Anda di halaman 1dari 27

MEGATREINING CURSOS E TREINAMENTOS CURSO DE BOMBEIRO CIVIL

AUGUSTO JUNIOR MRCIO COSENZA RENATA SERRA

ARTIGO DESASTRES NATURAIS NO BRASIL E NA EUROPA E NO PAR

Belm PA 2013

ARTIGO DESASTRES NATURAIS NO BRASIL E NA EUROPA E NO PAR

Artigo apresentado ao Curso de Bombeiro Civil, realizado na Instituio Megatraining Brasil Blem-PA Cursos e Treinamentos como parte de grade curricular de carga.

Aluno (a): Augusto Junior Mrcio Cosenza Renata Serra

Professor Orientador: SubTenente BM Prof Mrcio Rogrio Pereira Cesar Augusto Lopes Ribeiro

Belm-PA 2013

AGRADECIMENTO A equipe Augusto Junior, Mrcio Cosenza, Renata Serra, em que o conhecimento e a postura profissional e a relao pessoal somaram para o conhecimento. A Deus, por ter dado a luz da sabedoria e sade para poder escrever este artigo do curso de bombeiro civil, e por terem me dado lucidez suficiente para entender os desgnios de Deus e encarar os tropeos da vida como fases passageiras. Aos Professores orientadores Sub Tenente Bombeiro Militar Mrcio Pereira, e Professor Cesar Augusto Lopes Ribeiro que com suas experincias e vises profissionais agregaram valor e com sugestes de correo de melhorias para o trabalho realizado e ateno a cada aula ministrada, assim repassando o mximo do seu conhecimento profissional, o que contribuiu e com certeza contribuir positivamente para o nosso sucesso profissional. Agradeo, finalmente, a todos aqueles que passaram pela nossa vida e contriburam para o nosso sucesso pessoal e profissional.

APRESENTAO Os desastres tm magnitudes amplas e variadas, fundamentalmente pela falta de alocao de recursos e pela escassez de textos que orientem para a fase de preveno. Isso um fato, que preocupa rgos nacionais e internacionais e que prega por visar formao, treinamento e preparao prevento. As partes subseqentes, de preveno de desastres naturais e medidas preventivas, trabalham a fundo esses conceitos de maneira de adapt-los para eventos hidrolgicos de interesse e com amplitude: Vendavais, Tornados, Furaces, Geadas, Granizos, Secas, Ressacas do mar, Deslizamento de encostas e Inundaes.

1 INTRODUO

Desde o surgimento do homem sobre a face da Terra houve sempre a necessidade de lidar com crises de todos os tipos, na maior parte das vezes esta resposta era pessoal e ntima e no se sobrevivia. Viver sob a face da Terra constitua e constitui ainda hoje um determinado risco. O risco estava presente nos ataques dos animais, nos ataques de outras tribos, de doenas, na forma de desastres naturais, e via de regra geral na prpria fome e na falta de gua para a sobrevivncia. Os relatos bblicos foram adaptados de contos anteriores das primeiras civilizaes humanas surgidas no crescente Frtil, regio do Iraque hoje, atravs dos contos sumrios do Gigalmesh, por volta de 5.000 A.C. nos Gigalmesh, por volta de 5.000 A.C. nos ensinam muito a respeito das tragdias que se abateram sobre a humanidade e de que forma pode o homem reagir a elas. Nestes relatos bblicos um dos primeiros personagens a serem citados como exemplo de Administrador de Desastres foi No, o qual utilizou os princpios bsicos de uma administrao de emergncias: 1 - Soube prever um determinado cenrio, 2 - Conseguiu estimar suas conseqncias, 3 - Definiu as vulnerabilidades especficas, 4 - Na impossibilidade de salvar a todos, salvou aqueles que por serem mais aptos para perpetuarem a respectiva espcie, 5 - Estabeleceu um Plano de Emergncia completo e concreto Plano de Fuga + Plano de Mitigao+Plano de Abrigagem+Plano de Gesto de Conflitos+Plano de Alimentao para 40 dias e 40 noites, 6 - Aps isso estabeleceu um Plano de recuperao atravs da liberao dos animais e sua reintegrao, adaptao ao meio, de forma sustentvel. O interessante disso tudo que na maior parte das vezes as pessoas sabem que podem ter problemas futuros, mas acreditam que seus santos, anjos ou mentores os protegero, ou se fiam que os problemas no ocorrero com eles. H quase um ano atrs, parte de Itaipava, distrito de Petrpolis, na regio serrana do Estado do Rio de Janeiro (Vale do Rio Cuiab), sofreu perdas de casas levadas pelo rio. Com as chuvas excessivas que ocorreram na regio, o aumento dos resduos produzidos pelos deslizamentos de encostas e

o lixo depositado em suas margens, as guas subiram e a fora da natureza levou consigo centenas de casas. Independentemente dos cenrios previstos pelo Painel

