Anda di halaman 1dari 43

MINISTRIO DAS CIDADES

SECRETARIA NACIONAL DE SANEAMENTO AMBIENTAL

SISTEMTICA 2010/2011

MANUAL PARA APRESENTAO DE PROPOSTAS


Programa - 1136

FORTALECIMENTO DA GESTO URBANA

ELABORAO DE PROJETOS DE ENGENHARIA, ESTUDOS E PLANOS SANEAMENTO BSICO

Ao 1: : 1P95 Apoio elaborao de projetos de saneamento em municpios de regies metropolitanas, de regies integradas de desenvolvimento econmico, municpios com mais de 50.000 habitantes ou integrantes de consrcios pblicos com mais de 150.000 habitantes. (CFP: 17.512.1136.1P95).

MINISTRIO DAS CIDADES


Ministro:
MRCIO FORTES DE ALMEIDA

Secretrio Nacional de Saneamento Ambiental


LEODEGAR DA CUNHA TISCOSKI

Chefe de Gabinete da SNSA:


Viviana Simon

Equipe Tcnica da SNSA:


Manoel Renato Machado Filho, Clesivnia Rodrigues, Davi Navarro de Almeida, Gustavo Zarif Frayha, Helena Buys G. R. F. da Silva; Hlio Jos de Freitas, Joselito Oliveira Alves, Ndja Limeira Arajo e Yuri Rafael Della Giustina.

SUMRIO PARTE I APOIO ELABORAO DE PROJETOS DE ENGENHARIA SANEAMENTO BSICO .................................................................................................... 4 1 2 3 4 5 6 7 8 APRESENTAO ...................................................................................................... 4 OBJETIVO .................................................................................................................. 5 DIRETRIZES GERAIS ................................................................................................ 5 ORIGEM DOS RECURSOS........................................................................................ 6 QUEM PODE PLEITEAR OS RECURSOS ................................................................ 6 PARTICIPANTES E ATRIBUIES .......................................................................... 6 CONTRAPARTIDA ..................................................................................................... 7 CRITRIOS PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS............................................... 7

PARTE II AES ORAMENTRIAS PARA ELABORAO DE PROJETOS DE ENGENHARIA .................................................................................................................. 11 9 AES ..................................................................................................................... 11 9.1 FINALIDADE ............................................................................................................ 11 9.2 DIRETRIZES ESPECFICAS .................................................................................... 11 9.3 MODALIDADES E PRODUTOS............................................................................... 19 PARTE III - CONTATOS EM CASO DE DVIDA ............................................................. 26 ANEXO I............................................................................................................................ 27 ANEXO IV ......................................................................................................................... 40 ANEXO V .......................................................................................................................... 42

PARTE I APOIO ELABORAO DE PROJETOS DE ENGENHARIA


SANEAMENTO BSICO 1 APRESENTAO Este manual tem como objetivo apresentar aos estados, Distrito Federal e municpios os fundamentos tcnicos do Programa de apoio elaborao de projetos de engenharia, estudos e planos, quando operado com recursos do Oramento Geral da Unio (OGU), acrescido das orientaes necessrias apresentao das propostas tcnicas. Para acessar os recursos inseridos ao Programa/Ao 1P95 - Apoio elaborao de projetos de saneamento em municpios de regies metropolitanas, de regies integradas de desenvolvimento econmico, municpios com mais de 50.000 habitantes ou integrantes de consrcios pblicos com mais de 150.000
1

habitantes.

(CFP:

17.512.1136.1P95), devero se habilitar de uma das seguintes formas : a) mediante dotao nominalmente identificada nas Leis Oramentrias Anuais (LOA) de 2010 e 2011, cuja transferncia de recursos ocorrer parceladamente aps assinatura de Contrato de Repasse. Nesse caso devero seguir as orientaes do Manual de Instrues para Contratao e Execuo dos Programas e Aes do Ministrio das Cidades no inseridos no PAC / Exerccio 2010/2011; ou b) incluso no Programa de Acelerao do Crescimento, cujas iniciativas apoiadas podero ser selecionadas a partir da carteira de projetos existente na Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental ou por meio de novas selees oportunamente divulgadas. Em tal situao, a transferncia de recursos ocorrer por meio de assinatura de Termo de Compromisso, devendo seguir as orientaes do Manual de Instrues para Aprovao e Execuo dos Programas e Aes do Ministrio das Cidades Inseridos no Programa de Acelerao do Crescimento / Exerccio 2010/2011. b.1) Os pedidos no selecionados nos Programas de transferncias de recursos para execuo de obras, por motivo de inadequao ou ausncia de projetos, podero ser indicados para a pr-seleo no Programa de apoio elaborao de projetos de engenharia.
1

Encontra-se apresentada no Anexo I uma lista de municpios com mais de 50 mil habitantes. 4

Os PROPONENTES devero aguardar a comunicao expressa da CAIXA ou do MCIDADES, autorizando a apresentao da documentao exigida para efeito de assinatura do Contrato de Repasse ou Termo de Compromisso.

OBJETIVO

Promover a elaborao projetos bsicos e/ou executivos de engenharia, estudos e planos para sistemas de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, manejo de guas pluviais urbanas, manejo de resduos slidos, projetos de desenvolvimento institucional, tendo em vista a universalizao dos servios na rea urbana. 3 3.1) DIRETRIZES GERAIS No so passveis de apoio os sistemas ou componentes de sistemas de abastecimento de gua, de esgotamento sanitrio, de manejo de guas pluviais urbanas e de manejo de resduos slidos com contrato de concesso para operao e/ou prestao dos servios firmados com empresa em que o poder pblico no detenha a maioria das aes com direito a voto, atendendo ao disposto no Art. 50 da Lei n 11.445/2007. 3.2) Adimplncia do Proponente junto ao Sistema Nacional de Informaes sobre Saneamento SNIS, no componente gua e Esgoto, verificado atravs do Atestado de Regularidade com o Fornecimento de Dados ao SNIS, emitido pelo Ministrio das Cidades. Para o ano de referncia 2008 os prestadores de servios que no foram convidados a participar da amostra do SNIS esto desobrigados da apresentao do referido Atestado. O Atestado em tela extensivo ao Estado ou Municpio a quem o prestador de servios est legalmente vinculado ou possui delegao dos servios. 3.3) A relao constante no Anexo I identifica com um * os municpios que, embora demandados, no forneceram informaes ao SNIS 2008 (14 edio).

3.4)

Os projetos apoiados devero ser elaborados com o intuito de universalizar os servios de saneamento na rea urbana dos municpios, obedecendo s expanses urbansticas previstas e as projees populacionais estudadas.

3.5)

O recebimento do produto final pelo operador dos servios ser condio para liberao da ltima parcela de desembolso.

3.6)

O valor dos recursos transferidos pela Unio de forma no onerosa, utilizado para viabilizar a implantao do empreendimento previsto no correspondente Termo de Compromisso/Contrato de Repasse, no poder em hiptese alguma fazer parte da composio de custos usada para clculo do valor da tarifa ou taxa de gua ou de esgotos do municpio ou municpios beneficiados.

4 4.1) 4.2) 4.3) 5

ORIGEM DOS RECURSOS Lei Oramentria Anual - LOA. Contrapartida dos estados, Distrito Federal e municpios. Outras fontes que vierem a ser definidas. QUEM PODE PLEITEAR OS RECURSOS Poder apresentar proposta ao Ministrio das Cidades o Chefe do Poder

Executivo, ou seu representante legal, dos estados, Distrito Federal, municpios, ou do representante legal dos Consrcios Pblicos.2

PARTICIPANTES E ATRIBUIES

De acordo com o estabelecido no Manual de Instrues para Contratao e Execuo dos Programas e Aes do Ministrio das Cidades no Inseridos no PAC / Exerccio 2010/2011 ou Manual de Instrues para Aprovao e Execuo dos Programas e Aes do Ministrio das Cidades inseridos no Programa de Acelerao do Crescimento / Exerccio 2010/2011, conforme o caso.
2

Recomenda-se que quando firmado Termo de Compromisso/Contrato de Repasse com Governos Estaduais, a elaborao de projetos seja acompanhada pelo prestador de servio do municpio beneficiado com o projeto.

CONTRAPARTIDA Observar as orientaes e os percentuais estabelecidos Manual de Instrues

para Contratao e Execuo dos Programas e Aes do Ministrio das Cidades no Inseridos no PAC Exerccio 2010/2011 ou Manual de Instrues para Aprovao e Execuo dos Programas e Aes do Ministrio das Cidades inseridos no Programa de Acelerao do Crescimento Exerccio 2010/2011, conforme o caso.

CRITRIOS PARA ATENDIMENTO DE DEMANDAS

Os critrios de atendimento de demandas sero aqueles definidos pelo Poder Executivo, por proposta do Comit Gestor do Programa de Acelerao do Crescimento, para os Grupos 1 e 2 conforme apresentao da 2 edio do Programa, lanado pelo Governo Federal em 29 de maro de 2010 em atendimento ao procedimento previsto no art. 2 da Lei 11.578/2007. A lista contendo os municpios elegveis nos Grupos 1 e 2 encontra-se apresentada no Anexo I. Os perodos de seleo de propostas para cada um dos grupos ser divulgado oportunamente. Atendimento populao urbana, conferindo-se prioridade ao atendimento s propostas: a) de projetos de abastecimento de gua e esgotamento sanitrio que atendam populao residente em municpios: localizados em Regies Metropolitanas em risco ou crticas, conforme definido no Plano de Ao em Habitao e Saneamento em Regies Metropolitanas, elaborado pelo Ministrio das Cidades em dezembro de 2003; com maior Coeficiente de Mortalidade Infantil; com menores ndices de cobertura de abastecimento de gua e de esgotamento sanitrio; provenham de prestador de servio de saneamento que apresentem Certificado de Gesto do Programa Nacional de Gesto Pblica ou outro similar;
7

em regies com previso de implantao de projetos estratgicos nacionais;

localizados em bacias hidrogrficas que apresentam dficit ou potencial dficit de disponibilidade para abastecimento de gua, ou ainda insuficincia nos sistemas de produo existentes, segundo o ATLAS da ANA (para projetos de gua);

com projetos complementares

empreendimentos

executados

no

Programa de Acelerao do Crescimento; que apresentem propostas estruturantes, multimunicipais e/ou dirigidas universalizao dos servios; que apresentem bom desempenho nos empreendimentos contratados no mbito do Programa de Acelerao do Crescimento; que apresentem comunidades com caractersticas de desenvolvimento humano insatisfatrias (baixo IDH), ainda que localizadas em municpios no enquadrveis nos incisos anteriores.

b) de projetos de manejo de guas pluviais urbanas que atendam populao residente em municpios: localizados em Regies Metropolitanas em risco ou crticas, conforme definido no Plano de Ao em Habitao e Saneamento em Regies Metropolitanas, elaborado pelo Ministrio das Cidades em dezembro de 2003; sujeitos a enchentes, inundaes e alagamentos crticos nos ltimos 5 anos, que contenham reas com elevado risco de deslizamentos com potenciais bitos; ;com maior Coeficiente de Mortalidade Infantil; em regies com previso de implantao de projetos estratgicos nacionais;

com projetos complementares

empreendimentos

executados

no

Programa de Acelerao do Crescimento; que visem a universalizao dos sistemas de drenagem; que apresentem bom desempenho nos empreendimentos contratados no mbito do Programa de Acelerao do Crescimento; que apresentem comunidades com caractersticas de desenvolvimento humano insatisfatrias (baixo IDH), ainda que localizadas em municpios no enquadrveis nos incisos anteriores.

