indagar se a Pessoa Jurdica tem


direito de proteo honra. Para responder a isso precisamos, primeiro, explicar o que honra, sob o ponto de vista jurdico. Podemos dizer que existem duas espcies de honra: subjetiva e objetiva. A honra subjetiva o sentimento de cada um a respeito de seus prprios atributos fsicos, intelectuais, morais e demais dotes. aquilo que cada um pensa de si mesmo em relao a tais atributos ( a auto-estima). Afeta apenas a pessoa natural. J a honra objetiva a reputao, aquilo que os outros pensam a respeito da pessoa em geral, no tocante a seus atributos fsicos, intelectuais, morais, etc. A pessoa jurdica no tem honra subjetiva. Mas segundo a doutrina ela tem honra objetiva, pois tem patrimnio, reputao, bom nome, etc. Por isso, se algum espalhar um boato de que uma empresa "est mal das pernas... est quebrada... est falindo... no honra seus compromissos... possui ttulos protestados... etc., esta pessoa est ofendendo a honra objetiva da pessoa jurdica. Portanto, no campo do Direito Civil, a pessoa jurdica pode ser vtima e sofrer danos morais, tendo, inclusive, direito de acionar o Poder Judicirio para exigir reparao desses danos. Trata-se da aplicao da Smula 227 do Superior Tribunal de Justia. Exemplo: a pessoa jurdica pode ser ofendida porque algum efetuou um protesto indevido de um ttulo de crdito.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


A respeito, vejamos a posio do Supremo Tribunal Federal (embora seja sob o aspecto do Direito Penal): A pessoa jurdica pode ser sujeito passivo (vtima) do crime de difamao; no, porm, de injria ou calnia. E assim o apenas porque, pessoa jurdica, no se pode negar reputao e boa fama, que no constituem atributos da honra subjetiva (como na injria), mas sim da honra objetiva. Assim, ningum poder pleitear que a pessoa jurdica seja sujeito passivo de injria ou calnia. E assim porque o sentimento de dignidade ou decoro s concebvel numa pessoa fsica. Mas, na sua reputao, repetimos, a pessoa jurdica pode ser atingida; tanto que essa leso reflete em seu patrimnio. TEORIA DA REALIDADE TCNICA Existem diversas teorias que tentam identificar a natureza da personalidade da Pessoa Jurdica. Alguns autores entendem que ela apenas uma fico. Outros dizem que ela uma realidade viva, parecida com a pessoa natural (teoria orgnica ou da realidade objetiva). Como nosso curso bem prtico, visando concursos pblicos, vamos deixar de lado a anlise das inmeras teorias sobre natureza da Pessoa Jurdica e nos ater somente ao que tem prevalecido nas provas e exames: a corrente majoritria tem entendido que o que melhor explica o tratamento dispensado pessoa jurdica a Teoria da Realidade Tcnica. Para ela, a pessoa jurdica est situada como um produto da tcnica jurdica; ela existe de fato e no como uma mera abstrao. Ela reconhecida pelo Estado, com personalidade prpria, distinta da de seus membros. So pressupostos de existncia da Pessoa Jurdica: a) Vontade humana criadora. Para esse pressuposto, como sinnimo, tem cado nos exames a expresso em latim: affectio societatis, ou seja, inteno especfica dos scios em constituir uma sociedade. Esta expresso pode cair tambm no Direito Comercial. Na affectio societatis esto implcitas a continuidade e a perseverana da vontade para a manuteno da sociedade. Observao. No Direito de Famlia usa-se uma expresso parecida: affectio maritalis, ou seja, o vnculo afetivo que mantm unido o casal; em outras palavras, a inteno de permanecerem casados. Assim, a exigncia de continuidade e de perseverana da vontade dos cnjuges para a manuteno do casamento a mesma exigida para a manuteno de uma sociedade, razo pela qual os conceitos de affectio societatis e de affectio maritalis so muito semelhantes em sua essncia. b) Obedincia aos requisitos impostos pela lei para sua formao. As pessoas jurdicas somente existem porque a lei assim o permite. Portanto, ela deve se submeter aos requisitos impostos pela prpria lei. Conforme veremos adiante, so os atos constitutivos e o seu registro. c) Licitude (ou liceidade) de seu propsito ou finalidade, ou seja, deve ter objeto lcito. Esta expresso deve ser entendida em seu sentido amplo, abrangendo em seu conceito: a moralidade dos atos e os objetivos perseguidos.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


CONCEITO De uma forma tcnica podemos conceituar a Pessoa Jurdica como sendo: a unio de pessoas naturais ou de patrimnios, com o objetivo de atingir determinadas finalidades e reconhecida pela ordem jurdica como sujeito de direitos e obrigaes. Como vimos, atribui-se, Pessoa Jurdica uma personalidade distinta da personalidade dos membros que a compe. REPRESENTAO Por no poder atuar por si prpria, a pessoa jurdica, como ente da criao da lei, deve ser representada por uma pessoa fsica (ou natural) ativa e/ou passivamente, exteriorizando sua vontade, nos atos judiciais ou extrajudiciais. Ou seja, necessrio que haja uma Pessoa Fsica para assumir os compromissos e assinar os contratos dessa Pessoa Jurdica. De uma forma geral esta Pessoa Fsica age como se fosse o prprio ente social, devendo exprimir a vontade da Pessoa Jurdica, executando os seus objetivos. E, caso ocorra algum problema, ir responder por ela. Pelo art. 47, CC todos os atos negociais exercidos pelo representante, dentro dos limites de seus poderes estabelecidos no estatuto social, obrigam a pessoa jurdica, que dever cumpri-los. Mas se a pessoa fsica extrapolar aqueles limites, responder pessoalmente por este excesso. Como regra, essa pessoa a indicada no ato constitutivo da Pessoa Jurdica. Na sua omisso, a representao ser exercida por seus diretores. Se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises devem ser tomadas pela maioria dos votos, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso (art. 48, CC). Esta representao se extrai inicialmente (embora de forma indireta) dos arts. 46, inciso V e 47 do Cdigo Civil. Mas tambm est prevista expressamente no art. 12, incisos I e II (para as Pessoas Jurdicas de Direito Pblico) e inciso VI (para as Pessoas Jurdicas de Direito Privado) do Cdigo de Processo Civil (CPC). Lembrando sempre que o Ato Constitutivo varia de acordo com o tipo de Pessoa Jurdica: estatuto (na associao); contrato social (na sociedade); escritura pblica ou testamento (na fundao). Veremos isso melhor logo adiante. CLASSIFICAO DAS PESSOAS JURDICAS: Seguindo a orientao da doutrina dominante (que tem prevalecido nos concursos pblicos) podemos classificar as Pessoas Jurdicas (dentre outras maneiras), da seguinte forma: A) Quanto Nacionalidade Podem ser consideradas como Sociedades Nacionais ou Estrangeiras. Nacional a organizada conforme a lei brasileira e

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


tem no Pas a sede de sua administrao. A Estrangeira no poder funcionar no Pas sem que haja autorizao do Poder Executivo e ficar sujeita aos Tribunais brasileiros quanto aos atos aqui praticados. B) Quanto Estrutura Interna trata-se de uma classificao puramente doutrinria, mas que j vi cair em concursos. 1) Universitas Personarum nelas, o que importante o conjunto de pessoas, que apenas coletivamente goza de certos direitos e os exerce por meio de uma vontade nica. O objetivo o bem-estar de seus membros. Exemplos: as Sociedades (de uma forma geral) e as Associaes. 2) Universitas Bonorum nelas, o que importante o patrimnio personalizado destinado a um determinado fim e que lhe d unidade. O objetivo o bem-estar da sociedade. Exemplo: as Fundaes. O objeto e o patrimnio das Fundaes so seus elementos essenciais. C) Quanto s Funes e Capacidade Quanto a este item as Pessoas Jurdicas podem ser divididas em: Pessoas Jurdicas de Direito Pblico e de Direito Privado (art. 40, CC). Trata-se da classificao mais importante (sob o ponto de vista prtico). E tambm a que tem cado nos concursos com maior frequncia. Tendo-se em vista que h uma subdiviso nesta classificao e levando-se em considerao a sua importncia, vamos analisar melhor esta classificao. 1) Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Podem ser classificadas em Externo ou Interno. Esta ltima, por sua vez, pode ser subdividida em Administrao Direta ou Indireta. 2) Pessoas Jurdicas de Direito Privado Fundaes Particulares, Organizaes Religiosas (Lei n 10.825/03), Partidos Polticos (Lei n 10.825/03), Associaes e Sociedade, sendo que estas se subdividem em: Simples (antigas sociedades civis) ou Empresrias (antigas sociedades comerciais ou mercantis). Ficou confusa a classificao acima? Calma... esta apenas uma viso geral e panormica sobre o tema. Ou, como eu costumo dizer: este apenas um esqueleto da matria. Como esta a classificao mais importante, vamos agora analisar cada uma das espcies e subespcies, de forma minuciosa. Uma a uma. A tudo ficar bem mais claro e compreensvel. Comecemos pelo art. 40, CC. Ele classifica as Pessoas Jurdicas em: I. Pessoas Jurdicas de Direito Pblico I.1) Externo. I.2) Interno. II. Pessoas Jurdicas de Direito Privado

I. PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO 5 www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


O Estado a pessoa jurdica de direito pblico por excelncia. Todo Estado independente formado por trs elementos essenciais: a) povo; b) territrio; e c) governo soberano. Por isso que se costuma conceituar o Estado como sendo: o povo, em dado territrio, politicamente organizado segundo sua livre e soberana vontade. I.1) PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO EXTERNO Segundo o art. 42, CC, so pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros (outros pases soberanos, como o Uruguai, Canad, Dinamarca, etc.) e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico; ou seja, os Organismos Internacionais, como a ONU (Organizao das Naes Unidas), OEA (Organizao dos Estados Americanos), FMI (Fundo Monetrio Internacional), etc. Certa vez vi cair em um concurso: A Santa S : ...? Ora, a Santa S considerada como um Pas autnomo. o Estado do Vaticano, a cpula governativa da Igreja Catlica. Portanto, a resposta considerada como correta foi: A Santa S uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico Externo. I.2) PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO INTERNO So aquelas cuja atuao se restringe aos interesses e limites territoriais do Estado (no nosso caso, o do nosso Pas, o Brasil). a nossa nao, politicamente organizada, nos moldes previstos na Constituio Federal de 1988. Em relao a este item, gostaria de fazer algumas consideraes, para que no houvesse confuso com as terminologias que sero usadas na aula de hoje. Para o Direito Administrativo, Administrao Pblica o conjunto de agentes, rgos e pessoas jurdicas, destinadas execuo das atividades administrativas (conceito formal). Para o desempenho destas atribuies podem ser adotadas duas formas de organizao: 1) Centralizada o Estado executa suas tarefas diretamente, por meio de rgo da Administrao Direta (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios). 2) Descentralizada o Estado executa suas tarefas por meio de outras pessoas jurdicas; a chamada Administrao Indireta. Esta descentralizao pode ocorrer pela outorga (o Estado cria uma entidade e transfere a ela determinado servio pblico) ou pela delegao (o Estado transfere, por contrato ou ato unilateral unicamente a execuo do servio, por prazo determinado concessionrias ou permissionrias). O Decreto-Lei no 200/67 estabelece a organizao da Administrao Pblica Federal, que tambm deve ser aplicada aos Estados-membros, Distrito Federal e Municpios, fazendo a seguinte classificao: 1) Administrao Direta constitui-se dos servios integrados na estrutura administrativa da Presidncia da Repblica e dos Ministrios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


2) Administrao Indireta compreende as seguintes entidades dotadas de personalidade jurdica prpria: a) Autarquias. b) Empresas Pblicas. c) Sociedades de Economia Mista. d) Fundaes Pblicas. Ateno Observaes Importantes:

01) O fato de uma entidade pertencer Administrao Pblica (indireta), no faz com que ela seja, obrigatoriamente uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico. Como exemplo desta afirmao costumo citar as Empresas Pblicas e as Sociedades de Economia Mista (que veremos mais adiante). Como vimos acima elas fazem parte da Administrao Indireta. No entanto ambas so Pessoas Jurdicas de Direito Privado. Cuidado!! Isso costuma cair muito nos concursos. 02) No confundir descentralizao com desconcentrao. Na desconcentrao, a entidade encarregada da atividade distribui competncias no mbito de sua prpria estrutura, a fim de tornar mais gil e eficiente a prestao dos servios; h uma s pessoa jurdica que distribui internamente suas competncias. Exemplos: a Unio distribui sua competncia entre os Ministrios (da Educao, Sade, Economia, etc.); os Estados-membros entre as Secretarias; uma Universidade Federal (autarquia) pode estabelecer uma diviso interna de funes (departamento de graduao, departamento de psgraduao, etc.). 03) Ao lado da estrutura acima mencionada, ainda so objeto de estudo do Direito Administrativo as chamadas entidades paraestatais. Elas no integram a Administrao Pblica, seja ela Direta ou Indireta; apenas colaboram com o Estado no desempenho de atividades de interesse social, no tendo finalidade lucrativa. As entidades paraestatais so consideradas integrante do terceiro setor. Exemplos: servios sociais autnomos (SESI, SESC, SENAI), fundaes privadas de apoio, organizaes sociais (OS), organizaes da sociedade civil de interesse pblico (OSCIP), etc. No entanto ainda h na doutrina certa confuso com relao s terminologias. Alguns civilistas e principalmente penalistas, at de renome, dizem que a Administrao dividida da seguinte forma: Entidades Estatais (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios), Entidades Autrquicas (Autarquias) e Entidades Paraestatais. E inserem nesta categoria a Empresa Pblica, a Sociedade de Economia Mista e a Fundao Pblica. Entendo que esta uma corrente superada. Pessoalmente sigo a orientao mais moderna, de que a Administrao se divide em: Administrao Direta (Unio, Estados, Distrito Federal e Municpios) e Administrao Indireta (Autarquia, Empresa Pblica, Sociedade de Economia Mista e Fundao Pblica). Mas insisto. Ainda h os que defendem a ideia de que as empresas pblicas e as sociedades de economia mista so entidades paraestatais. A propsito, apenas por curiosidade, reparem no texto do art. 327 do Cdigo Penal, quando conceitua funcionrio pblico:

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Art. 327 Considera-se funcionrio pblico, para os efeitos penais, quem, embora transitoriamente ou sem remunerao, exerce cargo, emprego ou funo pblica. 1o Equipara-se a funcionrio pblico quem exerce cargo, emprego ou funo pblica em entidade paraestatal, e quem trabalha para empresa prestadora de servio contratada de servio contratada ou conveniada para a execuo de atividade tpica da Administrao Pblica. 2o A pena ser aumentada da tera parte quando os autores dos crimes previstos neste Captulo forem ocupantes de cargos em comisso ou de funo de direo ou assessoramento de rgo da administrao direta, sociedade de economia mista, empresa pblica ou fundao instituda pelo poder pblico.

Pergunto: o que seria esta entidade paraestatal referida no pargrafo primeiro? Penso que o legislador est se referindo s empresas pblicas, sociedades de economia mista e fundaes pblicas. Por que o legislador no repetiu a expresso entidade paraestatal no pargrafo segundo, preferindo discriminar as entidades? Bem... isto fica sem uma resposta lgica... Feitas estas observaes, vejamos agora quais so as pessoas jurdicas de direito pblico interno relacionadas pelo Cdigo Civil (art. 41, CC): a) Unio; b) Estados-membros, Distrito Federal e Territrios; c) Municpios; d) Autarquias, inclusive as Associaes Pblicas; e) demais entidades de carter pblico criadas por lei. Para efeitos didticos, a exemplo do Direito Administrativo, vamos dividir as Pessoas Jurdicas de Direito Pblico em: Administrao Direta e Administrao Indireta. Vejamos: I.1.1) PESSOAS JURDICAS DE DIREITO PBLICO INTERNO DA ADMINISTRAO DIRETA OU CENTRALIZADA (art. 41, I, II e III, CC) So elas: Unio, Estados-membros, Distrito Federal e os Municpios legalmente constitudos. Costuma-se dizer que o Brasil detentor de soberania, ou seja, no deve obedincia jurdica a nenhum outro Estado (demais Pases). juridicamente ilimitada no plano interno e somente contra limites na soberania de um outro Pas. J as demais entidades dentro do Brasil so detentoras de autonomias. A autonomia dos entes da federao brasileira est devidamente delimitada pelo Direito (art. 18, CF/88). Esta autonomia, na verdade, o exerccio do poder do Estado com a observncia dos parmetros jurdicos estabelecidos em uma norma de hierarquia superior (em outras palavras: a prpria Constituio Federal). A Unio designa a nao brasileira, nas suas relaes com os Estadosmembros que a compe e com os cidados que se encontram em seu territrio. Os Estados federados (Estados-membros) possuem autonomia administrativa, competncia e autoridade legislativa, executiva e judiciria sobre os negcios locais. Os Municpios legalmente constitudos tambm se encaixam nesta classificao, pois foram assegurados pela Constituio Federal; eles tm interesses e economia prprios.

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Tambm h previso expressa em relao ao Distrito Federal. Mas em relao a ele a natureza jurdica controvertida. Alguns dizem que ele um municpio anmalo; outros que uma autarquia territorial; outros que uma circunscrio territorial assemelhada aos territrios. Finalmente outros afirmam que mais do que um municpio e menos que um Estado. Possui previso expressa no art. 32, CF/88. Vejamos: a) o Distrito Federal rege-se por uma Lei Orgnica (tpica de Municpios) e no por uma Constituio Estadual (tpica dos Estados-membros); b) o Poder Legislativo exercido pela Cmara Legislativa (mistura de Cmara de Vereadores Poder Legislativo Municipal e Assembleia Legislativa Poder Legislativo Estadual) composto por Deputados Distritais eleitos, acumulando as competncias legislativas reservadas aos Estados e Municpios; c) o Chefe do Poder Executivo um Governador (tpico dos Estados) Distrital e no um Prefeito (tpico dos Municpios); d) proibida a sua diviso em municpios. H uma grande crtica em relao ao texto do art. 18, 1o, CF/88, pois ele afirma que Braslia a Capital Federal, quando se devia ter mantido a nossa tradio e correo tcnica afirmando que o Distrito Federal a capital da Unio. Na realidade Braslia apenas uma cidade (e que bela cidade!!) do Distrito Federal, que serve de centro poltico Unio. As aglomeraes urbanas situadas fora do Plano Piloto so chamadas de regies administrativas (ou cidades-satlites). Em uma prova de Direito Constitucional para a Controladoria Geral da Unio (2008) esta polmica veio tona. Vejam como foi elaborada a questo:
Assinale a nica opo correta relativa organizao poltico-administrativa da Repblica Federativa do Brasil, segundo as normas da Constituio de 1988. a) compreende a Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios, todos soberanos, nos termos da Constituio. b) a criao de territrios federais, que fazem parte da Unio, depende de emenda Constituio. c) o Distrito Federal chamado de Braslia e com esse nome constitui a Capital Federal. d) a criao de Municpios deve ser feita por lei complementar. e) vedado Unio, aos Estados, ao Distrito Federal e aos Municpios criar distines entre brasileiros ou estrangeiros. A letra a est errada, pois as entidades so autnomas e no soberanas. A letra b est errada, pois sua criao depende de lei complementar (art. 18, 2o, CF/88). A letra c, embora considerada como certa pelo gabarito, est errada. Observem que o cabealho afirma ... segundo as normas da Constituio .... Ora, pela atual Constituio, Distrito Federal no se confunde com Braslia. Pelo texto constitucional Distrito Federal um ente que integra nosso Estado Federal, sendo dotado de autonomia poltica, com capacidade de auto-organizao (art. 1o e 18, caput); j Braslia a Capital Federal (art. 18, 2o). Nenhum dispositivo constitucional utiliza as expresses como sinnimas. A letra d est errada, pois o art. 18, 4o, prev que a criao, a incorporao, a fuso e o desmembramento de Municpios, far-se-o por lei estadual, dentro do perodo determinado por Lei Complementar Federal, e dependero de consulta prvia, mediante plebiscito, s populaes dos Municpios envolvidos, aps divulgao dos Estudos de Viabilidade Municipal, apresentados e publicados na forma da lei. A letra e est errada, pois no h proibio legal de criar distino entre brasileiros e estrangeiros.

Finalmente chamo ateno para os Territrios. Como sabemos, j no existem mais Territrios no Brasil (antigamente eles existiam: Rondnia, Roraima, Amap, Fernando de Noronha, etc.). Mas apesar de no mais existirem h previso expressa na Constituio Federal, possibilitando a criao

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


de eventual novo Territrio, por meio de Lei Complementar (leiam os arts. 18, 2, 33 e 48, inciso VI, CF/88). E se for criado um Territrio? Sob o ponto de vista do Direito Civil como ele seria classificado? O que seria um Territrio? Esta questo j andou rondando alguns concursos... Resposta, sem medo de errar: para o Direito Civil ele ser considerado como sendo uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico Interno. Observem que h previso expressa no art. 41, inciso II do Cdigo Civil neste sentido. Outra pergunta e completando o tema: mas o Territrio uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico Interno de Administrao Direta ou Indireta? Neste caso no h previso expressa do Cdigo Civil. Portanto a resposta fica com os nossos doutrinadores. E no h uma unanimidade sobre o tema. Alis, os civilistas no se importam muito com isso. Para ns basta saber que o Territrio uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico Interno. No entanto, para os administrativistas, a corrente mais aceita a que considera os Territrios como sendo Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno de Administrao Indireta. Notem que o art. 18, 2 da Constituio Federal determina que Os Territrios Federais integram a Unio, e a sua criao, transformao em Estado ou reintegrao ao Estado de origem sero reguladas em lei complementar. Alguns autores chegam afirmar que os Territrios so autarquias territoriais (lembrando que autarquia faz parte da administrao indireta, como veremos).

OBSERVAES

Curiosidades histricas e relacionadas com outras matrias Quem no tiver muito interesse nestas curiosidades, pode pular, indo direto para o item I.1.2) Administrao Indireta ou Descentralizada. No entanto, acho que vale a pena perder alguns minutinhos para ler estes itens. Repblica Federativa do Brasil e Unio so termos usados para significar os mesmos entes; h uma identidade entre eles. No entanto a doutrina costuma afirmar que a expresso Repblica Federativa do Brasil usada no plano externo, para identificar o Brasil perante os outros pases. Neste caso seria uma pessoa jurdica de direito pblico externo (ou internacional). J a expresso Unio usada no plano interno (pessoa jurdica de direito pblico interno). No Direito Constitucional aprendemos que na Federao h um lao de unidade entre as diversas coletividades federadas, de modo a mostr-las, em suas relaes internacionais, como um Estado nico. Lembrem-se de que entre os entes da Federao (ex: a Unio e os Estados-membros) no h hierarquia, mas sim uma coordenao harmnica de poderes distribudos pela Constituio. H assim um s Estado soberano/federal (a Unio) e Estados-membros/federados, sendo que ambos so titulares do poder para produzir o Direito (ou seja, possuem competncia legislativa). A Federao uma das formas de Estado. No Brasil trata-se de um dos princpios de estruturao e organizao fundamental da Constituio vigente, sendo considerada como uma clusula ptrea. Isto , no se admite qualquer proposta tendente a abolir a forma federativa de nosso Pas (art. 60, 4o, I, CF/88). O vocbulo federal (do latim foederare = unir, legar

10

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


por aliana) empregado na tcnica do Direito Pblico, como a unio indissolvel instituda por Estados independentes para a formao de uma s entidade soberana. conveniente esclarecer que o Estado Federado se embasa na existncia de pluralidade de entes estatais no mbito da estruturao interna do Estado, dotados de autonomia e com personalidade de direito pblico interno; h um lao de unidade entre os entes federados de modo a mostr-los em suas relaes internacionais como um Estado nico. Os entes federativos detm a prerrogativa de instituir suas respectivas ordens jurdicas e so regidos pelo princpio da isonomia jurdica. H um sistema de distribuio de competncia, regida pelo princpio da indissolubilidade do vnculo federativo e pelo princpio da no-interveno (que comporta algumas excees, exatamente para se evitar a desagregao). Costuma-se afirmar que a histria da federao teve incio nos Estados Unidos da Amrica (EUA). Antes da independncia eles eram formados por treze colnias controladas pela Metrpole: a Inglaterra, que as usava para obter recursos minerais e vegetais no disponveis na Europa. A Inglaterra se envolveu em uma guerra com a Frana pelo controle das colnias (o episdio ficou conhecido como A Guerra dos Sete Anos durou de 1756 a 1763). A Inglaterra ganhou a guerra, mas como se endividou, resolveu cobrar altos e variados impostos dos colonos que l se estabeleceram (ex: Lei do Ch, Lei do Selo, Lei do Acar, etc.). Isso gerou muita revolta nas colnias americanas. O acontecimento de protesto mais conhecido e que se tornou um cone na histria dos Estados Unidos da Amrica, foi a Festa do Ch de Boston (The Boston Tea Party). Rebelados, os colonos disfararam-se de ndios, invadiram noite os navios ingleses da Companhia Britnica das ndias Ocidentais e jogaram todo carregamento de ch nas guas do Porto de Boston (16.12.1773). Mais tarde, os colonos do norte promoveram em 1774, um congresso na Filadlfia (ainda sem carter separatista) para por fim s medidas restritivas impostas pela metrpole, desejando maior participao na vida poltica da colnia. Porm, o rei ingls George III no aceitou. Diante da intransigncia, em 1776, os colonos se reuniram no segundo congresso. Desta feita houve o objetivo de conquistar a independncia. Durante o congresso, Thomas Jefferson redigiu a Declarao de Independncia dos Estados Unidos da Amrica. Evidente que a Inglaterra no aceitou a independncia de suas colnias e a guerra foi declarada. A Guerra de Independncia, que ocorreu entre 1776 e 1783, foi vencida pelos Estados Unidos com o apoio da Frana e da Espanha. No incio as colnias se tornaram independentes da Inglaterra e tambm entre si (1776). Posteriormente elas se uniram em uma Confederao (1778). Mas em 1787, quando ficou pronta a Constituio, as colnias abdicaram de suas soberanias absolutas, formando a Federao. Os autores costumam afirmar que a diferena bsica entre Federao e Confederao reside no fato de que ao contrrio do que ocorre nos Estados Federados (em que o pacto federativo indissolvel), os Estados Confederados podem romper o pacto e se retirar da Confederao a qualquer

