Anda di halaman 1dari 8

Usando um multmetro e/ ou alicate ampermetro

Muitas pessoas que trabalham com refrigerao tem um certa dificuldade de utilizar um alicate ampermetro. Hoje um instrumento essencial ao profissional pois permite a ele testar uma srie de componentes e realizar medidas eltricas que mostram o correto (ou no) funcionamento do equipamento. Nesse ponto aqui mostraremos como realizr as leituras mais importantes. Hoje em dia os bons alicates ampermetros na verdade so mutmetros com um recurso a mais: a garra para medir a corrente ("amperagem"). Cuidados com o aparelho - Evite usar o aparelho nas partes dos equipamentos eltricos onde existam altos nveis de tenso e frequncia; - No mantenha o multmetro em locais quentes, midos ou onde exista luz solar, pois esta incide diretamente sobre ele; - Assegure-se de que a faixa selecionada a apropriada para se obter a leitura; - Remova as pontas de prova do circuito que estiver sendo testado antes de acionar a chave seletora; -Todo multmetro/ alicate ampermetro de boa qualidade provido de um fusvel de proteo. Caso o aparelho no funcione em nenhuma escala, provvel que o fusvel esteja aberto. Neste caso, substitua o fusvel e tente novamente; - O multmetro/ alicate ampermetrob uma das ferramentas mais importante para trabalho de reparao. Portanto, conserve-o sempre em bom estado. Conhecendo o aparelho

Leitura de corrente Para medir a corrente alternada, basta colocar a garra do alicate no fio fase, como mostra a figura abaixo. Utilizamos a escala de 200V somente para medio de tenso abaixo de 220V. No caso de dvida, deixamos na escala de 750V ou 1000V para a sua segurana.

Usando um multmetro e/ ou alicate ampermetro - parte 2


Leitura de tenso - corrente contnua a alternada No caso de leitura em corrente contnua a ponta de prova deve ser respeitada. Coloque a ponta de prova negativa (preto) no chassi (terra), e a ponta de prova positiva (vermelho) no ponto a ser medido. No caso de erro de polaridade, aparecer apenas um sinal negativo (-) no visor, e a tenso medida ser normal. Normalmente utilizamos a escala de tenso ("voltagem") sempre maior do que o que medimos, para que haja preciso e segurana do aparelho. Caso contrrio, deixe na escala alta e s faa a medio. No equipamento digital, se voc esquecer de mudar a escala de voltagens, no precisa se preocupar, pois a maioria deles tem circuito de proteo interna. O nico cuidado ser observar se a escala est correta ou no, ou seja, a corrente alternada ou a corrente contnua. No caso de corrente alternada no preciso respeitar a ponta de prova - os valores sero os mesmo utilizando-se uma ou outra. Escala de resistncia Sempre que for medir a resistncia do resistor, a escala dever ser sempre maior do que o valor do resistor, por exemplo, se voc tem um resistor de 120 OHMS, a escala dever ser de 200. Outro exemplo: um resistor de 15KOHMS. A escala de resistncia dever ser de 20K OHMS. Ateno: no use a escala em nvel muito alto para medir um resistor muito baixo, pois voc no conseguir obter os valores decimais no visor.

A tabela a seguir mostra os cdigos de cores de resistores para se comparar os valores deles com os efetivamente lidos no equipamento:

Prncipio de funcionamento do Microondas


O que so microondas? Chamamos de microondas as ondas eletromagnticas com freqncias desde 300 MHz (300 x 106 Hz) at 300 GHz (300 x 109 Hz) e comprimentos de onda desde 1 m at 1 mm. So, portanto, ondas que esto entre a regio de ondas de TV e a regio do infravermelho no espectro das ondas eletromagnticas. Inicialmente as microondas foram utilizadas para a telecomunicao, como em radares e telefone. Durante a segunda Guerra Mundial, Percy Spencer, trabalhando com radares, percebeu que uma barra de chocolate havia se derretido no seu bolso. Descobriu, assim, que as microondas tm a capacidade de aquecer alimentos, pois a energia das ondas nessa regio do espectro eletromagntico corresponde energia do movimento rotacional de algumas molculas dipolares presentes nos alimentos, como as de gua, gorduras e acares. A existncia de ondas eletromagnticas foi proposta por James Clerk Maxwell em 1864, atravs de suas famosas equaes. Em 1888 Heinrich Hertz foi o primeiro a demonstrar, experimentalmente, a existncia de ondas eletromagnticas ao construir um dispositivo capaz de produzir ondas de rdio. Mas como so geradas essas ondas? Para entender melhor esse fenmeno, vamos analisar trs situaes em que ocorre a formao de ondas: 1) Uma barra de madeira colocada sobre a superfcie da gua de maneira que flutue. Ao agit-la para cima e para baixo da superfcie surgem ondas na gua. Estas so ondas mecnicas. 2) Um basto isolante carregado eletricamente gera um campo eltrico em sua volta. Agitando-o de um lado para o outro, o campo eltrico ser varivel. Segundo a previso feita por Maxwell, essa variao gera um campo magntico e, como conseqncia, uma onda eletromagntica. 3) Atravs de um circuito eltrico formado por uma bateria, uma bobina e um capacitor interligados por condutores, como mostra a figura 1.11, temos um circuito oscilante. A variao do campo eltrico obtida atravs de sucessivos processos de carga e descarga do capacitor. O capacitor carregado tem um campo eltrico entre suas placas; durante o processo de descarga, o campo eltrico diminui de intensidade e surge um campo magntico induzido e uma corrente eltrica que atravessa a bobina, gerando um campo magntico crescente. Com o capacitor totalmente descarregado, o campo eltrico nulo e o campo

magntico da bobina atinge valor mximo. Os campos eltrico e magntico oscilantes com as peridicas cargas e descargas do capacitor regeneram um ao outro, gerando ondas eletromagnticas.

