Anda di halaman 1dari 11

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA CURSO: PEDAGOGIA EAD PLO 7131 MACA DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

ALINE RA: 343546 ELISABETE ARRUDA RA: 309488 IVE RA: 337657 JOSIANE RA: 300049 NAPAULA RA: 338513

ATPS - ATIVIDADE PRTICA SUPERVISIONADA DE PROJETO MULTIDISCIPLINAR I

PROF MARIA CLOTILDE BASTOS

MACA/RJ 2012

Passo 1 (Equipe) Pesquisar as etapas que envolvem a elaborao de um projeto educativo. A pesquisa pode ser realizada em livros, revistas, jornais, internet.

As fases de um projeto pedaggico.

Projetos so atividades preparadas, que coordenam diversos conhecimentos sobre os mesmos fatos, acontecimentos, situaes, problemas e solues. Define as intenes de uma turma/ano/escola em realizar um trabalho de qualidade. Segundo Hernandez todas as coisas podem ser ensinadas por meio de projetos, basta que se tenha uma dvida inicial e que se comece a pesquisar e buscar evidncias sobre o assunto. Os projetos pedaggicos trazem uma nova luz ao entendimento do processo de ensino e aprendizagem. Atravs deste mtodo, o aluno se torna responsvel pela aquisio do conhecimento, pois ele participa de todas as etapas.

Passo 2 (Equipe) Descrever, em tpicos, cada etapa de um projeto e sua finalidade. Passo 3 (Equipe) Discutir a importncia de cada etapa descrita e sua relao com a transdisciplinaridade, elaborar um relatrio parcial de at 2 pginas.

Etapas de um projeto pedaggico Ao criar um projeto pedaggico, devem-se observar algumas etapas importantes, que daro definio e direo realizao do proposto.

Tema A escolha do tema importante, pois a identidade do projeto. base da realizao e direo que o projeto deve seguir.
1

Problematizao O projeto deve ser baseado na soluo de um problema emergente. Criado para que os participantes entendam a situao e que atravs de suas aes e de seu engajamento, modifiquem o panorama atual.

Pblico alvo So as pessoas para qual se destina o projeto. Ele sempre deve ser adequado ao tipo de pblico, considerando a faixa etria e interesse do mesmo a fim de se utilizar recursos adequados para a realizao do proposto.

Objetivos gerais e especficos O que se pretende com este projeto? Estes objetivos visam criao de uma nova conscincia sobre uma determinada atividade.

Justificativa Porque a criao deste projeto importante? O que ele pretende modificar? A criao de um projeto deve atender a uma necessidade de modificao de algum comportamento/atitude.

Metodologia como, isto , de que forma este projeto ser realizado. O que ser necessrio para a execuo das atividades propostas.

Cronograma O tempo de realizao de um projeto deve ser previamente estabelecido e seguido, por isso necessrio um cronograma onde conste tudo que ser realizado e a data prevista para concretizao do estabelecido.

Avaliao

A avaliao diz respeito aos critrios de acompanhamento dos objetivos a serem alcanados pelo projeto. Atravs da avaliao possvel verificar se o objetivo especfico proposto foi alcanado ou no.

Referncias Bibliogrficas So os autores que serviram de base para a criao de um projeto. o embasamento terico que o projeto precisa para se tornar vivel, pois a fonte confivel de que o proposto possvel e realizvel.

Analisando um projeto de sucesso

Reflexo sobre o Projeto de Lngua Portuguesa para o 1 ano da EM Ayrton Senna, desenvolvido pela professora Ctia Elaine Nicolachik, Florianpolis, SC. Fonte da pesquisa: - Revista Nova Escola de Jan/Fev 12.