11

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


tempo. Alguns autores chegam afirmar que a Confederao sequer uma forma de Estado, mas apenas uma associao de Estados soberanos. A Sua foi uma das mais antigas Confederaes. Ela ainda conserva a denominao histrica de Confederao Helvtica, embora j tenha evoludo para a estrutura federativa. Lembremos que mesmo nos Estados Unidos, houve um gravssimo conflito, que deixou cerca de 600 mil pessoas mortas. E isso foi fruto de colonizaes diferenciadas. Os territrios do Norte eram formados por ingleses que fugiam de perseguies religiosas e que tinham em mente transformar o lugar para sua habitao definitiva (colonizao de povoamento). Segundo a histria, 102 Puritanos (chamados de Peregrinos), fugindo do poder hegemnico da Igreja Anglicana desembarcaram do navio Mayflower (Flor de Maio) em uma pennsula que forma a Baa de Cape Cod (ou Cabo Cod, localizado no extremo leste do atual Estado de Massachusetts), no dia 11 de novembro de 1620, fundando a cidade de Plymouth. Caractersticas: pequenas propriedades desenvolvidas pelos prprios colonos, com mo-de-obra livre, economia baseada no comrcio e produo para o mercado interno. J os territrios do Sul sofreram uma colonizao de explorao, baseadas em latifndios, mode-obra escrava, produo para exportao e monocultura. Os Estados do Sul estavam descontentes com a poltica federal (ligadas ao Norte) que prejudicava as suas exportaes agrcolas, tendia para a abolio da escravatura e ao mesmo tempo fomentava as indstrias do Norte. Assim decidiram se separar da Unio, para formar uma confederao (Estados Confederados da Amrica). No entanto os Estados do Norte reagiram afirmando que eles no podiam romper o Pacto Federativo e em 1861 iniciou-se a chamada Guerra Civil dos Estados Unidos, conhecida tambm como Guerra da Secesso, que se estendeu at 1865, com a vitria do Norte e a manuteno da Federao. Assim, uma federao clssica formada por duas esferas de poder (a Unio e os Estados-membros), e de progresso histrica centrpeta (de fora para dentro), ou seja, dirigindo-se para o centro; centralizando. Como vimos acima, os EUA originou-se de Estados soberanos que se uniram e formaram um Estado federado. Cada Estado possui um elevado grau de descentralizao de poder (ex: em alguns Estados americanos h a pena de morte, sendo que em outros ela proibida). J o federalismo brasileiro se deu de forma contrria, centrfuga (de dentro para fora), ou seja, afastando-se do centro; descentralizando. Anteriormente tnhamos um Estado Unitrio sob forma monrquica, levemente descentralizado atravs de Provncias. Com a proclamao da Repblica em 1889, o Estado Unitrio se desmembrou e nosso Pas se transformou em uma Federao, sendo que o poder central cedeu parte de sua autonomia aos Estados-membros. Podemos dizer que a nossa Federao nada mais foi que uma maneira constitucional de descentralizar o poder poltico e as competncias para os Estados. No se pode negar que vivemos em um sistema federativo, pois ele atende aos pressupostos exigidos para

12

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


tanto. Mas o modelo adotado, por conta de nosso processo histrico, ainda um dos menos descentralizados (alguns autores o chamam de federalismo orgnico, pois seu sistema muito mais rgido do que em outras localidades). Para a Teoria Clssica Federativa, somente a Unio e os Estadosmembros seriam entes federados. O Municpio seria integrante de um Estado-membro, mas no da Federao propriamente dita. No entanto, o nosso sistema federativo acrescentou-se o Distrito Federal e os Municpios como entidades estatais autnomas, integrantes da Federao, possuindo capacidade de autogoverno, auto-administrao e auto-organizao. So previstos de forma expressa e constitucionalmente como pessoas jurdicas de direito pblico interno de administrao direta ou centralizada. Vejam o que diz o art. 1o da Constituio Federal: A Repblica Federativa do Brasil, formada pela unio indissolvel dos Estados e Municpios e do Distrito Federal, constitui-se em Estado Democrtico de Direito e tem como fundamentos.... Trata-se de instituio tipicamente brasileira (e, segundo os estudiosos em direito comparado, caso nico no mundo, pois em nenhuma outra nao se encontra o Municpio constitucionalmente reconhecido como pea do regime federativo). Mas sempre gosto de citar uma famosa frase de meu saudoso mestre, o prof. Franco Motoro: Ningum mora na Unio; ningum mora no Estado; todos moram no Municpio. Assim, por mais esta razo dizemos que nosso sistema federativo sui generis, pois alm de ter origem centrpeta, ele admite outras espcies de entes federados, alm da Unio e dos Estados-membros. Podemos dizer que um Pas, de uma forma geral, pode ser classificado: 1) Quanto Forma de Estado (organizao poltica do territrio): a) Estado Unitrio um nico poder poltico central para todo o territrio e sobre toda a populao. b) Estado Federal (ou composto) h uma descentralizao poltica de forma que em um mesmo territrio h diferentes entidades polticas autnomas (Unio, Estados Distrito Federal e Municpios). 2) Forma de Governo (forma como se d a instituio de poder na sociedade, bem como a relao entre governantes-governados): a) Republicano Regras: eletividade e temporariedade dos mandatos do Chefe do Poder Executivo. Acrescenta-se a responsabilidade (obrigao de prestar contas perante os governados). b) Monrquico Regras: hereditariedade e vitaliciedade. Acrescenta-se em algumas monarquias a irresponsabilidade, ou seja, o monarca no tem a obrigao de prestar contas perante seus governados.

13

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


3) Sistema de Governo: (forma como se d a relao entre o Poder Executivo e o Legislativo): a) Presidencialista Diviso de poderes, independentes e harmnicos entre si. Presidente da Repblica o nico Chefe do Poder Executivo (chefia monocrtica ou unipessoal): acumula as funes de Chefe de Estado e Chefe de Governo, cumprindo mandato por prazo determinado, no dependendo da confiana do Poder Legislativo para a investidura e o exerccio do cargo. b) Parlamentarista H uma maior colaborao entre os Poderes Legislativo e Executivo. A doutrina chama isso de interdependncia. H uma chefia dual, ou seja, o Poder Executivo dividido: a Chefia de Estado exercida pelo Presidente ou pelo Monarca; a Chefia de Governo exercida pelo Primeiro Ministro ou pelo Conselho de Ministros. Por isso que na Inglaterra costuma-se dizer: A rainha reina, mas no governa. Em regra o sistema parlamentarista funciona assim: o Presidente da Repblica indica o Primeiro Ministro, mas a sua permanncia depende da confiana do Poder Legislativo (Parlamento). Se o Parlamento retirar a sua confiana no governo, ele cai, dando lugar formao de um outro governo. O governante no eleito e nem tem um mandato por tempo certo (o prazo indeterminado). Sua investidura baseada na confiana. Por outro lado, se o governo entender que foi o Parlamento que perdeu a confiana do povo, ele pode optar pela dissoluo da Cmara dos Deputados, convocando novas eleies extraordinrias para formao de outro Parlamento que lhe d sustentao. CONCLUSO: O Brasil, pelos termos da Constituio Federal de 1988, uma Repblica Federativa, com sistema Presidencialista. Alm disso (segundo a doutrina), possui como Regime de Governo o Estado Democrtico e de Direito. O Presidente da Repblica, como Chefe de Governo cuida de assuntos internos do Pas, exercendo o comando da poltica nacional e a direo da mquina administrativa. J como Chefe de Estado representa o Pas no mbito internacional (ex: celebrando contratos) e corporifica, internamente, a unidade nacional. I.1.2) PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO INTERNO DE ADMINISTRAO INDIRETA OU DESCENTRALIZADA (art. 41, IV e V, CC) So rgos descentralizados, criados por lei, com personalidade jurdica prpria para o exerccio de atividade de interesse pblico. So eles: a) Autarquias. b) Associaes Pblicas (Lei n 11.107/05). c) Demais entidades de carter pblico criadas por lei. Vejamos cada um destes itens:

14

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


A) AUTARQUIAS So pessoas jurdicas de direito pblico, que desempenham atividade administrativa tpica, com capacidade de auto-administrao. As autarquias, embora ligadas ao Estado, desfrutam de certa autonomia, possuindo patrimnio e oramento prprio, mas sob o controle do Executivo que o aprova por Decreto e depois o remete ao controle do Legislativo. Elas so criadas por lei especfica, possuindo atribuies estatais especficas, destinadas realizao de obras e servios pblicos, de cunho social, geralmente ligadas a rea da sade, educao, etc. (exclui-se, portanto as de natureza econmica ou industrial). A autarquia nasce com a vigncia da lei que a instituiu; no h necessidade de registro. Seus atos so considerados como administrativos. Como possui personalidade jurdica prpria, ela se desliga do ente criador. Portanto, se algum quiser discutir judicialmente uma reviso em sua aposentadoria, deve ingressar com ao judicial no contra a Unio (entidade criadora), mas contra o prprio INSS, como entidade autnoma e com patrimnio prprio. Exemplos: BACEN (Banco Central do Brasil), INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social), USP (Universidade de So Paulo), Imprensa Oficial do Estado, IPHAN (Instituto do Patrimnio Histrico e Artstico Nacional), CVM (Comisso de Valores Mobilirios), INCRA (Instituto Nacional de Colonizao e Reforma Agrria), IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renovveis).

Questes interessantes
1) Algumas autarquias como o BACEN so consideradas autarquias de regime especial, posto que o legislador conferiu a elas maior autonomia perante o Poder Executivo em comparao com as demais. 2) Os conselhos fiscalizadores de profisses regulamentadas so consideradas como autarquias. Porm, o Supremo Tribunal Federal (por maioria de votos), considerou que a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) uma exceo, configurando uma entidade sui generis. Trata-se de um servio pblico independente, com finalidade institucional, porm no passvel de enquadramento em nenhuma categoria prevista em nosso ordenamento. Portanto, ela no integra a Administrao Pblica, seja ela direta ou indireta (autarquia), nem mesmo de regime especial, no se submetendo regra de concurso pblico, garantindo-se assim, sua independncia. B) ASSOCIAES PBLICAS A Lei n 11.107/05 regulou os consrcios pblicos, cumprindo o disposto no art. 241 da Constituio Federal (A Unio, os Estados, o Distrito Federal e os Municpios disciplinaro por meio de lei os consrcios pblicos e os convnios de cooperao entre os entes federados, autorizando a gesto associada de servios pblicos, bem como a transferncia total ou parcial de encargos, servios, pessoal e bens essenciais continuidade dos servios transferidos).

15

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


A lei optou por atribuir personalidade jurdica aos consrcios pblicos, dando-lhes a forma de uma associao, podendo ser de direito pblico ou de direito privado. Quando criado com personalidade de direito pblico, o consrcio pblico se apresenta como uma associao pblica. O consrcio pblico ser constitudo por contrato, cuja celebrao depender de prvia subscrio de protocolo de intenes. Para alguns autores, introduziu-se uma nova forma de entidade na administrao indireta, qual seja, a associao pblica. Isto por fora da prpria lei (art. 6o, 1o): Os consrcios pblicos com personalidade jurdica de direito pblico integram a administrao indireta de todos os entes da Federao consorciados. Para outros autores, interpretando melhor o Cdigo Civil (art. 41, IV: as autarquias, inclusive as associaes pblicas) ela seria apenas uma forma especial de autarquia. A doutrina usa o termo autarquia interfederativa ou multifederativa para referir-se a autarquias que pertencem a mais de um ente federado. A citada lei estabeleceu que a organizao e funcionamento dos consrcios pblicos sero disciplinados pela legislao que rege as associaes civis. De qualquer forma, cuidado... anteriormente o termo associao somente era ligado a uma pessoa jurdica de direito privado. Agora devemos ter muita ateno em relao forma como a questo elaborada, pois uma Associao pode ser Privada ou Pblica. C) FUNDAES PBLICAS Fundao uma instituio tpica do direito privado (que analisaremos mais abaixo). Para a sua criao destina-se um acervo de bens particulares para a realizao de finalidades sociais, sem natureza lucrativa (educacional, assistencial, etc.). Compreende sempre: patrimnio e finalidade. No entanto, ultimamente, o Poder Pblico tambm tem institudo fundaes para a execuo de algumas atividades sociais. Estas fundaes pblicas se assemelham, ento, s fundaes particulares. No entanto elas se diferenciam nos seguintes aspectos: enquanto a fundao privada criada a partir de um ato de um particular e com patrimnio deste, a fundao pblica criada mediante autorizao de lei especfica, a partir de um patrimnio pblico. Exemplos: FUNARTE (Fundao Nacional das Artes), FUNAI (Fundao Nacional do ndio), Fundao Biblioteca Nacional, Fundao Nacional da Sade, etc. Inicialmente, sem dvida alguma, segundo o Decreto-lei 200/67, trata-se de uma entidade da Administrao Indireta. Mas qual seria a sua natureza jurdica? Pessoa Jurdica de Direito Pblico ou de Direito Privado? Se observarmos bem o art. 41, CC, que arrola as pessoas jurdicas de direito pblico, vamos concluir que ele no menciona, de forma expressa, a fundao. No entanto, segundo a doutrina, as fundaes pblicas estariam implcitas na expresso demais entidades de carter pblico criadas por lei. E Constituio Federal de 1988, em especial aps a Emenda Constitucional n 19/98 (art. 37, XIX) reforou esta posio.

16

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Para ns, civilistas de uma forma geral, a concluso bem simples: a fundao pblica uma pessoa jurdica de direito pblico interno (apesar de no haver previso expressa neste sentido). Porm... para os administrativistas a soluo no to simplista. Vou falar sobre isso apenas superficialmente, pois no interessa tanto ao Direito Civil. Os interessados devem aprofundar o estudo no Direito Administrativo. Para esta matria a posio mais aceita a que existem duas espcies de fundaes pblicas (ou fundaes institudas e mantidas pelo Poder Pblico): a) Fundaes pblicas com personalidade jurdica de direito pblico seriam uma espcie do gnero autarquias, sujeitando-se ao regime jurdico do direito pblico, com todas as suas prerrogativas e restries. b) Fundaes pblicas com personalidade jurdica de direito privado teriam um carter hbrido; parte regulada pelo direito privado e parte pelo direito pblico. Ambas as espcies so fiscalizadas pelo Tribunal de Contas e indiretamente pelo Ministrio Pblico, podendo haver instaurao de Inqurito Civil para apurao de eventual leso ao errio. Portanto no h aquela fiscalizao direta que o Ministrio Pblico realiza nas fundaes particulares, como veremos adiante.

Observao Embora tambm no seja especificamente minha matria,


mas interessante umas breves palavrinhas sobre as Agncias Reguladoras. Segundo a doutrina, na expresso demais entidades de carter pblico do Cdigo Civil, tambm estariam includas as Agncias Reguladoras, que possuiriam a natureza de autarquia especial. Elas so incumbidas de normatizar e/ou fiscalizar a atividade e prestao de determinados setores da economia do Pas, geralmente de grande interesse pblico. Exemplos: ANATEL (Agncia Nacional de Telecomunicaes), ANEEL (Agncia Nacional de Energia Eltrica), ANAC (Agncia Nacional de Aviao Civil), ANP (Agncia Nacional do Petrleo), ANTAQ (Agncia Nacional de Transportes Aquavirios), ANVISA (Agncia Nacional de Vigilncia Sanitria), etc. Elas so constitudas por meio de lei de iniciativa exclusiva do Poder Executivo. Sua principal caracterstica a autonomia. Esta se concretiza pelo mandato fixo de seus dirigentes, pela captao da receita prpria e pela iseno das regras salariais do setor pblico. Para atingir seus objetivos, foi instituda uma taxa de regulao devida pelo concessionrio diretamente agncia reguladora competente. Por isso as agncias no dependem de verbas oramentrias para seu custeio, possuindo autonomia financeira. No entanto, esto sujeitas s normas gerais de licitao, tanto para suas atividades fim, como para as instrumentais, sendo em ambos os casos, seus contratos so considerados como administrativos, regidos pelo direito pblico.

II. PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO


A pessoa jurdica de direito privado instituda por iniciativa dos particulares em geral. Dividem-se em: fundaes, partidos polticos,

17

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


organizaes religiosas, associaes e sociedades. A doutrina ainda acrescenta os sindicatos, pois eles tm natureza de associao civil. Vamos analisar cada um destes itens individualmente. 1) FUNDAES PARTICULARES O termo fundao originrio do latim, fundatio, ao ou efeito de fundar. A doutrina costuma usar a seguinte expresso: as fundaes so universalidades de bens (resultam da afetao de um patrimnio e no da unio de indivduos), personificados, em ateno ao fim que lhes d unidade. Podemos conceituar uma fundao como sendo o complexo de bens livres colocados por uma pessoa fsica ou jurdica, a servio de um fim lcito e especial, com alcance social pretendido por seu instituidor, e em ateno ao disposto em seu estatuto. Uma pessoa (natural ou jurdica) separa parte de seu patrimnio, criando a fundao para atingir objetivo no-econmico. A partir de sua criao, o patrimnio da fundao no pertence mais ao patrimnio da pessoa que a criou, uma vez que passa a ter personalidade prpria. Exemplo: a Fundao Roberto Marinho em momento algum pode ser confundida com a Rede Globo de Televiso. O prprio instituidor poder administrar a fundao (forma direta) ou encarregar outrem para este fim (forma fiduciria). De acordo com o art. 62, pargrafo nico do CC tero sempre fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. Embora algumas expresses no estejam previstas expressamente na lei, a doutrina admite aplicao por analogia a fundaes com objetivos cientficos, educacionais, promoo de meio ambiente, etc. Exemplos: Fundao So Paulo (mantenedora da Pontifcia Universidade Catlica de So Paulo), Fundao Ayrton Senna, Xuxa Meneghel, Bradesco, Cargill, etc. As fundaes podem ser institudas a partir de uma escritura pblica (no caso tambm podendo ser chamada ato ou negcio inter vivos) ou de um testamento (causa mortis), seja ele a modalidade que for (pblico, particular ou cerrado), produzindo efeitos somente aps a morte do testador, com a abertura da sucesso. Portanto, a fundaes no podem ser criadas por instrumento particular ou privado. Para a sua criao pressupem-se: Dotao de bens livres o instituidor destina determinados bens que compor o patrimnio da fundao, que deve ser apto a produzir rendas ou servios que possibilitem alcanar os objetivos visados, sob pena de frustrlos. Elaborao e aprovao de estatutos com base em seus objetivos. Pode ser de forma prpria ( o instituidor que elabora) ou fiduciria (a elaborao fica a cargo de terceiro, geralmente de confiana do instituidor). Eles devem ser submetidos apreciao do Ministrio Pblico estadual que os fiscalizar. Em regra o seu objetivo imutvel. No entanto possvel a reforma dos estatutos, desde que: seja deliberada por dois teros dos competentes para gerir e representar a fundao; no contrarie ou desvirtue o seu fim; seja aprovada pelo rgo do Ministrio Pblico (caso este a denegue, poder o Juiz supri-la, a requerimento do interessado).

18

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Especificao dos fins como vimos, eles devem ser sempre religiosos, morais, culturais ou de assistncia. Por analogia: educacionais, cientficos, etc. Previso do modo de administr-la embora seja interessante que a fundao preveja o modo pelo qual ela deva ser administrada, este item no essencial para sua existncia. Recordem-se, como visto acima, que tambm existem as fundaes pblicas, institudas pelo Estado, pertencendo os seus bens ao patrimnio pblico, com destinao especial. E estas ainda podem ser divididas, conforme a sua personalidade jurdica em direito pblico e direito privado. Nascimento As Fundaes surgem com o registro de seus atos constitutivos (escritura pblica ou testamento) no Registro Civil de Pessoas Jurdicas. Caractersticas seus bens como regra so inalienveis (no podem ser vendidos ou doados) e impenhorveis (no pode recair penhora). Para uma eventual venda de seus bens necessrio ingressar com uma ao judicial, onde consultado o Ministrio Pblico. Posteriormente o Juiz decide, determinando se ou no caso de venda desses bens. Como regra o produto da venda deve ser aplicado na prpria fundao. o fundador obrigado a transferir para a fundao a propriedade sobre os bens dotados; se no o fizer, os bens sero registrados em nome dela por ordem judicial. os estatutos so suas leis bsicas. os administradores devem prestar contas ao Ministrio Pblico. nelas no existem scios. Superviso das Fundaes Como vimos, as fundaes privadas so supervisionadas pelo Ministrio Pblico do Estado onde estiverem situadas (art. 66, CC), atravs da curadoria das fundaes, que deve zelar pela sua constituio e funcionamento. Se estenderem a atividade por mais de um Estado, caber o encargo, em cada um deles, ao respectivo Ministrio Pblico estadual (art. 66, 2o, CC). A doutrina entende que no h esta fiscalizao do Ministrio Pblico em relao s fundaes pblicas, sejam elas de personalidade jurdica de direito pblico ou privado e tambm seja l do ente estatal a que pertencerem (federal ou estadual). Ex: as fundaes pblicas no necessitam de autorizao do Ministrio Pblico para o seu funcionamento, para a prtica de atos jurdicos em geral, como a aquisio e venda de equipamentos, etc. bvio que h um controle do Ministrio Pblico sobre as fundaes pblicas. Mas este controle o da legalidade de seus atos, que alis pode ser exercido sobre qualquer outro rgo da Administrao Pblica (direta ou indireta), posto que uma de suas funes bsicas.

19

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Observao Importante O art. 66, 1, CC prev que se a fundao funcionar no Distrito Federal, caber o encargo ao Ministrio Pblico Federal. No entanto este dispositivo foi objeto de uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, sendo que o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade deste pargrafo, posto que se a fundao funcionar no DF, a competncia para fiscalizao do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territorial (MPDFT). Ressalva-se, no entanto, segundo a deciso do STF, a atribuio do Ministrio Pblico federal para velar pelas fundaes federais de direito pblico. Trmino No h prazo de durao para funcionamento de uma Fundao. Mas o instituidor pode fix-lo. Por outro lado as fundaes sero extintas se (art. 69, CC): a) tornarem-se ilcitas (o Ministrio Pblico pode ingressar com ao visando sua extino), impossveis ou inteis as suas finalidades (leia-se... surgimento de dificuldades financeiras). b) vencido o prazo de sua existncia (muito raro na prtica, pois como regra as fundaes no possuem prazo). Uma vez extinta a fundao, o destino do seu patrimnio ser o previsto nos estatutos. Caso os estatutos sejam omissos, seu patrimnio ser destinado, por determinao judicial, a outras fundaes com finalidades semelhantes. 2) PARTIDOS POLTICOS Os partidos polticos so entidades integradas por pessoas com ideias comuns (pelo menos em tese...), tendo por finalidade conquistar o poder para a consecuo de um programa. So associaes civis que visam assegurar, no interesse do regime democrtico, a autenticidade do sistema representativo e defender os direitos fundamentais definidos na Constituio Federal. De acordo com o art. 17, 2o, CF/88 e a Lei n 10.825/03, os partidos polticos, embora tenham um carter pblico, passaram a ser considerados como pessoas jurdicas de direito privado, tendo natureza de associao civil. Os estatutos devem ser registrados no cartrio competente do Registro Civil de Pessoas Jurdicas da Capital Federal e no Tribunal Superior Eleitoral (cf. Lei n 9.096/95). Assim, no h mais dvida sobre qual a natureza jurdica dos Partidos Polticos. Est na lei... e pronto. 3) ORGANIZAES RELIGIOSAS As organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito privado, formadas pela unio de indivduos com o propsito de culto a determinada fora (ou foras) sobrenaturais, por meio de doutrina e ritual prprios, envolvendo preceitos ticos. Atualmente a Lei n 10.825/03 (que alterou o Cdigo Civil) deixou bem claro que elas so pessoas jurdicas de direito privado. Mas, para mim isto nem seria necessrio. Como sabemos, um dos Princpios introduzidos pelo regime republicano em 1889 foi a separao Estado-Igreja. Portanto desde

20

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


muito tempo as organizaes religiosas no poderiam ser confundidas com o Estado ou com o Direito Pblico. A lei em questo apenas reforou o princpio, deixando tudo ainda mais claro. Alm do mais o art. 44, 1o, CC determina que so livres a criao, a organizao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. Aplicam-se s organizaes religiosas as normas referentes s associaes, no que houver compatibilidade. 4) ASSOCIAES O Cdigo Civil anterior fazia uma grande confuso em relao aos temas Associao e Sociedade. No havia um padro sobre seus conceitos e caractersticas. O atual Cdigo colocou as coisas em ordem. Agora as associaes so caracterizadas pela unio de pessoas que se organizam para fins no econmicos (comunho de esforos para um fim comum). O membro da associao o associado. Ele possui um vnculo direto com a finalidade da associao, no possuindo qualquer vnculo com os demais associados; no h, entre os associados, direitos e obrigaes recprocas (art. 53 e seu pargrafo nico, CC), de forma diferente das sociedades, onde h este vnculo. O ato constitutivo o seu estatuto que deve conter os requisitos do art. 54, CC. O fato de uma associao possuir determinado patrimnio e realizar negcios para aumentar esse patrimnio no a desnatura, pois no ir proporcionar lucro aos associados. As associaes podem ser civis, religiosas, pias (de caridade), morais, educacionais, cientficas ou literrias e de utilidade pblica. Existe liberdade plena de associao para fins lcitos (CF/88, art. 5o inciso XVII). H casos excepcionais em que pode ser exigida autorizao governamental para o seu funcionamento. A associao deve ser registrada no Registro Civil de Pessoas Jurdicas. E com o registro passa a ter aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes, possuindo capacidade patrimonial e adquirindo vida prpria, que no se confunde com a de seus membros. A associao pode ser de pessoas fsicas ou de pessoas jurdicas (nesta ltima hiptese, citamos como exemplos a ABIOVE Associao Brasileira das Indstrias de leo Vegetal; a ABIA Associao Brasileira das Indstrias da Alimentao, etc.). Obs. Mais adiante faremos um quadro para distinguir melhor Associao, Sociedade e Fundao sob a tica do novo Cdigo. 5) SOCIEDADES Sociedade espcie de corporao dotada de personalidade jurdica prpria e instituda por meio de um contrato social (que o seu ato constitutivo), com o objetivo de exercer atividade econmica e partilhar lucros. Vimos que o atual Cdigo Civil deixou bem claro que a finalidade lucrativa o que distingue uma associao de uma sociedade. As sociedades podem ser divididas em: a) Sociedades Empresrias (o que anteriormente chamvamos de sociedades comerciais) so as que visam finalidade lucrativa, mediante exerccio de atividade mercantil (ex: compra e venda mercantil). Segundo o art.

