Anda di halaman 1dari 11

Psicanlise do Capitel Jnico Publicado em 13/01/2011 | 1 Comentrio

Silvio Colin

Baseado no livro Psicoanalisis del arte ornamental de Angel Garma . O capitel jnico, entre os trs representantes das ordens da arquitetura grega, talvez o que mais se preste para uma abordagem psicanaltica, uma vez que apresenta uma maior complexidade para uma anlise. No capitel drico, dificilmente conseguimos nos afastar da marcante ideia construtivista, de um simples leito de pedra para transmitir cargas da arquitrave para a coluna. J o capitel corntio marcado por uma fora oposta, de um figurativismo explcito. No capitel jnico, entretanto, as imagens se fundem e se interpenetram, lembrando um processo inconsciente de condensao de que nos falou Freud.

Muitas destas interpretaes causam estranheza queles que no tem nenhuma familiaridade com as idias da psicanlise. Afinal, estamos aqui lidando com foras inconscientes. O conhecimento de tais teorias, embora no seja condio necessria para entendimento dos assuntos abordados, certamente ajudar em muito.

Fig. 1 Capiteis das ordens gregas

Figura 2 Friso vulo-lana e colar de contas. Imagem <http://etc.usf.edu/clipart>

O inconsciente trabalha com figuras primitivas, coisas da natureza e do corpo. Uma das figuras mais recorrentes da arte decorativa clssica, que bastante utilizada na ordem jnica, o friso vulo-lana, que nada mais do que uma estilizao representiva do masculino-feminino. Lewis Mumford nos chamava a ateno para o fato de que as estruturas mais primitivas casas, aposentos, tmulos geralmente so redondas, lembrando o vaso original descrito no mito grego, que fora modelado no seio de Afrodite. Mais adiante, o falo e a vulva sero representados em obeliscos e lagos. [1]

No caso das colunas gregas, sobre as quais pesa grande parte da Histria da Arquitetura Ocidental, temos trs ordens de origens formais diferentes, sendo a ordem drica a mais abstrata. J no capitel jnico, com suas volutas, so mais claras as intenes figurativas e simblicas. Aquele povo da sia Menor faz derivar, em parte, seu capitel das formas equivalentes egpcias atravs da Assria. A literatura arquitetnica relaciona as volutas como representaes dos cornos dos carneiros, bodes ou da concha marinha.

Fig. 3 Cornos de bode. Imagem <www.lemonlight.org>

Fig 4 Fonte imagstica do capitel jnico.

O bode um animal muito importante nas culturas ancestrais. Lembremos do bode expiatrio, que na festa de expiao dos judeus era carregado com todas as iniquidades dos humanos e depois expulso para o deserto; ou ainda das origens da tragdia grega[2]. Tanto a flor de lis como o lrio, ou os chifres dos carneiros e bodes tm um significado simblico masculino, coma j observara Theodor Reik [3]. As formas mais maduras do capitel jnico so muito estilizadas pelo seu desenho geomtrico, o que corresponde, no trato das artes plsticas, a uma reviso secundria da elaborao dos sonhos e outros materiais do inconsciente. Mas nas suas formas originais vemos claramente a sobreposio de smbolos relacionados ao sexo.

Fig. 5 Flor-de-Lis natural e estilizada. Imagens <www.plantasonya.com.br> e <image.wangchao.net.cn>

Fig. 6 Forma desenvolvida do capitel jnico. Imagem Garma, 1961.

O capital jnico (Fig. 6), criado na costa ocidental da sia Menor [4], se compe de volutas exteriores com meias palmetas internas e no centro, na parte superior do fuste, com ornamentao em friso. O que se sabe da histria e da sua evoluo permite abordar seu estudo psicanaltico. Neste capitel chama a ateno as volutas laterais. Tem sido apontadas por vrios autores que suas forma provm de motivos ornamentais egpcios, com base no loto e no lrio, sendo tambm uma representao de chifres do bode ou de um caracol.

Fig. 7 Motivos ornamentais egpcios. Imagens Banister, Fletcher 1951

Freud chamou a ateno para o significado simblico do lrio e da flor de lis como representao do sexo masculino. Reik mostrou a mesma coisa do chifre de carneiro que tocado nas sinagogas majestosamente desde a mais remota antiguidade. Igual significado inconsciente deve ter a grande concha, alongada e torcida, como chifre de carneiro e cujo som utilizado, por exemplo, por ndios dos Andes peruanos, no ponto culminante de uma celebrao.

Fig. 8 Capitel fencio. Imagem Garma 1961.

Foi, principalmente, a aplicao dos motivos ornamentais egpcios do lrio ou da flor-de-lis que deu origem a capitis do tipo fencio, encontrado em Chipre (Fig. 8). constitudo por uma folha central e duas volutas laterais enroladas. Sua origem inconsciente deve estar em uma simbologia do rgo genital masculino, com pnis e testculos. Alm disso, neste capitel em Chipre, acima dessa folha, h dois semicrculos, que podem simbolizar o rgo genital feminino.

Fig. 9 Capitel em Neandria. Imagem Garma 1961.

Este tipo de capital influenciou definitivamente a criao posterior da capitel jnico. Em Nape e Neandria (Ilha de Lesbos) foram encontradas dois capitis jnicos primitivos (fig. 9). Eles tambm tentaram representar o lrio, mas com uma estranha modificao, a folha central foi substituda por uma palmeta. Psicanaliticamente, isto significa que o elemento do capitel lilial, o que representa o pnis, sofreu uma mudana que o feminizou. Tal como acontece com os contedos inconscientes da neurose, a feminizao do flico um processo frequente na ornametao.

interessante notar que a feminizao do flico ocorre no que ele simboliza do pnis e no em relao aos testculos. Ela coincide com os resultados descritos por Freud, de que a castrao temida inconscientemente do pnis. O mesmo observado em outros fenmenos culturais, como ocorre com fervorosos adeptos de vrias religies, que devem permanecer muito homens, mas tambm devem renunciar atividade genital do pnis, ou seja, devem castrarse flicamente. Em Parsifal [5], Klingsor desprezado por que, impulsionado por motivos religiosos, castrou-se nos testculos.

