Anda di halaman 1dari 5

A implantao do Liberalismo em Portugal

4.1. Antecedentes e conjuntura (1807-1820)


Portugal (governado pelo prncipe D. Joo) parecia escapar ao Liberalismo fortemente presente na Frana revolucionria. O Absolutismo estava para durar, tanto mais quanto se escudava na aco repressiva da Inquisio, na Real Mesa Censria e da Intendncia-Geral da Polcia. Nos principais centros urbanos, uma burguesia comercial, queria mudar. Uns e outros constituam terreno frtil para a propagao dos ideias de Liberdade, Igualdade e Fraternidade (provenientes de Frana. Muitos deles filiavam-se em lojas manicas.

As invases francesas e a dominao inglesa em Portugal


. Para abater o poderio de Inglaterra, Napoleo Bonaparte decretou o bloqueio continental (1806), no qual nenhuma nao europeia deveria comerciar com as Ilhas Britnicas, mas Portugal acabou por no se subordinar aos ditames do bloqueio. A deciso custou-lhe de 1807 a 1811, o flagelo das invases napolenicas. O embarque da famlia real para o Brasil permitiu a Portugal manter a independncia do Estado, mas isto causou uma devastao e domnio politico e econmico por parte de Inglaterra sobre ns. 4 anos de guerra com a Frana deixaram o pais na misria: . Portugal viveu de 1808 a 1821, na dupla condio de protectorado ingls e de colnia brasileira, e D.Joo continuava a viver no Brasil, proclamado reino em 1815. O marechal Beresford tornou-se generalssimo das tropas portuguesas e exerceu um rigoroso controlo sobre o funcionalismo e a economia, reactivou a inquisio e encheu as prises de suspeitos de jacobinismo. . A situao econmica e financeira estava muito m, pois as despesas ultrapassavam as receitas. Para isto contriburam a abertura dos portos do Brasil ao comercio internacional (1808), assim como o tratado de comercio de 1810 com a Gr-Bretanha. . A perda do exclusivo comercial com o Brasil revelou-se desestruturante para a economia portuguesa, pois a grande colnia brasileira abastecia, a bom preo a metrpole.

A rebelio em marcha
. No Porto, Manuel Fernandes Toms, fundava em 1817, uma associao secreta (Sindrio), cujos membros pertenciam Maonaria. Este propunha-se a intervir na marcha dos sucessos polticos. . Em Janeiro, uma revoluo liberal restaurou a Constituio de 1812 em Espanha, mas deixou de funcionar aps a reaco absolutista de 1814, e Espanha tornou-se ento, centro de uma vasta rede de agitao politica e Portugal passou a receber muita propaganda liberal. . Em Maro, Beresford foi para o Rio de Janeiro e esta ausncia favoreceu a aco do sindrio, cujos membros se lanaram no aliciamento de figuras militares capazes de consumar a to desejada revoluo, que viria a ocorrer a 24 de Agosto de 1820.

4.2. A Revoluo de 1820 e as dificuldades de implantao da ordem liberal (18201834) 1. O vintismo a) O triunfo da revoluo vintista . O movimento ocorrido no Porto a 24 e Agosto de 1820, foi principalmente um pronunciamento militar, e a sua adeso deveu-se ao ressentimento contra a presena britnica. E coube a Manuel Fernandes Toms, a reaco Manifesto aos Portugueses, e da sua leitura ficamos a saber os objectivos do movimento e que para alm dos revolucionrios quererem subverter instituies, os homens veiculavam um profundo nacionalismo e respeito pela monarquia e pelo catolicismo. . Estes apelavam aliana do rei com as foras sociais representadas nas Cortes, e da convocao de umas novas Cortes esperavam uma sbia Constituio, defensora da autoridade rgia e dos direitos dos portugueses.

. A 15 de Setembro um movimento autnomo de oficiais subalternos, expulsou os regentes e constituiu um governo interino. A 28 de Setembro, os governos do Porto e Lisboa fundiram-se numa nova Junta Provisria do Supremo Governo do Reino. . o Novo Governo exerceu funes durante 4 meses e teve como principal tarefa a organizao de eleies para as Cortes Constituintes que iniciaram os seus trabalhos a 24 e Janeiro de 1821.