21

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


982, CC, considera-se empresria (salvo excees expressamente previstas em lei) a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (Registro Pblico de Empresas Mercantis). Observem que no se utiliza mais a expresso comerciante, mas sim empresrio, que a pessoa que exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios (art. 966, CC), constituindo elemento de empresa. Resumindo: a reunio de dois mais empresrios, para a explorao, em conjunto, de atividade econmica. O pargrafo nico do art. 982, ainda acrescenta que a sociedade por aes (sociedade annima), considerada a mais tpica das sociedades mercantis, ser sempre classificada como empresria, independentemente de seu objeto. b) Sociedades Simples (o que anteriormente chamvamos de sociedades civis) visam, tambm, fim econmico (lucro), mediante exerccio de atividade no-mercantil. Em regra so constitudas por profissionais de uma mesma rea, ou por prestadores de servios tcnicos. formada por pessoas que exercem profisso intelectual (gnero), de natureza cientfica, literria ou artstica (espcies), mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. Resumindo: a reunio de duas ou mais pessoas (que, caso atuassem individualmente seriam consideradas autnomas), que reciprocamente se obrigam a contribuir com bens ou servios, para o exerccio de atividade econmica e a partilha, entre si, dos resultados, no tendo por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio. Exemplos: um escritrio de advocacia, uma sociedade imobiliria, uma clnica dentria, etc. Seus atos constitutivos devem ser inscritos no Registro Civil de Pessoas Jurdicas. O pargrafo nico do art. 982, CC ainda acrescenta que a cooperativa ser sempre classificada como sociedade simples, independentemente de seu objeto.

Observaes

01) Para se saber se uma sociedade simples ou empresria, basta considerar o objeto desta sociedade, a natureza das operaes habituais e suas atividades econmicas. Em concursos, a palavra-chave o objeto. Se tiver por objeto atos de comrcio (exerccio de atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios), ser empresria, qualquer que seja a forma por ela adotada. Caso contrrio, ser simples, exceto se adotar a forma de Sociedade por Aes (ex: Sociedade Annima), que, por fora de lei, ser sempre empresria. Atualmente, autores mais modernos vm utilizando as expresses: organizao e atividade (ao invs de objeto) para melhor distinguir a sociedade simples da empresria. Ou seja, a classificao se d em funo do exerccio contnuo da atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios destinados ao mercado. Havendo a organizao dos fatores de produo (capital, mo de obra, tecnologia e insumos) se considera caracterizada a empresa e o empresrio ser quem a exerce. Lembrando que as sociedades simples (no-empresrias) so identificadas por excluso. Toda sociedade que no se qualifica como empresria considerada simples.

22

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


02) Referente a este tpico, os concursos costumam exigir que o candidato saiba, no mnimo, o texto literal do art. 982, CC, bem como o seu pargrafo nico. Recordando e reforando: Salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro (art. 967, CC); e, simples, as demais. Pargrafo nico. Independentemente de seu objeto, considera-se empresria a sociedade por aes; e, simples, a cooperativa. 03) Embora isso no seja matria de Direito Civil, mas interessante deixar consignado que o art. 983, CC dispe: A sociedade empresria deve constituir-se segundo um dos tipos regulados nos arts. 1.039 a 1.092; a sociedade simples pode constituir-se de conformidade com um desses tipos, e, no o fazendo, subordina-se s normas que lhe so prprias. Os dispositivos mencionados neste artigo se referem : sociedade em nome coletivo (1.039/1.044), sociedade em comandita simples (1.045/1.051), sociedade limitada (1.052/1.087), sociedade annima (1.088/1.089 e lei especial) e sociedade em comandita por aes (1.090/1.092). J o pargrafo nico do prprio art. 983 estabelece que ressalvam-se as disposies concernentes sociedade em conta de participao e cooperativa, bem como as constantes de leis especiais que, para o exerccio de certas atividades, imponham a constituio da sociedade segundo determinado tipo. Ateno J vimos isso e pergunto novamente (reforo, pois uma questo muito comum em concursos pblicos): as empresas pblicas e as sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito pblico ou de direito privado? Esta questo tem cado nos concursos com certa frequncia porque induz o candidato a erro. J falamos sobre isso de forma superficial. Vamos aprofundar. A empresa pblica e a sociedade de economia mista, apesar de fazerem parte da Administrao Pblica Indireta e terem capital pblico, so dotadas de personalidade jurdica de direito privado. So regidas pelas normas empresariais e trabalhistas (art. 173, CF/88), mas com as cautelas do direito pblico (ex: sujeitam-se ao controle do Estado administrativo, financeiro e jurisdicional). Podem perseguir fins no-lucrativos, como tambm atividades lucrativas (produo e comercializao de bens ou prestao de servios de natureza econmica). As empresas pblicas e as sociedades de economia mista fazem parte da Administrao Indireta do Estado, mas isso no quer dizer que sejam Pessoas Jurdicas de Direito Pblico. Portanto, se novamente cair algo em concurso referente a essas entidades, em Direito Civil (e tem cado com certa frequncia), vocs podem colocar, sem medo de errar, que elas so Pessoa Jurdicas de Direito Privado. Notem como pode confundir: se tem dinheiro pblico, se chamada de empresa pblica, se seu estudo pertence ao Direito Administrativo, por que no considerada como pessoa jurdica de direito pblico? Pode parecer que h uma contradio. Mas no h, como vimos acima. Vamos falar um pouco mais sobre cada uma destas entidades: EMPRESAS PBLICAS

23

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


So pessoas jurdicas integrantes da Administrao Indireta, mas de direito privado, institudas pelo Poder Pblico, mediante autorizao de lei especfica a se constituir com capital prprio e exclusivamente pblico, para explorao de atividade econmica ou a prestao de servios pblicos ou coordenadora de obras pblicas, podendo se revestir de qualquer das formas de organizao empresarial (Ltda., S/A, etc.). Exemplos: Empresa Brasileira de Correios de Telgrafos (EBTC), Caixa Econmica Federal (CEF), Casa da Moeda, Servio de Processamento de Dados (SERPRO), EMURB, etc. Costuma-se dizer que as empresas pblicas valem-se dos meios da iniciativa privada para atingir seus fins de interesse pblico. interessante acrescentar que possvel a participao em uma empresa pblica, de outras pessoas jurdicas de direito pblico interno, como uma autarquia ou outra empresa pblica ou sociedade de economia mista. SOCIEDADES DE ECONOMIA MISTA So pessoas jurdicas integrantes da Administrao Indireta, mas tambm de direito privado, institudas pelo Poder Pblico mediante autorizao legal, constitudas com patrimnio pblico e particular, destinadas explorao de atividades econmicas ou servios de interesse coletivo, sendo que sua forma sempre a de uma Sociedade Annima. Embora haja a conjugao de capital pblico e privado, as aes com direito a voto (controle acionrio) devem pertencer em sua maioria ao Poder Pblico. Exemplos: Banco do Brasil S/A (BB), Petrleo Brasileiro (Petrobrs), etc.

Observaes

1) Como vimos acima, a criao de empresas pblicas e de sociedades de economia mista depende de lei especfica. Mas na realidade esta lei apenas autoriza o Poder Pblico, por ato prprio (ex: decreto) a proceder sua instituio. No entanto o prprio Poder Pblico deve providenciar o registro dos atos constitutivos (estatutos) da entidade no seu registro competente. E com esse registro que ocorrer o nascimento (a criao, propriamente dita) da pessoa jurdica (e no simplesmente com a edio da lei autorizativa). Diferentemente das autarquias que j nascem com a edio da prpria lei. 2) Ambas as entidades se sujeitam ao controle ou superviso estatal, que consiste na fiscalizao do fiel cumprimento dos objetivos definidos na sua lei instituidora, alm da harmonizao de seus comportamentos com a poltica governamental. 3) Segundo o Supremo Tribunal Federal a Petrobrs (sociedade de economia mista) pode adotar procedimento de licitao simplificado (no se sujeitando Lei no 8.666/93. 4) A doutrina majoritria, com respaldo na Constituio, partindo da dualidade das atividades prestadas pela empresa pblica e pela sociedade de economia mista, firmou o seguinte entendimento: a) entidades que exploram atividade econmica aplica-se o regime jurdico das empresas privadas (art. 173, CF/88).

24

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


b) entidades que se dedicam prestao de servios pblicos aplicase o regime jurdico das entidades pblicas (art. 175, CF/88). Agora, como prometi anteriormente, vamos fazer uma melhor distino entre Associao, Sociedade e Fundao. 1) Associao X Sociedade Semelhanas: conjunto de pessoas, que apenas coletivamente goza de certos direitos e os exerce por meio de uma vontade nica. Distines: Associao no h fim lucrativo (ou de dividir resultados, embora tenha patrimnio), formado por contribuio de seus membros para a obteno de fins culturais, esportivos, religiosos, etc. Sociedade visa fim econmico ou lucrativo, que deve ser repartido entre os scios. 2) Associao X Fundao Semelhanas: em ambas h a unio de vrias pessoas, com acervo de bens, no havendo finalidade lucrativa. Distines: Associao o patrimnio constitudo pelos associados, sendo um meio para atingir os seus objetivos (instrumental). Fundao o patrimnio provm do instituidor, sendo seu elemento essencial (juntamente com o objetivo, a finalidade da fundao), j o elemento pessoa fica num segundo plano. Concluso: os objetivos da associao so alcanados pelo esforo das pessoas (associados); j o das fundaes alcanado pelo uso de seu patrimnio.

Observao Sindicatos
A palavra sindicato tem razes no latim (sindicus significa representante escolhido para defender os direitos de uma corporao) e no grego (syn-dicos seria aquele que defende a justia). Sindicato uma pessoa jurdica de Direito Privado. Podemos dizer que ele uma associao em sentido amplo; ou seja, uma espcie de associao. Os autores costumam dizer que os sindicatos so associaes sui generis. Porm aplicam-se a eles disposies diferentes das associaes. Inicialmente h uma diferena Constitucional. Ambos esto previstos no Ttulo II da Constituio Dos Direitos e Garantias Fundamentais. No entanto a Associao est prevista no Captulo I dos direitos e deveres individuais e coletivos (art. 5, incisos XVIII, XIX, XX e XXI, CF/88) e os Sindicatos esto previstos no Captulo II dos Direitos Sociais (art. 8, CF/88). Outra diferena que a Associao representa seus associados. J o sindicato representa, no s os seus associados, como toda categoria. Alm disso, como vimos, a associao tem a sua previso infraconstitucional no Cdigo Civil. J o sindicato tem previso na Consolidao das Leis do Trabalho. Reparem nos arts. 511 e seguintes da CLT. Para adquirir personalidade jurdica o sindicato deve ser registrado no Cartrio de Registro de Ttulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurdicas. Alm disso, deve-se requerer o arquivamento de seus atos constitutivos no Ministrio do Trabalho (Arquivo Nacional das Entidades Sindicais). No entanto a jurisprudncia no sentido de que as entidades sindicais tornam-se pessoas jurdicas desde o registro no Cartrio de Registro de

25

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Ttulos e Documentos e Registro Civil das Pessoas Jurdicas; o arquivo do Ministrio do Trabalho e da Previdncia Social no possui efeito constitutivo, mas sim simples catlogo, para efeito estatstico e controle da poltica governamental, sem qualquer consequncia jurdica. Outra diferena: as associaes podem ser criadas para diversas finalidades (religiosas, cientficas, profissionais, esportivas, etc.); j os sindicados somente tm as categorias econmicas ou profissionais. Lembrando que algumas categorias possuem Associao e Sindicato ao mesmo tempo (ex: Associao de Medicina e Sindicato dos Mdicos). INCIO DA EXISTNCIA LEGAL DA PESSOA JURDICA Enquanto a pessoa natural surge com um fato biolgico (lembrando da aula anterior... o nascimento com vida), a pessoa jurdica tem seu incio, em regra, com um Ato Jurdico. No entanto h diferenas entre a forma de constituio de uma Pessoa Jurdica de Direito Pblico e de Direito Privado: 1) Pessoas Jurdicas de Direito Pblico sua existncia se d em razo da lei e do Ato Administrativo, bem como de fatos histricos, previso constitucional, tratados internacionais, etc. So regidas pelo Direito Pblico (e no pelo Direito Civil). Um Pas surge quando afirma sua existncia em face dos outros. Os Estados-membros tm o reconhecimento de sua existncia quando institudos na prpria Constituio Federal deste Pas. J os Municpios, peculiaridade de nosso regime federativo, tambm tm sua autonomia assegurada pela Constituio, tendo seu incio no provimento que os criou (so regidas pelas Constituies estaduais e pelas Leis Orgnicas). As autarquias e demais pessoas jurdicas de direito pblico so criadas e organizadas por leis, que estabelecem todas as condies para o exerccio de seus direitos e obrigaes. Assim elas nascem com a prpria lei. 2) Pessoas Jurdicas de Direito Privado o fato que lhes d origem a vontade humana convergente (como vimos, a affectio societatis). Sua criao possui duas fases ou estgios: a elaborao dos atos constitutivos e o seu respectivo registro. Ato Constitutivo em relao s fundaes a pessoa jurdica se constitui, por escrito, por ato jurdico unilateral (criada em razo de uma s pessoa, estando ela viva - ato inter vivos - ou morta - por testamento, causa mortis). Em relao s sociedades e associaes deve ser feito por escrito e por ato jurdico bilateral ou plurilateral. Em ambas as situaes so imprescindveis: agente capaz, objeto lcito e forma prescrita em lei. Algumas sociedades civis dependem de prvia autorizao do governo (ex: instituies financeiras, estabelecimentos de seguro, consrcios, universidades, sociedades estrangeiras, bolsa de valores, etc. confiram o art. 21, inciso XII, CF/88). Registro Pblico para que a pessoa jurdica exista legalmente, necessrio inscrever os contratos, estatutos ou compromissos no seu registro peculiar (art. 45, CC). E, alm disso, quaisquer alteraes supervenientes tambm devero ser averbadas neste registro. Vejamos isso melhor:

26

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


REGISTRO Somente com o registro a pessoa jurdica adquire a personalidade. Tal registro se d no Cartrio de Registro Civil das Pessoas Jurdicas (art. 1.150, CC). No entanto uma sociedade empresria deve ser registrada no Registro Pblico de Empresas Mercantis e Atividades Afins (Lei no 8.934/94), sendo competente para tais atos as Juntas Comerciais. Lembrando que uma sociedade de advogados s pode ser registrada na Ordem dos Advogados do Brasil (Estatuto da OAB, arts. 15 e 16, 3). Segundo o art. 46, CC o registro deve conter os seguintes elementos: a) identificao da pessoa jurdica, segundo sua denominao, os fins, a sede, o tempo de durao e o fundo social (quando houver); b) o nome e a individualizao dos fundadores ou instituidores e dos diretores; c) forma de administrao e representao ativa e passiva, judicial e extrajudicial; d) esclarecimento se o ato constitutivo passvel de modificao e a forma como esta ocorre (reforma do estatuto social); e) previso de eventual responsabilidade subsidiria dos scios pelas obrigaes sociais; f) condies de extino da pessoa jurdica e o destino do seu patrimnio. Uma pessoa jurdica comea a existir no momento em que efetuado o seu registro, passando a ter aptido para ser sujeito de direitos e obrigaes, obtendo capacidade patrimonial (que no tem relao absoluta com a dos scios que a integram), adquirindo vida prpria e autnoma, no se confundindo com a personalidade de seus membros (veremos isso melhor logo adiante). Assim, o registro da pessoa jurdica tem natureza constitutiva (ao contrrio do registro civil de nascimento da pessoa fsica, cuja natureza declaratria, uma vez que a condio de pessoa j foi adquirida no momento do nascimento com vida). Enquanto o registro da pessoa natural apenas declara uma situao prexistente (o nascimento com vida), com o registro da pessoa jurdica que esta nasce, se constitui. Da o seu sentido constitutivo. Sem o registro de seu ato constitutivo a pessoa jurdica ser considerada apenas como uma sociedade no personificada, nos termos dos arts. 986 e seguintes do CC. Nesta hiptese os scios respondem de forma solidria e ilimitada pelas obrigaes sociais. O seja, o credor pode acionar um ou todos os scios (da a solidariedade) pelo valor total da dvida. No entanto a regra geral que os bens particulares dos scios s podem ser executados por dvidas da sociedade depois de executados os bens sociais (art. 1.024, CC). Chamamos isso de benefcio de ordem. Ocorre que o art. 990, CC estabelece uma exceo, dispondo que esse benefcio excludo em relao quele que contratou pela sociedade. Ou seja, os bens particulares daquele scio que celebrou o contrato com o terceiro credor podem ser executados de imediato, sem a necessidade de serem primeiro executados os bens sociais. O art. 12,

27

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


inciso VII do Cdigo de Processo Civil prev que a sociedade sem personalidade jurdica ser representada ativa e passivamente pela pessoa a quem couber a administrao de seus bens. PRAZO O prazo de durao da Pessoa Jurdica o que estiver previsto no contrato. Se no houver previso expressa, o prazo ser indefinido, indeterminado. DOMICLIO DAS PESSOAS JURDICAS Uma pessoa jurdica tambm tem domiclio. Este a sua sede jurdica, o local de suas atividades habituais. Vejamos as situaes legais (art. 75, CC): Unio seu domiclio o Distrito Federal. Geralmente, quando cai esta questo nas provas isso que se deve responder. No entanto, no devemos confundir domiclio, com as regras referentes ao foro, ou seja, o local que uma ao deve ser proposta. Essa confuso ocorre porque em regra uma ao proposta no domiclio do ru. No entanto, embora o domiclio da Unio seja o Distrito Federal, as causas intentadas contra a Unio podero ser aforadas: a) na seo judiciria em que for domiciliado o autor; b) naquela onde houver ocorrido o ato ou fato que deu origem demanda; c) onde esteja situada a coisa; ou d) no Distrito Federal (art. 109, 2o, CF/88). J quando a Unio for autora da causa, entrar com a ao na Capital do Estado (ou Territrio) em que tiver domiclio a outra parte (art. 109, 1o, CF/88 e art. 99 do Cdigo de Processo Civil). Estados e Territrios as suas respectivas Capitais. Municpios o lugar onde funciona a Administrao Municipal; a sede municipal. Demais Pessoas Jurdicas o domiclio da pessoa jurdica de direito privado a sua sede, indicada nos seus estatutos, contratos sociais ou atos constitutivos equivalentes (domiclio especial). No havendo esta designao, a lei age de forma supletiva, considerando domiclio o lugar onde funcionam as respectivas diretorias e administraes, ou onde elegerem domiclio especial. Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. Admite-se, portanto, a pluralidade de domiciliar da pessoa jurdica, desde que tenha estabelecimentos em lugares diferentes (ex: filiais, agncias, escritrios de representao, etc. art. 75, 1o, CC). Vejamos o teor da Smula 363 do STF: A pessoa jurdica de direito privado pode ser demandada no domiclio da agncia ou estabelecimento em que se praticou o ato. Desta forma o local de cada estabelecimento dotado de autonomia para os atos ou negcios nele realizados, sendo este o seu domiclio. Do mesmo modo, as pessoas jurdicas estrangeiras, quanto s obrigaes contradas no Brasil, tero por domiclio o estabelecimento correspondente no territrio nacional (Lei n 8.884/94, com a redao dada pelo art. 2, 1 da Lei n 10.149/00).

28

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


RESPONSABILIDADE CIVIL DAS PESSOAS JURDICAS Esse um timo tema para concursos. Como vimos, a regra de que a personalidade jurdica de uma Pessoa Jurdica no se confunde com a personalidade civil de seus membros. E tambm no devem ser confundidos os seus respectivos patrimnios. Ou seja, Pessoa Jurdica (e seu patrimnio) uma coisa. J as Pessoas Fsicas (e seu patrimnio) que integram a Pessoa Jurdica outra coisa (ou como costumo brincar... uma coisa uma coisa... outra coisa outra coisa completamente diferente...). No entanto, como veremos mais adiante e ainda na aula de hoje, h excees a esta regra (ex: desconsiderao da personalidade jurdica). Lembramos que este tema ser aprofundado na aula sobre Ato Ilcito e Responsabilidade Civil. A responsabilidade civil a pessoa jurdica pode ser de natureza contratual ou extracontratual. No mbito da responsabilidade contratual as pessoas jurdicas so responsveis por seus atos. Ou seja, elas respondem pelos danos decorrentes de suas condutas. Se assumiram determinada obrigao, se assinaram determinado contrato, devem cumpri-lo da forma como foi estipulado. Se a obrigao ajustada no for cumprida o devedor responde por perdas e danos (alm dos juros, correo monetria e honorrios advocatcios). o que determina a regra geral do art. 389, CC. Portanto na responsabilidade assumida por meio de uma obrigao contratual as pessoas jurdicas devem responder com seus bens por esse inadimplemento (no cumprimento) contratual. J no campo da responsabilidade extracontratual vigora a regra geral do neminem laedere (ou seja, a ningum se deve lesar). Reprime-se a prtica dos atos ilcitos em geral, impondo a obrigao de reparao de eventuais danos. Ela tem fundamento nos arts. 186 e 187 combinados com o art. 927, CC. Mas h uma leve nuance entre a responsabilidade das Pessoas Jurdicas de Direito Pblico e as de Direito Privado. Vejamos: A) PESSOA JURDICA DE DIREITO PRIVADO. Quanto a elas existem duas formas de responsabilidade: 1) por ato prprio neste caso a responsabilidade direta e subjetiva. Isto porque a Pessoa Jurdica responde pelos atos de seus rgos (os diretores e os administradores esto apenas cumprindo as determinaes das suas assembleias). 2) por ato de terceiro neste caso a responsabilidade indireta e objetiva. Determina o Cdigo Civil que as Pessoas Jurdicas de Direito Privado so civilmente responsveis pelos atos danosos praticados por seus empregados, serviais ou prepostos (representantes) no exerccio do trabalho que lhes competir ou em razo dele (art. 932, III, CC). Por tal motivo trata-se de responsabilidade indireta. Ou seja, a Pessoa Jurdica ir responder por uma

29

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


conduta praticada por terceiro (seu empregado), mas que, em razo de um vnculo com a pessoa jurdica, gera a responsabilidade desta. Acrescenta o art. 933, CC que esta responsabilidade independe de culpa. Portanto a mesma considerada como sendo do tipo objetiva. Observem que neste caso a Pessoa Jurdica nada fez de irregular; quem agiu de forma errnea foi o empregado. Mas mesmo assim ela responde por este ato. Este tipo de responsabilidade tambm solidria, pois a vtima pode reclamar os danos tanto da pessoa jurdica, como do agente causador do prejuzo. Exemplo: O motorista de caminho de uma empresa, embriagado, atropela e mata um pedestre; a famlia da vtima pode ingressar com ao judicial de responsabilidade civil somente contra a empresa, somente contra o motorista, ou contra ambos, posto que tanto a empresa, como o motorista so responsveis solidrios. Se preferir ingressar com a ao somente contra a empresa, esta ter o direito de regresso contra o empregado.

Questo interessante O atual ordenamento cuidou apenas da


responsabilidade das pessoas jurdicas que tm finalidade lucrativa ou empresarial. No entanto parte da doutrina entende que todas as pessoas jurdicas respondem pelos atos praticados por meio de seus prepostos e empregados, independentemente de terem finalidade econmica. Ou seja, uma associao ou uma fundao, mesmo no tendo finalidade lucrativa, pela doutrina, tambm devem responder pelos danos causados a terceiros. O art. 931, CC nos fornece um bom exemplo de responsabilidade objetiva. J o art. 1.009, CC nos traz um exemplo de responsabilidade solidria. Se algum ficou alguma dvida, no se preocupe... como disse, voltarei a este tema em uma aula especfica sobre Atos Ilcitos e Responsabilidade Civil. B) PESSOA JURDICA DE DIREITO PBLICO Embora este tema seja mais afeito ao Direito Administrativo, no h como no invadir este tema e falar um pouco sobre o assunto. Histrico A responsabilidade das pessoas jurdicas passou por uma grande evoluo ao longo do tempo. O seu desenvolvimento adveio do direito francs, passando, basicamente, por trs fases: a) Irresponsabilidade do Estado foi uma constante na Idade Mdia e posteriormente, nos Estados Absolutistas. Esta fase ficou conhecida pela expresso: The King can do no wrong. Como curiosidade, vejam o art. 99 da primeira Constituio do Brasil (1824): A pessoa do Imperador inviolvel e sagrada: Ele no est sujeito a responsabilidade alguma. No final desta fase ela foi atenuada pela admisso da responsabilidade pessoal de um funcionrio, caso se identificasse que fora o comportamento dele a causa do dano (se o funcionrio causou dano a algum, poderia ele responder pelo dano). Esta teoria enfraqueceu de vez com a Revoluo Francesa. Mas ainda vigorou no Brasil at a edio do Cdigo Civil de 1916. b) Fase Civilista ou Responsabilidade com Culpa no Brasil, com base no art. 15 do antigo Cdigo Civil (1916), a responsabilidade do Estado passou a ser subjetiva. Ou seja, o Estado passou a ser sujeito passivo de

30

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


demandas indenizatrias. No entanto era necessrio que se provasse a culpa do Estado. Esta culpa poderia recair sobre o agente ou sobre o servio. A culpa recaa sobre o agente quando era possvel a sua identificao. Caso contrrio ela incidiria sobre o servio. Neste caso ocorria a chamada culpa annima (identificada pela expresso faute du service, traduzida por culpa ou falta do servio). Ela se verificava quando o servio: a) no funcionava (inexistncia do servio); b) funcionava mal; ou c) funcionava atrasado. c) Fase Publicista ou Responsabilidade Objetiva a partir de 1946 a responsabilidade passou a ser prevista na prpria Constituio da Repblica, principalmente em virtude da criao dos chamados direitos individuais de segunda gerao, tratando a matria no Direito Pblico (e no mais no Direito Civil). Com base no princpio da igualdade de todos perante a lei (todos tm encargos equitativamente distribudos), no seria justo que, para benefcio de toda uma coletividade, somente uma pessoa sofresse os nus. Inicia-se, ento a chamada Teoria da Responsabilidade Objetiva do Estado. A pessoa lesada apenas deve provar que houve uma conduta por parte do Estado, que ela sofreu um dano, e que houve um nexo de causalidade entre a conduta e o dano. No precisa mais provar a culpa (em sentido amplo) do Estado. Mesmo assim duas teorias sobressaram para justificar esta espcie de Responsabilidade: A primeira foi a chamada Risco Integral. Ela muito rigorosa para com o Estado. Parte do princpio que o Estado teria assumido todos os riscos dos danos que o particular eventualmente sofresse por conta de um servio pblico. Por esta teoria o Estado responde sempre, em qualquer hiptese, obrigando-se a reparar todo e qualquer dano. No se admite a alegao de qualquer causa excludente de responsabilidade, nem mesmo o caso fortuito, a fora maior ou a culpa exclusiva da vtima. Obviamente, por conduzir ao abuso e a iniquidade social, no obteve aceitao em nosso ordenamento. Segundo a doutrina, a teoria do risco integral somente admitida em nosso Direito em hipteses excepcionalssimas, como por exemplo, relacionadas atividade nuclear. A outra teoria a do Risco Administrativo. Nela o Estado responde objetivamente, porm no em qualquer hiptese. Permite-se que o Estado afaste sua responsabilidade em situaes onde consiga provar a culpa exclusiva da vtima (ou mesmo a culpa concorrente, que atenua sua responsabilidade diminuindo o valor da indenizao), o caso fortuito ou a fora maior, a ausncia de nexo causal, etc. O Brasil adotou esta teoria: a da Responsabilidade Objetiva do Estado, mas na modalidade do Risco Administrativo. Como regra, em uma ao, a obrigao de provar um fato do autor desta ao. Quem alega um fato que deve prov-lo. No entanto aqui ocorre uma certa inverso do nus da prova. Isto no quer dizer que o autor da ao seja totalmente exonerado de provar o fato. Mas apenas que h uma presuno (relativa) de que o Estado culpado. E o Estado que deve provar uma das causas de excluso de sua culpabilidade (ex: culpa exclusiva da vtima) para ficar isento de eventual indenizao.

