Anda di halaman 1dari 3

Sete etapas para derrotar as birras do seu filho

Tempo, persistncia e afecto so os trunfos dos pais para lidar com o mau temperamento dos filhos O psicoterapeuta Vasco Catarino Soares (Clnica INSIGHT-Psicologia e Birras.pt) d algumas pistas sobre como superar as birras quando estas j esto em fase mais avanada. Comear cedo a criar hbitos a primeira etapa para evitar as teimas frequentes. A disciplina importante, desde que aplicada com justia e tendo em conta a fase de desen-volvimento da criana. No entanto, as regras s fazem sentido quando a relao marcada pela afectividade. Amar, brincar e valorizar so as trs premissas que todos os pais devem utilizar na sua relao com os filhos. E chantagear ou ameaar a criana o comportamento a evitar.

. 1. passo Primeiro preciso tempo. A criana precisa do confronto com o adulto para conhecer os seus limites e saber lidar com a frustrao de no ter tudo aquilo que quer. E estas duas aquisies (resultantes das birras e do modo como so geridas) vo ser muito importantes para o seu desenvolvimento pessoal. .

2. passo preciso fazer uma seleco das birras. A criana deve poder ganhar pequenas batalhas, como, por exemplo, escolher o livro que os pais lhe vo ler antes de ir para a cama ou comer uma banana em vez de morangos. Os educadores podem aceitar esse tipo de recusas ao mesmo tempo que procuram estimular a criana a argumentar sobre as razes da discrdia. Em contrapartida, h que ser firme face a tudo o que a ponha em perigo (andar de carro sem cadeirinha, mexer na gaveta dos talheres), que a prejudique (deitar-se tarde, comer demasiados doces ou usar sandlias no Inverno), e que a faa sentir-se a dona dos pais e da casa (dar pontaps me durante a birra, exigir brinquedos, etc.). . 3. passo No entrar em grandes explicaes morais sobre a razo por que a criana no pode fazer o que quer, nem apelar aos seus sentimentos. Recorrer frases como olha que a me fica triste? s enerva mais a criana e d-lhe mais espao para aumentar a birra. O sentimento de culpa (sem razo) no desarma a gnese do capricho e prejudica a formao do amor-prprio. . 4. passo No ceder a meio de uma birra. Se os pais concluem que no devem fazer a vontade, no devem desistir, mas nunca confundir rigidez com agressividade. Os educadores podem at concluir mais tarde que deviam ter cedido, mas tm a possibilidade de o fazer numa prxima ocasio. Alterar as regras a meio da birra provoca uma grande ambivalncia e dificulta criana a apreenso das regras e dos limites.

Como lidar com crianas que fazem muitas birras

5. passo igualmente importante demonstrar criana que pode chorar (at faz bem), queixar-se e procurar consolo no seu colo ou com a ajuda de algum objecto de conforto. fundamental que os adultos ajudem as crianas a acalmarse. No usar o choro para as diminuir: s um mariquinhas ou olha o beb choro so comentrios desnecessrios, que humilham o seu filho. O que se pretende que a criana v deixando de fazer birras. Com tempo e persistncia, obtm-se resultados. 6. passo Depois de os nimos serenarem, a criana deve ser valorizada por ter conseguido acalmar-se sem o seu desejo ter sido satisfeito. 7. passo Nas birras em contexto escolar fundamental que pais e educadores estejam de acordo. Em caso algum devem entrar em desacordo em frente da criana, pois esta vai tirar partido destas diferenas. Em situaes extremas, em que os pais tenham a sensao de que j no controlam a situao, no hesitar em procurar apoio profissional. Entrevista a Dr. Vasco Catarino Soares, Publicada pelo Jornal i em 11 de Julho de 2009

Contacte-nos! 213 571 887 ou 934 643 981 (Lisboa, Leiria, Margem Sul)

Agora temos um promoo para si. Aproveite j: 1 Consulta 30,00 Antes 75,00 * Promoo com durao limitada.

Anda mungkin juga menyukai