Anda di halaman 1dari 5

Nos movimentos do discurso: sentidos e sujeitos em espiral

Ludmila Ferrarezi**
Resumo: Nesse artigo, buscamos analisar como os sujeitos bibliotecrios enunciam sobre a biblioteca escolar, em um blog e uma lista de discusso. Para tanto, apresentamos, inicialmente, algumas consideraes sobre a teoria do discurso, que nos possibilitaram analisar a constituio do discurso, flagrar as regularidades e deslocamentos de sentidos sobre a biblioteca escolar, desconstruindo a literalidade dos sentidos dominantes sobre essa instituio, que circulam na chamada sociedade da informao. Palavras-chave: discurso; internet; biblioteca escolar.

Ai, palavras, ai, palavras, que estranha potncia, a vossa! Ai, palavras, ai, palavras, sois de vento, ides no vento no vento que no retorna, e, em to rpida existncia tudo se forma e transforma! (Meireles, 1979, p. 28).

Nas trilhas do discurso: palavras em movimento Na perspectiva que adotamos para construir sentidos sobre a biblioteca escolar, trabalhar com o discurso significa procurar compreender a lngua fazendo sentido, enquanto trabalho simblico, parte do trabalho social geral, constitutivo do homem e da sua histria (ORLANDI, 2003, p. 15). Assim, no espao tenso entre a lngua e a histria que se encontra o discurso, um conceito que, na tica pecheuxtiana, implica pensar a lngua em movimento, afastar-se da noo de transmisso de informao em direo a uma concepo de linguagem que a toma como aquilo que especifica a existncia do simblico, sendo marcada pelo ausente, o invisvel e o impossvel (PCHEUX, 1990), que constituem todo dizer, afetado sempre pelo ideolgico e o poltico. O discurso pode ser compreendido, tambm, como efeito de sentidos, que esto sujeitos a deslocamentos e, ao mesmo tempo, repeties, pelo retorno da memria discursiva; ou seja, mantm-se um tenso jogo entre o mesmo (a estrutura) e o diferente (o acontecimento) (Id., 2002). Essa movncia do dizer nos leva a apontar como os sentidos escapam s palavras; fugidios, eles no tm uma s morada, so muitos, mas tambm no podem ser quaisquer uns:
[...] o sentido de uma palavra, de uma expresso, de uma proposio, etc., no existe em si mesmo (isto , em sua relao transparente com a literalidade do

Esse trabalho um recorte da dissertao de mestrado A biblioteca escolar nas teias do discurso eletrnico (2010). ** Doutoranda na FFCLRP/USP. Bolsista de doutorado da FAPESP. Pesquisadora do E-L@DIS Laboratrio Discursivo: sujeito, rede eletrnica e sentidos em movimento, da FFCLRP/USP. E-mail: ludmila.ferrarezi@pg.ffclrp.usp.br

fragmentum, N. 32. Laboratrio Corpus: UFSM, Jan./ Mar. 2012


.

22

significante), mas, ao contrrio, determinado pelas posies ideolgicas que esto em jogo no processo scio-histrico no qual as palavras, as expresses e proposies so produzidas. (PCHEUX, 1997, p. 160).

Essa injuno ideolgica do dizer nos leva a apontar que os sentidos no esto prontos e nem so dados priori, pois, na ciranda do discurso, sentido e sujeitos se constituem ao mesmo tempo, de formas variveis e imprevisveis, de acordo com as condies de produo que os sustentam e que se configuram a partir de duas perspectivas imbricadas: em sentido estrito ela compreende as circunstncias da enunciao, o aqui e o agora do dizer, o contexto imediato. No sentido lato, a situao compreende o contexto scio-histrico, ideolgico, mais amplo (ORLANDI, 2006, p. 15). Essas condies de produo do discurso, marcadas pelas disputas de interesses e as tenses decorrentes da manuteno ou ruptura com o poder, sustentam cada tomada da palavra, fazendo com que, em meio a tantos sentidos possveis para discursivizar, por exemplo, a biblioteca escolar, alguns prevaleam em detrimento de outros, que so interditados, mas aparecem nas bordas do dizer e, tambm, no silncio, que, para ns, to significativo quanto a presena de palavras. Assim, muito mais do que signos virtualizados em uma tela, trabalhamos com a materialidade do funcionamento discursivo, atravessando a cortina do evidente e procurando romper com a literalidade do sentido dominante. Vejamos, a seguir, como isso funciona nos recortes analisados. Movimentos de anlise: espirais de sentidos na Internet Considerando os textos como movimentos discursivos, buscaremos flagrar as regularidades, as repeties e os deslocamentos de sentidos sobre a biblioteca escolar, indiciando as relaes tecidas entre os diferentes discursos e sujeitos presentes nos textos eletrnicos analisados. Dessa maneira, poderemos observar, em nosso corpus, as relaes de poder existentes entre os sujeitos, que determinam o que possvel de ser enunciado sobre a biblioteca escolar, em um blog e em uma lista de discusso que a discursivizam. Inicialmente, em uma postagem do blog Librarianship (AFINAL..., 2009), publicada no dia 19 de setembro de 2009, flagramos os sentidos de restrio que conferem biblioteca uma imagem alinhada arcaica concepo de um depsito fechado de livros. Esses dizeres circulam a partir das crticas falta de acesso aos acervos, o que pode ser visto ver nos recortes que seguem.
Existe uma certa tendncia dentro das bibliotecas - principalmente das escolares - de que nem todo acervo seja emprestado. Talvez, isto seja um sinal de que fungos, traas e mofos possam tambm ter acesso aos livros. A desculpa mais usada, talvez seja a de que as crianas iro destruir o livro e por isso melhor conserv-lo, trancafiado dentro dos armrios. E nisso tudo o que mais preocupa que essa tendncia no se restringe apenas s bibliotecas.