b) A constituio de 1822 . um documento que reconhece os direitos e deveres do individuo, garantindo a liberdade, a segurana, a propriedade e igualdade perante a lei; afirma a soberania da nao; e aceita a independncia dos poderes legislativo, executivo e judicial. . a constituio foi fruto do vintismo (corte mais radical), e desde o inicio de que se mostrou clara a existncia de uma tendncia para uma Constituio conservadora. . em relao religio, os deputados diziam que o catolicismo deveria ser a ncia religio permitida no Reino, mas a verdade que os estrangeiros podiam realizar livremente os respectivos cultos, logo no havia uma nica religio. . sobre o funcionamento das Cortes Legislativas, os deputados conservadores defenderam a existncia de um sistema bicameral (uma camara de deputados e uma camara alta), mas a ala radical imps a soluo de uma Cmara nica. . o mesmo aconteceu com o problema do veto, e no fundo a verdadeira soberania residia nas Cortes representativas da Nao.

c) Precariedade da legislao vintista de caracter socioeconmico . nas cortes extraordinrias e constituintes imps-se a importncia da vida poltica portuguesa, e as cortes legislaram em muitos outros domnios, tomando algumas medidas para iliminar as estruturas de Antigo Regime, tal como: -extino da Inquisio e da censura prvia; -a instituio da liberdade de imprensa e da liberdade de ensino; -a fundao do Banco de Lisboa; -a transformao dos bens da coroa em bens nacionais; -a suspenso dos noviciados nas ordens regulares e encerramento de mosteiros e conventos a mais; -a abolio da dzima; -eliminao de justias privadas e privilgios nos assuntos criminais e civis; -a reforma dos forais e prestaes fundirias. . a reforma dos forais teve importncia na liberdade dos camponeses, e os deputados das Cortes suprimiram, todo o conjunto de direitos banais e tributos pessoais, a lei dos forais reduziu para metade as rendas e penses devidas pelos agricultores, mas esta lei no foi muito positiva pois os camponeses passaram a ter prestaes fixas em dinheiro,e porque as terras no regulamentadas pela carta de foral continuavam como antes o que gerava um clima desigualdade e instabilidade social. . a legislao vintista mostra ser precria a insto porque as Cortes Constituintes representavam muitos interesses da burguesia, e isto explica porque uma assembleia que se propunha encaminhar o pas para o liberalismo quisesse manter os privilgios econmicos a companhia da Agricultura das Vinhas do Alto Douro. 2. A desagregao do imprio atlntico: a independncia do Brasil a) A caminho da separao . de 1807 a 1821, D.Joo e a corte residiram no Brasil, e este reino acusou um extraordinrio progresso econmico, poltico e cultural, e ansiava autonomia, havendo at uma revoluo de estudantes (Inconfidncia Mineira).

b) A atuao das Cortes Constituintes . a revoluo liberal de 24 de Agosto, forou o regresso de D. Joo VI a Portugal, e este pressionado pelos brasileiros a ficar na Amrica pressentiu uma independncia prxima. Esta

veio a verificar-se a 7 de Setembro e deu-se devido a poltica antibrasileira das Cortes constituintes de Portugal. . Com o objectivo de voltar a chamar a colnia ao Brasil, e de rejeitar o estatuto de Reino Unido, anularam os benefcios do Brasil, e de o subordinar administrativa, judicial e militarmente a Lisboa. Instado a desobedecer, D. Pedro permaneceu no Brasil num ambiente de tenso e animosidade contra as Cortes Constituintes. . a independncia, s veio a ser e conhecia por Portugal em 1825. A separao do Brasil representou um golpe para os revolucionrios vintistas e ps em causa os seus interesses comerciais e industriais e comprometeu a recuperao financeira do pas, fazendo crescer o descontentamento e oposio. 3.A resistncia ao Liberalismo a) A conjuntura externa desfavorvel e a oposio absolutista . em 1815, constitura-se a Santa Aliana entre a Rssia, a ustria e a Prssia, que se destinava a manter a ordem poltica estabelecida na Europa, ou seja, evitar a disseminao dos ideias de liberdade e igualdade individuais e dos povos. Foi depois completada pela Quadrupla Aliana (+ Inglaterra, e mais tarde Frana). . o ambiente hostil com que os revolucionrios vintistas se depararam ficou visvel, e apesar de os vintistas terem declarado que no pretendiam derrubar a monarquia e a religio catlica, a Nobreza e o Clero comearam a contra-revoluo absolutista. Descontentes e prejudicados pela abolio de antigos privilgios senhoriais, encontraram um apoio por parte da Rainha D. Carlota Joaquina e D.Miguel. . A contra-revoluo veio a eclodir em 1823 e houve uma revolta por parte de dois regimentos de Lisboa, dirigidos por D. Miguel e este veio a terminar quando D. Joo VI tomou o poder e remodelou o Governo, e em 1824 D.Miguel, e em 1824 D. Miguel tentou de novo levar o rei a abdicar do seu poder mas D. Joo mais uma vez conseguiu debelar o golpe de D. Miguel.