c) de projeto de manejo de resduos slidos que atendam populao residente em municpios : cuja prestao dos servios de coleta, tratamento ou disposio final de resduos slidos urbanos esteja organizada sob a forma de consrcios pblicos, nos termos estabelecidos pela Lei n 11.107/2005; com maior Coeficiente de Mortalidade Infantil; que possuam Termo de Ajustamento de Conduta firmado com o Ministrio Pblico para equacionamento e regularizao da prestao dos servios de limpeza urbana e manejo de resduos slidos; que estejam localizados em Regies Metropolitanas em risco ou crticas, conforme definido no Plano de Ao em Habitao e Saneamento em Regies Metropolitanas, elaborado pelo Ministrio das Cidades em dezembro de 2003; com propostas voltadas populao residente em reas sujeitas a fatores de risco, insalubridade ou degradao ambiental; com propostas que impliquem o envolvimento da comunidade em de trabalho scioambiental, voltado para a melhoria da qualidade de vida e/ou gerao de trabalho e renda, em associao s obras e servios; que apresentem bom desempenho nos empreendimentos contratados no mbito do Programa de Acelerao do Crescimento;

que apresentem propostas estruturantes, multimunicipais e/ou dirigidas universalizao dos servios;

com projetos complementares

empreendimentos

executados

no

Programa de Acelerao do Crescimento; que apresentem baixo ndice de cobertura e deficiente destinao final ou tratamento de resduos slidos; que apresentem comunidades com caractersticas de desenvolvimento humano insatisfatrias (baixo IDH), ainda que localizadas em municpios no enquadrveis nos incisos anteriores. d) de projetos de saneamento integrado seguindo os critrios definidos para os correspondentes servios descritos acima.

10

PARTE II AES ORAMENTRIAS PARA ELABORAO DE PROJETOS DE


ENGENHARIA 9 AES AO: Apoio elaborao de projetos de saneamento em municpios de regies metropolitanas, de regies integradas de desenvolvimento econmico, municpios com mais de 50.000 habitantes ou integrantes de consrcios pblicos com mais de 150.000 habitantes. (CFP: 17.512.1136.1P95) Programa de Fortalecimento da Gesto Urbana. 9.1 FINALIDADE Essas Aes apiam a elaborao de estudos e projetos de engenharia para implantar ou ampliar a infraestrutura dos servios de saneamento bsico e ambiental no pas na perspectiva da universalizao e da sustentabilidade dos empreendimentos.

9.2

DIRETRIZES ESPECFICAS So pressupostos para o apoio financeiro em qualquer modalidade, o seguinte:

9.2.1) as Aes apoiadas pelo presente Programa no contemplam a execuo de obras, nem a aquisio de equipamentos; 9.2.2) o Estudo de Concepo e o Projeto Bsico constituem-se na primeira etapa para definio dos sistemas de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, manejo de guas pluviais urbanas e manejo de resduos slidos a serem implantados. Os trabalhos da Contratada devero contemplar todos os pormenores que possibilitem com clareza, a contratao dos detalhamentos dos projetos executivos para a execuo posterior das obras correspondentes; 9.2.2.1) as propostas que envolverem mais de um tipo de projeto simultaneamente (abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, manejo de guas pluviais e resduos slidos) devero ser inscritas na modalidade de projetos de saneamento integrado; 9.2.3) quaisquer diretrizes e parmetros no definidos neste Manual, que sejam requeridos para o desenvolvimento satisfatrio dos projetos, sero fixados na

11

reunio inicial para os trabalhos e, se necessrio, sero complementados ao longo da elaborao dos mesmos, aps a emisso das ordens de servios envolvendo a Equipe de Fiscalizao da contratante e a Equipe da Contratada; 9.2.4) dadas as caractersticas semelhantes das localidades, a Contratada dever buscar a padronizao das unidades operacionais a serem projetadas; 9.2.5) tambm, devero ser buscadas solues criativas com a utilizao de tecnologias adequadas realidade local, a custos compatveis com a capacidade de pagamento e, suficientes para que seja adequadamente operada e mantida a infraestrutura de saneamento bsico a ser disponibilizada para a comunidade. Pretende-se que a receita a ser gerada nessas localidades possa cobrir os custos de operao, manuteno e reposio dos equipamentos; 9.2.6) os Estudos de Concepo, o Projeto Bsico e o Projeto Executivo a serem desenvolvidos, alm de atender aos propsitos de definir as concepes dos sistemas de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, drenagem urbana e manejo de guas pluviais urbanas e manejo de resduos slidos das cidades, estabelecidas neste Manual, devero ser conduzidos tambm com o fim de apoiar a elaborao dos Planos de Saneamento Bsico, em atendimento Lei Federal n 11.445/2007; 9.2.8) compatibilidade com o Plano Diretor Municipal, com o Plano de Saneamento Bsico, com o Plano de Bacia hidrogrfica e Planos de Desenvolvimento Regional, quando existentes. Na inexistncia desses ou equivalente, o empreendimento deve se enquadrar nas perspectivas do municpio quanto ao uso e ocupao do solo urbano; 9.2.8.a) na inexistncia do Plano de Saneamento Bsico, o Proponente, sendo Poder Pblico Municipal ou Consrcio Pblico, poder incluir em seu pleito a elaborao desse componente em atendimento ao Art. 19 da Lei 11.445/2007. 9.2.9) os Estudos de Concepo, os Projetos Bsicos e Projetos Executivos devero ser elaborados para cada cidade separadamente, configurando-se para cada uma, um conjunto completo dos trabalhos, salvo nos casos de consrcio pblico ou onde se justifiquem a utilizao de solues integradas ou interligao a sistemas existentes de outras localidades;

12

9.2.10) os projetos devem ser elaborados para dar plena funcionalidade s obras e aos servios propostos que devero reverter-se, ao seu final, em benefcios imediatos populao. No caso de projetos executados em etapas, deve-se assegurar a funcionalidade plena de cada uma delas. 9.2.11) os projetos devem prever, como integrante do custo da obra, oramento para os cadastros tcnicos da obra as built ou como construdo; 9.2.12) na existncia de unidades operacionais em desuso, dever ser avaliada a possibilidade de sua reativao como uma alternativa para soluo de saneamento local; 9.2.13) deve-se zelar para a adoo de solues tcnicas que objetivem ganhos de eficincia e promovam a reduo de custos de instalao, operao e manuteno; 9.2.14) previso no projeto bsico, no memorial descritivo, nas especificaes tcnicas e nas composies de custo do uso preferencial de agregados reciclados de resduos da construo civil, atendendo o disposto nas normas da Associao Brasileira de Normas Tcnicas - ABNT NBR 15.115 e 15.116; 9.2.15) utilizao preferencial de mo-de-obra e de micros, pequenas e mdias empresas locais, sem prejuzo do atendimento Lei de Licitaes; 9.2.16) sempre que um empreendimento de saneamento provocar mudanas nas condies de vida da populao, assim como na relao e condies de acesso das pessoas aos servios de saneamento faz-se necessrio o desenvolvimento de Trabalho Socioambiental, cujo projeto deve ser elaborado pelo Proponente com recursos prprios. 9.2.17) Nos casos de Elaborao de Projetos de Sistemas de Abastecimento de gua: a) o projeto deve definir o manancial abastecedor e a alternativa de tratamento; b) para projetos que prevejam novas captaes, ampliao do sistema de produo3, ou interligao a sistemas existentes, devero ser avaliadas as alternativas sugeridas nos ATLAS Abastecimento Urbano de gua elaborados pela Agncia Nacional de guas, os quais renem alternativas de oferta de gua e de investimentos para a grande maioria das sedes municipais.

O conceito de sistema de produo de gua considerado neste Manual inclui a captao e a aduo de gua.

13

Os ATLAS encontram-se disponveis para consultas no stio eletrnico da ANA: www.ana.gov.br.

c) os projetos de implantao ou ampliao de rede devem incluir ligaes prediais, inclusive hidrmetros, conforme especificaes constantes no Anexo III; d) os projetos de implantao ou ampliao de rede de distribuio podem prever a instalao de ligaes intradomiciliares em residncias de baixa renda e desprovidas de instalaes adequadas, conforme orientaes contidas no Anexo III; e) os projetos devem assegurar compatibilidade entre a ampliao da rede e a unidade de tratamento, capacidade de reservao e outras unidades do sistema; f) em qualquer municpio beneficiado pelos Termos de Compromisso cujo ndice de perda de distribuio seja superior a 40%4 (quarenta por cento), os projetos que visem a ampliao do sistema produtor somente sero elegveis quando previrem aes destinadas ao controle e reduo de perdas de gua no sistema conforme diretrizes constantes no item 6.1.2.5 do Termo de Referncia de Elaborao de Estudos de Concepo e Projetos Bsicos para os Sistemas de Abastecimento de gua em anexo, no que couber. g) os projetos que incluam captao subterrnea devero apresentar testes de vazo do poo e prever tratamento adequado, no mnimo com desinfeco; h) para as reas de favelas, adensadas, com terrenos ngremes e solo de difcil escavao5, a distribuio de gua pode ser feita sobre telhados ou sobre o terreno com a devida proteo; i) os projetos de engenharia devem observar a boa tcnica e as normas brasileiras, especialmente aquelas relacionadas no Anexo II, caso, sem prejuzo s demais referncias tcnicas 9.2.18) Nos casos de Elaborao de Projetos de Sistemas de Esgotamento Sanitrio:
4 5

quando for o

Mdia nacional aproximada de perdas na distribuio. Fonte: SNIS, 2008. Tais como os de 2 e 3 categoria. 14

a) previso de sistemas de disposio final coletivos, ou na impossibilidade de implantao desses, sistemas individuais em conformidade com as normas tcnicas aplicveis; b) os projetos de rede coletora devem prever a execuo de ligaes prediais; c) os projetos de implantao ou ampliao de rede coletora podem prever a construo de kits sanitrios e ligaes intradomiciliares, em residncias de baixa renda e desprovidas de instalaes adequadas, conforme orientaes contidas nos Anexos III e IV; d) os projetos devem adotar sistemas de coleta tipo separador absoluto. e) os projetos de engenharia devem observar a boa tcnica e as normas brasileiras, especialmente aquelas relacionadas no Anexo III, quando for o caso, sem prejuzo s demais referncias tcnicas. f) a funcionalidade plena para projetos de redes de coleta de esgotos sanitrios, total ou em parte, em qualquer situao, dever contemplar o tratamento e destinao final dos efluentes.