Essa prtica de restrio do emprstimo aparece nesse discurso como algo recorrente e generalizado, visto que se tornou uma tendncia, no apenas das

fragmentum, N. 32. Laboratrio Corpus: UFSM, Jan./ Mar. 2012


.

23

bibliotecas escolares, mas de vrios rgos governamentais, que tambm teriam esse hbito no justificvel, j que necessria uma desculpa, um pretexto para pratic-lo. A partir dessa perspectiva, so retomados, pela memria do discurso, os sentidos historicamente empregados para falar sobre as bibliotecas, como a medieval, associada a um lugar inerte, que funciona como um armazm, cuja funo seria a de resguardar e conservar os materiais, a partir de uma lgica inspita pela qual se evitaria o manuseio; ao serem ressignificadas dessa maneira, a biblioteca escolar e sua misso no estariam direcionadas para os sujeitos-leitores, mas sim para os bens materiais alocados na biblioteca, perpetuando uma concepo restrita, na qual se inserem outras prticas como a preocupao excessiva com as atividades de organizao e catalogao, em detrimento da disseminao, e a poltica de distribuio de livros, ao invs de outras que os dinamizassem. Dessa maneira, a biblioteca continua assemelhando-se a uma priso para livros (sentido flagrado em outros recortes), aos quais fungos, traas e mofos teriam acesso privilegiado, construindo, assim, uma imagem muito distante daquela preconizada em uma sociedade da informao, que prega a liberdade como valor supremo. Por meio de indagaes direcionadas ao seu interlocutor, o sujeito desse discurso, ocupando a posio de bibliotecrio, enuncia sobre a restrio do emprstimo de forma a desautoriz-la, pois ela estaria associada a uma infrao de um princpio bibliotecrio que deveria ser obedecido e levado em considerao no cotidiano das bibliotecas:
De acordo com Ranganathan todo livro para ser usado. Mas ento por que nem todos so emprestados??? Por que comprar um livro e depois colocar que o mesmo no pode ser emprestado? Esse vcio anti-primeira lei da biblioteconomia deveria ser extinto em mbito nacional. Se este no for possvel, dadas nossas propores, que seja pelo menos no mbito das bibliotecas.

Observamos, assim, atravs do litgio entre as normas bibliotecrias e o que praticado nas escolas brasileiras, que esse discurso atravessado pela heterogeneidade, a fim de desestabilizar os sentidos de restrio em relao biblioteca, fazendo com que a proibio do emprstimo seja enunciada como algo nocivo, um vcio que deve ser extinto e que denunciado, posto em cheque pelo sujeito desse discurso; marcamos que, atravs de suas interrogaes, o sujeito instala um furo no discurso, desautorizando-o, duvidando dos sentidos tidos como naturais, pela fora da repetio, e abrindo uma brecha para a entrada de outros. Em consonncia com esses sentidos discursivizados no blog esto os que circularam na lista de discusso Bibliotecrios, Biblioteconomia, Bibliotecas (BIBLIOTECA..., 2008), na qual foi postada uma mensagem intitulada Biblioteca escolar (desrespeito ao espao), no dia 15 de outubro de 2008, transcrita integramente a seguir:
Boa tarde colegas, tem algum tempo, que a biblioteca escolar em que trabalho vem sendo desrespeitada por coordenadores pedaggicos e professores que insistem em deixar alunos de castigo na biblioteca, estes alunos se revoltam e acabam detestando a biblioteca. uma situao muito delicada, todos os dias

fragmentum, N. 32. Laboratrio Corpus: UFSM, Jan./ Mar. 2012


.

