Anda di halaman 1dari 7

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLNDIA INSTITUTO DE QUMICA

O Problema do Corpo Negro e o Prncipio da Incerteza

RAPHAEL GOMES CARDOSO MONIKE MARA RODRIGUES

Prof: ANTONIO EDUARDO DA HORA MACHADO

Uberlndia- MG 2013

O Problema do Corpo Negro


At o final do sculo XIX os conceitos conhecidos no mundo da Fsica ainda eram aqueles baseados ns conceitos dos gnios Galileu Galeilei, Johannes Kepler, Isaac Newton e James Maxwell, esses que hoje podemos denominar de pais da Mecnica Clssica. Com as leis postuladas por estes, foi possivel naquele momento entender e descrever uma gama de fnomenos da natureza. Mas a partir da chegaram a conclusso que tais postulados eram vlidos apenas ao mundo macroscpico. Assim houve a criao da Fsica Moderna, quebrando e separando os paradigmas criados pela mcanica Clssica. Segundo Oliveira e Zwirtes (2006, p.45) A Fsica Quntica representou para a Cincia, uma quebra dos paradigmas vigentes na descrio dos fenmenos naturais, que eram estudados a partir das Leis de Newton, Equaes de Maxwell e pela tica. Assim com o avano das pesquisas como as de Albert Einstein sobre a teoria da relatividade surgiram novos conceitos de espao, tempo, massa e energia que desenvolveram boa parte da base da tecnologia que conhecemos hoje. Em um artigo escrito por Max Planck em 14 de dezembro de 1990 de ttulo Sobre a teoria de Lei de Distribuio de Energia do Espectro Normal, publicado na revista Annalen Physik foi onde as concepes clssicas no estavam sendo verificadas, marcou o nicio dessa revoluo. Um fenmeno que, j no final do sculo XIX, desafiava as teorias clssicas era a radiao eletromagntica emitida por um corpo aquecido.
Tal radiao (distribuda pelos diferentes comprimentos de onda ou freqncias) emitida por um corpo metlico, quando o mesmo aquecido a grandes temperaturas e se torna incandescente, emitindo luz, ou seja, trata-se de uma radiao eletromagntica. (RIBEIRO FILHO, 2002, p. 308).

temperatura normal, um corpo pode ser visto no por emisso mas por reflexo de luz. No entanto, s altas temperaturas os corpos podem emitir luz prpria, embora mais de 90% esteja na regio do infravermelho, do espectro eletromagntico. A relao entre a temperatura de um corpo e a frequncia , ou cor que emitem pode ser utilizada como espectrmetro conhecido como pirmetro ptico. O problema bsico era a compreenso da distribuio de comprimentos de onda observada na radiao emitida por um corpo ideal, chamado corpo negro (SERWAY e JEWETT, 2007, p. 1095). Um corpo negro pode ser definido como um absorvedor perfeito de radiao eletromagntica. Sendo a emisso o processo inverso da absoro, o corpo negro tambm o mais eficiente emissor de radiao trmica, para uma dada temperatura. Todos os corpos negros, mesma temperatura, emitem radiao trmica de mesmo espectro. A radincia espectral do corpo negro apresenta as seguintes caractersticas (veja Figura 1):

tende para zero, tanto para freqncias muito grandes quanto para freqncias muito pequenas;. possui um mximo para uma certa freqncia, cujo valor aumenta com a temperatura;

para qualquer freqncia dada, a radincia espectral aumenta rapidamente com a temperatura.

Figura 1: Radincia espectral do corpo negro.

Um corpo negro pode ser representado, convenientemente , por uma cavidade dotada de um pequeno orifcio, como representado na Figura 2. Praticamente, toda a radiao vinda do exterior, que passa pelo orifcio entra na cavidade, dificilmente consegue sair dela, e termina por ser absorvida.

Figura 2: Representao esquematica de um corpo negro.