31

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Atualmente no Brasil as pessoas jurdicas de direito pblico e as de direito privado prestadoras de servios pblicos (concessionrias e permissionrias) tm responsabilidade civil: pelos danos que seus agentes (o termo agentes deve ser considerado em sua acepo mais ampla), nessas qualidades, causarem a terceiros (art. 37, 6 da Constituio Federal e art. 43, CC). Trata-se de responsabilidade de ressarcimento de danos, do tipo objetiva, isto , a responsabilidade existe independentemente de culpa do funcionrio. H que se provar a conduta (positiva ou negativa), a leso (dano patrimonial ou moral) e o nexo causal (a leso foi causada pela conduta). No se analisa eventual culpa. A vtima no necessita provar se houve ou no culpa por parte do Estado. Provados somente aqueles trs elementos (conduta, dano e nexo), o Estado deve indenizar. Lembrando que quando se fala culpa, devemos entender seu sentido amplo, abrangendo tanto a culpa em sentido estrito (o agente praticou uma conduta, mas no teve a inteno da ocorrncia de um resultado especfico, porm este acabou acontecendo por imprudncia, negligncia ou impercia do agente) como o dolo (o agente teve a inteno de praticar a conduta, desejando ou assumindo o risco pelos resultados advindos de sua conduta). Tambm no se indaga da licitude ou ilicitude da conduta administrativa. Ou seja, s vezes, mesmo agindo licitamente o Estado pode ser obrigado a indenizar um particular. Ex: quando o Estado realiza uma obra que em tese ir beneficiar a muitas pessoas, pode causar prejuzo a uma pessoa em especial. A obra realizada lcita. Mas se causar prejuzo a um particular (ex: seu imvel foi desvalorizado com a obra), ele deve ser indenizado. Os mesmos dispositivos citados (art. 37, 6o e art. 43, CC) autorizam ao Poder Pblico o chamado direito de regresso contra o causador do dano, se houver culpa ou dolo de sua parte. Assim, o Estado responde de forma objetiva (ou seja, independentemente de culpa). Mas se o Estado for condenado e ficar provada a culpa ou o dolo do funcionrio, o Estado poder acionar regressivamente o seu agente. Logo, a responsabilidade do funcionrio do tipo subjetiva, pois deve estar comprovada a sua culpa em sentido amplo (que abrange o dolo ou a culpa em sentido estrito) no evento. por atos de terceiros e por fenmenos da natureza. Neste caso, a responsabilidade somente subjetiva. Ou seja, deve-se provar a culpa da Administrao (ex: casos de enchentes ou depredaes por movimentos populares, j previstos pela administrao). Trata-se de uma exceo regra de que o Estado responde sempre de forma objetiva. Como vimos, nem sempre, pois h casos em que pode responder de forma subjetiva. Observao O Estado responde no s por ao, como tambm pela omisso. Mas uma parcela da doutrina entende que na hiptese de uma conduta omissiva por parte do Estado, a sua responsabilidade dependeria de demonstrao de culpa da sua parte; deve haver uma relao de causalidade entre o dano causado e a omisso do Estado. Seria ento mais um caso de responsabilidade subjetiva do Estado. Lembrando que mesmo neste caso, havendo culpa concorrente da vtima, a indenizao ser reduzida.

32

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Vamos reforar: h alguma hiptese em que o Estado pode se exonerar totalmente da responsabilidade civil? Sim... Uma delas ocorre quando no houver nexo de causalidade entre a conduta e o dano. Outra hiptese no caso de culpa exclusiva da vtima no evento. Neste caso tambm no haver responsabilidade (e consequentemente tambm no haver indenizao) por parte do Estado. Cuidado. A hiptese de excluso de culpa exclusiva da vtima; se houver culpa concorrente, o Estado responder pela conduta (embora o valor da indenizao seja atenuado).

Outro assunto interessante Uma pessoa jurdica no pode ser r


em uma ao penal. Isto assim porque a pessoa jurdica no pode cometer crimes. Para que haja um crime indispensvel o elemento subjetivo do tipo penal. E este tpico da pessoa fsica. Somente as pessoas fsicas podem ter um comportamento que revele a presena de um elemento subjetivo penal, no sendo possvel identific-lo na pessoa jurdica. No entanto... atualmente h previso de imputabilidade criminal tambm para as pessoas jurdicas, em atividades lesivas ao meio ambiente (no se excluindo a responsabilidade das pessoas fsicas). Ou seja, tanto a Pessoa Fsica como a Pessoa Jurdica podem cometer crimes e responder a processos criminais em relao a danos ao meio ambiente. A imputabilidade penal da pessoa Jurdica est prevista inicialmente na Constituio Federal. Vejam o que diz o art. 225, 3o: "As condutas e atividades consideradas lesivas ao meio ambiente sujeitaro os infratores, pessoas fsicas ou jurdicas, a sanes penais e administrativas, independentemente da obrigao de reparar os danos causados". Este dispositivo foi regulado pela Lei n 9.605/98. Vejam o que diz o seu art. 3o: As pessoas jurdicas sero responsabilizadas administrativa, civil e penalmente conforme o disposto nesta lei, nos casos em que a infrao seja cometida por deciso de seu representante legal ou contratual, ou de seu rgo colegiado, no interesse ou benefcio da sua entidade. Pargrafo nico. A responsabilidade das pessoas jurdicas no exclui a das pessoas fsicas, autoras, coautoras ou partcipes do mesmo fato. EXTINO DA PESSOA JURDICA A existncia da Pessoa Jurdica (em relao s sociedades e s associaes) termina: pela dissoluo deliberada de seus membros (extino convencional), por unanimidade e mediante distrato. Distrato a resciso de um contrato. Trata-se da dissoluo convencional, em virtude da qual se promove a dissoluo de uma sociedade. A mesma liberdade que permitiu a criao, pode levar extino da Pessoa Jurdica. Pode ser amigvel ou judicial. Para o distrato seguem-se as mesmas regras que se fizeram para a formao da sociedade. ressalvado o direito de terceiros e da minoria. Assim, se a minoria desejar a continuidade da sociedade, impossvel ser sua dissoluo amigvel (haver ento uma sentena judicial), a menos que o contrato contenha clusula que preveja a extino por maioria

33

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


simples. No entanto, se a minoria tentar extinguir a pessoa jurdica, no conseguir. morte de seus membros (extino natural). No entanto o ato constitutivo da entidade pode prever o prosseguimento das suas atividades por intermdio dos demais membros ou de seus herdeiros. quando a lei assim determinar. dissoluo por deciso judicial. em virtude de ato do governo autorizao cancelada: extino administrativa (ex: o DL no 9.085/46 prev a dissoluo das sociedades perniciosas, j o DL no 314/67 reprime as organizaes de tipo militar sem autorizao legal, etc). pelo decurso do prazo, se constituda por prazo determinado. pela falta de pluralidade de scios (no existe sociedade de um scio apenas), se a sociedade simples no for reconstituda no prazo de 180 dias. Obs: H casos em que se admite a existncia de sociedade de apenas um scio. Essa situao pode ocorrer na chamada sociedade subsidiria integral, prevista no art. 251 da Lei das Sociedades Annimas. A doutrina cita como exemplo o Banco Ita, que possui apenas um scio: o Banco Ita Holding Financeira S/A, no entanto este possui uma pluralidade de scios.

importante notar que a extino da pessoa jurdica no se opera de modo instantneo. Qualquer que seja o fator extintivo tem-se o fim da entidade; porm, se houver bens em seu patrimnio e dvidas a resgatar, ela continuar em fase de liquidao, durante a qual ainda subsiste para a realizao do ativo e pagamento de dbitos. Assim, mesmo dissolvida uma pessoa jurdica, ela ainda pode subsistir, mantendo a personalidade para fins de liquidao. A dissoluo deve ser averbada no registro respectivo. Encerrada a liquidao, a sim, promove-se o cancelamento da inscrio da pessoa jurdica. Destino do patrimnio na dissoluo Tratando-se de uma Sociedade (que possui finalidades econmicas, lucrativas), cada scio ter direito ao seu quinho. O remanescente do patrimnio social ser partilhado entre os scios ou seus herdeiros. Tratando-se de uma Associao (que no possui finalidades lucrativas), seus bens sero destinados: conforme o previsto nos estatutos. se no houver previso, sero destinados a estabelecimento municipal, estadual ou federal que possua finalidades semelhantes aos seus. GRUPOS DESPERSONALIZADOS Como vimos, as sociedades, as associaes, as fundaes, etc., possuem personalidade jurdica. Mas nem todo grupo que objetiva um determinado fim dotado de personalidade jurdica. Os grupos despersonalizados (ou com personificao anmala) constituem um conjunto de direitos e obrigaes,

34

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


de pessoas e bens, sem personalidade jurdica, que geralmente se formam independentemente da vontade de seus membros. No entanto, apesar de no terem personalidade, possuem capacidade processual isto , capacidade para postular em juzo (ou seja, ser autor ou ru em uma ao judicial). Citamos como exemplos, dentre outros: Sociedades Irregulares e de Fato (no personificadas) elas so entidades que j foram criadas e que j esto em funcionamento; porm ainda no tm existncia legal, pois ainda no foram registradas. Massa Falida surge com a sentena declaratria de falncia. Decretando-se a falncia de uma sociedade, a pessoa perde o direito administrao e disposio do patrimnio, sendo que os bens so arrecadados e a reunio desses bens recebe o nome de massa falida, que um ente despersonalizado, voltado defesa dos interesses dos credores, podendo inclusive agir contra o prprio falido. No se trata de um sujeito de direito, no podendo contrair obrigaes. O administrador judicial da falncia (falava-se, anteriormente, em sndico da falncia) a representa ativa e passivamente (ou seja, pode ser autor ou ru de uma ao judicial). Esplio o conjunto de direitos e obrigaes ou uma simples massa patrimonial deixada pelo de cujus (pessoa que faleceu); a herana, propriamente dita. Ela no uma pessoa jurdica, no tendo nenhuma personalidade. O fato jurdico que o faz surgir a morte. Sua extino se d coma partilha de bens entre os herdeiros. Entre estes dois momentos (morte e partilha) o acervo ser administrado pelo inventariante, que presta compromisso legal e representa ativa e passivamente, em juzo ou fora dele os interesses do esplio.

Observao A expresso latina de cujus se refere pessoa que


faleceu. Na verdade trata-se das primeiras palavras de uma expresso maior: de cujus successione agitur (de cuja sucesso se trata). Herana Jacente e Vacante o conjunto de bens deixados pelo falecido, enquanto no entregue a um sucessor devidamente habilitado. Morrendo uma pessoa, seus bens vo para os seus herdeiros, sejam eles legais (a lei fornece uma relao dos herdeiros) ou testamentrios (o de cujus deixa um testamento). Mas e se a pessoa morrer, deixar muitos bens, mas no deixar herdeiros e nem testamento? O que ocorre? Ora, se a pessoa deixou bens, deve-se abrir sua sucesso, que se d atravs de um processo chamado inventrio. Assim, ocorre a herana jacente se, no havendo testamento, o de cujus no deixar herdeiros, ou deixando, eles renunciam, ficando sob a guarda e administrao de um curador nomeado pelo Juiz. Aguarda-se... ningum apareceu... Os bens da herana jacente so ento declarados vacantes. Foram realizadas todas as diligncias, no aparecendo nenhum herdeiro um ano depois de concludo o inventrio. Decorridos cinco anos da abertura da sucesso, os bens arrecadados passaro ao domnio do Estado (Estado em sentido amplo). Este tema ser melhor analisado e aprofundado na aula sobre o Direito das Sucesses. No entanto no todo edital que exige este captulo do Direito Civil.

35

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Condomnio Especial (condomnio em edificaes) trata-se de uma questo controvertida. A doutrina ainda os considera como entes despersonalizados, havendo uma tendncia, no futuro, de consider-lo como tendo personalidade jurdica. Cabe a representao do condomnio (ativa e passiva) ao sndico ou administrador (que pode ser uma pessoa fsica ou jurdica). Vejam que hoje em dia um condomnio deve ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurdicas). No condomnio tambm h uma affectio societatis (lembram-se desta expresso falada no incio da aula?), havendo aptido titularidade de direitos e deveres, podendo adquirir imveis, materiais para construo, conservao e administrao do edifcio em seu nome. DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA Esse um assunto muito atual no Direito Civil e por isso um timo tema para concursos. E h um histrico muito bonito sobre esse instituto. Vamos Resumir. No Brasil, inicialmente, tratava-se apenas de uma doutrina introduzida pelo direito anglo-saxo. Em razo do bero desta teoria (Inglaterra e EUA) comum a utilizao de termos em lngua estrangeira: disregard of the legal entity (desconsiderao da pessoa jurdica) ou disregard doctrine (doutrina da desconsiderao), ou piercing the corporate veil (perfurando ou rasgando o vu da corporao ou da personalidade jurdica) ou lifting the corporate veil (levantando ou desvelando o vu da corporao). Anteriormente no havia no Brasil uma previso expressa na lei. Quem primeiro tratou do tema no Brasil foi o prof. Rubens Requio. Relata a doutrina que o primeiro caso na histria abordando o tema ocorreu na Inglaterra em um famoso processo que ficou conhecido como Salomon versus Salomon & Co. Ltd., julgado pela House of Lords (Cmara dos Lordes), em 1897. Uma pessoa chamada Aaron Salomon constituiu uma sociedade com seis scios, todos eles membros de sua famlia, cedendo uma ao para cada e reservando outras vinte mil para si. A empresa (pessoa jurdica), que passava por dificuldades financeiras, emitiu ttulos privilegiados, sendo que o prprio Salomon (pessoa fsica) os adquiriu. A Pessoa Jurdica Salomon & Cia. faliu. No entanto, antes disso, pagou seu dbito para com a Pessoa Fsica Aaron Salomon (que era o credor com privilgios). A empresa no conseguiu pagar os demais credores, que no tinham preferncias. Entendeu-se inicialmente que Salomon usou a companhia como escudo para lesar os demais credores. A tese inicialmente vingou: Salomon teria agido com de m-f. No entanto a Cmara dos Lordes (uma espcie de segunda instncia) acabou por entender que a conduta de Salomon foi legal, pois ele (pessoa fsica) no poderia responder pelas dvidas de sua empresa (pessoa jurdica). Assim, apesar da tese ter sido perdedora no final do processo, ela acabou ganhando adeptos e repercutiu nos Estados Unidos, onde ganhou fora. Posteriormente retornou para os pases europeus e se difundiu. No Brasil os juzes comearam a aplic-lo como uma questo de justia, de equidade, coibindo assim os abusos e enriquecimentos sem causa (princpios que vedam o abuso do direito e da fraude contra credores). Com o tempo esta teoria (era apenas doutrina) foi ganhando fora, fazendo jurisprudncia, at

36

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


que acabou sendo inserida no Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC). Da foi se espalhando por todo o Direito brasileiro (ex: Lei Antitruste art. 18 da Lei 8.884/94; Lei do Meio Ambiente art. 4 da Lei 9.605/98) e acabou chegando tambm no Direito Civil, de forma expressa, com a edio do atual Cdigo (art. 50). Vamos explicar como funciona: Como sabemos, a pessoa jurdica, a exemplo da fsica, pode ser sujeito de direitos e obrigaes, tendo existncia independente dos membros que a compem, ou seja, sem qualquer ligao com a vontade individual das pessoas fsicas que a compem. Como disse atrs... Pessoa Jurdica uma coisa... Pessoas Fsicas que integram a Pessoa Jurdica outra coisa. Desta forma a Pessoa Jurdica somente responder pelos dbitos dentro dos limites do capital social, ficando a salvo o patrimnio individual dos scios que a compe. Devido a essa excluso de responsabilidade dos scios, que vigorava de forma plena em nosso Direito, a pessoa jurdica, por vezes, se desviava de seus princpios e finalidades, cometendo abusos, fraudes e desonestidades (evidente que se trata de uma minoria; no vamos aqui generalizar), provocando uma reao na doutrina e na jurisprudncia. A pessoa jurdica serviria apenas como um escudo, uma couraa ou um manto protetor de distores e fraudes levadas a efeito por uma pessoa fsica. Visando coibir tais abusos, surgiu a figura da desconsiderao, despersonalizao ou despersonificao da pessoa jurdica ou penetrao na pessoa fsica (alguns tambm chamam de desestimao da pessoa jurdica). Com isso, se alcanam as pessoas fsicas e seus bens que se escondem dentro de uma pessoa jurdica para fins ilcitos ou abusivos. Como se costuma dizer, com isso retira-se o vu da pessoa jurdica, deixando a descoberto o patrimnio das pessoas fsicas responsveis pelo dano. Tal instituto permite ao Juiz no mais considerar os efeitos da personificao da sociedade, para atingir e vincular tambm as responsabilidades dos scios, com intuito de impedir a consumao de fraudes e abusos, desde que causem prejuzos e danos a terceiros. Desta forma, os bens particulares dos administradores ou scios podem responder pelos danos causados a terceiros. Uma pessoa lesada por uma empresa pode ser ressarcida por meio das prprias pessoas que constituam a empresa. Neste caso especfico e determinado, o Juiz no leva em considerao a pessoa jurdica (da o termo desconsiderao da pessoa jurdica), decidindo como se a prpria pessoa fsica (ou natural) tivesse realizado o negcio. No entanto, o Juiz deve agir com cautela ao decidir pela desconsiderao. Deve examinar cada caso em particular, se foram preenchidos todos os requisitos legais para decretao da medida. como eu costumo dizer... cada caso um caso... Como disse, nosso atual Cdigo Civil acolheu tal princpio em seu art. 50: Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o Juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. Ocorre a confuso patrimonial, quando se analisa a escriturao contbil (ou das contas

37

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


bancrias) e apura-se que a sociedade costuma pagar as dvidas pessoais do scio, ou que este recebe crditos dela, etc. A doutrina costuma admitir a desconsiderao em outras hipteses (Amador Paes de Almeida): Quando os administradores utilizam a pessoa jurdica, aparentemente na forma da lei, com desvio de sua exata funo: 1) uso abusivo da sociedade; 2) fraude, como artifcio para prejudicar terceiros, levados a efeito dentro de presumida legalidade; 3) confuso patrimonial; 4) insuficincia do capital social para o exerccio de sua atividade empresarial. Devemos acrescentar que h uma proximidade entre a desconsiderao da personalidade jurdica e a fraude contra credores (que um vcio do negcio jurdico, que veremos em aula mais adiante). No entanto, a desconsiderao mais abrangente, pois pode se estender a casos em que no ficou caracterizada a fraude. At porque, o terceiro que foi prejudicado, no precisa ser, obrigatoriamente um credor e sim, qualquer sujeito de direito que foi lesado em seus interesses jurdicos. Portanto, a fraude no pressuposto para a desconsiderao. Fala-se atualmente em Teoria Menor e Teoria Maior da desconsiderao. A Menor aquela em que se dispensa um raciocnio mais cuidadoso para a incidncia do instituto, bastando que a diferenciao patrimonial da sociedade e scio seja um obstculo satisfao dos credores. Toda a vez que a pessoa jurdica no tenha bens suficientes em seu patrimnio para a satisfao de crdito os scios seriam responsabilizados. J na Teoria Maior necessrio necessrio maior apuro e preciso na constatao dos requisitos legais. No em qualquer hiptese que a desconsiderao se aplica; ela somente ocorrer em casos especiais previstos na lei. Foi esta a teoria adotada pelo Brasil. O estatuto legal pioneiro no Brasil sobre o tema foi o Cdigo de Defesa do Consumidor (C.D.C. Lei n 8.078/90), ainda em vigor. Prev tal estatuto: Art. 28: O Juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver abuso de direito, excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inativadade da pessoa jurdica causada por m administrao (...) 5: tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Existem outras leis que tambm tratam do assunto. Ex: Lei n 8.884/94 (art. 18), Lei n 9.605/98 (art. 4 - atividades lesivas ao meio ambiente), etc. Como se trata de medida excepcional, tem-se entendido que a desconsiderao da personalidade jurdica (ou, como tambm dizem outros doutrinadores, a superao episdica da personalidade jurdica) somente pode atingir os bens da pessoa que incorreu na prtica do ato irregular, aps a observncia dos parmetros exigidos pela lei. A jurisprudncia entende que a desconsiderao somente ocorre em relao aos gestores (ou seja, diretores, administradores ou qualquer que seja o nome dos scios que se acham investidos na administrao da sociedade) e no em relao a todos os scios,

38

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


indistintamente. Seria impraticvel, por exemplo, invocar-se a responsabilidade de todos os acionistas de uma sociedade annima. Esclareo que ainda vigora o princpio da autonomia subjetiva da pessoa jurdica, distinta da pessoa de seus scios. Mas tal distino afastada nas hipteses previstas na lei. Ou seja, a regra ainda a da considerao da personalidade jurdica, prevalecendo, sobretudo, a diferenciao patrimonial da sociedade e seus scios. No se retirou a personalidade jurdica de forma total. A aplicao da teoria no importa em dissoluo ou anulao da sociedade. Mas apenas a desconsidera em determinadas situaes especificadas na lei. Fala-se em desconsiderao inversa, como modalidade autnoma, quando se vincula o patrimnio da pessoa jurdica, para responsabiliz-la por uma obrigao contrada pelo scio. Exemplo: uma pessoa muito rica transfere todos os seus bens para uma Pessoa Jurdica da qual possui o controle absoluto. Assim, embora tecnicamente no seja proprietrio dos bens, continua a desfrutar de todos eles. E se a pessoa fsica contrair uma dvida, em tese, o credor no pode executar tais bens, pois eles no so dela, mas sim da pessoa jurdica. O devedor assim procede para lesar a pessoa de quem pediu o dinheiro emprestado ou para livrar os bens de uma futura partilha em uma separao judicial. Por meio da desconsiderao inversa se desconsidera a pessoa jurdica, para que a mesma responda com o seu patrimnio perante terceiros, pelas dvidas contradas pela pessoa fsica. Como uma evoluo da desconsiderao da personalidade jurdica tem-se adotado a Teoria da Sucesso de Empresas, pela qual, nos casos em que ficar patente a ocorrncia de fraude poder o magistrado estender as responsabilidades de uma empresa para outra (denominadas empresa sucedida e sucessora, respectivamente). Outra questo diz respeito hiptese em que uma Pessoa Jurdica controlada (direta ou indiretamente) por outra. Desconsidera-se uma, para atingir a outra. Mas h casos de difcil soluo por no se saber bem que a controladora. E mais. s vezes uma pessoa jurdica age no Pas com pouco ou nenhum patrimnio e est totalmente em mos de uma empresa escritural estrangeira (as chamadas off shores), praticando irregularidades. um caso de difcil soluo, cabendo ao Juiz avaliar este aspecto e onerar o patrimnio do verdadeiro responsvel pelo fato, sempre que um prejuzo injusto for ocasionado a terceiros. Outro ponto: cabe a desconsiderao da personalidade jurdica de um empresrio simples (art. 966, CC: "Considera-se empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios"), antes chamado de firma individual, empresa individual, ou, ainda, empresa unipessoal? H certa polmica sobre o tema. Alguns autores afirmam que no h como desconsiderar a sua personalidade jurdica, tendo em vista que pessoa fsica e a firma individual so a mesma pessoa. O seu titular atua em seu nome, por sua conta e risco. Na realidade a empresa individual mera fico jurdica, respondendo seu representante legal, com seus bens particulares, por todas as obrigaes contradas, inexistindo separao de patrimnio. No h bipartio entre a

39

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


pessoa natural e a firma por ela constituda. Uma e outra fundem-se, para todos os fins de Direito, em um todo nico e indivisvel. Uma est compreendida pela outra. Logo, quem contratar com uma est contratando com a outra e vice versa. Ela somente equiparada pessoa jurdica para fins tributrios. Mas pode ocorrer que o empresrio individual se disfarce de uma sociedade, apresentando-se no quadro societrio com 99% das quotas e o outro 1% de propriedade de um homem de palha (expresso utilizada para designar aqueles scios que existem apenas para se alcanar a pluralidade, uma vez que o ordenamento jurdico no admite, como regra, a unipessoalidade societria). Neste sentido, como assentou o Tribunal de Justia do Estado do Rio de Janeiro: "Com a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica visa-se coibir o uso irregular da forma societria, geradora da personalidade jurdica, para fins contrrios ao direito. A pessoa da sociedade no se confunde com a do scio, e isso um principio jurdico bsico, porm, no uma verdade absoluta, e merece ser desconsiderada quando a sociedade apenas um alter ego de seu controlador, em verdade comerciante individual". Meus amigos e alunos. Completando a aula, vamos agora apresentar o nosso quadro sintico, que um resumo do que foi falado na aula de hoje. Esse resumo tem a funo de ajudar o aluno a melhor assimilar e memorizar os conceitos e classificaes dadas em aula sobre o tema PESSOA JURDICA dando uma viso completa sobre o tema e tambm para facilitar a reviso da matria para estudos futuros. Vamos a ele.

QUADRO SINTICO PESSOAS JURDICAS


(arts. 40 a 69, CC)
CONCEITO Pessoa Jurdica (moral ou coletiva) Unidade de Pessoas Naturais (fsicas) ou de patrimnios, que visa a consecuo de certos fins, reconhecido como entidade com aptides de direitos e obrigaes; a lei empresta-lhe personalidade, capacitando-a para ser sujeito de direitos e obrigaes. Corrente majoritria Teoria da Realidade Tcnica. Smula 227 do Superior Tribunal de Justia: A pessoa jurdica pode sofrer dano moral. CLASSIFICAO PRINCIPAL A) Pessoas Jurdicas de Direito Pblico 1) Externo (art. 42, CC) Regulamentadas pelo Direito Internacional Ex: outros pases soberanos, Santa S, organismos internacionais (ONU, OEA). 2) Interno (art. 41, CC) O Estado. a) Administrao Direta ou Centralizada Unio, Estados Membros, Distrito Federal, Territrios e Municpios.

