Anda di halaman 1dari 5

Reparando amplificadores de potncia (ART576)

Escrevi este artigo em 2007, mas ele ainda til, se formos trabalhar com amplificadores mais antigos, principalmente os tipos analgicos que fazem uso de circuitos integrados e transistores comuns. Para o leitor que trabalha em reparos ou que gosta de mexer nos prprios amplificadores, trata-se de uma artigo de grande utilidade. Operando com potncias muito altas, os amplificadores de udio acima de 100 W possuem etapas de sada que tornam estes equipamentos muito crticos quando se faz a anlise de um problema e quando se tenta fazer um reparo direto. Qualquer descuido pode causar a queima de novos componentes que, dependendo de sua funo, podem ser justamente os mais caros do aparelho. Como proceder na anlise e reparao de equipamentos de udio de potncia o assunto deste artigo, bastante importante para os tcnicos reparadores e instaladores ou mesmo montadores de amplificadores de udio de alta potncia. Ao lado dos amplificadores de udio de alta potncia que trabalham com circuitos integrados comuns e hbridos, como os da srie STK, existem os tipos tradicionais e ainda mais comuns que operam com transistores bipolares. Estes amplificadores, normalmente com sadas complementares como a mostrada na figura 1, utilizam transistores de altssima potncia (acima de 60 Watts na maioria dos casos) e que ainda operam em condies extremas de corrente e tenso. Transistores como os da Motorola da srie MJ 15011, MJ15022 e MJ15024 para os NPN e MJ15012, MJ15023 e MJ15025 para os PNP com correntes de 10 a 16 ampres so os mais usados nos grandes amplificadores usados em conjuntos musicais e sales de baile.

Transistor de alta potncia

Tambm bastante comuns so os 2N3055, que pelo seu baixo custo so encontrados em caixas amplificadoras, amplificadores de uso mvel, etc. Esta modalidade de operao os torna especialmente sensveis a sobrecargas, curtos e outros problemas que podem tanto ocorrer durante o funcionamento como at num processo de diagnstico de defeitos.

COMO REPARAR Os principais pontos que devem ser observados quando se trabalha com estes equipamentos numa bancada de reparao so os seguintes:

a) Uso da lmpada de srie Um erro comum que se comete ao se analisar este tipo de equipamento numa bancada ligar lmpadas em srie com a alimentao, como mostra a figura 2.

Ligao com lmpada em srie

Nestas condies, se o aparelho no tiver componentes em curto que faam com que a lmpada acenda com mxima intensidade revelando o fato sem causar danos maiores, os capacitores da fonte vo se carregar praticamente com a mxima tenso. O correto para a anlise deste tipo de equipamento ligar duas lmpadas em srie com o positivo e o negativo das alimentaes contnuas que normalmente so simtricas, como mostra a figura 3.

Ligao correta

b) Carga Os testes preliminares de um amplificador suspeito devem ser feitos sempre sem carga. Existem casos em que amplificadores com configuraes no muito bem elaboradas podem oscilar quando ligados sem carga. Neste caso, uma carga de baixa corrente, ou seja, uma resistncia maior do que a impedncia com que ele funciona pode ser usada. Um resistor de 100 ? x 10 W pode ser usado para esta finalidade em lugar do alto-falante.

c) Nos amplificadores de potncia muito elevada comum termos diversos transistores do mesmo tipo ligados em paralelo para aumentar a capacidade de corrente das etapas de sada, conforme mostra a figura 4.