Resumindo podemos dizer: Maxwell descobriu que cargas eltricas oscilantes ou aceleradas geram ondas eletromagnticas. Maxwell conseguiu descrever matematicamente os problemas dos campos eltrico e magntico, descrevendo-os como ondas. Elas so oscilaes peridicas emitidas por cargas oscilantes e so capazes de transportar energia de um lugar para outro. A freqncia das ondas geradas pelo circuito mostrado na figura 1.11 depende das propriedades do capacitor e da bobina. O tempo de carga e descarga de um capacitor diretamente proporcional sua capacitncia. Da mesma maneira, a quantidade de energia armazenada em uma bobina depende de sua indutncia. Circuitos ressonantes deste tipo no so apropriados para gerao de ondas com freqncias elevadas, na faixa de GHz, como o caso dos fornos de microondas, que utilizam ondas com freqncia de 2,45 GHz. Neste caso, as ondas so geradas por um magnetron. A tabela abaixo mostra a denominao das bandas para a faixa de microondas.

Como funciona o magnetron? O princpio de funcionamento do magnetron est baseado no efeito de circuitos ressonantes, conforme descrito a seguir. O circuito ressonante tem a capacidade de gerar ondas e formado pela ligao em paralelo de uma bobina e um capacitor. Quando uma bobina percorrida por uma corrente eltrica, um campo magntico gerado ao seu redor. Esse campo possuir um plo norte e um plo sul nas extremidades da bobina, exatamente como em um m permanente. Se o sentido da corrente que circula pela bobina for invertido, o sentido do campo magntico tambm inverter e, no caso da fonte de alimentao da bobina ser desligada, o campo magntico diminuir, gerando uma tenso na bobina a qual, durante um certo intervalo de tempo, manter a corrente fluindo no mesmo sentido, na tentativa de impedir a diminuio do campo, preservando a energia armazenada no circuito. Esta habilidade das bobinas de armazenar energia chamada de indutncia. No caso de um capacitor, que constitudo por duas placas metlicas separadas por ar, papel, leo, mica ou outro tipo de isolante, ocorre o armazenamento de energia eltrica. Quando ligadas a uma fonte de alimentao, uma das duas placas se carregar negativamente e a outra positivamente, como mostra a figura 1.13. Existir corrente no circuito apenas durante a carga e a descarga do capacitor. Quando ligamos uma bobina e um capacitor em paralelo, e tomando como ponto de partida um instante em que o capacitor est totalmente carregado, a corrente no circuito nula. Imediatamente os eltrons da placa negativa do capacitor comeam a fluir pela bobina, para atingir a placa positiva. Neste ponto, a corrente

na bobina mxima e a energia armazenada na forma de energia magntica, at que a carga do capacitor seja reduzida a zero. Como o capacitor no pode fornecer eltrons durante muito tempo, o fluxo de eltrons diminui. A queda da corrente resulta na reduo do campo magntico, iniciando o fluxo de eltrons para carregar o capacitor com polaridade oposta inicial. Quando o capacitor carregado, a placa negativa do capacitor torna-se positiva e novamente a corrente se torna nula. Assim sendo, o capacitor recebe carga novamente mas, agora, atravs da bobina forando um fluxo de eltrons no sentido contrrio ao anterior. O campo magntico da bobina novamente aumenta, mas em sentido oposto, pois, como j sabemos, conforme mudamos o sentido da corrente, alteramos tambm o do campo magntico. Novamente o sentido do fluxo de eltrons inverte, enquanto a intensidade do campo magntico da bobina diminui gradativamente, porm mantendo-o o tempo suficiente at recarregar o capacitor. No instante seguinte, voltamos situao inicial, onde o fluxo de corrente nulo e o capacitor est carregado. A partir da o ciclo repetido, produzindo uma corrente alternada no circuito. Dessa maneira a carga e descarga de um capacitor e de uma bobina geram oscilaes eletromagnticas.

A estrutura bsica do magnetron utilizado para gerar a freqncia de 2,45 GHz, utilizada nos fornos de microondas, constituda por nodo, ctodo, antena e ms permanentes, conforme representado na figura 1.14. O princpio de funcionamento semelhante ao do circuito oscilante descrito acima. O nodo uma pea metlica oca, geralmente feita de cobre ou ferro, contendo um nmero par de aletas na sua cavidade, apontando para o catodo. O ctodo um filamento que o emissor de eltrons e fica localizado no centro da cavidade do magnetron. A antena fica ligada a uma aleta do anodo e responsvel por conduzir as microondas para a parte externa do magnetron.

