Anda di halaman 1dari 11

Simulado 151

Concurso da Polcia Federal

Perito Criminal Federal rea 6 Qumica / Engenharia Qumica

7 semanas! Elaborao das Questes: Robson Timoteo Damasceno Bons Estudos e Rumo ANP (novamente)! Concurseiro Robson

CONHECIMENTOS BSICOS Entre 2009 e 2011, aumentou o nmero dos brasileiros ocupados, a populao mais 4 velha trabalhou por mais tempo, mais pessoas passaram a viver sozinhas e os ndices de distribuio da renda melhoraram. Essas foram algumas das informaes da Pesquisa 7 Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatstica (IBGE). O levantamento um bom instrumento para entender a evoluo da economia no ltimo trinio e ajuda a prospectar o futuro. 10 O Pas ainda um dos mais desiguais do mundo, mas a desigualdade diminui desde 13 o controle da inflao, em 1994. A maior alta nos rendimentos do trabalho (29,2%) foi registrada entre os 10% mais pobres, salvo na regio Norte. Na mdia, mais de cinco milhes de pessoas saram da faixa de pobreza. 16 Aumentou em 3,6 milhes o nmero de empregados com carteira assinada no setor privado. No conjunto, a PNAD mostra um quadro favorvel, apesar do aumento do percentual 19 de maiores de 25 anos de idade sem instruo (de 13% para 15,1%) e de jovens entre quinze e dezessete anos de idade que no estudam nem trabalham. O levantamento explica 22 por que o consumo liderou a atividade econmica: a maior propenso a consumir est na populao de baixa renda, que, at ento, tinha pouco acesso a bens (eletroeletrnicos, 25 eletrodomsticos, motos ou autos) e a servios (viagens areas, turismo, planos de sade). 28 O aumento das contrataes de mo de obra o principal motor da ascenso social e da demanda de consumo. Novas profisses se expandem, como a de cuidadores de idosos, 31 mas, para que os avanos se consolidem, preciso reconhecer o papel fundamental da educao.
O Estado de S. Paulo, Editorial, 25/9/2012 (com adaptaes).
1

Em relao s ideias e estruturas lingusticas do texto, julgue os itens de 1 a 10. 1 A palavra levantamento (L. 7), empregada com funo coesiva, retoma o antecedente Pesquisa Nacional por Amostra de Domiclios (PNAD) ( L. 5-6). 2 A substituio da palavra prospectar por perscrutar prejudicaria a correo gramatical do perodo e seu sentido original. 3 Mantm-se a correo gramatical do perodo ao se substituir a forma verbal diminui (L. 11) por vem diminuindo. 4 O perodo entre as linhas 17 e 21 permaneceria correto com a seguinte redao: No conjunto, a pesquisa mostra um quadro favorvel, embora se tenha verificado aumento do percentual de maiores de 25 anos de idade sem instruo (de 13% para 15,1%) e de jovens entre 15 e 17 anos de idade que no estudam nem trabalham. 5 O trecho O levantamento explica por que o consumo liderou a atividade econmica (L. 21-22) poderia ser reescrito, sem prejuzo do sentido ou da correo gramatical do texto, da seguinte forma: A pesquisa esclarece porque o consumo liderou a ativid ade econmica. 6 O emprego de vrgula aps ocupados (L. 2) justifica-se porque a orao subsequente tem natureza explicativa. 7 Predomina, no texto, a estrutura textual narrativa, o que se evidencia pela alta frequncia de verbos no tempo pretrito. 8 Depreende-se da leitura do texto que, apesar dos problemas relativos educao, a situao econmica do Brasil est melhorando e a desigualdade social est diminuindo. 9 Prejudica-se o sentido original do texto ao se substituir a palavra propenso ( L. 22) por tendncia. 10 Estaria mantida a correo gramatical do texto caso se empregasse o sinal indicativo de crase em a bens (L. 24).

