Anda di halaman 1dari 59

1 O Diesel e o Motor Caterpillar

Propriedades Listadas pelos seus Efeitos Funcionais: Peso Especfico

Separao de gua

Sedimentos

Microorganismos no Combustvel Corroso: Corroso por Colorao da Tira de Cobre

cido Sulfdrico

Aromticos Caractersticas de Queima: Curva de Destilao Atmosfrica Caractersticas de Partida: ndice ou Nmero de Cetano

Estabilidade do Combustvel: Gomas, Resinas e Separao do Combustvel Armazenamento do Combustvel Tratamento do Combustvel Recomendaes Para Economizar e Racionalizar o Consumo de Diesel

O combustvel tem mais influncia na operao do seu motor do que a simples gerao de energia. Ele tambm sua maior despesa operacional.

Infelizmente, no mesmo ritmo com que os custos dos combustveis aumentam, diminui a qualidade dos combustveis. importante compreender as conseqncias de um combustvel de qualidade inferior sobre seu motor.

Ao longo dos ltimos anos temos assistido a preocupao dos fabricantes de motores com o item combustvel. Seja para atender as exigncias cada vez mais severas das normas ambientais, seja para produzir equipamentos com custos operacionais baixos, enfrentando concorrncia sem precedentes. Assim, os fabricantes tm investido verdadeiras fortunas em pesquisas buscando a concepo de motores que caminham para aumento de potncia especfica, com reduo sistemtica no consumo de combustvel e mnima agresso ao meio ambiente.

Menor Peso, Maior Potncia

Os equipamentos mais antigos foram substitudos por mquinas menores, porm capazes de executar as mesmas tarefas, com custos inferiores. A faixa de atuao de cada modelo de equipamento antigo era mais ampla, ou seja, um modelo poderia ser dimensionado para maior variedade de produo, podendo, em muitas

ocasies, estar sub ou superdimensionado para a tarefa. A evoluo na fabricao das novas mquinas apontou para necessidade de se produzir modelos mais especficos para cada tarefa. Assim, houve total rediviso nas faixas de produtividade de cada modelo, sendo ofertado aos usurios equipamentos exatos para cada tipo de obra.

Essas alternativas permitem ao empresrio ou proprietrio particular trabalhar com mxima austeridade nos custos, tendo em vista que essas adequaes tm produzido economia substancial nas despesas com combustvel, e este, sendo o principal fator na composio do custo/hora dos equipamentos, dificulta cada vez mais a operao com mquinas antigas, normalmente com alto consumo e baixas produtividades.

Quando um fabricante de equipamentos dimensiona a potncia do motor de determinado modelo, os valores apresentados levam em conta o uso de combustvel dentro de certas caractersticas. Nos pases de primeiro mundo, a preocupao com o combustvel tanta que existem mineradoras onde o leo diesel, antes de ser recebido, tem a sua capacidade energtica aferida, a fim de que os equipamentos no percam potncia e, conseqentemente, sua produtividade, por usarem

combustveis de qualidade fora da conformidade do fabricante do motor.

Tipos de Diesel

Hoje so distribudos dois tipos de leo diesel automotivos no pas: o diesel metropolitano, comercializado num raio de 40 quilmetros dos grandes centros, e com teor mximo de enxofre de 0,20%. O outro, o diesel rural (ou interiorano), de colorao avermelhada, distribudo nas demais reas, vem com teor de enxofre mximo de 0,30%. Ambos os tipos de combustvel, atendem as exigncias dos fabricantes no tocante aos limites de formao de cidos e borras.

O diesel constitudo com a mistura de gasleos, querosene e nafta, entre outros elementos qumicos e, por isso, contm hidrocarboretos, nitrognio e enxofre. Um fator significativo entre um tipo e outro a quantidade mxima permitida de enxofre. O enxofre um elemento qumico extremamente indesejvel para o meio ambiente e os motores diesel, pois durante a combusto forma gases txicos. Um deles, o trixido de enxofre, ao se juntar com gua forma o cido sulfrico, que corri partes metlicas do motor como guias de vlvulas, camisas e mancais.

Compreendendo o Combustvel

O combustvel produz potncia num motor diesel quando pulverizado e misturado com ar na cmara de combusto. A presso criada pela subida do pisto no cilindro causa um rpido aumento de temperatura. Quando o combustvel injetado, a mistura ar/combustvel inflama-se e a energia do combustvel liberada forando os pistes para baixo e girando o virabrequim. Um combustvel perfeito queimaria completamente, sem deixar resduos ou produtos da fumaa. Entretanto no h combustvel perfeito.

Ignio/potncia: leo diesel injetado e ar comprimido inflamam-se devido ao aumento rpido da temperatura

A qualidade do combustvel pode afetar, significativamente, o desempenho e a manuteno de qualquer motor diesel. importante compreender as propriedades bsicas dos combustveis para podermos julgar sua qualidade.

As seguintes propriedades afetam a operao de um motor diesel e seus sistemas de manuseio e de tratamento do combustvel.

A qualidade do combustvel no visualmente aparente. Todas ou nenhuma dessas amostras podem ser de combustveis bons

Peso Especfico

O peso especfico do leo diesel o peso de um volume fixo do combustvel comparando com o peso do mesmo volume de gua ( mesma temperatura). Quanto maior for o peso especfico, mais pesado ser o combustvel. O

combustvel mais pesados tm mais energia ou potncia (por volume) para o motor usar.

O peso especfico pode ser medido com um densmetro especial para combustvel. A marcao do densmetro na escala API (American Petroleum Institute). A escala o inverso do peso especfico. Isto , quanto maior o nmero API, mais leve o combustvel. Para a maioria dos motores diesel Caterpillar, um nmero API 35 timo. Os combustveis mais leves, como o querosene, tm medidas API entre 40 e 4.

O densmetro flutua no combustvel. Pode-se ver o ponto em que o nvel do lquido intercepta a escala do densmetro e ler o peso especfico API do combustvel. A leitura do densmetro afetada pela temperatura do combustvel.

Conseqncias para o Motor Combustveis Leves:

As regulagens de combustvel do motor no devem compensar a perda de potncia com combustveis mais leves ( com peso especfico menor que 35 API). A vida dos componentes do sistema de combustvel pode diminuir com combustveis muito leves porque a lubrificao ser menos eficiente (devido baixa viscosidade).

