Anda di halaman 1dari 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

ELEIES 2012

ORIENTAES SOBRE NORMAS DO PROCESSO DE ARRECADAO, GASTOS E A PRESTAO DE CONTAS DAS ELEIES 2012.

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL ........................................................................ 1 1. NORMATIVOS ............................................................................................................ 3 2. REQUISITOS DE ARRECADAO ......................................................................... 3 3. LIMITE DE GASTOS .................................................................................................. 3 4. RECIBOS ELEITORAIS ............................................................................................. 3 5. REGISTRO DE COMIT FINANCEIRO.................................................................. 4 6. CONTA BANCRIA ................................................................................................... 4 7. APLICAO DE RECURSOS DO PARTIDO POLTICO ...................................... 6 8. DOAES .................................................................................................................... 7 9. FONTES VEDADAS .................................................................................................... 8 10. COMERCIALIZAO ............................................................................................... 8 11. DATA LIMITE PARA A ARRECADAO DE RECURSOS E DESPESAS .......... 9 12. DOS GASTOS ELEITORAIS ..................................................................................... 9 13. DOS RECURSOS DE ORIGEM NO IDENTIFICADA ........................................ 10 14. DA COMPROVAO DA ARRECADAO ......................................................... 10 15. DOS OBRIGADOS A PRESTAR CONTAS ............................................................. 10 16. DO PRAZO PARA A APRESENTAO DE CONTAS ......................................... 10 17. DAS SOBRAS DE CAMPANHA ............................................................................... 11 18. DAS PEAS E DOCUMENTOS DA PRESTAO DE CONTAS ......................... 11

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

1. NORMATIVOS Resoluo TSE 23.376/2012 - Arrecadao de recursos, gastos e a prestao de contas das eleies 2012. Carta-Circular BACEN 3551/2012 de 16.05.2012 - Esclarece acerca da abertura, movimentao e encerramento das contas bancrias. Instruo Normativa Conjunta RFB/TSE n 1019/2012 - Dispe sobre a inscrio de candidatos e comits financeiros no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica.

2. REQUISITOS DE ARRECADAO Requerimento de registro de candidato ou do comit financeiro. Inscrio no Cadastro nacional da Pessoa Jurdica. Recibos eleitorais. Conta bancria eleitoral.

3. LIMITE DE GASTOS Informado individualmente pelos partidos que compem coligao. Limite de gasto da chapa majoritria. Os gastos do vice-prefeito sero computados nos gastos do candidato titular. Respondem solidariamente pelo extrapolamento do limite de gastos. Multa 5 a 10 vezes da quantia em excesso, aplicada na forma disciplinada no Art. 3, 5. Possibilidade de alterao do limite de gasto na forma do Art. 3, 6 a 9.

4. RECIBOS ELEITORAIS Qualquer arrecadao de recursos est condicionada emisso do recibo eleitoral. (ateno) no haver mais faixa de recibos distribuda pelo diretrio nacional aos seus comits financeiros de campanha e candidatos vinculados. Nova sistemtica: os nmeros dos recibos eleitorais utilizados em campanha devem ser declarados pelo prestador de contas no SPCE Cadastro. Os recibos eleitorais devero ser impressos pelo SPCE Cadastro.
Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 3 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Para impresso em grfica, dever ser gerado o arquivo .PDF com os recibos eleitorais e respectivos nmeros, gerados exclusivamente no sistema. 5. REGISTRO DE COMIT FINANCEIRO Em at 10 dias teis aps a conveno, o partido poltico dever constituir seus comits financeiros e registr-los no Cartrio Eleitoral em at 5 dias aps sua constituio. O comit financeiro dever ter, no mnimo, um presidente e tesoureiro, permitida a indicao de demais membros. No ser admitida a constituio de comit financeiro de coligao partidria. Diretrios municipais podero constituir comit financeiro nico ou especfico para o cargo em que o partido lance candidato prprio. O pedido de requerimento do registro do comit financeiro dever ser assinado pelo seu presidente e tesoureiro e acompanhado de: Original ou cpia da ata da reunio partidria que deliberou sua constituio. Relao nominal dos seus membros, funes e seus respectivos nmeros de CPF. Comprovante de inscrio do CPF do presidente e do tesoureiro, obtido no site da Receita Federal. endereo completo para o recebimento de notificao da Justia Eleitoral. - Para solicitao de registro, os partidos devero utilizar o Sistema de Registro de Comit financeiro (SRCF) disponvel para download na pgina de internet do TSE, a partir de 10 de junho. 6. CONTA BANCRIA Todos os candidatos, comits financeiros de campanha e partidos polticos em todos os nveis de direo devem providenciar a abertura de conta bancria eleitoral especfica para o registro da movimentao financeira em agncias bancrias ou correspondentes bancrios. Exceo aplicada aos candidatos a vereador em municpio com menos de 20mil eleitores. Exceo aplicada a todos os prestadores de contas na hiptese da inexistncia de agncia bancria e/ou correspondente bancrio.
Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 4 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

As contas bancrias eleitorais so isentas de depsito mnimo, cobrana de tarifas de confeco e de manuteno. No esto isentas as tarifas de servios bancrios.