9.2.19) Nos casos de Elaborao de Projetos de Manejo de guas Pluviais Urbanas: a) compatibilidade com a infraestrutura de drenagem urbana existente no municpio e integrao com as diretrizes do Comit da Bacia Hidrogrfica local, se existente; b) os projetos devem levar em considerao o manejo sustentvel de guas pluviais, contemplando intervenes estruturais voltadas reduo das inundaes e melhoria das condies de segurana sanitria, patrimonial e ambiental dos municpios. As intervenes estruturais consistem em obras que devem privilegiar a reduo, o retardamento e o amortecimento do escoamento das guas pluviais. Estas intervenes incluem: reservatrios de amortecimento de cheias, adequao de canais para a reduo da velocidade de escoamento sistemas de drenagem por infiltrao, implantao de parques lineares, recuperao de vrzeas, renaturalizao de cursos de gua, entre

15

outras modalidades previstas no Manual do Programa Drenagem Urbana Sustentvel de 2009; c) os projetos de obras convencionais de galerias de guas pluviais e de canalizao, que aceleram o escoamento, devem prever medidas mitigadoras que privilegiem a reduo, o retardamento e o amortecimento do escoamento das guas pluviais, conforme citado no item b; d) os projetos de drenagem devem primar pela plena funcionalidade, prevendo o adequado tratamento superficial da rea drenada e do direcionamento do fluxo de gua; e) o objeto principal das propostas de projetos deve ser drenagem urbana ou manejo de guas pluviais;

9.2.20) Nos casos de Elaborao de Projetos de Manejo de Resduos Slidos: a) construo participativa de solues de gerao de renda para catadores, observada a necessidade de planejar a sua implantao plena antes do encerramento das atividades do lixo ou bota fora; b) operao preferencial das unidades de tratamento de resduos domiciliares galpes e centrais de triagem, compondo a infraestrutura para a coleta seletiva de resduos reciclveis por associaes ou cooperativas de catadores, legalmente constitudas, conforme disposto na Lei 11.445 de 5 de janeiro de 2007; c) prever, quando as condicionantes locais indicarem, solues para gerao de energia e aproveitamento de gases e tratamento de efluentes gerados nas unidades nos termos do Mecanismo de Desenvolvimento Limpo - MDL. d) prioridade para os projetos que proponham alternativas regionalizadas para tratamento e disposio final de resduos slidos gerados no meio urbanos, a serem operadas mediante gesto associada. e) os projetos de engenharia devem observar a boa tcnica e as normas brasileiras, especialmente aquelas relacionadas no Anexo II, quando for o caso, sem prejuzo s demais referncias tcnicas.

16

9.2.20.1) Nas intervenes referentes a manejo de resduos de construo e demolio RCD de responsabilidade pblica (pequenas geraes de RCD, conforme Resoluo 307/02 do Conselho Nacional do Meio Ambiente - CONAMA), os empreendimentos devem observar: a) as diretrizes e recomendaes previstas em Plano Integrado de

Gerenciamento de Resduos da Construo Civil, que deve ser institudo por lei municipal, nos termos da Resoluo n 307, de 5 de julho de 2002, do CONAMA e as Normas Brasileiras pertinentes temtica; b) para empreendimentos que incluam equipamentos para operao de unidades de transbordo, de tratamento e de disposio final, exige justificativa especfica e plano operacional da unidade e ainda, no caso de instalaes j existentes, a licena de operao e, no caso de instalaes a serem construdas, a licena de instalao; c) necessidade de regulamentao, por Decreto do Executivo Local, do uso preferencial de agregados reciclados em obras e servios pblicos; e d) Normas Brasileiras para o manejo destes resduos e a aplicao de materiais reciclados deles oriundos; assim como para a operao dos sistemas. Observao: Os projetos apresentados devero guardar conformidade com as exigncias complementares constantes dos respectivos regulamentos dos Processos de Seleo Pblica.

9.2.21) Em casos especiais admite-se a elaborao de projetos de urbanizao de assentamentos precrios, includas a construo de moradias desde que comprovada a necessidade de remoo de pessoas para a implantao de empreendimentos de abastecimento de gua, esgotamento sanitrio, manejo de resduos slidos e manejo de guas pluviais urbanas6.

9.2.22) Nos casos de Elaborao de Projetos de Desenvolvimento Institucional e Melhoria da Eficincia do Sistema:

6 A incluso deste tipo de projeto no escopo da iniciativa apoiada dever contar com a prvia anuncia da Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental.

17

a) Os projetos de Desenvolvimentos Institucional devem atender s seguintes diretrizes gerais: os princpios, as diretrizes nacionais e a poltica federal de saneamento bsico (Lei 11.445/2007); e a prestao eficiente e sustentvel dos servios as diretrizes contidas no programa . b) Assim como devem ser consideradas as seguintes diretrizes especficas: a concepo de desenhos para a gesto que garantam a adequada sustentabilidade institucional conforme as competncias e atribuies dos rgos envolvidos e o equacionamento das funes de

planejamento, regulao, fiscalizao e prestao dos servios pblicos de saneamento; a necessidade de revisar os modelos de organizao da gesto no que se refere prestao dos servios, aos mecanismos de regulao, ao controle social, s estruturas tarifrias e de subsdios, conciliando objetivos sociais, como a universalizao do acesso; a concepo de desenhos para a gesto que sigam preferencialmente a lgica da gesto associada, em especial no planejamento da prestao do servio; a sustentabilidade econmica e financeira em regime de eficincia, de modo a permitir a otimizao dos recursos existentes e a melhoria de performance a curto prazo, e a mdio prazo, a habilitao de sua capacidade de alavancar financiamentos e realizar investimentos necessrios ampliao da oferta dos servios; e o desenho de formas gerenciais que privilegiem a eficincia, a produtividade e o foco nos resultados dos servios, em especial o atendimento s necessidades da sociedade e dos usurios atuais e futuros. 9.2.23) Nos casos de Elaborao de Projetos de Saneamento Integrado devero ser seguidas as diretrizes para os correspondentes servios descritos acima, conforme o caso.
18

9.2.24) Alm das Diretrizes Especficas propostas neste documento aconselhvel a observncia s orientaes contidas nos Termos de Referncias apresentados no Anexo V. 9.2.25) Os Termos de Referncia elaborados pelos Proponentes devero ser

apresentados CAIXA, que os encaminhar para anlise do Ministrio das Cidades no momento da apresentao da Sntese de Projeto Aprovado SPA. 9.2.26) A SPA somente ser homologada pelo Ministrio das Cidades aps aprovao do respectivo Termo de Referncia. 9.2.27) Encontram-se apresentados no Anexo V as diretrizes e parmetros sugeridos para elaborao dos Termos de Referncia de cada modalidade apoiada pelo Ministrio das Cidades. 9.2.28) Caso seja seguido o padro de elaborao do Termo de Referncia proposto no citado anexo, este deve ser adaptado pelo Proponente realidade local de cada empreendimento. Caso contrrio, devero ser apresentados todos os elementos necessrios ao perfeito entendimento do objeto que est sendo pleiteado e sua adequabilidade s necessidades locais. 9.2.29) Os produtos objeto do Termo de Compromisso devero atender aos quesitos previstos no Termo de Referncia aprovado pelo Ministrio das Cidades.

9.3

MODALIDADES E PRODUTOS

9.3.1) MODALIDADES Essas aes sero implementadas por meio da elaborao de projetos nas seguintes modalidades: a) Estudos de concepo b) Projetos Bsicos c) Projetos Executivos d) Projetos de Desenvolvimento Institucional e Melhoria da Eficincia do Sistema

19

e) Plano de Saneamento Bsico7 f) Projeto de Saneamento Integrado

9.3.1.1) Para a Elaborao de Projetos de Abastecimento de gua: a) sistema de captao de gua, inclusive estao elevatria; b) aduo (gua bruta ou gua tratada) , inclusive estaes elevatrias; c) reservao; d) estao de tratamento de gua (ETA); e) rede de distribuio; f) ligao predial e intra-domiciliar8;

g) sistema simplificado de abastecimento, incluindo conjunto constitudo de poos, reservatrios e chafarizes; h) complementao do sistema de abastecimento de gua existente; i) j) substituio de componentes defasados do sistema; reduo e controle de perdas;

k) estao de tratamento de efluentes das ETAs.

9.3.1.2) Para a Elaborao de Projetos de Esgotamento Sanitrio: a) rede coletora; b) estao elevatria; c) interceptor e emissrio; d) estao de tratamento (ETE); e) ligao domiciliar, intra-domiciliar e kits sanitrios9; f) complementao do sistema de coleta de esgoto existente;

g) substituio de componentes defasados do sistema.

7 8

Somente para os casos onde o proponente o Poder Pblico Municipal ou Consrcio Pblico. Ver itens 9.2.17 c) e d). 9 Ver itens 9.2.18 b) e c). 20

9.3.1.3) Para a Elaborao de Projetos de Manejo de Resduos Slidos a) erradicao de lixes associado a implantao ou adequao de aterros sanitrios (unidades isoladas ou consorciadas), que podero envolver projeto adicional de instalaes para coleta e tratamento do biogs. A modalidade consiste das instalaes para a infra-estrutura do aterro e equipamentos, incluindo os seguintes itens: Encerramento de lixes / remediao de lixes. Aterros sanitrios convencionais, que eventualmente

podero envolver projeto adicional de instalaes para coleta e tratamento do biogs.


Aterros sanitrios de pequeno porte ASPP.

b) implantao ou adequao de Unidades de tratamento de resduos slidos domiciliares RDO (frao seca), compondo a infra-estrutura para a coleta seletiva. A modalidade inclui instalaes fsicas e equipagem de: Centrais de Triagem, manejo industrial de materiais reciclveis. ou pr-processamento

Galpes de Triagem para coleta seletiva e processamento de reciclveis (a serem operados por cooperativas ou associaes de catadores). Pontos de Entrega Voluntria PEV para materiais reciclveis. Pontos de Entrega Voluntria adequados aos municpios de menor porte - PEV Central. c) Implantao ou adequao de Unidade de tratamento de resduos slidos domiciliares RDO e de origem pblica RSP(frao orgnica) - unidades de compostagem, d) implantao de unidades de transferncia intermediria (estaes de transbordo) de resduos slidos domiciliares RDO e de origem pblica RSP, A Unidade de transferncia intermediria poder ser simplificada ou com sistema de compactao, possibilitando que os resduos nela processados sejam encaminhados para uma disposio final em aterro sanitrio consorciado, e) implantao ou adequao de projetos de resduos de construo e demolio e resduos volumosos - RCD, incluindo instalaes fsicas e equipagem de unidades para coleta recepo, triagem, acondicionamento e reciclagem de pequenas geraes de RCD (de responsabilidade pblica), conforme Resoluo 307/02 do CONAMA . A modalidade inclui:

21

Pontos de entrega voluntria - PEV para RCD em rede compartilhada com a coleta seletiva de resduos domiciliares; reas de Triagem e Transbordo ATT; e Aterros de RCD classe A. 9.3.1.4) Para a Elaborao de Projetos de Manejo de guas Pluviais urbanas: a) b) c) reservatrio de amortecimento de cheias; urbanizao de Parque linear ribeirinho; parque isolado associado a reservatrio de amortecimento de cheias ou rea para infiltrao de guas pluviais; d) e) f) g) h) i) j) k) l) recuperao de reas midas (vrzeas); banhados construdos (wetlands); restaurao de margens; recomposio de vegetao ciliar; renaturalizao de rios ou crregos; conteno de encostas instveis10; bacias de conteno de sedimentos; dissipadores de energia; adequao de canais para retardamento do escoamento incluindo: soleiras submersas; degraus; aumento da rugosidade do revestimento; ampliao da seo e reduo da declividade; m) n) o) desassoreamento de rios e canais; sistema de galerias de guas pluviais; canalizao de crregos quando associada a obras e aes no-estruturais que priorizem a reteno, o retardamento e a infiltrao das guas pluviais;
10

Para obras de conteno de encostas o nvel aceitvel corresponde aos coeficientes de segurana admitidos pelas normas da ABNT.