No capitel de Neandria, v-se que a haste central, complementada por dois volumes laterais bem desenvolvidos e, abaixo, duas fileiras de folhas. Estas folhas so tambm de origem egpcia. Tendo em conta o aspecto da totalidade do capital e sua gnese, pode ser atribudo a estas folhas um simbolismo de plos pubianos.

Fig. 10 Imagem Banister-Fletcher, 1951

Paralelo ao simbolismo genital, este capitel, de volutas grandes e achatadas, tem o significado prtico de um suporte que, na arquitetura de madeira, anterior da pedra, se adicionava s colunas para suportar a arquitrave. Por no conter elementos reprimidos, este significado de suporte persiste em toda a evoluo subsequente do capital jnico.

O desenvolvimento posterior causa estranhos fenmenos, resultado de constante ao repressiva em curso, que intensifica o mascaramento do simbolismo genital masculino primitivo. As folhas do capital de Neandria, que representam plos pubianos, em um capitel de um perodo posterior, encontrado em Neucratis, Egito (fig. 4), se arredonda muito, e as folhas inferiores se reduzem em tamanho. Em outros capitis, mais tarde, torna-se uma ornamentao tipo vulo-lana. Este ornamento compe a cimalha da coluna, e mais abaixo inserido o colar de contas, por sua vez derivado de uma outra linha de folhas menores.

Em um momento posterior, a linha de folhas arredondadas sobe e se introduz dentro das volutas, deslocando-as lateralmente. Para tal, o tronco central foi dividido e os cantos preenchidos com meias palmetas (Fig. 6). Isso o que visto nas capiteis do sculo VI a.C. no sul da Itlia, em Delfos e no templo arcaico de Artemis em feso.

Mais tarde ainda, como nos capitis do Erecteu, desaparecem as meias palmetas, e ficam apenas as volutas e as folhas centrais, a meia-distncia, transformados em ovulos-lanas e colar de contas. Assim que somente pode ser vislumbrado o simbolismo genital masculino original, se se conhece a histria anterior. Isso o que acontece com os sintomas neurticos

que, para serem descobertos em sua origem, necessitam de um tratamento psicanaltico que faa regressar a sua gnese aos instintos genitais reprimidos.

Fig. 11 Capitel corntio primitivo. Imagem Garma, 1961.

Porm, como um retorno ao reprimido, similar ao que ocorre com os sintomas neurticos, no capitel corntio primitivo, que em muitos aspectos pode ser visto como uma variante do jnico, ressurge o motivo da ornamentao do simbolismo genital masculino. (Fig 11)

Como o capitel jnico primitivo, o capitel corntio tem, na parte baixa, fileiras de folhas, que simbolizam os plos pubianos. Diferentemente do jnico, so folhas de acanto. Destas folhas emergem pequenos caules que terminam em volutas, fazendo os quatro cantos do capitel. As volutas confrontantes e a palmeta central formam um motivo ornamental anlogo ao do capitel jnico de Neandria, tambm com o simbolismo de um pnis feminizado em forma de flor. Estas volutas se enrolam para dentro, em vez de faz-lo para fora como o jnico, o que muda o seu significado.

Visto por outro lado, no capitel corntio a voluta larga, que est nos ngulos, junto com as menores, enroladas ao lado, formam tambm um simbolismo de genitlia masculina. Em outros capitis corntios, como na Torre dos Ventos em Atenas, em vez de volutas existem folhas lanceoladas, tambm um simbolismo flico, semiencobertas por folhas de acanto, como um pnis recoberto por plos pubianos.

Fig. 12 Capitel na Torre dos Ventos em Atenas. Imagem <www.nyc-architecture.com>

Nos capitis da Idade Mdia, derivados do capitel corntio, como o de Alhambra, s vezes ressurge o simbolismo genital masculino.

Fig. 13. Capitel em Alhambra.

[1] MUMFORD, Lewis. A cidade na Histria. Belo Horizonte: Itatiaia, 1965. P. 26.

*2+ A palavra vem do grego tragidia *+ (canto do bode) composto de bode e canto+, canto religioso com que se acompanhavam o sacrifcio do bode nas festas de Dionsio.

[3] Theodor Reik (1888-1969) psicanalista americano de origem austraca, discpulo de Freud. Estudou a relao da psicanlise com a religio.

[4] Os Jnios eram um povo indo-europeu que se estabeleceu na tica e no Peloponeso e foram depois para a sia Menor com a chegada dos dricos. Na sia Menor habitaram Halicarnaso e Esmirna e entre os sculos XII e X a.C. formaram a Liga Jnica , composta por doze cidades florescentes: feso, Samos, Priene, Colofn, Clazmenas, Quios, Mileto, Teos, Mionto, Lebedos, Foceia e Eritras. Os jnios eram uma das quatro etnias que formaram o povo grego juntamente com os aqueus, elios e dricos.

[5] Parsifal uma pera de trs atos de Richard Wagner , de 1882.

Bibliografia

BANISTER FLETCHER, Sir. A History of Architecture by the Comparative Method. London. Batsford, 1954, p. 42 e seg.

GARMA, Angel. Psicoanalisis del arte ornamental. Buenos Aires: Paidos, 1961, p. 30 e seg.

Anda mungkin juga menyukai