Anda di halaman 1dari 63

OITAVA DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

SEGUNDA-FEIRA, 01 de abril / SEMANA DA OITAVA DA PSCOA Ano C


+ Em famlia, exultemos e cantemos de alegria no Senhor que morreu e ressuscitou por ns e para nossa salvao! R: Bendito seja o Pai, o seu Filho e o Esprito Santo, que nos congrega no amor para nos dar a verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Livro do Livro dos Atos dos Apstolos: Act 10,34.37-43 Ns somos testemunhas de tudo o que Ele fez no pas dos judeus e em Jerusalm; e eles mataram-nO, suspendendo-O na cruz. Deus ressuscitou-O ao terceiro dia e permitiu-Lhe manifestar-Se, no a todo o povo, mas s testemunhas de antemo designadas por Deus, a ns que comemos e bebemos com Ele, depois de ter ressuscitado dos mortos . - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Pedro anuncia Jesus como o ungido que tem o poder de Deus, descreve a sua atividade resumindo-a como tendo passado todo o tempo a fazer o bem e a curar todos os que eram oprimidos, d testemunho da sua morte na cruz e da sua ressurreio que quem acredita nEle recebe, pelo seu nome, a remisso dos pecados. A ressurreio de Jesus o culminar de uma vida vivida sua maneira, o ponto de chegada de uma vida posta ao servio do projeto salvfico e libertador de Deus e no um acontecimento acidental e isolado. Por outro lado, o testemunho dos discpulos que acompanharam de perto a caminhada histrica de Jesus fundamental. Ns somos os discpulos que aderimos a Jesus e acolhemos o Evangelho e a sua proposta libertadora, sendo absolutamente necessrio que esta proposta de ressurreio e de vida plena e transfigurada chegue a toda a humanidade. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - O que que hoje correu bem, foi positivo e disso me orgulho, guardo no corao e agradeo a Deus? - O que que hoje correu mal, foi negativo e disso me entristeo e arrependo e peo desculpa a Deus? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal
Na sua dor os homens encontraram Uma pura semente de alegria, O segredo da vida e da esperana: Ressuscitou o Senhor! Os que choravam cessaro o pranto, Brilhar novo Sol nos coraes, Pode o homem cantar o seu triunfo: Ressuscitou o Senhor! Os que nos duros campos trabalharam Voltaro entre vozes de alegria, Erguendo ao alto os frutos da colheita: Ressuscitou o Senhor! J ningum viver sem luz da f, J ningum morrer sem esperana; O que cr em Jesus venceu a morte: Ressuscitou o Senhor! Louvemos a Deus Pai eternamente E cantemos a glria de seu Filho Com o Esprito Santo que nos ama: Ressuscitou o Senhor!

COMPROMISSO SEMANAL Em ambiente pascal, queremos comprometer-nos a testemunhar com palavras e gestos concretos a nossa alegria e felicidade pela ressurreio de Jesus. Como que podemos demonstrar isso no nosso quotidiano real esta semana? ORAO FINAL Deus eterno e omnipotente, a quem podemos chamar nosso Pai, fazei crescer o esprito filial em nossos coraes, para merecermos entrar um dia na posse da herana prometida. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor / R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

TERA-FEIRA, 02 de abril / SEMANA DA OITAVA DA PSCOA Ano C


+ Em famlia, exultemos e cantemos de alegria no Senhor que morreu e ressuscitou por ns e para nossa salvao! R: Bendito seja o Pai, o seu Filho e o Esprito Santo, que nos congrega no amor para nos dar a verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 117 A mo do Senhor fez prodgios, a mo do Senhor foi magnfica. No morrerei, mas hei-de viver para anunciar as obras do Senhor. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Qualquer dependncia perigosa, seja no que diz respeito ao desporto, msica, ao cinema, poltica, religio ou a outra coisa qualquer. Os exageros so sempre arriscados e querer ser livre, deixando-se escravizar por coisas ou pessoas muito mau. Com o nosso Deus tudo diferente. Criounos livres e, por amor, aceita as nossas opes. Apesar da sua transcendente omnipotncia, omniscincia e omnipresena, a sua alegria somos ns, todos e cada um de ns. A sua nica e grande preocupao ver-nos felizes. No faz outra coisa seno amar-nos e viver por ns e para ns, para que tenhamos vida em abundncia e em plenitude. O nosso bom Deus quer que vivamos pois Ele a prpria Vida. A Sua mo faz prodgios em ns e na nossa vida e nem sempre nos damos conta disso nem Lhe agradecemos tantos dons e tantas graas. A sua mo magnfica e anunciaremos as suas obras. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - O que que hoje correu bem, foi positivo e disso me orgulho, guardo no corao e agradeo a Deus? - O que que hoje correu mal, foi negativo e disso me entristeo e arrependo e peo desculpa a Deus?

ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Percorrei os caminhos do mundo Ao encontro de Cristo Pascal E cantai aleluias de festa E comei do banquete imortal. Vinde, pobres; entrai, rejeitados; Aceitai o convite do Pai. Vinde todos, humildes da terra, Exultai com Jesus, exultai. Este o dia em que exulta a Igreja Como Esposa de Cristo Jesus; Este o dia das npcias de Cristo: Ele desce do trono da Cruz. Vinde, vs os exaustos da guerra. Vinde, vs os obreiros da paz. Rasga a noite uma luz fulgurante, Surge Cristo que a fora vos traz. Glria ao Pai, e a seu Filho, Jesus. Glria ao Esprito, excelso Fulgor. Salvao para todos os homens: Que eles vejam a luz do Senhor! ORAO FINAL Deus de bondade infinita, que, pela humilhao de vosso Filho, levantastes o mundo decado, dai aos vossos fiis uma santa alegria, para que, livres da escravido do pecado, possam chegar felicidade eterna. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

QUARTA-FEIRA, 03 de abril / SEMANA DA OITAVA DA PSCOA Ano C

+ Em famlia, exultemos e cantemos de alegria no Senhor que morreu e ressuscitou por ns e para nossa salvao! R: Bendito seja o Pai, o seu Filho e o Esprito Santo, que nos congrega no amor para nos dar a verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Da Carta de S.Paulo aos Colossensses: Col 3,1-4 Se ressuscitastes com Cristo, aspirai s coisas do alto, onde est Cristo, sentado direita de Deus. Afeioai-vos s coisas do alto e no s da terra. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO H aqueles que so to, to, to religiosos que esto permanentemente a olhar para o cu a rezar que se esquecem que esto na terra e ignoram e no amam os que esto perto. E h aqueles que vivem obcecadamente as coisas do mundo que Deus uma ideia abstrata e longnqua e a f so umas coisas que se aprenderam. NO entanto, a f uma relao com Algum. O Batismo introduz-nos numa dinmica de comunho com Cristo ressuscitado. Ao sermos batizados, morremos para o pecado e renascemos para a vida nova da graa. Enquanto caminhamos ao encontro de Deus na eternidade, a nossa vida tem que tender para Cristo, num processo dirio de converso que nos despoje do homem velho, de forma a revestirmo-nos e identificarmo-nos com Jesus ressuscitado. A nossa vida deve, pois, ser uma caminhada coerente de identificao com Cristo no amor, no servio e na doao sem medidas. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - O que que hoje correu bem, foi positivo e disso me orgulho, guardo no corao e agradeo a Deus? - O que que hoje correu mal, foi negativo e disso me entristeo e arrependo e peo desculpa a Deus? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Senhor Jesus Cristo, Sois o homem primeiro Da nova humanidade. Sois luz que no se extingue, Sol que no tem ocaso, Fulgor da eternidade. Sois Deus que Se fez homem, Sois fonte de alegria, Sois nossa liberdade. O Senhor Jesus Cristo, Imagem do Invisvel, Palavra criadora, Sois vencedor da morte, Sois o Ressuscitado, Nossa luz redentora. Sois a vida sem termo, O caminho sem erro, Pscoa libertadora. ORAO FINAL Concedei ao vosso povo, Deus de misericrdia, a graa de manifestar na sua vida o poder de Cristo ressuscitado, para que o penhor de redeno que dEle recebemos nos alcance a plenitude dos seus dons. Por Nosso Senhor + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

QUINTA-FEIRA, 04 de abril / SEMANA DA OITAVA DA PSCOA Ano C

+ Em famlia, exultemos e cantemos de alegria no Senhor que morreu e ressuscitou por ns e para nossa salvao! R: Bendito seja o Pai, o seu Filho e o Esprito Santo, que nos congrega no amor para nos dar a verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 20,1-9 No primeiro dia da semana, Maria Madalena foi de manhzinha, ainda escuro, ao sepulcro e viu a pedra retirada do sepulcro. Correu ento e foi ter com Simo Pedro e com o discpulo predileto de Jesus e disse-lhes: Levaram o Senhor do sepulcro e no sabemos onde O puseram. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Aps aquela sexta-feira trgica e daquele sbado triste, eis a madrugada do domingo. Comeou um novo ciclo, o tempo da nova criao, o tempo da Pscoa definitiva. No primeiro dia da semana comea um novo tempo, o tempo do homem novo, o tempo do amor at morte. Aquela que, aps ter sido salva da morte certa, se converteu Vida verdadeira e acompanhou Jesus na sua vida at morte na cruz, a primeira a ir ao sepulcro e a descobrir que o corpo do Senhor no estava l. Maria Madalena representa a nova comunidade nascida da ao criadora e vivificadora do Messias. A princpio, uma comunidade desorientada e desamparada, que ainda no conseguiu descobrir que a morte no venceu e procura Jesus no sepulcro mas diante do sepulcro vazio, descobre que Jesus est vivo. O nosso Deus no morre, no nos deixa morrer pois a prpria Vida e quer ressuscitar-nos para a vida eterna. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - O que que hoje correu bem, foi positivo e disso me orgulho, guardo no corao e agradeo a Deus? - O que que hoje correu mal, foi negativo e disso me entristeo e arrependo e peo desculpa a Deus? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Foi removida a pedra, Cristo sai vitorioso, E para todo o sempre Fica a morte vencida. Corremos ao sepulcro E os Anjos nos convidam: No busqueis entre os mortos Aquele que est vivo! Libertos da tristeza, Do pecado e da morte, Cantamos o mistrio Desta Pscoa florida. O Corpo do Cordeiro po da nossa fome E o Sangue derramado Fonte de eterna vida. Porque o dia se acaba E as sombras vo caindo, Fica sempre connosco, Senhor da eterna glria! ORAO FINAL Concedei, Deus omnipotente, que a celebrao dos mistrios de Cristo ressuscitado aumente em ns a alegria da redeno. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

SEXTA-FEIRA, 05 de abril / SEMANA DA OITAVA DA PSCOA Ano C


+ Em famlia, exultemos e cantemos de alegria no Senhor que morreu e ressuscitou por ns e para nossa salvao! R: Bendito seja o Pai, o seu Filho e o Esprito Santo, que nos congrega no amor para nos dar a verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 20,1-9 Pedro partiu com o outro discpulo e foram ambos ao sepulcro. Corriam os dois juntos, mas o outro discpulo antecipou-se, correndo mais depressa do que Pedro, e chegou primeiro ao sepulcro. Debruando-se, viu as ligaduras no cho, mas no entrou. Entretanto, chegou tambm Simo Pedro, que o seguira. Entrou no sepulcro e viu as ligaduras no cho e o sudrio que tinha estado sobre a cabea de Jesus, no com as ligaduras, mas enrolado parte. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Mais do que uma prova de atletismo para ver quem o vencedor, podemos dar-nos conta neste trecho do Evangelho que a morte de Jesus produziu diferentes reaes, disposies e impactos nos discpulos da comunidade crist. So-nos apresentadas duas figuras de discpulo que correm ao tmulo, mostrando a sua adeso a Jesus e o seu interesse pela notcia do tmulo sem ningum: Simo Pedro e um outro discpulo, que talvez seja Joo, o discpulo amado. Pedro representa o discpulo para quem a morte significa fracasso e que revela dificuldade em aceitar que a vida nova passe pelo sofrimento e morte na cruz. O outro discpulo representa aquele que est sempre perto de Jesus e faz a experincia do seu amor, correndo, por isso, ao seu encontro de forma mais determinada e empenhada pois tem conscincia que a morte no o fim e compreendendo que Jesus est vivo. E ns? Acreditamos? DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - O que que hoje correu bem, foi positivo e disso me orgulho, guardo no corao e agradeo a Deus? - O que que hoje correu mal, foi negativo e disso me entristeo e arrependo e peo desculpa a Deus?

ORAO EM IGREJA Hino de Completas do Tempo Pascal Jesus, Redentor da vida, Palavra do Pai eterno, Fulgor da luz invisvel, Nosso guarda vigilante. Criador de todo o mundo, Juiz de todos os tempos: Depois das nossas fadigas, D-nos a noite serena. vencedor dos infernos, Salva-nos do Inimigo; Redimidos pelo teu Sangue, Jamais o mal nos seduza. TEMPO PASCAL Ainda que o sono vena Os nossos corpos cansados, Nunca as nossas almas cedam Ao peso da sonolncia. Jesus, vencedor da morte, Vive em glria eternamente Com o Pai que revelaste E com o Esprito Santo. ORAO FINAL Senhor, que pelo mistrio pascal de Cristo restaurastes a dignidade da natureza humana e lhe destes a nova esperana da ressurreio, fazei-nos viver em amor constante o mistrio que anualmente celebramos na f. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

SBADO, 06 de abril / SEMANA DA OITAVA DA PSCOA Ano C

+ Em famlia, exultemos e cantemos de alegria no Senhor que morreu e ressuscitou por ns e para nossa salvao! R: Bendito seja o Pai, o seu Filho e o Esprito Santo, que nos congrega no amor para nos dar a verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 20,1-9 Entrou tambm o outro discpulo que chegara primeiro ao sepulcro: viu e acreditou. Na verdade, ainda no tinham entendido a Escritura, segundo a qual Jesus devia ressuscitar dos mortos. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O outro discpulo correu mais e chegou ao tmulo primeiro que Pedro e, depois de ver, acreditou. Este discpulo como que simboliza a ao de Jesus que recria e vivifica a comunidade de homens e mulheres novos, que com Ele aprendeu a amar com radicalidade e ao Mestre se converteram e aderiram, sendo, ento, desafiados a manifestar e testemunhar a sua f no Ressuscitado. Como aconteceu com o Ressuscitado, o amor partilhado at morte, o servio desinteressado e gratuito e a entrega da prpria vida no nos conduzem derrota e ao fracasso. So, isso sim, o nico caminho para chegar ao xito, ao triunfo, glria. Revestidos pela graa de Cristo, somos uma nova criatura, ressuscitando todos os dias at vida plena e total no reino dos cus. Importa abrir-se graa para que sejamos capazes de entender as Escrituras e acreditar, no em teoria, mas na prtica, que Cristo ressuscitou para ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - O que que hoje correu bem, foi positivo e disso me orgulho, guardo no corao e agradeo a Deus? - O que que hoje correu mal, foi negativo e disso me entristeo e arrependo e peo desculpa a Deus?

ORAO EM IGREJA Hino de Completas do Tempo Pascal Fica connosco, Senhor, porque anoitece. De noite descia a escada misteriosa Junto da pedra onde Jacob dormia. De noite celebravas a Pscoa com teu povo Enquanto nas trevas caam os inimigos. De noite ouviu Samuel trs vezes o seu nome E em sonhos falavas aos santos Patriarcas. De noite num prespio nasceste, Verbo eterno, E os Anjos e uma estrela anunciaram a tua presena. noite celebraste a primeira Eucaristia No meio dos teus amigos na ltima Ceia. De noite agonizaste no Jardim das Oliveiras E recebeste o beijo frio da traio. A noite guardou o teu Corpo no sepulcro E viu a glria da tua Ressurreio. Na noite da nossa vida, com a luz da f acesa, Esperamos alegres a tua ltima Vinda PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL
Como correu a nossa semana relativamente ao nosso compromisso pascal de testemunhar com palavras e gestos concretos a nossa satisfao e alegria pela ressurreio de Cristo? Como demonstrmos isso no nosso quotidiano real esta semana?