Intergovernamental de Mudanas Climticas (IPCC) sobre o aquecimento global, cuja realidade j bem divulgada pelo meio tcnico-cientifico, a qual se manifestar principalmente na forma de desastres naturais, estes de forma cada vez mais imprevista e impactante, exigiro uma elevada competncia tcnico-operacional para lidar com estes impactos, e a surge a importncia do profissional administrador de Desastres. As grandes cidades em especial aqueles que conjuguem alta densidade populacional comunidades com limiares elevados de pobreza, pssimas condies de infraestrutura sanitria e que se situem em regies costeiras, tero, por conseguinte uma vulnerabilidade mais acentuada, neste caso Rio de Janeiro entre outras cidades brasileiras e mundiais, conduzindo aos mais elevados ndices de danos e perdas de vidas. Por outro lado as dificuldades associadas s redes de trfego urbano, cada vez com maior volume de veculos e mais congestionado nestas cidades, a falta de acesso estas comunidades, entre outros vrios fatores geraro presses considerveis sobre os responsveis pelas atividades de Comando e Coordenao em Situaes de Emergncias, geraro respostas de interveno mais lentas, expondo ainda mais as populaes atingidas aos eventos secundrios decorrentes de inundaes, incrementando sua tambm a sua vulnerabilidade. Os riscos tecnolgicos tambm se tornaro maiores em de ocorrncia de uma maior diversidade e manipulao de produtos que so a base de nossa sociedade, em especial os polmeros sintticos. Cada vez velocidades maiores de deslocamento com carga humanas e de produtos comporo riscos e cenrios os quais exigem uma abordagem e uma compreenso pela suas conseqncias para fins de Planejamento contra Emergncias, cuja

importncia torna-se- cada vez maior,. Da a extrema importncia de formao e da capacitao de profissionais especializados com uma viso plena das causas.

DESENVOLVIMENTO

2 O que so desastres ambientais


Desastre - resultado de eventos adversos naturais ou humanos sobre um ecossistema vulnervel, causando danos humanos, materiais, ambientais e conseqentes prejuzos econmicos, culturais e sociais, 3 Classificao dos Desastres Ambientais Os desastres de uma forma geral para fins de classificao dividem-se em: Naturais, Humanos, Tecnolgicos, Sociais e Biolgicos. (Fig.01) 4 Explicar cada item da classificao: 1 ) Naturais: Os desastres naturais fazem parte de um ciclo que associa-se evoluo da prpria Terra, ao longo do tempo, manifestando-se sob a forma de e r u p e s vulcnicas, terremotos, maremotos, ciclones, secas etc. 2) Humanos: Estes refletem-se como fruto da prpria evoluo do homem sob a face da terra e do preo a ser pago pelo abuso ou mau uso do conhecimento humano, estes subdividem-se em: 2.1) Tecnolgicos: So aqueles gerados pelo desrespeito s normas e princpios que envolvem o uso de tecnologia dentro de um equilbrio com a comunidade e o meio ambiente, traduzindo-se sob a forma de incndios, exploses, colapsos estruturais, vazamentos qumicos etc., 2.2) Sociais: Esto associados incapacidade do homem conviver em harmonia com seu semelhante dentro dos princpios de liberdade, igualdade e fraternidade, manifestando-se sob a forma de greve, guerras, violncia, fome, sabotagem etc. 2.3) Biolgicos: Resultantes de desequilbrio entre o homem e o reino animal, originando pragas animais e vegetais, epidemias e pandemias.

DESASTRE
TECNOLGICOS

NATURAL

HUMANO

SOCIAIS BIOLGICOS

Fig. 01

5 Classificao quanto origem Quanto origem ou casa primria do agente causador, os desastres podem ser classificados em: Naturais ou Humanos ( antropognicos). Desastres Naturais: So causados por fenmenos e desequilbrios da natureza que atuam independentemente da ao humana. Em geral, considera-se como desastres natural todo aquele que tem como gnese um fenmeno natural de grande intensidade, agravado ou no pela atividade humana. Exemplo: Chuvas intensas provocando inundao, eroso e escorregamentos; ventos fortes formando vendaval, tornado e furaco; etc. Desastres Humanos ou Antropognicos: So aqueles resultantes de aes ou omisses humanas e esto relacionados com as atividades do homem, como agente ou autor. Exemplos: Acidentes de trnsito, Incndios urbanos, Contaminao de rios, rompimento de barragens, etc (AlcntaraAyla, 2002; Castro, 1999; Kobiyama ET AL. 2006; Marcelino, 2008). Os desastres naturais podem ser ainda originados pela dinmica interna e externa da Terra. Os decorrentes da dinmica interna so teremotos, maremotos, vulcanismo e tsunamis. J os fenmenos da dinmica externa envolvem tempestades, tornados, inundaes, escorregamentos, entre outros.

