Anda di halaman 1dari 8

Anlise Instrumental Prtica 1: pHmetria

Objetivo da Prtica
Aprender a operar potencimetros, desde a etapa de ligar o aparelho e calibrar, at efetuar a leitura dos resultados obtidos. Entender como o mesmo funciona. E aprender a utilizar eletrodo especfico para pH no potencimetro, construindo a Curva de Calibrao Padro e calculando a equao da reta.

Amostra Utilizada
Soluo Tampo pH 3,56.

Equipamento Utilizado
Potencimetro: Analion / on-Analisador Digital IA 601 (12951) Eletrodo: Plastic Electrode, sealed P201c. Eletrodo Combinado Ag/AgCl E17.

Resultados e Discusso
Leituras Obtidas: a) Calibrao do Aparelho e determinao do pH:
Tabela 1 Amostra: Tampo 1 Tampo 2 Amostra pH: 7,00 4,00 3,66

Calibrou-se o aparelho com dois tampes com valores de pH 7,00 e 4,00. Esses valores foram os escolhidos pelos seguintes motivos: o valor 7,00 foi escolhido porque ele est no meio da escala de pH, j o pH 4,00 foi escolhido porque esse valor era um valor prximo do pH da amostra(3,56), que j era conhecido pelo grupo. Logo, se est

trabalhando com uma amostra cida, no tem motivo para se calibrar o aparelho com um segundo valor de pH bsico, como o pH 9,00 por exemplo. E, assim, vice-versa, se estivesse trabalhando-se com uma amostra bsica o segundo valor de pH para se calibrar o potencimetro tinha que ser um valor bsico e no um cido, como foi o caso. Isso, porque se est buscando um valor mais preciso possvel.

b) Calibrao Com Vrios Pontos:


Realizou-se a calibrao com vrios pontos na prtica para a construo de um grfico de Curva de Calibrao Padro e, com isso, oferecendo ao valor de pH que quer se obter da amostra, mais preciso. A partir desse grfico, calculou-se a equao da reta que relaciona o valor de pH (eixo das abscissas) com o valor de mV (eixo das ordenas).

Leitura de cada tampo em milivolts


Tabela 2 pH Terico 2,12 4,01 7,00 9,12 10 3,56* E (mV) 294 184 6 -117 -192 202*

* Para construo da curva de calibrao no se utilizou a leitura da amostra, por no ser um valor padro como os dos cinco Tampes lidos. Pois, esse valor ser utilizado para se determinar o valor de pH da amostra por interpolao da leitura em milivolts na funo da reta formada. Como mostrado a seguir.

Equao da reta:

Logo: E = 419,04 - 58,839pH A equao da reta com base no grfico 2, foi feita a partir de regresso linear. Interpolando-se o valor lido de E da amostra (202mV), na equao da reta acima apresentada, tem-se o seguinte valor de pH:

202 = 419,04 58,839x

x 3,69

Esse valor de 3,69 um valor de pH mais preciso que o valor obtido com apenas dois pontos de calibrao (3,66). Pois, so mais pontos de calibrao tendendo para um mesmo valor de pH.

c) Testes de Desempenho:
Teste do Fator de Resposta do eletrodo: O fator de resposta do eletrodo o coeficiente angular da equao da reta da Curva de Calibrao Padro construda, isto , S= -58,839 mV/pH. A sensibilidade do eletrodo utilizado foi de 99,47%. Essa sensibilidade informa o quanto o valor de y(E) est variando em funo da mudana de valor de x (pH). Ou seja, quanto mais sensvel for o eletrodo indicador, melhor ser a leitura de pH, pois esse eletrodo ir distinguir melhor o valor de pH para amostras de pH bem prximos. Clculo da sensibilidade: Fator de resposta experimental x 100 -58,839 x 100= 99,47% Fator de resposta terico -59,15 Este valor est dentro do aceitvel, j que maior que 90%. Teste do Ponto Isoeltrico: Para pH = 7 achou-se, experimentalmente, 6mV. Ento os valores de pH esto variando de aproximadamente: 6/ 59,15 = 0,10 unidades J o ponto Isoeltrico, que o valor de pH para o valor de E igual a 0, ser igual a 7,12(aproximadamente), como mostrado a seguir: Clculo: E = 419,04 - 58,839pH para E = 0 pH 7,12 E, a faixa aceitvel de valor de pH para o ponto isoeltrico de 6,5 P.I 7,5 . Ento, o valor de 7,12 est dentro da faixa aceitvel. O que mostra que o eletrodo de referncia est bom para anlises, em aulas prticas ao menos.

Teste de Reprodutibilidade e Teste do Tempo de Resposta: Tabela 3 pH Experimental: 4,03 4,03 4,04 4,05 4,04 4,04 4,04 4,04 4,04 4,05 Clculos referentes tabela: Mdia dos valores de pH obtidos : Tempo de Resposta (s): 1 1 1 1 1 1 1 1 1 1

= 4,03 + 4,03 + 4,04 + 4,05 + ... 4,05 = 4,04


10 Varincia:

2 = 4 x 10-5
Desvio padro:

= 6,33x 10-3
O valor aceitvel de 0,02 pH , ento o valor encontrado de = 6,33x 10-3 pH est dentro da faixa aceitvel de variao de pH. O que nos mostra que a tcnica empregada os equipamentos utilizados nessa prtica nos permite ter uma boa reprodutibilidade do resultado obtido.