No que tange redao de documentos oficiais, julgue os itens a seguir. 11 A clareza de um expediente oficial est intrinsecamente relacionada formalidade e padronizao, que permitem a imprescindvel uniformidade do texto; conciso, que elimina os excessos lingusticos que nada lhe acrescentam; impessoalidade, que evita a duplicidade de interpretaes; ao emprego do padro culto de linguagem, que deve ser de entendimento geral, de forma a se evitar o uso de vocbulos de circulao restrita. 12 Entre as correspondncias oficiais que devem seguir o padro ofcio incluem-se o ofcio, o aviso e o memorando. 13 As caractersticas da redao oficial referentes a uniformidade, formalidade, impessoalidade, clareza, conciso e uso do padro culto de linguagem decorrem do mandamento constitucional segundo o qual a administrao pblica obedecer aos princpios de impessoalidade, publicidade e eficincia, entre outros. 14 O fecho dispensvel na redao da mensagem e do aviso, j que esses documentos devero ser elaborados em papel timbrado do rgo ou da entidade que o expede, o que certifica a validade desses como correspondncias oficiais. A respeito dos conceitos de Informtica, avalie os prximos itens. 15 O Windows XP possui uma ferramenta denominada Lixeira, que, caso esteja configurada de forma apropriada, permite recuperar arquivos ou pastas que tenham sido excludos anteriormente de suas pastas originais. 16 Um dos possveis parmetros de TCP/IP nas estaes cliente em que esteja instalado o sistema operacional Windows 2000 Professional o gateway padro. Nesse sentido, supondo que o protocolo DHCP esteja configurado corretamente no servidor, o administrador de rede deve configurar os diversos gateways padro, manualmente, em cada mquina cliente. 17 A Internet constituda de um conjunto de protocolos que facilitam o intercmbio de informaes entre os dispositivos de rede, mas, em conexes de banda larga, tais protocolos inexistem. 18 O acesso imediato rea de trabalho pode ser feito clicando-se o boto Mostrar rea de Trabalho, o que minimiza as janelas abertas. Caso, em seguida, se clique novamente o mesmo boto, apenas a janela que estava em primeiro plano voltar a ser exibida. 19 A disponibilidade da informao a garantia de que a informao no ser alterada durante o trnsito entre o emissor e o receptor, alm da garantia de que ela estar disponvel para uso nesse trnsito. 20 O programa Writer do BrOffice.org, assim como o Word do Microsoft Office, possui corretor gramatical e ortogrfico de funcionamento automtico. A respeito da INTERPOL, julgue os itens. 21 uma organizao americana que ajuda na cooperao de polcias de diferentes pases. 22 J foi comandada por oficiais nazistas. 23 Tem a participao de mais de 180 pases. 24 A Interpol no se envolve na investigao de crimes que no envolvam vrios pases membro.

25 Sua principal atuao crimes polticos, religiosos e raciais. Em pesquisa acerca dos hbitos dos brasileiros de se informarem, foram entrevistadas 12 mil pessoas em todas as unidades da Federao, e o resultado foi o seguinte: 46% dos entrevistados leem jornal e, entre estes, 25% tm o hbito de ler jornal todos os dias e 30% o fazem em apenas um dia da semana; 35% leem revista; 97% assistem TV; 80% ouvem rdio; 46% acessam a Internet. Tendo como referncia as informaes acima, julgue os itens a seguir. 26 A partir das informaes apresentadas, correto inferir que o nmero dos entrevistados que apenas leem jornal igual ao nmero dos que apenas acessam a Internet. 27 Se no houvesse entrevistados que usassem exatamente dois entre os veculos jornal, revista e Internet, o percentual dos que usam esses trs veculos para se informar seria superior a 13%. 28 A partir das informaes apresentadas, correto inferir que, entre jornal, revista e Internet, o percentual dos entrevistados que usam mais de um desses veculos para se informarem inferior a 65%. 29 Selecionando-se ao acaso um dos entrevistados, a probabilidade de ele ter o hbito de ler jornal todos os dias da semana superior a 11%. 30 Se todos os entrevistados assistem TV ou ouvem rdio, ento a probabilidade de um desses, selecionado ao acaso, utilizar esses dois veculos para se informar superior a 3/4 . Acerca do Direito Administrativo, julgue os prximos itens. 31 A descentralizao poltica ocorre quando os entes descentralizados exercem atribuies prprias que no decorrem do ente central. Sendo os estados-membros da Federao tais entes e, no Brasil, tambm os municpios, a descentralizao poltica possui os mesmos entes da descentralizao administrativa. 32 O poder de polcia administrativo se confunde com a discricionariedade. 33 A reverso o retorno atividade do servidor pblico aposentado, no interesse da administrao, como forma de provimento em cargo pblico. 34 Na fase do inqurito, a comisso de processo administrativo disciplinar promover a tomada de depoimentos, acareaes, investigaes e diligncias cabveis, sendo assegurados ao acusado o contraditrio e a ampla defesa. Com relao ao Direito Constitucional, avalie os itens subsequentes. 35 Todos podem reunir-se pacificamente, sem armas, em locais abertos ao pblico, entretanto, exige-se prvio aviso autoridade competente. 36 Ningum ser privado da liberdade ou de seus bens sem o devido processo legal. 37 O habeas data pode ser impetrado contra qualquer rgo do Estado, seja ele do Poder Executivo, do Poder Legislativo ou do Poder Judicirio, mas no contra pessoas jurdicas de direito privado.