Fonte: (Medeiros,2011)

Stefan estabeleceu experimentalmente que [...] o poder emissor de um corpo negro (energia emitida pelo corpo negro na forma de luz e calor em cada segundo) era proporcional temperatura absoluta elevada quarta potncia. . Boltzmann deu uma explicao terica, sendo a partir da este resultado conhecido como Lei de Stefan-Boltzmann. Wien [...] verificou que, ao aumentar-se a temperatura do corpo negro, o comprimento de onda correspondente ao brilho mximo da luz emitida pelo mesmo tornava-se cada vez mais curto, deslocando-se para a parte violeta do espectro. . Porm, a teoria clssica no previa a existncia de um mximo no brilho para um comprimento de onda finito, e sim um crescimento arbitrrio do brilho com a diminuio do comprimento de onda. Esta previso, a priori absurda, foi alcunhada por alguns

fsicos de catstrofe ultravioleta, por ocorrer em regies de freqncias elevadas (comprimentos de onda curtos). Em 1900, Planck apresentou uma explicao para o problema do comportamento da radiao do corpo negro, a quantizao da energia.
[...] Planck precisou "postular" que a luz (visvel ou no) formada de "partculas" ou "pacotes de onda". Cada pacote tem uma energia que proporcional freqncia da onda de luz. Isto , cada pacote carrega uma energia dada por E = h f, onde h a chamada "constante de Planck" e vale 6,63 x 10-34 joule.seg. Foi uma hiptese revolucionria. No havia nenhuma razo para adot-la, a no ser o ajuste ao espectro do corpo negro. Planck chamou esses pacotes de "quanta" de luz ("quanta" o plural de "quantum"). (SANTOS,2011).

Mais tarde com as discusses que emergiram no inicio desse sculo o quanta de luz tambm foi discutido por Einstein no efeito fotoeltrico e passou a ser conhecido como fton ou partcula de luz. Dionsio (2005) apresenta uma interessante reviso dos aspectos histricos, discutindo como surgiu o problema da radiao do corpo negro, analisando as contribuies de Planck e Einstein e direcionando sua discusso em especial para as contribuies de Einstein, relativas ao conceito do fton. Este autor tambm aponta aspectos da radiao trmica que so bem conhecidos de quem j observou, por exemplo, um ferro em brasas: [...] a colorao da luminosidade irradiada depende da temperatura: a medida que o objeto esquenta, sua cor passa de um vermelho fosco a um vermelho vivo, a um alaranjado, depois amarelo, branco e, finalmente, azulado.

O Principio da Incerteza
Como j dito acima a fsica sempre buscou resultados e respostas para as perguntas do homem. A esperana era que o absoluto fosse real. Esse pensamento foi contestado desde o incio, quando as primeiras ideias foram confrontadas com os experimentos realizados e, muitas vezes, provava-se que o dito no batia com o experimental. Foi assim, por exemplo, quando a comunidade cientfica imaginou ter mapeado as partculas elementares do tomo, mas foi contrariada quando se provou que isso era algo impossvel. O estudante de fsica Werner Heisenberg, de Sommerfeld, foi o responsvel pela valorizao de algo no muito aceito ou popularizado na fsica, a incerteza. Considerado um marco para a fsica quntica, o Princpio da Incerteza ou da Indeterminao veio para jogar um balde de gua fria na comunidade cientfica, que esperava decifrar a estrutura da matria em at vinte anos. No estudo da Mecnica Newtoniana (Mecnica Clssica), notado que sabendo a posio inicial e o momento (massa e velocidade) de todas as partculas pertencentes a um sistema, podemos calcular suas interaes e prever como elas se comportaro. Porm, para a mecnica Quntica, esse processo um pouco mais complexo.

O Princpio da Incerteza, formulado em 1927, estabelece que no possvel ter simultaneamente a certeza da posio e da velocidade de uma partcula e que, quanto maior for a preciso com que se conhece uma delas, menor ser a preciso com que se pode conhecer a outra. este o princpio que est na base da mecnica quntica. Admitindo-se que a matria tenha comportamento dual, deve-se adotar uma interpretao ondulatria. Nessa interpretao adotam-se conceitos ondulatrios nos quais atribui-se uma probabilidade de encontrar uma partcula em uma determinada posio. Embora este seja um modelo essencialmente ondulatrio, sevem-se preservar algumas propriedades corpusculares corriqueiramente observadas para eltrons(HOLLAUER,2008). A trajetria de eltrons de altas energias em cmaras de Wilson, a possibilidade de se aferir a posio do eltron e/ao medidas coincidentes que envolvam colises com ftons so experimentos nos quais o carter corpuscular da matria especialmente evidenciado. A nica forma de se compatibilizar essas caractersticas contraditrias seria atribuir o comportamento de um eltron ao de um pacote de ondas representado na Figura 3(HOLLAUER,2008). Esse pacote de ondas representa uma superposio de ondas planas que preservam o carter parcialmente localizado que eltrons e tomos possuem, sem perda de seu carter essencialmente ondulatrio. Esse pacote possuiu uma trajetria linear, transportando energia e masssa tal como preconizou Einstein em seu trabalho original. A Figura 3 sugere que se pode estimar a posio dessa partcula como qualquer ponto de aprecivel probabilidade no interior do pacote de ondas. Da mesma forma,o momentum, que pode ser estimado do valor mdio das frequncias encontradas na desconvoluo desse pacote, tambm possuiria uma razovel disperso, o que sujere que a medida dessas duas variveis esta sujeita a erros. Contrariamente s ideias corpusculares, segundo as quais filosoficamente possvel aferir simultaneamente a posio momentum de uma partcula, em uma descrio ondulatria intrinsecamente impossvel medir simultaneamente posio e momentum sem que essa medida esteja sujeita a erro de uma partcula sem que essa esteja sujeita a erros fundamentais(HOLLAUER,2008). Em uma experincia no se pode determinar simultaneamente o valor exato de um componente do momento px de uma partcula e tambm o valor exato da coordenada correspondente, x.