A parede da cavidade ressonante em conjunto com as aletas se comportam como uma srie bobinas e as aletas como um conjunto capacitores. Enquanto uma corrente eltrica circula na parede da cavidade e nas aletas, gerando campos magnticos variveis, formam-se campos eltricos variveis nos espaos que separam as aletas. Assim o conjunto se comporta como um circuito ressonante com os valores de indutncia e capacitncia muito pequenos, emitindo oscilaes com alta freqncia.

Uma anlise detalhada do funcionamento do magnetron revela que o ctodo quando aquecido emite eltrons. Ele est ligado ao plo negativo submetido a uma voltagem de 4.000 V em relao ao nodo. Os eltrons so emitidos em direo ao nodo, porm o campo magntico criado pelos dois ms circulares posicionados entre o ctodo e o nodo, aplica uma fora magntica sobre estes eltrons, obrigando-os a descreverem uma trajetria circular antes de, eventualmente, alcanarem o nodo (ver figura 1.15). A passagem dos eltrons nas proximidades de uma aleta induz uma carga positiva, repelindo os eltrons gerando uma corrente nas aletas e na parede do nodo. Isso ocorre porque um eltron, enquanto se aproxima de uma aleta, induz nesta uma carga positiva que aumenta de intensidade e diminui medida que ele segue em frente gerando uma corrente alternada. Quando a cavidade conduz uma corrente, a parede da cavidade comporta-se como uma bobina e a abertura da cavidade como um capacitor, criando assim um circuito ressonante.1 Esta corrente gera, na cavidade do nodo, campos magnticos e eltricos variveis e por sua vez emite microondas. Uma analogia entre o circuito ressonante formado por capacitor e indutor e o magnetron mostrado na figura 1.16.

Na realidade no apenas um eltron emitido que se move na cavidade do magnetron, mas um aglomerado deles que giram juntos, ejetados a partir do ctodo devido diferena de potencial existente, movendo-se na forma de roda raiada e influenciados pelo campo magntico dos ms permanentes. Essa aglomerao de eltrons de alta energia gira no espao da cavidade, localizado entre o ctodo e o nodo, e eventualmente alcanam o nodo, como podemos observar na figura 1.16. Enquanto os eltrons giram na cavidade e passam prximos das aletas, eles vo alternando as cargas eltricas positivas e negativas, conforme mostra a figura 1.17. Essa oscilao produzida pelaalternncia entre cargas positivas e negativas nas aletas funciona como circuito ressonante, que repetido 2.450.000 vezes por segundo e gera microondas de alta freqncia (2,45 GHz). A antena capta e irradia a energia dessas ondas para a cmara de cozimento do forno atravs do guia de ondas, que nada mais do que um tubo de metal retangular ou cilndrico.

Como as ondas so irradiadas at o interior da cmara de cozimento? O magnetron possui uma antena que se estende at o topo do tubo que capta e irradia a energia dessas ondas para a cmara de cozimento do forno atravs do guia de ondas. O guia de onda nada mais do que um tubo oco de metal retangular ou elptico de dimenses comparveis ao comprimento de onda utilizado. Esses tubos so fabricados em metais que tenham a capacidade de refletir e direcionar as microondas at o interior da cmara de cozimento.

Os modos de vibrao das microondas caracterizam-se pela formao de ondas estacionrias tendo as paredes como condies de contorno, pois as microondas devem ficar confinadas no interior do tubo. Para evitar o surgimento de corrente eltrica nas paredes dos guias, os nodos das ondas estacionrias devem coincidir com as paredes do tubo. A figura 1.17 mostra um exemplo de guia de onda utilizado num forno de microondas. Como as microondas aquecem os alimentos? Os alimentos geralmente contm uma certa porcentagem de gua. A gua formada por molculas polares, isto , possuem plos nos seus extremos, um positivo e outro negativo, conforme mostra a figura 1.19.

As microondas na freqncia de 2,45 GHz carregam energia que pode ser fracamente absorvida por molculas polares como da gua, gorduras e acares, utilizando o fenmeno da ressonncia. Molculas polares so capazes de se alinhar com o campo eltrico das ondas. Como o campo muda de direo de acordo com a freqncia, cada molcula tende a acompanhar essas mudanas, arrastando molculas vizinhas. Essa agitao resulta no aumento da energia cintica dasmolculas e, como conseqncia, tambm ocorre o aumento da temperatura. A figura 1.20 mostra uma seqncia de variaes de um campo eltrico e a tendncia de uma molcula de gua em acompanhar essa variao. Somente molculas de gua, gordura e acar entram em ressonncia com as microondas. Isso significa que apenas os alimentos que contm essas molculas so aquecidos pelo forno. Ento, o ar, os vasilhames de vidro, plstico ou outros materiais no so aquecidos, o que representa uma grande economia de energia. O ar e os vasilhames colocados no interior da cmara de cozimento se aquecem apenas por conduo ou conveco atravs do alimento aquecido.

Anda mungkin juga menyukai