ORAO FINAL Deus todo-poderoso, vida dos fiis, glria dos humildes e felicidade dos justos, ouvi as splicas do vosso povo e saciai com a abundncia dos vossos dons os que tm sede das vossas promessas. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

II SEMANA DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

SEGUNDA-FEIRA, 08 de abril / II SEMANA DA PSCOA Ano C Anunciao do Senhor

+ Em famlia, bendigamos a Santssima Trindade que nos cria e recria para nos dar a autntica vida! R: Louvemos a Cristo ressuscitado, que nos resgatou na Cruz por amor e para nossa salvao! PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos: Actos 5,12-16 Pelas mos dos Apstolos realizavam-se muitos milagres e prodgios entre o povo. Unidos pelos mesmos sentimentos, reuniam-se todos no Prtico de Salomo; nenhum dos outros se atrevia a juntar-se a eles, mas o povo enaltecia-os. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Foi em Jerusalm, onde Jesus sofreu, morreu, ressuscitou e subiu ao cu, que nasceu a primeira comunidade crist e onde esta se assumiu pela primeira vez como testemunha do Filho de Deus diante do mundo. Mais do que uma reportagem jornalstica e fotogrfica dos acontecimentos que se seguiram ressurreio de Jesus, o importante tomar conscincia da continuidade entre a misso de Jesus e a misso da comunidade crist, nomeadamente a mesma ao salvadora e libertadora em favor dos mais pobres e dos oprimidos. Os apstolos em particular e a Igreja em geral so as testemunhas de Jesus ressuscitado, da vida nova que Ele ofereceu e do seu projeto libertador para a humanidade. Os milagres so, essencialmente, sinais da presena salvadora de Deus e, mais que coisas espetaculares de magia, so os nossos gestos de amizade, amor, solidariedade e reconciliao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de perguntas para reflexo e dilogo familiar: - Que acontecimentos de hoje me provocam um sorriso de orgulho e satisfao e, por isso, louvo o Senhor? - Que acontecimentos de hoje desencadeiam em mim mgoa e tristeza e, por isso, peo perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Nasceu o Sol da Pscoa gloriosa, Ressoa pelo cu um canto novo, Exulta de alegria a terra inteira. Dos abismos da morte e da tristeza Sobe o Senhor Jesus sua glria, Libertando os antigos Patriarcas. Sem saber que o sepulcro est vazio, A guarda, vigilante, testemunha O poder do Senhor ressuscitado. Rei imortal, contigo glorifica Neste dia de glria os que em teu nome Renasceram das guas do Batismo. E desa sobre a Igreja e sobre o mundo, Como penhor de paz e de esperana, A luz da tua Pscoa esplendorosa. Cantemos a Deus Pai e a seu Filho, Louvemos o Esprito de amor, Agora e pelos sculos sem fim. COMPROMISSO SEMANAL Nesta semana, de que forma podemos testemunhar, de forma mais entusistica e efetiva, a presena e vida de Cristo ressuscitado em ns? Como que podemos dar razes da nossa f nos nossos contextos existenciais concretos? ORAO FINAL Ns Vos pedimos, Deus misericordioso, que os dons recebidos neste tempo pascal dem fruto abundante em toda a nossa vida. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

TERA-FEIRA, 09 de abril / II SEMANA DA PSCOA Ano C

+ Em famlia, bendigamos a Santssima Trindade que nos cria e recria para nos dar a autntica vida! R: Louvemos a Cristo ressuscitado, que nos resgatou na Cruz por amor e para nossa salvao! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 137 A pedra que os construtores rejeitaram tornou-se pedra angular. Tudo isto veio do Senhor: admirvel aos nossos olhos. Este o dia que o Senhor fez: exultemos e cantemos de alegria. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO A nossa boa gente diz, na sua sabedoria popular e na sua humildade, que Deus escreve direito por linhas tortas. No entendemos tanta coisa que sucede na nossa vida e julgamo-nos, tantas vezes, uns desgraados a quem nada de bom acontece. No entanto, a verdade que nos custa perceber e encontrar o dedo de Deus nas vicissitudes do nosso quotidiano e tomar conscincia que nada acontece por acaso. Muitos no entenderam Jesus nem o seu projeto de vida nem as suas opes essenciais. O homem no agradou a toda a gente, sofreu, foi perseguido e morto numa cruz. Mas o Filho de Deus no pode morrer porque a prpria Vida e o Pai ressuscitou-O dos mortos. Tornou-se a pedra mais importante e fundamental aquela que os construtores rejeitaram. Deus que tudo pode e sabe no se engana e faz maravilhas. Tudo o que vem do Senhor admirvel. Exultemos e cantemos de felicidade. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de perguntas para reflexo e dilogo familiar: - Que acontecimentos de hoje me provocam um sorriso de orgulho e satisfao e, por isso, louvo o Senhor? - Que acontecimentos de hoje desencadeiam em mim mgoa e tristeza e, por isso, peo perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Vs que testemunhastes a alegria De ver Cristo Jesus ressuscitado, Anunciai que j nasceu o dia Em que o homem salvo do pecado. Levai a grande festa ao mundo inteiro, Proclamai s naes a Boa-Nova. Em Cristo, Deus e Homem verdadeiro, A velha humanidade se renova. Chegam, enfim, os tempos gloriosos, Exultam sobre a terra os altos montes, Brilham no cu os astros jubilosos, Cantam as guas nas alegres fontes. Cristo ressuscitou, venceu a morte. O seu corpo se envolve em luz divina. Eis o Sol da esperana, eis o Deus forte Que nos liberta e que nos ilumina. A nova criao hoje comea; Jamais triunfar o vil pecado. O Senhor nos cumpriu sua Promessa No sangue do Cordeiro imaculado. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que resgatastes o homem, elevando-o acima da sua dignidade original, olhai benigno para o admirvel sacramento do vosso amor e conservai a bno dos vossos dons naqueles que foram regenerados pelo Batismo. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

10

QUARTA-FEIRA, 10 de abril / II SEMANA DA PSCOA Ano C

+ Em famlia, bendigamos a Santssima Trindade que nos cria e recria para nos dar a autntica vida! R: Louvemos a Cristo ressuscitado, que nos resgatou na Cruz por amor e para nossa salvao! PALAVRA DE DEUS Do Livro do Apocalipse: Ap 1,9-11a.12-13.17-19 Mas ele poisou a mo direita sobre mim e disse-me: No temas. Eu sou o Primeiro e o ltimo, o que vive. Estive morto, mas eis-Me vivo pelos sculos dos sculos e tenho as chaves da morte e da morada dos mortos. Escreve, pois, as coisas que viste, tanto as presentes como as que ho de acontecer depois destas. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O Apocalipse escrito num ambiente de medo e de martrio pois os cristos so perseguidos de maneira violenta e cruel e alguns deixam-se abater pelo medo e alinham com o imprio romano. Convida-se os crentes converso e a ler profeticamente a histria, para que enfrentem, com esperana e entusiasmo, as dificuldades e obstculos e acreditem na vitria final de Deus. O Filho do Homem, revestido de dignidade real e sacerdotal, o Senhor que preside sua Igreja e que caminha no meio dela e com ela. Ele o Cristo do mistrio pascal pois esteve morto, voltou vida e agora o Senhor da vida que derrotou a morte. Assim, a histria comea e termina nEle e os cristos no devem ter medo de nada nem de ningum j que o Senhor da histria caminha connosco. Cristo ressuscitado confia-nos a misso proftica de testemunhar, com alegria e sem temor algum, a Boa Nova do Reino. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de perguntas para reflexo e dilogo familiar: - Que acontecimentos de hoje me provocam um sorriso de orgulho e satisfao e, por isso, louvo o Senhor? - Que acontecimentos de hoje desencadeiam em mim mgoa e tristeza e, por isso, peo perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Como a noite fugindo Ao dia que amanhece, Fugiu vencida a morte E a vida resplandece. Jesus Cristo ressurge No seu fulgor divino, A sua Igreja canta Um jubiloso hino: Jesus ressuscitado, Redentor do mundo, Conhea a humanidade Mistrio to profundo. Da morte, Jesus Cristo Sofreu a extrema prova; Regada por seu sangue, A terra se renova. Um homem novo nasce Da morte libertado; O sangue do Cordeiro Lavou-nos do pecado. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que, para nos libertar do poder do inimigo quisestes que o vosso Filho sofresse por ns o suplcio da cruz, concedei aos vossos servos a graa da ressurreio. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

11

QUINTA-FEIRA, 11 de abril / II SEMANA DA PSCOA Ano C Memria de S.Estanislau, bispo e mrtir


+ Em famlia, bendigamos a Santssima Trindade que nos cria e recria para nos dar a autntica vida! R: Louvemos a Cristo ressuscitado, que nos resgatou na Cruz por amor e para nossa salvao! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo S.Joo: Jo 20,19 Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discpulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou-Se no meio deles e disselhes: A paz esteja convosco. Dito isto, mostrou-lhes as mos e o lado. Os discpulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse-lhes de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs . - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO No primeiro dia da semana, contemplamos a comunidade da Nova Aliana e acolhemos o tempo novo, o tempo da nova criao que se segue morte e ressurreio de Jesus. A primeira comunidade crist est reunida no cenculo, em Jerusalm e, no meio de um ambiente difcil, sente-se desamparada e insegura, essencialmente porque ainda no tinham feito a experincia de Cristo vivo. Jesus aparece aos seus discpulos. Aparece no meio deles, no centro da comunidade crist. A esta comunidade cheia de medo, fechada e rodeada de um mundo perigoso e cruel, Jesus, que vencera a morte, o pecado e a opresso, transmite aos seus discpulos a paz, a serenidade, a tranquilidade, a esperana e a confiana. Os discpulos no esto a ter vises estranhas nem esto na presena de um fantasma. Cristo ressuscitado o mesmo Jesus de Nazar que os envia e nos envia a ns a anunciar o Evangelho. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de perguntas para reflexo e dilogo familiar: - Que acontecimentos de hoje me provocam um sorriso de orgulho e satisfao e, por isso, louvo o Senhor? - Que acontecimentos de hoje desencadeiam em mim mgoa e tristeza e, por isso, peo perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Disseram-nos, Senhor, que estavas morto H trs dias, guardado por soldados, E que ningum podia remover A pedra do sepulcro! Mas antes que o Sol fosse levantado, Ao contemplar teu Corpo glorioso, Surpreendido, o mundo viu nascer O dia do Senhor! No h ressurreio sem haver morte, Nem triunfo se no houver batalha: Saibamos ns morrer em cada dia E ser o homem novo! Durmam as sentinelas deste mundo, Mantenha-se acordada a nossa f, Sabendo que o Senhor est connosco Vivo e ressuscitado! Enquanto sobe a luz do novo dia, Entoemos um cntico de glria A Deus Pai e a seu Filho, Jesus Cristo, E ao Esprito Santo. ORAO FINAL Senhor, fonte da liberdade e da salvao, ouvi a voz das nossas splicas e fazei que vivam por Vs e em Vs encontrem a felicidade eterna aqueles que remistes pelo Sangue de vosso Filho, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

12

SEXTA-FEIRA, 12 de abril / II SEMANA DA PSCOA Ano C

+ Em famlia, bendigamos a Santssima Trindade que nos cria e recria para nos dar a autntica vida! R: Louvemos a Cristo ressuscitado, que nos resgatou na Cruz por amor e para nossa salvao!

PALAVRA DE DEUS Do Evangelho segundo S.Joo: Jo 20,19 Tom, um dos Doze, chamado Ddimo, no estava com eles quando veio Jesus. Disseram-lhe os outros discpulos: Vimos o Senhor. Mas ele respondeu-lhes: Se no vir nas suas mos o sinal dos cravos, se no meter o dedo no lugar dos cravos e a mo no seu lado, no acreditarei. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Tom representa bem o que somos tantas vezes e o que o mundo que tem dificuldade em abrir-se ao mistrio, ao transcendente, ao infinito. Num mundo materialista e racionalista, em que se pe toda a confiana na cincia e na tecnologia, o Homem de hoje parece dar credibilidade apenas ao demonstrvel laboratorialmente e compreensvel inteligncia humana. Com o sopro de Deus, o homem tornou-se um ser vivente e com o sopro do Esprito, Jesus oferece a vida do Pai e transmite aos discpulos a vida nova que far deles homens novos. este Esprito que constitui e anima a comunidade e nos impulsiona a fazer a experincia da f em Jesus vivo e ressuscitado na comunidade dos crentes. Tom somos ns sempre que preferimos duvidar, negar, pr em questo, viver fechados em ns mesmos e no valorizarmos suficientemente o testemunho da comunidade nem percebemos os sinais. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de perguntas para reflexo e dilogo familiar: - Que acontecimentos de hoje me provocam um sorriso de orgulho e satisfao e, por isso, louvo o Senhor? - Que acontecimentos de hoje desencadeiam em mim mgoa e tristeza e, por isso, peo perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal Este o dia que o Senhor nos fez, Radiante de luz e de verdade: O Sangue do Calvrio transformou-se Em aurora feliz de um mundo novo. O Prdigo voltou ao lar paterno, O Cego, deslumbrado, abriu os olhos, O Bom Ladro confia no Senhor, Pois tem o Paraso prometido. Oh mistrio da humana redeno, Oh vitria do amor e da justia! Jesus Cristo, morrendo no madeiro, Venceu a morte para todo o sempre! Este o dia que o Senhor nos fez: Dmos glria ao Senhor ressuscitado, Cantemos a Deus Pai e ao seu Esprito, Agora e pelos sculos sem fim. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que nos enviastes o Salvador e nos fizestes vossos filhos adotivos, atendei com paternal bondade as nossas splicas e concedei que, pela nossa f em Cristo, alcancemos a verdadeira liberdade e a herana eterna. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

13

SBADO, 13 de abril / II SEMANA DA PSCOA Ano C Memria de S.Martinho, papa e mrtir


+ Em famlia, bendigamos a Santssima Trindade que nos cria e recria para nos dar a autntica vida! R: Louvemos a Cristo ressuscitado, que nos resgatou na Cruz por amor e para nossa salvao! PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho segundo S.Joo: Jo 20,19 Depois disse a Tom: Pe aqui o teu dedo e v as minhas mos; aproxima a tua mo e mete-a no meu lado; e no sejas incrdulo, mas crente. Tom respondeu-Lhe: Meu Senhor e meu Deus! Disse-lhe Jesus: Porque Me viste acreditaste: felizes os que acreditam sem terem visto .
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus revela a sua identidade nas mos e no lado trespassado comos sinais do seu amor e da sua entrega. Nessas demonstraes de amor e doao, a comunidade reconhece Jesus vivo e presente no seu meio. Do Messias brotar sempre a gua e o sangue que constituem e alimentam a comunidade. Tom acaba por fazer a experincia de Cristo vivo no interior da comunidade no dia do Senhor. Quando a assembleia celebra a Eucaristia, em que acontece o encontro com o amor e o perdo dos irmos, com a Palavra proclamada e com o po de Jesus partilhado, experiencia-se, descobre-se, est-se e toca-se em Jesus ressuscitado. nos gestos reais e concretos de amor, partilha e fraternidade, que encontramos a Jesus vivo a dar-nos vida e a ressuscitar, transformar e renovar a humanidade. Deus d-nos muitas provas de que existe e est connosco. o nosso Senhor e o nosso Deus. Sim, Acreditamos. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de perguntas para reflexo e dilogo familiar: - Que acontecimentos de hoje me provocam um sorriso de orgulho e satisfao e, por isso, louvo o Senhor? - Que acontecimentos de hoje desencadeiam em mim mgoa e tristeza e, por isso, peo perdo ao Senhor? ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal J a Luz se levantou, Deixando o Cu inundado Com a glria e o triunfo Do Senhor ressuscitado. Alegram-se os coraes Dos homens, filhos de Deus, E de novo os Anjos cantam: Glria no alto dos Cus. A semente que cara Sob a terra germinou: Dono da vida e da morte, O Senhor ressuscitou. Treme o inferno j vencido Pelo triunfo divino. E a esperana ergue em ns A alegria deste hino. Renascidos pela graa, De corao renovado, Sejamos as testemunhas De Cristo ressuscitado. Louvor a Cristo Jesus E a Deus Pai omnipotente E ao Esprito Parclito. Glria a Deus eternamente! PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL

Partilha das formas como conseguimos testemunhar, de forma mais entusistica e efetiva, a presena do Ressuscitado na nossa vida real? Como conseguimos dar razes da nossa f nos nossos contextos existenciais concretos?
ORAO FINAL Deus eterno e omnipotente, que nos renovastes pelo Batismo, fazei-nos viver em plenitude o mistrio pascal, para que dmos fruto abundante e cheguemos s alegrias eternas. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

14

III SEMANA I DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

15

SEGUNDA-FEIRA, 15 de abril / III SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Em nome do Deus que vive por ns, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, reunimo-nos na nossa casa em famlia! R: Como era no princpio, agora e sempre bendizemos o Senhor que ressuscitou e venceu a morte para ns! PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos: Act 5,27b-32.40b-41 J vos proibimos formalmente de ensinar em nome de Jesus; e vs encheis Jerusalm com a

vossa doutrina e quereis fazer recair sobre ns o sangue desse homem. Pedro e os Apstolos responderam: Deve obedecer-se antes a Deus que aos homens. O Deus dos nossos pais ressuscitou Jesus, a quem vs destes a morte, suspendendo-O no madeiro.
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO

O testemunho de f dos primeiros cristos acontece em condies de extrema dificuldade, sobretudo por causa da oposio dos lderes judeus pois d-se o encontro e confronto entre o cristianismo nascente e as autoridades judaicas. Se Jesus encontrou muitos obstculos na sua misso de anncio do Reino e morreu na cruz, os apstolos e demais seguidores de Jesus tambm se deparam com a oposio daqueles que quiseram a morte do Messias. Contudo, animados pelo Esprito, os cristos autnticos esto mais preocupados com a fidelidade ao projeto e mensagem do Mestre do que s ordens ou interesses dos homens e do mundo. Ainda que o mundo se oponha ao projeto libertador de Jesus testemunhado pelos discpulos, a comunidade crist tem a misso de anunciar, viver e concretizar o projeto salvfico que Jesus iniciou. A Boa Nova exige pessoas determinadas, entusisticas e sem medo.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar em famlia: - Que pessoas hoje se cruzaram comigo e por elas quero rezar e louvar o Senhor? Porqu? Que pessoas hoje se cruzaram comigo, tendo-as entristecido ou magoado e quero pedir perdo ao Senhor? ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Testemunhas da Verdade, No podeis ficar caladas: Ide proclamar bem alto O Senhor ressuscitado. Vs que sois a Igreja santa, No mais fiqueis escondidos: Percorrei o mundo inteiro, Proclamando a Boa Nova. Sois na terra a luz de Cristo, Vs que fostes batizados: O nosso mundo tem sede Das guas da vida eterna. Levai a paz e a alegria s ilhas e continentes: Nem os dios nem as guerras Vencero a Humanidade. Jesus Cristo a Passagem Para um mundo de esperana: Com Jesus ressuscitado, Em vs nasce o homem novo. Ressoem as vossas vozes, Gritai aos povos da terra: A vida j vale a pena, Pois Cristo venceu a morte. COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Um gesto concreto para que a semana seja mais bonita e positiva atravs de sinais reais de amizade e santidade em casa, na escola e no trabalho, como demonstraes de f na Ressurreio do Filho de Deus. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que mostrais aos errantes a luz da vossa verdade para poderem voltar ao bom caminho, concedei a quantos se declaram cristos que, rejeitando tudo o que indigno deste nome, sigam fielmente as exigncias da sua f. Por Nosso Senhor. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