6 Classificao quanto intensidade A avaliao da intensidade dos desastres muito importante para facilitar o planejamento da resposta e da recuperao da rea atingida. As aes e os recursos necessrios para socorro s vtimas dependem da intensidade dos danos e prejuzos provocados. Desastres de nvel I, que se caracterizam por serem de pequeno porte, com danos facilmente suportveis e superveis pelas prprias comunidades afetadas; Desastres de nvel II, que se caracterizam por serem de mdio porte, com danos e prejuzos que podem ser superados com recursos da prpria comunidade, desde que haja uma mobilizao para tal; Desastres de nvel III, que se caracterizam por serem de grande porte e exigirem aes complementares e auxlio externo para a superao dos danos e prejuzos; e Desastres de nvel IV, que se caracterizam por serem de muito grande porte. Nesses casos, os danos e prejuzos no so superveis e suportveis pelas comunidades sem ajuda de fora da rea afetada, mesmo quanto as comunidades so bem informadas, preparadas, participativas e facilmente mobilizveis. 7 Desatres Naturais no Mundo Em mbito mundial, tem-se verificado, nas ltimas dcadas, um aumento das ocorrncias de desastres naturais e dos prejuzos decorrentes. Constata-se uma tendncias global para o significativo incremento do nmero de desastres a partir da dcada de 70 que, conforme EM-DAT (2009) passou de 50 registros por ano para 350 em 2008, tendo chegado a 500 em 2005. Segundo esta mesma fonte, os prejuzos estimados, que em 1975, eram de aproximadamente 5 bilhes de dlares, passaram a 180 bilhes em 2008. Em 2005, ano do Furaco Katrina nos Estados Unidos, o prejuzo atingiu 210 bilhes de dlares. As populaes em risco tm apresentado um crescimento anual em torno de setenta a oitenta milhes de pessoas, sendo que, mais de 90% dessa populao

encontra-se nos pases em desenvolvimento, com as menores participaes dos recursos econmicos e maior carga de exposio ao desastre. Em teoria, os perigos naturais ameaam igualmente qualquer pessoa, mas na prtica, proporcionalmente, atingem os mais desfavorecidos, devido a uma conjuno de fatores: H um nmero muito maior de populao de baixa renda, vivendo em moradias mais frgeis, em reas mais densamente povoadas e em terrenos de maior suscetibilidade aos perigos. Assim, a estratgia de reduo de desastres precisa ser acompanhada do desenvolvimento social e econmico e de um criterioso gerenciamento ambiental. Portanto, deve ser construda com polticas de desenvolvimento sustentvel que levem em conta os perigos existentes e os planos para reduo dos riscos (AlcantaraAyala,2002;UN-ISDR, 2004). A dcada de 1990, declarao pelas Naes Unidas, como a Dcada Internacional para Reduo de Desastres Naturais ( Internacional Decade for Natural Disaster Reduction IDNDR), foi dedicada promoo de solues para reduo do risco decorrente de perigos naturais fortalecendo os programas de preveno e reduo de acidentes naturais. Uma das aes derivadas da IDNDR foi a implantao da Estratgia Internacional para Reduo de Desastres (Internacional Strategy for Disaster Reduction ISDR), voltada para promover maiores envolvimentos e comprometimentos pblicos, disseminao de conhecimentos e parcerias para implementar medidas de reduo de riscos. Hoje, h um crescente reconhecimento que enquanto esforos humanitrios ainda so importantes e necessitam de ateno continuada, a avaliao e a mitigao dos riscos e das vulnerabilidades so fatores fundamentais a serem considerados na reduo dos impactos negativos dos perigos e desta maneira so essenciais para a implantao do desenvolvimento sustentvel (UN-ISDR, 2004). Uma das explicaes do grande desequilibrio entre preveno e resposta de urgncia, conforme observado por Veyret(2007), que aes de reduo de riscos no oferecem a mesma visibilidade s polticas de organismos oficiais nacionais e internacionais, arrecadadores de fundos, em relao aos programas de atendimentos emergenciais, os quais normalmente tm grandes exposio na mdia. Atualmente, as Naes Unidas por meio de ISDR, focam muito na questo da vulnerabilidade que um estado determinado pelas condies fsicas, sociais, econmicas e ambientais, as quais podem aumentar a suscebilidade de uma comunidade ao impacto de eventos perigosos. Uma vez que o perigo de ocorrer um

determinado desastre natural em geral, j conhecido e, muitas vezes inevitvel, o objetivo minimizar a exposio ao perigo por meio do desenvolvimento de capacidades individuais, institucionais e da coletividade que possam contrapor-se aos perigos e aos danos. O papel da participao comunitria e da capacidade de enfrentamento da populao considerado elemento chave no entendimento do risco de desastre (UM-ISDR, 2004).