Conta Bancria de Candidatos e Comits Financeiros documentos e prazos. Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral (RACE), formulrio eletrnico disponvel na pgina de internet do TSE, no link:
http://www.tse.jus.br/eleicoes/eleicoes-2012/prestacao-de-contas/prestacao-de-contas-eleicoes-2012

Comprovante de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica, obtido em consulta especfica para as eleies 2012 no site da RFB, link: www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/Eleicoes/consulta.asp As contas bancrias de candidatos e comits financeiros devem ser abertas em at 10 dias a contar da data de concesso do CNPJ. 0s bancos so obrigados a abrir a conta bancria em at 03 dias aps a requisio de abertura, que no poder ser negada, mesmo se decorrido o prazo de 10 dias aps a concesso do CNPJ (Pargrafo nico do Art. 2 da Carta-Circular BACEN.3551).

Conta Bancria de partidos documentos e prazos. Requerimento de Abertura de Conta Eleitoral de Partidos (RACEP), formulrio eletrnico disponvel na pgina de internet do TSE. Comprovante de inscrio no Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica, obtido na consulta da situao cadastral da pessoa jurdica no site da RFB, link:
http://www.receita.fazenda.gov.br/PessoaJuridica/CNPJ/cnpjreva/Cnpjreva_Solicitacao.asp

Os diretrios partidrios devero providenciar a abertura da conta bancria eleitoral especfica entre 1 de janeiro at 5 de julho de 2012. (ateno) Os diretrios partidrios que no possuem inscrio no CNPJ devero providenci-lo antes da solicitao do RACEP e da abertura da conta bancria eleitoral especfica, em razo do disposto no artigo 5, 5, inciso I, da Instruo Normativa RFB n 1.183, de 19 de agosto de 2011, combinado com o disposto no artigo 1, inciso I, alnea b, da Resoluo BACEN n 2.025, de 24 de novembro de 1993.

Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 5 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Instruo Normativa RFB n 1.183 de 19 de agosto de 2011 - Dispe sobre o Cadastro Nacional da Pessoa Jurdica (CNPJ). (...) Art. 5 So tambm obrigados a se inscrever no CNPJ: 5 So inscritos na condio de matriz: I - os rgos partidrios de direo nacional, regional, municipal ou zonal dos partidos polticos; Resoluo BACEN n 2025/2011 - Altera e consolida as normas relativas abertura, manuteno e movimentao de contas de depsitos. Art. 1 Para abertura de conta de depsitos obrigatria a completa identificao do depositante, mediante preenchimento de ficha-proposta contendo, no mnimo, as seguintes informaes, que devero ser mantidas atualizadas pela instituio financeira: (NR)I - qualificao do depositante: b) pessoas jurdicas: razo social, atividade principal, forma e data de constituio, documentos, contendo as informaes referidas na alnea anterior, que qualifiquem e autorizem os representantes, mandatrios ou prepostos a movimentar a conta, nmero de inscrio no Cadastro Nacional de Pessoa Jurdica CNPJ e atos constitutivos, devidamente registrados, na forma da lei, na autoridade competente; O diretrio partidrio poder utilizar recursos do Fundo Partidrio, entretanto, sua aplicao dever ser originada diretamente da conta especfica do Fundo Partidrio, vedada a transferncia de recursos para a conta eleitoral do diretrio partidrio.

7. APLICAO DE RECURSOS DO PARTIDO POLTICO Os recursos recebidos pelo partido poltico, inclusive aqueles de exerccios anteriores, podero ser aplicados em campanha, desde que: Observado as normas estatutrias e critrios de distribuio, definidos pelo diretrio nacional que devem ser comunicados Justia Eleitoral at 10 de junho de 2012. Discriminar no SPCE a origem e a destinao dos recursos a candidatos e comits. Identificao do doador originrio, inclusive dos recursos recebidos em anos anteriores.

Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 6 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Transferncia para conta bancria eleitoral especfica, exceo dos recursos do Fundo Partidrio. Emisso do recibo eleitoral com a identificao do doador originrio. 8. DOAES So formas de arrecadao: cheques, transferncia bancria, boleto de cobrana com registro, carto de crdito ou carto de dbito, depsitos em espcie identificados (CPF/CNPJ) e doao ou cesso temporria de bens ou servios estimveis em dinheiro. Os candidatos s podero utilizar bens estimveis em dinheiro se integrantes do seu patrimnio em data anterior ao registro de candidatura. Pessoas fsicas e pessoas jurdicas podero efetuar doaes estimveis em dinheiro, desde que sejam originados da sua prpria atividade econmica. A regra no se aplica aos partidos ou comits financeiros que podero adquirir ou contratar bens ou servios estimveis em dinheiro. Os bens permanentes doados em campanha devem integrar o patrimnio do doador. Podero ser arrecadadas doaes pela internet, desde que observados os seguintes requisitos: Identificao do doador com nome e indicao do CPF/CNPJ. Emisso do recibo eleitoral. Efetivao do crdito em conta bancria at a data de realizao do pleito. Na hiptese de arrecadao por boleto de cobrana com registro o limite para o seu pagamento dever ser at a data da eleio. Permitida a utilizao de terminal de captura de transaes para o recebimento de doaes por carto de crdito ou carto de dbito. LIMITES DE DOAO As doaes de pessoas fsicas so limitadas a 10% dos rendimentos declarados Receita Federal no ano-calendrio anterior eleio. As doaes estimveis em dinheiro da pessoa fsica relativas utilizao de bens mveis ou imveis de sua propriedade no esto sujeitas ao limite de 10%, desde

Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 7 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

que o valor da doao no ultrapasse R$ 50mil, apurados com base no valor de mercado. As doaes de pessoas jurdicas so limitadas a 2% do faturamento bruto declarado no ano calendrio anterior eleio. A doao acima dos limites fixados sujeita o infrator ao pagamento de multa de 5 a 10 vezes a quantia em excesso, sem prejuzo do candidato beneficiado pela doao em responder por abuso do poder econmico (Art. 22 da Lei Complementar n 64/90 (Lei n 9.504/97, arts. 23, 3, e 81, 2)). A pessoa jurdica sujeita-se tambm proibio de participar em eleies e celebrar contratos com o poder pblico pelo perodo de 5 anos em processo que lhe seja assegurada ampla defesa. 9. FONTES VEDADAS Os partidos polticos, comits financeiros e candidatos no podem receber direta ou indiretamente, doao em dinheiro ou estimvel em dinheiro procedente das entidades elencadas no Art. 27 da Resoluo 23.376. Os recursos de fontes vedadas devero ser transferidos ao Tesouro Nacional na forma disciplinada no 1 do Art. 27 da Resoluo 23.376. 10. COMERCIALIZAO Os partidos polticos, comits financeiros e candidatos podero realizar eventos de promoo da candidatura ou comercializao de bens, observados os seguintes requisitos: Comunicar formalmente ao Juzo Eleitoral com antecedncia de cinco dias. O Juzo Eleitoral poder determinar a fiscalizao do evento com a nomeao de servidores do quadro. A documentao relativa ao evento poder ser requerida pela Justia Eleitoral para comprovao da sua realizao. Os valores arrecadados com o evento devem ser depositados na conta bancria eleitoral especfica antes de sua utilizao.

Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 8 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