16

TERA-FEIRA, 16 de abril / III SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Em nome do Deus que vive por ns, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, reunimo-nos na nossa casa em famlia! R: Como era no princpio, agora e sempre bendizemos o Senhor que ressuscitou e venceu a morte para ns! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 29 Eu Vos glorifico, Senhor, porque me salvastes e no deixastes que de mim se regozijassem os inimigos. Tirastes a minha alma da manso dos mortos, vivificastes-me para no descer cova. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Por vezes, confundimos amigos com colegas ou companheiros. Uma coisa desejar que todos nos respeitemos e nos demos bem no que s normais relaes sociais diz respeito. Outra coisa ter a sorte ou privilgio de encontrar um amigo. Nem todos podem ser nossos amigos. Alis, poucos so nossos amigos. Jesus teve poucos amigos e no agradou a todos. No entanto, se amarmos s os nossos amigos que mrito teremos? Somos desafiados por Jesus a amar-nos uns aos outros como Ele amou e isso implicou dar-se completa e radicalmente at morte para nos dar a vida verdadeira. At nos convidou a dar a outra face e a perdoar os nossos inimigos O que sabemos que o nosso Deus dar -nos- a vitria, o bem vencer o mal e os nossos inimigos no se hao de regozijar de ns porque o Senhor, que o caminho, a verdade e a vida, est do nosso lado por amor e vivifica-nos com a sua graa. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar em famlia: - Que pessoas hoje se cruzaram comigo e por elas quero rezar e louvar o Senhor? Porqu? Que pessoas hoje se cruzaram comigo, tendo-as entristecido ou magoado e quero pedir perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal A nossa Pscoa imolada, Aleluia, Jesus Cristo, o Senhor. Aleluia. Oh nova Pscoa! Oh festa do triunfo De Cristo glorioso Que nos veio salvar! Oh nova Pscoa! Alegria do mundo! A vida nos abriu Suas portas de glria! Oh nova Pscoa! A ceia do festim Encheu-se de convivas Celebrando o Senhor! Oh nova Pscoa! Os batizados vm Com tnicas de festa s bodas do Cordeiro! Oh nova Pscoa! O vencedor da morte, Jesus Ressuscitado, Nos d a vida eterna. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que unis os coraes dos vossos fiis num nico desejo, fazei que o vosso povo ame o que mandais e espere o que prometeis, para que, no meio da instabilidade deste mundo, fixemos os nossos coraes onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

17

QUARTA-FEIRA, 17 de abril / III SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Em nome do Deus que vive por ns, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, reunimo-nos na nossa casa em famlia! R: Como era no princpio, agora e sempre bendizemos o Senhor que ressuscitou e venceu a morte para ns! PALAVRA DE DEUS Do Livro do Apocalipse: Ap 5,11-14 Digno o Cordeiro que foi imolado de receber o poder e a riqueza, a sabedoria e a fora, a honra, a glria e o louvor. E ouvi todas as criaturas que h no cu, na terra, debaixo da terra e no mar, e o universo inteiro, exclamarem: quele que est sentado no trono e ao Cordeiro o louvor e a honra, a glria e o poder pelos sculos dos sculos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Cristo o cordeiro imolado que venceu a morte e que trouxe aos homens a libertao definitiva e toda a criao manifesta-Lhe a sua alegria e o seu louvor. Diante dos obstculos e dificuldades, no temos que ter medo pois a vitria final ser de Deus e dos que se mantiverem fiis ao Senhor. Em Cristo morto, ressuscitado e glorificado est a plenitude do mistrio de imolao, de libertao e de vitria rgia. Cristo o Cordeiro que assume a realeza e se senta no prprio trono de Deus, recebendo todo o poder e glria divina. Numa solene liturgia csmica, a criao inteira celebra a Cristo imolado, ressuscitado, vencedor, fazendo dele o centro do universo. No podemos recear nada nem ningum pois a nossa libertao vai chegar e temos do nosso lado o prprio Filho de Deus que morreu e ressuscitou para nossa salvao. Podemos confiar no Senhor que vem ao nosso encontro dar-nos a vida. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar em famlia: - Que pessoas hoje se cruzaram comigo e por elas quero rezar e louvar o Senhor? Porqu? Que pessoas hoje se cruzaram comigo, tendo-as entristecido ou magoado e quero pedir perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Aplaudam mares e terra, Exulte o cu nas alturas; Cristo ressurge da morte Dando a vida s criaturas. Voltam os felizes tempos, Da salvao nasce o dia; Com o sangue do Cordeiro Novo mundo principia. Redimiu as nossas culpas Quem sofreu na cruz a morte; Cantando a morte vitria, Venceu-a quem mais forte. Crentes na sua palavra, J vivemos a esperana De com Ele ressurgirmos Para a Bem-aventurana. Aquele que nos alegra, Renascidos pela graa, Do seu eterno triunfo Participantes nos faa. ORAO FINAL Deus de misericrdia, que abris as portas do vosso reino aos homens renascidos pela gua e pelo Esprito Santo, aumentai em ns os dons da vossa graa, para que, purificados de toda a culpa, possamos alcanar a herana prometida. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

18

QUINTA-FEIRA, 18 de abril / III SEMANA DA PSCOA Ano C

+ Em nome do Deus que vive por ns, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, reunimo-nos na nossa casa em famlia! R: Como era no princpio, agora e sempre bendizemos o Senhor que ressuscitou e venceu a morte para ns! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 21,1-19 Ao romper da manh, Jesus apresentou-Se na margem, mas os discpulos no sabiam que era Ele. Disse-lhes Jesus: Rapazes, tendes alguma coisa de comer? Eles responderam: No. Disse-lhes Jesus: Lanai a rede para a direita do barco e encontrareis. Eles lanaram a rede e j mal a podiam arrastar por causa da abundncia de peixes. O discpulo predileto de Jesus disse a Pedro: o Senhor. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A imagem da pesca excelente para fazer referncia misso que Jesus confia aos discpulos de libertar as pessoas mergulhadas no mar do sofrimento e da escravido. Pedro preside misso, tendo em conta o lugar de destaque que ocupa na animao da Igreja primitiva. Ele toma a iniciativa e os demais seguem-no. A pesca durante a noite faz aluso escurido que a ausncia do Mestre que a luz do mundo. Os discpulos no reconhecem Jesus quando Ele aparece pois esto desorientados e dececionados. Sem Jesus, a misso dos discpulos uma desgraa mas quando o Senhor chega, faz-se luz e tudo diferente e o fracasso substitudo pelo sucesso da pesca. O xito da misso reside na presena viva e na Palavra do Senhor ressuscitado e no no esforo humano. Ao obedecer ao Mestre e ao experienciar a sua presena amiga, somos capazes de reconhecer o Senhor na nossa vida. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar em famlia: - Que pessoas hoje se cruzaram comigo e por elas quero rezar e louvar o Senhor? Porqu? Que pessoas hoje se cruzaram comigo, tendo-as entristecido ou magoado e quero pedir perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Como as guas do Mar Vermelho Se abriram passagem de Israel, Cristo nos conduziu liberdade Pela morte e ressurreio. ramos um povo de escravos, Vivamos vencidos pelo mal; Como novo Moiss, Cristo nos trouxe Para a terra da Promisso, Somos a Igreja de Cristo, Luminoso sinal do amor de Deus; A toda a humanidade proclamamos Que Jesus a Salvao. Renovai-nos nas vossas guas, Inesgotvel fonte, excelsa luz, Cristo, libertador da humanidade, Nossa bebida, nosso po. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que pela ressurreio de Cristo nos regenerais para a vida eterna, fortalecei em ns a f e a esperana, para que nunca duvidemos do cumprimento das vossas promessas. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

19

SEXTA-FEIRA, 19 de abril / III SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Em nome do Deus que vive por ns, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, reunimo-nos na nossa casa em famlia! R: Como era no princpio, agora e sempre bendizemos o Senhor que ressuscitou e venceu a morte para ns!

PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 21,1-19 Disse-lhes Jesus: Trazei alguns dos peixes que apanhastes agora. Simo Pedro subiu ao barco e puxou a rede para terra, cheia de cento e cinquenta e trs grandes peixes; e, apesar de serem tantos, no se rompeu a rede. Disse-lhes Jesus: Vinde comer. Nenhum dos discpulos se atrevia a perguntar-Lhe: Quem s Tu?, porque bem sabiam que era o Senhor. Jesus aproximou-Se, tomou o po e deu-lho, fazendo o mesmo com os peixes. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus est em terra e no no barco com os discpulos. Ele no os acompanha na pesca pois a Sua ao no mundo exerce-se por meio deles. Jesus d indicaes e as redes enchem-se de peixes depois de os discpulos ouvirem e seguirem as instrues do Mestre. Importa tomar conscincia do amor do Senhor que sempre nos acompanha, nos anima, nos orienta e reparte connosco o po da vida. A sua presena amorosa e vivificadora ao nosso lado uma certeza e devemos celebr-la na Eucaristia, onde o po que Jesus oferece a vida com que Ele continua a alimentar a comunidade crist. Quando o desnimo nos invadir, Deus estar connosco, dando-nos o alimento que nos fortalece e no d a verdadeira vida. Jesus, que se apresentou como o caminho, a verdade e a vida, o nosso verdadeiro alimento. O nico que dar sentido pleno nossa existncia e nos pode garantir a autntica felicidade e realizao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar em famlia: - Que pessoas hoje se cruzaram comigo e por elas quero rezar e louvar o Senhor? Porqu? Que pessoas hoje se cruzaram comigo, tendo-as entristecido ou magoado e quero pedir perdo ao Senhor?

ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Sol nascente, Que Vos ergueis por sobre ns, mortais, Iluminando os cegos de nascena Na luz do vosso rosto: Vinde, Jesus, Estrela da manh! Cantamos vosso Dia glorioso. Pascal Cordeiro, Que em vosso Sangue resgatais do exlio Reconduzindo as almas desgarradas Terra Prometida: Vinde, Jesus, Pastor das guas vivas! Cantamos vosso Dia glorioso. TEMPO PASCAL Rochedo novo, Donde dimana a vida como um rio: Vs nos viestes saciar a sede, Abrindo o Corao. Vinde, Jesus, Divina Fonte clara Cantamos vosso Dia glorioso. ORAO FINAL Vinde, Senhor, em auxlio da vossa famlia reunida em orao e concedei que participem eternamente na ressurreio de vosso Filho Unignito aqueles a quem destes a graa da f. Por Nosso Senhor.. Por Nosso Senhor + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

20

SBADO, 20 de abril / III SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Em nome do Deus que vive por ns, o Pai, o Filho e o Esprito Santo, reunimo-nos na nossa casa em famlia! R: Como era no princpio, agora e sempre bendizemos o Senhor que ressuscitou e venceu a morte para ns! PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho de S.Joo: Jo 21,1-19 Perguntou-lhe pela terceira vez: Simo, filho de Joo, tu amas-Me? Pedro entristeceu-se por Jesus lhe ter perguntado pela terceira vez se O amava e respondeu-Lhe: Senhor, Tu sabes tudo, bem sabes que Te amo. Disse-lhe Jesus: Apascenta as minhas ovelhas. Em verdade, em verdade te digo: Quando eras mais novo, tu mesmo te cingias e andavas por onde querias; mas quando fores mais velho, estenders a mo e outro te cingir e te levar para onde no queres. Jesus disse isto para indicar o gnero de morte com que Pedro havia de dar glria a Deus. Dito isto, acrescentou: Segue-Me.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Pedro confessa trs vezes o seu amor a Jesus. A trplice confisso de amor pedida a Pedro um desafio a que ele mude definitivamente de mentalidade, aps alguns episdios em que pareceu demonstrar que no amava bem e convenientemente o Senhor. Pedro convidado a tomar conscincia de que o valor fundamental na comunidade de Cristo o amor e que no h uma autntica comunho com o Mestre se no estivermos dispostos a amar e a entregar a vida como o Filho de Deus fez. Apenas desta forma se pode seguir verdadeiramente a Jesus. D-lhe a entender que apenas quem muito ama e adere lgica da doao da prpria vida poder pertencer, presidir e animar comunidade crist. Cristo est presente, vivo e ressuscitado, onde houver caridade, solidariedade e doao. A f, a esperana e a caridade so essenciais para seguir a Jesus. Somos convidados a viver e testemunhar o amor de Deus.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar em famlia: - Que pessoas hoje se cruzaram comigo e por elas quero rezar e louvar o Senhor? Porqu? Que pessoas hoje se cruzaram comigo, tendo-as entristecido ou magoado e quero pedir perdo ao Senhor? ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Nuvem de fogo Sobre os que marcham pela noite fora: Vs nos mostrastes o caminho certo Para chegar a Deus. Vinde, Jesus, Presena de Deus Pai! Cantamos vosso Dia glorioso. Esposo real, Feito promessa nupcial na Cruz: Vs nos trouxestes a alegria em flor, Mudando a gua em vinho. Vinde, Jesus, Novo esplendor da Terra! Cantamos vosso Dia glorioso. Filho de Deus, Em quem o Santo Esprito repousa: A ns viestes como chama ardente Para abrasar o mundo. Vinde, Jesus, Habitao da glria! Cantamos vosso Dia glorioso. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Dilogo sobre o gesto concreto de cada um para que a semana fosse mais bonita e positiva, com sinais reais de amizade e santidade e como manifestaes de f em Jesus ressuscitado. ORAO FINAL Senhor, Pai Santo, que amais a inocncia e a restitus aos que a perderam, dirigi para Vs os coraes dos vossos servos, para que vivam sempre na luz da vossa verdade aqueles que libertastes das trevas do erro. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

21

IV SEMANA DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

22

SEGUNDA-FEIRA, 22 de abril / IV SEMANA DA PSCOA Ano C

+ O amor do Pai, a graa de Cristo vivo e a comunho do Esprito Santo estejam com a nossa famlia. R: Bendigamos o Senhor, que ressuscitou como tinha anunciado, para nos renovar na luz da verdadeira vida!
PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos: Act 13,14.43-52 Ao verem a multido, os judeus encheram-se de inveja e responderam com blasfmias.

Corajosamente, Paulo e Barnab declararam: Era a vs que devia ser anunciada primeiro a palavra de Deus. Uma vez, porm, que a rejeitais e no vos julgais dignos da vida eterna, voltamonos para os gentios, pois assim nos mandou o Senhor: Fiz de ti a luz das naes, para levares a salvao at aos confins da terra.
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Temos em confronto duas atitudes diante da proposta crist: por um lado, h aqueles que julgam ser detentores da verdade sobre Deus, preferindo viver instalados e acomodados nas suas certezas e no seu orgulho e no se dispem a seguir Jesus. Por outro lado, contemplamos aqueles que, desafiados pela mensagem de Jesus, aceitaram pensar, refletir e questionar-se, quiseram arriscar e responderam entusiasticamente proposta salvfica do Senhor. O Evangelho uma proposta vida nova, verdadeira e plena dirigida a todas as pessoas do mundo e no uma coisa para alguns privilegiados em particular ou para uns quantos grupos de eleitos. Seremos pessoas que nascemos cristos e vivemos uma f instalada, sem riscos e sem radicalidade ou deixamo-nos desafiar e questionar pelo Evangelho de Jesus, numa dinmica nunca terminada de converso e acolhimento constante de Deus na nossa vida?
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para rezar a vida em famlia - Hoje ficmos orgulhosos e felizes nalgumas situaes e com algumas pessoas porque Hoje ficmos tristes e dececionados nalguns momentos e com algumas pessoas porque ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Na sua dor os homens encontraram Uma pura semente de alegria, O segredo da vida e da esperana: Ressuscitou o Senhor! Os que choravam cessaro o pranto, Brilhar novo Sol nos coraes, Pode o homem cantar o seu triunfo: Ressuscitou o Senhor! Os que nos duros campos trabalharam Voltaro entre vozes de alegria, Erguendo ao alto os frutos da colheita: Ressuscitou o Senhor! J ningum viver sem luz da f, J ningum morrer sem esperana; O que cr em Jesus venceu a morte: Ressuscitou o Senhor! Louvemos a Deus Pai eternamente E cantemos a glria de seu Filho Com o Esprito Santo que nos ama: Ressuscitou o Senhor!