40

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


b) Administrao Indireta ou Descentralizada Autarquias, as Associaes Pblicas (Lei n 11.107/05) e as demais entidades de carter pblico criadas por lei (Fundaes Pblicas). B) Pessoas Jurdicas de Direito Privado (art. 44, CC) 1) Espcies a) Fundaes Particulares universalidades de bens personificados em ateno ao fim que lhes d unidade (arts. 62/69, CC). Registro da escritura pblica ou testamento. Dotao de bens livres que passam a ser inalienveis e especificao dos objetivos. b) Partidos Polticos (Lei n 10.825/03). c) Organizaes Religiosas (Lei n 10.825/03). d) Associaes unio de pessoas, sem finalidade lucrativa. e) Sociedades Simples ou Empresrias ambas visam finalidade lucrativa; no entanto a diferena est no seu objeto: exerccio (ou no) de atividade mercantil. Palavras chaves: organizao e atividade. Espcies: nome coletivo, comandita simples, conta de participao, limitada, sociedade annima (esta ser sempre empresria) e comandita por aes. Obs. Empresas Pblicas e Sociedades de Economia Mista so consideradas como Pessoas Jurdicas de Direito Privado. 2) Incio a) Ato Constitutivo ato jurdico unilateral inter vivos ou causa mortis (fundaes) ou ato jurdico bilateral ou plurilateral (associaes e sociedades). b) Registro Pblico inscrio dos contratos, estatutos ou compromissos no seu registro peculiar. Requisitos art. 46, CC. 3) Domiclio a) Direito Pblico art. 75, incisos I, II e III, CC. b) Direito Privado Diretoria e Administrao art. 75, inciso IV, CC. c) Pluralidade Domiciliar 75, 1, CC. d) Foro de Eleio escolhido no contrato. 4) Trmino dissoluo deliberada de seus membros; hipteses em que a lei determina; decurso de prazo (quando for constituda por prazo); falta de pluralidade de scios; dissoluo judicial. 5) Grupos Despersonalizados sociedades de fato ou irregulares, massa falida, esplio, etc. RESPONSABILIDADE Tanto as pessoas jurdicas de direito pblico como as de direito privado so responsveis pelo que estiver disposto no contrato (responsabilidade contratual), respondendo com seus bens pelo eventual descumprimento de clusulas contratuais. J na rbita extracontratual h certa diviso em relao a responsabilidade: a) Pessoa Jurdica de Direito Privado Regra possui responsabilidade indireta, ou seja, a pessoa jurdica deve reparar o dano causado pelo seu representante

41

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


que agiu de forma contrria ao direito. Alm disso, a responsabilidade solidria, pois em razo do vnculo entre a pessoa jurdica e seus funcionrios, a vtima pode reclamar os danos tanto da pessoa jurdica como do agente causador do dano. b) Pessoa Jurdica de Direito Pblico regra responsabilidade objetiva do Estado (art. 37, 6, CF/88 teoria do risco administrativo permite-se que a responsabilidade seja afastada em algumas hipteses). O Estado, como regra, responde independentemente de culpa (em sentido amplo). No entanto tem o mesmo ao regressiva contra o funcionrio causador do dano, se provada a culpa deste. O Estado no responde se no houver nexo de causalidade entre a conduta e o dano ou se houve culpa exclusiva da vtima no evento. DESCONSIDERAO DA PERSONALIDADE JURDICA disregard of the legal entity Art. 50, CC atinge e vincula responsabilidades dos scios (atingindo seus bens particulares), com intuito de impedir abuso da personalidade jurdica, desvio de finalidade ou confuso patrimonial. Previsto tambm no C.D.C., art. 28 e seu 5o.

TESTES
Lembrando que estes testes j caram em concursos anteriores e tm a finalidade de revisar o que foi ministrado hoje, completando a aula. Muitas informaes relativas matria, principalmente algumas situaes especiais esto nas respostas dos testes. Algumas dvidas que o aluno ficou em aula podem ser esclarecidas com os exerccios. Alm disso, o aluno vai pegando a malcia dos testes; o qu exatamente o examinador quer com tal questo. Ser que tem alguma pegadinha? Da a importncia de se fazer os testes e ler todas as respostas com ateno. Por tal motivo o gabarito totalmente comentado. Faam os exerccios com calma. No se afobem. No h motivos para isso. Se estiverem cansados, no faam neste momento. Deixem para depois. Tambm no faam os testes apenas por fazer. Eles devem ser encarados como uma forma de aprendizado. Tambm no se preocupem com o nvel de acerto. Neste momento isto no importante. Muitos exerccios tm um nvel elevado, acima dos concursos de uma forma geral. Agora, concentrem-se como se estivessem fazendo uma prova. Vamos comear... 01) (ESAF Fiscal de Rendas - Prefeitura do Rio de Janeiro ISS/RJ 2010) Assinale a opo CORRETA. a) o registro da pessoa jurdica declarar o modo por que se administra e representa, ativa e passivamente, judicial e extrajudicialmente. b) a capacidade de fato ou de exerccio inerente a todo o ser humano, j que a aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes. c) as pessoas com mais de 70 anos so consideradas relativamente incapazes, pois a lei presume que elas no tm o necessrio discernimento para praticar os atos da vida civil. d) o recm-nascido, por no poder exercer pessoalmente os atos da vida civil, no pode ter direitos e obrigaes de qualquer espcie.

42

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


e) os funcionrios pblicos consideram-se domiciliados no lugar onde exercem suas funes, mesmo que peridicas ou temporrias. 02) (MAGISTRATURA DE SO PAULO CONCURSO 171) A ideia de personalidade exprime a aptido genrica para adquirir direitos e contrair obrigaes. Assim sendo, face ao direito positivo: a) apenas o ser humano dotado de personalidade. b) todos os seres humanos e os entes morais (associaes, sociedades e fundaes) so dotados de personalidade. c) apenas o ser humano com capacidade plena dotado de personalidade. d) o esplio, a massa falida e a herana jacente tambm so dotados de personalidade. 03) (Edursan Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental Advogado Cvel 2009 Fundao Universo) Quanto aos direitos da personalidade: a) aplicam-se somente s pessoas naturais e s pessoas jurdicas de direito pblico. b) em nenhuma hiptese se aplicam s pessoas jurdicas. c) aplicam-se no que couber s pessoas jurdicas. d) aplicvel indistintamente s pessoas naturais e jurdicas. e) aplicam-se somente s pessoas naturais e s pessoas jurdicas constitudas na modalidade de associaes ou fundaes. 04) (CESPE - OAB/SP 2008) O conceito de pessoa jurdica pode ser entendido como o conjunto de pessoas ou de bens arrecadados que adquire personalidade jurdica prpria por uma fico legal. Entre as teorias que procuram justificar a existncia da pessoa jurdica, a adotada no Cdigo Civil de 2002 a Teoria: a) da realidade objetiva ou orgnica. b) da realidade tcnica. c) da fico. d) negativista. 05) (OAB/MG 2005) Sobre a personalidade, CORRETO afirmar que: a) todos os seres humanos, assim como as pessoas jurdicas, so dotadas de personalidade. b) apenas o ser humano dotado de personalidade. c) apenas o ser humano com capacidade plena dotado de personalidade. d) nem todos os direitos de personalidade so oponveis erga omnes.

43

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


06) (OAB/RS 2006) Quanto disciplina das pessoas de uma forma geral, assinale a assertiva CORRETA: a) tendo em vista que com a morte cessa a existncia da pessoa natural, no se atribui a tutela dos direitos de personalidade pessoa falecida. b) a morte presumida somente poder ser declarada em decorrncia da decretao de ausncia. c) para o Cdigo Civil as associaes tm finalidade precipuamente econmica. d) nos termos do Cdigo Civil as fundaes somente podero constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. 07) (T.R.F. 1a. Regio Tcnico Administrativo 2006) De acordo com o Cdigo Civil brasileiro, as autarquias, os partidos polticos e a Unio, so, respectivamente, pessoas jurdicas de direito: a) pblico interno, pblico interno e pblico externo. b) privado, pblico interno e pblico interno. c) pblico interno, privado e pblico interno. d) privado, pblico interno e pblico externo. e) pblico interno, privado e pblico externo. 08) So Pessoas Jurdicas de Direito Pblico: a) Unio, Estados-membros, Municpios e Empresa Pblica. b) Unio, Estados-membros, Municpios e Sociedades de Economia Mista. c) Unio, Estados-membros, Municpios Distrito Federal e Territrios. d) Unio, Estados-membros, Municpios, Autarquias e Empresas Pblicas. e) Unio, Estados Membros, Fundaes, Autarquias e Sociedades Civis sem finalidade lucrativa. 09) As Fundaes so: a) pessoas jurdicas de direito pblico ou privado, integradas por bens livres e com especificao de suas finalidades. b) pessoas jurdicas de direito pblico, integradas por bens livres e com especificao de suas finalidades. c) pessoas jurdicas de direito privado, integradas por bens livres e com especificao de suas finalidades. d) universalidade de bens, sem fim lucrativo e sem personalidade jurdica. d) universalidade de pessoas, despersonalizadas. 10) Assinale a alternativa que pode no corresponder a uma pessoa jurdica de direito pblico interno: a) as Autarquias. b) os Municpios.

44

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


c) as Associaes. d) a Unio. e) as Fundaes Pblicas. 11) Est CORRETO afirmar que: a) as sociedades simples s podem se dissolver pela vontade de seus scios. b) o patrimnio das associaes sempre ser distribudo para os associados em casos de dissoluo. c) h sociedades simples, que para se constiturem dependem de autorizao do governo. d) as fundaes so espcies de associaes. e) as sociedades simples no tm finalidade lucrativa. 12) (Tribunal Regional do Trabalho 3a Regio/MG Analista Judicirio 2005 - FCC) So pessoas jurdicas de direito privado: a) as sociedades de economia mista e as autarquias. b) as empresas pblicas e os municpios. c) as fundaes e o Distrito Federal. d) os partidos polticos e as organizaes religiosas e) o condomnio cio e as associaes. 13) (Procurador do Banco Central 2005) So Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno: a) as fundaes e as associaes. b) somente a Unio, os Estados, os Municpios e o Distrito Federal. c) as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. d) as autarquias e as associaes pblicas. e) os partidos polticos e as autarquias. 14) (Tribunal de Contas da Unio Analista de Controle Externo ESAF - 2006) As associaes pblicas so: a) pessoas jurdicas de direito pblico interno de administrao indireta. b) empresas pblicas. c) autarquias federais especiais. d) agncias reguladoras. e) pessoas jurdicas de direito pblico interno de administrao direta. 15) (FCC Procurador do Estado de Amazonas 2006) A criao e funcionamento das Organizaes Religiosas: a) so livres; entretanto permitido ao Poder Pblico negar reconhecimento dos seus atos constitutivos, permanecendo, neste caso, como entidades de fato.

45

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


b) dependem de autorizao do Poder Pblico, que poder negar-lhes reconhecimento se entender nocivas ou perigosas. c) so livres, sendo vedado ao Poder Pblico negar-lhes reconhecimento ou registro de seus atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. d) dependem de aprovao do Ministrio Pblico para terem seus atos constitutivos registrados. e) dependem do reconhecimento do Poder Pblico como entidades filantrpicas ou assistenciais. 16) (Tcnico do Ministrio Pblico da Unio 2007) A respeito das Pessoas Jurdicas, analise: I As autarquias, os partidos polticos e as organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito pblico interno. II Em regra, se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises se tomaro pela maioria de votos dos presentes. III Se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, o Juiz, a requerimento de qualquer interessado, nomear-lhe- administrador provisrio. IV As fundaes somente podero constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. CORRETO o que conta apenas em: a) I, II e III. b) I, II e IV. c) II e III. d) II, III e IV. e) II e IV. 17) (Tribunal Regional do Trabalho Analista Judicirio 2005) Uma associao civil, regularmente constituda e em funcionamento h mais de um ano, caso tenha um direito lquido e certo seu violado, de modo ilegal e abusivo, por ato de autoridade pblica, tem como remdio constitucional apropriado para sua defesa: a) ao civil pblica. b) mandado de segurana. c) habeas data. d) ao popular. e) mandado de injuno. 18) Assinale a alternativa CORRETA. a) a existncia legal das pessoas jurdicas de direito pblico comea com a inscrio do ato constitutivo no registro pertinente, cujo prazo decadencial

46

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


de 05 (cinco) anos para que o interessado postule a anulao de seus atos constitutivos. b) somente em carter excepcional, as pessoas jurdicas de direito pblico so civilmente responsveis pelos atos de seus representantes, que, nessa condio, causem danos a terceiros, quando agirem de modo contrrio ao direito ou faltando a dever prescrito em lei, exceto o direito de regresso contra os causadores do dano. c) so pessoas jurdicas de direito pblico a Unio, os Estados, os Municpios e os partidos polticos. d) so pessoas jurdicas de direito privado as associaes de utilidade pblica e, excepcionalmente, o Distrito Federal. e) obrigam as pessoas jurdicas os atos praticados por seus administradores, que forem exercidos dentro dos limites fixados no ato constitutivo das mesmas. 19) (ICMS/SP 2006) Tendo a estabelecimentos em lugares diferentes: Pessoa Jurdica diversos

a) seu domiclio ser considerado somente o lugar onde funcionar a respectiva diretoria. b) considerar-se- seu domiclio, apenas, a Capital Federal. c) no possui domiclio. d) seu domiclio ser considerado, apenas, o lugar onde funcionar o principal estabelecimento. e) cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. 20) (ICMS/SP 2006) Considere as afirmaes abaixo sobre as Pessoas Jurdicas: I Tm personalidade jurdica pblica as autarquias, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista. II Constituda uma fundao por negcio entre vivos, se o instituidor no lhe transferir a propriedade dos bens dotados, sero registrados em nome da fundao por mandado judicial. III Constituem-se as associaes particulares pela unio de pessoas fsicas ou jurdicas, que se organizam para fins no econmicos. IV Dissolvida a pessoa jurdica, promover-se- o cancelamento de sua inscrio no registro onde estiver inscrita. V Salvo disposio em contrria no estatuto, a qualidade de associado transmitida aos seus herdeiros, no momento da abertura da sucesso. Est CORRETO o que se afirma apenas em: a) I e II. b) I e III.

47

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


c) II e III. d) II e IV. e) IV e V. 21) Paulo, capaz, firmou declarao de dvida em nome de sociedade civil de que proprietrio de 75% de seu capital, sem ser diretor ou representante desta sociedade. Foi eleito para o exerccio da diretoria um ms depois de ter firmado a referida declarao. Nesse caso: a) a declarao anulvel, mas eficaz, ante o direito de propriedade de Paulo, que se elegeu diretor, ratificando, com isso, a declarao anterior. b) a declarao vlida e eficaz, tendo em vista que a sociedade manifestou sua vontade por seu verdadeiro proprietrio. c) a declarao nula e ineficaz, temporariamente, porque Paulo, mesmo proprietrio, no pode manifestar a vontade societria, enquanto no for diretor da sociedade. d) a declarao ineficaz, sem poder ratificar-se, porque a sociedade no manifestou sua vontade. 22) (MAGISTRATURA MINAS GERAIS 2004) trouxe uma srie de inovaes na disciplina das direito privado. Assinale abaixo a alternativa que atual regime das Pessoas Jurdicas no novo Cdigo O novo Cdigo Civil pessoas jurdicas de NO corresponde ao Civil:

a) se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises sero tomadas pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso. b) nas associaes, a excluso do associado s admissvel havendo justa causa, assim reconhecida em procedimento que assegure direito de defesa e de recurso, nos termos previstos no estatuto. c) quando insuficientes para constituir a fundao, os bens a ela destinados sero convertidos em ttulos da dvida pblica, se outra coisa no dispuser o instituidor, at que aumentados com os rendimentos ou novas dotaes, perfaam capital bastante. d) velar pelas fundaes o Ministrio Pblico do Estado onde situadas. e) nas associaes compete privativamente Assemblia Geral eleger e destituir administradores, aprovar as contas e alterar o estatuto. 23) No que diz respeito s Pessoas Jurdicas, INCORRETO afirmar: a) as pessoas jurdicas de direito pblico so civilmente responsveis pelos atos de seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, dolo ou culpa.

48

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


b) comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito pblico com a inscrio do ato constitutivo no registro pertinente, decaindo em cinco anos o direito do particular interessado pleitear a anulao de seus atos constitutivos. c) so pessoas jurdicas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico. d) obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. e) a massa falida e o esplio so considerados grupos despersonalizados. 24) (FCC Analista Judicirio TRT 2a Regio/SP 2006) O esplio, a massa falida e a herana jacente sero representados em juzo, ativa e passivamente, respectivamente por seu: a) curador, administrador judicial e inventariante. b) sndico, inventariante e curador. c) procurador sndico e curador. d) inventariante, administrador judicial e curador. e) inventariante administrador judicial e procurador. 25) (FCC Analista Judicirio do Tribunal de Justia de Pernambuco 2007) No que concerne s Pessoas Jurdicas, CORRETO afirmar: a) obrigam a pessoa jurdica os atos dos administradores, exercidos nos limites de seus poderes definidos no ato constitutivo. b) se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises sero tomadas necessariamente pela maioria de votos dos presentes. c) se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, o Juiz, de ofcio, nomearlhe- administrador provisrio. d) o poder pblico poder negar reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao funcionamento das organizaes religiosas. e) na hiptese de confuso patrimonial no caber a desconsiderao da personalidade jurdica para atingir os bens particulares dos scios. 26) (ESAF AFRF 2001) No caracteriza a empresa pblica: a) a adoo de qualquer forma jurdica admitida em direito. b) pessoal contratado sob o regime trabalhista. c) necessidade de lei autorizativa para a sua criao. d) incluso de seu pessoal nas regras de vedao de acumulao remunerada de cargos. e) personalidade jurdica de direito pblico. 27) (ESAF Auditor INSS/2002) De acordo com as normas legais vigentes, as chamadas fundaes pblicas, na area federal, so:

49

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


a) equiparadas s empresas pblicas. b) entidades privadas fora da Administrao. c) entidades da Administrao Indireta. d) regidas somente pelas disposies do Cdigo Civil. e) rgos da Administrao Direta. 28) (ESAF AFRF) O Instituto Nacional da Seguridade Social (INSS) uma: a) pessoa jurdica de direito pblico interno de administrao direta. b) associao pblica. c) pessoa jurdica de direito privado. d) pessoa jurdica de direito pblico interno de administrao indireta. e) fundao pblica. 29) Sociedade de economia mista e empresa pblica se diferem quanto ao seguinte elemento: a) regime jurdico de seu pessoal. b) composio de seu capital. c) natureza da sua atividade. d) personalidade jurdica privada. e) forma de sujeio ao controle estatal. 30) (Magistratura do Trabalho 15a Regio Campinas - 2007) Considerando os traos comuns s empresas pblicas e s sociedades de economia mista, assinale a alternativa INCORRETA: a) forma de organizao societria. b) sujeio ao controle estatal. c) vinculao aos fins definidos na lei. d) personalidade jurdica de direito privado. e) dependem de lei especfica, mas seus atos constitutivos devem ser registrados em repartio competente. 31) (Magistratura do Trabalho 15a Regio Campinas - 2007) A respeito da autarquia, entidade da administrao indireta, considerando as assertivas abaixo, CORRETO afirmar que: I) pessoa jurdica de direito pblico, mas est sujeita ao regime prprio das empresas privadas, inclusive quanto aos direitos e obrigaes civis, comerciais trabalhistas e tributrios. II) Possui autonomia, criado por lei, com personalidade jurdica pblica, patrimnio e receita prprios, para executar atividades tpicas da Administrao Pblica.

50

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


III) Tem administrao prpria, patrimnio prprio e desenvolve capacidade especifica para a prestao de determinado servio. IV) Embora seja autnoma, com administrao prpria, somente pode obter a criao de cargos, empregos e funes por meio de lei. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Somente trs assertivas esto corretas. c) Somente duas assertivas esto corretas. d) Somente uma assertiva est correta. e) Todas as assertivas esto erradas. 32) (Fundao Getlio Vargas - Agente Fiscal de Rendas do Rio de Janeiro 2008) No pode ser considerado como ente da Administrao Indireta: a) sociedade de economia mista. b) empresa pblica. c) secretaria de Estado. d) agncia reguladora. e) fundao pblica. 33) (OAB Exame Unificado 2009) A sociedade simples difere, essencialmente, da sociedade empresria porque: a) aquela no exerce atividade prpria de empresrio sujeito a registro, ao contrrio do que ocorre nesta. b) aquela no exerce atividade econmica nem visa ao lucro, ao contrrio desta. c) naquela, a responsabilidade dos scios sempre subsidiria, enquanto nesta, sempre limitada. d) aquela deve constituir-se apenas sob as normas que lhe so prprias, enquanto esta pode constituir-se utilizando-se de diversos tipos. 34) Relativamente s Associaes Civis, INCORRETO afirmar que: a) as associaes civis constituem um conjunto de pessoas que colimam fins ou interesses no econmicos, que podem ser alterados, pois seus membros deliberam livremente, j que seus rgos so dirigentes. b) o ato constitutivo da associao consiste num conjunto de clusulas contratuais vinculantes, que unem seus fundadores e os novos associados que, quando nela ingressarem devero se submeter aos seus comandos. c) a associao dever ser constituda por escrito, mediante redao de um estatuto, lanado no registro competente, contendo declarao unnime da vontade dos associados de se congregarem para formar uma coletividade, no podendo adotar qualquer das formas empresrias, visto que lhe falta o intuito lucrativo.

51

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


d) a associao um contrato pelo qual certo nmero de pessoas, ao se congregar, coloca em comum servios, atividades, conhecimentos, em prol de um mesmo ideal, objetivando um fim econmico ou no econmico, com ou sem capital, com ou sem intuito lucrativos e especulativo. 35) Uma pessoa instituiu uma fundao por escritura particular, com finalidade educacional e com dotao de bens livres, tendo registrado o instrumento no Cartrio de Ttulos e Documentos, deixando de mencionar a maneira de administr-la. a) a fundao no est corretamente instituda; todavia o registro supre a irregularidade, uma vez que a finalidade vlida, sendo possvel estipular, a posteriori, o modo de administr-la. b) a fundao est corretamente instituda, com registro e finalidade perfeitos, podendo estabelecer-se, a posteriori, o modo de administr-la. c) a fundao est corretamente instituda, porque nela o essencial a finalidade e a dotao de bens livres. d) a instituio fundacional nula, integralmente, como nulo o seu registro. 36) (ESAF AFRFB/2009) Na criao de fundao h duas fases: a) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, podendo revestir-se da forma particular, e a do registro pblico. b) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, pois requer instrumento particular ou testamento, e a do assento no registro competente. c) a do ato constitutivo, que deve ser escrito, e a da aprovao do Poder Executivo Federal. d) a da elaborao do estatuto por ato inter vivos (instrumento pblico ou particular), sem necessidade de conter a dotao especial, e a do registro. e) a do ato constitutivo, que s pode dar-se por meio de escritura pblica ou testamento, e a do registro. 37) (FCC Procurador do Estado AM 2006) A proteo dos direitos da personalidade: a) aplica-se somente s pessoas naturais e s pessoas jurdicas de direito pblico. b) em nenhuma hiptese se aplica s pessoas jurdicas. c) aplicvel indistintamente s pessoas naturais e jurdicas. d) aplica-se somente s pessoas naturais e s pessoas jurdicas constitudas na modalidade de associao ou fundao. e) aplica-se s pessoas naturais e, no que couber, s pessoas jurdicas. 38) Assinale a alternativa INCORRETA.

52

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


a) o Cdigo Civil disciplinou de forma autnoma os direitos da personalidade e determinou que essa disciplina seja aplicada, no que couber, s pessoas jurdicas. b) o instituto da ausncia, antes regulado no direito de famlia, figura hoje, na Parte Geral do Cdigo Civil e contempla um trplice aspecto: curadoria dos bens do ausente, sucesso provisria e sucesso definitiva. c) o Cdigo Civil admite a declarao de morte presumida, sem decretao de ausncia. d) na esteira do que j estava definido na Constituio de 1988, o Cdigo Civil consagrou a responsabilidade subjetiva das pessoas jurdicas de direito pblico interno. 39) (Advogado da Petrobrs 2006) O atual Cdigo Civil prev, expressamente, no seu artigo 50 a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica (disregard doctrine). Sobre esta teoria CORRETO afirmar: a) trata-se de adoo, pelo legislador, da Teoria Maior da desconsiderao da personalidade jurdica. b) pode ser aplicada sempre que se prove que a pessoa jurdica no tenha bens suficientes para a satisfao dos credores, responsabilizando os scios. c) trata-se de uma inovao que o Cdigo Civil introduziu em nosso Direito. d) possvel sua aplicao sempre que a personalidade jurdica for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. e) a positivao desta teoria no novo Cdigo Civil acabou por revogar, de forma implcita, os parmetros existentes na legislao esparsa. 40) (OAB/SP 2006) Segundo o Cdigo Civil, a desconsiderao da personalidade jurdica: a) deve ser utilizada sempre que no for possvel o ressarcimento de prejuzos pela pessoa jurdica. b) significa dissolver a pessoa jurdica para - com o capital arrecadado - pagar os credores. c) deve ser a regra nos casos de aes de cobrana de dvidas contra pessoas jurdicas. d) significa estender - em determinados casos - os efeitos de certas obrigaes da pessoa jurdica aos bens particulares dos scios. 41) (ESAF Auditor Fiscal do Trabalho 2010) Assinale a opo INCORRETA. a) as pessoas jurdicas de direito pblico a que se tenha dado estrutura de direito privado so regidas, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelo Cdigo Civil, salvo disposio em contrrio.

53

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


b) a existncia civil das pessoas jurdicas de direito privado comea com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. c) nos atos judiciais e extrajudiciais, as pessoas jurdicas sero representadas, ativa e passivamente, por quem os respectivos estatutos designarem, porm, no havendo designao estatutria, sero representadas pelos seus prepostos. d) as pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que, nessa qualidade, causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. e) a constituio das pessoas jurdicas de direito privado pode ser anulada, por defeito do ato respectivo, dentro do prazo decadencial de 3 anos, contado a partir da data da publicao de sua inscrio no registro. 42) (Fundao Getlio Vargas Advogado Banco do Estado de Santa Catarina) No que diz respeito s pessoas jurdicas, assinale a afirmativa CORRETA. a) as pessoas jurdicas no tm existncia distinta das dos seus membros. b) os scios, individualmente, tm legitimidade para defender os interesses da sociedade, em nome prprio, contra terceiros. c) sero representadas em juzo apenas ativamente, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores. d) sero representadas em juzo apenas passivamente, por quem os respectivos estatutos designarem, ou, no os designando, por seus diretores. e) a teoria da desconsiderao da pessoa jurdica aplicvel em caso de abuso na utilizao da entidade para prejudicar terceiros ou fraudar a lei. 43) (OAB/RS 2006) Quanto Pessoa Jurdica, em nosso ordenamento jurdico: a) o Ministrio Pblico parte ilegtima para requerer a desconsiderao da personalidade jurdica em caso de desvio de finalidade. b) no se aplica s Pessoas Jurdicas o regime dos direitos de personalidade previsto no Cdigo Civil. c) quando se tratar de tutela do consumidor a desconsiderao da personalidade jurdica poder ocorrer mesmo que no se configura o abuso de direito. d) as Pessoas Jurdicas no podem pleitear dano moral. e) as Pessoas Jurdicas, de uma forma geral, no respondem pelos atos de seus agentes que nesta qualidade causem danos a terceiros.