b) A Carta Constitucional e a tentativa de apaziguamento poltico-social . quando D. Joo VI morreu houve um problema delicado da sucesso, e acabou por haver um Conselho de Regncia provisrio, presidido pela filha D. Isabel Maria. . o primeiro acto de regncia foi enviar ao Brasil uma deputao a explicar a confuso da sucesso D. Pedro considerou-se o legtimo herdeiro da Coroa Portuguesa. De dia 26 a 29 D. Isabel confirma a sua regncia e outorga a Carta Constitucional. . sendo a carta constitucional um diploma aprovado pelos governantes, seria de esperar uma recuperao do poder real e dos privilgios da Nobreza. As cortes compunham-se de duas camaras (Cmara dos Deputados eleita atravs de sufrgio indirecto, por indivduos do sexo masculino; a Cmara dos Pares os seus membros eram nomeados a titulo vitalcio e hereditrio). . atravs do poder moderado, o rei podia nomear os Pares, convocar as Cortes e dissolver a cmara de Deputados, nomear e demitir o governo, suspender os magistrados, conceder amnistias e perdes e vetar as resolues das Cortes. . os direitos do individuo eram postos no fim, pois ampliava-se os poderes reais, salvaguardava-se a alta nobreza e a alta hierarquia religiosa, e assim a Carta Constitucional representava um manifesto em relao Constituio de 1822.

c) A Guerra Civil . D.Miguel regressou a Portugal em 1828 e fez-se aclamar rei absoluto. Milhares de Liberais fugiram para Frana e Inglaterra, organizaram a resistncia e a partir de 1831 e contaram com o apoio de D. Pedro, que abandonou o trono brasileiro. Este dirigiu-se a Ilha Terceira que se revoltara contra o domnio absolutista, e assumiu a chefia da Regncia liberal, disposto a aniquilar a ilegalidade que seu irmo impusera ao pas. . o desembarque das foras liberais deu-se, seguindo-se de uma ocupao do Porto e surgindo uma guerra civil o Cerco do Porto. Esta durou 2 anos dos quais os exrcitos de D. Pedro organizaram uma expedio ao Algarve, destroaram Miguel e tomaram Lisboa. . os absolutistas no tiveram mais foras e a D. Miguel derrotado assinou a Conveno de vora Monte e acabou de ver o absolutismo.

4.3. O novo ordenamento poltico e socioeconmico (1832/34-1851) 1. A aco reformadora da Regncia de D. Pedro . D. Pedro no se poupou a esforos para que o cartismo triunfasse e o primeiro Ministrio liberal proclamava as adequadas reformas econmicas e sociais, administrativas, judiciais e fiscais. A D.Jos Xavier Mouzinho da Silveira, coube a autoria das grandes reformas legislativas que consolidaram o liberalismo. a) Importncia da legislao de Mouzinho da Silveira . muitas das leis destinaram-se a colmatar a incoerncias e fragilidades de legislao vintista de carcter socioeconmico, e com estas medidas pretendia-se disponibilizar mais terra e trabalho para as massas rurais. . fez-se a libertao da terra e do comrcio e uma eliminao de privilgios na organizao das actividades econmicas. Permitiram lanar as bases de uma nova organizao administrativa centralizada. O pas ficou dividido em provncias, comarcas e concelhos chefiados por prefeitos, subprefeitos e provedores. . a instituio do Registo Civil teve como objectivo enquadrar civilmente os cidados na administrao pblica. Estava criada a figura do cidado como membro poltico da nao. As reformas judiciais tambm tiveram um papel importante pois dividiu-se o pas em circuitos judiciais, estes em comarcas, estes eram julgados e estes em freguesias. . no topo da pirmide estava o Supremo Tribunal, composto por juzes-conselheiros. . em relao as finanas, foi eliminado o secular sistema de tributao local, e surgiu um sistema de tributao nacional centralizado. . para centralizar as receitas e pagar as despesas, existia em cada provncia um recebedorgeral e na comarca, um delegado.

b) Outras reformas . a regncia de D.Pedro dedicou um cuidado organizao do comrcio, abolino tudo o que pudesse impedir o livre cmbio dentro e fora do pais, como monoplios, etc. . em 1833 surgiu o primeiro Cdigo Comercial, que no deixou de reflectir os princpios da livre circulao e da livre distribuio dos produtos. . a questo religiosa deu problemas pois do ponto de vista politico, quer a Constituio de 1822, quer a Carta Constitucional de 1826 negaram ao Clero regular os direitos de representao em cortes e de votante nas eleies, e o facto de muitos mosteiros terem apoiado o absolutismo miguelista, permitiu a D. Pedro eliminar o Clero Regular. . por um decreto de 1834, extinguiu-se todos os conventos, mosteiros, colgios etc, cujos bens foram confiscados e vendidos mais tarde em hasta publica, permitindo assim um novo ministro de Fazenda pagar as dividas contradas, evitando o aumento de impostos.