Os combustveis mais leves podem ser, tambm uma mistura de etanol ou metanol com leo diesel. Mistura de lcool (etanol ou metanol) ou gasolina com leo diesel criar uma atmosfera explosiva no tanque de combustvel. Em adio, a condensao de gua no tanque pode causar separao e estratificao do lcool no tanque. A Caterpillar contrria a tais misturas.

Combustveis Pesados:

Um combustvel pesado tende a criar mais formaes de depsitos na cmara de combusto, que podem causar desgaste anormal de camisa e anel. Este problema mais aparente em motores menores de alta velocidade.

Medidas para Corrigir o peso Especfico: Mistura com aditivos o nico mtodo para corrigir problemas de densidade do combustvel.

Viscosidade

Viscosidade uma medida de resistncia do lquido ao fluxo. Viscosidade alta significa que o combustvel grosso e no flui to facilmente. Combustvel com viscosidade errada (muito alta ou muito baixa) pode causar avarias ao motor.

A Caterpillar recomenda uma viscosidade entre 1,4 centistoke e 20 centistokes na entrada da bomba injetora. Em motores com unidades injetoras pode-se esperar um aumento de temperatura de 200C (680F) entre a bomba de transferncia e o injetor.

Conseqncias para o Motor

Combustvel de viscosidade alta aumentar o desgaste do trem de engrenagens, eixo de cames e tuchos do conjunto de bombas injetoras, devido presso de injeo maior. O Combustvel atomisa-se com menos eficincia e o motor ter mais dificuldade na partida.

Combustvel de baixa viscosidade pode no suprir lubrificao adequada aos mbolos, cilindro e injetores; seu uso deve ser avaliado cuidadosamente.

Medidas para Corrigir Problemas de Viscosidade:

9 A viscosidade do combustvel varia com sua temperatura. 9 Aquecimento e resfriamento podem ser usados para ajustar de certa forma a viscosidade. 9 Mistura de combustvel outro modo de corrigir a viscosidade.

Viscosidade e Combustvel Pesado

As famlias de motores Caterpillar 3500 e 3600 podem funcionar com uma mistura de combustveis pesado e destilado. A viscosidade o fator chave. A famlia de motores 3500, com modificaes especiais, pode queimar combustvel de at 180 cSt. A famlia de motores 3600 modificados pode queimar combustvel com um valor de 380 cSt ou maior. Os combustveis pesados devem ser diludos ou aquecidos at alcanar viscosidade de 20 cSt ou menos antes de chegar ao sistema de combustvel. A menos que o motor tenha rotao extremamente baixa, no h benefcio econmico

tentar tratar combustvel com uma viscosidade maior do que 380 cSt. Medidas para Corrigir Problemas de Viscosidade:

Dependendo do valor exato da viscosidade, podem ser necessrios alguns requisitos adicionais de instalao para manusear combustvel de viscosidade alta. A instalao pode requerer:

9 Aquecimento do tanque e da linha de combustvel. 9 Centrifugao e filtragem com retrolavagem. 9 Bomba de transferncia de combustvel com acionamento externo. 9 Filtragem adicional do combustvel. 9 Lavagem da turbina de exausto do turbocompressor (famlia de motores 3600).

Ponto de Nvoa

O ponto de nvoa de um combustvel a temperatura em que aparece uma nuvem ou nevoeiro no combustvel. Essa aparncia causada pela queda da temperatura abaixo do ponto de fuso de ceras e parafinas que existem nos produtos de petrleo.

Conseqncias para o Motor

O ponto de nvoa do combustvel deve estar abaixo da menor temperatura externa (ambiente) para evitar que os filtros entupam.

Os pontos de nvoa e de fluidez do combustvel so determinados pelo refinador. Em geral, o ponto de nvoa mais importante, uma vez que nessa temperatura que comea a ocorrer o entupimento do filtro de combustvel e que o fluxo de combustvel para o motor interrompido.

Medidas para Combater o Ponto de Nvoa de Alta Temperatura Podem ser tomadas trs medidas para combater combustveis de ponto de nvoa alto.

1) Usar aquecedor de combustvel quando a temperatura externa estiver abaixo do ponto de nvoa do combustvel. Uma vez que o ponto de nvoa tambm o ponto de fuso da cera, quando a temperatura do combustvel mantida acima do ponto de nvoa a cera permanecer fundida no combustvel. O aquecedor deve esquentar o combustvel antes que ele passe pelo(s) filtro(s). Os aquecedores usam muitas vezes, o lquido de arrefecimento do motor para aquecer o combustvel e evitar a formao de partculas de cera. Assegure-se de que o aquecedor seja capaz de permitir o fluxo de combustvel mximo para o motor.

Quando a temperatura ambiente for to baixa que requeira o uso de um aquecedor de combustvel, d partida e funcione o motor em marcha lenta at que a temperatura do combustvel aumente o suficiente para impedir a formao de cera no circuito do filtro de combustvel do motor. Caso contrrio, taxas altas de combustvel frio aumentam o risco de entupimento.

NOTA: No permita que o combustvel fique muito quente, porque combustvel acima de 520C (1250F) afetar a potncia de sada do motor. Nunca exceda 750C (1650F) com combustvel destilado puro. Temperaturas altas de combustvel tambm afetam sua viscosidade. Quando a viscosidade do combustvel cai abaixo de 1,4 cSt, pode ocorrer avaria da bomba.

2) Pode-se tambm diluir combustveis de ponto de nvoa alto com um combustvel de ponto de nvoa baixo, como querosene.

3) O fabricante de combustvel tambm pode adicionar aperfeioadores de fluxo (modificadores de cristais de cera) ao combustvel. Estes no mudam o ponto de nvoa do combustvel, mas mantm os cristais de cera suficientemente pequenos para passarem pelo filtro de combustvel.

A Caterpillar no recomenda o uso de aperfeioadores de fluxo de combustvel do mercado concorrente por causa de eventuais problemas de compatibilidade.

Ponto de Fluidez

O ponto de fluidez a temperatura 30C (50F) acima da temperatura em que o combustvel deixa de fluir ou tornase slido. Conforme o ponto de fluidez tambm determinado pelo teor de cera ou parafina do combustvel.

Medidas para Combater o Ponto de Fluidez de Temperatura Alta

O ponto de fluidez pode ser melhorado com aperfeioamento de fluxo ou pela adio de querosene. Os aquecedores de combustvel, normalmente, no resolvem os problemas relacionados com o ponto de fluidez de temperatura alta.