COMPROMISSO SEMANAL Vamos, nesta semana, pensar em cada um dos membros da nossa famlia e comprometer-nos a ir ao seu encontro mais frequentemente, no sentido de os ajudar na sua realidade concreta e tentando am-los naquilo que so, sentem, pensam, tm e fazem, nas suas qualidades e defeitos concretos. ORAO FINAL Deus eterno e omnipotente, que, neste tempo pascal, nos fizestes conhecer mais profundamente a grandeza do vosso amor, aumentai em ns os dons da vossa graa, a fim de que, libertos das trevas do pecado, possamos aderir mais firmemente vossa palavra de vida eterna. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

23

TERA-FEIRA, 23 de abril / IV SEMANA DA PSCOA Ano C

+ O amor do Pai, a graa de Cristo vivo e a comunho do Esprito Santo estejam com a nossa famlia. R: Bendigamos o Senhor, que ressuscitou como tinha anunciado, para nos renovar na luz da verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 99 Aclamai o Senhor, terra inteira, servi o Senhor com alegria, vinde a Ele com cnticos de jbilo. Sabei que o Senhor Deus, Ele nos fez, a Ele pertencemos, somos o seu povo, as ovelhas do seu rebanho - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Se a nossa origem est em Deus, s poderemos ser verdadeiramente felizes com Ele. H muitos que no acreditam em Deus e vivem como se Ele no existisse e no fosse importante. Contudo, no por isso que Deus deixa de existir. Ser bem mais difcil e complicado arranjar provas de que Ele no existe do que provar que Deus existe. Deus no precisa das nossas espec ulaes filosficas ou das nossas reflexes racionalistas. Nem sequer precisa de ns. No entanto, Ele quis criar-nos, quer precisar de ns, quer amar-nos, quer salvar-nos, quer estar connosco, quer viver para cada um de ns como se no existisse absolutamente mais ningum no universo. Ele nos fez e a Ele pertencemos. No quer obrigarnos nem forar-nos pois o amor deixa o outro livre. Mas, a verdade que somos o seu povo e as ovelhas do seu rebanho. S nEle est o sentido da vida e a razo de viver. S El e basta e nos realiza. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para rezar a vida em famlia - Hoje ficmos orgulhosos e felizes nalgumas situaes e com algumas pessoas porque Hoje ficmos tristes e dececionados nalguns momentos e com algumas pessoas porque

ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Percorrei os caminhos do mundo Ao encontro de Cristo Pascal E cantai aleluias de festa E comei do banquete imortal. Vinde, pobres; entrai, rejeitados; Aceitai o convite do Pai. Vinde todos, humildes da terra, Exultai com Jesus, exultai. Este o dia em que exulta a Igreja Como Esposa de Cristo Jesus; Este o dia das npcias de Cristo: Ele desce do trono da Cruz. Vinde, vs os exaustos da guerra. Vinde, vs os obreiros da paz. Rasga a noite uma luz fulgurante, Surge Cristo que a fora vos traz. Glria ao Pai, e a seu Filho, Jesus. Glria ao Esprito, excelso Fulgor. Salvao para todos os homens: Que eles vejam a luz do Senhor! ORAO FINAL Deus de infinita bondade, que santificais os pecadores e alegrais os infelizes, confirmai em ns a obra da vossa graa, para que perseverem firmemente no vosso amor os que foram justificados pela f. Por Nosso Senhor+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

24

QUARTA-FEIRA, 24 de abril / IV SEMANA DA PSCOA Ano C

+ O amor do Pai, a graa de Cristo vivo e a comunho do Esprito Santo estejam com a nossa famlia. R: Bendigamos o Senhor, que ressuscitou como tinha anunciado, para nos renovar na luz da verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Livro do Apocalipse: Ap 7,9.14b-17 Eu, Joo, vi uma multido imensa, que ningum podia contar, de todas as naes, tribos, povos e lnguas. Estavam de p, diante do trono e na presena do Cordeiro, vestidos com tnicas brancas e de palmas na mo. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus ressuscitado o Cordeiro de Deus vitorioso que est sempre presente na caminhada histrica dos homens, ajudando-nos no nosso combate contra tudo o que nos escraviza e destri. No dia do Senhor, Deus vai intervir na histria para a libertao definitiva e para nos oferecer a vida autntica e plena. H uma multido imensa, inumervel, universal e aqueles que a compem esto de p, em sinal de vitria, pois participam da ressurreio de Cristo. Levam tnicas brancas pois so de Deus e aclamam com palmas j que celebram o Senhor com alegria. Aps as perseguies e o combate final, nascer a comunidade dos novos tempos, daqueles que sero salvos e libertados e estaro para sempre em comunho com Deus porque sero acolhidos na sua tenda e vivero a vida plena e definitiva. Est nas nossas mos a esperana que nos dada por Cristo para continuar a lutar pelo novo cu e a nova terra. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para rezar a vida em famlia - Hoje ficmos orgulhosos e felizes nalgumas situaes e com algumas pessoas porque Hoje ficmos tristes e dececionados nalguns momentos e com algumas pessoas porque

ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Senhor Jesus Cristo, Sois o homem primeiro Da nova humanidade. Sois luz que no se extingue, Sol que no tem ocaso, Fulgor da eternidade. Sois Deus que Se fez homem, Sois fonte de alegria, Sois nossa liberdade. O Senhor Jesus Cristo, Imagem do Invisvel, Palavra criadora, Sois vencedor da morte, Sois o Ressuscitado, Nossa luz redentora. Sois a vida sem termo, O caminho sem erro, Pscoa libertadora. ORAO FINAL Deus todo-poderoso, que nos destes a conhecer o alegre anncio da ressurreio do Senhor, fazei-nos ressuscitar para uma vida nova pelo poder do Esprito Santo. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

25

QUINTA-FEIRA, 25 de abril / IV SEMANA DA PSCOA Ano C Festa de S.Marcos, Evangelista

+ O amor do Pai, a graa de Cristo vivo e a comunho do Esprito Santo estejam com a nossa famlia. R: Bendigamos o Senhor, que ressuscitou como tinha anunciado, para nos renovar na luz da verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 10,27-30 Naquele tempo, disse Jesus: As minhas ovelhas escutam a minha voz. Eu conheo as minhas ovelhas e elas seguem-Me. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Alguns chefes e lderes de Israel foram falsos pastores que levaram o povo por caminhos de morte e de desgraa. Mas, chegou o tempo em que o prprio Deus vai assumir a conduo do seu povo e por sua frente o Messias que um Bom Pastor que o livrar da escravido e o conduzir verdadeira vida. A misso do Filho de Deus a de conduzir a humanidade s pastagens verdejantes e s fontes cristalinas de onde brota a vida em plenitude. A misso de Cristo dar vida s ovelhas do seu rebanho. A tarefa do Filho de Deus a de recriar e revivificar cada pessoa para que em cada uma nasa o Homem novo e se torne tambm filho de Deus e acolha a vida em plenitude e seja capaz de a oferecer por amor. S Deus nos conhece bem e fundamental que escutemos o Senhor e O sigamos. Muitas vezes, os caminhos que escolhemos no so os melhores nem so os dEle e s Ele o caminho. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para rezar a vida em famlia - Hoje ficmos orgulhosos e felizes nalgumas situaes e com algumas pessoas porque Hoje ficmos tristes e dececionados nalguns momentos e com algumas pessoas porque

ORAO EM IGREJA Hino de Vsperas do Tempo Pascal Foi removida a pedra, Cristo sai vitorioso, E para todo o sempre Fica a morte vencida. Corremos ao sepulcro E os Anjos nos convidam: No busqueis entre os mortos Aquele que est vivo! Libertos da tristeza, Do pecado e da morte, Cantamos o mistrio Desta Pscoa florida. O Corpo do Cordeiro po da nossa fome E o Sangue derramado Fonte de eterna vida. Porque o dia se acaba E as sombras vo caindo, Fica sempre connosco, Senhor da eterna glria! ORAO FINAL Concedei-nos, Senhor, que a nossa vida se conforme plenamente ao mistrio que celebramos, de modo que a alegria deste tempo pascal nos fortalea e defenda no caminho da salvao. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

26

SEXTA-FEIRA, 26 de abril / IV SEMANA DA PSCOA Ano C

+ O amor do Pai, a graa de Cristo vivo e a comunho do Esprito Santo estejam com a nossa famlia. R: Bendigamos o Senhor, que ressuscitou como tinha anunciado, para nos renovar na luz da verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 10,27-30 Eu dou-lhes a vida eterna (s minhas ovelhas) e nunca ho de perecer e ningum as arrebatar da minha mo. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Ao contrrio de muitos lderes e governantes de todos os tempo, a imagem do pastor convida-nos a pensar em simplicidade, servio, dedicao e doao total. Cristo o Bom Pastor que d a vida pelas suas ovelhas e as conduz para boas pastagens Aquele que o Caminho, a Verdade e a Vida, deseja muito trilhar a nossa histria e fazer os nossos caminhos. S Cristo nos pode orientar e sugerir os melhores caminhos para que a nossa vida tenha sentido. Se acolhermos o Evangelho e a proposta de vida que Jesus nos faz, nunca nos perderemos pois Ele defende-nos ao ponto de dar a prpria vida por ns. Se escutarmos a voz do Senhor e seguirmos os seus caminhos, nada nem ningum nos arrebatar da sua mo. Para pertencermos ao rebanho de Jesus, temos que acolh-lo na nossa vida e no nosso corao, comprometendo-nos com Ele e, como Ele, entregando-nos aos demais por amor. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para rezar a vida em famlia - Hoje ficmos orgulhosos e felizes nalgumas situaes e com algumas pessoas porque Hoje ficmos tristes e dececionados nalguns momentos e com algumas pessoas porque

ORAO EM IGREJA Hino de Completas do Tempo Pascal Jesus, Redentor da vida, Palavra do Pai eterno, Fulgor da luz invisvel, Nosso guarda vigilante. Criador de todo o mundo, Juiz de todos os tempos: Depois das nossas fadigas, D-nos a noite serena. vencedor dos infernos, Salva-nos do Inimigo; Redimidos pelo teu Sangue, Jamais o mal nos seduza. TEMPO PASCAL Ainda que o sono vena Os nossos corpos cansados, Nunca as nossas almas cedam Ao peso da sonolncia. Jesus, vencedor da morte, Vive em glria eternamente Com o Pai que revelaste E com o Esprito Santo. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que renovais nas guas do Batismo os que acreditam em Vs, protegei os que renasceram em Cristo, para que, vencendo todos os ataques do mal, conservem fielmente os dons da vossa graa. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

27

SBADO, 27 de abril / IV SEMANA DA PSCOA Ano C


+ O amor do Pai, a graa de Cristo vivo e a comunho do Esprito Santo estejam com a nossa famlia. R: Bendigamos o Senhor, que ressuscitou como tinha anunciado, para nos renovar na luz da verdadeira vida! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 10,27-30 Meu Pai, que Mas deu, maior do que todos e ningum pode arrebatar nada da mo do Pai. Eu e o Pai somos um s. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Frequentemente, pensamos em chefes polticos, ministros, presidentes e reis que no vivem definitivamente para o bem comum, para servir o povo, para promover a dignidade humana e para defender a justia, a igualdade, a fraternidade e a liberdade das pessoas concretas, s se aproveitando dos seus cargos para enriquecer e tudo fazem para manipular, arrastar e exigir. Mas Jesus o Bom Pastor que capaz de fazer tudo e at dar a prpria vida para defender das garras das feras as ovelhas que lhe foram confiadas pelo Pai. Cristo viveu e vive toda a sua vida por amor e doao total ao Pai e aos homens. H uma identificao plena de projetos de vida entre o Pai e o Filho no Esprito Santo. Em Jesus est presente e manifesta-se o plano salvador do Pai de dar a vida eterna humanidade. Pela ao histria de Jesus, o Bom Pastor entre ns, chegou a plenitude dos tempos e o Reino de Deus. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para rezar a vida em famlia - Hoje ficmos orgulhosos e felizes nalgumas situaes e com algumas pessoas porque Hoje ficmos tristes e dececionados nalguns momentos e com algumas pessoas porque

ORAO EM IGREJA Hino de Completas do Tempo Pascal Fica connosco, Senhor, porque anoitece. De noite descia a escada misteriosa Junto da pedra onde Jacob dormia. De noite celebravas a Pscoa com teu povo Enquanto nas trevas caam os inimigos. De noite ouviu Samuel trs vezes o seu nome E em sonhos falavas aos santos Patriarcas. De noite num prespio nasceste, Verbo eterno, E os Anjos e uma estrela anunciaram a tua presena. noite celebraste a primeira Eucaristia No meio dos teus amigos na ltima Ceia. De noite agonizaste no Jardim das Oliveiras E recebeste o beijo frio da traio. A noite guardou o teu Corpo no sepulcro E viu a glria da tua Ressurreio. Na noite da nossa vida, com a luz da f acesa, Esperamos alegres a tua ltima Vinda PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL
Partilha sobre o que cada membro da famlia fez pelos demais. Como que cada um foi ao encontro mais frequentemente do outros, no sentido de os ajudar na sua realidade concreta e tentando am-los naquilo que so.

ORAO FINAL Deus eterno e omnipotente, que pelo Batismo nos fizestes renascer para a vida eterna, concedei que os vossos filhos, regenerados para a esperana da imortalidade, alcancem com a vossa ajuda a plenitude da glria. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

28

V SEMANA DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

29

SEGUNDA-FEIRA, 29 de abril / V SEMANA DA PSCOA Ano C Festa de Sta. Catarina de Sena, virgem e doutora. Padroeira da Europa

+ Em nome do Pai que ressuscitou o Filho na comunho do Esprito Santo, rezamos em famlia com f. R: Bendigamos o Senhor, que foi entregue morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificao.
PALAVRA DE DEUS

Do Livro dos Atos dos Apstolos: Actos 14,21b-27 Naqueles dias, Paulo e Barnab voltaram a Listra, a Icnio e a Antioquia. Iam fortalecendo as almas dos discpulos e exortavam-nos a permanecerem firmes na f, porque diziam eles temos de sofrer muitas tribulaes para entrarmos no reino de Deus.
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO

na nossa vida real e no meio das circunstncias concretas de otimismo e de crises, que somos desafiados a viver a nossa f e a construir comunidades fraternas, em que nos auxiliamos mutuamente, nos fortalecemos uns aos outros nas dificuldades, nos amamos e damos testemunho do amor de Deus. Comove-nos, desafia-nos e estimula-nos o entusiasmo dos primeiros cristos que enfrentam tudo e todos para seguir a Jesus Cristo, testemunhar a mensagem e os valores do Evangelho e anunciar a todos os homens a boa nova do Reino. Os primeiros cristos recebiam com muito carinho as oraes, palavras e apoio de consolao dos missionrios que fortaleciam a sua f e os ajudava a enfrentar as perseguies. A misso no uma obra puramente humana, mas uma obra de Deus. Por isso, Deus estar sempre connosco para vencermos as tribulaes do mundo e entrarmos no seu Reino.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Sugesto de perguntas para um momento de partilhada orante em famlia - Neste momento, exultamos de alegria e queremos agradecer a Deus por que coisas e pessoas? Neste momento, sentimos tristeza e queremos pedir desculpa a Deus por que coisas e pessoas? ORAO EM IGREJA

Hino de Laudes do Tempo Pascal Nasceu o Sol da Pscoa gloriosa, Ressoa pelo cu um canto novo, Exulta de alegria a terra inteira. Dos abismos da morte e da tristeza Sobe o Senhor Jesus sua glria, Libertando os antigos Patriarcas. Sem saber que o sepulcro est vazio, A guarda, vigilante, testemunha O poder do Senhor ressuscitado. Rei imortal, contigo glorifica Neste dia de glria os que em teu nome Renasceram das guas do Baptismo. E desa sobre a Igreja e sobre o mundo, Como penhor de paz e de esperana, A luz da tua Pscoa esplendorosa. Cantemos a Deus Pai e a seu Filho, Louvemos o Esprito de amor, Agora e pelos sculos sem fim. COMPROMISSO SEMANAL Cada pessoa da famlia convidada a pensar num compromisso concreto em relao a outra pessoa do agregado familiar. Vai diz-lo em voz alta, como forma de oficializar a vontade de ajudar mais e melhor essa pessoa e pedir a colaborao dos demais familiares. ORAO FINAL Ns Vos pedimos, Deus misericordioso, que os dons recebidos neste tempo pascal deem fruto abundante em toda a nossa vida. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

30

TERA-FEIRA, 30 de abril / V SEMANA DA PSCOA Ano C Memria de S.Pio V, papa

+ Em nome do Pai que ressuscitou o Filho na comunho do Esprito Santo, rezamos em famlia com f. R: Bendigamos o Senhor, que foi entregue morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificao. PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 144 O Senhor clemente e compassivo, paciente e cheio de bondade. O Senhor bom para com todos e a sua misericrdia se estende a todas as criaturas . - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO O nosso Deus no melhor nem pior que os outros deuses. Simplesmente porque no h um campeonato de deuses para ver qual o que faz mais milagres e realiza mais coisas espetaculares. Simplesmente porque fartamo-nos de imaginar e criar deuses nossa imagem e semelhana como se estivesse nas nossas mos inventar ou adquirir as divindades mais parecidas connosco ou com as nossas manias. Simplesmente porque h um s Deus, chamemos-lhe o que chamemos em qualquer lugar e em qualquer tempo ou consideremos e digamos o que quer que seja. Uma coisa parece evidente a todos quantos acreditam em Deus: O Senhor bom, clemente, compassivo, paciente e misericordioso. As palavras humanas so extremamente pobres e insuficientes para falar de Deus em quem reside a origem e o fim de tudo e todos. Uma certeza: Ama toda a humanidade e quer cada um de ns consigo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Sugesto de perguntas para um momento de partilhada orante em famlia - Neste momento, exultamos de alegria e queremos agradecer a Deus por que coisas e pessoas? Neste momento, sentimos tristeza e queremos pedir desculpa a Deus por que coisas e pessoas?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Vs que testemunhastes a alegria De ver Cristo Jesus ressuscitado, Anunciai que j nasceu o dia Em que o homem salvo do pecado. Levai a grande festa ao mundo inteiro, Proclamai s naes a Boa-Nova. Em Cristo, Deus e Homem verdadeiro, A velha humanidade se renova. Chegam, enfim, os tempos gloriosos, Exultam sobre a terra os altos montes, Brilham no cu os astros jubilosos, Cantam as guas nas alegres fontes. Cristo ressuscitou, venceu a morte. O seu corpo se envolve em luz divina. Eis o Sol da esperana, eis o Deus forte Que nos liberta e que nos ilumina. A nova criao hoje comea; Jamais triunfar o vil pecado. O Senhor nos cumpriu sua Promessa No sangue do Cordeiro imaculado. ORAO FINAL Exulte sempre o vosso povo, Senhor, com a renovada juventude da alma, de modo que, alegrando-se agora por se ver restitudo glria da adoo divina, aguarde o dia da ressurreio na esperana da felicidade eterna. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

