Anda di halaman 1dari 10

Aula 22 - Geradores, Receptores e Potncia

Gerador: todo elemento que faz a converso de energia que no eltrica em energia eltrica. Na verdade o gerador no gera energia, ele s converte, transforma qualquer tipo de energia que no seja eltrica em energia eltrica.

Smbolo do gerador utilizado em circuitos: Gerador ideal: Gerador que converte toda a energia no eltrica fornecida em energia eltrica (no ocorrem perdas de energia). Esse gerador representado por dois traos, o menor representando o polo negativo e o maior representando o polo positivo. O E representa a fora eletromotriz que toda energia que o gerador converte para cada unidade de carga. A corrente no seu sentido convencional entra pelo polo negativo e sai pelo polo positivo. A tenso que esse gerador vai liberar para o circuito a prpria fora eletromotriz.

Gerador real: Na realidade o exemplo acima no acontece. Enquanto a corrente percorre o gerador internamente, enquanto as cargas esto tirando energia do gerador ocorre uma perda pois as cargas encontram uma certa resistncia interna para se deslocarem. Ento temos uma resistncia interna representada por r e na hora de fornecer a tenso ns temos ento que descontar essa perda, portanto a tenso que esse gerador vai liberar para o circuito dada pela fora eletromotriz (E) que toda a tenso transformada, toda energia transformada por unidade de carga menos a tenso perdida que dada pelo produto r.i proveniente da primeira lei de Ohm.

Existem duas ocasies que ns no podemos esquecer e que envolvem os geradores. A primeira quando o gerador est em aberto, ou seja, quando no tem nada ligado a esse gerador. Se o gerador estiver em aberto ns temos corrente nula (no tem corrente circulando) e a tenso a prpria eletromotriz mesmo que ele seja um gerador real. Uma outra ocasio quando colocamos o gerador em curto circuito, isso quer dizer, ligar o polo negativo diretamente ao polo positivo. Quando o gerador est em curto circuito, a corrente que vai circular est na sua intensidade mxima e chamada corrente de curto circuito (icc). Nesse caso ento a tenso zero porque a resistncia externa vale zero. Aplicando a equao do gerador (U=E - r.i), temos: U=E - r.i 0=E - r.icc E=r.icc => r=E/icc ou icc=E/r

Grficos dos geradores ideais e reais: Grfico do gerador ideal: Para o gerador ideal ns no temos resistncia interna, portanto a tenso para qualquer corrente vai ter sempre o mesmo valor que exatamente igual fora eletromotriz.

Grfico do gerador real: J para o gerador real ns temos a resistncia interna e consequentemente ns temos uma perda de tenso, portanto a tenso comea em seu valor mximo que a prpria fora eletromotriz, quando a corrente zero, e vai diminuindo a medida que a corrente vai aumentando. A tenso ento chega a zero quando a corrente for a de curto circuito (icc), ou seja, quando o nosso gerador estiver em curto circuito. Calculando o coeficiente angular da reta do grfico, temos: tg N E/icc tg N r

Iremos observar agora um circuito bem simples formado por um gerador e um resistor. A partir desse circuito iremos definir uma lei muito importante. Quando temos um circuito simples formado por um gerador e um resistor, o gerador est fornecendo uma certa tenso eltrica para o nosso resistor e podemos ento dizer que a tenso do gerador igual tenso do resistor (UG=UR). Temos ento que:

UG = UR E - r.i = R.i E = R.i + r.i E = i (R + r) i = E/R + r => Lei de Pouillet: A intensidade de corrente eltrica (i) dada pela razo entre a fora eletromotriz (E) e a soma das resistncias externa e interna. Essa lei permite calcular a intensidade de corrente eltrica que atravessa o nosso gerador.

Receptor: O receptor faz exatamente o inverso do gerador. todo elemento que transforma a energia eltrica em energia no eltrica, em outras modalidades de energia.

Smbolo do receptor: O receptor tem o mesmo smbolo do gerador s que em vez de r para a resistncia interna ns vamos usar r e em vez de E para a fora eletromotriz ns vamos usar E para a chamada fora contra eletromotriz. Inverte-se tambm o sentido da corrente, no gerador ela entra pelo negativo e sai pelo positivo e no receptor ela entra pelo positivo e sai pelo negativo. Se o receptor tem a funo de transformar energia eltrica em outros tipos de energia, parte dessa energia transformada til, ento parte da tenso transformada convertida em energia til, e parte da tenso transformada de perdas. Ento temos que a soma das tenses transformadas igual tenso total recebida. Logo: U = E + r.i

Grfico do receptor: Graficamente ns podemos ento na vertical representar a tenso (U) e na horizontal a intensidade de corrente eltrica (i) e conforme ns observamos esta equao do receptor, para a intensidade de corrente eltrica igual a zero a tenso igual fora contra eletromotriz, o nosso coeficiente linear dessa reta. E ns observamos ainda que como temos uma soma, a medida em que a corrente aumenta a tenso tambm aumenta, ento temos uma reta crescente. Para uma tenso U, ns temos uma correspondente corrente i e podemos dizer ento que o coeficiente angular dessa nossa reta (tg) pode ser dado por: tg N U - E/i => tg N r.i/i => tg N r => Sendo r a resistncia interna do receptor.

Circuito formado por gerador, receptor e resistor: Ento ns vimos a definio, vimos a representao do receptor e ainda vimos a propriedade grfica. O que ns vamos fazer agora colocar isso em um circuito, tudo o que ns j vimos at agora: gerador, receptor e resistor. Temos ento um circuito formado por um gerador (abaixo), no qual a corrente est entrando pelo negativo e saindo pelo positivo, a corrente vai subir passando pelo resistor direita do nosso circuito, passa pelo receptor (acima) e volta para o gerador. No podemos esquecer que temos tambm a resistncia interna do gerador (r) e a resistncia interna do receptor (r). Percebam ento que a corrente entra no polo negativo do gerador, sai pelo polo positivo e entra no polo positivo do receptor e sai pelo polo negativo. A tenso que o gerador fornece agora ser dividida entre os elementos resistor e receptor. Temos ento que: UG = UR + URec E - r.i = R.i + E + r.i E = R.i + E + r.i + r.i E = E + i(R + r + r) E - E = i(R + r + r) E - E/ R + r + r = i(R + r + r)/R + r + r i = E - E/R + r + r

Potncia eltrica: a relao entre a energia eltrica e o tempo. Temos ento que: Pot = Eel/t U = Eel/Q => Eel = Q . U Pot = U . Q/t, sendo i = Q/t Pot = U . i Potncia dissipada em um resistor: Quando ns temos um resistor dissipando energia, ele dissipa uma certa potncia e essa potncia dissipada no resistor pode ser calculada da seguinte forma: Pot = U . i U=R.i Pot = R . i . i Pot = R . i2

Pot = U . i i = U/R Pot = U . U/R Pot = U2/R

Anda mungkin juga menyukai