Anda di halaman 1dari 6

A natao - Introduo

Desporto conhecido desde os tempos em que era praticado por soldados gregos e romanos. Como desporto de competio, teve incio, no Japo, no ano de 36 a. C., e passou a figurar como atividade escolar a partir de 1603. Ao longo da Idade Mdia, na Europa, no foi praticado, devido ao receio de contrair doenas. Em Inglaterra a natao surgiu no sculo XIX. Foi includa nos primeiros Jogos Olmpicos da era moderna, em 1986, como modalidade masculina, e em 1912 como modalidade feminina. Esta modalidade das mais populares em todo o mundo, sendo praticada por pessoas de todas as idades, e geralmente considerada das mais salutares. Existem vrios estilos de natao: bruos, mariposa, costas e crawl; pode-se tambm nadar em estilo livre. Em competio, as distncias variam entre os 50 e os 1500 m. H provas individuais e de estafetas. Existe ainda o tipo de natao conhecido como fundo, no qual so percorridos quilmetros, geralmente no mar. Uma das travessias mais conhecidas a do Canal da Mancha. Existem ainda outras provas em piscina que se podem integrar no grupo das modalidades de natao: os saltos para a gua, a natao sincronizada e o polo aqutico, todas elas tambm modalidades olmpicas.

Estilo Crawl
O Crawl uma tcnica de natao e tambm uma disciplina olmpica. um estilo difcil que exige um bom controlo dos movimentos. O Crawl , sem dvida, o estilo mais utilizado e o mais rpido. Tambm conhecido por estilo livre, por ser o estilo de escolha nas provas de estilo livre, foi desenvolvido em 1870 por John Arthur Trudgen. Partida A partida neste estilo efetuada atravs de salto. Ao apito prolongado do Juiz-rbitro, devem subir para o bloco de partida e a ficar. voz "Aos seus lugares" todos os atletas devem colocar-se em posio de partida, tendo em conta que um dos ps dever estar na frente do bloco. A posio das mos irrelevante.

Quando todos os nadadores tiverem imveis, o Juiz de Partidas dar o sinal de partida. Tcnica Exige uma elevada coordenao de movimentos. Neste estilo, a pessoa vira-se de barriga para baixo. Um brao move-se pelo ar, com a palma da mo virada para baixo, pronta para mergulhar dentro de gua, com o cotovelo relaxado, enquanto o outro brao, debaixo de gua, propulsiona o corpo (para obter a mxima eficincia da braada, esta deve se r executada em forma de S). Os braos entram e saem da gua alternadamente, enquanto as pernas executam movimentos verticais alternados: permanecem esticadas no movimento ascendente e ligeiramente fletidas no descendente. A respirao, geralmente, feita a cada 2 braadas, respirando sempre para o mesmo lado. Se for feita, a cada 3 braadas, a respirao feita alternada. Viragem Ao aproximar-se da parede, o nadador inicia o processo de viragem, ou cambalhota: o nadador roda sobre o seu corpo e toca com os dois ps na parede, que depois o impulsionaro para retomar o nado normal.

Estilo Costas
Foi pela primeira vez utilizado nos Jogos Olmpicos de 1912 pelo nadador Harry Hebner. Partida A partida neste estilo efetuada dentro de gua. Quando o Juiz-Arbitro apitar, prolongadamente, os nadadores devero entrar imediatamente na gua. segunda apitadela longa, os nadadores devero colocar-se, sem demora indevida, na posio de partida. Aps isto, o Juiz de Partida dar a voz "Aos seus lugares"

Quando todos os nadadores tiverem imveis, o Juiz de Partidas dar o sinal de partida. Tcnica um estilo muito parecido com o Crawl. O corpo deve estar o mais horizontal possvel e os movimentos so muito semelhantes, as pernas batem em movimento alternado e os braos rodam um de cada vez. Como se vai de costas difcil ver para onde se est a ir, por isso que existem bandeirinhas por cima das piscinas.

Viragem Na viragem, o nadador poder tocar a parede mantendo a posio dorsal ou efetuar cambalhota, em que os ombros podero rodar para alm da vertical para bruos, aps o que um movimento contnuo de um brao, ou um movimento contnuo dos dois braos pode ser utilizado para fazer a viragem. Uma vez que o corpo tenha perdido a posio de costas, no poder haver nenhum movimento de pernas ou braos, que seja independente do movimento contnuo da viragem. Ao terminar a prova, o nadador deve tocar a parede na posio de costas.

Estilo Bruos
Partida

A partida neste estilo efetuada atravs de salto. Ao apito prolongado do Juiz-Arbitro, devem subir para o bloco de partida e a ficar; voz "Aos seus lugares" todos os atletas de vem colocar-se em posio de partida, tendo em conta que um dos ps dever estar na frente do bloco. A posio das mos irrelevante. Quando todos os nadadores tiverem imveis, o Juiz de Partidas dar o sinal de partida. Tcnica Quando acontece a Ao Lateral Exterior as pernas vo em recuperao, de modo a puderem realizar uma nova pernada. Aps isto, nos membros superiores, ocorre a Ao Descendente, em que os braos esto a impulsionar a gua de forma a avanar na gua, enquanto a pernada comea o movimento de subir as pernas de modo a empurrar depois a gua. Numa terceira fase, os braos encontram-se j sem efetuar impulso, enquanto nesse momento que as pernas empurram a gua de forma a dar ao atleta fora para se mover na gua. J no final, os braos retomam a posio da primeira fase dos membros superiores (A.L.E.) enquanto as pernas efetuam um deslize. Respirao: Decorre aps cada braada, sendo que acaba por ser o momento em que o atleta recupera a posio inicial para iniciar um novo movimento. Assim, a cada respirao, o atleta coloca os braos esticados frente da cabea, de modo a puder fazer mais uma braada. Viragem A viragem de bruos feita atravs de uma tcnica com uma realizao razoavelmente fcil de fazer. O nadador, ao aproximar-se da parede, toca com as duas mos na mesma. Depois disso, solta uma das mos de modo a efetuar uma rotao do corpo. Os ps depois encontram-se na parede, e aquando a realizao da rotao, vo impulsionar o nadador de modo a iniciar

o nado normal. O nadador pode ainda fazer uma braada subaqutica.

Estilo Mariposa
A "mariposa" o mais recente dos quatro estilos e pensa-se que o segundo mais rpido. Foi desenvolvido nos anos 30 por Henry Myers, mas apenas foi considerada um estilo oficial e de competio na dcada de 50.

Partida A partida neste estilo efetuada atravs de salto. Ao apito prolongado do JuizArbitro, devem subir para o bloco de partida e a ficar; voz "Aos seus lugares" todos os atletas devem colocar-se em posio de partida, tendo em conta que um dos ps dever estar na frente do bloco. A posio das mos irrelevante. Quando todos os nadadores tiverem imveis, o Juiz de Partidas dar o sinal de partida. Tcnica Exige muita fora. Ao contrrio de Crawl, na mariposa, os braos efetuam o mesmo movimento ao mesmo tempo e as pernas efetuam o denominado batimento de golfinho, isto , batem como se fossem apenas um. A respirao, em regra, feita a cada braada. No entanto, pode ser feita a cada duas, trs ou mais braadas, conforme o atleta se sentir mais vontade. Viragem O nadador toca na parede com as duas mos ao mesmo tempo. Solta uma, iniciando a rotao do corpo. Os ps apoiados na parede, provocam uma

impulso. O nadador aps alguns batimentos de pernas subaquticos inicia o nado normal.

Anda mungkin juga menyukai