Contaminantes so elementos externos que podem entrar no combustvel e causar problemas. gua

A gua torna-se um contaminante se for introduzida durante o manuseio ou resultar de condensao durante o armazenamento.

Conseqncias para o Motor

A gua pode causar acmulo de borra no separador aps a centrifugao do combustvel. gua em excesso no combustvel pode causar avarias na bomba injetora dos sistemas que usam combustvel para lubrificar as bombas (sistemas de luvas dosadoras).

gua salgada a maior fonte isolada de depsitos de impurezas e corroso, especialmente nas reas de temperatura alta dos motores martimos. gua salgada pode causar depsitos no injetor de combustvel e na canaleta do anel do pisto e desgaste nos conjuntos de mbolo e cilindro do sistema de injeo de combustvel.

Medidas para Evitar os Efeitos da gua

9 A gua pode ser eliminada pela drenagem regular do tanque de combustvel e obteno criteriosa de combustvel de fontes confiveis. 9 A remoo de gua salgada, em algumas aplicaes, requer o uso de

centrfugas. 9 Devem ser usados separadores de gua sempre que possvel.

Separao da gua

Os separadores de gua so importantssimos no tratamento do combustvel. gua no combustvel pode causar falhas devido corroso. Devem ser usados separadores nos motores com sistema de combustvel de luvas dosadoras (nos quais o combustvel lubrifica as bombas injetoras).

H dois tipos de separadores de gua. O tipo sedimento usado quando o separador est instalado antes da bomba de combustvel. Para que os sedimentos decantem corretamente o tanque de combustvel deve estar num local que no seja sujeito a movimento violento.

O separador de gua do tipo sedimento no possui meio filtrante no elemento. Normalmente, no precisa de troca peridica do elemento. Pode ser necessrio trocar o elemento se estiver revestido com sujeira internamente.

O separador do tipo aglutinante deve ser usado se a gua no combustvel estiver misturada ou dividida em partculas pequenas que no se depositam, este separador usado se as partculas forem to finas que o combustvel fique turvo.

O separador do tipo aglutinante separa toda a gua do combustvel. Pode ser instalado em qualquer lugar da linha de combustvel, tal com prximo ao componentes que precisam de mais proteo contra gua. Os elementos substituveis, so compostos de miolo de papel com dois estgios. Sabe-se que o elemento est entupido quando h falta de presso de combustvel.

Sedimentos

Sedimentos consistem de itens como ferrugem, escama, escria de solda, sujeira e outros detritos que muitas vezes penetram nos tanques de combustvel e causam problemas. A maioria dos sedimentos podem ser removidos por decantao, filtragem ou centrifugao. Combustveis de maior viscosidade (mais grossos) e maior peso especfico (mais pesados) freqentemente tm mais sedimentos porque o processo de decantao mais lento. medida que os sedimentos aumentam, a quantidade de energia usvel no combustvel decresce.

Todo combustvel deve ser limpo antes de chegar ao sistema de combustvel do motor. Para a maioria dos combustveis destilados, esse processo de limpeza consiste de um filtro primrio e um secundrio.

Desgaste do orifcio do bico injetor. Corte de bico injetor com 3.500 horas de manuteno deficiente do combustvel. Ampliao fotogrfica de 50 vezes

Assegure-se de saber a percentagem de sedimentos no combustvel que voc compra. Se o teor de sedimentos ou de gua nos combustveis destilados exceder 0,05%, considere outras fontes de suprimento de combustvel ou procedimentos especiais de filtragem, centrifugao ou decantao. O combustvel deve ser testado freqentemente para determinar a presena de sedimentos e gua. Teste a nica maneira de assegurar-se que realmente o combustvel adquirido tem a qualidade adequada.

Reduo dos Efeitos de Altos Nveis de Sedimentos

Os sedimentos so gradualmente retidos no filtro de combustvel, porm com despesas adicionais causadas por mais trocas peridicas do filtro. Sedimentos muito pequenos passam atravs dos filtros e podem causar desgaste no sistema de combustvel. importante remover tantos sedimentos quanto possvel, antes que o combustvel chegue ao motor, reduzindo a contaminao por cinza e particulados, a qual causa depsitos, corroso e desgaste abrasivo.

Deixe que os sedimentos decantem no fundo do tanque. O motor usar o combustvel de cima, mais limpo e os sedimentos do fundo podem ser drenados. Entretanto, medida que o peso especfico aumenta, o mtodo de remoo de sedimentos pela decantao torna-se menos eficiente.

Borra e Fibras

Ambas, borra e fibras, podem contaminar o combustvel durante o manuseio e o armazenamento. Reservatrio de armazenamento, dutos e transporte contribuem para contaminao do combustvel.

Conseqncias para o Motor

Fibras s podem ser removidas com filtragem. Borra obstrui rapidamente os purificadores centrfugos. Ambos as contaminantes entopem as telas filtrantes e os filtros de combustvel. Se combustvel com borra for queimado no motor, ir causar obstruo do filtro.

A nica soluo para o problema de borra ou fibra substituir (ou limpar) os filtros com mais freqncia at que o estoque do combustvel contaminador seja completamente consumido e ento limpar o tanque e usar combustvel limpo.

Borra e Combustveis Misturados separados de armazenamento, decantao e servio Os combustveis devem ser compatveis para que sejam misturados corretamente. Para evitar a formao de borra quando os combustveis so misturados incorretamente, teste os combustveis leve e pesado antes da mistura. Mantenha tanques separados. Mantenha os combustveis em tanques Borra Causa:

9 Entupimento rpido da tela de filtragem e do separador. 9 Engripamento da bomba injetora. 9 Depsito no injetor. 9 Depsito na vlvula de escape. 9 Depsito na turbina do turbocompressor.

Uma vez encontrada borra, s h duas escolhas a fazer e ambas so dispendiosas. Continuar queimando o combustvel (com custos maiores de manuteno e filtros), ou serviar tanque de suprimento de combustvel, desfazer-se do combustvel ruim e limpar o tanque afetado.

Presso de Vapor Reid Todos os lquidos podem vaporizar ou mudar para estado gasoso quando aquecidos. Se a presso do vapor ficar muito grande, pode haver interrupo do suprimento de combustvel para a bomba injetora. Neste caso, o vapor deslocar o combustvel lquido.