8 Exemplos de Desastres: Europa:

O desastre nuclear de Chernobyl


O mais grave acidente nuclear ocorrido no mundo foi na noite de 25 para 26 de abril de 1986. Um dos quatro reatores da usina nuclear de Chernobyl, na Ucrnia (na poca a Ucrnia fazia parte da Unio Sovitica), explodiu, causando o vazamento de resduos nucleares na atmosfera e a formao de uma nuvem radioativa, que se deslocou para os pases da Europa Central. A exploso matou umas 50 pessoas algumas imediatamente. Outras milhares de mortes aconteceram aps anos, em conseqncia da contaminao pela radiao. Ainda hoje a populao da regio apresenta elevados ndices de leucemia e de mortalidade infantil. Segundo a Organizao Mundial de Sade (OMS) mais de 8 mil pessoas morreram em conseqncia da radiao nuclear, aps o acidente de Chernobyl.

sia O crescente apetite do povo chins por carnes exticas, partes de animais e plantas coloca em risco espcies raras e ameaadas. A demanda chinesa por partes de rinocerontes, tigres, ursos e tartarugas, para citar algumas criaturas ameaadas, sentida em muitos pases asiticos - na verdade, em todo o mundo.

Oceania A Seca: sem dvida nenhuma o maior e mais complicado problema de todos, pois alm da Austrlia ser um dos pases mais secos no mundo, ainda por cima tem a maior parte de seu solo composta de desertos. Tirando fora uma determinada faixa de litoral, e algumas reas verdes isoladas, tudo mais um grande deserto. Como se isso no bastasse, a Austrlia esteve por muito tempo submersa no oceano antes de sua formao, resultando em um solo rido e extremamente salgado. Ou seja, para a agricultura isso um problemo, pois alm de longos perodos de estiagem, quando se fura um poo, jorra gua salgada imprpria para o consumo e para a agricultura. Sem grandes rios e gua doce no subsolo, a Austrlia tem um problema srio com relao ao crescimento da populao. No h gua o suficiente caso a populao dobrasse de 20 para 40 milhes, e a dessalinizao da gua do mar com a tecnologia hoje existente, acarretaria um custo aproximado de A$ 8 por cada 100 litros. Isso faz da gua, um dos recursos naturais mais preciosos na Austrlia, e que tem se agravado ultimamente, incluindo vrios racionamentos impostos pelas prefeituras nas grandes cidades. Amricas: Incndios no Texas em 2011 O Estado americano do Texas enfrenta uma onda de incndios que j destruram cerca de 4 mil km --rea equivalente a mais de trs vezes o territrio da cidade do Rio de Janeiro-- nas duas ltimas semanas. O clima seco e os ventos fortes, que ajudam a espalhar o fogo, dificultam a atuao dos bombeiros. Dezenas de municpios foram esvaziados, cerca de 200 casas foram destrudas, e o fogo chegou perto de Fort Worth, uma das maiores cidades do Estado. Uma srie de condies climticas, como secas, altas temperaturas e rajadas de vento, tem favorecido o avano das chamas pelo Estado. (Fig. 01)

Fig.01 Antrtida Aquecimento Global: Aquecimento do rtico ameaa o futuro do planeta. Evidncias demonstram que algumas espcies lutam para sobreviver em regies polares mais quentes. Mesmo pequenas mudanas nas condies so suficientes para trazer impactos graves. No rtico todo ecossistema depende da presena de gelo marinho. A partir do plncton que vivem no fundo do mar de gelo at todo o caminho das focas e ursos polares. Os 10 Pases com mais desastres naturais em 2009 1. Filipinas: 26 desastres naturais; 2. China: 23 desastres naturais; 3. Estados Unidos: 16 desastres naturais; 4. ndia: 13 desastres naturais; 5. Indonsia: 12 desastres naturais; 6. Brasil: 10 desastres naturais; 7. Austrlia: 7 desastres naturais; 8. Mxico: 7 desastres naturais; 9. Bangladesh: 6 desastres naturais; 10. Vietn: 6 desastres naturais. Fonte: ONU