31

QUARTA-FEIRA, 01 de maio / V SEMANA DA PSCOA Ano C Memria de S.Jos Operrio

+ Em nome do Pai que ressuscitou o Filho na comunho do Esprito Santo, rezamos em famlia com f. R: Bendigamos o Senhor, que foi entregue morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificao. PALAVRA DE DEUS Do Livro do Apocalipse: Ap 21,1-5a Eis a morada de Deus com os homens. Deus habitar com os homens: eles sero o seu povo e o prprio Deus, no meio deles, ser o seu Deus. Ele enxugar todas as lgrimas dos seus olhos. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO A meta final para onde caminhamos o novo cu e a nova terra onde acontece definitivamente a realizao em plenitude da nossa comunidade chamada a viver no amor. O novo cu e a nova terra o ponto de chegada e culminar da histria humana em que quantos foram fiis ao Cordeiro de Deus encontram a vida verdadeira. A nova realidade nascida da vitria de Deus a Jerusalm que desce do cu, ou seja, o lugar onde Deus reside e no qual vai irromper e onde se manifestar a salvao definitiva e total de Deus, o lugar do encontro em plenitude Deus e o seu Povo. Deus e o seu povo consumam a sua histria de intimidade e de comunho e Deus passa a residir sempre no meio da sua gente numa comunho e partilha sincera e fiel da vida e do amor. Ser definitivamente afastado da humanidade o sofrimento e a morte e permanecer para sempre a harmonia e a felicidade. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Sugesto de perguntas para um momento de partilhada orante em famlia - Neste momento, exultamos de alegria e queremos agradecer a Deus por que coisas e pessoas? Neste momento, sentimos tristeza e queremos pedir desculpa a Deus por que coisas e pessoas?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Como a noite fugindo Ao dia que amanhece, Fugiu vencida a morte E a vida resplandece. Jesus Cristo ressurge No seu fulgor divino, A sua Igreja canta Um jubiloso hino: Jesus ressuscitado, Redentor do mundo, Conhea a humanidade Mistrio to profundo. Da morte, Jesus Cristo Sofreu a extrema prova; Regada por seu sangue, A terra se renova. Um homem novo nasce Da morte libertado; O sangue do Cordeiro Lavou-nos do pecado. ORAO FINAL Concedei-nos, Senhor, que celebrando agora o mistrio da ressurreio de vosso Filho, mereamos alegrar-nos com todos os Santos, quando Ele vier na sua glria. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

32

QUINTA-FEIRA, 02 de maio / V SEMANA DA PSCOA Ano C Memria de S.Atansio, bispo e doutor

+ Em nome do Pai que ressuscitou o Filho na comunho do Esprito Santo, rezamos em famlia com f. R: Bendigamos o Senhor, que foi entregue morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificao. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 13,31-33a.34-35 Quando Judas saiu do cenculo, disse Jesus aos seus discpulos: Agora foi glorificado o Filho do homem e Deus glorificado nEle. Se Deus foi glorificado nEle, Deus tambm O glorificar em Si mesmo e glorific-lO- sem demora. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus dirige-se aos seus discpulos, quase em forma de testamento final, com palavras de despedida que resumem bem uma vida feita amor e partilha. De forma solene e porque o fim est prximo, o Mestre explica que a sua morte na cruz ser a manifestao da sua glria e da glria do Pai. Na verdade, a riqueza e o esplendor do Pai e de Seu Filho manifesta-se no amor que se d radicalmente, at ao fim e at s ltimas consequncias, no dom total de si mesmo. A glria do Pai e de Jesus est na vida oferecida por amor at ao extremo da morte e no na violncia ou vingana ou na vitria vistosa e fantstica. O ADN do discpulo que seguidor de Cristo a capacidade de amar at ao dom total da prpria vida. Como o Mestre, ns devemos lutar contra as adversidades da vida e sofrer com f, esperana e caridade. A nossa glria est na Cruz. Esta a lgica de Deus e que o mundo no entende. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Sugesto de perguntas para um momento de partilhada orante em famlia - Neste momento, exultamos de alegria e queremos agradecer a Deus por que coisas e pessoas? Neste momento, sentimos tristeza e queremos pedir desculpa a Deus por que coisas e pessoas?

ORAO EM IGREJA Hino de Laudes do Tempo Pascal Disseram-nos, Senhor, que estavas morto H trs dias, guardado por soldados, E que ningum podia remover A pedra do sepulcro! Mas antes que o Sol fosse levantado, Ao contemplar teu Corpo glorioso, Surpreendido, o mundo viu nascer O dia do Senhor! No h ressurreio sem haver morte, Nem triunfo se no houver batalha: Saibamos ns morrer em cada dia E ser o homem novo! Durmam as sentinelas deste mundo, Mantenha-se acordada a nossa f, Sabendo que o Senhor est connosco Vivo e ressuscitado! Enquanto sobe a luz do novo dia, Entoemos um cntico de glria A Deus Pai e a seu Filho, Jesus Cristo, E ao Esprito Santo. ORAO FINAL Senhor, que nos fizestes tomar parte no mistrio da redeno, concedei que vivamos sempre na alegria da ressurreio de Cristo, vosso Filho, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

33

SEXTA-FEIRA, 03 de maio / V SEMANA DA PSCOA Ano C Festa de S.Filipe e S.Tiago, apstolos

+ Em nome do Pai que ressuscitou o Filho na comunho do Esprito Santo, rezamos em famlia com f. R: Bendigamos o Senhor, que foi entregue morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificao. PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 13,31-33a.34-35 Meus filhos, por pouco tempo que ainda estou convosco. Dou-vos um mandamento novo: que vos ameis uns aos outros. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO O Mestre, ao despedir-se dos seus amigos, deixa-lhes em testamento o mandamento novo do Amor. nesta entrega completa da vida que se realiza a vocao crist e se d testemunho do amor de Deus. Jesus, antes de partir para o Pai, deixa em herana aos seus discpulos aquilo que para Ele a sua maior riqueza e que verdadeiramente essencial para a vida: o Amor. Mais que uma ideologia ou uma doutrina em que se acredita, observa e cumpre, a vivncia do mandamento do amor a nica chave da felicidade e o nico argumento que pode convencer algum em relao existncia do Deus vivo que est e quer viver connosco. A nossa caridade o sinal do amor do Pai de que Jesus a expresso mais perfeita. A proposta crist est resumida no amor e isto que nos distingue e identifica. E a nica forma de salvao e de entrada no Reino dos Cus. Todos so convidados e todos podem. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Sugesto de perguntas para um momento de partilhada orante em famlia - Neste momento, exultamos de alegria e queremos agradecer a Deus por que coisas e pessoas? Neste momento, sentimos tristeza e queremos pedir desculpa a Deus por que coisas e pessoas?

ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal Este o dia que o Senhor nos fez, Radiante de luz e de verdade: O Sangue do Calvrio transformou-se Em aurora feliz de um mundo novo. O Prdigo voltou ao lar paterno, O Cego, deslumbrado, abriu os olhos, O Bom Ladro confia no Senhor, Pois tem o Paraso prometido. Oh mistrio da humana redeno, Oh vitria do amor e da justia! Jesus Cristo, morrendo no madeiro, Venceu a morte para todo o sempre! Este o dia que o Senhor nos fez: Dmos glria ao Senhor ressuscitado, Cantemos a Deus Pai e ao seu Esprito, Agora e pelos sculos sem fim. ORAO FINAL Concedei, Senhor, que se realize em todo o mundo, pela pregao do Evangelho, a obra de salvao adquirida pelo sacrifcio de Cristo e se estenda a todos os homens a plenitude da adoo filial por Ele prometida. Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

34

SBADO, 04 de maio / V SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Em nome do Pai que ressuscitou o Filho na comunho do Esprito Santo, rezamos em famlia com f. R: Bendigamos o Senhor, que foi entregue morte pelos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificao.
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho de S.Joo: Jo 13,31-33a.34-35 Como Eu vos amei, amai-vos tambm uns aos outros. Nisto conhecero todos que sois meus discpulos: se vos amardes uns aos outros.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Se h palavra que repetida a torto e a direito amor. Infelizmente, em poucas ocasies ser sinnimo do amor tal como Cristo falou e viveu. Por a ama-se pouco e mal e chama-se amor a coisas que de altrusmo, fidelidade, doao, gratuidade, radicalidade, servio, etc. tem muito pouco. O nosso ponto de referncia no amor o prprio Jesus. As cenas da lavagem dos ps aos discpulos e da despedida de Judas definem bem o tipo de amor que Jesus pede aos seus que consiste em acolher a todos, servir os demais e respeitar a dignidade e liberdade dos outros. Jesus o modelo, a referncia e a norma, no com palavras, mas com gestos reais e concretos para que faamos como Ele. S se ama verdadeiramente maneira de Jesus, fazendo como Ele fez e vivendo como ele viveu e morreu. No h outra forma de amar, seno no amor a srio. Deus amor e s seremos felizes se amarmos a srio.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Sugesto de perguntas para um momento de partilhada orante em famlia - Neste momento, exultamos de alegria e queremos agradecer a Deus por que coisas e pessoas? Neste momento, sentimos tristeza e queremos pedir desculpa a Deus por que coisas e pessoas? ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal J a Luz se levantou, Deixando o Cu inundado Com a glria e o triunfo Do Senhor ressuscitado. Alegram-se os coraes Dos homens, filhos de Deus, E de novo os Anjos cantam: Glria no alto dos Cus. A semente que cara Sob a terra germinou: Dono da vida e da morte, O Senhor ressuscitou. Treme o inferno j vencido Pelo triunfo divino. E a esperana ergue em ns A alegria deste hino. Renascidos pela graa, De corao renovado, Sejamos as testemunhas De Cristo ressuscitado. Louvor a Cristo Jesus E a Deus Pai omnipotente E ao Esprito Parclito. Glria a Deus eternamente!

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Cada pessoa da famlia convidada a partilhar o que que correu bem e o que que no decorreu como desejado no compromisso pessoal da semana. Como se processou o esforo de privilegiar algum em concreto, na vontade de ajudar mais e melhor essa pessoa da famlia? ORAO FINAL Santificai, Senhor, as nossas almas com a prtica constante das boas obras, de modo que, aspirando sempre aos dons mais excelentes, possamos viver plenamente o mistrio pascal. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

35

VI SEMANA DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

36

SEGUNDA-FEIRA, 06 de maio / VI SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Deus da Vida, vinde em auxlio da nossa famlia que se junta em orao na Ressurreio de Jesus! R: Ressuscitados com Cristo, realizemos na vida o que celebramos com entusiasmo na f! PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos: Actos 15, 1-2.22-29 Por isso vos mandamos Judas e Silas, que vos transmitiro de viva voz as nossas decises. O

Esprito Santo e ns decidimos no vos impor mais nenhuma obrigao, alm destas que so indispensveis: abster-vos da carne imolada aos dolos, do sangue, das carnes sufocadas e das relaes imorais. Procedereis bem, evitando tudo isso. Adeus.
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Foi grande a agitao e intensas as discusses levantadas por alguns cristos vindos do judasmo que defendiam a necessidade das prticas judaicas. A questo motivou a reunio do Snodo de Jerusalm, presidido por Pedro. Estava em causa a catolicidade e a unidade da prpria Igreja que ficou assegurada pela assistncia do Esprito Santo. que algumas questes, como, por exemplo a circunciso, aparentemente disciplinares, tinham razes dogmticas profundas e significativas consequncias pastorais. Contudo, foram aprovadas algumas medidas disciplinares adaptadas ao tempo e lugares em que fosse conveniente facilitar a boa convivncia entre os cristos vindos do judasmo e do mundo dos gentios. saudvel e urgente olhar para a pureza do Evangelho e para o essencial da mensagem e dos valores assumidos, vividos e anunciados por Jesus Cristo mais do que pensar em obrigaes e regras.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Questes para um momento de conversa orante e espontnea em famlia - Hoje senti a presena amorosa de Deus com que pessoas e em que acontecimentos? - Hoje senti que estive longe do amor de Deus com que pessoas e em que situaes? ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal Testemunhas da Verdade, No podeis ficar caladas: Ide proclamar bem alto O Senhor ressuscitado. Vs que sois a Igreja santa, No mais fiqueis escondidos: Percorrei o mundo inteiro, Proclamando a Boa Nova. Sois na terra a luz de Cristo, Vs que fostes baptizados: O nosso mundo tem sede Das guas da vida eterna. Levai a paz e a alegria s ilhas e continentes: Nem os dios nem as guerras Vencero a Humanidade. Jesus Cristo a Passagem Para um mundo de esperana: Com Jesus ressuscitado, Em vs nasce o homem novo. Ressoem as vossas vozes, Gritai aos povos da terra: A vida j vale a pena, Pois Cristo venceu a morte. COMPROMISSO SEMANAL Cada pessoa da famlia desafiada a propor-se a um compromisso para que a semana seja mais fraterna e santa, como expresso de esforo de aproximao mais real e concreta a Jesus que vive por ns e para ns. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que, pelo Batismo, aumentais continuamente a vossa Igreja com novos filhos, concedei-lhes a graa de serem fiis na vida ao sacramento que pela f receberam. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

37

TERA-FEIRA, 07 de maio / VI SEMANA DA PSCOA Ano C

+ Deus da Vida, vinde em auxlio da nossa famlia que se junta em orao na Ressurreio de Jesus! R: Ressuscitados com Cristo, realizemos na vida o que celebramos com entusiasmo na f! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 66 Deus Se compadea de ns e nos d a sua bno, resplandea sobre ns a luz do seu rosto. Na terra se conhecero os vossos caminhos e entre os povos a vossa salvao - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Tantos caminhos se nos apresentam pela frente. Estamos permanentemente a fazer opes que implicam que escolhamos um caminho e renunciemos necessariamente a outros. Temos que tomar constantemente decises, umas mais banais e outras mais importantes, mas todas com consequncias e efeitos secundrios para o nosso quotidiano ou para o nosso projeto de vida. essencial que nos demos conta da importncia e relevncia da tomada de decises de forma que os caminhos que decidamos trilhar sejam o resultado de opes autenticamente livres, conscientes e responsveis. Importa ter conscincia que somos os autores e atores principais da nossa vida mas muitas vezes os nossos caminhos no so os caminhos de Deus. Que Ele se compadea de ns, nos d a sua bno e faa resplandecer sobre os nossos caminhos a luz do seu rosto, Ele que o Caminho, a Verdade e a Vida. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Questes para um momento de conversa orante e espontnea em famlia - Hoje senti a presena amorosa de Deus com que pessoas e em que acontecimentos? - Hoje senti que estive longe do amor de Deus com que pessoas e em que situaes?

ORAO EM IGREJA Hino da Hora Intermdia do Tempo Pascal A nossa Pscoa imolada, Aleluia, Jesus Cristo, o Senhor. Aleluia. Oh nova Pscoa! Oh festa do triunfo De Cristo glorioso Que nos veio salvar! Oh nova Pscoa! Alegria do mundo! A vida nos abriu Suas portas de glria! Oh nova Pscoa! A ceia do festim Encheu-se de convivas Celebrando o Senhor! Oh nova Pscoa! Os batizados vm Com tnicas de festa s bodas do Cordeiro! Oh nova Pscoa! O vencedor da morte, Jesus Ressuscitado, Nos d a vida eterna. ORAO FINAL Senhor, que nos renovastes e fortalecestes pela celebrao dos mistrios pascais, ajudai o vosso povo com a abundncia da graa celeste, para que alcance a liberdade perfeita e goze um dia no Cu a alegria que j comeou a saborear na terra. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

38

QUARTA-FEIRA, 08 de maio / VI SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Deus da Vida, vinde em auxlio da nossa famlia que se junta em orao na Ressurreio de Jesus! R: Ressuscitados com Cristo, realizemos na vida o que celebramos com entusiasmo na f! PALAVRA DE DEUS Do Livro do Apocalipse: Ap 21, 10-14.22-23 Um Anjo transportou-me em esprito ao cimo de uma alta montanha e mostrou-me a cidade santa de Jerusalm, que descia do Cu, da presena de Deus, resplandecente da glria de Deus. O seu esplendor era como o de uma pedra preciosssima, como uma pedra de jaspe cristalino. Tinha uma grande e alta muralha, com doze portas e, junto delas, doze Anjos; tinha tambm nomes gravados, os nomes das doze tribos dos filhos de Israel. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Em Deus est a origem e o fim de tudo e todos. Numa linguagem figurada, o Apocalipse apresenta o triunfo definitivo da Igreja, a Esposa do Cordeiro. A Jerusalm e o Templo restaurados descem do Cu, sublinhando-se, assim, a iniciativa divina. Com os nomes das 12 tribos de Israel unidos aos dos 12 Apstolos expressa-se a ideia de que a novidade da Igreja de Cristo est na continuidade do antigo Povo de Deus. A Igreja que faz caminho na histria da humanidade no , ainda, essa comunidade messinica da vida em plenitude mas tem de apontar nesse sentido e procurar ser, apesar da fragilidade e debilidade pecaminosa do Homem, um anncio e uma prefigurao dessa comunidade escatolgica da salvao, que d testemunho da utopia e que acende no mundo a luz de Deus. A humanidade necessita desse testemunho de esperana, esforo e combate rumo eternidade. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Questes para um momento de conversa orante e espontnea em famlia - Hoje senti a presena amorosa de Deus com que pessoas e em que acontecimentos? - Hoje senti que estive longe do amor de Deus com que pessoas e em que situaes?

ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Aplaudam mares e terra, Exulte o cu nas alturas; Cristo ressurge da morte Dando a vida s criaturas. Voltam os felizes tempos, Da salvao nasce o dia; Com o sangue do Cordeiro Novo mundo principia. Redimiu as nossas culpas Quem sofreu na cruz a morte; Cantando a morte vitria, Venceu-a quem mais forte. Crentes na sua palavra, J vivemos a esperana De com Ele ressurgirmos Para a Bem-aventurana. Aquele que nos alegra, Renascidos pela graa, Do seu eterno triunfo Participantes nos faa. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que todos os anos nos alegrais com a solenidade da ressurreio de Cristo, concedei, pela vossa bondade, que, celebrando dignamente estas festas na terra, mereamos chegar s alegrias do Cu. Por Nosso Senhor. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

39

QUINTA-FEIRA, 09 de maio / VI SEMANA DA PSCOA Ano C Rogaes


+ Deus da Vida, vinde em auxlio da nossa famlia que se junta em orao na Ressurreio de Jesus! R: Ressuscitados com Cristo, realizemos na vida o que celebramos com entusiasmo na f! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 14, 23-29 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Quem Me ama guardar a minha palavra e meu Pai o amar; Ns viremos a ele e faremos nele a nossa morada. Quem Me no ama no guarda a minha palavra. Ora a palavra que ouvis no minha, mas do Pai que Me enviou. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus e o Pai so um s no Esprito Santo. Quem ama o Filho de Deus, guarda os seus valores e princpios e acolhe o Evangelho na f, na esperana e na caridade. Jesus promete aos seus discpulos que no os deixar rfos porque lhes enviar o seu Esprito, o Esprito Santo, o Defensor. Na hora das grandes confidncias, pouco tempo antes da sua paixo, Jesus anuncia aos seus discpulos que vir habitar neles com o seu Pai se permanecerem fiis sua palavra. Jesus promete permanecer connosco e habitar em ns se aceitarmos morar na fidelidade a toda a mensagem que Ele nos transmitiu. Assim se manifesta o nosso amor pois quem ama fiel a Jesus e sua mensagem. No se pode amar apenas em teoria. No se amam meras palavras e regras. S se ama a srio a algum. A Palavra que Jesus como enviado do Pai anuncia precisa de ser verdadeiro alimento de quem ama e quer amar melhor. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Questes para um momento de conversa orante e espontnea em famlia - Hoje senti a presena amorosa de Deus com que pessoas e em que acontecimentos? - Hoje senti que estive longe do amor de Deus com que pessoas e em que situaes?

ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Como as guas do Mar Vermelho Se abriram passagem de Israel, Cristo nos conduziu liberdade Pela morte e ressurreio. ramos um povo de escravos, Vivamos vencidos pelo mal; Como novo Moiss, Cristo nos trouxe Para a terra da Promisso, Somos a Igreja de Cristo, Luminoso sinal do amor de Deus; A toda a humanidade proclamamos Que Jesus a Salvao. Renovai-nos nas vossas guas, Inesgotvel fonte, excelsa luz, Cristo, libertador da humanidade, Nossa bebida, nosso po. ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que reunistes os mais diversos povos na confisso do vosso nome, concedei queles que renasceram pela gua do Batismo a graa de viverem unidos na f e na caridade. Por Nosso Senhor. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

40

SEXTA-FEIRA, 10 de maio / VI SEMANA DA PSCOA Ano C

+ Deus da Vida, vinde em auxlio da nossa famlia que se junta em orao na Ressurreio de Jesus! R: Ressuscitados com Cristo, realizemos na vida o que celebramos com entusiasmo na f! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 14, 23-29 Disse-vos estas coisas, estando ainda convosco. Mas o Parclito, o Esprito Santo, que o Pai enviar em meu nome, vos ensinar todas as coisas e vos recordar tudo o que Eu vos disse. Deixovos a paz, dou-vos a minha paz. No vo-la dou como a d o mundo. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO De uma coisa temos a certeza absoluta: Deus ama-nos e no nos deixar jamais sozinhos. O Pai e o Filho querem habitar nos discpulos, tal como o Esprito Santo para ensinar e fazer recordar tudo o que Jesus lhes disse. Jesus anuncia aos seus discpulos que, aps a sua morte, Ele ressuscitar, e o Esprito Santo ajudar os discpulos a no esquecer o que fez e disse: eles faro memria, recordando-se dEle, proclamando-O vivo hoje at sua vinda na glria. Era habitual desejar a paz como saudao ou despedida. Mas Jesus no se limita a desej-la, pois Ele, que a prpria Paz, d mesmo a paz aos seus! A paz que Jesus deixa de forma permanente aos seus, que no a que o mundo oferece ou deseja ou a prosperidade ou segurana terrena, a paz de nos sabermos filhos de Deus, salvos por Ele, uma paz que nos transmite confiana e afasta a perturbao e o medo. Oxal sejamos pessoas pacficas. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Questes para um momento de conversa orante e espontnea em famlia - Hoje senti a presena amorosa de Deus com que pessoas e em que acontecimentos? - Hoje senti que estive longe do amor de Deus com que pessoas e em que situaes?

ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Sol nascente, Que Vos ergueis por sobre ns, mortais, Iluminando os cegos de nascena Na luz do vosso rosto: Vinde, Jesus, Estrela da manh! Cantamos vosso Dia glorioso. Pascal Cordeiro, Que em vosso Sangue resgatais do exlio Reconduzindo as almas desgarradas Terra Prometida: Vinde, Jesus, Pastor das guas vivas! Cantamos vosso Dia glorioso. TEMPO PASCAL Rochedo novo, Donde dimana a vida como um rio: Vs nos viestes saciar a sede, Abrindo o Corao. Vinde, Jesus, Divina Fonte clara Cantamos vosso Dia glorioso. ORAO FINAL Deus eterno e omnipotente, que na pscoa da nova aliana oferecestes aos homens o dom da reconciliao e da paz, fazei que realizemos na vida o que celebramos na f. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

41

SBADO, 11 de maio / VI SEMANA DA PSCOA Ano C


+ Deus da Vida, vinde em auxlio da nossa famlia que se junta em orao na Ressurreio de Jesus! R: Ressuscitados com Cristo, realizemos na vida o que celebramos com entusiasmo na f!
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho de S.Joo: Jo 14, 23-29 No se perturbe nem se intimide o vosso corao. Ouvistes que Eu vos disse: Vou partir, mas voltarei para junto de vs. Se Me amsseis, ficareis contentes por Eu ir para o Pai, porque o Pai maior do que Eu. Disse-vo-lo agora, antes de acontecer, para que, quando acontecer, acrediteis.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

O nosso corao e est onde estiver aquilo que verdadeiramente importante para ns. Podemos valorizar vrias coisas e pessoas mas o nosso afeto residir apenas naquilo e naqueles que so autenticamente significativos para ns. Quantas vezes ouvimos dizer que o mundo precisa de mais alma e que a humanidade necessita de mais corao Precisamente porque nos armamos em seres muito racionais e cientficos, nos queremos afirmar como pessoas muito pragmticas e realistas e, consciente ou inconscientemente, agarramo-nos a realidades que no nos do a verdadeira felicidade e realizao e s nos escravizam. O nosso corao anda muitas vezes amargurado, perturbado, ansioso, intimidado e nervoso e, se pensarmos bem, porque dispensamos o Senhor das nossas vidas e vivemos como ateus. Jesus foi para o Pai e s assim e est mais plena e permanentemente em ns e na nossa histria.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Questes para um momento de conversa orante e espontnea em famlia - Hoje senti a presena amorosa de Deus com que pessoas e em que acontecimentos? - Hoje senti que estive longe do amor de Deus com que pessoas e em que situaes? ORAO EM IGREJA Hino do Tempo Pascal Nuvem de fogo Sobre os que marcham pela noite fora: Vs nos mostrastes o caminho certo Para chegar a Deus. Vinde, Jesus, Presena de Deus Pai! Cantamos vosso Dia glorioso. Esposo real, Feito promessa nupcial na Cruz: Vs nos trouxestes a alegria em flor, Mudando a gua em vinho. Vinde, Jesus, Novo esplendor da Terra! Cantamos vosso Dia glorioso. Filho de Deus, Em quem o Santo Esprito repousa: A ns viestes como chama ardente Para abrasar o mundo. Vinde, Jesus, Habitao da glria! Cantamos vosso Dia glorioso.

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Cada pessoa da famlia convidada a partilhar de que forma se concretizou o compromisso pessoal para que a semana fosse mais fraterna, santa e pascal. O que correu bem e o que no decorreu to bem? ORAO FINAL Senhor nosso Deus, que, na vossa imensa bondade, ofereceis a todos os povos o dom da f, olhai benignamente para os vossos filhos, e fazei que, renascidos pelo sacramento do Batismo, sejam revestidos da vida imortal na glria celeste. Por Nosso Senhor. Por Nosso Senhor + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

42

VII SEMANA DA PSCOA Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

43

SEGUNDA-FEIRA, 13 de maio / VII SEMANA DA PSCOA Ano C Festa de Nossa Senhora de Ftima
+Senhor, enviai o vosso Esprito nossa famlia como o fizeste aos apstolos no Cenculo no dia de Pentecostes! R: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei em ns o fogo do vosso amor! PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos: Act 1,1-11 Dito isto, elevou-Se vista deles e uma nuvem escondeu-O a seus olhos. E estando de olhar fito no Cu, enquanto Jesus se afastava, apresentaram-se-Ihes dois homens vestidos de branco, que disseram: Homens da Galileia, porque estais a olhar para o Cu? Esse Jesus, que do meio de vs foi elevado para o Cu, vir do mesmo modo que O vistes ir para o Cu - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Aps ter apresentado e oferecido humanidade o projeto de salvao e felicidade do Pai, Jesus entra na vida definitiva da comunho com Ele. Os discpulos no devem ficar passivamente a olhar para o cu, mas tm que ir para o meio das pessoas de todo o mundo anunciar a chegada do Reino de Deus, testemunhar a Boa Nova de Jesus e dando continuidade ao projeto do Mestre. O plano de libertao e salvao de Jesus passou para as mos da Igreja, animada pelo Esprito e a construo do Reino de Deus uma tarefa que no est terminada e que preciso concretizar em cada tempo e lugar, desafiando ao empenho e responsabilidade de todos os cristos. Importa refletir se estamos atentos aos problemas reais e concretos das pessoas ou vivemos apenas de forma espiritualista de olhos postos no cu. A vida vivida na fidelidade aos projetos de Deus, dar-nos- a comunho definitiva com Ele. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar o quotidiano em famlia: - O que nos aconteceu hoje em que sentimos que estvamos em Deus e Ele se manifestou em ns? O que aconteceu hoje connosco em que nos sentimos longe de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo? ORAO EM IGREJA
Hino da Ascenso da Liturgia das Horas Aquele que Se ergueu no firmamento, Como o Sol vencedor da noite escura, Vir de novo no final dos tempos, Para julgar a humana criatura. Cristo Jesus, o vencedor da morte, Junto do Pai Eterno est sentado; De glria e majestade o seu trono, Por todo o universo aclamado. O Verbo criador de todo o mundo Venceu a morte, renovou a vida; Criar novos Cus e nova Terra, Nova Jerusalm ser erguida. Igreja de Cristo peregrina, Ele o Sol que tua frente avana; Proclama Jesus Cristo glorioso, Anuncia a palavra da esperana. O Rei universal vem ao encontro Da sua Esposa, a nova Humanidade; Ser vencida a morte para sempre, Viveremos por toda a eternidade.

COMPROMISSO SEMANAL
Desafio semanal: Cada pessoa da famlia convidada a pensar em algum da escola, do trabalho ou de outro contexto com quem raramente fala. O desafio consiste em aproximar-se afetiva e efetivamente dessa pessoa com alguns gestos concretos de estima e amizade.

ORAO FINAL Desa sobre ns, Senhor, a fora do Esprito Santo, para que possamos conhecer fielmente a vossa vontade e dar testemunho dela com a prtica das boas obras. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

44

TERA-FEIRA, 14 de maio / VII SEMANA DA PSCOA Ano C Festa de S.Matias, apstolo


+Senhor, enviai o vosso Esprito nossa famlia como o fizeste aos apstolos no Cenculo no dia de Pentecostes! R: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei em ns o fogo do vosso amor! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 46 Deus subiu entre aclamaes, o Senhor subiu ao som da trombeta. Cantai hinos a Deus, cantai, cantai hinos ao nosso Rei, cantai. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo da Eucaristia de domingo? REFLEXO Se h arte verdadeiramente divina a Msica. Nada nos consegue aproximar to perfeitamente de Deus como a msica e j diz o nosso povo que cantar rezar duas vezes. Deus adora o silncio e detesta o barulho. Mas tanto Ele como ns no resistimos harmonia meldica e potica dos passarinhos a cantar, da gua dos riachos a correr, s ondas do mar a brincar ou aos passeios do vento a assobiar. Melhor que o silncio s mesmo a msica. Gostamos de imaginar os anjos a tocar os seus sublimes instrumentos musicais e a cantar suaves melodias celestes ao Senhor criador e salvador do universo e da humanidade. Cantemos hinos ao nosso Deus, Senhor e Rei. O nosso Deus msica e msico. O nosso Deus o mais fantstico compositor e autor da mais bela e maravilhosa melodia que a vida. Ns que desafinamos frequentemente e no olhamos para o Maestro divino. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar o quotidiano em famlia: - O que nos aconteceu hoje em que sentimos que estvamos em Deus e Ele se manifestou em ns? O que aconteceu hoje connosco em que nos sentimos longe de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo? ORAO EM IGREJA Hino da Ascenso da Liturgia das Horas Jesus, nossa redeno, Nosso amor, nossa esperana, Deus criador do universo, Feito homem verdadeiro. Por tua grande bondade, Lavaste nossos pecados, Sofreste morte cruel Para nos livrar da morte. Desceste ao reino das trevas A libertar os cativos E hoje sobes glorioso direita de Deus Pai. E mandaste aos que ficavam De olhos cravados no cu Que, vivendo santamente, Fossem tuas testemunhas. Tua clemncia nos leve A superar nossos males, A abraar a cruz da vida luz pura do teu rosto. Tu s a nossa alegria, Sers o prmio no Cu, Na glria da tua glria, Pelos sculos sem fim. ORAO FINAL Concedei, Deus omnipotente e misericordioso, que o Esprito Santo venha habitar em ns e nos transforme em templos da sua glria. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

45

QUARTA-FEIRA, 15 de maio / VII SEMANA DA PSCOA Ano C

+Senhor, enviai o vosso Esprito nossa famlia como o fizeste aos apstolos no Cenculo no dia de Pentecostes! R: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei em ns o fogo do vosso amor! PALAVRA DE DEUS Da Carta aos Efsios: Ef 1,17-23 O Deus de Nosso Senhor Jesus Cristo, o Pai da glria, vos conceda um esprito de sabedoria e de luz para O conhecerdes plenamente e ilumine os olhos do vosso corao, para compreenderdes a esperana a que fostes chamados, os tesouros de glria da sua herana entre os santos e a incomensurvel grandeza do seu poder para ns os crentes. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO No sabemos bem nem temos conscincia adequada da esperana a que fomos chamados e que se relaciona com a vida plena da comunho com Deus. Na nossa peregrinao pelo mundo, importa caminhar ao encontro dessa esperana em ntima unio com Cristo e de mos dadas com os nossos irmos que so membros do seu corpo. Cristo est no seu corpo que a Igreja e nela torna-se presente no meio da humanidade. A ressurreio, ascenso e glorificao de Jesus a garantia da nossa prpria ressurreio e glorificao pois formamos com Ele um corpo destinado vida em plenitude. Apesar das tribulaes e dificuldades da nossa caminhada na histria, esta realidade deve dar-nos fora para enfrentar as vicissitudes do nosso quotidiano. Deus ilumine os olhos do nosso corao e nos conceda o seu esprito de sabedoria para O conhecer e compreender o seu plano para ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar o quotidiano em famlia: - O que nos aconteceu hoje em que sentimos que estvamos em Deus e Ele se manifestou em ns? O que aconteceu hoje connosco em que nos sentimos longe de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo? ORAO EM IGREJA Hino da Ascenso da Liturgia das Horas Da terra aos Cus Se eleva triunfante E senta-Se em seu trono o Rei eterno: Julgar com justia a humanidade. Por nossa causa Ele sofreu a morte; Ressuscitando, fez o homem novo; Subindo aos Cus, mostrou a sua glria. Eis nas alturas a Cidade Santa: Caminhai, naes, ao seu encontro; Cristo, Rei do universo, vos espera. O Senhor vence os reinos poderosos, Aos ps de Cristo ho-de humilhar-se os grandes E sero exaltados os humildes. Assim como subiu por entre as nuvens, Assim h-de voltar no fim dos tempos O novo Ado da humanidade nova. A morte j no nosso destino: A vinda do Senhor ns esperamos, Eternamente em Cristo viveremos. ORAO FINAL Deus de bondade, concedei propcio vossa Igreja que, reunida pelo Esprito Santo, se dedique totalmente ao vosso servio e realize a vossa vontade num s corao e numa s alma. Por Nosso Senhor.+ Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

46

QUINTA-FEIRA, 16 de maio / VII SEMANA DA PSCOA Ano C

+Senhor, enviai o vosso Esprito nossa famlia como o fizeste aos apstolos no Cenculo no dia de Pentecostes! R: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei em ns o fogo do vosso amor! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 24,46-53 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Est escrito que o Messias havia de sofrer e de ressuscitar dos mortos ao terceiro dia e que havia de ser pregado em seu nome o arrependimento e o perdo dos pecados a todas as naes, comeando por Jerusalm. Vs sois testemunhas disso . - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Na linha das Escrituras, Jesus fala aos seus amigos mais prximos e refere-se ao cumprimento em si e na sua vida das profecias do Antigo Testamento. Nele est a plenitude dos tempos e a encarnao do Filho de Deus no acontece por acaso. A Criao e a Redeno constituem-se como uma realidade intimamente associadas no plano da Trindade. Era necessrio que Jesus, como sinal supremo do infinito amor de Deus, sofresse a paixo e morte na Cruz para consumar a salvao da humanidade marcada pelo pecado. Jesus elevado na cruz tambm elevado na glria, pois ressuscita ao terceiro dia, retomando o esplendor da sua divindade. Ns somos testemunhas do projeto salvfico do Messias. Os cristos tm a misso de continuar a realizar o projeto libertador de Deus para a humanidade e para o mundo. So inseparveis a Ascenso e o envio dos Apstolos. Na pessoa deles enviada a Igreja inteira. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar o quotidiano em famlia: - O que nos aconteceu hoje em que sentimos que estvamos em Deus e Ele se manifestou em ns? O que aconteceu hoje connosco em que nos sentimos longe de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo? ORAO EM IGREJA Hino da Ascenso da Liturgia das Horas L Vos tornais, Senhor, onde subistes Para l nos subir donde descestes; Nascestes para ns, por ns morrestes, Morto por nos dar vida ressurgistes. A nossa humanidade que vestistes, Vestida para o Cu levar quisestes; E tudo quanto nela merecestes Connosco livremente repartistes O nascer, o morrer, o ressurgir, O subirdes ao Cu por nos mostrar O caminho por onde havemos de ir, Tudo tem muito em si que contemplar; Mais, muito mais em mim ver-Vos partir, Sem Vos poder, meu Deus, acompanhar. ORAO FINAL Concedei, Senhor, aos vossos fiis os dons do Esprito Santo, para que Ele nos transforme interiormente e crie em ns um corao novo, agradvel a vossos olhos e dcil vossa vontade. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