Os combustveis leves e leos crus tero presses de vapor maiores que os combustveis pesados. Pode ser usada uma vlvula de alvio ou purgador, para minimizar o efeito da interrupo do suprimento de combustvel devido a bloqueio de vapor.

O vapor muito voltil. Alvio, adequado e seguro, da presso do tanque requerido para eliminar a possibilidade de danos aos tanques de combustvel e reduzir a possibilidade de exploso. Presso de vapor Reid acima de 20 psi requer alvio adequado e um purgador de vapor. Todos os tanques devem ser

aliviados adequadamente e os vapores eliminados apropriadamente.

Asfaltenos exausto para remover depsitos. Os asfaltenos no esto presentes nos combustveis destilados Os asfaltenos so componentes do asfalto, insolveis em nafta e heptanos quentes, mas so solveis em bisulfeto de carbono e benzeno. So duros e quebradios e so constitudos por molculas longas de peso alto. Os asfaltenos, em altas concentraes podem causar entupimento do filtro. Freqentemente contm metais pesados, como nquel ferro e vandio. requerida a lavagem da turbina do lado da Microorganismos nos Combustveis

gua e combustvel oferecem meio adequado para o crescimento de bactrias. Essas formas de vida simples vivem na gua e alimenta-se de combustveis.

Conseqncias para o Motor Microorganismos ou fungos no combustvel causam corroso e entupimento do filtro.

Microorganismos no combustvel

As bactrias podem ser de qualquer cor, mas so, em geral, pretas, verdes ou marrons. As bactrias crescem em fileiras longas de aparncia delgada. Um bixido adicionado ao combustvel elimina seu crescimento e/ou inibe sua formao. necessrio filtragem ou disposio apropriada do combustvel aps o uso do biocida, para eliminar entupimento do filtro.

Medidas para Minimizar Problemas com Crescimento de Bactrias

9 Evitar perodos extensos de armazenamento dos combustveis. 9 Minimizar o contato entre combustvel e gua, o qual favorece o desenvolvimento das bactrias, porque seu crescimento ocorre na interface guacombustvel.

Corroso por Colorao da Tira de Cobre

Corroso (teste ASTM D130) a descolorao formada sobre uma tira de cobre polida quando imersa em combustvel por trs horas a 1000C (2120F). Qualquer combustvel que apresente mais do que uma leve descolorao deve ser rejeitado.

Muitos tipos de peas de motor so de cobre ou de suas ligas. essencial que qualquer combustvel em contato com essas peas seja no-corrosivo para elas. H certos derivados de enxofre no combustvel que so igualmente fontes de corroso.

O teste de corroso da tira de cobre um procedimento largamente aceito para avaliar as propriedades corrosivas de leos e combustveis em relao ao cobre.

cido Sulfdrico

cido sulfdrico (H2S), um gs venenoso, est presente em alguns leos crus e combustveis residuais. Pode ocorrer avaria nos motores se a concentrao de cido sulfdrico for muito alta. O vapor de gua, que um produto da combusto interna, pode misturar-se com o cido sulfdrico para formar um lquido corrosivo mais forte, o cido sulfrico (H2SO4). Componentes internos, particularmente guias de vlvula, anis de pisto e camisas, desgastam-se mais rapidamente se o cido sulfrico est presente.

A vida til do motor encurtada.

Medidas para Ajudar a Prevenir Avarias do cido Sulfdrico

Os leos de motor recomendados pela Caterpillar contm aditivos especiais para neutralizar esses tipos de produtos cidos, mas algumas vezes isso no suficiente. Se a anlise do combustvel mostra uma concentrao de cido sulfdrico maior do que 0,05% do volume total de gs, a temperatura do lquido arrefecedor, medida na sada do motor, deve ser mantida em 880C (1900F). Essa temperatura diminuir a quantidade de gua que se condensa nas paredes do cilindro.

Enxofre do Combustvel

Enxofre um elemento natural em todos os leos crus. Os combustveis pesados usualmente tem teor de enxofre alto. Os combustveis destilados tem em geral, teor de enxofre mais baixo porque o enxofre pode ser reduzido ou eliminado durante o processo de refino. Voc deve informar-se sobre o teor de enxofre do seu combustvel. Enxofre acima de 0,5% pode reduzir, severamente, a vida do motor, a menos que sejam tomadas medidas apropriadas.

Conseqncias para o Motor

Quando o leo diesel contendo enxofre queimado na cmara de combusto do motor, formam-se xidos de enxofre que reagem com vapor de gua para criar cido sulfrico. Do mesmo modo que o cido sulfrico, se esses vapores cidos condensarem-se, atacam as superfcies metlicas das guias de vlvula e camisas e podem afetar os mancais. Por exemplo, quando a temperatura das camisas est mais baixa do que o ponto de orvalho do cido sulfrico e o leo lubrificante no tem reserva alcalina (TBN) suficiente para neutralizar o cido, as camisas podem desgastar-se dez vezes mais rapidamente.

Quando ocorre avaria pelo enxofre do combustvel, haver mudana muito pequena na potncia do motor. Mas, o desgaste corrosivo, freqentemente, leva ao consumo excessivo de leo e sopro, ocasionando reforma geral prematura e dispendiosa.

Avaria por enxofre do combustvel

Medidas para Ajudar a Prevenir Avarias de Enxofre do Combustvel

9 Conhea o teor de enxofre do seu combustvel. Analise o combustvel freqentemente. A

Caterpillar recomenda a verificao de cada partida de combustvel a granel, especialmente se a qualidade do combustvel for questionvel.

9 Mantenha a temperatura normal de operao do sistema de arrefecimento um pouco acima de 800C (1750F), o que ajuda a limitar a condensao dos vapores de compostos de enxofre nas paredes das camisas. Use um termostato com temperatura de abertura mais alta (820C [1800F] nos motores em que a temperatura controlada na entrada e 880C [1900F] nos motores em que a temperatura controlada na sada).

9 Selecione o leo correto com TBN (Nmero de Base Total) 20 vezes o teor de enxofre do combustvel para neutralizar a formao de cidos.

9 Mantenha um programa de anlise de leo no laboratrio SOS regular que inclua anlise infravermelha.

9 Siga intervalos-padro de troca de leo, a menos que o laboratrio SOS ou o teor de enxofre conhecido indiquem diferentemente.