9 Desastres Naturais no Brasil

No Brasil, os principais fenmenos relacionados a desastres naturais so derivados da dinmica externa da Terra, tais como, inundaes e enchentes, escorregamentos de solos e/ou rochas e tempestades. Estes fenmenos ocorrem normalmente associados a eventos pluviomtricos intensos e prolongados, nos perodos chuvosos que correspondem ao vero na regio sul e sudeste e ao inverno na regio nordeste. De acordo com EM DAT, o Brasil encontra-se entre os pases do mundo mais atingidos por inundaes e enchentes, tendo registrado 94 desastres cadastrados no perodo de 1960 a 2008, com 5.720 mortes de 15 milhes de pessoas afetadas (desabrigados/desalojados). Considerando somente os desastres hidrolgicos que englobam inundaes, enchentes e movimentos de massa, em 2008 0 Brasil esteve em 10 lugar entre os pases do mundo em nmero de vtimas de desastres naturais, com 1,8 milhes de pessoas afetadas (OFDA/CRED, 2009). Quanto aos fenmenos da dinmica interna, o Brasil caracteriza-se por uma fraca atividade na ocorrncia de tremores, que em sua maioria, so de baixa magnitude variando entre 2 e 4 na escala Richter. No entanto registrados no pas, tremores de magnitudes maiores, como em 1955 no Estado do Mato Grosso, de 6,6 (escala Richter) e 6,3 no mesmo ano no litoral do Estado do Esprito Santo. Como ocorreram em regies desabitadas no provocaram danos. Em geral, no Brasil so poucos freqentes os danos associados a tremores. Porm, em 2007, no municpio de Itacarambi (MG), ocorreu um terremoto (4,9 na escala Richter) que provocou, provavelmente por falta de preparo para o enfrentamento desta situao no Brasil, uma morte e pelo menos 6 feridos, alm de derrubar 5 casas e danificar outras 60. Outro exemplo, sem danos, foi o abalo ssmico que atingiu a cidade de So Paulo no dia 22 de abril de 2008, cujo epicentro (local de projeo na superfcie de origem) ocorreu no Oceano Atlntico a 215 Km do municpio de So Vicente, e foi sentido tambm nos estados do Paran, Santa Catarina e Rio de Janeiro. Dos estados brasileiros, o Cear o que tem registrado maior nmero de ocorrncias de sismos (Hansen et AL 2008).

Seguindo a tendncia mundial, constata-se tambm no Brasil um crescimento significativo das ocorrncias de desastres naturais a partir de 1960, uma vez que do total de 289 ocorrncias registradas pelo EM DAT, no perodo de 1900 a 2009 (at o 1 trimestre de 2009), em torno de 70% so posteriores a 1.960. Entretanto, os dados do EM DAT para o Brasil esto longe da realidade, como j haviam observado Marcelino et al. (2006) que Apontaram discrepncias nestes dados. Nos registros do EM DAT constam 89 eventos para o Brasil, no perodo de 1980 a 2003, enquanto somente no Estado de Santa Catarina foram computados 3.373 desastres naturais no mesmo perodo. No banco de dados de Defesa Civil de Santa Catarina so registradas apenas as ocorrncias que levaram os municpios a decretarem Situao de Emergncia (SE) ou Estado de Calamidade Pblica ( ECP), os quais so compatveis com os critrios do EM DAT. Portanto, se forem considerados tambm os acidentes que envolvem danos menores, estes nmeros podem ser muito maiores. Este aumento na incidncia de desastres naturais considerado por diversos autores como conseqncia do intenso processo de urbanizao verificado no pas nas ltimas dcadas, que levou ao crescimento desordenado das cidades em reas imprprias ocupao, devido s suas caractersticas geolgicas e geomorfolgicas desfavorveis. As intervenes antrpicas nestes terrenos, tais como, desmatamentos, cortes, aterros, alteraes nas drenagens, lanamento de lixo e construo de moradias, efetuadas, na maioria, sem a implantao de infraestrutura adequada, aumentam os perigos de

instabilizao dos mesmos. Quando h um adensamento destas reas por moradias precrias, os desastres associados aos escorregamentos e inundaes assumem propores catastrficas causando grandes perdas econmicas e sociais (Fernandes et al. 2001; Carvalho e Galvo, 2006; Lopes, 2006; Tominaga, 2007). Este fato tambm corroborado por Maffra e Mazzola (2007) que observaram que no Brasil h uma estreita relao entre o avano da degradao ambiental, a intensidade do impacto dos desastres e o aumento da vulnerabilidade humana.