Em vez disso, a preciso de nossa medida est limitada pelo processo de medida em si, de forma tal que px.x , onde px conhecido como a incerteza de px, e um smbolo simplificado para a posio x no mesmo instante a incerteza x. Aqui h/2, onde h a constante de Planck.

Pode-se concluir, ento, que uma das caractersticas mais incrveis apresentadas no Princpio da Incerteza a quantizao numrica da incerteza. A relao da teoria dada por:

Outra importante caracterstica do Principio da Incerteza a medida da energia de um corpo.

Grandezas complementares energia (quantidade) e tempo (movimento) Quando ocorre a medio da energia ou do tempo de forma mais precisa, uma sempre vai se tornar menos precisa que a outra. Isso acontece porque impossvel melhorar a preciso de ambas. Deve-se ter em mente alguns pontos relativos correta interpretao deste principio. Portanto, uma medida de x ou px isoladamente pode ser feita de maneira to precisa quanto se deseje. Sempre que isto ocorre, o erro ligado medida da varivel associada torna-se extremamente grande, sendo crescente com a preciso na varivel principal . Um segundo ponto importante esta ligado ao fato de que no apenas a medida do momento px e da posio x esto sujeitas ao principio da incerteza. Em mecnica quntica, vrios pares de observveis fsicos (propriedades) esto sujeitos a relaes de incerteza semelhantes, enquanto outros podem ser determinados to precisamente quanto desejamos. Por exemplo, perfeitamente possvel determinar a posio x e o momentum py sem qualquer erro fsico. Por outro lado, a medida de duas componentes do momento angular ou ainda a medida das componentes Sx e Sy do spin nuclear esto sujeitas aos mesmos erros intrnsecos. Este fato pode ser plenamente compreendido no contexto da moderna mecnica quntica , pois para todo par de operadores que no comutam entre si existe a impossibilidade fsica de determinao simultnea com preciso ilimitada das propriedades associadas.

Referncias Bibliogrficas
OLIVEIRA, Fabiane; ZWIRTES, Ari. A fsica moderna no Ensino Mdio: Fundamentos de Fsica Moderna. Biblioteca Universitria. Iju: Ed. UNIJUI, 2006 . 45-58. (Coleo cadernos UNIJUI. Srie Fsica, 19). RIBEIRO FILHO, Aurino. Captulo V Os Quanta e a Fsica Moderna. In: ROCHA, Jos F. Origens e Evoluo das ideias da Fsica. Salvador: EDUFBA, 2002. p. 301-359. SERWAY, Raymond A; JEWETT, John. Princpios de Fsica: Movimento Ondulatrio e Termodinmica.Volume 2.; traduo Andr Koch Torres Assis, Leonardo Freire de Mello.So Paulo: Thomson Learning, 2007. Medeiros, Alexandre. Janelas escuras em edififcios. Fisica e Astronomia_Alexandre Medeiros,BLOG. SANTOS, Jaider D. Cola da Web. Max Planck e o Quantum. [2011?], no paginado. Disponvel em: < http://www.coladaweb.com/fisica/ondas/max-planck-e-o-quantum> Acessado 20 de jul. 2011.

DIONSIO, Paulo H. Albert Einstein e a Fsica Quntica. Caderno Brasileiro de Ensino de Fsica, v. 22, n. 2: p. 147-164, ago. 2005. HOLLAUER,E. Qumica Quntica.Rio de Janeiro. LTC,2008.

Anda mungkin juga menyukai