24

tenho que ficar cuidando de alunos mal criados na biblioteca, que muitas vezes permanecem trancados l durante todo o perodo de aula. Grata.

Assim como em outros recortes, temos aqui os sentidos que atribuem s prticas cerceadoras um carter rotineiro, insistente e repetitrio, marcadas na ordem da lngua pelo uso do gerndio e termos que expressam longa durao de tempo, delineando uma situao muito delicada, difcil, que vem sendo praticada tem algum tempo, todos os dias, durante todo o perodo de aula . Atravs desses sentidos imaginariza-se a biblioteca como um lugar indesejvel, desrespeitado e detestvel; marcado pelo castigo, como um lugar de deteno para alunos mal criados, revoltados e indesejados na sala de aula, um lugar to ruim que serviria como punio. Como todo dizer cala outro, inferimos, por fim, que, ao ocupar este lugar de desprestgio, a biblioteca deixa de ser falada como uma instituio dinmica, um centro de aprendizagem, aberto para a leitura prazerosa, dentre outros sentidos circulantes em outra formao discursiva. Do mesmo modo, ao construir para si a imagem daquele que vigia livros e alunos - o que pode ser observado no perodo: eu tenho que ficar cuidando de alunos mal criados -, o sujeito-bibliotecrio deixa de ocupar uma posio diferente, a partir da qual ele poderia inscrever sentidos outros, que discursivizassem o movimento de livros e sujeitos na biblioteca, que transformassem esse espao de castigo em uma possibilidade de conquista de um leitor, construindo outros discursos para a leitura e a biblioteca, que pudessem ir de encontro ao seu isolamento e submisso, as quais indiciam as prticas educativas restritas, punitivas e desestimulantes regularmente encontradas no contexto escolar. A partir das anlises empreendidas nesse artigo, pudemos observar como o discurso atravessado por sentidos que j foram ditos e repetidos ao longo do tempo, desde a criao das bibliotecas escolares, e que, sustentados por condies de produo que revelam um rano histrico de prticas bibliotecrias deveras burocrticas e autoritrias, so retomados e ressignificados pelos sujeitos-bibliotecrios, desconstruindo e questionando os sentidos dominantes tecidos para a (supostamente) reluzente e moderna biblioteca da chamada sociedade da informao. Referncias Afinal: empresta ou no empresta? 2009. Disponvel em: <http://biblio20.wordpress.com/2009/09/19/afinal-empresta-ou-nao-empresta/>. Acesso em: 10.dez.2009. Biblioteca escolar (desrespeito ao espao). 2008. Disponvel em: <http://www.grupos.com.br/group/bibliotecarios/Messages.html?action=message&id =1224195744308126&year=08&month=10&/%5BBibliotecarios%5D%20BIBLIOTE CA%20ESCOLAR%20%28desrespeito%20ao%20espa%E7o%29>. Acesso em: 10.jun.2009. MEIRELES, Ceclia. Romance LIII ou Das palavras areas. In: ______. Poesias completas. Rio de Janeiro: Civilizao Brasileira, 1979. ORLANDI, Eni. P. Anlise de discurso. In: ______.; LAGAZZI-RODRIGUES, Suzy. (orgs.). Introduo s cincias da linguagem: discurso e textualidade. Campinas, SP: Pontes, 2006.

fragmentum, N. 32. Laboratrio Corpus: UFSM, Jan./ Mar. 2012


.

25

______. Anlise de discurso: princpios & procedimentos. 5. ed. Campinas, SP: Pontes, 2003. PCHEUX, Michel. O discurso: estrutura ou acontecimento. Traduzido por Eni Puccinelli Orlandi. 3. ed. Campinas, SP: Pontes, 2002. ______. Semntica e discurso: uma crtica afirmao do bvio. Traduzido por Eni Puccinelli Orlandi [et.al.]. 3. ed. Campinas, SP: Editora da UNICAMP, 1997. ______. Delimitaes, inverses, deslocamentos. Cadernos de estudos lingusticos, n. 19, jul./dez. 1990.

fragmentum, N. 32. Laboratrio Corpus: UFSM, Jan./ Mar. 2012


.

26

Anda mungkin juga menyukai