Transistores

Se for encontrado um desses transistores com problema, o correto trocar todos do mesmo ramo. No processo que levou a queima de um dos transistores pode perfeitamente ocorrer que os outros tenham sido afetados e com isso suas caractersticas estejam mudadas. No ser interessante para o montador ter o transistor novo queimado novamente (e tambm os outros do mesmo ramo) ao fazer a reparao.

d) Resistores de emissor Os emissores dos transistores das etapas de sada de alta potncia normalmente tm ligados resistores de baixas resistncias (entre 0,1 e 2,5 ?) e altas potncias (1 a 10 Watts de fio). Estes resistores podem abrir com a queima do transistor e isso normalmente no deixa sinal visvel de queima na maioria dos casos. Faa um teste em todos eles. Os resistores de menores dissipaes tambm podem queimar quando os transistores da etapa de sada queimam. Neste caso, para os tipos de carbono, sinais de escurecimento pode ser uma boa pista para um componente danificado.

e) Isoladores Um ponto importante no reparo o referente a reinstalao dos transistores de potncia em seus dissipadores. Em condies normais de funcionamento o transistor no pode estar muito mais quente que o prprio dissipador. Se isso ocorrer porque o calor no est sendo convenientemente transferido do transistor para o dissipador. O ponto crtico justamente o isolador que deve ser de mica e untado com pasta trmica. No deve ser usada pasta em excesso mas apenas o suficiente para garantir que toda a superfcie do transistor e do dissipador possam ficar em contacto com o isolador, conforme mostra a figura 5.

Isoladores

f) Se for realizar medida de tenses (com o aparelho ligado portanto) tome muito cuidado. Sempre ligue antes as pontas do voltmetro usando garras apropriadas e somente depois a alimentao do amplificador. Um simples descuido pode colocar componentes em curto e como as correntes disponveis nestes circuitos so elevadas as conseqncias podem ser muito graves.

g) No use fones de ouvido para fazer testes no amplificador. Se ele voltar a funcionar repentinamente no mximo volume ou houver um curto nas etapas de sada que produzam um estalo no fone ele pode ter conseqncias bastante desagradveis.

O QUE PROCURAR Alguns pontos importantes nas medidas de corrente e tenso, verificao de funcionamento e oscilaes podem ser importantes para os leitores: a) Correntes de polarizao - para verificar as correntes de polarizao dos transistores de potncia de sada suficiente medir a tenso sobre os resistores de emissor. As tenses devem ficar tipicamente na faixa de 10 a 30 mV. Tenses acima deste calor indicam problemas com os transistores os as etapas em que esto estes componentes. b) Oscilaes de alta freqncia - certos amplificadores podem oscilar o que pode ser constatado pelo exame do sinal no osciloscpio. A oscilao faz com que uma boa parte da potncia seja perdida com uma reduo do volume nos altofalantes. c) Clipping - o corte dos sinais causando distoro conforme mostra a figura 6 um problema bastante comum nos amplificadores.

Clipping

Se o sinal de entrada no estiver distorcido desta forma ou ainda no saturar o circuito o problema pode estar no prprio circuito.

COMO AJUSTAR A POLARIZAO Os transistores de sada devem estar polarizados de modo que uma corrente circule por eles, mesmo na ausncia de sinal, quando operam nas etapas em simetria complementar. Nestas etapas quando um transistor conduz o outro fica no corte e vice-versa. Se os transistores estiverem com corrente excessiva de polarizao teremos perdas por aquecimento e se a corrente for muito baixa teremos distores com sons de baixo volume. A polarizao correta pode ser observada no osciloscpio sendo ajustada para o ponto em que a alterao na forma de onda conforme, mostra a figura 7, muda.

Ajuste da polarizao

Esta polarizao deve ser ajustada para que uma tenso entre 10 e 30 mV seja obtida nos resistores de emissor.

CONCLUSO Os cuidados principais, conforme vimos referem-se ao problema de se evitar que descuidos causem correntes intensas indevidas queimando outros componentes ou mesmo os componentes que tenham sido substitudos. Com potncias na faixa de 100 a 500 W muitos amplificadores trabalham com tenses e correntes muito altas que podem causar grandes danos em componentes delicados. Por este motivo o mximo de cuidado em qualquer medida, reparao ou teste fundamental para se manter a integridade do equipamento levando-o de volta ao funcionamento normal.

Anda mungkin juga menyukai