9 Mantenha em boas condies o sistema de suspiro do crter para prevenir condensao no leo do crter, a qual provoca esgotamento rpido do TBN. NOTA: A melhor maneira para determinar o TBN de um leo analis-lo num laboratrio de teste de leo. O laboratrio SOS da Sotreq (Contagem) realiza esse teste.

Vandio

Vandio um metal presente em alguns combustveis pesados. No prtico remover ou reduzir esse elemento na refinaria.

Os compostos de vandio tambm podem acelerar a formao de depsitos. O vandio no est presente nos combustveis destilados.

Conseqncias para o Motor

Vandio no combustvel corri rapidamente componentes quentes. Em geral aparece primeiro sob a forma de escria fundida nos assentos das vlvulas de exausto.

O vandio forma compostos altamente corrosivos durante a combusto. Esses compostos formam-se nas superfcies metlicas quentes, como faces da vlvula de exausto. Os compostos de vandio derretem sobre a vlvula e removem o revestimento de xido. Podem forma-se canais de fuga na face da vlvula. O contato do assento da vlvula diminui e o resfriamento fica mais prejudicado. Quando a temperatura da vlvula aumenta, o vandio corri o metal ainda mais rpido. Resultando desgaste severo na face da vlvula. As vlvulas podem desgastar-se em algumas poucas centenas de horas quando o teor de vandio no combustvel alto.

O vandio tambm pode danificar as extremidades dos injetores e os componentes da turbina do turbocompressor.

Medidas para Ajudar a Prevenir Avarias da Corroso do Vandio

Os compostos de vandio devem atingir seu ponto de fuso para tornarem-se ativos. O melhor controle da

corroso limitar a temperatura da vlvula de exausto atravs da limitao da temperatura dos gases de exausto. Temperaturas mais baixas permitem que o motor tolere mais vandio no combustvel.

Reduo da potncia nominal do motor um mtodo para diminuir a temperatura da vlvula de exausto. Outras medidas (que normalmente requerem mudanas de projeto de motor) so: 9 Uso de materiais especiais resistentes ao calor. 9 Vlvulas de exausto rotativas (padro nos motores Caterpillar). 9 Resfriamento especial de peas de alta temperatura. 9 Misturar o combustvel com outro de baixo teor de vandio reduzir os efeitos.

Sdio e Cloreto de Sdio (Sal)

O sdio um elemento alcalino. muito ativo quimicamente. A forma mais comum do sdio o sal de cozinha.

O sdio freqentemente introduzido durante o armazenamento ou devido a procedimentos incorretos de manuseio. O sdio pode vir diretamente da condensao de gua do mar ou de ar salinado, nos tanques de combustvel. Tambm pode estar presente nos leos crus em seu estado natural.

Conseqncias para o Motor

O sdio age como um catalisador para corroso do vandio. Quando sdio e vandio se combinam, eles reagem formando compostos que se fundem nas temperaturas normais de operao do motor.

A combinao sdio/vandio causa corroso das vlvulas de exausto em alta temperatura. Pode tambm ocasionar depsitos na turbina e no bocal do turbocompressor. Medidas para Reduzir os Efeitos do Sdio

9 O combustvel pode ser misturado para reduzir a concentrao de sdio. 9 Assegure-se tambm que o combustvel seja manuseado e estocado de modo a minimizar a exposio gua salgada e ao ar saturado com gua salgada.

Resduo de Carbono

Resduo de carbono a medida da tendncia do combustvel para formar carbono durante a combusto. Combustveis ricos em carbono so mais difceis de

queimar e levam formao de fuligem e depsitos de carbono.

O teor mximo de resduo de carbono permissvel no combustvel, depende da rotao do motor. Nos motores de alta rotao, o tempo de combusto menor e pode depositar-se mais resduo de carbono. Geralmente, o teor de carbono deve ser menor do que 305% (usando o mtodo ASTM D189; teste de Conradson). O mtodo ASTM D524 para resduo de carbono Ramsbottom.

Conseqncias para o Motor

Nveis altos de carbono podem causar combusto incorreta. Podem tambm resultar em pontos quentes nas camisas e pelculas de leo queimada. O que pode causar deformao do pisto, desgaste das camisas, anis presos, depsitos no turbocompressor e depsitos no motor.

Depsitos causam incrustaes no motor e desgaste abrasivo. Podem formar-se depsitos nos bicos injetores, pistes, vlvulas e turbocompressores.

O carbono tambm pode criar borra na centrfuga de combustvel (se equipado) e obstruir prematuramente o filtro de combustvel. Quando o teor de carbono alto torna-se importante limpar a centrfuga e trocar os filtros de combustvel com maior freqncia.

Formao excessiva de carbono

Cinza

Cinza consiste de metais e outros contaminantes que no podem ser queimados no motor. Esses contaminantes formam depsitos sobre s superfcies de metal quente, de colorao amarela a bege.

Conseqncias para o Motor

Os depsitos de cinza podem ocasionar superaquecimento localizado de superfcies metlicas, tal como assento da vlvula de exausto, causando, eventualmente, uma falha de vlvula. Cinza no combustvel e depsitos de cinza podem tambm resultar em desgaste abrasivo de camisas, anis de pisto, assentos de vlvula, bombas injetoras, injetores e turbocompressor.

Cinza pode tambm obstruir bicos injetores e injetores.

Medidas para Ajudar a Prevenir Depsitos de Cinza: 9 Evitar o uso de aditivos de combustvel, no aprovados. 9 Usar filtros e tanques de decantao para remover slidos. 9 Manter a temperatura dos assentos de vlvula o mais fria possvel. 9 Usar acessrios para resfriar a turbina de exausto do turbocompressor.

Depsitos de cinza na vlvula

Aromticos

Aromticos so estruturas qumicas cclicas grandes no combustvel difceis de queimar. Combustveis com muitos aromticos podem produzir grande quantidade de fumaa na exausto e tem teor de cetano natural mais baixo. Os aromticos ocorrem naturalmente no petrleo. So chamados aromticos porque muitos de seus derivados tem odor doce ou aromtico.