Os municpios mais atingidos por desastres localizam-se nos estados de So Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Esprito Santo, Santa Catarina, Paran, Bahia, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraba e Cear (Kobiyama et al. 2006; Carvalho & Galvo 2006).(Fig. 02)

Fig. 02 10 DESASTRES AMBIENTAIS NO BRASIL POR REGIO REGIO NORTE: Incndios Florestais, Inundaes; REGIO NORDESTE: Secas e Inundaes; REGIO SUDESTE: Inundaes, Deslizamentos; REGIO CENTRO OESTE: Deslizamento e inundaes; REGIO SUL: Inundaes, Vendavais e Granizos. (Fig. 03)

Fig. 03

Conseqncias: O Granizo: Causa grandes prejuzos agricultura, sendo geralmente agricultura, sendo geralmente acompanhado de tempestades desastrosas. No Brasil, as culturas de frutas de clima temperado, como ma, pra, pssego e kiwi e a fumicultura so as mais vulnerveis ao granizo.

As inundaes bruscas e os deslizamentos: Tambm so freqentes desde o perodo colonial. Estes desastres tm sido intensificados, anualmente, pelo aumento da vulnerabilidade provocado pela ao antrpica e a ocupao desordenada do espao geogrfico. Dentre os desastres humanos, vale o registro de um incndio provocado por um vazamento de combustvel de um trem descarrilado, em Ipojuca/BA, em 1993, com mais de 100 mortos, a maioria crianas. A vulnerabilidade cultural da populao regional explica a continuidade das prticas desaconselhveis de cultivo, tais como as queimadas, que tm contribudo sobremaneira para agravar o processo de desertificao da rea do semi-rido da regio Nordeste.

Os incndios florestais normalmente ocorrem com maior freqncia e intensidade nos perodos de estiagem e esto intrinsecamente relacionados com a reduo da umidade ambiental.

REGIO NORTE DO BRASIL Reservas Indgenas e poluio: As 26 unidades de conservao da regio compreendem apenas 3,2% da Amaznia, de acordo com o Fundo Mundial para a Natureza (WWF). Devido inexistncia de fiscalizao, essas reas so alvo de queimadas. Entre 1997 e 1998, aumenta em 27% a parcela da Amaznia Legal devastada por essa prtica, segundo o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE). Dos 4 milhes de km de floresta original, 13,3% vo no existem mais. Par, Rondnia e Acre so os estados que mais contribuem para o aumento desse ndice. Alm de afetar a fauna e a flora, as queimadas prejudicam a vida dos milhares de ndios que ainda habitam a regio. De acordo com a FUNAI, so cerca de 160 mil ndios de diferentes etnias. A maior a dos ianommis, com 9 mil representantes. A Regio Norte detm 81,5% das reas indgenas protegidas por lei - o Amazonas possui a maior extenso dessas terras (35,7%). A influncia desses povos nativos se faz presente na culinria e na festa do Bumba-Meu-Boi de Parintins (AM). Junto com o Crio de Nazar, que acontece em Belm (PA), uma das festas regionais mais conhecidas. A biodiversidade e os habitantes do Norte sofrem ainda outro grave problema: a poluio dos rios pelo mercrio, que contamina populaes ribeirinhas. Alguns cientistas crem que o mercrio detectado no seja conseqncia apenas da ao do homem no garimpo de ouro, mas que ele tambm esteja sedimentado em solos da regio. Os Principais e suas Consequncias.

11 DESASTRES AMBIENTAIS NO PAR E SUAS CONSEQNCIAS POR REGIO. Mesorregies do estado do Par, as seis mesorregies paraenses so: Mesorregio do Baixo Amazonas: Desmatamento, Queimada Mesorregio de Maraj Mesorregio Metropolitana de Belm: Enchentes, Poluio dos rios, Praias, Manguezais. ( Fig. 04) Mesorregio do Nordeste Paraense Mesorregio do Sudeste Paraense Mesorregio do Sudoeste Paraense: Desmatamento.

Fig.04

12 CONSEQUNCIAS

Vrias so as consequncias de um projeto mal elaborado de drenagem urbana e, na maioria das vezes, de sua completa ausncia; das

chuvas intensas; da ocupao irregular do solo; e dos maus hbitos da populao com relao ao destino do lixo. No importando a causa, as enchentes costumam provocar doenas, causar prejuzos e atrapalhar o trnsito 12.1 Leptospirose: uma doena grave, causada pela urina do rato misturada gua das enxurradas, quando em contato com a pele. As outras doenas relacionadas ao lixo domstico (cisticercose, clera, disenteria, febre tifide, filariose, giardase, leishmaniose, peste bubnica, salmonelose, toxoplasmose, tracoma, triquinose, etc.), por ele fazer parte das enchentes urbanas, tambm merecem ser consideradas. entre outras consequncias.