22

p) q)

sistemas para reuso das guas pluviais; obras complementares s modalidades acima especificadas, conforme definido no Manual do Programa Drenagem Urbana Sustentvel, disponibilizado no site do Ministrio das Cidades.

9.3.1.5) Para a Elaborao de Projetos de Desenvolvimento Institucional e Melhoria da Eficincia do Sistema, devero ser seguidas as orientaes presentes no Manual de Operao do Programa de Apoio Estruturao e Revitalizao de Prestadores Pblicos de Servios de Saneamento Bsico do Ministrio das Cidades. 9.3.1.6) Para elaborao de Plano de Saneamento Bsico, devero ser observadas as orientaes contidas no Anexo V - Diretrizes para a definio da poltica e elaborao de planos de saneamento bsico. 9.3.1.7) Para elaborao de Projetos de Saneamento Integrado devero ser seguidas as recomendaes das modalidades de projetos especficos, conforme o caso.

9.3.2) PRODUTOS Os produtos finais das Aes descritas no presente manual, em quaisquer das modalidades previstas, so o Projeto Bsico e/ou Projeto Executivo e/ou Projeto de Desenvolvimento Institucional e/ou Plano de Saneamento Bsico. So considerados produtos preliminares os Estudos de concepo e Relatrios de servios topogrficos e geotcnicos os quais podem no fazer parte do escopo contratado/compromissado caso o proponente j os possua. Os produtos devero ser compostos, exclusivamente, pelos itens abaixo discriminados. 9.3.2.1) Para Elaborao de Projetos de Abastecimento de gua: a) Produto 1 Estudo de Concepo; b) Produto 2 Projeto Bsico do Sistema de Abastecimento de gua; c) Produto 3 Projeto Executivo do Sistema de Abastecimento de gua; d) Produto 4 Relatrio dos Servios Topogrficos e Geotcnicos;

23

e) Produto 5 - Projetos de Desenvolvimento Institucional e melhoria da eficincia do sistema. 9.3.2.2) Para Elaborao de Projetos de Esgotamento Sanitrio: a) Produto 1 Estudo de Concepo; b) Produto 2 Projeto Bsico do Sistema de Esgotamento Sanitrio; c) Produto 3 Projeto Executivo Sistema de Esgotamento Sanitrio. d) Produto 4 Relatrio dos Servios Topogrficos e Geotcnicos; e) Produto 5 - Projetos de Desenvolvimento Institucional e melhoria da eficincia do sistema. 9.3.2.3) Para Elaborao de Projetos de Manejo de Resduos Slidos: a) b) Produto 1 Estudo de Concepo; Produto 2 Projeto Bsico do Sistema de Disposio Final e Tratamento de Resduos Slidos; c) Produto 3 Projeto Executivo Sistema de Disposio Final e Tratamento de Resduos Slidos. d) e) Produto 4 Relatrio dos Servios Topogrficos e Geotcnicos; Produto 5 - Projetos de Desenvolvimento Institucional e melhoria da eficincia do sistema. 9.3.2.4) Para Elaborao de Projetos de Manejo de guas Pluviais Urbanas: a) Produto 1 Estudo de Concepo; b) Produto 2 Projeto Bsico do Sistema de Manejo de guas Pluviais Urbanas; c) Produto 3 Relatrio dos Servios Topogrficos, Geotcnicos e Hidrolgicos; d) Produto 4 Projeto Executivo do Sistema de Manejo de guas Pluviais Urbanas. 9.3.2.4) Para Elaborao de Projetos de Saneamento Integrado: a) Produtos de acordo com o tipo de modalidade apoiada; 9.3.2.5) Para Elaborao de Plano de Saneamento Bsico:

24

a) Produto 1- Planejamento do processo de elaborao da Poltica e do Plano, incluindo entre outros o plano de mobilizao social, formulao preliminar dos princpios, diretrizes e objetivos, elaborao do projeto do plano, de termos de referencia para contratao e definio de cronograma para elaborao do plano b) Produto 2 - Elaborao do diagnstico da situao local, com a devida caracterizao do municpio, do ambiente, da prestao do servios de saneamento e com os diagnsticos da situao da poltica local do setor saneamento e dos setores relacionados ao saneamento c) Produto 3 - Elaborao de prognstico e alternativas para universalizao dos servios de saneamento d) Produto 4 - Concepo de programas, projetos e aes necessrias para atingir os objetivos e metas para universalizao do saneamento e) Produto 5 - Elaborao de mecanismos e procedimentos de controle social e dos instrumentos para o monitoramento e avaliao sistemtica da eficincia, eficcia e efetividade das aes programadas f) Produto 6 - Elaborao do sistema municipal de informaes do Saneamento Bsico g) Produto 7 - Relatrio final do Plano Municipal de Saneamento Bsico

25

PARTE III - CONTATOS EM CASO DE DVIDA

MINISTRIO DAS CIDADES SAUS, Quadra 01, Lote 1/6, Bloco H, 8 andar Edifcio Telemundi II CEP: 70.070-010 - Braslia DF Telefone: (0XX61) 2108-1414 FAX: (0XX61) 2108-1144 E-mail: saneamento_ogu@cidades.gov.br Internet: http://www.cidades.gov.br

CAIXA ECONOMICA FEDERAL Superintendncia Nacional de Repasses - SUREP Setor Bancrio Sul, Quadra 04, Lotes 3 /4, 11 andar CEP 70.092-900 - Braslia - DF Telefones: (0XX61) 3206-8111 ou 3206-9341 E-mail: genoa@caixa.gov.br Internet: http://www.caixa.gov.br

AGNCIAS E ESCRITRIOS DE NEGCIOS DA CAIXA Encontrados em todo o territrio nacional

26

ANEXO I Municpios enquadrados no Grupo 1 e indicao dos que no enviaram informaes ao SNIS/2008.

IBGE

UF

MUNICPIO

Sigla do prestador de servio SAAE COSANPA COMPESA CAEMA SANEPAR SANEAGO SANEAGO SANEPAR SAAE SANEAGO SANEPAR COSANPA CORSAN DAEAMERICANA COSANPA SANEAGO CEDAE SANEAGO SANEPAR CAGECE DESO DAEA COMPESA SANEATINS SAE CASAL SANEPAR DAAE SAEMA * COMPESA CAJ SANEPAR CAERD CORSAN SAEAN SABESP SAAE SAAE DAEB COPASA EMASA

IN049 ndice de perdas na distribuio (percentual) 20,0 38,8 71,8 65,7 22,7 25,7 31,4 25,1 38,5 31,6 48,3 38,6 29,5 50,2 42,6 48,6 55,8 26,8 32,1 7,9 51,3 46,1 74,4 31,2 40,5 29,9 23,5 35,0 38,3 43,3 51,9 73,6 38,1 58,0 40,4 40,2 32,5 37,3 35,6 0,9 41,3 -17,2

410230 210140 310560 150130 210160 330030 330040 290320 350550 350570 350600 250180 150140 330045 310620 260170 150150 430210 350635 310670 350650 350660 420240 140010 410310 350750 150170 350760 530010 150180 310900 420290 310930 310945 520400 260290 330070 510250 430310 320120 110004 311000 350900 350920 290570 260345

PR MA MG PA MA RJ RJ BA SP SP SP PB PA RJ MG PE PA RS SP MG SP SP SC RR PR SP PA SP DF PA MG SC MG MG GO PE RJ MT RS ES RO MG SP SP BA PE

Balsa Nova Balsas Barbacena Barcarena Barra do Corda Barra do Pira Barra Mansa Barreiras Barretos Barueri Bauru Bayeux Belm Belford Roxo Belo Horizonte Belo Jardim Benevides Bento Gonalves Bertioga Betim Birigui Biritiba-Mirim Blumenau Boa Vista Bocaiva do Sul Botucatu Bragana Bragana Paulista Braslia Breves Brumadinho Brusque Buritis Cabeceira Grande Cabeceiras Cabo de Santo Agostinho Cabo Frio Cceres Cachoeirinha Cachoeiro de Itapemirim Cacoal Caet Caieiras Cajamar Camaari Camaragibe

SANEPAR SAAE DEMASA * CAEMA SMOAE SAAE-BM EMBASA SAAEB SABESP DAE CAGEPA COSANPA CEDAE COPASA COMPESA SAAE CORSAN SABESP COPASA SAEB SABESP SAMAE CAER SANEPAR SABESP COSANPA SABESP CAESB COSANPA COPASA SAMAE COPASA SANECAB SANEAGO COMPESA PROLAGOS PM CORSAN FOZ SAAEC SAAE SABESP SABESP EMBASA COMPESA

18,6 29,4 57,7 40,1 71,2 47,5 43,9 20,6 23,0 58,0 37,7 70,7 44,8 55,1 33,9 53,0 0,0 46,4 43,7 38,6 58,3 25,4 25,2 51,0 37,8 41,7 42,2 30,1 30,0 63,3 29,9 38,5 14,6 30,0 36,2 58,5

520010 150010 260005 210005 410020 520017 520025 410030 290070 520030 410040 150060 430060 350160 150080 520110 330010 520140 410140 230100 280030 350280 260105 170210 310350 270030 410150 350320 350330 430087 260110 330020 410180 110002 430110 350380 350390 350410 210120 430160 310500 420200

GO PA PE MA PR GO GO PR BA GO PR PA RS SP PA GO RJ GO PR CE SE SP PE TO MG AL PR SP SP RS PE RJ PR RO RS SP SP SP MA RS MG SC

Abadinia Abaetetuba Abreu e Lima Aailndia Adrianpolis gua Fria de Gois guas Lindas de Gois Agudos do Sul Alagoinhas Alexnia Almirante Tamandar Altamira Alvorada Americana Ananindeua Anpolis Angra dos Reis Aparecida de Goinia Apucarana Aquiraz Aracaju Araatuba Araoiaba Araguana Araguari Arapiraca Arapongas Araraquara Araras Araric Araripina Araruama Araucria Ariquemes Arroio dos Ratos Artur Nogueira Aruj Atibaia Bacabal Bag Baldim Balnerio Cambori

37,7 27,4 36,3 17,9 20,7 18,5 71,7 46,5 81,8

27

150210 250400 410400 350950 430390 500270 410420 410425 330100 290650 230280 430460 430468 311250 351060 320130 260410 230350 410480 150240 520510 351110 230370 210300 430510 410520 210320 420420 430535 230395 520549 520551 210330 320150 410580 311787 311830 311860 410620 311940 500320 520580 351280 351300 230410 230420 420460 520620 120020 351350 510340 410690