Outros tipos de hidrocarbonetos formam-se durante o processo de refinao do petrleo. Olefinas, por exemplo, so uma srie de hidrocarbonetos no-saturados, relativamente instveis, com, pelo menos, uma ligao

dupla na estrutura molecular. A ligao dupla quimicamente ativa e oferece um ponto focal para a adio de outros elementos relativos como o oxignio. Devido facilidade de oxidao, as olefinas so indesejveis nos solventes de petrleo e nos leos lubrificantes. Exemplos de olefinas so: etileno e propileno.

Curva de Destilao Atmosfrica

O leo cru , geralmente subdividido em produtos segundo as diferentes temperaturas de ebulio num processo de destilao. Combustveis de petrleo lquido so exemplos de alguns dos produtos obtidos por esse processo. O Processo inicia quando o leo cru aquecido numa grande caldeira. medida que a temperatura aumenta o leo cru muda de lquido para gs e sobe numa coluna posicionada sobre a caldeira. Produtos com gasolina, querosene e diesel voltam ao estado lquido em diferentes nveis da coluna pelo resfriamento do gs (condensao). Os combustveis so coletados nesses pontos e drenados. Cada um desses combustveis formado por diversos hidrocarbonetos de tamanhos diferentes e, atravs de uma destilao mais cuidadosa, poderiam ser ainda mais separados. Isso feito em laboratrio com amostras pequenas que

mostram o percentual de gasolina, diesel e outros materiais mais pesados que estavam no produto final.

O resultado conhecido como uma curva de destilao. Ela determina s caractersticas de queima do combustvel e da uma indicao da capacidade do combustvel em dar partida no motor, potncia, emisso de gases e formao de depsitos.

A combinao das fraes de gasolina e nafta, que tem nmeros de cetano baixos no devem exceder 35% do total do leo cru. Na destilao atmosfrica essas fraes so separados abaixo de 2000C (3920F). As fraes combinadas de querosene, destilado e gs devem compor pelo menos 30% do total, porque tem nmeros de cetano altos. Na destilao atmosfrica essas fraes separam-se entre 2000C (3920F) e a temperatura de craqueamento.

ndice ou Nmero de Cetano

O ndice de cetano uma medida da qualidade de ignio do combustvel que afeta a partida e a acelerao do motor. Combustvel com teor aromtico alto, usualmente tem nmero de cetano baixo. Os aromticos espalham-se por toda a faixa de densidade.

O fornecedor de combustvel deve saber o nmero ou ndice de cetano de cada partida de combustvel. Os sistemas de combustvel de cmara de pr-combusto requerem nmero de cetano mnimo de 35. Motores com injeo direta requerem um nmero de cetano mnimo de 40 para boas caractersticas de partida.

Conseqncias para o Motor

O combustvel com um nmero de cetano baixo causa, em geral, atraso na ignio do motor. Atraso na ignio causa dificuldades na partida e detonao no motor. Atraso na ignio tambm causa deficincia no desempenho do combustvel, perda de potncia e, algumas vezes, avaria no motor. Um combustvel com nmero de cetano baixo tambm pode causar fumaa branca e odor no momento da partida nos dias mais frios. Motores que operam com combustveis de nmero de cetano baixos podem precisar, para partida e parada, de um bom combustvel destilado.

Combustveis misturados ou aditivados podem mudar o nmero de cetano. O nmero de cetano difcil e caro de determinar para combustveis misturados devido complexidade do teste requerido.

Fumaa branca da exausto formada de vapores e aldedos criados por combusto incompleta. Atraso na ignio durante tempo frio com freqncia a causa. No h calor suficiente na cmara de combusto para inflamar o combustvel. Portanto, o combustvel no queima completamente.

O uso de um aditivo melhorador de cetano pode freqentemente reduzir a fumaa branca durante a partida do motor em tempo frio. Ele aumenta o nmero de cetano do diesel, o que melhora a qualidade da ignio e facilita a ignio e queima do combustvel.

A sensibilidade do nmero de cetano tambm pode ser reduzida num motor, pela elevao da temperatura do ar de admisso, se for prtico.

O nmero de cetano , usualmente, calculado ou aproximado usando o ndice de Cetano devido ao custo do teste mais precioso. Seja cauteloso quando obtiver o nmero de cetano de fornecedores de diesel.

Ponto de Fulgor

O ponto de fulgor a temperatura na qual os vapores do combustvel podem ser inflamados quando expostos a uma chama. determinado pelo tipo de combustvel e pela relao ar/combustvel. importante por razes de segurana, no pelas caractersticas de operao do motor. O ponto de fulgor mnimo para a maioria dos combustveis diesel em torno de 380C (1000F) Por medida de segurana, mantenha a temperatura dos tanques de armazenagem, decantao e abastecimento pelo menos 100C (180F) abaixo do ponto de fulgor do combustvel. Saiba o ponto de fulgor do combustvel para armazenagem e manuseio seguros, especialmente se estiver trabalhando com combustveis pesados que precisam aquecimento a temperaturas mais altas para fluir facilmente.

Ar

O ar pode estar dissolvido no combustvel e tambm ser aspirado para as linhas de combustvel atravs de vazamento no lado de suco.

Conseqncias para o Motor

Ar no combustvel causar problemas de partida, motor falhando, perda de potncia e problemas de fumaa. Ar tambm pode causar excesso de fumaa branca em alguns motores.

Reduo dos Efeitos do Ar no Sistema de Combustvel

Remova o ar sangrando o sistema de combustvel. Verifique a existncia de ar dissolvido no combustvel com um tubo de fluxo de combustvel. Algumas vezes vazamentos no lado de baixa presso do sistema de combustvel causam esse problema. Os vazamentos devem ser corrigidos antes de sangrar o sistema de combustvel.

21 Use um tubo de fluxo de combustvel para verificar excesso de ar dissolvido no leo diesel Finos Catalticos Finos catalticos so partculas pequenas e duras que se originam na refinaria. So, usualmente, compostos de partculas de alumnio e silcio.

Mtodos adequados de tratamento do combustvel (centrifugao e filtragem fina) removero essas partculas.

Gomas e Resinas

As gomas e resinas que ocorrem no leo diesel so o resultado de produtos da oxidao dissolvidos que no evaporam facilmente ou no queimam totalmente. Excesso de goma no combustvel revestir as linhas de injeo, bombas e injetores e interfere com tolerncias precisas das peas mveis do sistema de combustvel. Tambm causam entupimento rpido do filtro. Durante a estocagem o combustvel oxida e forma mais gomas e resinas. A reduo dos perodos de estocagem (mximo de um ano) minimizar a formao de gomas e resinas.