2. Os projectos Setembristas e Cabralistas a) A Revoluo de Setembro de 1836 . a revoluo de Setembro viria alterar a nossa agitada cena poltica. Ocorreu em Lisboa, com um caracter civil e adeso militar. E reagiu tanto aos excessos de misria como actuao do Governo cartista, pois este era acusado de corrupo e de defender apenas os interesses da alta burguesia. . em lugar da Carta Constitucional propunham o regresso da Constituio de 1822, e a rainha D. Maria II acabou por entregar o poder aos radicais.

b)Atuao do Governo Setembrista . o novo governo declarou.se mais democrtico, empenhando-se em valorizar a soberania da nao e reduzir a interveno rgia. Assim surgiu a Constituio de 1838, que era um compromisso entre o esprito monrquico da Carte de 1826 e o radicalismo democrtico da Constituio de 22. . os princpios fundamentais a nova constituio so: -maior importncia dos direitos individuais;

-bicameralismo electivo e temporrio atravs e eleies directas; -voto censitrio. . a orientao econmica do setembrismo procurou corresponder aos propsitos de desenvolvimento nacional e pequena e mdia burguesia, decididas a libertar o pas da Inglaterra. . a pauta proteccionista obrigava ao pagamento de direitos todos os produtos que entrassem nas alfandegas da metrpole e ilhas perto. Fomentou-se o associativismo empresarial com a criao de associaes de agricultura, comrcio e de indstria. . a perda do mercado brasileiro deu origem a uma alternativa econmica (explorao colonial em frica). . preocupado com a formao de elites politicas, jurdicas e tcnicas, o setembrismo promoveu uma reforma o ensino. Abrangeu a instruo primria, secundria e superior. Os liceus correspondiam necessidade de um ensino moderno e europeu que preparasse os filhos a burguesia para a prossecuo de estudos superiores. . a politica econmica setembrista foi um fracasso, pois havia falta de capitais, vias de comunicao e instabilidade politica. No se aboliu taxas gravosas para os pequenos agricultores, nem deu impostos aos grandes proprietrios.

c) O cabralismo e o regresso da Carta Constitucional Em Fevereiro de 1842, Antnio Bernardo a Costa Cabral, ps fim Constituio de 1838. A nova governao conhecida por cabralismo fez regressar ao poder a grande burguesia. . com o objectivo de ordem publica e desenvolvimento econmico, apostou-se no fomento industrial, nas obras publicas, na reforma administrativa e fiscal; surgiu a energia a vapor; surgiu a Companhia das Obras Publicas de Portugal, levantaram-se algumas pontes; publicouse o Cdigo Administrativo centralizado; maior eficcia na cobrana de receitas e contribuies; criao de um tribunal de contas; reforma da Sade. . a inovao e exigncia das medidas de Costa Cabral, deram origem a motins populares, e entre 46-47 viveu-se um clima de guerra civil entra cabralistas contra setembristas, cartistas e miguelistas. . Em abril e maio de 46, foi a revolta de maria da fonte, em relao s leis de sade e da s leis das estradas. Em Outubro de 46 a Junho de 47 houve a Patuleia, que se iniciou no Porto e alastrou-se por outras grandes cidades e teve como razo o incumprimento das promessas feitas pela Rainha como a realizao de eleies por sufrgio directo para a Cmara dos Deputados; . a hiptese de um repblica para solucionar a crise levou o Governo de Lisboa a solicitar a interveno da Quadrupla Aliana de 34. A interveno estrangeira ditou os termos da Conveno de Gramido, garantindo uma amnistia geral e prevendo a nomeao de um Governo em que no houvesse figuras de governo. . isto demonstraria que a fora politica o setembrismo estava acabada e em 49 Costa Cabral regressou gerncia politica e s conseguiu conciliar as foras politicas e estabilizar a vida nacional em 50 sob o signo da regenerao.

Anda mungkin juga menyukai