PA PB PR SP RS MS PR PR RJ BA CE RS RS MG SP ES PE CE PR PA GO SP CE MA RS PR MA SC RS CE GO GO MA ES PR MG MG MG PR MG MS GO SP SP CE CE SC GO AC SP MT PR

Camet Campina Grande Campina Grande do Sul Campinas Campo Bom Campo Grande Campo Largo Campo Magro Campos dos Goytacazes Candeias Canind Canoas Capela de Santana Capim Branco Carapicuba Cariacica Caruaru Cascavel Cascavel Castanhal Catalo Catanduva Caucaia Caxias Caxias do Sul Cerro Azul Chapadinha Chapec Charqueadas Chorozinho Cidade Ocidental Cocalzinho de Gois Cod Colatina Colombo Confins Conselheiro Lafaiete Contagem Contenda Coronel Fabriciano Corumb Corumb de Gois Cosmpolis Cotia Crates Crato Cricima Cristalina Cruzeiro do Sul Cubato Cuiab Curitiba

SAAE CAGEPA SANEPAR SANASA CORSAN AG SANEPAR SANEPAR CAP EMBASA SAAE CORSAN CORSAN COPASA SABESP CESAN COMPESA CAGECE SANEPAR COSANPA SAE SAEC CAGECE SAAE SAMAE SANEPAR CAEMA CASAN CORSAN CAGECE SANEAGO SANEAGO * SANEAR SANEPAR COPASA COPASA COPASA SANEPAR COPASA SANESUL SAAE DAE SABESP CAGECE * CASAN SANEAGO DEAS SABESP SANECAP SANEPAR

14,6 46,6 23,0 21,8 6,2 43,0 38,1 28,7 28,2 44,1 27,3 60,4 8,8 37,8 38,6 62,6 64,8 11,4 31,5 59,3 31,9 30,9

351380 291005 312230 430640 500370 412863 330170 430676 351500 351510 351515 312410 430760 430770 291072 230428 410765 291080 351570 312600 420540 520800 230440

SP BA MG RS MS PR RJ RS SP SP SP MG RS RS BA CE PR BA SP MG SC GO CE PR SP SP SP PE RS PE GO MG PE RS RS CE BA RJ ES PR SP SP SP SP TO SP CE SP MG MG PE CE

Diadema Dias d'vila Divinpolis Dois Irmos Dourados Doutor Ulysses Duque de Caxias Eldorado do Sul Embu Embu-Guau Engenheiro Coelho Esmeraldas Estncia Velha Esteio Eunpolis Eusbio Fazenda Rio Grande Feira de Santana Ferraz de Vasconcelos Florestal Florianpolis Formosa Fortaleza Foz do Iguau Franca Francisco Morato Franco da Rocha Garanhuns Glorinha Goiana Goinia Governador Valadares Gravat Gravata Guaba Guaiba Guanambi Guapimirim Guarapari Guarapuava Guararema Guaratinguet Guaruj Guarulhos Gurupi Holambra Horizonte Hortolndia Ibirit Igarap Igarassu Iguatu

SANED EMBASA COPASA CORSAN SANESUL SAMAE CEDAE CORSAN SABESP SABESP DAE COPASA CORSAN CORSAN EMBASA CAGECE SANEPAR EMBASA SABESP COPASA CASAN SANEAGO CAGECE SANEPAR SABESP SABESP SABESP COMPESA CORSAN COMPESA SANEAGO SAAE COMPESA CORSAN CORSAN CAGECE EMBASA

49,8 50,9 26,6 36,2 55,9 0,0 62,1 53,4 26,9 -9,8 44,0 19,4 28,3 14,6 16,2 34,4 28,9 39,3 34,5 35,4 36,0 38,7 31,4 38,6 29,5 52,9 47,9 55,1 27,4 65,9 26,3 54,9 60,8 47,5 47,9 10,7 19,7 15,0

59,4 57,6 32,3 66,6 55,3 27,0 22,2 51,5 31,4 63,8 40,3 56,7 33,3 34,2 39,4 29,6 53,5 61,1 25,5 29,2 33,3 38,3 34,4 34,1 45,5 67,6 31,7 51,7 37,9

410830 351620 351630 351640 260600 430905 260620 520870 312770 260640 430920 430930 230495 291170 330185 320240 410940 351830 351840 351870 351880 170950 351905 230523 351907 312980 313010 260680 230550

CESAN SANEPAR SABESP SAEG SABESP SAAE SANEATINS DAE CAGECE SABESP COPASA COPASA COMPESA SAAE

31,2 21,2 32,2 45,4 56,8 58,3 23,1 48,4 31,2 49,4 38,0 47,9 68,7 39,7

28

260760 291360 210530 352050 313130 260720 280290 313170 330190 291480 130190 330200 313220 230625 150360 420820 352210 291610 352220 411125 352230 352250 230640 260775 352310 313370 352340 352390 521150 431080 260790 313460 352440 291750 352470 352500 330227 420890 521190 352530 291800 110012 250750 420910 313665 291840 230730 313670 352590 352620 280350 420930

PE BA MA SP MG PE SE MG RJ BA AM RJ MG CE PA SC SP BA SP PR SP SP CE PE SP MG SP SP GO RS PE MG SP BA SP SP RJ SC GO SP BA RO PB SC MG BA CE MG SP SP SE SC

Ilha de Itamarac Ilhus Imperatriz Indaiatuba Ipatinga Ipojuca Itabaiana Itabira Itabora Itabuna Itacoatiara Itagua Itaguara Itaitinga Itaituba Itaja Itanham Itaparica Itapecerica da Serra Itaperuu Itapetininga Itapevi Itapipoca Itapissuma Itaquaquecetuba Itatiaiuu Itatiba Itu Itumbiara Ivoti Jaboato dos Guararapes Jaboticatubas Jacare Jacobina Jaguarina Jandira Japeri Jaragu do Sul Jata Ja Jequi Ji-Paran Joo Pessoa Joinville Juatuba Juazeiro Juazeiro do Norte Juiz de Fora Jundia Juquitiba Lagarto Lages

COMPESA EMBASA CAEMA SAAE COPASA COMPESA DESO SAAE CEDAE EMASA SAAE CEDAE SAAE CAGECE COSANPA SEMASA SABESP EMBASA SABESP SANEPAR SABESP SABESP CAGECE COMPESA SABESP COPASA SABESP ADI SANEAGO CORSAN COMPESA COPASA SAAE EMBASA SESB SABESP CEDAE SAMAE SANEAGO SAEMJA EMBASA CAERD CAGEPA CAJ COPASA SAAE CAGECE CESAMA DAEJUNDIAI SABESP DESO SEMASA

85,0 53,4 62,9 39,0 48,1 63,3 51,9 29,3 55,7 16,0 61,1 53,5 31,4 47,7 4,6 18,2 48,6 44,9 58,1 52,3 42,5 42,5 33,7 72,1 50,6 27,8 43,9 50,5 44,5 43,2 68,6 35,3 43,4 28,1 37,4 49,3 0,0 34,0 49,0 35,2 27,3 45,5 47,4 51,1 28,6 40,0 43,0 28,3 34,9 35,4 52,3 47,8

313760 411320 291920 352690 320320 411370 521250 330240 160030 270430 291992 330250 352850 130250 130260 411430 330260 150420 230765 230770 330270 352900 411520 314015 150442 292100 314070 314110 352940 330285 521305 353060 353070 353110 353180 431240 314330 260940 240800 240810 330320 330330 280480 330340 431306 330350 314480 353340 431337 313660 521523 431340

MG PR BA SP ES PR GO RJ AP AL BA RJ SP AM AM PR RJ PA CE CE RJ SP PR MG PA BA MG MG SP RJ GO SP SP SP SP RS MG PE RN RN RJ RJ SE RJ RS RJ MG SP RS MG GO RS

Lagoa Santa Lapa Lauro de Freitas Limeira Linhares Londrina Luzinia Maca Macap Macei Madre de Deus Mag Mairipor Manacapuru Manaus Mandirituba Mangaratiba Marab Maracana Maranguape Maric Marlia Maring Mrio Campos Marituba Mata de So Joo Mateus Leme Matozinhos Mau Mesquita Mimoso de Gois Mogi das Cruzes Mogi Guau Mongagu Monte Mor Montenegro Montes Claros Moreno Mossor Natal Nilpolis Niteri Nossa Senhora do Socorro Nova Friburgo Nova Hartz Nova Iguau Nova Lima Nova Odessa Nova Santa Rita Nova Unio Novo Gama Novo Hamburgo

COPASA SANEPAR EMBASA ADL SAAE SANEPAR SANEAGO CEDAE CAESA CASAL EMBASA CEDAE SABESP SAAE ADA SANEPAR CEDAE COSANPA CAGECE CAGECE CEDAE DAEM SANEPAR COPASA COSANPA EMBASA COPASA COPASA SAMA CEDAE SANEAGO SEMAE SAMAE SABESP SABESP CORSAN COPASA COMPESA CAERN CAERN CEDAE CAN DESO ANF * CEDAE COPASA CODEN CORSAN COPASA SANEAGO COMUSA

37,1 24,2 47,7 16,6 28,0 35,8 39,8 34,1 69,4 68,4 47,3 31,9 50,2

63,3 24,3 27,5 3,4

29,3 21,5 48,6 28,1 18,7 59,5 40,0 39,5 35,5 -8,4 75,5 44,9 58,7 52,1 35,2 33,3 39,1 44,7 60,8

18,2 34,9 63,2 38,2 43,3 60,1 36,1 48,0 31,2 32,9 39,3 49,9

29

260960 353440 353470 230960 230970 210750 521560 421190 172100 270630 330360 150550 411820 150553 130340 220770 240325 431405 431410 314790 251080 314800 353650 261070 292400 353710 314930 431440 353760 261110 330390 220800 353800 231085 411915 210860 353870 353910 411950 521730 521760 353980 315180 292520 411990 500660 431480 431490 292530 110020 315250 354100

PE SP SP CE CE MA GO SC TO AL RJ PA PR PA AM PI RN RS RS MG PB MG SP PE BA SP MG RS SP PE RJ PI SP CE PR MA SP SP PR GO GO SP MG BA PR MS RS RS BA RO MG SP

Olinda Osasco Ourinhos Pacajus Pacatuba Pao do Lumiar Padre Bernardo Palhoa Palmas Palmeira dos ndios Paracambi Paragominas Paranagu Parauapebas Parintins Parnaba Parnamirim Parob Passo Fundo Passos Patos Patos de Minas Paulnia Paulista Paulo Afonso Pedreira Pedro Leopoldo Pelotas Perube Petrolina Petrpolis Picos Pindamonhangaba Pindoretama Pinhais Pinheiro Piracicaba Pirapora do Bom Jesus Piraquara Pirenpolis Planaltina Po Poos de Caldas Pojuca Ponta Grossa Ponta Por Porto Porto Alegre Porto Seguro Porto Velho Pouso Alegre Praia Grande