12.2 - Danos materiais: So de vrias naturezas: desde a destruio parcial ou total dos imveis, veculos, mveis e utenslios domsticos; perdas nas lavouras e produtos perecveis armazenados; horas perdidas nos engarrafamentos de trnsito e ausncia no trabalho; interrupes de energia e outros. 13 Fases dos Desastres A administrao de desastres se analisa e estuda para fins prticos de forma sistemtica como uma sequncia cclica de etapas que se relacionam entre si, e que se agrupam por sua vez em trs fases distintas: Antes, Durante e Depois.

A . Antes do desastre a fase prvia ao desastre que engloba as atividades que correspondem as etapas de Preveno, Mitigao, Preparo e Alerta. Com isto se busca: - Prevenir para evitar que ocorram danos maiores no impacto dos desastres;

- Mitigar para diminuir o impacto do mesmo, j que algumas vezes no possvel evitar sua ocorrncia, como no caso das erupes vulcnicas, terremotos, inundaes ou secas; - Preparar para organizar e planificar as aes de respostas e; - Alerta para notificar formalmente a presena iminente de um perigo.

B . Durante o desastre Nesta fase se executa as atividades de resposta durante o perodo de emergncia ou imediatamente depois de decorrido o evento. Estas atividades incluem a evacuao da comunidade afetada, a assistncia, a abrigagem, a busca e o resgate. Tambm se iniciam aes com a finalidade de restaurar os servios bsicos e de reparar certa infra-estrutura vital na comunidade afetada. Na maioria das dos desastres este perodo passa muito rpido, exceto em alguns casos como a seca, a fome, e os conflitos civis e militares. Nestes casos este perodo se poderia prolongar por certo tempo. C. Depois dos Desastres Esta fase corresponde todas aquelas atividades que se realizam posteriormente ao desastre. Em geral se orientam ao processo de recuperao a mdio e longo prazo. Esta fase se divide em reabilitao e reconstruo. Com isto se busca: Restabelecer os servios vitais indispensveis e o sistema de abastecimento da comunidade afetada; Reparar a infra-estrutura e restaurar o sistema produtivo com vista a revitalizar a economia e; As atividades que se realizam em cada uma das etapas se caracterizam por manter uma interao: Desta forma poderamos concluir que os resultados que se obtenham em uma etapa est determinado pelo trabalho realizado em etapas anteriores.

O ciclo dos desastres, como se conhece este sistema de organizao, est composto por sete etapas, a saber: Preveno, Mitigao, Preparo, Alerta, Resposta, Reabilitao, Reconstruo. Desta seqncia se deriva, que a administrao de desastres corresponde: Ao esforo de prevenir a ocorrncia de um desastre, mitigar as perdas, preparar-se frente as conseqncias, alertar sua presena, responder a emergncia e recuperar-se de seus efeitos. Preveno: Objetiva evitar que ocorra evento. Mitigao: Pretende minimizar o impacto do mesmo, reconhecendo que muitas vezes no possvel evitar sua ocorrncia. Preparao: Estrutura a resposta. Alerta: Corresponde notificao formal de um perigo iminente. Atividade de Resposta ao Desastre: So aquelas que se desenvolvem no perodo de emergncia ou imediatamente aps de ocorrido o evento. Podem envolver aes de evacuao, busca e resgate, de assistncia e alvio populao afetada e aes que se realizam durante o perodo em que a comunidade se encontra desorganizada e os servios bsicos de infra-estrutura no funcionam. Reabilitao: Perodo de transio que se inicia ao final da emergncia e no qual se restabelem os servios vitais indispensveis e os sistemas de abastecimento de comunidade afeta. Reconstruo: Caracteriza-se pelos esforos para reparar a infra-estrutura danificada e restaurar o sistema de produo, revitalizar a economia, buscando alcanar ou superar o nvel de desenvolvimento prvio ao desastre. 14 MEDIDAS MITIGADORAS Aes de mitigao: A mitigao se constitui em uma das atividades mais importantes, j que permite levar a cabo as aes antecipadas, com o propsito de reduzir significativamente as conseqncias esperadas por um