Separao do Combustvel

Quando o combustvel produzido, deve permanecer estvel durante armazenamento. Se for produzido impropriamente, se forem usados aditivos de estabilidade incorretos ou se o combustvel envelhecer, pode mudar suas caractersticas de constituio totalmente homognea para componentes separados como os asfaltenos. O que causa entupimento rpido do filtro de

combustvel e potncia baixa do motor. Para minimizar o ocorrncia de separao do combustvel, use combustvel de boa qualidade com aditivos corretos de um fornecedor confivel e minimize o tempo em que o combustvel fica armazenado. No armazene o combustvel alm de 30 dias.

O leo diesel mais sujeito, do que a gasolina, ao ataque oxidante enquanto armazenado e degradao trmica quando em uso, por causa do maior teor de enxofre que ajuda a estabilizar o combustvel para reduo dos produtos que do origem a sedimentos.

Combustveis diesel comerciais, geralmente contm uma variedade de aditivos que melhoram ou adicionam propriedades desejveis. Os aditivos de estabilidade dos combustveis so usados externamente nos combustveis diesel para prevenir a quebra, por oxidao, do combustvel em gomas e sedimento polmero durante a estocagem. outros contaminantes que reduzem a eficcia de sua resistncia inerente Mas, ainda assim, o combustvel armazenado tem vida finita que se limita, em geral, a cerca de gua e

Tratamento de combustvel outro elemento-chave no uso de combustveis pesados. Combustvel pesado e leo cru, usualmente podem ser tratados para dar um desempenho aceitvel. O tratamento do combustvel feito, em geral, no local de uso.

H diversos procedimentos para estabelecer um programa de tratamento do combustvel. Primeiro realize anlises do combustvel de acordo com suas especificaes corretas. Depois consulte fornecedores locais ou fabricantes de instalaes de tratamento de combustvel para sua aplicao. Um fluxograma tpico de tratamento de combustvel pesado mostrado abaixo

Fluxograma esquemtico de tratamento complexo de combustvel pesado

Mtodos de Tratamento de Combustvel

H vrios mtodos de tratamento de combustvel. Dependendo do motor e do combustvel esses mtodos so, em geral, usados em combinao entre si.

Decantao

Decantao a forma mais bsica de tratamento de combustvel. A gravidade faz com que os slidos mais pesados no combustvel depositem-se enquanto o combustvel est no tanque. A gua tambm separada. melhor deixar o combustvel decantar pelo menos 24 horas antes de us-lo, reduzindo a carga no equipamento de centrifugao de combustvel. Depois que a maioria dos contaminantes e a gua tenham decantado, podem ser drenados do fundo do tanque.

Centrifugao

A centrifugao separa do combustvel slidos e/ ou gua em suspenso atravs de rotao numa centrfuga. As partculas mais pesadas so separadas durante esta ao.

Filtragem Primria

O primeiro filtro ou primrio remove partculas grandes e pequenas. Ele aumenta a vida do filtro secundrio e reduz o desgaste abrasivo na bomba de transferncia de combustvel. A Caterpillar recomenda a instalao de um filtro primrio em todos os seus motores, independentemente do tipo de combustvel usado.

Filtragem Secundria ou Final

Esta a filtragem fornecida normalmente pela Caterpillar e montada no motor. Mesmo com filtragem externa, esse filtro final deve ser mantido e usado em todos o equipamentos.

Aquecimento

Combustveis misturados devem ser aquecidos para baixar sua viscosidade na bomba de transferncia. O aquecimento permite que o combustvel flua porque dissolve ceras e gomas slidas. gua e hidrocarbonetos volteis evaporam. Assim, devem ter meios de escapar.

O combustvel pode ser aquecido com um trocador de calor, vapor ou resistncia eltrica, desde que sejam tomadas precaues de segurana. desejvel algum mtodo de controle da temperatura, porque o combustvel muito quente afeta o desempenho do motor.

Alvio de Presso

Um suspiro alivia hidrocarbonetos gasosos e vapor de gua do combustvel aps o aquecimento. necessrio alvio de presso adequado para prevenir o risco de exploso.

Combustveis Destilados

Os combustveis destilados so refinados do leo cru. Os combustveis destilados que satisfazem os requisitos da Caterpillar so mais caros.

A experincia tem demonstrado que os combustveis destilados que satisfazem s especificaes bsicas resultaro em desempenho e durabilidade timos do motor.

Tabela (Limites Aceitveis)

Tabela de Combustveis Destilados (Diesel)

Descrio/Teste Requisitos de diesel

Aromticos, % (ASTM D1319) Mx. 35% Cinza, % em peso (ASTM D482) Mx. 0,02% Resduo de Carbono em 10% de sedimento, % (ASTM D524) Mx. 1,05 Nmero de Cetano, (ASTM D613) Mn. 35 PC/40 DI Ponto de Nvoa, 0C (0F) (ASTM D97) Mx. No acima do ambiente Corroso da Tira de Cobre (ASTM D130) Mx. N3

Ponto de Fulgor, 0C (0F) (ASTM D93) Mn. 38 Mn. 30 Peso Especfico API (ASTM D287)

Mx. 45

Ponto de Fluidez 0C (0F) (ASTM D97) Mn. 6(10) Abaixo do Ambiente Enxofre,% Total em Peso (ASTM D2788 ou D3605 ou D1552) Mx. 0,5% Mx. 20,0 Viscosidade, Cinemtica, cSt (ASTM D445)

gua e Sedimento,% em Volume (ASTM D1796) Mx. 0,1 gua,% em Volume Mx. 0,1 Sedimento,% em Peso

Mx. 0,05 Gomas e Resinas (ASTM D381) Mx. 10 mg por 100 ml

Caractersticas e Problemas

Caractersticas e Problemas para Combustveis Destilados

Caracterstica Problema

Ponto de Nvoa gua Sedimento Gomas e Resinas Bactrias

Separao de Combustvel

Entupimento Rpido do Filtro

Viscosidade Ponto de Fluidez Ponto de Nvoa gua

Bactrias

ndice de Cetano Ar

Partida Difcil

Curva de Destilao

Depsito em cilindros, vlvula e turbocompressores

Corroso da Tira de Cobre gua Bactrias

Desgaste de Componentes do Sistema de Combustvel (Corrosivo)

Sedimento

gua Finos Catalticos

Viscosidade

Desgaste de Componentes do Sistema de Combustvel (Abrasivo/Adesivo)

Enxofre Sedimento

gua

Cinza Resduo de Carbono Finos Catalticos

Desgaste de Rpido de Camisa, Anel e Guia de Vlvula de Exausto

Peso Especfico (Ver entupimento rpido do filtro) Baixa Potncia

H dois tipos bsicos de sistema de combustvel usados nos motores diesel Caterpillar: Sistemas de Cmara de Pr-Combusto e de Injeo Direta.