11. DATA LIMITE PARA A ARRECADAO DE RECURSOS E DESPESAS Os partidos polticos, comits financeiros e candidatos podero arrecadar recursos at o dia da eleio. admitida a arrecadao de recursos aps a eleio, contudo, a arrecadao deve estar limitada ao total dos gastos contratados at o dia da eleio. A regra geral que os gastos de campanha estejam quitados at a entrega da prestao de contas. Eventuais dvidas de campanha podero ser assumidas pelo partido poltico por deciso do rgo nacional, que passar a responder solidariamente com o candidato, hiptese em que o dbito no poder ser considerado como causa para rejeio das contas. (ateno) Para o pagamento das dvidas de campanha, os partidos devem observar os requisitos da Lei n 9.504/97 quanto aos limites legais de aplicao, as fontes lcitas de arrecadao e trnsito prvio na conta bancria eleitoral especfica do partido, que apenas ser encerrada quando da quitao definitiva dos dbitos de campanha. 12. DOS GASTOS ELEITORAIS Os gastos financeiros s podero ser efetuados com cheque nominal ou transferncia bancria, exceo dos gastos de pequeno valor e do prestador de contas cuja aberta da conta bancria facultativa. (ateno) Qualquer prestador de contas poder constituir fundo de caixa para o pagamento de pequenas despesas, cujo valor no ultrapasse R$ 300,00 individualmente. O valor do fundo de caixa nico para utilizao durante o perodo de campanha, no admitida sua recomposio. O limite mximo do fundo de caixa estabelecido conforme a quantidade de eleitores da circunscrio do pleito, conforme disciplinado nas alneas a at f do 2 do Art. 30 da Resoluo TSE 23.376. Em qualquer material impresso de campanha dever constar o CNPJ ou CPF do responsvel pela confeco, do contratante e a tiragem.
Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 9 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Permitida a contratao de gastos destinados instalao fsica de comits de campanha de candidatos e de partidos polticos, a partir de 10 de junho de 2012, sem a ocorrncia de desembolso e desde que solicitado o registro e a obteno do CNPJ de campanha eleitoral. Os gastos de campanha so considerados efetivados no ato da sua contratao. 13. DOS RECURSOS DE ORIGEM NO IDENTIFICADA A falta de indicao do doador ou nmeros invlidos de CPF/CNPJ caracteriza a doao como recurso de origem no identificada, que dever ser transferida ao Tesouro Nacional na forma disciplinada no Art. 32 da Resoluo TSE 23.376. 14. DA COMPROVAO DA ARRECADAO Qualquer recurso arrecadado dever ter como contrapartida a emisso do recibo eleitoral, comprovado com a apresentao do canhoto do recibo eleitoral e a verificao do respectivo crdito na conta bancria eleitoral. A ausncia de movimentao financeira do prestador de contas que possua conta bancria especfica poder ser comprovada com o extrato bancrio sem movimentao financeira ou declarao firmada pelo gerente da instituio financeira. 15. DOS OBRIGADOS A PRESTAR CONTAS Todos os candidatos e comits financeiros que solicitarem registro Justia Eleitoral esto obrigados a prestar contas da campanha. Tambm esto obrigados a prestar contas Justia Eleitoral todos os nveis de direo partidria (nacional, estadual, municipal, comisso provisria ou interventora). A ausncia de movimentao financeira ou do recebimento de doaes estimveis em dinheiro no afasta a obrigatoriedade de prestao de contas de campanha. 16. DO PRAZO PARA A APRESENTAO DE CONTAS As contas de 1 turno devero ser apresentadas at 6 de novembro de 2012. As contas dos candidatos de 2 turno devero ser apresentadas at 27 de novembro de 2012.

Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 10 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

O partido poltico e comit financeiro que tenham candidato concorrendo ao 2 turno, devem apresentar a prestao de contas at 6 de novembro, indicando a movimentao financeira ocorrida at o 1 turno. Encerrado o segundo turno, o partido poltico e seus comits vinculados devero apresentar suas contas at 27 de novembro, indicando toda a movimentao financeira de campanha. 17. DAS SOBRAS DE CAMPANHA Os bens e materiais permanentes e as sobras financeiras de campanha devero ser transferidas ao rgo partidrio da circunscrio do pleito. As sobras financeiras de doaes de pessoas fsicas ou pessoas jurdicas devero ser restitudas ao Partido para depsito na conta bancria exclusiva de outros recursos. As sobras financeiras de Fundo Partidrio devero ser restitudas ao Partido para depsito na conta bancria exclusiva do Fundo. 18. DAS PEAS E DOCUMENTOS DA PRESTAO DE CONTAS A prestao de contas dever ser instruda com as peas constantes dos incisos I a XIV do Art. 40 da Resoluo TSE 23.376. O SPCE ir emitir as peas e demonstrativos constantes dos incisos I a X do artigo em referncia. Compem ainda as peas da prestao de contas: Extratos da conta bancria eleitoral. Extratos da conta bancria especfica do Fundo Partidrio, no caso da prestao de contas de diretrio partidrio, mesmo que no tenha havido aplicao de recursos dessa natureza. O comprovante de depsito da sobra financeira de campanha. A cpia do contrato firmado para recebimento de doaes pela internet com a administradora de carto de crdito, se for o caso. A declarao da direo partidria atestando o recebimento dos bens ou materiais permanentes se houver sobras dessa natureza. As receitas estimadas devero ser comprovadas mediante a apresentao do: Documento fiscal emitido pela pessoa jurdica doadora e termo de doao por ele firmado.
Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 11 de 12

TRIBUNAL SUPERIOR ELEITORAL

Documentos fiscais emitidos em nome do doador ou termo de doao, no caso da doao realizada por pessoa fsica. Termo de cesso ou documento equivalente, na hiptese de cesso temporria. Recibo Eleitoral

Eleies 2012 Orientaes sobre normas do processo de prestao de contas de campanha - Pgina 12 de 12

Anda mungkin juga menyukai