54

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


44) Com relao Pessoa Jurdica possvel entender que: a) invoca-se a desconsiderao da pessoa jurdica, quando h abuso, desvio de finalidade ou confuso patrimonial, somente para burlar terceiros. b) vigora o princpio da autonomia subjetiva da pessoa coletiva que no pode ser afastada em nenhuma hiptese. c) a sua extino instantnea, desde que a sua inscrio seja cancelada antes da liquidao. d) pode pleitear danos morais. e) se no ato constitutivo no ficar consignada a forma de administrao da pessoa jurdica, a Junta Comercial indicar, a requerimento de qualquer interessado, um administrador provisrio. 45) Sobre a desconsiderao da pessoa jurdica, assinale a alternativa INCORRETA: a) o Cdigo Civil consagrou a fraude como elemento necessrio aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica b) no direito brasileiro a teoria da desconsiderao da personalidade jurdica desafiava a regra do artigo 20 do Cdigo Civil de 1916 que afirmava terem as pessoas jurdicas existncia distinta da de seus membros c) no plano doutrinrio cabe invocar essa teoria quando a considerao da sociedade empresria implica a licitude dos atos praticados, exsurgindo a ilicitude apenas em seguida desconsiderao da personalidade jurdica da referida sociedade. d) a aplicao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica dispensa a propositura de ao autnoma para tal. 46) (Edursan Empresa Municipal de Desenvolvimento Urbano e Saneamento Ambiental Advogado Cvel 2009 Fundao Universo) Considerando a existncia de uma pessoa jurdica, assinale a alternativa CORRETA: a) a decretao da desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica pressupe a existncia de fraude a credores. b) os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito pblico. c) adquire-se a personalidade jurdica mediante a assinatura do contrato social. d) a pessoa jurdica tem direito a pleitear dano moral. e) as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, quanto ao seu funcionamento, no sero regidas pelo Cdigo Civil, em nenhuma hiptese. 47) A respeito das pessoas jurdicas, assinale a opo INCORRETA.

55

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


a) havendo dissoluo da pessoa jurdica, ela subsistir at o trmino do procedimento de liquidao e a averbao da dissoluo no registro em que ela estiver inscrita. b) as pessoas jurdicas, validamente constitudas, respondem somente com seu patrimnio pelos atos praticados por seus administradores, desde que esses atos sejam praticados sem abuso da personalidade jurdica. c) nas sociedades de pessoas, quando um scio morre, os remanescentes podem impedir o ingresso na sociedade do sucessor ou dos sucessores do de cujus, por meio da resoluo da sociedade, com a liquidao das quotas do scio falecido em favor de seus herdeiros. d) se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises so tomadas pela pessoa fsica que detiver o maior nmero de quotas da sociedade, salvo se o ato constitutivo dispuser de forma diversa. 48) (Analista Judicirio 1a Regio - TRT/RJ 2008) A pedido do Ministrio Pblico, Jos, Juiz de Direito, em ao que lhe competia intervir, decidiu estender aos bens de uma pessoa jurdica os efeitos patrimoniais de obrigao assumida por pessoa fsica que figura como scia majoritria. Jos entendeu que, em decorrncia da confuso patrimonial entre as referidas pessoas jurdica e fsica, houve leso ao credor. Considerando a situao hipottica acima, assinale a opo correta. a) a deciso de Jos implica desconsiderao da personalidade jurdica, mas, no poderia ter sido tomada nesta situao, pois depende exclusivamente do pedido das partes. b) Jos aplicou corretamente o que a doutrina denomina de desconsiderao inversa da personalidade jurdica, atingindo-se o patrimnio da pessoa jurdica para garantir a satisfao da obrigao assumida pela pessoa fsica que compe o quadro societrio da primeira. c) o CC prev, de forma expressa, a possibilidade de o Juiz determinar a desconsiderao da personalidade jurdica. No entanto a deciso tomada no caso em tela no encontra amparo na doutrina ou na jurisprudncia, pois foi atingido o patrimnio da pessoa jurdica, quando deveria ter sido atingido o patrimnio da pessoa fsica. d) a deciso foi correta, eis que aplicou a chamada teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, que, no Direito brasileiro, possui fonte exclusivamente jurisprudencial, sem que haja previso legal expressa desta possibilidade no CC. e) a deciso foi incorreta eis que, conforme disciplina a matria no CC, demandaria prova robusta do propsito de fraudar a lei ou de cometer ato ilcito, requisitos de orem subjetiva imprescindveis aplicao da desconsiderao da personalidade jurdica segundo o mencionado diploma. 49) (OAB/CESPE 2007.1) Acerca das pessoas e do domiclio, assinale a opo INCORRETA.

56

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


a) no cabvel a desconsiderao da personalidade jurdica em se tratando de firma individual. b) a fundao de direito privado no pode ter fins lucrativos. c) a Repblica Federativa do Brasil pessoa jurdica de direito pblico interno. d) tm domiclio necessrio o incapaz, o servidor pblico, o militar, o martimo e o preso. 50) (Magistratura do Trabalho 15a Regio Campinas - 2007) Considerando as assertivas abaixo, assinale a alternativa CORRETA: I) A fundao, nos termos do art. 44 do Cdigo Civil, universidade de bens personalizada pelo ordenamento jurdico para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia, pessoa jurdica de direito pblico. II) A responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito pblico objetiva, com base no risco administrativo, admitindo pesquisa acerca da culpa da vtima para excluso de sua responsabilidade. III) O Juiz, no processo de execuo pela aplicao da teoria da desconsiderao da personalidade jurdica, atinge com os atos expropriatrios os bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. IV) Figurando incapaz como ru em uma ao judicial, a demanda deve proposta no domiclio de seu procurador. V) Inadmissvel a pluralidade domiciliar da pessoa jurdica de direito privado, devendo ser demandada na sua sede. a) Todas as assertivas esto corretas. b) Somente uma assertiva est correta. c) Somente duas assertivas esto corretas. d) Somente trs assertivas esto corretas. e) Todas as assertivas esto erradas. 51) (Magistratura do Trabalho - 3a Regio/MG 2008) Sobre o tema pessoas (naturais e fsicas), analise as afirmativas abaixo e assinale a opo CORRETA: I) Ocorre a ausncia quando for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida, quando algum, desaparecido em campanha ou feito prisioneiro, no for encontrado at dois anos aps o trmino da guerra. II) O nome da pessoa e o pseudnimo adotado para atividades lcitas no podem ser empregados por outrem em publicaes ou representaes que a exponham ao desprezo pblico, ainda quando no haja inteno difamatria, ou usados, sem autorizao, em propaganda comercial.

57

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


III) As associaes so constitudas pela unio de pessoas que se organizam para fins no econmicos e seus estatutos regero os direitos e obrigaes recprocos entre os associados. IV) O domiclio da pessoa natural o lugar onde ela estabelece a sua residncia com nimo definitivo. Se, porm, a pessoa natural tiver diversas residncias, onde, alternadamente, viva, considerar-se- domiclio seu qualquer delas. tambm domiclio da pessoa natural, quanto s relaes concernentes profisso, o lugar onde esta exercida. Se a pessoa exercitar profisso em lugares diversos, cada um deles constituir domiclio para as relaes que lhe corresponderem. V) O Ministrio Pblico do Estado velar pelas fundaes nele situadas. Se elas estenderem a atividade por mais de um Estado, caber o encargo, em cada um deles, ao respectivo Ministrio Pblico. a) As afirmativas I e III esto corretas. b) As afirmativas II, IV e V esto corretas. c) As afirmativas I e II esto corretas. d) As afirmativas II e III esto corretas. e) As afirmativas II, III e IV esto corretas. 52) (CESPE/UnB Procurador do Estado do Cear 2008) A respeito das pessoas naturais e jurdicas, assinale a opo CORRETA. a) o patrimnio da sociedade distinto do pertencente aos scios. Assim, so impenhorveis os bens particulares dos scios pelas dvidas da sociedade, salvo quando constar do ato constitutivo da sociedade que os scios tm responsabilidade subsidiria pelas dvidas sociais. Nessa hiptese, por ocorrer a confuso patrimonial, o Juiz determinar a extino da personalidade jurdica, respondendo os scios pelas dvidas da sociedade. b) se a pessoa natural possuir diversas residncias de vivncia sucessivas, ser considerada seu domiclio qualquer uma dessas residncias ou o local onde essa pessoa for encontrada. Tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, ser considerado como domiclio a sua sede, para quaisquer atos praticados em nome da sociedade. c) define-se associao como a unio de pessoas que se organizam com finalidades econmica e lucrativa, que aufira rendas para o custeio de suas finalidades e para remunerar os servios prestados pelos associados. d) ter plena capacidade de direito significa ter aptido para exercer por si mesmo os direitos da vida civil, sem assistncia ou representao. Sendo assim, toda pessoa que tem aptido para adquirir direitos hbil para goz-los e exerc-los por si mesmo. e) os direitos de personalidade tm por finalidade proteger as qualidades e os atributos essenciais da pessoa humana, de forma a impedir que os mesmos possam ser apropriados ou usados por outras pessoas que no os seus titulares. Esses direitos no possuem valorao econmica, ou seja, so

58

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


extrapatrimoniais, embora, em caso de leso dignidade da pessoa humana, possam surtir efeitos patrimoniais consistentes na reparao por dano moral. 53) (Magistratura de So Paulo/2009 Concurso 182) A natureza jurdico-administrativa da Ordem dos Advogados do Brasil foi exaustivamente debatida pelo Supremo Tribunal Federal na ADIn 30264/DF. Alguns pontos fundamentais foram anotados, tais como: a) no uma autarquia especial. b) no presta servio pblico. c) integra a Administrao Pblica Indireta e se sujeita a controle estatal. d) no possui finalidade institucional. TESTES ESPECFICOS DA FUNDAO CESGRANRIO 01) (CESGRANRIO Advogado do Detran/Acre 2009) Nos termos do Cdigo Civil em vigor, pode ser considerada pessoa jurdica de direito pblico interno: a) esplio. b) sociedade simples. c) sociedade annima. d) associao pblica. e) condomnio. 02) (CESGRANRIO Analista Tcnico Jurdico/Tocantins 2004) Assinale a opo que apresenta pessoa jurdica de direito privado. a) Organizao das Naes Unidas. b) INSS. c) Partidos Polticos. d) Estados-membros. e) Autarquias. 03) (CESGRANRIO Prefeitura Municipal de Manaus Advogado 2005) Assinale a regra sobre as pessoas jurdicas que NO faz parte do ordenamento do Cdigo Civil Brasileiro. a) os partidos polticos sero organizados e funcionaro conforme o disposto em lei especfica. b) nos casos de dissoluo da pessoa jurdica ou cassada a autorizao para seu funcionamento, ela subsistir para os fins de liquidao, at que esta se conclua. c) so pessoas de direito pblico externo os Estados estrangeiros e todas as pessoas que forem regidas pelo direito internacional pblico.

59

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


d) so livres a criao e o funcionamento das organizaes religiosas, vedado, entretanto, seu reconhecimento pelo poder pblico, se defenderem idias tendentes a abolir a Federao ou a Repblica. e) comea a existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro, precedida, quando necessrio, de autorizao ou aprovao do Poder Executivo, averbando-se no registro todas as alteraes por que passar o ato constitutivo. 04) (CESGRANRIO Advogado da Empresa de Pesquisa Energtica EPE 2007) Acerca das Agncias Reguladoras Federais, CORRETO afirmar que: I Integram a Administrao Pblica Direta; II Seus dirigentes possuem mandato fixo; III No possuem autonomia financeira; IV Tm poder normativo. Esto CORRETAS as afirmativas: a) II e III, apenas. b) II e IV, apenas. c) I, II e IV, apenas. d) II, III e IV, apenas. e) I, II, III e IV. OBS: as questes adiante seguem o padro que a CESPE/UnB tambm costuma usar (embora nem sempre), julgando as assertivas e colocando CERTO ou ERRADO. Questo 01 Julgue os itens abaixo sobre as pessoas jurdicas. a) A existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado, como regra, independe de registro, bastando a aprovao de seu contrato social pelo Poder Executivo. b) Nem todos os direitos de personalidade se aplicam s pessoas jurdicas. c) As sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito pblico interno de administrao descentralizada, arroladas em tal condio no Cdigo Civil de 2002. Questo 02 (CESPE/UnB Procurador do Estado do Cear 2008) No que concerne ao direito de empresa, julgue os itens seguintes. a) As sociedades simples e as empresrias tm por objeto social a explorao e o desenvolvimento de atividade econmica com organizao profissional, voltada produo ou circulao de bens ou servios. Essas sociedades podem ou no ter personalidade jurdica. b) A sociedade em conta de participao formada por dois tipos de scios: o ostensivo e o oculto. Essa sociedade, que pode adotar como firma o nome

60

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


do scio ostensivo, adquire personalidade jurdica com o registro de seu contrato social, e a responsabilidade dos scios limita-se a sua participao societria. Questo 03 (CESPE/UnB Procurador Federal 2007) A propsito da veladura das fundaes pelo Ministrio Pblico, julgue os itens seguintes. a) Se uma fundao estender suas atividades por mais de um Estado, independentemente de ser federal ou estadual, sua veladura caber ao Ministrio Pblico Federal. b) De acordo com o STF, cabe ao Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territrios velar pelas fundaes direito privado em funcionamento no DF, sem prejuzo da atribuio, ao Ministrio Pblico Federal, da veladura das fundaes federais de direito pblico que funcionem, ou no, no DF ou nos eventuais territrios. Questo 04 (CESPE/UnB Defensor Pblico da Unio) A respeito das pessoas jurdicas, julgue o item abaixo. a) A desconsiderao da personalidade jurdica de uma sociedade permitida nos casos em que h desvio de seu objetivo social, independentemente da verificao de abuso da personalidade jurdica, da inteno de fraudar a lei ou de causar prejuzos prpria sociedade ou a terceiros. Por isso, depois de despersonalizada a sociedade, os bens particulares dos scios e dos administradores respondem pela dvida da pessoa jurdica. Questo 05 (CESPE/UnB) Em relao s pessoas jurdicas, julgue os itens subsequentes. a) A sociedade adquire personalidade jurdica no momento da celebrao do contrato social. b) No se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento da empresa. c) O empresrio casado pode, sem necessidade de outorga conjugal, qualquer que seja o regime de bens, alienar os imveis que integrem o patrimnio da empresa ou grav-los de nus real. d) Na sociedade limitada, a responsabilidade de cada scio restrita ao valor de suas quotas, mas todos respondem solidariamente pela integralizao do capital social ou, alternativamente, por contribuio equivalente que consista em prestao de servios. e) O Direito Civil estende s pessoas jurdicas a proteo dos direitos da personalidade, no que couber, havendo possibilidade de, inclusive, sofrer dano moral.

61

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


f) As sociedades simples so aquelas que tm por objeto o exerccio de atividades econmicas organizadas para a produo ou circulao de bens ou de servios prprias de empresrio. Questo 06 Em relao s autarquias, julgue os itens subsequentes: a) Desenvolvem atividades tpicas do Estado sendo criadas para a realizao de servios descentralizados da entidade instituidora, especialmente aquelas que requeiram para seu melhor funcionamento gesto financeira e administrativa prpria. b) No so subordinadas hierarquicamente entidade que as criou, sendo apenas a ela vinculadas, sujeitando-se, porm, ao chamado controle finalstico. c) Podem desempenhar atividades educacionais e previdencirias a elas outorgadas pela entidade instituidora. d) Integram a chamada administrao pblica centralizada, ao contrrio das empresas pblicas e as sociedades de economia mista que fazem parte da Administrao Centralizada. e) A lei instituidora no pode conferir privilgios a algumas autarquias em detrimento de outras; todas possuem o mesmo grau de autonomia. Questo 07 Julgue os seguintes itens. As autarquias: a) So criadas por lei especfica. b) So pessoas jurdicas de direito pblico interno. c) Fazem parte da administrao indireta. d) Constituem forma de desconcentrao poltica e) Gozam de autonomia poltica. f) Tm o patrimnio inicial formado pela transferncia de bens mveis e imveis da entidade matriz. g) seus contratos no se sujeitam licitao pblica. Questo 08 A respeito das fundaes pblicas, julgue os itens subsequentes. a) Como regra, so institudas para a prestao de servios atpicos do Estado, mas sempre de interesse coletivo, como assistncia educacional, sade, cultura, pesquisa, etc. b) Podem ser pessoas jurdicas de direito pblico e de direito privado. c) Suas reas de atuao devem estar definidas por lei complementar. d) Constituem uma universalidade de bens personalizada, destinada a um fim especfico. Questo 09 A respeito das fundaes pblicas, em relao Emenda Constitucional n 19/98, julgue os itens subsequentes.

62

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


a) H impedimento constitucional de acumulao de cargos, empregos e funes para seus servidores. b) No integram mais a Administrao Indireta. c) No h mais no Brasil entidade fundacional de direito pblico. d) Os contratos por elas precedidos devem ser objeto de licitao. Questo 10 A respeito das empresas pblicas e sociedades de economia mista, julgue os itens subsequentes. a) As empresas pblicas so pessoas jurdicas de direito privado, criadas por lei, com capital exclusivamente pblico, podendo revestir-se de qualquer das formas admitidas em direito, sendo que a exemplo das autarquias, no necessitam de registro de seus atos constitutivos. b) O capital da empresa pblica exclusivamente pblico, mas pode pertencer a uma ou mais entidades. c) As empresas pblicas e as sociedades de economia mista, bem como outras que explorem atividades econmicas sujeitam-se ao regime jurdico prprio das empresas privadas, inclusive quanto s obrigaes trabalhistas e tributrios. d) As sociedades de economia mista so pessoas jurdicas de direito privado, com participao do poder pblico e de particulares em seu capital, podendo se revestir de qualquer das formas admitidas em lei.

GABARITO COMENTADO
01) Alternativa correta: letra a. o que prev o art. 46, III, CC. As demais alternativas so recordaes a aula anterior. Vejamos.A letra b est errada, pois a aptido para adquirir direitos e contrair obrigaes a capacidade de direito (e no de fato ou exerccio). A letra c est errada, pois a idade avanada no limita a capacidade. A letra d est errada, pois o recm-nascido, embora no tenha capacidade de exerccio, possui capacidade de direito e, portanto, possui direitos e obrigaes na esfera civil. A letra e est errada, pois o servidor pblico considera-se domiciliado no lugar em que exerce permanentemente suas funes (art. 76, pargrafo nico, CC). 02) Alternativa correta: letra b. Todas as pessoas naturais (seres humanos, inclusive os absolutamente incapazes, pois basta nascer com vida) e as pessoas jurdicas (associaes, sociedades, fundaes, etc.) so dotadas de personalidade. Observem que o examinador usou a expresso entes morais como sinnimo de pessoas jurdicas. O art. 1 do CC prev que toda pessoa (incluem-se as pessoas naturais e as jurdicas) capaz de direitos e deveres na ordem civil. Alm disso, o art. 52, CC prescreve que aplica-se pessoa jurdica, no que couber, a proteo dos direitos da personalidade. Por esta razo as alternativas a e c esto erradas. A letra a porque afirma que somente o ser humano dotado de personalidade. J a letra c pior, pois afirma que apenas

63

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


o ser humano com capacidade plena dotado de personalidade. Ora, mesmo os absolutamente incapazes possuem personalidade e at mesmo capacidade de direito. O que lhes falta a capacidade de exercitar os seus direitos. A letra d tambm est errada. O esplio (que a reunio dos bens deixados por uma pessoa que faleceu), a massa falida (que a reunio dos bens que sobraram do falido) e a herana jacente e vacante (quando uma pessoa falece sem deixar herdeiros, os bens so arrecadados e no aparecendo herdeiro passam ao domnio do Municpio ou do Distrito Federal, se localizados nas respectivas circunscries ou ao domnio da Unio quando situados em territrio federal), so chamados de grupos despersonalizados, exatamente por no terem personalidade jurdica. 03) Alternativa correta: letra c. Fundamento jurdico: arts. 1 e 52 do Cdigo Civil 04) Alternativa correta: letra b. Existem diversas teorias que tentam identificar a natureza da personalidade da Pessoa Jurdica. A corrente majoritria acolheu a Teoria da Realidade Tcnica, onde a pessoa jurdica existe de fato e no como uma mera abstrao. Por isso reconhecida pelo Estado, com personalidade prpria, distinta da de seus membros. 05) Alternativa correta: letra a. Possuem personalidade tanto as pessoas naturais como as jurdicas, sendo os mesmo oponveis a terceiros (erga omnes). 06) Alternativa correta: letra d. Para a doutrina fundao um complexo de bens que assume a forma de pessoa jurdica para a realizao de um fim de interesse pblico, de modo permanente e estvel. Seus bens devem ser livres e constitudos para uma finalidade especfica, por seu instituidor. O Ministrio Pblico do Estado onde situada velar pela sua fiscalizao (art. 66, caput do CC). O pargrafo nico do art. 62, CC dispe que uma fundao somente pode se constituir para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. A letra a est errada. Trata-se de tema visto na aula anterior. Tanto o pargrafo nico do art. 12, CC, como o pargrafo nico do art. 20, CC, prevem que ao morto tambm h proteo dos direitos de personalidade e atribuem legitimidade ao cnjuge sobrevivente ou a seus parentes para a propositura de aes pertinentes. A letra b tambm est errada, pois o art. 7, CC permite a declarao de morte presumida sem a declarao de ausncia quando for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida ou tiver desaparecido em campanha ou feito prisioneiro e no foi encontrado at dois anos aps a guerra. A letra c est errada, pois o art. 53, CC determina que constituem-se as associaes pela unio de pessoas que se organizam para fins no econmicos. 07) Alternativa correta: letra c. Segundo o Cdigo Civil as pessoas jurdicas podem ser de direito pblico (interno ou externo) e de direito privado. O art. 41, CC enumera as pessoas jurdicas de direito pblico interno: a) Unio; b) Estados-membros, Distrito Federal e Territrios; c) Municpios; d) as Autarquias, inclusive as Associaes Pblicas (Lei no 11.107/05); e) as demais entidades de carter pblico criadas por lei (que so as fundaes pblicas). J

64

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


o art. 44, CC enumera as pessoas jurdicas de direito privado: a) Associaes; b) Sociedades (empresrias ou simples); c) Fundaes (particulares); d) Organizaes Religiosas; (Lei n 10.825/03); e) Partidos Polticos. (Lei n 10.825/03). Portanto, respondendo objetivamente a questo: Autarquias direito pblico interno (embora de administrao indireta); Partidos Polticos direito privado; Unio direito pblico interno (administrao direta). 08) Alternativa correta: letra c. Notem que essa alternativa est correta, mas refere-se apenas s Pessoas Jurdicas de Direito Pblico de Administrao Direta. Lembrem-se que as Autarquias, as Associaes Pblicas e as Fundaes Pblicas (que so entidades de carter pblico, institudas por lei) tambm so de Direito Pblico, porm de Administrao Indireta. Recordando: a Unio designa a nao brasileira, nas suas relaes com os Estados-membros que a compe e com os cidados que se encontram em seu territrio. Os Estados federados (Estados-membros) possuem autonomia administrativa, competncia e autoridade legislativa, executiva e judiciria sobre os negcios locais. J o Distrito Federal a capital da Unio, sendo equiparado a um Estado federado por ser sede da Unio, tendo administrao, autoridade e leis prprias atinentes aos servios locais. Tambm os Municpios legalmente constitudos, pois, tm interesses e economia peculiares. Por ltimo os Territrios, que embora no existam no momento, podem ser criados a qualquer tempo, desde que haja Lei Complementar autorizando (art. 18, 2o, CF/88). J quanto s Empresas Pblicas e as Sociedades de Economia Mista (alternativas a, b e d) no h dvida alguma de que so Pessoas Jurdicas de Direito Privado; realizam atividade econmica. Finalmente pode-se afirma que no existem mais as sociedades civis sem finalidade lucrativa (letra e). Se for sociedade, j est implcito que ela com finalidade lucrativa; visa o lucro. As associaes que no tm essa finalidade lucrativa. Mas seja uma sociedade (simples ou empresria), seja uma associao, ambas so de Direito Privado (art. 44, CC). 09) Alternativa correta: letra a. H duas espcies de Fundaes. As pblicas e as privadas. Observem, inicialmente que o Cdigo Civil se refere apenas s Fundaes Particulares (art. 44, III, CC). No entanto o art. 41, CC que se refere s pessoas jurdicas de direito pblico interno, usa, no inciso V, a expresso: demais entidades de carter pblico criadas por lei. Segundo a doutrina, de forma unnime, o legislador quis se referir s Fundaes Pblicas. Assim, embora elas no estejam expressas na lei, existem e se classificam neste item. Em ambas as espcies de fundao nota-se alguns pontos em comum que so: dotao de bens livres e especificao de seus objetivos. Na verdade a fundao constitui um acervo de bens, que recebe personalidade para a realizao de suas finalidades (culturais, religiosas, assistenciais ou morais). Seus bens so inalienveis e impenhorveis, havendo uma fiscalizao do Ministrio Pblico quanto ao cumprimento de seus objetivos (art. 66, CC). Na criao de uma fundao h duas fases: a) Ato Constitutivo (escritura pblica ou testamento); b) Inscrio do Ato Constitutivo em seu respectivo registro. 10) Alternativa correta: letra c. As Associaes, conforme o art. 44, CC, so pessoas jurdicas de Direito Privado. No entanto, notem que o atual art. 41,

65

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


inciso IV, CC, faz meno s associaes pblicas (inserida no CC pela Lei n 11.107/05). O teste foi capcioso, pois s menciona o termo associao, no dizendo expressamente se era particular ou pblica. Portanto devemos analisar a demais alternativas. Quanto s letras a, b e d (Autarquias, Municpio e Unio) no h dvida alguma de que so pessoas jurdicas de Direito Pblico (elas esto arroladas no art. 41, CC). J a letra e que poderia complicar um pouco. Trata-se de mais uma pegadinha. Pois da leitura do art. 44, CC, notase que as Fundaes so pessoas jurdicas de Direito Privado. No entanto, existem tambm as Fundaes Pblicas. Estas esto inseridas como pessoas jurdicas de Direito Pblico, no tpico demais entidades de carter pblico criadas por lei, mencionado no art. 41, inciso V, CC. Assim, embora no haja uma previso expressa no texto legal, est subentendido que pode haver Fundao Pblica. Por isso, esta alternativa tambm deve ser excluda. Assim, por excluso, ficamos com a letra c. 11) Alternativa correta: letra c. O fato que d origem Pessoa Jurdica de Direito Privado a vontade humana. A sua criao possui duas fases: o ato constitutivo (ex: estatuto, contrato social, etc) e o registro de seus atos constitutivos no registro peculiar (conforme o art. 45, CC vejam tambm o art. 1.150, CC). No entanto, algumas delas, excepcionalmente, necessitam de autorizao governamental. Citamos como exemplo os estabelecimentos de seguro. O prprio art. 45, CC menciona que o registro ser precedido, quando necessrio, de autorizao do Poder Executivo. J os arts. 1.123/1.125 do CC tambm prevem a possibilidade de autorizao do Poder Executivo para o funcionamento de certas sociedades. A letra a est errada, pois as sociedades podem se dissolver de diversas maneiras e no somente pela vontade de seus scios. Ex: decurso de prazo (quando ela tiver prazo determinado); morte dos scios ou a falta de pluralidade de scios; por deciso judicial, etc. Vejam a respeito o art. 1.033, CC. A letra b tambm est errada, pois o art. 61, CC determina que se houver dissoluo de uma associao, o seu patrimnio ser destinado entidade de fins no econmicos designada no estatuto. Sendo este omisso, ser encaminhado instituio municipal, estadual ou federal de fins idnticos ou semelhantes. Uma fundao nunca poder ser confundida com uma associao. De fato, h uma semelhana: em ambas h a unio de vrias pessoas, com acervo de bens, no havendo finalidade lucrativa. No entanto na Associao o patrimnio constitudo pelos associados, sendo um meio para atingir os seus objetivos (instrumental). J na Fundao o patrimnio provm do instituidor, sendo um de seus elementos essenciais, juntamente com o objetivo e a finalidade da fundao (letra d, portanto, est errada). Finalmente as sociedades, sejam simples ou empresrias, tm finalidade econmica ou lucrativa. As associaes que no tm. Portanto a letra e tambm est errada. 12) Alternativa correta: letra d. Notem que os partidos polticos e as organizaes religiosas foram inseridas no art. 44, CC, como pessoas jurdicas de direito privado por fora da Lei n 10.825/03. A letra a est errada por causa das autarquias e a letra b por causa dos Municpios. Podemos dizer que nas letras c e e h uma pegadinha. A letra c se refere s fundaes.