38 Ao disciplinar o financiamento da seguridade social, a Constituio da Repblica estabelece que as contribuies do empregador, da empresa e da entidade a ela equiparada na forma da lei podero ter alquotas ou bases de clculo diferenciadas, em razo da atividade econmica, da utilizao intensiva de mo-de-obra, do porte da empresa ou da condio estrutural do mercado de trabalho. No que se refere ao Direito Penal, julgue os prximos itens. 39 Crimes de mera conduta e formais comportam arrependimento eficaz, uma vez que, encerrada a execuo, o resultado naturalstico pode ser evitado. 40 Paulo, funcionrio pblico municipal, responsvel pelo vestirio do Clube Esportivo Municipal e, durante uma partida de futebol, subtraiu R$ 200,00 da carteira de um jogador que havia deixado seus haveres sob sua guarda. Nesse caso, Paulo no praticou crime contra a administrao pblica. 41 Caso a pena de multa seja alternativa ou cumulativamente cominada ou cumulativamente aplicada, aplicam-se a ela os mesmos prazos previstos para as respectivas penas privativas de liberdade. 42 Na hiptese de o agente iniciar a prtica de um crime permanente sob a vigncia de uma lei, vindo o delito a se prolongar no tempo at a entrada em vigor de nova legislao, aplica-se a ltima lei, mesmo que seja a mais severa. Quanto ao Direito Processual Penal, avalie as assertivas a seguir. 43 Por inviabilizar a responsabilizao criminal, no se admite a notitia criminis annima. 44 O princpio da indisponibilidade impede o MP de opinar pela absolvio, em sede de alegaes finais. Em tal hiptese, o juzo competente pode, ainda assim, condenar o acusado. 45 A busca em mulher ser feita sempre por outra mulher. 46 No sendo possvel o exame de corpo de delito, por haverem desaparecido os vestgios, a prova testemunhal poder suprir-lhe a falta. Considerando o que estabelece a Legislao Especial, avalie os itens. 47 assegurado ao vigilante priso especial por ato decorrente do servio. 48 A Lei n. 11.343/2006 trouxe nova previso de concurso eventual de agentes como causa de aumento de pena, razo pela qual no ilegal a condenao do ru pelo delito de trfico com a pena acrescida dessa majorante.

Um grupo liderado por Tcio, aps meses de planejamento, sequestrou o Governador de seu Estado e o levou para um cativeiro em uma propriedade localizada em um dos Estados vizinhos. A partir do primeiro contato telefnico, o grupo passou a exigir uma quantia de um milho de reais como preo para resgate da vtima. O crime obteve grande repercusso nacional e, pelas suas caractersticas, exigia represso uniforme. Considerando a situao hipottica acima, julgue os itens a seguir. 49 uma atribuio legal da Polcia Federal apurar o crime acima citado sem prejuzo das responsabilidades das Polcias Militares e Civis envolvidas. 50 A apurao do crime pela Polcia Federal seria necessria se, mesmo na situao descrita, o sequestrado no detivesse nenhuma funo pblica.

CONHECIMENTOS ESPECFICOS

A figura acima mostra o diagrama de fases para um lquido B, que reage com outro composto A, formando uma liga C = AB, a presso constante. A respeito deste grfico, avalie os itens. 51 No ponto A, A e B so lquidos miscveis. 52 No ponto B, possvel se encontrar tanto a liga slida C quanto os lquidos A e B. 53 No ponto C, existe fase lquida. 54 O ponto 1 da curva indica um euttico. 55 Existem 2 eutticos representados no grfico. 56 No ponto D, existe o slido B. 57 No ponto E temos apenas a presena da liga C. 58 O ponto 2 a maior temperatura em que a liga C existe. 59 No ponto 3 o grau de liberdade 3. 60 Um slido com composio euttica funde, sem mudana de composio, numa temperatura menor do que qualquer mistura. No que diz respeito s caractersticas dos compostos inicos e covalentes, marque os itens como corretos ou errados. 61 Compostos covalentes so solveis em solventes que apresentam alta permissividade ou constante dieltrica. 62 O aumento gradativo do tamanho do haleto provoca uma diminuio acentuada na solubilidade do haleto de prata em gua. 63 Quanto mais duro for o ction e mole o nion, maior o carter covalente presente no composto inico.