Uma professora de Florianpolis teve a feliz idia de ensinar escrita e leitura a sua turma de 1 ano atravs de histrias infantis. A histria escolhida foi o clssico Chapeuzinho vermelho em suas diversas variaes desde a mais tradicional a verses contemporneas. Uma idia bastante ousada e desafiadora: fazer com que crianas que ainda no dominam completamente a leitura e a escrita, recriassem e reescrevessem to famoso conto. O que nos chama a ateno neste projeto a facilidade com que as crianas, mesmo sabendo das diversas dificuldades que encontrariam no caminho, compraram a idia. Isto se deve a atitude da educadora em questo. Em nenhum momento, embora fossem crianas no completamente alfabetizadas, elas foram subestimadas. No foram escolhidas pequenas histrias ou livros com mais ilustrao do que textos. A educadora teve o cuidado de apresentar a seus alunos uma literatura clssica e de qualidade, estimulando-os a usarem a criatividade, algo to comum e importante nesta fase de seu aprendizado. As crianas, alm de reescreverem, tambm revisaram e ilustraram seus livros, os preparando para uma to esperada tarde de autgrafos, onde estariam presentes seus familiares e amigos. Atravs deste projeto, a educadora em questo, iniciou seus alunos no mundo da leitura. Mostrou a eles que ler muito mais do que folhear um livro ou revista. Que existe uma mgica na criao de uma histria, e isso que torna o livro um mundo de possibilidades. Segundo Dlia Lerner em Ler e Escrever na escola: O Real, O Possvel e o Necessrio (Ed. Artmed) ao aprofundar o aprendizado sobre este tema, o professor contribui para a formao de escritores conscientes da pertinncia de emitir certo tipo de mensagem em determinado tipo de situao social. E elas entenderam o recado. Esmeraram-se em cada parte do projeto. Discutiram as opes, revisaram e ilustraram seus livros. Com muito orgulho e dedicao.

Mostraram para todos que o fato de no saberem ler ou escrever direito no seria empecilho para a realizao deste trabalho. Todas as etapas de projeto foram bem sucedidas. Desde o objetivo inicial que era desenvolver procedimentos de leitura, escrita e reviso com base nos contos de fadas, at a produo do livro, para a mostra cultural e posterior doao a biblioteca da escola. Ela relata que quando projeto teve incio, 30 dos 40 estudantes no eram alfabetizados. No fim do trabalho que teve durao de 4 meses, apenas 13 ainda no estavam alfabetizados, porm haviam avanado consideravelmente. Hoje bastante perceptvel dificuldade que os estudantes tm com a leitura e a escrita, e atitudes como a desta educadora, reforam a idia de que no incio da vida escolar que a criana deve tomar gosto pela leitura. Deve-se orientar a criana no sentido de que quanto mais ela l, mais ela gosta e mais fcil se torna a escrita e isto refletir beneficamente nos anos posteriores, onde a cobrana por uma boa base de conhecimentos maior.

Criando Projeto Transdisciplinar de Educao Ambiental e Artes

Lixo virando arte.

O planeta vive hoje um dos seus momentos mais crticos: a cada dia nascem mais pessoas, consumimos exageradamente e desnecessariamente e com isso vemos crescer a quantidade de dejetos jogados, sem nenhum tipo de tratamento, no meio ambiente. Seja por desconhecimento (falta de conscientizao) ou por falta de locais apropriados para este descarte. E como a escola local de desenvolvimento humano e cultural, cabe a ela fazer sua parte que orientar e mostrar que existem formas de minimizarmos estes problemas. A conscientizao desta situao deve comear bem cedo, no incio dos alunos escolares, pois quanto mais cedo se aprende, mais cedo temos retorno das prticas realizadas: o entendimento de que o homem e o meio so um s e somos o que fazemos, pensamos, criamos; no o que consumimos e desperdiamos. O tema deste trabalho foi escolhido com base na viso de que, como foi dito anteriormente, quanto mais cedo esta conscientizao comear, mais fcil se torna implantar programas voltados sade e meio ambiente, pois j existe a semente da educao e do respeito ao prximo, de que o que no serve para um serve para o outro e da reutilizao de materiais os transformado em objetos artsticos e at criando outras fontes de renda.

Projeto Transdisciplinar de Educao Ambiental e Artes para turmas do 1 ano do Ensino Fundamental.

1) Tema LIXO VIRANDO ARTE.

2) Problematizao O tema deste trabalho foi escolhido com base na viso de que, como foi dito anteriormente, quanto mais cedo esta conscientizao comear, mais fcil se torna implantar programas voltados sade e meio ambiente, pois j existe a semente da educao e do respeito ao

prximo, de que o que no serve para um serve para o outro e da reutilizao de materiais os transformado em objetos artsticos e at criando outras fontes de renda.

3) Pblico alvo Alunos do 1 ano do Ensino Fundamental de escolas pblicas ou privadas.

4) Objetivos Orientar e esclarecer os alunos quanto ao uso racional dos recursos no renovveis do planeta, conscientizando da necessidade do reaproveitamento e reutilizao de materiais reciclveis.

5) Objetivos especficos Conhecer os tipos de materiais. Conhecer a forma correta de descarte. Conhecer o tempo de decomposio desses materiais, quando descartados no meio ambiente. Compreender como reaproveitar e reutilizar o que foi descartado. Separar adequadamente o lixo caseiro. Aprender a fazer coleta seletiva.