66

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


Sabemos que elas podem ser particulares ou pblicas (neste caso no h uma previso expressa do Cdigo; ela est subentendida na expresso demais entidades de carter pblico criadas por lei). Como a questo pede que se assinale as pessoas jurdicas de direito privado e tambm se admite a forma pblica para elas, a alternativa acabou ficando errada. O mesmo ocorre com as associaes que atualmente podem ter a forma pblica (art. 41, IV, CC inseridas pela Lei n 11.107/05) ou particular (art. 44, I, CC). Lembrando que condomnio cio o condomnio de apartamentos. 13) Alternativa correta: letra d. Segundo o art. 41, CC, so Pessoas Jurdicas de Direito Pblico Interno: Unio, Estados-membros, Distrito Federal, Territrios, Municpios, Autarquias, Associaes Pblicas e demais entidades de carter pblico criadas por lei (que so as fundaes pblicas). Cuidado, pois a Lei n 11.107/05 inseriu as Associaes Pblicas como nova modalidade de Pessoa Jurdica de Direito Pblico. Vejam como o examinador, de uma forma geral, gosta de novidades. A mencionada lei, que havia entrado em vigor naqueles dias, j foi exigida em um concurso. A letra a est errada, pois as fundaes (de uma forma geral) e as associaes (tambm de uma forma geral) so Pessoas Jurdicas de Direito Privado (art. 44, CC). A letra b est errada, pois embora as pessoas nela mencionadas sejam de direito pblico, no so apenas elas que esto no rol do art. 41, CC (a expresso somente est errada). A letra c est errada, pois embora no haja previso expressa do Cdigo neste sentido, no h dvida alguma (alis, trata-se de um caso raro de unanimidade na doutrina e na jurisprudncia) de que as empresas pblicas e as sociedades de economia mista sejam de direito privado. Apesar de terem capital pblico, so dotadas de personalidade jurdica de direito privado; so regidas pelas normas empresariais e trabalhistas (art. 173, 19, CF/88), mas com as cautelas do direito pblico. Finalmente a letra e tambm est errada, pois embora as Autarquias sejam de Direito Pblico, os Partidos Polticos so de Direito Privado (art. 44, CC, alterado pela Lei n 10.825/03, que inseriu tambm as organizaes religiosas como sendo de Direito Privado). 14) Alternativa correta: letra a. Pelo nosso Cdigo Civil as associaes pblicas so pessoas de direito publico interno (art. 41, inciso IV). E a doutrina as classifica como sendo de administrao indireta. 15) Alternativa correta: letra c. A Lei n 10.825/03 alterou o Cdigo Civil, incluindo as Organizaes Religiosas como Pessoas Jurdicas de Direito Privado. o que estabelece o art. 44, inciso IV, CC. J o 1 deste dispositivo determina que so livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das Organizaes Religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. 16) Alternativa correta: letra d. Esto corretas as alternativas II, III e IV. O item I est errado, pois os partidos polticos e as organizaes religiosas so pessoas jurdicas de direito privado (art. 44, CC). O item II est correto, pois o art. 48, CC prev que se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises se tomaro pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso. O item III est correto, pois o art. 49,

67

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


CC prev que se a administrao da pessoa jurdica vier a faltar, o Juiz, a requerimento de qualquer interessado, nomear-lhe- administrador provisrio. Por fim o item IV tambm est correto, pois o pargrafo nico do art. 62, CC determina que somente pode constituir uma fundao se a mesma tiver fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. 17) Alternativa correta: letra b. Esta questo possui mais elementos de Direito Constitucional do que Direito Civil propriamente dito. Mas interessante para o aluno, pois fornece uma viso geral do Direito. Sempre digo que o Direito deve ser visto como um todo; na verdade todas as normas (sejam constitucionais ou ordinrias, gerais ou especiais), princpios e instituies devem se inter-relacionar de forma harmnica, formando um s sistema. No caso da questo deve-se ingressar a ao de Mandado de Segurana, pois o art. 5, LXIX da Constituio Federal determina que conceder-se- Mandado de Segurana para proteger direito lquido e certo, no amparado por Habeas Corpus ou Habeas Data, quando o responsvel pela ilegalidade ou abuso de poder for autoridade pblica ou agente de pessoa jurdica no exerccio de atribuio do Poder Pblico. 18) Alternativa correta: letra e. Trata-se do texto literal do art. 47, CC. A alternativa a est errada, pois ela trata do incio da existncia legal das pessoas jurdicas de direito privado (e no de direito pblico como na alternativa), nos termos do art. 45, CC. Alm disso, o prazo decadencial para que algum interessado postule a anulao dos atos constitutivos de trs anos (e no de cinco), nos termos no pargrafo nico do dispositivo citado. A alternativa b est errada, pois a regra em nosso direito (art. 43, CC) a responsabilidade civil das pessoas jurdicas de direito pblico pelos atos de seus representantes (e no excepcionalmente, como na alternativa). Alm disso, a responsabilidade objetiva, nos termos do art. 37, 6, CF/88. A letra c est errada, pois os partidos polticos (Lei n 10.825/03) so pessoas jurdicas de direito privado. Por fim, a alternativa d tambm est errada, pois o Distrito Federal pessoa jurdica de direito pblico (art. 41, II, CC). 19) Alternativa correta: letra e. Em geral, o domiclio da Pessoa Jurdica de Direito Privado o lugar onde funciona sua respectiva diretoria e administrao, ou onde elegerem domiclio especial nos seus estatutos. No entanto o art. 75, 1, CC prev que tendo a pessoa jurdica diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. Admite-se, portanto, a pluralidade de domiciliar da pessoa jurdica, desde que ela tenha diversos estabelecimentos, como por exemplo, as agncias, os escritrios de representao, etc. 20) Alternativa correta: letra c. Esto corretas apenas o que se afirma nas alternativas II e III. Vamos analisar uma a uma. A afirmativa I est errada. As autarquias, as empresas pblicas e as sociedades de economia mista fazem parte da Administrao Indireta do Estado, mais isso no quer dizer que todas sejam Pessoas Jurdicas de Direito Pblico. As autarquias realmente so de Direito Pblico, mas as empresas pblicas e sociedades de economia mista so de Direito Privado. H uma unanimidade da doutrina quanto a isso. A afirmativa

68

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


II est correta. O fundador obrigado a transferir para a fundao a propriedade sobre os bens dotados; se no o fizer os bens sero registrados em nome dela por ordem judicial (art. 64, CC). Lembrem-se que a Fundao pode ser criada a partir de uma escritura (negcio entre vivos ou inter vivos) ou por um testamento (causa mortis). A afirmativa III tambm est correta. As associaes particulares se constituem pela unio de pessoas, que se organizam para fins no econmicos (art. 53, CC). A nica dvida que poderia ocorrer que a questo fala pessoas fsicas ou jurdicas. O Cdigo Civil fala apenas em pessoas, de uma forma genrica. Desta forma, nada impede que se admita interpretar esta expresso em um sentido mais amplo, englobando no s as pessoas fsicas como as jurdicas. Nada impede que diversas pessoas jurdicas criem uma associao, com finalidade no econmica, mas com o objetivo de melhor representar seus interesses de classe. Costumo citar, entre outros, o exemplo da ABIA, que a Associao Brasileira das Indstrias da Alimentao, formada, portanto, por pessoas jurdicas. A afirmao IV est incorreta. A extino da pessoa jurdica no se opera de modo instantneo; qualquer que seja o fator extintivo tem-se o fim da entidade. Porm, se houver dvidas a resgatar, ela continuar em fase de liquidao, durante a qual subsiste para a realizao do ativo e pagamento de dbitos. Assim, mesmo dissolvida ela ainda continua a funcionar para os fins de liquidao. Somente quando encerrada a liquidao, ocorre o cancelamento da inscrio da pessoa jurdica. Finalmente a afirmao V tambm est errada. Alis, o que a lei prev exatamente o contrrio. O art. 56, CC estabelece que a qualidade de associado intransmissvel, salvo se o estatuto dispuser de forma diversa. 21) Alternativa correta: letra d. Embora Paulo seja proprietrio da sociedade, a declarao foi firmada antes do mesmo ser eleito diretor. Portanto essa declarao no poderia ser vlida e eficaz (alternativa b), nem anulvel, porm eficaz (alternativa a) e muito menos nula e ineficaz temporariamente (algum j viu um ato nulo, temporariamente?) como previsto na alternativa c. Os atos praticados pelos administradores ou diretores apenas tm o condo de obrigar a sociedade, nos limites de seus poderes estabelecidos no ato constitutivo (quando da eleio). o que diz o art. 47, CC. Logo, qualquer obrigao assumida por quem no era representante da sociedade na ocasio (mesmo que seja o proprietrio) totalmente ineficaz em relao a ela, no importando se, posteriormente, o indivduo assumiu o cargo de diretor (que o representante da sociedade). Esta representao da Pessoa Jurdica tambm est prevista expressamente no art. 12, incisos I e II (para as Pessoas Jurdicas de Direito Pblico) e inciso VI (para as Pessoas Jurdicas de Direito Privado), do Cdigo de Processo Civil. 22) Alternativa incorreta: letra c. Notem que este teste caiu na Magistratura e retirou todas as suas alternativas de texto literal de artigos do Cdigo Civil. Ele pode ser considerado difcil, pois so itens pouco conhecidos e que caem pouco em concurso. Mas selecionamos a questo para dar uma viso ampla ao assunto, abrangendo todo o ponto do edital. Desta forma, apontamos a alternativa c como sendo a errada, pois o art. 63, CC determina que quando insuficientes para constituir a fundao, os bens a ela destinados sero, se outra

69

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


de outro modo no dispuser o instituidor, incorporados em outra fundao que se proponha a fim igual ou semelhante. As demais alternativas esto corretas. A letra a (art. 48, CC); letra b (art. 57, CC); letra d (art. 66 e pargrafo nico do CC) e finalmente a letra e tambm est correta (art. 59 e caput do CC). Em relao alternativa b, fiz uma adaptao na questo. Como tenho dito, costumo sempre fazer uma reviso geral nos testes, quando uma lei nova entra em vigor. Esta alternativa foi redigida de forma diferente. Ocorre que a Lei n 11.127/05 modificou a redao do art. 57, CC (observem que a prova foi realizada em 2004). Assim, para que esta questo ficasse atualizada, modifiquei a sua redao, deixando-a correta. 23) Alternativa incorreta: letra b. Esta alternativa tem uma sutileza. So as pessoas jurdicas de direito privado (associaes particulares, sociedades, fundaes privadas, etc.) que iniciam sua existncia com a inscrio do ato constitutivo no registro pertinente (art. 45, CC). Alm disso, o enunciado tem outro erro: o prazo decadencial, para um particular interessado em pleitear a anulao de seus atos constitutivos de trs anos (pargrafo nico do mesmo dispositivo). A letra a est correta, pois as pessoas jurdicas de direito pblico respondem pelos atos de seus agentes, que nesta qualidade causarem danos a terceiros (vejam o que diz o art. 43, CC e o art. 37, 6, CF/88). Provando-se que houve culpa ou dolo do funcionrio, a pessoa jurdica pode acion-lo, de forma regressiva. A alternativa c tambm est certa (art 42, CC). Inicialmente a Pessoa Jurdica de Direito Pblico pode ser classificada em interno e externo. Estas so as regulamentadas pelo Direito Internacional abrangendo: os Estados estrangeiros (outros pases soberanos) e os organismos internacionais (como a ONU, a OEA, etc.). A letra d tem previso legal no art. 47, CC. Indicado para representar uma pessoa jurdica, o administrador pratica diversos atos que criam obrigaes para a pessoa jurdica, desde que exercidos nos limites de seus poderes. Se ele extrapolar estes poderes, responder pessoalmente por este excesso. Finalmente, no s a massa falida e o esplio, mas tambm as sociedades irregulares, a herana jacente e vacante, etc, so considerados como grupos despersonalizados como corretamente afirma a letra e. 24) Alternativa correta: letra d. Esplio=Inventariante; Falida=administrador judicial; Herana Jacente=curador. Massa

25) Alternativa correta: letra a. Trata-se do texto expresso do art. 47, CC. A letra b est errada, pois o art. 48, CC prev que se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises sero tomadas pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de modo diverso (assim, o que est errado na afirmao a expresso necessariamente). A letra c est errada, pois o Juiz no caso, no pode agir de ofcio (ou seja, sem ser provocado). Como se trata de uma interveno judicial na esfera privada o Juiz somente deve assim proceder a requerimento de qualquer interessado (art. 49, CC). A letra d est errada, pois o art. 44, 1, CC determina que so livres a criao, a organizao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado (proibido) ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. A letra e est errada, pois a confuso patrimonial uma das hipteses que permite a

70

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica (art. 50, CC). Vejam outros testes sobre o tema mais adiante. 26) Alternativa incorreta: letra e. O erro de toda esta questo reside no fato de que a empresa pblica, apesar de pertencer Administrao Indireta, uma pessoa jurdica de direito privado. 27) Alternativa correta: letra c. As Fundaes Pblicas, pelo Decreto-Lei 200/67, fazem parte da Administrao Indireta. Embora no haja previso expressa, a doutrina admite duas espcies de Fundao Pblica: a) com personalidade jurdica de direito privado e com personalidade jurdica de direito pblico. Nesta ltima hiptese, embora o Cdigo Civil tambm no trate de forma expressa da Fundao Pblica, entende-se que ela se encaixaria no inciso V do art. 41, CC: So pessoas jurdicas de direito pblico interno: (...) as demais entidades de carter pblico criadas por lei. 28) Alternativa correta: letra d. O INSS uma pessoa jurdica de direito pblico interno de administrao indireta ou descentralizada. Na realidade, pode-se dizer que se trata de uma autarquia (art. 41, IV, CC). 29) Alternativa correta: letra b. A empresa pblica e a sociedade de economia mista se diferem por trs elementos: a) a forma jurdica (a sociedade de economia mista deve ser S/A; j a empresa pblica pode ter qualquer das formas admitidas em direito (Ltda., S/A, etc.); b) composio do capital (na sociedade de economia mista h uma conjugao de recursos pblicos e privados; na empresa pblica integralmente pblico); e c) foro processual (as causas em que as empresas pblicas federais forem interessadas, sero processadas, como regra, na Justia Federal, segundo o art. 109, I, CF/88; as empresas pblicas estaduais e municipais so julgadas na Justia estadual; j as sociedades de economia mista no tm foro especial, portanto as causas so julgadas na Justia estadual). O resto igual entre elas: o regime jurdico do pessoal de ambas o previsto na CLT; a natureza da atividade de ambas a explorao de atividades econmicas ou a execuo de servios pblicos; ambas so pessoas jurdicas de direito privado e ambas possuem a mesma forma de controle estatal. 30) Alternativa incorreta: letra a. O ponto de dessemelhana entre elas reside na forma societria: sociedade annima para a sociedade de economia mista e qualquer forma societria para a empresa pblica. 31) Alternativa correta: letra b. Trs assertivas esto corretas. O item I est errado, pois as autarquias, sendo pessoas jurdicas de direito pblico, esto sujeitas ao seu regime (e no ao regime das empresas privadas). As demais assertivas (II, III e IV) esto corretas. 32) Alternativa correta: letra c. As Secretarias de Estados (bem como os Ministrios, no plano Federal) no so pessoas jurdicas autnomas. Trata de uma s pessoa jurdica de direito pblico (no caso o Estado-membro) que distribui internamente as suas competncias. Chamamos isso de desconcentrao.

71

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


33) Alternativa correta: letra a. Segundo o art. 982, CC, salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria do empresrio sujeito a registro e simples as demais. 34) Alternativa incorreta: letra d. Trata-se de uma boa questo. Ela bem didtica, possibilitando ao aluno ler as trs primeiras alternativas, praticamente estudando a matria. A nica coisa errada em toda a questo que a associao uma pessoa jurdica de direito privado, sem finalidade lucrativa, criada com objetivos sociais, culturais, religiosos, etc. Portanto ela no pode ter fim econmico ou intuito lucrativo ou especulativo, como afirma a alternativa. O art. 53, CC muito claro neste sentido, no havendo margem para dvidas. 35) Alternativa correta: letra d. Considero esta questo difcil, pois muito maliciosa. Inicialmente o cabealho fala em fundao educacional. Esta finalidade no est prevista expressamente no pargrafo nico do art. 62, mas admite-se, por analogia (estaria no contexto de cultural). Mas no a que est o problema. O enunciado deixa claro que a fundao, ao ser instituda, no mencionou a forma de ser administrada. As alternativas abordam esse problema. E o candidato geralmente se apega neste ponto. A questo sugere que o ponto central da pergunta se refere forma de administrao de uma fundao. Mas isso no importante. A fundao (no caso uma fundao particular) um conjunto de bens que adquire personalidade jurdica com fim de alcanar objetivos (culturais, assistenciais, religiosos e morais). Os seus elementos essenciais so: dotao especial de bens livres, finalidade a que se destina e a forma de instituio: por escritura pblica ou testamento. Vejam que logo no enunciado o examinador fala que ela foi instituda por escritura particular. Por este motivo a instituio fundacional, bem como o seu registro so nulos. O art. 62, CC deixa claro que o fundador ir declarar, se quiser, a maneira de administrar a fundao. Portanto a forma de administrao no essencial para a instituio da fundao. 36) Alternativa correta: letra e. Para se criar uma fundao, necessrio que o seu instituidor o faa por escritura pblica ou testamento (art. 62, CC). Este o seu ato constitutivo. Depois, como se trata de uma pessoa jurdica de direito privado, deve o ato constitutivo ser inscrito no seu respectivo registro (art. 45, CC). As letras a, b e d esto erradas, pois mencionam a forma ou instrumento particular (deve ser pblico). A letra c est errada, pois no h interferncia do Poder Executivo para criao da fundao. 37) Alternativa correta: letra e. J vimos, nos artigos 11 a 21 do Cdigo Civil, os direitos da personalidade da pessoa natural (ou fsica). Estes dispositivos tambm podem ser aplicados quanto pessoa jurdica, por fora do art. 52, CC que lhe permite a proteo desses direitos, no que couber. Assim uma pessoa jurdica tem direito ao nome, marca, imagem, ao segredo, etc. Elas podem inclusive sofrer danos morais, podendo acionar o Judicirio para reparao desses danos. Trata-se da Smula 227 do Superior Tribunal de Justia: A pessoa jurdica pode sofrer dano moral. Mas evidente que as pessoas naturais e jurdicas no so iguais, por isso o direito proteo deve

72

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


ser analisado caso a caso pelo Juiz. E por isso que o legislador inseriu a expresso: no que couber. A letra b est totalmente errada, pois admissvel a sua aplicabilidade. A letra a est incompleta, pois so protegidos tambm os direitos da pessoa jurdica de direito privado. Da mesma forma a letra d est incompleta, pois so aplicveis a toda pessoa jurdica (e no somente s associaes e fundaes). Finalmente a letra c tambm est errada, pois ela afirma que se aplica indistintamente, o que no ocorre, pois o dispositivo legal citado contm a expresso: no que couber. 38) Alternativa incorreta: letra d. A Constituio Federal prev, em seu art. 37, 6 a responsabilidade objetiva das pessoas jurdicas de direito pblico (e, acrescentem-se, tambm as de direito privado prestadoras de servio pblico), por ato de seus agentes. J o artigo 43 do Cdigo Civil repetiu a mesma previso. Acrescentando algumas informaes questo, o mesmo artigo permite a ao regressiva contra o causador do ato. Ou seja, a pessoa jurdica de direito pblica pode acionar o seu agente, de forma regressiva, caso fique comprovado que este tenha agido com dolo ou culpa. A letra a est correta, pois o art. 52, CC determina que se aplica, no que couber, a proteo dos direitos de personalidade s pessoas jurdicas. Assim tudo o que foi dito sobre os direitos da personalidade da pessoa natural (ou fsica), se aplica, tambm, pessoa jurdica (no que couber). A alternativa b tambm est correta. No entanto a questo traz aspectos da aula anterior Pessoa Natural. Revejam esse importante ponto da aula anterior e confira, passo-a-passo, as trs fases do instituto da ausncia. Acompanhe com o Cdigo Civil artigos 22 a 39. A alternativa c tambm foi matria da aula passada. O art. 7o, CC prev expressamente a possibilidade da declarao de morte presumida, sem decretao de ausncia: for extremamente provvel a morte de quem estava em perigo de vida e tiver desaparecido em campanha ou feito prisioneiro e no foi encontrado at dois anos aps a guerra. 39) Alternativa correta: letra a. De fato o Brasil adotou a Teoria Maior da desconsiderao da personalidade jurdica, pois nesta h um exame mais profundo das hipteses de cabimento do instituto. Assim, no em qualquer hiptese que a desconsiderao se aplica; ela somente ocorrer em casos especiais previstos na lei. Prev o art 50, CC: Em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade, ou pela confuso patrimonial, pode o Juiz decidir, a requerimento da parte, ou do Ministrio Pblico quando lhe couber intervir no processo, que os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. A letra b est errada, pois o seu teor trata da chamada Teoria Menor, ou seja, para que o instituto fosse aplicado e se responsabilizasse os scios, bastaria que a pessoa jurdica no tivesse bens suficientes em seu patrimnio para a satisfao dos crditos. No foi esta a teoria adotada pelo Direito Civil. A letra c est errada, pois este dispositivo no foi inovador em nosso Direito. Inicialmente os Juizes comearam a aplic-lo mesmo sem que houvesse uma previso legal expressa, tendo-se em vista que era um princpio de justia, evitando-se, com isso, o enriquecimento ilcito. Posteriormente o Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC), de forma

73

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


expressa (art. 28 e seu 5), introduziu, tal regra em nosso ordenamento. Portanto, o Cdigo Civil no foi inovador quanto a isso. Em relao letra d, no podemos dizer que est errada quanto ao sistema da desconsiderao no Brasil, ou seja, possvel a sua aplicao quando a personalidade jurdica for obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. No entanto, como a prpria alternativa indica, este o texto do CDC e a questo se refere ao CC. Finalmente a letra e est errada, pois o disposto no CC no revogou os dispositivos que tratam sobre o tema. Como exemplo citamos que o CDC continua em pleno vigor, quanto relao de consumidores. As duas normas se interagem e se completam. 40) Alternativa correta: letra d. Trata-se da aplicao da parte final do art. 50, CC: ... os efeitos de certas e determinadas relaes de obrigaes sejam estendidos aos bens particulares dos administradores ou scios da pessoa jurdica. Reforando: A desconsiderao da personalidade jurdica uma exceo, portanto no pode ser usada em qualquer hiptese para ressarcimento de danos como menciona a letra a. Nem dissolver a pessoa jurdica para pagar os credores (letra b), muito menos ser usada como ao de cobrana contra as pessoas jurdicas (letra c). 41) Alternativa correta: letra c. Como regra, as pessoas jurdicas so representadas, nos atos judiciais e extrajudiciais pela pessoa indicada em seu ato constitutivo. Na sua omisso, a representao ser exercida por seus diretores. A previso da representao da pessoa jurdica se extrai de forma indireta, dos arts. 46, V e 47, CC e de forma expressa do art. 12, incisos I e II (Pessoas Jurdicas de Direito Pblico) e inciso VI (Pessoas Jurdicas de Direito Privado) do Cdigo de Processo Civil. Portanto, est errado afirmar que a representao se d pelo preposto. A alternativa a est correta, pois o que prescreve expressamente o pargrafo nico do art. 41, CC. A letra b est correta nos termos do art. 45, CC. A letra d est correta nos termos do art. 43, CC. E a letra e est correta nos termos do pargrafo nico do art. 45, CC. 42) Alternativa correta: letra e. Trata-se do art. 50, CC. A letra a est errada, pois a desconsiderao da pessoa jurdica a exceo. Ainda vigora a regra de que as pessoas jurdicas possuem existncia distinta das dos seus membros. A letra b est errada, pois os scios no tm legitimidade individual para defender os interesses da pessoa jurdica. A representao da pessoa jurdica deve ser feita por uma pessoa fsica, que ir exteriorizar a sua vontade. Em regra essa pessoa a indicada no prprio ato constitutivo da pessoa jurdica; na sua omisso, a representao ser exercida por seus diretores. As letras c e d esto erradas, pois a representao judicial ou extrajudicial se d ativa e passivamente. 43) Alternativa correta: letra c. A desconsiderao da personalidade jurdica est prevista no art. 50, Cdigo Civil e no art. 28 e seu 5 do Cdigo de Defesa do Consumidor (CDC). Embora a inteno seja a mesma, as hipteses de ambos os Cdigos so um pouco diferentes. Pelo CDC o Juiz poder desconsiderar a personalidade jurdica da sociedade quando, em detrimento do consumidor, houver no s o abuso de direito, como tambm excesso de poder, infrao da lei, fato ou ato ilcito ou violao dos estatutos ou contrato social. A