47

SEXTA-FEIRA, 17 de maio / VII SEMANA DA PSCOA Ano C

+Senhor, enviai o vosso Esprito nossa famlia como o fizeste aos apstolos no Cenculo no dia de Pentecostes! R: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei em ns o fogo do vosso amor! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Lc 24,46-53 Eu vos enviarei Aquele que foi prometido por meu Pai. Por isso, permanecei na cidade, at que sejais revestidos com a fora do alto. Depois Jesus levou os discpulos at junto de Betnia e, erguendo as mos, abenoou-os. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Assinala-se com a Ascenso de Jesus ao Cu o fim de um captulo pois termina a fase da presena fsica de Jesus Cristo no meio dos homens. Com o envio do Esprito Santo, comea o tempo da Igreja. Jesus acredita que os mesmos discpulos que O traram, negaram e abandonaram, sejam capazes de anunciar e testemunhar fielmente tudo aquilo que Ele lhes ensinou. Jesus promete enviar o Esprito do Pai para que os discpulos consigam realizar a misso de testemunhar a sua ressurreio e continua a desafiarnos a irmos e ensinarmos a toda a gente as realidades que nos ensinou. Abenoa-nos continuamente e reveste-nos com a sua graa para que sejamos capazes de proclamar, com a palavra e com a vida, que Deus nos ama e quer trilhar connosco a nossa histria. Deus no nos pede nada que no seja bom para ns e seja superior s nossas capacidades. Permaneamos no mundo e procuremos transform-lo. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar o quotidiano em famlia: - O que nos aconteceu hoje em que sentimos que estvamos em Deus e Ele se manifestou em ns? O que aconteceu hoje connosco em que nos sentimos longe de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo? ORAO EM IGREJA Hino da Ascenso da Liturgia das Horas Depois que triunfou no alto madeiro O nosso bom Jesus, manso Cordeiro, Que por ns nele a vida ofereceu; Levou cativo o nosso cativeiro, Subindo para o Cu, donde desceu: Em pago de nos dar a liberdade Dmos-Lhe ns a nossa saudade. Imitemos aqueles valorosos, Na sua saudosa despedida, Que dEle, que subia, saudosos No lhes lembrava j coisa da vida. Dmos-Lhe com suspiros piedosos Em doce pranto a alma consumada, Pois Ele no-la ps em liberdade; Dmos-Lhe ns a nossa saudade. ORAO FINAL Senhor Deus, que, pela glorificao de vosso Filho e pela vinda do Esprito Santo, nos abristes as portas da vida eterna, concedei que, pela participao de to grandes dons, sejamos mais dedicados ao vosso servio e vivamos mais plenamente as riquezas da f. Por Nosso Senhor. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

48

SBADO, 18 de maio / VII SEMANA DA PSCOA Ano C Memria de S.Joo I, papa e mrtir
+Senhor, enviai o vosso Esprito nossa famlia como o fizeste aos apstolos no Cenculo no dia de Pentecostes! R: Vinde, Esprito Santo, enchei os coraes dos vossos fiis e acendei em ns o fogo do vosso amor!
PALAVRA DE DEUS

Do Evangelho de S.Lucas: Lc 24,46-53 Enquanto os abenoava, afastou-Se deles e foi elevado ao Cu. Eles prostraram-se diante de Jesus, e depois voltaram para Jerusalm com grande alegria. E estavam continuamente no templo, bendizendo a Deus.
- Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Jesus sobe ao cu e senta-Se direita de Deus. A ascenso de Jesus ao cu sugere que, aps o cumprimento da sua misso no meio da humanidade, Ele foi ao encontro do Pai. Jesus que fora elevado na morte da cruze, agora, elevado na glria da verdadeira, plena e definitiva vida. Junto do Pai, qual Sacerdote eterno e nico mediador entre Deus e os homens, Cristo intercede permanentemente pela humanidade redimida e reconciliada pela sua morte e ressurreio. No corao do Pai, Cristo preparanos um lugar e cumpre-se a sua promessa de nos introduzir na comunho da Trindade. Toda a humanidade convocada para a glria eterna. A Igreja, abenoada pelo Senhor e iluminada e fortalecida pelo Esprito Santo, continua a tarefa salvfica do Filho de Deus. grande esta responsabilidade, enorme a nossa alegria e infinito o amor de Deus por ns. Bendigamos ao Senhor.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA

Proposta de elementos de reflexo e partilha para orar o quotidiano em famlia: - O que nos aconteceu hoje em que sentimos que estvamos em Deus e Ele se manifestou em ns? O que aconteceu hoje connosco em que nos sentimos longe de Deus e do Evangelho de Jesus Cristo?
ORAO EM IGREJA Hino da Ascenso da Liturgia das Horas O Redentor dos homens, Cristo ressuscitado, Como juiz supremo Nos cus est sentado. No seu excelso trono, Junto do Pai Eterno, Tudo Lhe est sujeito: A terra, os cus, o inferno! Os tempos vo correndo Como gua fugidia; por toda a eternidade, No passar seu Dia. Aos cus arrebatado, Vir de igual maneira Para julgar as culpas Da humanidade inteira. O Salvador do mundo Caminha triunfante; A multido dos crentes O segue confiante. Da paz e da justia O Sol j Se levanta; J Cristo nos prepara Nova Cidade Santa. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Cada pessoa da famlia convidada a partilhar a forma como conseguiu aproximar-se da pessoa escolhida no contexto escolar, laboral ou outro. Que obstculos se encontraram e que conquistas se fizeram? ORAO FINAL Deus omnipotente e eterno, que nos concedestes a graa de chegar ao termo destas festas pascais, fazei que toda a nossa vida seja um testemunho fiel do Senhor ressuscitado, Ele que Deus convosco na unidade do Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

49

VII SEMANA do Tempo Comum Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

50

SEGUNDA-FEIRA, 20 de maio / VII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Bernardino de Sena, presbtero

+ A nossa alma glorifica o Senhor, que Pai, Filho e Esprito Santo! R: E o nosso esprito alegra-se em Deus, nosso Salvador!
PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Atos dos Apstolos: Act 2,1-11

Quando chegou o dia de Pentecostes, os Apstolos estavam todos reunidos no mesmo lugar. Subitamente, fez-se ouvir, vindo do Cu, um rumor semelhante a forte rajada de vento, que encheu toda a casa onde se encontravam. Viram ento aparecer uma espcie de lnguas de fogo, que se iam dividindo, e poisou uma sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Esprito Santo e comearam a falar outras lnguas, conforme o Esprito lhes concedia que se exprimissem .
- Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Com o acontecimento do Pentecostes, apresenta-se a Igreja como a comunidade que nasce de Cristo, que assistida pelo Esprito Santo e que chamada a testemunhar humanidade inteira o Evangelho com o seu projeto de salvao e libertao do Pai. O Esprito a lei da nova aliana j que, no tempo da Igreja, dinamiza a vida e o corao dos crentes e constitui a nova comunidade do Povo de Deus. A Igreja uma comunidade de irmos reunidos por causa de Jesus, animada pelo Esprito do Senhor ressuscitado e que testemunha na histria a Boa Nova do Reino. Deste testemunho surge a comunidade universal da salvao, que vive no amor e na partilha, ultrapassando as diferenas culturais e tnicas. Na nova humanidade nascida da ao do Esprito, todos conseguem comunicar e relacionar-se como irmos, porque o Esprito reside no corao de todos como lei e fonte de amor e de liberdade.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para reflexo e partilha de f em famlia: - Hoje apetece-me agradecer a Deus pela presena de algumas pessoas na minha vida - Hoje devo pedir perdo a Deus porque no fui sinal do Seu amor em algumas situaes ORAO EM IGREJA Hino ao Esprito Santo da Liturgia das Horas Vem, criador Esprito de Deus, Visita o corao dos teus fiis E com a graa do alto os purifica. Parclito do Pai, Consolador, S para ns a fonte de gua viva, O fogo do amor e a uno celeste. Nos sete dons que descem sobre o mundo, Nas lnguas que proclamam o Evangelho, Realiza a promessa de Deus Pai. Ilumina, Senhor, a nossa mente, Acende em ns a tua caridade, Infunde em nosso peito a fortaleza. Livra-nos das ciladas do inimigo, D-nos a tua paz, e evitaremos Perigos e incertezas no caminho. D-nos a conhecer o amor do Pai E o corao de Cristo nos revela, Esprito de ambos procedente. Louvemos a Deus Pai e a seu Filho, Dmos glria ao Esprito Parclito, Agora e pelos sculos sem fim. Amen.

COMPROMISSO SEMANAL Em silncio, cada pessoa da famlia convidada a escrever num caderno pessoal um compromisso para que a semana seja verdadeiramente crist na aproximao mais real e concreta a Jesus Cristo e aos nossos irmos. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

51

TERA-FEIRA, 21 de maio / VII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C


+ A nossa alma glorifica o Senhor, que Pai, Filho e Esprito Santo! R: E o nosso esprito alegra-se em Deus, nosso Salvador! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 103 Como so grandes, Senhor, as vossas obras! A terra est cheia das vossas criaturas. Se lhes tirais o alento, morrem e voltam ao p donde vieram. Se mandais o vosso esprito, retomam a vida e renovais a face da terra. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Nunca teremos a perceo aproximada da grandeza da bondade do nosso Deus. Somos muito pequenos e limitados para entender e valorizar suficientemente o poder existencial e vital do Senhor. O Deus da Vida no quer nem faz outra coisa seno viver para todos e cada um de ns para que tenhamos vida plena e abundante. Como so grandes as obras do Senhor. Tudo quanto faz bom e est bem feito. At do mal, da misria e do pecado que fazemos consegue arrancar coisas positivas, com o poder e alento do seu amor e da sua graa. O Deus da Vida ressuscitou o seu Filho Unignito que se apresentou como o caminho, a verdade e a vida. O Esprito Santo que Jesus prometeu, oferece vida e renova a face da terra. Nada ser como antes pois o fogo do Parclito incendeia e purifica os coraes dos homens que se abrem graa divina. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para reflexo e partilha de f em famlia: - Hoje apetece-me agradecer a Deus pela presena de algumas pessoas na minha vida - Hoje devo pedir perdo a Deus porque no fui sinal do Seu amor em algumas situaes

ORAO EM IGREJA Hino ao Esprito Santo da Liturgia das Horas Jesus, Redentor da vida, Palavra do Pai eterno, Fulgor da luz invisvel, Nosso guarda vigilante. Criador de todo o mundo, Juiz de todos os tempos: Depois das nossas fadigas, D-nos a noite serena. vencedor dos infernos, Salva-nos do inimigo; Redimidos por teu Sangue, Jamais o mal nos seduza. Ainda que o sono vena Os nossos corpos cansados, Nunca as nossas almas cedam Ao peso da sonolncia. Jesus, vencedor da morte, Vive em glria eternamente Com o Pai que revelaste E com o Esprito Santo. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

52

QUARTA-FEIRA, 22 de maio / VII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Rita de Cssia, religiosa

+ A nossa alma glorifica o Senhor, que Pai, Filho e Esprito Santo! R: E o nosso esprito alegra-se em Deus, nosso Salvador! PALAVRA DE DEUS Da Carta aos Corntios: 1 Cor 12,3b-7.12-13 Assim como o corpo um s e tem muitos membros, e todos os membros, apesar de numerosos, constituem um s corpo, assim tambm sucede com Cristo. Na verdade, todos ns judeus e gregos, escravos e homens livres fomos batizados num s Esprito, para constituirmos um s Corpo. E a todos nos foi dado a beber um nico Esprito. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO O Esprito Santo a fonte de onde nasce a vida da comunidade crist e Ele que concede os dons que a enriquecem e que fomenta a unidade de todos os membros. Esses dons devem ser postos ao servio de todos e no podem ser usados para benefcio pessoal. No entanto, h cristos que se julgam superiores por causa das suas qualidades humanas ou em funo de cargos que desempenham na Igreja. Hoje, tal como naquele tempo, as divises, os grupinhos, as contendas e rivalidades, perturbam a comunho e constituem um mau testemunho. Somos um s corpo e fomos batizados num s Esprito. o Esprito Santo que alimenta e d vida ao corpo de Cristo, fomentando a coeso, dinamizando a fraternidade, promovendo a unidade dos diversos membros que formam a comunidade, animando e distribuindo os dons conforme as necessidades e conduzindo a Igreja na sua peregrinao na histria. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para reflexo e partilha de f em famlia: - Hoje apetece-me agradecer a Deus pela presena de algumas pessoas na minha vida - Hoje devo pedir perdo a Deus porque no fui sinal do Seu amor em algumas situaes

ORAO EM IGREJA Hino ao Esprito Santo da Liturgia das Horas Fica connosco, Senhor, porque anoitece. De noite descia a escada misteriosa Junto da pedra onde Jacob dormia. De noite celebravas a Pscoa com teu povo, Enquanto nas trevas caam os inimigos. De noite ouviu Samuel trs vezes o seu nome, E em sonhos falavas aos santos Patriarcas. De noite num prespio nasceste, Verbo eterno, E os anjos e uma estrela anunciaram a tua presena noite celebraste a primeira Eucaristia, No meio dos teus amigos, na ltima Ceia. De noite agonizaste no Jardim das Oliveiras E recebeste o beijo frio da traio. A noite guardou o teu Corpo no sepulcro E viu a glria da tua Ressurreio. Na noite da nossa vida, com a luz da f acesa, Esperamos alegres a tua ltima Vinda. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

53

QUINTA-FEIRA, 23 de maio / VII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ A nossa alma glorifica o Senhor, que Pai, Filho e Esprito Santo!

R: E o nosso esprito alegra-se em Deus, nosso Salvador! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 20,19-23 Na tarde daquele dia, o primeiro da semana, estando fechadas as portas da casa onde os discpulos se encontravam, com medo dos judeus, veio Jesus, colocou Se no meio deles e disselhes: A paz esteja convosco. Dito isto, mostrou lhes as mos e o lado. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus faz-se presente numa comunidade desamparada, desorientada e insegura e que se sente no meio de um ambiente bastante adverso e hostil. Os amigos mais prximos de Jesus fazem, ento, a experincia do encontro com o Ressuscitado, redescobrindo o seu ponto de referncia, a coordenada fundamental para a construo da comunidade e tomam conscincia da sua identidade. A comunidade crist s existe de forma consistente se estiver centrada em Jesus ressuscitado. Jesus sada os seus discpulos e deseja-lhes a paz, transmitindo-lhes serenidade, tranquilidade e confiana. Jesus mostralhes as mos e o lado, como sinais que evocam a sua entrega e o seu amor total expresso na cruz. Nesses sinais que permanecerem no ressuscitado, os discpulos reconhecem Jesus. A partir de agora, nada nem ningum poder derrotar os cristos porque Cristo ressuscitado est no meio deles. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Pistas para reflexo e partilha de f em famlia: - Hoje apetece-me agradecer a Deus pela presena de algumas pessoas na minha vida - Hoje devo pedir perdo a Deus porque no fui sinal do Seu amor em algumas situaes

ORAO EM IGREJA Hino ao Esprito Santo da Liturgia das Horas Vem, Esprito Santo, E da tua luz celeste Soltando raios piedosos Nossos nimos reveste. Pai carinhoso dos pobres, Distribuidor da riqueza, Vem, luz dos coraes, Amparar a natureza. s no trabalho descanso, Refresco na calma ardente; s no pranto doce alvio De um nimo penitente. Suave origem do bem, fonte de luz divina, Enche nossos coraes, Nossas almas ilumina. Lava o que nele h de impuro, Quanto h de rido humedece; Sara-lhe quanto molstia, Quanto na vida padece. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

54

SEXTA-FEIRA, 24 de maio / VII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ A nossa alma glorifica o Senhor, que Pai, Filho e Esprito Santo! R: E o nosso esprito alegra-se em Deus, nosso Salvador! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 20,19-23 Os discpulos ficaram cheios de alegria ao verem o Senhor. Jesus disse lhes de novo: A paz esteja convosco. Assim como o Pai Me enviou, tambm Eu vos envio a vs. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A morte trgica de Jesus gerou medo e insegurana naqueles que O seguiram mais de perto. Jesus no tinha deixado ningum indiferente pois as suas palavras, o seu estilo de vida, as suas histrias e os seus milagres questionavam profundamente a conscincia de todos quantos com Ele se cruzaram. A morte na cruz daquele que era o lder deixa a todos perplexos e difcil enfrentar os romanos e os judeus que, assim como perseguiram e mataram o Mestre, tambm os podiam perseguir e matar. Quando os discpulos de Jesus veem o Senhor, depois de O saberem morto e sepultado, causou-lhes uma alegria indescritvel. Ele tinha dito que ressuscitaria mas as dvidas e os receios eram muitos. Deus no falha e fiel. Ele no mente, no engana, cumpre a sua palavra e no abandona jamais ningum. Ele a nossa paz e Aquele que d sentido nossa existncia. Ele conta com todos e cada um de ns. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para reflexo e partilha de f em famlia: - Hoje apetece-me agradecer a Deus pela presena de algumas pessoas na minha vida - Hoje devo pedir perdo a Deus porque no fui sinal do Seu amor em algumas situaes ORAO EM IGREJA Hino ao Esprito Santo da Liturgia das Horas Vinde, Esprito Divino, Celeste Consolador, E realizai nas almas As obras do vosso amor. Vinde, Esprito Divino, Com o dom da Sapincia, Ensinar a distinguir A verdade da aparncia. Vinde, Esprito Divino, Com o dom da Fortaleza, Fazer crescer nossa f Com invencvel firmeza. Vinde, Esprito Divino, Vinde ao nosso corao, A mostrar-nos o caminho Que conduz salvao. Dai certeza aos nossos passos, Luz aos nossos pensamentos, Para que sejam conformes Com os vossos mandamentos. Para que todos unidos No fogo da caridade Sejamos irmos, agora E por toda a eternidade. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