COMPESA SABESP SAE CAGECE CAGECE CAEMA SANEAGO * SANEATINS CASAL CEDAE Sanepar APSA SAAEP SAAE AGESPISA CAERN CORSAN CORSAN SAAE CAGEPA COPASA SABESP COMPESA EMBASA DAE COPASA SANEP SABESP COMPESA AI AGESPISA SABESP SAAE SANEPAR CAEMA SEMAE SABESP SANEPAR SANEAGO SANEAGO SABESP DMAE EMBASA SANEPAR SANESUL CORSAN DMAE EMBASA CAERD COPASA SABESP

70,2 35,4 51,3 32,3 35,8 56,7 52,9 34,8 37,8 44,3 53,5 32,4 59,9 6,3 0,0 68,1

354140 412080 330414 412120 231130 231140 315390 261160 330420 315460 354330 354340 315480 120040 412220 354390 330455

SP PR RJ PR CE CE MG PE RJ MG SP SP MG AC PR SP RJ RS SP MG GO MT MG SP SP BA PA SP PE RS MA SP MG MA RS PB AP SP PA SP RS BA SP GO SP SP SP SP SE BA

Presidente Prudente Quatro Barras Queimados Quitandinha Quixad Quixeramobim Raposos Recife Resende Ribeiro das Neves Ribeiro Pires Ribeiro Preto Rio Acima Rio Branco Rio Branco do Sul Rio Claro Rio de Janeiro Rio Grande Rio Grande da Serra Rio Manso Rio Verde Rondonpolis Sabar Salespolis Salto Salvador Santa Brbara do Par Santa Brbara d'Oeste Santa Cruz do Capibaribe Santa Cruz do Sul Santa Ins Santa Isabel Santa Luzia Santa Luzia Santa Maria Santa Rita Santana Santana de Parnaba Santarm Santo Andr Santo Antnio da Patrulha Santo Antnio de Jesus Santo Antnio de Posse Santo Antnio do Descoberto Santos So Bernardo do Campo So Caetano do Sul So Carlos So Cristvo So Francisco do Conde

SABESP SANEPAR CEDAE SANEPAR CAGECE SAAE COPASA COMPESA CAAN COPASA SABESP DAERP DAE SAERB DAE DAAE CEDAE CORSAN SABESP COPASA SANEAGO SANEAR COPASA SABESP SAE EMBASA SAE DAE COMPESA CORSAN CAEMA DAE COPASA CAEMA CORSAN CAGEPA CAESA SABESP COSANPA SEMASA CORSAN EMBASA DAE SANEAGO SABESP SABESP DAE SAAE DESO EMBASA

36,1 53,3 60,9 30,3 32,9 5,4 37,4 66,3 34,0 44,9 40,7 50,0 30,0 75,7 6,8 36,0 34,3 40,2 15,9 16,9 43,1 48,1 51,1 16,8 42,8 48,7 20,0 34,2 51,5 58,1 66,1 55,7 43,4 96,3 44,5 57,3 72,6 36,2 96,2 25,2 31,8 24,4 36,0 29,4

27,5 54,1 25,7 53,8 19,2 47,3 74,0 40,6 44,6 39,7 46,1 36,5 59,8 31,8 58,3 40,5 18,1 43,6 72,4 44,1 21,0 43,2 37,2 32,5 45,6 43,2 19,4 22,9 49,7 50,1 30,8 27,9 77,5 34,3 51,3

431560 354410 315530 521880 510760 315670 354500 354520 292740 150635 354580 261250 431680 210990 354680 315780 211000 431690 251370 160060 354730 150680 354780 431760 292870 354800 521975 354850 354870 354880 354890 280670 292920

48,4 23,9 52,4 46,5 42,2

30

330490 241200 231240 431840 330510 316292 421660 316295 211120 354980 354990 412550 431870 261370 354995 211130 320490 355030 292950 355100 431990 432000 316553 522045 293010 330555 320500 261390 293050 355170 316720 293070 510790 231290 355220 355240 355250 355280 150795 510795 330575 432120 316830

RJ RN CE RS RJ MG SC MG MA SP SP PR RS PE SP MA ES SP BA SP RS RS MG GO BA RJ ES PE BA SP MG BA MT CE SP SP SP SP PA MT RJ RS MG

So Gonalo So Gonalo do Amarante So Gonalo do Amarante So Jernimo So Joo de Meriti So Joaquim de Bicas So Jos So Jos da Lapa So Jos de Ribamar So Jos do Rio Preto So Jos dos Campos So Jos dos Pinhais So Leopoldo So Loureno da Mata So Loureno da Serra So Lus So Mateus So Paulo So Sebastio do Pass So Vicente Sapiranga Sapucaia do Sul Sarzedo Senador Canedo Senhor do Bonfim Seropdica Serra Serra Talhada Serrinha Sertozinho Sete Lagoas Simes Filho Sinop Sobral Sorocaba Sumar Suzano Taboo da Serra Tailndia Tangar da Serra Tangu Taquara Taquarau de Minas

CEDAE SAAE CAGECE CORSAN CEDAE COPASA CASAN COPASA CAEMA SeMAE SABESP SANEPAR SEMAE COMPESA SABESP CAEMA * SABESP EMBASA SABESP CORSAN CORSAN COPASA SMS EMBASA CEDAE CESAN COMPESA EMBASA SAEMAS SAAE EMBASA SAAES SAAE SAAE DAE SABESP SABESP COSANPA SAMAE CEDAE CORSAN COPASA

18,8 24,8 28,6 43,6 39,9 29,2 36,8 52,2 68,4 37,7 39,4 49,8 46,6 76,0 37,6 69,1 37,3 37,9 20,1 54,5 41,8 53,8 35,9 50,9 19,0 61,3 33,5 66,5 33,1 51,5 34,0 41,0 25,9 33,0 39,1 56,8 48,3 33,6 -68,9 16,0 64,1 24,2 25,1

355400 355410 293135 316860 221100 330580 412760 211220 412770 500830 522140 432200 150810 412788 317010 317020 317040 432240 293290 355620 522185 355645 317070 510840 355650 293320 317120 432300 522220 320520 355670 320530 293330 261640 330630 355700

SP SP BA MG PI RJ PR MA PR MS GO RS PA PR MG MG MG RS BA SP GO SP MG MT SP BA MG RS GO ES SP ES BA PE RJ SP

Tatu Taubat Teixeira de Freitas Tefilo Otoni Teresina Terespolis Tijucas do Sul Timon Toledo Trs Lagoas Trindade Triunfo Tucuru Tunas do Paran Uberaba Uberlndia Una Uruguaiana Valena Valinhos Valparaso de Gois Vargem Grande Paulista Varginha Vrzea Grande Vrzea Paulista Vera Cruz Vespasiano Viamo Vila Boa Vila Velha Vinhedo Vitria Vitria da Conquista Vitria de Santo Anto Volta Redonda Votorantim

SABESP SABESP EMBASA COPASA AGESPISA CEDAE SANEPAR SAAE SANEPAR SANESUL SANEAGO CORSAN * SANEPAR CODAU DMAE SAAE CORSAN SAAE DAEV SANEAGO SABESP COPASA DAE-VG SABESP EMBASA COPASA CORSAN SANEAGO CESAN SANEBAVI CESAN EMBASA COMPESA SAAE-VR SAAE

56,4 41,1 24,1 39,9 60,4 30,5 30,5 11,2 21,4 30,8 48,3 30,3 40,1 30,8 42,9 32,2 38,3 52,5 44,8 33,8 43,4 45,0 29,3 58,1 38,8 51,1 43,6 52,7 32,0 32,8 44,4 31,6 19,2 65,3 49,3 3,7

* Municpios que no apresentaram inform aes ao SNIS 2008.

31

Municpios enquadrados no Grupo 2 e indicao dos que no enviaram informaes ao SNIS/2008.

IBGE

UF

MUNICPIO

Sigla do prestador de servio CAGECE CAGECE CAERN CORSAN COSANPA COPASA AAF SAAE DAE CAGECE EMBASA SAAE SAMAE COPASA COMPESA SABESP * SABESP CAGECE * * CAEMA PM SAAEB COMPESA CASAN SAAE SAAE COSANPA EMBASA COMPESA CAEMA CAGEPA CASAN SABESP CORSAN CEDAE CAERN CAGEPA DEMAE CORSAN SANEPAR SEMAE SAAE DEMAE

IN049 ndice de perdas na distribuio (percentual) 24,0 24,9

290600 350960 410430 430450 420380 150220

BA SP PR RS SC PA PA SP MG RS PE BA PR MG BA RN PR AM BA SC MA AL RS BA SP MG RS PE SE BA RS SP PI MG PR MG SC GO MA CE PB SP SP SC CE PA RS SC

Campo Formoso Campo Limpo Paulista Campo Mouro Canguu Canoinhas Capanema Capito Poo Caraguatatuba Caratinga Carazinho Carpina Casa Nova Castro Cataguases Catu Cear-Mirim Cianorte Coari Conceio do Coit Concrdia Coroat Coruripe Cruz Alta Cruz das Almas Cruzeiro Curvelo Erechim Escada Estncia Euclides da Cunha Farroupilha Fernandpolis Floriano Formiga Francisco Beltro Frutal Gaspar Goiansia Graja Granja Guarabira Ibitinga Ibina Iara Ic Igarap-Miri Iju Indaial

EMBASA SABESP SANEPAR CORSAN CASAN COSANPA COSANPA SABESP COPASA CORSAN COMPESA SAAE SANEPAR COPASA SAAE SAAE SANEPAR * EMBASA CASAN * CASAL CORSAN EMBASA * COPASA CORSAN COMPESA SAAE EMBASA CORSAN SABESP AGESPISA SAAE SANEPAR COPASA SAMUSA SANEAGO SAAE SAAE CAGEPA SAAE SABESP SAMAE SAAE COSANPA CORSAN CASAN

22,8 46,7 20,8 22,8 36,4 76,6 58,7 44,6 30,7 47,8 67,2 63,2 17,3 24,3 67,1 12,4 17,8 60,2 35,0 61,6 63,8 44,2 50,3 14,0 38,1 40,7 43,6 78,5 61,2 26,5 44,4 22,2 41,1 0,0 8,2 26,8 17,2 31,8 6,4 5,6 26,8 52,3 50,6 46,6 13,5 50,8 53,0 38,5

230020 230030 240020 430040 150040 310160 510025 350190 350210 230110 290210 320060 420140 310400 260120 350400 270040 350450 230190 290270 510180 210170 350590 350610 260190 420230 230240 290390 150178 290460 260280 210232 250320 420300 350850 430300 330080 240200 250370 520450 430350 410370 420320 230260 311120

CE CE RN RS PA MG MT SP SP CE BA ES SC MG PE SP AL SP CE BA MT MA SP SP PE SC CE BA PA BA PE MA PB SC SP RS RJ RN PB GO RS PR SC CE MG

Acara Acopiara Au Alegrete Alenquer Alfenas Alta Floresta Amparo Andradina Aracati Araci Aracruz Ararangu Arax Arcoverde Assis Atalaia Avar Barbalha Barra Barra do Garas Barreirinhas Batatais Bebedouro Bezerros Biguau Boa Viagem Bom Jesus da Lapa Breu Branco Brumado Buque Buriticupu Cabedelo Caador Caapava Cachoeira do Sul Cachoeiras de Macacu Caic Cajazeiras Caldas Novas Camaqu Camb Cambori Camocim Campo Belo

