Anda di halaman 1dari 7

RONALDO BRANCO

LISTA DE EXERCCIOS N1 DE MECNICA DOS FLUIDOS

PONTA GROSSA 2013

RONALDO BRANCO

LISTA DE EXERCCIOS N1 DE MECNICA DOS FLUIDOS Trabalho solicitado e apresentado disciplina de Mecnica dos Fluidos I do Curso de Graduao em Engenharia Civil do Centro de Ensino Superior dos Campos Gerais CESCAGE. Professor: Wagner

PONTA GROSSA 2013

1) Encontre a equao dimensional na base MLT e a unidade de medida no SI das grandezas a seguir: a) Peso especfico b) Viscosidade dinmica c) Viscosidade cinemtica d) Presso

2) Prove que o nmero de Reynolds

adimensional.

3) O espao entre duas placas paralelas est preenchido com um leo que apresenta N.s/m. A placa inferior imvel e a superior, de rea 0,13

m, est submetida a uma fora tangencial F. Se a distncia entre as duas placas 2,5 mm, qual deve ser o valor de F para que a velocidade da placa superior seja igual a 0,9 m/s?

4) Determine a viscosidade da camada de fluido de 2 mm do sistema a seguir, para que o bloco tenha velocidade de deslocamento constante e igual a 2m/s. Considere que o peso do bloco 20 N, que G pesa 40 N, que os fios e polias so ideais e que a rea do bloco igual a 0,5 m. (Supor diagrama linear de velocidades).

5) O pisto da figura tem uma massa de 0,5 kg. O dimetro do cilindro 11 cm e do pisto 10 cm e entre os dois existe um leo de = m/s e = 8000 N/m.

Calcule a velocidade que desce o pisto dentro do cilindro, supondo que o seu valor seja constante. (Supor diagrama linear e g = 10 m/s).

6) Assumindo o diagrama de velocidades indicado na figura, em que a parbola tem seu vrtice a 10 cm do fundo, calcular o gradiente de velocidade e a tenso de cisalhamento para y = 0 cm; 5 cm; 10 cm. Adotar = 0,4 Pa.s.

7) A placa da figura tem uma rea de 4 m e espessura desprezvel. Entre a placa e o solo existe um fluido que escoa, formando um diagrama de velocidades dado por v = 20y vmax (1-5y). A viscosidade dinmica do fluido 2 N.s/m e a velocidade mxima do escoamento (vmax) 4m/s. Pede-se: a) a gradiente de velocidade junto ao solo; b) a fora necessria para manter a placa em equilbrio.

8) Misturam-se massas iguais de dois lquidos de densidade d 1 = 0,4 e d2 = 0,6. Determine a densidade da mistura, suposta homognea.

9) Dois lquidos miscveis tm, respectivamente, massas especficas iguais a = 3 g/cm e = 2g/cm. Qual a densidade de uma mistura homognea dos dois lquidos composta, em volume, de 40% do primeiro e 60% do segundo?

10) Uma vasilha vazia pesa 30 N. Cheia de gua pesa 530 N e cheia de glicerina 660 N. Determinar a densidade da glicerina.

Anda mungkin juga menyukai