55

SBADO, 25 de maio / VII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Beda Venervel, presbtero e doutor
+ A nossa alma glorifica o Senhor, que Pai, Filho e Esprito Santo! R: E o nosso esprito alegra-se em Deus, nosso Salvador! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Lucas: Jo 20,19-23 Dito isto, soprou sobre eles e disse lhes: Recebei o Esprito Santo: queles a quem perdoardes os pecados ser lhes o perdoados; e queles a quem os retiverdes sero retidos . - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Jesus comunica e oferece aos discpulos reunidos no cenculo o Esprito Santo que prometera antes da sua morte. O gesto do Ressuscitado de soprar sobre os discpulos como que reproduz o gesto de Deus ao comunicar a vida ao homem de argila. No Gnesis, com o sopro de Deus, o homem tornou-se um ser vivente e com o sopro do Pentecostes, Jesus faz nascer o Homem novo e a vida nova. Com este sopro divino, os discpulos adquirem a vida em plenitude, tornam-se capazes de fazer da sua vida um dom de amor, formam a comunidade da nova aliana e so chamados a testemunhar o Evangelho que Jesus ensinou. Jesus explicita, ainda, a misso dos discpulos de serem mediadores da oferta de salvao de Deus e de testemunhar no mundo a vida que o Pai quer oferecer a toda a humanidade, promovendo a eliminao do pecado. Haver os que acolhem a proposta de vida de Jesus e outros que a rejeitam. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Pistas para reflexo e partilha de f em famlia: - Hoje apetece-me agradecer a Deus pela presena de algumas pessoas na minha vida - Hoje devo pedir perdo a Deus porque no fui sinal do Seu amor em algumas situaes ORAO EM IGREJA Hino ao Esprito Santo da Liturgia das Horas
Abri os coraes ao sopro do Senhor. Que infunde vida nova s almas que visita: Um povo novo Sai das guas, Das guas em que paira o Esprito da Luz. Abri os coraes ao sopro do Senhor. Lanai o vosso corpo entre as lnguas de fogo Que queima e purifica o corao da terra. Tendes na fronte Marcas sagradas: O Verbo de Jesus o Verbo da vitria. Abri os coraes ao sopro do Senhor. Dai todo o vosso ser s sementes do Cu Que vem juntar-se em vs a todo o sofrimento. O Corpo do Senhor feito das angstias De quantos neste mundo a injustia esmaga. Abri os coraes ao sopro do Senhor. Olhai dentro de vs o Hspede divino, Sem nada mais querer seno esta presena. Vivei do Esprito E para o Esprito Nas vossas oraes e nos vossos silncios. Abri os coraes ao sopro do Senhor.

PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Cada pessoa da famlia convidada a partilhar o compromisso pessoal para que a semana fosse verdadeiramente crist na aproximao real e concreta a Deus e aos demais. O que correu bem? E o que que no correu como desejado? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

56

VIII SEMANA do Tempo Comum Ano C

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

57

SEGUNDA-FEIRA, 27 de maio / VIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de Sto.Agostinho de Canturia, bispo

+ Abri, Senhor, os nossos lbios! R: E a nossa boca anunciar o vosso louvor! PALAVRA DE DEUS Do Livro dos Provrbios: Prov 8,22-31 Eis o que diz a Sabedoria de Deus: O Senhor me criou como primcias da sua atividade, antes das suas obras mais antigas. Desde a eternidade fui formada, desde o princpio, antes das origens da terra. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 1leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Diz-se que a sabedoria tem origem em Deus e constitui-se como a primeira das suas obras. A sabedoria j existia antes de lanadas as estruturas do universo e teve um papel fundamental na Criao, como assistente essencial na obra criadora. Por outro lado, a sabedoria adora estar junto dos filhos dos homens, dirige-se aos homens e o seu objetivo ser e estar para eles. Como a sabedoria tem origem em Deus com quem est em ntima relao e se destina aos homens, tem a capacidade de pr os homens em relao e contacto com o Altssimo. Assim, ela promove a inteligncia dos homens, leva-os e atrai-os para Deus. A sabedoria, presente na criao, revela aos homens a grandeza e o amor do Deus criador. Paulo chama a Jesus sabedoria e sabedoria de Deus. Jesus Cristo sabedoria de Deus e o grande revelador do amor do Pai. A bondade de Deus manifesta-se na harmonia das obras criadas. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - Graas vos dou, Senhor pelas pessoas em quem hoje vi a tua presena amiga e amorosa - Perdo, Senhor, pelas pessoas que estiveram hoje comigo e no viram em mim a tua presena amiga

ORAO EM IGREJA
Hino Santssima Trindade da Liturgia das Horas Santssima Trindade, Oceano de paz, A Igreja Vos consagra Seu perene louvor. Inesgotvel fonte De vida e santidade, Dentro da vossa casa Sentimo-nos irmos. Pai de glria infinita, Verbo da eterna luz, Esprito de graa E de perfeito amor, Fazei que, iluminados, Nos esplendores da glria, Vejamos vosso rosto Por toda a eternidade.

COMPROMISSO SEMANAL Desafio: Contemplar a Santssima Trindade como modelo de amor, dilogo, unidade e comunho e esforar-se com atitudes concretas a imit-La, nestes aspetos com os demais membros da famlia. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

58

TERA-FEIRA, 28 de maio / VIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Abri, Senhor, os nossos lbios! R: E a nossa boca anunciar o vosso louvor! PALAVRA DE DEUS Do Salmo Responsorial: Sl 8 Quando contemplo os cus, obra das vossas mos, A lua e as estrelas que l colocastes, Que o homem para que Vos lembreis dele, O filho do homem para dele Vos ocupardes? - Que eco faz na nossa vida este trecho do Salmo Responsorial da Eucaristia de domingo? REFLEXO Ficamos sempre assombrados quando contemplamos a perfeio e harmonia da natureza e do universo. Tudo parece to bem feito e parece que nada podia ser de outra maneira. Quem no se espanta com a obra de arte que uma simples teia de aranha, se enternece com um beb que acaba de nascer, se maravilha com um arco-ris ou com os relmpagos da trovoada? Quem no fica sem palavras diante da imensido das montanhas, do mar e do cu, com a beleza das estrelas, da lua, do sol e dos demais planetas do firmamento? E a verdade que nada mais importante para o nosso Deus como todos e cada um de ns. Apesar das nossas limitaes, fragilidades e debilidades, apesar da nossa pequenez, misria e pecado, apesar das nossas imperfeies, irresponsabilidades e traquinices, Deus ama-nos e s isso d sentido, felicidade e realizao Sua vida. S Deus nos basta e ns somos tudo para Deus. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - Graas vos dou, Senhor pelas pessoas em quem hoje vi a tua presena amiga e amorosa - Perdo, Senhor, pelas pessoas que estiveram hoje comigo e no viram em mim a tua presena amiga

ORAO EM IGREJA Hino Santssima Trindade da Liturgia das Horas Santssima Trindade, ao vosso trono Subam perenemente os nossos hinos, Como expresso do amor que nos abrasa O corao. Tudo nos vem daquela eterna vida De que Vs nos fazeis participantes. Robustecei a nossa f que implora Os vossos dons. E Vs, Cristo, imagem de Deus Pai, Nobre videira de que somos ramos, Conservai sempre viva em ns a seiva Da vossa graa. Vs, Esprito Santo, amor e fogo, Sempre to suave, sempre to ardente, Renovai sobre a terra em cada alma A vossa luz. Honra e louvor a Deus trs vezes santo! Deus uno e trino nos escute e atenda! E, cantando o seu nome, nos unamos Na glria eterna. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

59

QUARTA-FEIRA, 29 de maio / VIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Abri, Senhor, os nossos lbios! R: E a nossa boca anunciar o vosso louvor! PALAVRA DE DEUS Da Carta aos Romanos: Rm 5, 1-5 Ora a esperana no engana, porque o amor de Deus foi derramado em nossos coraes pelo Esprito Santo que nos foi dado. - Que eco faz na nossa vida este trecho da 2leitura da Eucaristia de domingo? REFLEXO Somos convidados a contemplar o Deus que nos ama e nos justifica, gratuita e incondicionalmente. Deus age, recriando e salvando por Cristo no Esprito Santo, justificando a todos. atravs do Filho que os dons do Pai se derramam sobre ns e nos oferecem a verdadeira vida em plenitude. O Evangelho a fora que congrega e que salva os cristos independentemente de ser judeu, grego ou romano. A justia de Deus d vida plena a todos sem distino pois todas a humanidade vive no pecado. A justia de Deus, mais que um conceito dos tribunais humanos, define a fidelidade do Senhor no que diz respeito sua relao connosco que foi, e ser sempre pautada pelo amor, pela misericrdia e pela bondade. A justificao do Homem significa que, apesar do pecado e da maldade humana, Deus toma a iniciativa de agraciar-nos gratuitamente nos salvar. O amor de Deus habita no nosso corao. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - Graas vos dou, Senhor pelas pessoas em quem hoje vi a tua presena amiga e amorosa - Perdo, Senhor, pelas pessoas que estiveram hoje comigo e no viram em mim a tua pre sena amiga

ORAO EM IGREJA Hino Santssima Trindade da Liturgia das Horas Adoremos o Pai e o Verbo Eterno E o Esprito Divino, no criado. Elevemos ao Cu o nosso canto Com alegria. Ningum pode entender este mistrio Da indivisa e santssima Trindade, Mas os Anjos e os Santos a celebram Na glria eterna. Senhor dos mundos, Criador supremo De tudo quanto tem sopro de vida, Aquecei ao calor do vosso fogo Os coraes. Com os Anjos e os Santos nas alturas Ns Vos cantamos fervorosamente, At que um dia entremos na alegria Da paz sem fim. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

60

QUINTA-FEIRA, 30 de maio / VIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C

+ Abri, Senhor, os nossos lbios! R: E a nossa boca anunciar o vosso louvor!


PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 16, 12-15 Naquele tempo, disse Jesus aos seus discpulos: Tenho ainda muitas coisas para vos dizer, mas no as podeis compreender agora. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO

Houve muitas coisas que os discpulos de Jesus no compreenderam. O Mestre diz-lhes que ser o Esprito da verdade que os guiar para a verdade, que comunicar tudo o que ouvir de si e que interpretar o que est para vir. No temos f nem inteligncia para entender a Santssima Trindade e, mais que tentar decifrar ou desvendar o mistrio de um Deus em trs pessoas, somos convidados a contemplar a Deus que amor, famlia e comunidade e que criou e redimiu a humanidade para faz-la comungar nesse mistrio. essencial contemplar o amor do Pai, que se manifesta na doao do Filho e que continua a acompanhar-nos na histria humana atravs do Esprito Santo. O Esprito ir buscar a verdade que vai transmitir continuamente aos cristos ao prprio Cristo que, assim, continuar em comunho e sintonia com os seus seguidores, comunicando-lhes a sua vida e o seu amor.
DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - Graas vos dou, Senhor pelas pessoas em quem hoje vi a tua presena amiga e amorosa - Perdo, Senhor, pelas pessoas que estiveram hoje comigo e no viram em mim a tua presena amiga ORAO EM IGREJA

Hino Santssima Trindade da Liturgia das Horas Santssima Trindade, Vosso poder imenso Tudo cria e governa At ao fim dos tempos. Vs sois a plena luz, Sois a plena alegria, A pureza absoluta Sobre todas as coisas. Pai de toda a graa, Cristo, Filho nico, Com o Esprito Santo, Caridade infinita, De Vs, Trindade Santa, Procede toda a vida E todo o ser criado Em Vs se afirma e cresce. Vossa bondade em tudo Se derrama e fulgura, Por isso Vos adora O corao do mundo. Com os Anjos da glria Na terra Vos louvamos E no Cu cantaremos Por toda a eternidade. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

61

SEXTA-FEIRA, 31 de maio / VIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Festa da Visitao de Nossa Senhora

+ Abri, Senhor, os nossos lbios! R: E a nossa boca anunciar o vosso louvor! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 16, 12-15 Quando vier o Esprito da verdade, Ele vos guiar para a verdade plena; porque no falar de Si mesmo, mas dir tudo o que tiver ouvido e vos anunciar o que est para vir. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO Os cristos so desafiados a dar testemunho de Jesus e do seu Evangelho, com a ajuda do Esprito Santo, apesar de termos que contar sempre com as tribulaes, adversidades e perseguies. O Esprito acompanha-nos, fortalece-nos e ilumina-nos nas nossas caminhadas pela histria para sermos capazes de interpretar e discernir a realidade e tomarmos as melhores opes perante as encruzilhadas da vida concreta. As palavras de Jesus acerca da ao do Esprito dizem respeito ao tempo da existncia crist no mundo, desde a morte de Jesus at parusia. No tempo da Igreja, continuamos a entender a Palavra de Jesus e a orientarmo-nos pelo Esprito da verdade. O Esprito far com que a Palavra de Jesus seja sempre a referncia da comunidade crist nos seus trilhos pela existncia concreta e que saiba ser fiel Boa Nova em cada circunstncia do quotidiano. Ele guiar-nos- para a verdade plena. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA
Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - Graas vos dou, Senhor pelas pessoas em quem hoje vi a tua presena amiga e amorosa - Perdo, Senhor, pelas pessoas que estiveram hoje comigo e no viram em mim a tua presena amiga

ORAO EM IGREJA Hino Santssima Trindade da Liturgia das Horas Santssima Trindade, ao vosso trono Subam perenemente os nossos hinos, Como expresso do amor que nos abrasa O corao. Tudo nos vem daquela eterna vida De que Vs nos fazeis participantes. Robustecei a nossa f que implora Os vossos dons. E Vs, Cristo, imagem de Deus Pai, Nobre videira de que somos ramos, Conservai sempre viva em ns a seiva Da vossa graa. Vs, Esprito Santo, amor e fogo, Sempre to suave, sempre to ardente, Renovai sobre a terra em cada alma A vossa luz. Honra e louvor a Deus trs vezes santo! Deus uno e trino nos escute e atenda! E, cantando o seu nome, nos unamos Na glria eterna. + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus!

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

62

SBADO, 01 de junho / VIII SEMANA DO TEMPO COMUM Ano C Memria de S.Justino, mrtir
+ Abri, Senhor, os nossos lbios! R: E a nossa boca anunciar o vosso louvor! PALAVRA DE DEUS Do Evangelho de S.Joo: Jo 16, 12-15 Ele Me glorificar, porque receber do que meu e vo -lo anunciar. Tudo o que o Pai tem meu. Por isso vos disse que Ele receber do que meu e vo-lo anunciar. - Que eco faz na nossa vida este trecho do Evangelho da Eucaristia de domingo? REFLEXO A funo do Esprito Santo a de fortalecer a comunho existente entre o Pai e o Filho e realizar a comunho entre Jesus e os cristos em marcha pela histria. Essa comunho atesta a unidade entre o projeto salvfico do Pai, apresentado e proposto nas palavras de Jesus Cristo e tornado realidade, pela ao do Esprito Santo, na vida da Igreja. A meta desta histria de amor salvfico a nossa insero total e em plenitude na Santssima Trindade, na comunho com o Deus que amor, famlia e comunidade. Somos convidados a contemplar o mistrio de um Deus que amor e que, atravs do plano de redeno do Pai, tornado realidade humana em Jesus, e continuado pelo Esprito na caminhada real e concreta das pessoas crentes, nos conduz para a vida plenamente realizada e feliz. Novo. Glria ao Pai e ao Filho e ao Esprito Santo. Como era no princpio, agora e sempre. men. DILOGO EM FAMLIA SOBRE O DIA Proposta de tpicos de reflexo para dilogo orante em famlia: - Graas vos dou, Senhor pelas pessoas em quem hoje vi a tua presena amiga e amorosa - Perdo, Senhor, pelas pessoas que estiveram hoje comigo e no viram em mim a tua presena amiga ORAO EM IGREJA Hino Santssima Trindade da Liturgia das Horas Adoremos o Pai e o Verbo Eterno E o Esprito Divino, no criado. Elevemos ao Cu o nosso canto Com alegria. Ningum pode entender este mistrio Da indivisa e santssima Trindade, Mas os Anjos e os Santos a celebram Na glria eterna. Senhor dos mundos, Criador supremo De tudo quanto tem sopro de vida, Aquecei ao calor do vosso fogo Os coraes. Com os Anjos e os Santos nas alturas Ns Vos cantamos fervorosamente, At que um dia entremos na alegria Da paz sem fim. PARTILHA DO COMPROMISSO SEMANAL Cada um convidado a partilhar a forma como contemplou a Santssima Trindade como modelo de amor, dilogo, unidade e comunho de vida. Quais os gestos concretos que cada um adotou para imitar a Santssima Trindade na relao com os familiares? + Bendigamos ao Senhor - R: Graas a Deus! Paulo Costa

________________________________________________SDEC PORTO ________________________________________________

63

Anda mungkin juga menyukai