64 A solubilidade de um composto inico, em regra, aumenta quando o nion vai se tornando maior. 65 Compostos inicos de metais de transio usualmente apresentam colorao. O grfico abaixo mostra o valor da energia potencial entre duas molculas de gases pela distncia entre os centros das molculas.

Com base na figura e acerca dos conceitos de Fsico-Qumica avalie os prximos itens. 66 As molculas de He podem ficar mais prximas no gs em estado de equilbrio do que as de Kr. 67 Molculas de He que estejam separadas por 5 angstrons apresentam interaes repulsivas entre si. 68 Esses grficos ilustram o comportamento de gs ideal. 69 Hlio e os outros dois gases so molculas diatmicas na sua forma natural mais abundante. A respeito dos conceitos de estrutura molecular em compostos orgnicos, avalie os itens. 71 Os compostos anti-aromticos so mais estveis do que os compostos com eltrons localizados. 72 As formas cetnica e enlica dos compostos carbonilados so ismeros constitucionais, que so facilmente interconvertidos na presena de traos de cidos e bases. 73 As formas cetnica e enlica interconversveis citadas no item anterior chamadas de tautmeros e sua interconverso tautomerizao. 74 A forma cetnica usualmente a forma mais estvel. 75 A acetona no apresenta forma enlica. so

A respeito das foras e estruturas moleculares, julgue os itens. 76 Fora on-on so atraes eletrostticas entre os ons, sendo bem organizado no estado slido. Uma grande quantidade de energia trmica necessria para quebrar a estrutura organizada do slido e lev-la para a estrutura lquida. Consequentemente, o ponto de fuso dos compostos orgnicos inicos, apresentam um ponto de ebulio bastante alto e a maioria dos compostos se decompem antes de atingirem o ponto de ebulio. 77 A maioria das molculas orgnicas no plenamente inica, mas possui um momento dipolo permanente que resulta em molculas polares. 78 Acetona e o acetaldedo so exemplos de molculas com dipolos permanentes. 79 Ligaes de hidrognio so ligaes dipolo-dipolo muito fortes que ocorrem entre os tomos de hidrognio ligados a tomos pequenos e fortemente eletronegativos (O, N ou F) e pares de eltrons no ligantes de outros desses tomos. 80 A ligao hidrognio mais fraca que uma ligao covalente comum, porm muito mais forte do que as interaes dipolo-dipolo que ocorrem na acetona. A respeito dos conceitos da Qumica Orgnica, avalie os itens. 81 Dihaletos vicinais produzem alcinos por reaes de eliminao. 82 Estruturas de ressonncia so conformaes rpidas que os compostos assumem, passando entre uma estrutura e outra rapidamente. 83 Qualquer fator que faz a mudana no valor de dG (energia livre de Gibbs) da ionizao de um cido menos positiva faz o cido mais forte. 83 Uma reao regiosseletiva aquela que produz mais de um ismero constitucional do que de outro, quando a formao dos dois seria possvel. 84 A adio de HBr a alcenos na presena de perxidos um exemplo de reao que segue a regra de Markovnikov. 85 A nitrao do benzeno realizada com nitrato de prata na presena de um nuclefilo forte. 86 Nas reaes de substituio eletroflica aromtica, forma-se um intermedirio catinico no benzeno, que apresenta ressonncia. 87 O benzeno reage lentamente com cido para formar cido benzenossulfnico. O ataque feito pelo sistema de ligaes pi do benzeno ao ctions do cido sulfrico em soluo. 88 Compostos covalente neutros onde o carbono forma apenas duas ligaes so chamados de carbenos. 89 A reao de alcenos na presena de tetrxido de smio em piridina um exemplo de reduo.