Sistema de combustvel de cmara de pr-combusto

Um sistema de combustvel de cmara de pr-combusto (PC) tem duas cmaras entre o bico injetor e o pisto. A combusto comea na primeira cmara, causando um fluxo turbulento da mistura ar/combustvel para a segunda cmara, maior, onde a combusto completada. Muitos motores Caterpillar mais novos, tem sistemas de combustvel de injeo direta (DI). Um sistema ID geralmente consome menos combustvel, mas mais sensvel qualidade do combustvel do que um sistema de pr-cmara.

Um sistema de injeo direta injeta o combustvel diretamente na cmara de combusto atravs de vrios

furos pequenos no bico injetor. O combustvel altamente atomizado e inflama-se eficientemente. Uma variao desse sistema a unidade injetora nos motores das famlias 3500 e 3600 e nos motores de 1,1 e 1,7 litro.

Sistema de combustvel de motor de injeo direta

Quanto ao produto e sua armazenagem: Adquirir combustvel de fornecedores idneos, que possam garantir a procedncia do produto. Efetuar anlise peridica do produto recebido. A Agncia Nacional do Petrleo (ANP), mantm diversos laboratrios credenciados para anlise de combustveis, ou entre em contato com solab@solab.com.br para obter orientao e informaes.

Cuidar para que as instalaes estejam isentas de impurezas e protegidas de intempries. utilizado Usar mquina de bombeamento de ltima gerao, que seja capaz de filtrar todo o produto a ser Manter os tanques com a inclinao correta a fim de possibilitarem o no bombeamento da gua condensada e impurezas depositadas no seu fundo. Conferir os lacres do caminho-tanque no recebimento do diesel e descarreg-lo em rampa adequada. Dispor de aparelhagem que possa aferir as quantidades recebidas e expedidas de diesel. Os movimentos de entrada e sada de combustvel devem estar rigorosamente acompanhados por elemento credenciado. Instalar bocais com leitura automtica e conjugados com o computador de controle (disponveis no mercado). Eliminar vazamentos em tanques de armazenamento e de comboio de abastecimento.

Quanto distribuio do combustvel: Os tanques dos comboios ou caminhes abastecedores devem estar isentos de vazamentos. O produto dever ser novamente filtrado antes de aplicado nos equipamentos. Os tanques dos veculos distribuidores no devem possuir outros pontos de sada e entrada do combustvel seno os necessrios para a operao. Os acessos devem estar cuidadosamente lacrados e somente devem ser acessados pelos elementos credenciados. Os tanques de combustveis devem possuir local apropriado para drenagem da gua e dos sedimentos acumulados. As registradoras de sada de combustvel devem ser aferidas periodicamente. O movimento de entrada e sada de combustvel dos veculos distribuidores devem ser conferidos e apurados diariamente (no possvel gerenciar aquilo que no se consegue medir).

A identificao de equipamentos com consumos diferentes dos previamente estabelecidos, devem ser identificados com agilidade e comunicado aos responsveis.

Quanto aos equipamentos: Os equipamentos devem estar isentos de qualquer tipo de vazamentos. Os bocais de enchimento devem estar fechados de forma segura, de preferncia com chave. Devem ser limpos antes de abertos e possurem telas internas. O enchimento dos tanques devem ser feitos de forma a evitar o derramamento. A troca de filtros deve ser feita de acordo com recomendao dos fabricantes, usando sempre peas originais, projetadas e fabricadas especialmente para cada motor. Cortar os filtros primrio e secundrio usados, aps a reposio, para verificar presena de sedimentos.

Os filtros de ar devem estar com a restrio dentro dos limites indicados pelo fabricante. Turbocompressores, ps-resfriadores e sistema de arrefecimento devem ser inspecionados e revisados periodicamente. Os equipamentos devem estar com as respectivas vlvulas termostticas funcionando normalmente. O sistema de injeo deve sofrer aferio peridica e regulagem, quando necessria. O consumo de combustvel dos equipamentos deve ser analisado ao final de cada ms e comparado com o mesmo modelo/aplicao na frota. Pneus e materiais rodantes devem operar conforme padres pr-estabelecidos pelos fabricantes. Os equipamentos devem estar com seus comandos ajustados e, no caso de sistemas hidrulicos, com suas presses de trabalho reguladas conforme orientao dos respectivos fabricantes.

Os operadores devem estar treinados no s para o aproveitamento mximo do equipamento, mas tambm para operao com noes de economia de combustvel. As estradas de servio devem receber ateno especial visando alternativas para evitar rampas desnecessrias, eliminao dos pontos de estrangulamento, construo de curvas com raios longos e pistas com baixa resistncia ao rolamento. A aplicao dos equipamentos devem ser corretas, compatveis com sua capacidade e dimensionamento. Os equipamentos devem estar bem-posicionados durante suas atividades produtivas. Estabelecer programa de premiao para os operadores que obtiverem o melhor ndice produo/litro de diesel consumido.

Caambas, lminas, bordas, escarificadores, etc., devem manter sua concepo original, a fim de oferecer o mnimo de resistncia suas funes.

Quanto s condies de trabalho:

ndice de Cetano Ar Aromticos

Fumaa Branca

Resduo de Carbono Cinza

As partculas de alumnio e silcio so contaminantes oriundos do processo de craqueamento cataltico e podem causar desgaste abrasivo muito rpido. Geralmente, esto presentes em combustveis residuais e misturados. Partculas de silcio tambm podem ser introduzidas atravs de manuseio e armazenamento imprprios.

Conseqncias para o Motor Finos catalticos danificam o motor se forem maiores do que 1 ou 2 micra. Esses finos abrasivos podem danificar bombas, injetores, anis de pisto e camisas.

Medidas para Remover Finos Catalticos do Combustvel

Anda mungkin juga menyukai