59,7 73,9 21,3 28,7 45,8 53,4 42,5 9,3 35,3 26,7 31,7 62,9 27,6 57,7 31,0 58,5 37,1 41,0 64,7 32,1 48,8 68,8 29,4 43,2 38,6 55,9 26,6 60,3 86,2 44,7 53,9 38,7 40,5 0,0

150230 351050 311340 430470 260400 290720 410490 311530 290750 240260 410550 130120 290840 420430 210360 270230 430610 290980 351340 312090 430700 260520 280210 291070 430790 351550 220390 312610 410840 312710 420590 520860 210480 230470 250630

66,1 32,8 44,9 36,7

351960 351970 420700 230540 150330

28,7 55,9

431020 420750

32

291400 411070 291460 291470 313240 291560 210540 330220 291640 352240 352260 352320 313380 313420 352430 150380 313510 313520 110011 313620 420940 431140 313820 352670 352680 313840 260890 230760 352710 352720 291955 240710 421010 313940 314000 352930 353030 353050 353080 150470 150480 292150 230870 314390 421130 314520 150506 353390 150530 260990 314610 261000

BA PR BA BA MG BA MA RJ BA SP SP SP MG MG SP PA MG MG RO MG SC RS MG SP SP MG PE CE SP SP BA RN SC MG MG SP SP SP SP PA PA BA CE MG SC MG PA SP PA PE MG PE

Ipir Irati Irec Itaberaba Itajub Itamaraju Itapecuru Mirim Itaperuna Itapetinga Itapeva Itapira Itarar Itana Ituiutaba Jaboticabal Jacund Janaba Januria Jaru Joo Monlevade Laguna Lajeado Lavras Leme Lenis Paulista Leopoldina Limoeiro Limoeiro do Norte Lins Lorena Lus Eduardo Magalhes Macaba Mafra Manhuau Mariana Mato Mirassol Mococa Moji Mirim Moju Monte Alegre Monte Santo Morada Nova Muria Navegantes Nova Serrana Novo Repartimento Olmpia Oriximin Ouricuri Ouro Preto Palmares

EMBASA SANEPAR EMBASA EMBASA COPASA EMBASA CAEMA CEDAE SAAE SABESP SAAE SABESP SAAE SAE SAAEJ COSANPA COPASA COPASA CAERD DAE CASAN CORSAN COPASA SAECIL PM COPASA COMPESA SAAE SABESP SABESP EMBASA CAERN CASAN SAAE SAAE CAEMA

15,7 27,2 24,1 32,8 18,4 31,2 67,7 50,0 30,8 46,8 31,6 39,9 0,2 28,5 45,8 11,9 8,4 20,2 43,5 28,5 33,1 40,6 28,7 61,3 46,1 26,1 70,5 39,6 18,5 48,7 21,0

314710 314700 411840 411850 314810 353730 270670 261090 315120 353930 220840 315210 354070 412060 150613 354260 330430 330452 421480 270770 412240 110028 231180 261220 150650 431720 150670 431710 431740 292860 431750 421580

MG MG PR PR MG SP AL PE MG SP PI MG SP PR PA SP RJ RJ SC AL PR RO CE PE PA RS PA RS RS BA RS SC RS PA MG RS SP MG SP AL RJ SP SP MG RJ PR MT PB PE SP CE AM

Par de Minas Paracatu Paranava Pato Branco Patrocnio Penpolis Penedo Pesqueira Pirapora Pirassununga Piripiri Ponte Nova Porto Ferreira Prudentpolis Redeno Registro Rio Bonito Rio das Ostras Rio do Sul Rio Largo Rolndia Rolim de Moura Russas Salgueiro Santa Isabel do Par Santa Rosa Santana do Araguaia Santana do Livramento Santiago Santo Amaro Santo ngelo So Bento do Sul So Borja So Flix do Xingu So Francisco So Gabriel So Joo da Boa Vista So Joo del Rei So Jos do Rio Pardo So Miguel dos Campos So Pedro da Aldeia So Roque So Sebastio So Sebastio do Paraso Saquarema Sarandi Sorriso Sousa Surubim Taquaritinga Tau Tef

COPASA COPASA SANEPAR SANEPAR DAEPA DAEP SAAE COMPESA SAAE SAEP AGESPISA DMAES SAEF SANEPAR PM SABESP CEDAE CEDAE CASAN CASAL SANEPAR CAERD CAGECE COMPESA SAAE CORSAN * DAE CORSAN EMBASA CORSAN SAMAE CORSAN COSANPA COPASA CORSAN SABESP COPASA DAE SAAE PROLAGOS SABESP SABESP COPASA CAJ SMSA AS * COMPESA SAAET CAGECE *

15,2 32,0 21,5 22,1 46,0 28,4 46,2 70,5 31,8 36,7 55,5 49,6 29,6 36,7 26,5 32,7 53,0 72,4 47,7 68,5 31,3 55,0 37,5 59,7 50,1 42,3 40,1 65,3 50,5 29,2 52,8 37,0 42,8 -11,7 22,9 33,5 24,6 37,9 58,4 18,2

41,6 37,1 39,2 39,5 47,3

431800 150730 316110 431830 354910 316250 354970 270860 330520 355060 355070 316470 330550 412625 510792 251620 261450 355370 231330 130420

SABESP SAAE COSANPA COSANPA EMBASA SAAE DEMSUR DAE COPASA COSANPA DAEMO COSANPA COMPESA SEMAE-OP SAAE

27,8 45,3 77,3 53,0 40,5 10,6 34,4 59,5 28,8 23,0 47,0 56,4 39,7 -0,9 51,7

58,4 51,9 17,6 19,7

9,7 49,4 76,3 41,3 24,1 60,2

33

412710 231340 261530 316870 231350 316930 316940 330600 421870 355500 316990 355540 412810

PR CE PE MG CE MG MG RJ SC SP MG SP PR

Telmaco Borba Tiangu Timbaba Timteo Trairi Trs Coraes Trs Pontas Trs Rios Tubaro Tup Ub Ubatuba Umuarama

SANEPAR CAGECE COMPESA COPASA CAGECE COPASA SAAE PM

19,1 17,7 71,8 47,4 34,1 32,7 38,6 38,2 18,5

412820 270930 432250 330610 432260 320510 317130 231410 110030 150830 355710

PR AL RS RJ RS ES MG CE RO PA SP

Unio da Vitria Unio dos Palmares Vacaria Valena Venncio Aires Viana Viosa Viosa do Cear Vilhena Viseu Votuporanga

SANEPAR SAAE CORSAN * CORSAN CESAN SAAE CAGECE SAAE COSANPA SAEV AMBIENTAL

33,2 37,5 35,8 38,4 18,2 55,8 35,7 26,3

SABESP COPASA SABESP SANEPAR

20,3 31,4 35,2 21,8

89,7 16,1

* Municpios que no apresentaram informaes ao SNIS 2008.

34

ANEXO II RELAO DE NORMAS TCNICAS BRASILEIRAS PARA PROJETOS DE GUA E ESGOTOS


A) NORMAS TCNICAS DA ABNT PROJETOS DE SISTEMAS DE ABASTECIMENTO DE GUA

NBR12211: Estudos de concepo de sistemas pblicos de abastecimento de gua NBR12212: Poo tubular - Projeto de poo tubular para captao de gua subterrnea NBR12213: Projeto de captao de gua de superfcie para abastecimento pblico NBR12215: Projeto de adutora de gua para abastecimento pblico NBR11185: Projeto de tubulaes de ferro fundido dctil centrifugado, para conduo de gua sob presso NBR15536-3: Sistemas para aduo de gua, coletores tronco, emissrios de esgoto sanitrio e guas pluviais - Tubos e conexes de plstico reforado de fibra de vidro (PRFV) NBR12214: Projeto de sistema de bombeamento de gua para abastecimento pblico NBR12216: Projeto de estao de tratamento de gua para abastecimento pblico NBR11799: Material filtrante - Areia, antracito e pedregulho NBR12217: Projeto de reservatrio de distribuio de gua para abastecimento pblico NBR12218: Projeto de rede de distribuio de gua para abastecimento pblico NBR12266: Projeto e execuo de valas para assentamento de tubulao de gua, esgoto ou drenagem urbana NBR12586: Cadastro de sistema de abastecimento de gua
B) NORMAS TCNICAS DA ABNT PROJETOS DE SISTEMAS DE ESGOTAMENTO SANITRIO

NBR9648: Estudo de concepo de sistemas de esgoto sanitrio NBR9800: Critrios para lanamento de efluentes lquidos industriais no sistema coletor pblico de esgoto sanitrio NBR9649: Projeto de redes coletoras de esgoto sanitrio NBR9814: Execuo de rede coletora de esgoto sanitrio NBR12266: Projeto e execuo de valas para assentamento de tubulao de gua, esgoto ou drenagem urbana

NBR12207: Projeto de interceptores de esgoto sanitrio NBR12208: Projeto de estaes elevatrias de esgoto sanitrio NBR12209: Projeto de estaes de tratamento de esgoto sanitrio NBR7367: Projeto e assentamento de tubulaes de PVC rgido para sistemas de esgoto sanitrio NBR15645: Execuo de obras de esgoto sanitrio e drenagem de guas pluviais utilizando-se tubos e aduelas de concreto
C) NORMAS TCNICAS DA ABNT PROJETOS DE MANEJO DE RESDUOS SLIDOS

NBR 13986: Aterros de resduos no perigosos Critrios para projeto, implantao e operao. NBR 15112: Resduos da construo civil e resduos volumosos - reas de transbordo e triagem - Diretrizes para projeto, implantao e operao. NBR 10157: Aterros de resduos perigosos - Critrios para projeto, construo e operao.

36

ANEXO III ORIENTAES PARA APOIO S LIGAES PREDIAIS E INTRADOMICILIARES


1. Objetiva-se com a presente orientao, estabelecer os procedimentos a serem observados na apresentao, pelo Proponente, e aprovao, pela mandatria, de projeto e implantao de ligaes prediais e intradomiciliares nas obras de Saneamento integrantes do Programa Servios Urbanos de gua e Esgotos, partindo-se das seguintes premissas: a. b. Admitir em qualquer caso, a possibilidade de repasse de recursos da Unio para implantao de ligaes prediais, domiciliares ou ramais prediais de gua ou esgotos. Admitir o repasse de recursos da Unio para implantao de ligaes intradomiciliares de gua ou esgotos somente para domiclios habitados por famlias de baixa renda, devidamente identificadas pelo inqurito sanitrio domiciliar.

2.

Das definies:

Para efeito desta orientao, devero ser consideradas as seguintes definies, conforme esquema representativo apresentado ao final deste texto: 2.1. Ligao predial, ligao domiciliar ou ramal predial: Sistema de Abastecimento de gua: trecho de tubulao localizado entre a rede de distribuio de gua e o hidrmetro residencial (inclusive). Sistema de Esgotamento Sanitrio: trecho de tubulao compreendido entre a ltima caixa de inspeo geral (inclusive) e o coletor pblico ou sistema particular.