6) Justificativa Tendo em vista o crescimento populacional desordenado e o consumo exagerado e desnecessrio, preciso que se faa algo para amenizar os estragos j feitos ao planeta. Sendo assim, observa-se que quanto mais cedo isto for aprendido, maiores so as chances de sucesso de qualquer plano ou programa que visa preservar o meio ambiente. E esta preservao impactar positivamente nas geraes futuras, pois as pessoas estaro conscientes do por que necessrio mudar seus hbitos atuais.

7) Metodologia Este projeto ser desenvolvido em 15 dias prevendo as seguintes etapas:

1 etapa: Recolhimento do material reciclvel pelos alunos - Os alunos iniciaro a segregao do lixo em suas residncias com a ajuda de seus pais ou responsveis. Recursos utilizados: Luvas Sacos de lixo

2 etapa: Lixo reciclvel - O material a ser reutilizado ser levado at a escola, separado e lavado pelos alunos, com auxlio dos professores e auxiliares. Recursos utilizados: Luvas gua Detergentes Esponjas de louas

3 etapa: Incio dos trabalhos O material, j limpo e separado, ser levado at a sala de artes para que cada aluno faa sua escolha e comece a criao de sua pea. Recursos utilizados: Tintas diversas (para madeira, papel, vidro, lata, tecido) Pincis variados Papis coloridos Tesouras E.V.A Cola plstica Cola quente Percevejos Alfinetes Lpis coloridos Giz de cera entre outros materiais utilizados para montar e colorir as peas.

4 etapa: Lixo virando arte As peas criadas pelos alunos sero expostas no ptio da escola, em data a ser marcada com a presena dos pais e demais funcionrios da escola, com o objetivo de conscientizar os presentes sobre relao do homem com o meio. Ao final as crianas podero optar se levam a pea ou doam para escola.

8) Cronograma
Etapas / Dias Segregao do lixo Separao e lavagem Criao dos objetos Preparao do local e exposio 1 x 2 x 3 x 4 x 5 x 6 x 7 x x x x x x x x x 8 9 10 11 12 13 14 15

9) Avaliao O projeto ser avaliado atravs de questionrio entregue e respondido pelos pais, responsveis, alunos e colaboradores do evento. Este questionrio contar com 5 perguntas, conforme abaixo:

1) O que voc achou das peas expostas? 2) Voc compraria estas peas? 3) O que voc achou do projeto? 4) Descreva o que voc aprendeu com este projeto. 5) O que voc acrescentaria, retiraria ou mudaria neste projeto?

10) Referncias Bibliogrficas ANTUNES, Celso. Um mtodo para o ensino fundamental: o projeto. 7.ed. Petrpolis/RJ: Vozes. 2007. CHAVES, Eduardo O.C. A Pedagogia de Projetos de Aprendizagem. Experincia de Aprendizagem Colaborativa - Futura . Mai/Jun 2002. Disponvel em:<http://escola2000.net/ futura/index.htm> Acesso em: 10 mai.2012. Descrio das Partes de um Projeto de pesquisa cientfica. O Projeto da pesquisa. Disponvel em:<http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/met05.htm> Acesso em: 10 mai.2012.

HERNANDEZ, Fernando. Transgresso e mudana na educao: Os projetos de trabalho. Porto Alegre: Artmed,1998. Pedagogia de Projetos. Material didtico do curso Pedagogia de Projetos. Maca. Instituto de Administrao e Polticas Pblicas/IAPP e Fundao Educacional de Maca/ FUNEMAC, 2010. (mimeogr.) PEREIRA, Adriana Camargo et al. Programa Livro Texto/PLT. Sustentabilidade na Prtica: Fundamentos, Experincias e Habilidades. So Paulo: Anhanguera, 2011. Projeto de Lngua Portuguesa para o 1 ano da EM Ayrton Senna. Revista Nova Escola. Edio de Aniversrio. So Paulo: Abril, jan./ fev., 2012. Mensal. Projetos e Educao - Disponvel em http://projetosead.blogspot.com.br/2011/01/projetotransdisciplinar-diversidade-de.html Acesso em: 10 mai.2012. Trabalhando com Projetos. Disponvel em:<http://vicenteoficina.blogspot.com/2007/12/ trabalhando-com-projetos-globalizao_04.html> Acesso em: 10 mai.2012.

Anda mungkin juga menyukai