Aponte como correto o item que trouxer uma vantagem da espectrometria de emisso atmica com plasma indutivamente acoplado (ICPOES). 91 Existncia de vrias linhas espectrais intensas para quase todos os elementos. 92 Baixos limites de deteco devido a razes pico/fundo geralmente favorveis. 93 Limites de deteco demasiado altos para algumas aplicaes. 94 o mtodo adequado para anlise de solues com mineralizaes superiores a 1,5 g/L, com concentraes de cido iguais ou superiores a 10 %, ou em meio orgnico. 95 Permite anlises rpidas multi-elementares. Acerca dos mtodos cromatogrficos, avalie os prximos itens. 96 Colunas tubulares abertas com suporte revestido (SCOT) so colunas flexveis, com excelente inrcia qumica e usadas em presses altas. 97 O suporte ideal para uma coluna consiste de partculas esfricas, pequenas e 2 uniformes, com boa resistncia mecnica e rea superficial de no mnimo 1 m /g. 98 As propriedades desejveis para a fase lquida imobilizada em uma coluna de cromatografia gs-lquido incluem alta volatitilidade, estabilidade trmica e inrcia qumica. 99 O tempo de reteno de um soluto em uma coluna depende da sua constante de distribuio, que, por sua vez, est relacionada com a natureza qumica da fase estacionria. 100 Para que o tempo de residncia em uma coluna seja considerado razovel, uma espcie deve mostrar algum grau de solubilidade na fase estacionria. 101 Entre as fases estacionrias mais comuns em cromatografia gs-lquido se incluem polidimetil-siloxano, polietileno-glicol e poli(fenilmetil)-siloxano. 102 Colunas comerciais geralmente esto disponveis com fases estacionrias que variam de espessura de 0,1 a 5 mm. 103 O ndice de reteno de um alcano normal igual a 100 vezes o nmero de carbonos no composto, independentemente da fase estacionria da coluna, da temperatura e de outras condies cromatogrficas. 104 A cromatografia gasosa frequentemente est acoplada a tcnicas seletivas de espectroscopia e eletroqumica, gerando os assim chamados mtodos hifenados. 105 A cromatografia est baseada na absoro de substncias gasosas sobre superfcies slidas. 106 A cromatografia gs-slido feita tanto em colunas empacotadas quanto em colunas tubulares abertas. 107 So tipos de cromatografia onde a fase mvel um lquido a cromatografia de partio, a cromatografia lquido-slido, a cromatografia de troca inica e a cromatografia de excluso por tamanho. 108 A cromatografia lquida de alta eficincia o mtodo cromatogrfico mais utilizado, devido a sua sensibilidade, fcil adaptao para determinaes quantitativas e adequao a separao de compostos no-volteis.

10

109 Um fluido supercrtico aquele cuja temperatura e presso esto acima do Ponto Crtico, que por sua vez o ponto onde no se mais possvel observar as fases gasosas e lquidas. Estes fluidos tm sido usados com sucesso na Cromatografia. 110 Fatores como compatibilidade com a fase mvel e interaes entre o composto e a fase estacionria so mais importantes na cromatografia lquida do que a diferena de massa entre os compostos. Assinale como correto o item que traz uma competncia da Cmara de Regulao do Mercado de Medicamentos - CMED, de acordo com a Lei 10742. 111 Definir diretrizes e procedimentos relativos regulao econmica do mercado de medicamentos. 112 Estabelecer critrios para fixao e ajuste de preos de medicamentos e matriasprimas para sua fabricao. 113 Definir, com clareza, os critrios para a fixao dos preos das novas apresentaes de medicamentos. 114 Decidir pela excluso de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacuticos da incidncia de critrios de estabelecimento ou ajuste de preos, bem como decidir pela eventual reincluso de grupos, classes, subclasses de medicamentos e produtos farmacuticos incidncia de critrios de determinao ou ajuste de preos. 115 Estabelecer critrios para fixao de margens de comercializao de medicamentos a serem observados pelos representantes, distribuidores, farmcias e drogarias, inclusive das margens de farmcias voltadas especificamente ao atendimento privativo de unidade hospitalar ou de qualquer outra equivalente de assistncia mdica. No que se refere aos conceitos Resoluo da ANVISA n 10/2010, julgue os itens. 116 Drogas vegetais so as plantas medicinais ou suas partes, que contenham as substncias, ou classes de substncias, responsveis pela ao teraputica, aps processos de coleta ou colheita, estabilizao e secagem, ntegras, rasuradas, trituradas ou pulverizadas. 117 As plantas medicinais in natura cultivadas em hortos comunitrios e Farmcias Vivas reconhecidas junto a rgos pblicos e as drogas vegetais manipuladas em farmcias de manipulao esto sujeitas notificao instituda por esta Resoluo, devendo tambm atender s condies estabelecidas em regulamento prprio. 118 Podem ser notificadas drogas vegetais em qualquer outra forma (cpsula, tintura, comprimido, extrato, xarope, entre outros). 119 A fabricao, a importao e a comercializao dos produtos de que trata o pargrafo anterior ficam sujeitos ao disposto nessa Resoluo, devendo-se adotar, integral e exclusivamente, as informaes padronizadas do Anexo I da Resoluo. 120 No podem ser notificadas drogas vegetais em cpsula.

Para acessar mais provas e participar de discusses, s entrar no grupo de estudos para Perito:

http://groups.yahoo.com/group/Grupo_PCF_Quimica-2008/
Acesso a outros materiais para estudo: http://www.scribd.com/ConcurseiroRobson

11

Anda mungkin juga menyukai