Tempo de resposta: O tempo de resposta do experimento foi de alta eficincia.

d) Teste do Medidor de Potencial:


Esse experimento feito para se checar a exatido do aparelho. Para isso, utilizase um valor de ddp conhecido e com pouqussima variao de seu valor. Ento, utilizou-se a pilha de Weston que tem 1018 mV como seu valor terico de E. Teste do Ponto Zero: 9mV Teste da Pilha Padro de Weston: 1018 1019 mV O ponto zero est um pouco fora da faixa de valores aceitveis (0,3mV), porm o valor lido pra E dessa pilha est dentro da faixa aceitvel, que 1mV. Ento, podese perceber que a exatido do potencimetro est, consideravelmente, boa considerando os seus fins, que so aulas prticas.

Procedimento Operacional Padro


O procedimento operacional padro (POP), usado na prtica, era especfico para o potencimetro de marca Tecnopon. Isso foi comprovado na calibrao do potencimetro Analion/ on analisador digital, que foi o usado pelo grupo. Durante a execuo da prtica, foram observadas e adaptadas pelo grupo essas diferenas de manuseio entre o potencimetro Tecnopon e o Analion. Os aparelhos tinham dispositivos diferenciados e logo tcnica de uso, preciso e respostas diferentes. Dentre as similaridades dos dois potencimetros esto que ambos podem medir pH e mV, a calibrao de pH para ambos pode ser feita apenas com dois pontos e o visor mostrador de valores digital. Tambm a mesma entrada para os eletrodos de referncia e indicador, isto , terminal BNC para conexo com os eletrodos indicadores ou vidro combinado. E para os eletrodos apenas de referncia so entradas do tipo banana para ambos os pHmetro. O potencimetro Analion tem preciso para pH e mV de quatro algarismos significativos e possibilidade de medio de pH, mV e concentrao de ons com os eletrodos especficos. Ele ligado direto na tomada, no existindo boto liga/desliga e de uso manual. Tudo isso diferente do indicado no POP, j que o Tecnopon tem boto liga/desliga, de uso automtico e auto-explicativo e oferece a possibilidade de escolha da preciso de pH de trs a cinco significativos. As legendas de ambos os

potencimetros no verso so diferentes. Por exemplo, no Tecnopon o POP indica que o terminal BNC para o indicador ou vidro combinado tem na legenda Eletrodo Clula, j no utilizado pelo grupo est escrito Eletrodo de Medio. O aparelho Tecnopon de mais fcil manuseio, podendo concluir-se isso a partir do exposto no POP e na experincia do grupo com esse aparelho. Como o Tecnopon automtico claramente mais simples. Por exemplo, na calibrao com o Tecnopon escolhe-se dois pontos e o prprio pHmetro sugere os pares de ponto (ex: 7 e 4), ento submerge-se o eletrodo nos Tampes indicados e na ordem, primeiramente o 7 ou 6,86 ou 7,02. Ento, o prprio aparelho identifica e calibra, chegando a informar que se deve lavar o eletrodo com gua destilada. J no Analion, o tcnico deve adicionar o primeiro Tampo, no caso o com pH=7 (meio da escala). Atravs de botes de ajuste Fino e Grosso calibrar o valor de pH at 7,00. Depois adicionar o tampo 4 e caso no identifique diretamente (como ocorrido na prtica) ajustasse o percentual do potencimetro at o visor mostrar o valor 4,00. s vezes necessrio ajustar a temperatura do aparelho, j que o fator de Nernst (59,15mV/pH) influenciado, tambm, pela temperatura. Na prtica o valor 4,00 s foi ajustado pelo pHmetro, aps ajustamento da temperatura dele que estava em 35C para 25C. O potencimetro Tecnopon oferece preciso de at quatro algarismos significativos para pH e oferece ajuste de temperatura manual e automtico. Porm s vezes esse equipamento no consegue identificar o Tampo e tem-se de repetir a medio, algo que no Analion no aconteceu durante a prtica. Aps calibrao ambos os aparelhos so de igual resposta, ambos tm a opo de stand-by enquanto no h medio, reconhecem automaticamente o pH (afinal, foram calibrados para isso) e apresentam oscilaes na leitura. O trabalho com os eletrodos indicado no POP para o Tecnopon, aplicou-se exatamente para o Analion, j que o eletrodo fabricado para qualquer potencimetro, sendo seu uso igual em diferentes marcas.

Concluso
Por fim, concluiu-se que o potencimetro e o eletrodo utilizado estavam em boa condio de uso, j que oscilaram pouco durante a prtica e o tempo de resposta fora

imediato (1 segundo). Alm disso, o ponto zero do aparelho foi 9mV e a medida com a pilha padro de Weston foi 1019mV (dentro do desvio padro aceitvel). A sensibilidade do eletrodo de vidro combinado utilizado foi de 99,47% (considerando o fator de Nernst 59,15mV/pH), sendo satisfatria e dentro da indicada para anlises confiveis. A equao obtida pelos valores de mV apresentou coeficiente de determinao (r) igual a 1, desconsiderando-se o discrepante valor de mV para pH 10. No teste de reprodutibilidade com tampo 4,01 foi obtido seis vezes resultado 4,04 de um total de dez medies, indicando um baixo erro operacional, se considerado as oscilaes e variaes do aparelho. Todos esses dados somados indicaram que o potencimetro, eletrodo e mtodos utilizados esto em excelentes condies para anlises em aulas prticas.

Bibliografia
Apostila de Anlise Instrumental de Potenciometria do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Qumica de Nilpolis URJ, ano de 2008. Material construdo pelos integrantes do grupo nas aulas tericas do Professor Hiram Arajo do Centro Federal de Educao Tecnolgica de Qumica de Nilpolis URJ, ano de 2008.

Anda mungkin juga menyukai