evento. Esta etapa mais eficiente e econmica em termos de inverso de recursos e do custo social, e se utiliza para diminuir a exposio dos elementos vulnerveis tais como pessoas, a infra-estrutura e o meio ambiente. As aes de mitigao devem ser incorporadas nos programas de planificao e desenvolvimento da rea afetada, pela razo que necessrio levar adiante estudos de ameaas e de vulnerabilidade, os quais permitem definir as zonas mais adequadas para a realizao de assentamentos humanos, atividades produtivas, reforo de edifcios e desenvolvimento de obras de engenharia. Atividades de mitigao As principais atividades que se podem desenvolver nesta etapa so: - Estudos de vulnerabilidade: Fsica, Social, Econmica, Cultural e ecolgica; - Plano de ordenamento territorial com a finalidade de delimitar reas de influncia das ameaas; - Programas de reconhecimento de assentamentos humanos em zonas de menor perigo; - Reforo de edificao e estruturas vulnerveis; - Vigilncia e controle na aplicao de normas de sade pblica: Segurana Industrial e de manejo de desperdcios de contaminantes; - Construo de diques e represas em reas expostas a inundaes ou transbordamentos de rios; - Obras de conservao de solos, tais como: Estabilizao de tals, barreiras naturais, drenagens, canaletas para o controle de avalanches e inundaes em vales da alta declividade e construo de rampas para proteo das populaes costeira.

15 ATUAO DO BOMBEIRO CIVIL NESTES CENRIOS. A Defesa Civil do Estado iniciou um monitoramento dos rios do Par para evitar desastres provocados pelas cheias e est em fase de preparao para possveis desastres provocados pelas chuvas. As aes comearam nas regies do Baixo Tocantins e do Maraj, e envolvem treinamento de agentes, mapeamento de reas de risco e construo de abrigos. Segundo a Defesa Civil do Estado, no Par, municpios que costumam ser mais afetados pelas chuvas nos primeiros meses do ano ficam na regio do Baixo Amazonas, sudoeste e principalmente no sudeste do estado. "Todos os municpios, o estado como um todo, esto trabalhando para que no sejam surpreendidos caso ns tenhamos alguma situao emergencial no inverno", diz Coronel Jos Almeida, Defesa Civil dos Bombeiros. Em Marab, no sudeste do estado, muitas famlias j esto em abrigos por causa da enchente. Quem vive s margens do Rio Itacainas, em Marab, tenta seguir a rotina mesmo que gua do rio j tenha invadido o terreno. Na manh desta tera-feira (12), o rio atingiu nove metros, prximo do nvel de alerta, que de dez metros. Seu Domingos Marinho, autnomo, decidiu ficar na prpria casa enquando a defesa civil do municpio no transfere as famlias da vila onde mora para ocupar uma rea mais segura. "Na hora que a gua vir, transfere para l", disse. Como Marab cortada pelos rios Itacainas e Tocanstins, quem vive em reas prximas s margens, onde o terreno mais baixo, enfrenta enchentes durante o perodo de chuvas. Desde a semana passada, moradores das reas de risco esto sendo remanejados para abrigos.

A defesa civil municipal j construiu dois barraces para receber at 140 famlias desabrigadas, perodo difcil que se repete todos os anos. "Est muito mido. Quando chove, a gua desce pelo muro", disse Jos

16 CONCLUSO Os desastres naturais que ocorrem no Brasil, em sua maioria no podem ser evitados. Entretando, as atividades e intervenes humanas podem

agravar ou minimizar os impactos causados pelos desastres. O agravamento est diretamente associado ao desrespeito natureza, atravs dos desmatamentos, queimadas, assoreamento de rios, acmulo de lixo, ocupao desordenada, edificao mal construdas, ausncia de plano diretor. Etc; A minimizao ou relao do impacto dos desastres d se atravs de medidas preventivas que podem ser classificadas em estruturais e no estruturais. As medidas estruturais so aquelas de cunho corretivo, como as obras de engenharia. Apesar de minimizar o problema em curto prazo, as medidas estruturais so caras, paliativas, freqentemente ocasionam outros impactos ambientais e geram uma falsa sensao de segurana. As no estruturas, de carter educativo, apesar dos resultados a mdio e longo prazo, so de baixo custo, de fcil implementao e permite uma correta percepo do risco. Como exemplo, destacam-se os mapeamentos, as anlises de vulnerabilidade, os zoneamentos das reas de risco e a educao ambiental. Alm do mas; necessrio conhecer as causas e conseqncias de um desastres. interessante ressaltar que o ciclo de gerenciamento de desastres envolve trs fases distintas: Antes, Durante e Depois. Os desastres naturais so desencadeados por processos complexos que envolvem um grande nmero de variveis geofsicas ( Relevo, Vegetao,Rios, Precipitao). etc; Os planos preventivos envolvem uma grande quantidade de dados que precisam ser coletados, organizados, armazenados e analisados para serem transformados em informaes passiveis de serem aplicadas no processo de preveno.

REFERNCIA BIBLIOGRFICA Fernandes et al, 2001; Carvalho e Galvo, 2002; Lopes,2006; Tominaga, 2007; Kabiyama et al 2006; Alcntara Ayala 2002; Takahashi, 1975; EM DAT, 2006 Emergency Disasters Data Base;

Anda mungkin juga menyukai