2.2. Caixa de Inspeo (CI): caixa destinada a permitir a inspeo, limpeza, desobstruo, juno, mudanas de declividade e/ou direo das tubulaes de esgotamento sanitrio. 2.3. Ligao intradomiciliar: Sistema de Abastecimento de gua: trecho de tubulao compreendido entre o hidrmetro e a vlvula-bia do reservatrio. O reservatrio no integra os materiais componentes desta ligao. Sistema de Esgotamento Sanitrio: trechos de tubulao e elementos sanitrios externos edificao compreendidos at a ltima caixa de inspeo (exclusive).

2.4. Inqurito sanitrio domiciliar: levantamento das condies de saneamento de todos os domiclios existentes a serem contemplados na rea de abrangncia do projeto coletando as seguintes informaes cadastrais: Identificao do beneficirio - Data, endereo, nome do morador e nmero de habitantes e renda familiar; Abastecimento de gua existncia de banheiro, reservatrio, lavatrio, instalao hidrulica intradomiciliar, ligao intradomiciliar e ligao predial; Esgotamento Sanitrio existncia de banheiro, sistema precrio de destino de dejetos, ligao intradomiciliar e ligao predial; Identificao do Pesquisador, Empresa executora e Proponente.

2.5. Princpio da continuidade e contigidade: princpio atravs do qual os levantamentos de campo devem ser estabelecidos por meio de um fluxo lgico que considere terrenos vizinhos e seqenciais no contemplando os lotes vazios ou inabitados, abrangendo a rea de influncia das aes previstas no Termo de Compromisso/Contrato de Repasse.

37

2.6. Lista de Beneficirios: listagem de todos os domiclios submetidos ao Inqurito Sanitrio Domiciliar e selecionados para a instalao das ligaes intradomiciliares de gua e de esgotos, com nome e endereo completos dos moradores beneficirios, por rua e observando o princpio da continuidade e contigidade.

2.7. Cadastro de Beneficirios: indicao de todos os domiclios beneficirios, conforme listagem do item anterior, em Planta da Rede coletora ou de abastecimento de gua, parte dela ou croquis com vnculo explcito planta originria, na escala 1:10.000 identificada como tal. 2.8. Populao de baixa renda: populao que apresenta renda familiar de at R$ 1.395,00 (Hum mil, trezentos e noventa e cinco reais).

3.

Dos procedimentos:

O Proponente dever atender as seguintes orientaes para apresentao do projeto e aprovao das ligaes intradomiciliares junto mandatria do Ministrio das Cidades:

3.1. Prever a execuo de ligaes intradomiciliares, tanto de esgotamento sanitrio quanto de abastecimento de gua, exclusivamente para populao de baixa-renda. 3.2. Executar o Inqurito Sanitrio Domiciliar, especificamente, quanto existncia e condies das instalaes sanitrias e avaliao da renda familiar; 3.3. Elaborar a Lista de beneficirios limitada aos domiclios precrios e habitados por populao de baixa renda, a partir do Inqurito sanitrio domiciliar, a ser subscrita pela Executora das Obras, Proponente ou Interveniente Executor, se constituindo em instrumento para incorporao ao as built, realizao de medio e ateste da fiscalizao pelo contratante da obra e subsidiando justificativa de despesas integrantes de pedido de desbloqueio de recursos, inspeo e aceite pela CAIXA. 3.4. Elaborar o cadastro dos beneficirios em Planta na escala 1:10.000.

38

39

ANEXO IV ORIENTAES PARA IMPLANTAO DE KITS SANITRIOS


1. Objetiva-se com a presente orientao, estabelecer os procedimentos a serem observados na apresentao, pelo Proponente, e aprovao, pela mandatria, de projeto e implantao de kits sanitrios nas obras de Saneamento integrantes do Programa Servios Urbanos de gua e Esgotos, partindo-se da seguinte premissas: a. Admitir o repasse de recursos da Unio para implantao de kits sanitrios somente para domiclios habitados por famlias de baixa renda, devidamente identificadas pelo inqurito sanitrio domiciliar.

2. A implantao de Kit sanitrio dever seguir as especificaes do Programa de Melhorias Sanitrias Domiciliares, conforme o MANUAL DE ORIENTAES TCNICAS Elaborao de Projeto de Melhorias Sanitrias Domiciliares (Braslia: FUNASA, 2006), sendo complementar s modalidades rede coletora e ligao predial e intradomiciliar. Alm da funo sanitria, o kit prov funcionalidade ao sistema coletor ao tempo que aumenta sua eficincia e favorece a universalizao, para a eficcia das aes de saneamento, em reas precrias onde parte significativa das unidades habitacionais desprovida de instalaes sanitrias banheiro, vaso sanitrio e lavatrio. 3. Das definies: 3.1. Ligao predial, ligao domiciliar ou ramal predial: Sistema de Abastecimento de gua: trecho de tubulao localizado entre a rede de distribuio de gua e o hidrmetro residencial (inclusive). Sistema de Esgotamento Sanitrio: trecho de tubulao compreendido entre a ltima caixa de inspeo geral (inclusive) e o coletor pblico ou sistema particular.

3.2. Caixa de Inspeo (CI): caixa destinada a permitir a inspeo, limpeza, desobstruo, juno, mudanas de declividade e/ou direo das tubulaes de esgotamento sanitrio.

3.3. Ligao intradomiciliar: Sistema de Abastecimento de gua: trecho de tubulao compreendido entre o hidrmetro e a vlvula-bia do reservatrio. O reservatrio no integra os materiais componentes desta ligao. Sistema de Esgotamento Sanitrio: trechos de tubulao e elementos sanitrios externos edificao compreendidos at a ltima caixa de inspeo (exclusive).

3.4. Inqurito sanitrio domiciliar: levantamento das condies de saneamento de todos os domiclios existentes a serem contemplados na rea de abrangncia do projeto coletando as seguintes informaes cadastrais: Identificao do beneficirio - Data, endereo, nome do morador e nmero de habitantes e renda familiar; Abastecimento de gua existncia de banheiro, reservatrio, lavatrio, instalao hidrulica intradomiciliar, ligao intradomiciliar e ligao predial; Esgotamento Sanitrio existncia de banheiro, sistema precrio de destino de dejetos, ligao intradomiciliar e ligao predial; Identificao do Pesquisador, Empresa executora e Proponente.

3.5. Princpio da continuidade e contigidade: princpio atravs do qual os levantamentos de campo devem ser estabelecidos por meio de um fluxo lgico que considere terrenos vizinhos e seqenciais no contemplando os lotes vazios ou inabitados, abrangendo a rea de influncia das aes previstas no Termo de Compromisso/Contrato de Repasse.

40

3.6. Lista de Beneficirios: listagem de todos os domiclios submetidos ao Inqurito Sanitrio Domiciliar e selecionados para a instalao dos kits sanitrios, com nome e endereo completos dos moradores beneficirios, por rua e observando o princpio da continuidade e contigidade.

3.7. Cadastro de Beneficirios: indicao de todos os domiclios beneficirios, conforme listagem do item anterior, em Planta da Rede coletora ou de abastecimento de gua, parte dela ou croquis com vnculo explcito planta originria, na escala 1:10.000 identificada como tal. 3.8. Populao de baixa-renda: populao que apresenta renda familiar de at R$ 1.395,00 (Hum mil, trezentos e noventa e cinco reais).

3.

Dos procedimentos:

O Proponente dever atender as seguintes orientaes para apresentao do projeto de kits sanitrios junto mandatria do Ministrio das Cidades:

3.1. Prever a execuo de kits sanitrios no Plano de Trabalho exclusivamente para populao de baixarenda. 3.2 Apresentar o projeto padro para kit sanitrio, conforme especificado no MANUAL DE ORIENTAES TCNICAS Elaborao de Projeto de Melhorias Sanitrias Domiciliares (Braslia: FUNASA, 2006) devendo ser previstos: Mdulo sanitrio, Tipo 5 mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio elevado e ligao rede de esgoto conforme item 2.1 do citado Manual, para locais onde existam sistemas de disposio final coletivos; ou Mdulo sanitrio, Tipo 2 mdulo com vaso sanitrio, banheiro, lavatrio, reservatrio elevado, tanque sptico e sumidouro conforme item 2.1 do citado Manual, para locais onde existam solues individuais de esgotamento sanitrio.

3.2. Executar o Inqurito Sanitrio Domiciliar11, especificamente, quanto existncia e condies das instalaes sanitrias e avaliao da renda familiar; 3.3. Elaborar a Lista de beneficirios12 limitada aos domiclios precrios e habitados por populao de baixa renda, a partir do Inqurito sanitrio domiciliar, a ser subscrita pela Executora das Obras, Proponente ou Interveniente Executor, se constituindo em instrumento para incorporao ao as built, realizao de medio e ateste da fiscalizao pelo contratante da obra e subsidiando justificativa de despesas integrantes de pedido de desbloqueio de recursos, inspeo e aceite pela CAIXA; 3.4. Elaborar o cadastro dos beneficirios em Planta na escala 1:10.000.

11 12

Sugere-se seguir o modelo contido no item 4.2.4 pg. 23 do Manual FUNASA citado. Sugere-se seguir o modelo contido no item 4.2.5 pg. 23 do Manual FUNASA citado. 41

ANEXO V

Termo de referncia para elaborao de estudos de concepo e projetos bsicos para os sistemas de Abastecimento de gua; Termo de referncia para elaborao de estudos de concepo e projetos bsicos para os sistemas de Esgotamento Sanitrio; Termo de referncia para elaborao de Plano Diretor de guas Pluviais Urbanas e Projetos de Drenagem Urbana; Diretrizes para a Definio da Poltica e Elaborao do Plano de Saneamento Bsico Termos de Referncia para Projetos de Resduos Slidos: Termo de Referncia Geral Termos de Referncia para a Elaborao Projeto Bsico, Projeto Executivo de Unidade de Compostagem de Frao Orgnica de Resduos Slidos Urbanos; Termos de Referncia para a Elaborao de Projeto Bsico e Executivo Completo de Estao de Transbordo Simplificada; Termos de Referncia para a Elaborao de Estudos Preliminares, Projeto Bsico e Executivo Completo de Aterro Sanitrio de Pequeno Porte; Termos de Referncia para a Elaborao do Projeto Bsico e Executivo Completo de Aterro Sanitrio; Termos de Referncia para a Elaborao Projeto Bsico e Executivo Completo de Galpo de Triagem para Coleta Seletiva; Termos de Referncia para a Elaborao de Projeto Bsico e Executivo Completo de Pontos de Entrega Voluntria - PEV e rea de Transbordo e Triagem ATT para Resduos da Construo e Resduos Volumosos para municpios com at 25 mil habitantes; Termos de Referncia para a Elaborao de Projeto Bsico e Executivo Completo de Pontos de Entrega Voluntria - PEV e rea de Transbordo e Triagem ATT para Resduos da Construo e Resduos Volumosos para municpios com mais de 25 mil habitantes; Termos de Referncia para Elaborao de Projeto bsico e Executivo Completo de Aterro de Resduo da Construo e Resduos Volumosos.

42

Termos de Referncia para elaborao do projeto bsico e executivo completo do encerramento e/ou remediao de lixo.

43

Anda mungkin juga menyukai