74

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


desconsiderao tambm ser efetivada quando houver falncia, estado de insolvncia, encerramento ou inativadade da pessoa jurdica causada por m administrao. Alm disso, tambm poder ser desconsiderada a pessoa jurdica sempre que sua personalidade for, de alguma forma, obstculo ao ressarcimento de prejuzos causados aos consumidores. Portanto mesmo que no esteja configurado o abuso de direito, pode ser decretada a desconsiderao, desde que configurada uma das outras hipteses. A letra a est errada, pois o art. 50, CC permite que o Juiz desconsidere a personalidade jurdica, a requerimento da parte ou do Ministrio Pblico (nos casos em que lhe couber intervir no processo), em caso de abuso da personalidade jurdica, caracterizado pelo desvio de finalidade ou pela confuso patrimonial. Portanto o Ministrio Pblico parte legtima para tanto. A letra b est errada, pois o art. 52, CC prev que se aplica Pessoa Jurdica, no que couber, a proteo dos direitos da personalidade. Por este mesmo motivo a letra d est errada, pois como a Pessoa Natural pode pleitear indenizao por danos morais, este direito estendido s Pessoas Jurdicas por fora deste dispositivo. Finalmente a letra e est errada, pois o art. 43, CC prev que as pessoas jurdicas de direito pblico interno so civilmente responsveis por atos dos seus agentes que nessa qualidade causem danos a terceiros, ressalvado direito regressivo contra os causadores do dano, se houver, por parte destes, culpa ou dolo. 44) Alternativa correta: letra d. O art. 52, CC prescreve que se aplicam s Pessoas Jurdicas as regras referentes proteo dos direitos da personalidade da Pessoa Natural, no que couber. Violados um desses direitos, h a possibilidade de se ingressar em juzo com uma ao de reparao de danos materiais e morais. Portanto a Pessoa Jurdica pode pleitear danos morais (Smula 227 STJ). Embora a letra a no possa ser considerada totalmente errada, mas o art. 50, CC, que trata sobre a desconsiderao da personalidade da pessoa jurdica, no menciona a expresso somente para burlar terceiros. Por tal motivo a consideramos como errada. A letra b est errada, pois a expresso autonomia subjetiva da pessoa coletiva (ou jurdica) deve ser entendida como sendo a regra de que a responsabilidade da pessoa jurdica independente em relao aos membros que a compe. De fato esta a regra. No entanto a desconsiderao da pessoa jurdica (art. 50, CC) a exceo, permitindo a responsabilidade da pessoa fsica em determinados casos especiais previstos na lei. Lembrem que a alternativa diz que esta autonomia no pode ser afastada em nenhuma hiptese, o que est errado, devido exceo mencionada. A letra c est errada, pois o art. 51, CC prescreve que nos casos de dissoluo da pessoa jurdica ela subsistir para os fins de liquidao, at que esta se conclua (portanto sua extino no instantnea; deve-se aguardar todo o processo de liquidao). A letra e tambm est errada, pois se no ato constitutivo no ficar consignada a forma de administrao da pessoa jurdica, quem ir nomear um administrador provisrio o Juiz (conforme o art. 49, CC). 45) Alternativa incorreta: letra a. Questo que envolve certa carga doutrinria, por isso a reputamos como difcil. O tema est previsto no art. 50, CC. Notem que, para que seja desconsiderada a personalidade jurdica, exige-se o abuso da personalidade, que pode ser caracterizado pelo desvio de finalidade

75

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


(ao invs de fazer o que foi determinado pela assemblia geral da sociedade, o administrador pratica outro ato) ou pela confuso patrimonial. No entanto no necessria, obrigatoriamente, a existncia de atos fraudatrios. O instituto da desconsiderao mais abrangente e se estende a casos em que no ficou caracterizada uma fraude. O Cdigo anterior realmente afirmava que as pessoas fsicas que compem uma pessoa jurdica possuam existncia distinta, no se confundindo seu patrimnio. Portanto a letra b est correta. No entanto, apesar daquele dispositivo os juzes j estavam aplicando a desconsiderao, pois se trata de impedir leso a patrimnio de outrem, pela m-f do empresrio. Evita-se um enriquecimento ilcito. Alm disso, o art. 28 e seu 5, do Cdigo de Defesa do Consumidor tambm previa (e ainda prev) tal situao. Em que pese o linguajar mais empolado da alternativa c, ela est correta. Vejam que a desconsiderao ainda uma situao de exceo, pois o normal que a sociedade pratique atos lcitos. Quanto letra d, apesar da lei nada mencionar, uma situao prtica. Ou seja, uma pessoa pode entrar com uma ao cobrando determinada importncia e no curso desta ao requerer a desconsiderao. Em outras palavras: no necessrio propor outra ao (a ao autnoma, mencionada na questo) para discutir a matria. A desconsiderao pode ser discutida como matria incidental da ao principal. 46) Alternativa correta: letra d. As pessoas jurdicas, nos termos da Smula 227 do STJ, podem sofrer dano moral e, conseqentemente, pleitear indenizao. A letra a est errada, pois embora haja uma proximidade dos institutos, no indispensvel a caracterizao da fraude contra credores para que o juiz desconsidere a personalidade da pessoa jurdica, pois esta mais abrangente. O art. 50, CC admite a desconsiderao em outras situaes, como por exemplo, a confuso patrimonial. A letra b est errada, pois os partidos polticos so pessoas jurdica de direito privado (art. 44, V, CC). A letra c est errada, pois a personalidade da pessoa jurdica (de direito privado) se inicia com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro (art. 45, CC). A letra e tambm est errada, pois o pargrafo nico do art. 41, CC determina que: salvo disposio em contrrio, as pessoas jurdicas de direito pblico, a que se tenha dado estrutura de direito privado, regem-se, no que couber, quanto ao seu funcionamento, pelas normas deste Cdigo. 47) Alternativa incorreta: letra d. Se a pessoa jurdica tiver administrao coletiva, as decises so tomadas pela maioria de votos dos presentes, salvo se o ato constitutivo dispuser de forma diversa. A letra a est correta nos termos do art. 51, CC. A letra b est correta nos termos do art. 47, CC. A letra c tambm est correta, pois na sociedade de pessoas a qualidade do scio intransmissvel (art. 56, CC). 48) Alternativa correta: letra b. Trata-se da desconsiderao inversa da personalidade jurdica. 49) Alternativa incorreta: letra c. Questo capciosa. Repblica Federativa do Brasil e Unio so termos usados para significar os mesmos entes. No entanto, costuma-se afirmar que a primeira expresso usada no plano externo, para identificar o Brasil perante os outros pases. Neste caso seria uma pessoa jurdica de direito pblico externo (ou internacional). E a

76

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


segunda expresso (Unio) usada no plano interno (pessoa jurdica de direito pblico interno). At porque o art. 41, I CC, quando se refere s pessoas jurdicas de direito pblico interno, usa a expresso Unio. Por tal motivo a afirmao estaria errada. A letra a est correta. Trata-se de outro entendimento doutrinrio. Na realidade pessoa fsica e a firma individual (fico jurdica) so a mesma pessoa. Portanto no h necessidade de desconsiderar a sua personalidade jurdica. O que deseja o instituto da desconsiderao?? Invadir os bens particulares dos administradores ou scios de uma pessoa jurdica!! Ora, se a firma individual e pessoa fsica so os mesmo entes, inexistindo separao de patrimnio, conclui-se que o juiz pode, automaticamente, invadir seus bens particulares, sem a necessidade de justificar o uso do instituto previsto no art. 50, CC. O seu titular atua em seu nome, por sua conta e risco. Ele responde com seus bens particulares, por todas as obrigaes contradas, no havendo separao de patrimnio. No h bipartio entre a pessoa natural e a firma por ela constituda. Uma e outra fundem-se, para todos os fins de Direito, em um todo nico e indivisvel. Uma est compreendida pela outra. Logo, quem contratar com uma est contratando com a outra e vice versa. Mas devemos fazer uma ressalva: a firma individual equiparada pessoa jurdica para fins tributrios. A letra b mais fcil porque uma fundao (seja de direito pblico ou privado) no pode ter finalidade lucrativa. Alis, o art. 62, pargrafo nico, CC estabelece que a fundao somente poder constituir-se para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. A letra d tambm est correta, nos termos do art. 76, CC. 50) Alternativa correta: letra c. Duas assertivas esto corretas: II e III. O item I est errado, pois a fundao, nos termos do art. 44 pessoa jurdica de direito privado. O item II est correto (art. 43, CC e 37, 6o, CF/88); este tema ficar mais claro com aula sobre responsabilidade civil. O item III est correto, nos termos do art. 50, CC. O item IV est errado, pois a ao deve ser proposta no domiclio de seu representante legal. Lembrem que a questo fala em procurador. Ocorre que o procurador um representante convencional e no legal, da o erro da questo. Finalmente o item V est errado, pois o art. 75, 1o, CC prev que se a pessoa jurdica tiver diversos estabelecimentos em lugares diferentes, cada um deles ser considerado domiclio para os atos nele praticados. 51) Alternativa correta: letra b. Esto corretas as afirmativas II, IV e V. Algumas afirmaes fazem parte da aula anterior. Vamos relembrar. A afirmao I est errada, pois a situao narrada hiptese de declarao de morte presumida sem decretao de ausncia (art. 7o, CC). A afirmativa II est correta; trata-se de um resumo dos arts. 17, 18 e 19, CC. A afirmativa III est errada, pois o de fato, o art. 53 e seu pargrafo nico do CC prev que as associaes so constitudas pela unio de pessoas que se organizam para fins no econmicos; porm no h entre os associados direitos e obrigaes recprocos. A afirmativa IV esta correta; trata-se dos arts. 70 a 72, todos do CC. Finalmente a assertiva V est correta, nos termos do art. 66 e seu 2, CC. 52) Alternativa correta: letra e. A questo mistura conceitos da aula sobre pessoa natural e jurdica. A letra a est errada, pois se trata de uma

77

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


regra que admite excees. Em caso de confuso patrimonial o Juiz pode decretar a desconsiderao da personalidade jurdica da sociedade, sendo que os bens particulares dos scios respondero para certas e determinadas obrigaes (art. 50, CC). No necessrio que conste no ato constitutivo da sociedade tal fato, pois a desconsiderao decorre da lei. Alm disso, desconsiderada a pessoa jurdica, no ocorre de imediato a extino; segundo a doutrina, a conceituao apresentada pelo Cdigo no sentido de que a desconsiderao temporria, no sendo causa de extino da pessoa jurdica. A letra b est bem errada. Se a pessoa natural possuir diversas residncias onde alternadamente viva, ser considerada seu domiclio qualquer uma dessas residncias (art. 71, CC). Somente se ela no tiver uma residncia habitual o domiclio ser considerado o local onde estiver (art. 73, CC). Alm disso, se a pessoa jurdica tiver diversos estabelecimentos em lugares diferentes, ser considerado como domiclio cada um deles, para os atos nele praticados (art. 75, 1o, CC). A associao no tem finalidade econmica (art. 53, CC) e por tal motivo a alternativa c est errada. A alternativa d comeou bem. Mas finalizou errado, pois toda pessoa que tem aptido para adquirir direitos, realmente hbil para goz-los. Mas nem sempre para exerc-los, pois uma pessoa pode ter capacidade de direito (ou de gozo), mas no de exerccio (ou de fato). 53) Alternativa correta: letra a. O STF, embora por maioria de votos entendeu que a OAB no integra a Administrao Pblica, seja direta ou indireta. Portanto, apesar de prestar um servio pblico, possui um carter independente, com finalidade institucional, no considerada como uma autarquia, mesmo que em regime especial. GABARITO DOS TESTES DA CESGRANRIO 01) Alternativa correta: letra d. Associao Pblica, nos termos do art. 41, inciso IV, CC. 02) Alternativa correta: letra c. Os partidos polticos so pessoas jurdicas de direito privado, nos termos do art. 44, V, CC. A OEA pessoa jurdica de direito pblico externo; o INSS uma autarquia (pessoa jurdica de direito pblico interno de administrao indireta). Os Estados so pessoas jurdicas de direito pblico interno de administrao direta. 03) Alternativa incorreta: letra d. Cuidado. Observem que o examinador deseja que se assinale a alternativa que contm uma regra que NO pertence ao nosso ordenamento. Ou seja, quer que se assinale a alternativa errada. O Cdigo Civil no estabelece restrio alguma para o funcionamento das organizaes religiosas. Ao contrrio. O art. 44, 1o, CC estabelece que so livres a criao, a organizao, a estruturao interna e o funcionamento das organizaes religiosas, sendo vedado ao poder pblico negar-lhes reconhecimento ou registro dos atos constitutivos e necessrios ao seu funcionamento. Alm do mais, o regime republicano sequer considerado como uma clusula ptrea pelo art. 60, 4o da CF/88.

78

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


04) Alternativa correta: letra b. Esto corretas apenas as afirmativas II e IV. As agncias reguladoras integram a administrao pblica indireta (so consideradas como autarquias especiais); seus dirigentes possuem mandato fixo; elas possuem autonomia financeira, tendo poder normativo. GABARITO DOS TESTES DA CESPE/UnB CERTO OU ERRADO Questo 01 a) Errado. A existncia legal e a personalidade jurdica da pessoa jurdica obtida a partir da inscrio do ato constitutivo no respectivo registro (art. 45, CC e art. 119 da Lei n 6.015/73). b) Certo. No tocante s pessoas jurdicas, realmente nem todos os direitos da personalidade lhes so aplicados, reservando apenas o que couber (art. 52, CC). c) Errado. As sociedades de economia mista, embora faam parte da Administrao Indireta, so pessoas jurdicas de direito privado. Alm disso, sequer esto mencionadas expressamente do Cdigo Civil. Questo 02 a) Errado. A sociedade simples no realiza atividade econmica organizada para a produo ou circulao de bens ou servios. Esta caracterstica somente da sociedade empresria. A sociedade simples a formada por pessoas que exercem profisso intelectual (gnero), de natureza cientfica, literria ou artstica (espcies), mesmo se contar com auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. b) Errado. A sociedade em conta de participao est prevista nos arts. 991 a 996, CC. Nela a atividade constitutiva do objeto social exercida unicamente pelo scio ostensivo, em seu nome individual e sob sua prpria e exclusiva responsabilidade. Sua constituio independe de qualquer formalidade, sendo espcie de sociedade no personificada, pois no necessrio o registro de seu contrato social. Questo 03 a) Errado. Nos termos do art. 66, 2o, CC se a fundao estender suas atividades por mais de um Estado, sendo estadual, sua veladura caber ao Ministrio Pblico de cada Estado respectivo. b) Certo. Como vimos na aula, o 1o do art. 66, CC foi objeto de uma Ao Direta de Inconstitucionalidade, sendo que o Supremo Tribunal Federal declarou a inconstitucionalidade deste pargrafo. Se a fundao privada funcionar no DF, a competncia para fiscalizao do Ministrio Pblico do Distrito Federal e Territorial (MPDFT), e no Federal. Ressalva-se, no entanto, a atribuio do Ministrio Pblico federal para velar pelas fundaes federais de direito pblico. Questo 04

79

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


a) Errado. A desconsiderao da personalidade jurdica, prevista no art. 50, CC uma exceo em nosso Direito. Por isso necessria a prova do abuso da personalidade jurdica ou da inteno de fraudar a lei ou de causar prejuzos prpria sociedade ou a terceiros. Questo 05 a) Errado. Uma sociedade adquire a personalidade com a inscrio do ato constitutivo no respectivo registro (arts. 45 e 967, CC). b) Certo. Prev o art. 966, CC que considerado empresrio quem exerce profissionalmente atividade econmica organizada para a produo ou a circulao de bens ou de servios. Mas o seu pargrafo nico determina que no se considera empresrio quem exerce profisso intelectual, de natureza cientfica, literria ou artstica, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores, salvo se o exerccio da profisso constituir elemento de empresa. c) Certo. o que prev o art. 978, CC. d) Errado. O art. 1.052, CC no menciona a possibilidade alternativa. e) Certo. O art. 52, CC prev que se aplica s pessoas jurdicas, no que couber, a proteo dos direitos de personalidade. A Smula 227 do STJ prev que a pessoa jurdica pode sofrer dano moral. f) Errado. Nos termos do art. 982, CC salvo as excees expressas, considera-se empresria a sociedade que tem por objeto o exerccio de atividade prpria de empresrio sujeito a registro; e, simples, as demais. Questo 06 a) Certo. As autarquias fazem parte da administrao indireta, com autonomia para o desempenho de servio pblico descentralizado; como regra somente so destinadas a ela atividades tpicas da administrao. b) Certo. As autarquias possuem autonomia administrativa; no h uma hierarquia em relao s entidades que as criaram (no h subordinao entre elas, mas simples vinculao), porm h um controle poltico, exercido nos limites da lei (controle finalstico). c) Certo. Tais atividades so de interesse pblico, ao contrrio das atividades industriais ou econmicas. d) Errado. Todas as entidades mencionadas, pertencem Administrao Indireta ou Descentralizada, acrescentando-se, na relao, as Fundaes Pblicas. e) Errado. A lei instituidora pode conferir a determinadas autarquias privilgios especficos e maior autonomia comparativamente com as demais autarquias, hiptese das chamadas autarquias de regime especial (ex: BACEN). Questo 07 a) Certo. Segundo o art. 37, XIX, CF/88 as autarquias somente podem ser criadas (e extintas) por meio de lei especfica. Elas adquirem personalidade

80

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


jurdica diretamente da lei que a instituiu, independentemente de inscrio dos seus estatutos no Registro de Pessoas Jurdicas. b) Certo. Estabelece o art. 41, IV, CC que as autarquias so pessoas jurdicas de direito pblico interno. c) Certo. O Decreto-Lei 200/67 estabelece que elas fazem parte da Administrao Indireta. d) Errado. Na desconcentrao a pessoa jurdica distribui competncias dentro de sua prpria estrutura, no mbito interno. A autarquia exemplo de descentralizao, pois se cria uma nova pessoa jurdica, autnoma, que executar servios especficos delimitados pelo Estado. e) Errado. As autarquias gozam de autonomia administrativa, mas no de autonomia poltica, sendo que h vinculao (e no subordinao hierrquica, para no suprimir a autonomia financeira e administrativa) com a entidade que as criou, havendo um controle finalstico. f) Certo. Os bens das autarquias so considerados pblicos usufruindo das mesmas formas de proteo (ex: no podem ser objeto de usucapio; no podem ser penhorados, etc.). g) Errado. Nos termos do art. 37, XXI, os contratos celebrados pelas autarquias devem ser precedidos de licitao. Questo 08 a) Certo. Prescreve o art. 62, pargrafo nico, CC que uma fundao (de direito pblico ou privado) somente poder ser constituda para fins religiosos, morais, culturais ou de assistncia. Pela redao atual do Decreto-lei 200/67 (art. 5, IV) fundao pblica a entidade dotada de personalidade jurdica de direito privado, sem fins lucrativos, criada em virtude de autorizao legislativa, para desenvolvimento de atividades que no exijam execuo por rgos ou entidades de direito pblico, com autonomia administrativa, patrimnio prprio gerido pelos respectivos rgos de direo, e funcionamento custeado por recursos da Unio e de outras fontes. b) Certo. As de direito pblico estariam previstas no art. 41, V, CC (demais entidades de carter pblico) e no Decreto-lei 200/67. As de direito privado esto previstas no art. 44, III, CC. c) Certo. o que determina o art. 37, XIX, CF/88. d) Certo. A fundao uma universalidade de bens (segundo a doutrina: universitas bonorum). Elas resultam da afetao de um patrimnio (e no da unio de indivduos), personificados em ateno fim que lhe d unidade. Em outras palavras: na fundao o que importante o seu patrimnio, destinado a uma determinada finalidade que lhe d unidade. Questo 09 a) Certo. Art. 37, XVII, CF/88.

81

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


b) Errado. O Decreto-Lei 200/67 continua em vigor (foi recepcionado pela Constituio de 1988) e o mesmo estabelece que a fundao integra a Administrao Indireta. c) Errado. Para o Direito Civil a fundao se insere no item demais entidades de carter pblico (a doutrina unnime neste sentido). E os prprios administrativistas afirmam que existem as fundaes pblicas com personalidade de direito privado e as fundaes pblicas com personalidade do direito pblico. d) Certo. Como as fundaes pblicas se sujeitam ao regime jurdico de direito pblico, a ela so aplicveis todas as prerrogativas e restries decorrentes. Portanto seus contratos devem ser precedidos de licitao. Questo 10 a) Errado. Apesar das empresas pblicas pertencerem Administrao Indireta, so pessoas jurdicas de direito privado. Possuem capital exclusivamente pblico e podem se revestir de qualquer das formas admitidas em direito. Elas necessitam de uma lei autorizado o Poder Pblico a proceder sua instituio. No entanto o prprio Poder Pblico deve providenciar o registro de seus atos constitutivos no registro competente. com esse registro que ocorre a criao, propriamente dita da empresa pblica (e da sociedade de economia mista), diferentemente das autarquias que j nascem com a edio da prpria lei. b) Certo. O capital da empresa pblica deve ser exclusivamente pblico. No entanto no se probe que o mesmo seja oriundo tambm de uma autarquia. c) Certo. Art. 173, CF/88. d) Errado. A sociedade de economia mista somente pode se revestir da forma de uma Sociedade Annima. Meus Amigos e Alunos Vejamos agora algumas propostas para pequenas dissertaes (com gabarito logo a seguir) sobre o que foi visto na aula. Recomendamos, no mnimo, a leitura da indagao com sua respectiva resposta, o que, por si s, j constitui numa excelente forma de recordao e estudo, reforando e complementando o que foi visto em aula. Alm disso, uma tima forma de desenvolver o poder de sntese e de redao do aluno, sendo um excelente exerccio prtico. Vamos ento a elas.

DISSERTAES
01) A empresa Reparex realizou servios de troca de fiao eltrica na casa de Jos, cobrando, pelo servio, a importncia de R$ 2.000,00. Na data combinada pelas partes, Jos no efetua o pagamento. Alm disso, ingressou com uma ao em face da empresa alegando danos, pois o eletricista no

82

www.pontodosconcursos.com.br

CURSO ON-LINE DIREITO CIVIL - REGULAR PROFESSOR: LAURO ESCOBAR


realizou o servio direito, causando um curto circuito em sua casa. O representante legal da empresa comparece em juzo juntando toda a documentao pertinente, mas o contrato de constituio da empresa ainda no estava registrado no Cartrio competente. Alegou que no devido o ressarcimento, pois orientou o eletricista de como proceder e se este assim no procedeu a culpa pelos danos seria exclusivamente dele. Pergunta-se: A empresa Reparex tem existncia legal? pessoa jurdica de direito privado? Ser responsvel pelos danos? Ela poderia cobrar de Jos o seu crdito? Resposta: A empresa ainda no tem existncia legal, pois nos termos do art. 45, CC esta somente tem incio com a inscrio do ato constitutivo (no caso o contrato social) no respectivo registro (no caso o Registro Civil das Pessoas Jurdicas). Acrescente-se a isso o art. 985, CC. Na verdade esta empresa uma sociedade de fato, no personificada. Trata-se de uma entidade j criada e em funcionamento, mas que ainda no tem existncia legal, pois no foi registrada. Por este motivo ela no pode ser considerada como uma pessoa jurdica de direito privado, no podendo acionar seus membros nem a terceiros (art. 986, CC), mas estes podero responsabiliz-las por todos os seus atos. A empresa no pode ingressar com a ao; porm seus scios poderiam ingressar com a ao, pois qualquer pessoa fsica pode acionar outra pessoa. conveniente esclarecer que nos termos do art. 1.151, 3o, CC as pessoas obrigadas a requerer o registro respondero por perdas e danos decorrentes da demora. A empresa, portanto, pode ser acionada normalmente. A alegao de que a culpa foi de seu funcionrio no procede, pois ela deve responder pelos atos de seus empregados no exerccio do trabalho que lhes competir (art. 932, III, CC). 02) Uma fbrica de brinquedos localizada na cidade de Uberlndia/MG, que tem filiais em diversas cidades mineiras e cuja sede se localiza em Belo Horizonte/MG realizou contrato de fornecimento com a empresa X, cuja sede em Uberaba/MG, para entregar-lhe uma grande quantidade de mercadoria. A empresa X pagou o valor pactuado, mas a fbrica no lhe entregou a mercadoria. Onde a ao ser proposta? Resposta: A ao poder ser proposta em Uberlndia. O art. 75, IV, CC determina que o domiclio de uma pessoa jurdica o lugar onde funciona a respectiva diretoria ou administrao ou onde elegerem domiclio especial no seu estatuto ou ato constitutivo. J o 1o deste dispositivo determina que se a pessoa jurdica tiver mais de um estabelecimento em lugares diferentes, cada um ser considerado domiclio para os atos nele praticados. No problema apresentado no consta que a fbrica tenha domiclio especial. Logo a ao poder ser proposta na localidade onde se deu a no-entrega das mercadorias. GABARITO SECO DOS TESTES EM GERAL 01) A 02) B 03) C 04) B 05) A 06) D 07) C 08) C 09) A 10) C 11) C 12) D 13) D 14) A 15) C

83

www.pontodosconcursos.com.br

16) 17) 18) 19) 20) 21) 22) 23)

D B E E C D C B

24) 25) 26) 27) 28) 29) 30) 31)

D A E C D B A B

32) 33) 34) 35) 36) 37) 38) 39)

C A D D E E D A

40) 41) 42) 43) 44) 45) 46) 47)

D C E C D A D D

48) 49) 50) 51) 52) 53)

B C C B E A

GABARITO SECO DA CESGRANRIO 01) D 02) C 03) D 04) B GABARITO SECO DA CESPE/UnB - CERTO OU ERRADO Questo 01 a) Errado b) Certo c) Errado Questo 02 a) Errado b) Errado Questo 03 a) Errado b) Certo Questo 04 a) Errado Questo 05 a) Errado b) Certo d) Errado c) Certo e) Certo f) Errado Questo 06 a) Certo b) Certo c) Certo d) Errado e) Errado Questo 07 a) Certo b) Certo c) Certo d) Errado e) Errado f) Certo g) Errado Questo 08 a) Certo b) Certo c) Certo d) Certo Questo 09 a) Certo b) Errado c) Errado d) Certo Questo 10 a) Errado b) Certo c) Certo d) Errado

84

Anda mungkin juga menyukai