Anda di halaman 1dari 5

A histria das cnicas O primeiro estudo sistemtico das cnicas deve-se a Apolnio (260-200 a.c).

Este estudou as cnicas como resultado de seces feitas por um plano num cone e num duplo cone de base circular. Foi Apolnio, que atribuiu as cnicas designao ainda hoje utilizada, elipse, parbola e hiprbole. Apolnio escreveu uma obra sobre as cnicas que tem um total de oito livros. No prefcio geral da obra, Apolnio explica as razes que o levaram a escrev-la: "... levei a cabo a investigao deste assunto a pedido de Neucrates o gemetra, quando ele veio a Alexandria e ficou comigo, e, quando tinha trabalhado os oito livros, dei-lhos de imediato, apressadamente, porque ele estava de partida; no foi possvel, portanto rev-los. Escrevi tudo conforme me ia ocorrendo, adiando a reviso at ao fim." (in, Thomas Heath, A History of Greek Mathematics, volume II, pgina 129).

Definio das cnicas No Livro I Apolnio comea por mostrar que, de um nico cone, podem ser obtidas as trs espcies de sees cnicas. Como se pode ver na figura:

A parbola a curva que se obtm ao cortar uma superfcie cnica com um plano paralelo a sua geratriz.

A elipse a curva que se obtm ao cortar uma superfcie cnica com um plano que no paralelo a nenhuma das geratrizes.

A hiprbole a curva que se obtm ao cortar uma superfcie cnica com um plano paralelo s duas geratrizes.

No Livro 2 se investigam as relaes entre as hiprboles e suas assntotas. Tambm se estuda como desenhar tangentes s cnicas dadas. O Livro 3 o que contm maior nmero de resultados novos que Apolnio considera os mais belos possveis. Os Livros de 5 a 7 so altamente originais. Neles se obtm proposies que determinam o centro de curvatura, o que conduz equao cartesiana. Menaecmus(380 a.c-320 a.c) Foi o primeiro matemtico a referir a parbola e a hiprbole como ferramentas de resoluo do problema da duplicao do cubo. Este estudo levou-o a perceber que a parbola se obtm atravs do corte efetuado num cone reto por um plano perpendicular geratriz, e que se se cortasse um cone obtusngulo por um plano perpendicular geratriz se obtinha certa curva: a hiprbole. Arquimedes(287 a.c-212 a.c) Arquimedes foi um clebre cientista, matemtico e inventor grego que muitas vezes lembrado pelo Principio de Arquimedes. atribudo a Arquimedes a notvel determinao da rea de um segmento parablico. Provou que a rea da figura formada por um arco de parbola e um segmento de reta igual a 4/3 da rea de um tringulo cuja base seja o mesmo segmento e cujo terceiro vrtice seja a interseco de uma tangente parbola que seja paralela ao segmento dado.

Apolonio de Perga(260 a.c-200 a.c) O primeiro estudo sistemtico sobre as cnicas em geral deve-se ao Astrnomo e Matemtico grego Apolnio de Perga. Seu trabalho teve uma grande influncia no desenvolvimento da Matemtica em particular pela sua mais clebre obra "As Cnicas", composta por oito volumes. Esta obra constitui um extenso estudo das sees planas de um cone e demonstra centenas de teoremas recorrendo apenas aos mtodos puramente geomtricos de Euclides. Foi chamado o "Pai das Cnicas".

Piero della Francesca(1412-1492)

Foi um dos mais importantes pintores do Renascimento que inventou a perspectiva cnica por meio da qual representava sobre uma tela plana com rigor quase fotogrfico objetos de vista tridimensionais. Estas representaes foram feitas sculos antes da inveno da fotografia.

Galileu(1564-1642)

Foi um Astrnomo e Matemtico italiano que usou a parbola para descrever o movimento dos projteis.

Kepler(1517-1630) Foi um brilhante Astrnomo e Matemtico alemo cujo trabalho ficou particularmente conhecido como as leis de Kepler. Kepler verificou pela primeira vez que os planetas se moviam em volta do sol em rbitas elpticas. Tambm introduziu a palavra foco pela primeira vez.

Desargues(1591-1661) Foi um Engenheiro e Arquiteto francs que publicou um livro no qual explorava o fato de uma circunferncia ser vista como uma elipse quando no a abordamos de frente e conclui que podiam obter uma cnica a partir das outras por projeo. Simplificou bastante muitas das dedues feitas aos resultados de Apolnio permitindo que novas descobertas sobre as cnicas pudessem ser realizadas, como por exemplo medir a altura das cnicas.

Fermat(1601-1665)

Fermat foi o primeiro Matemtico a estudar as cnicas a partir das equaes de 2 grau em duas variveis.

Frans Van Shooten(1615-1660)

Este Matemtico holands foi o primeiro a descrever como se podem construir instrumentos que permitam desenhar as diversas sees cnicas.

Pascal(1623-1662)

Foi um Matemtico francs que com apenas 16 anos e baseando-se nos mtodos de Desargues, escreveu um "Ensaio sobre as cnicas", onde comunica as suas descobertas, entre as quais o Teorema de Pascal".

Halley(1656-1742) Edmond Halley foi um excelente Astrnomo e ficou clebre por mostrar que o cometa Halley se movia em rbita elptica volta do Sol. Calculou que o cometa de 1682 era peridico e previu o seu retorno passado 76 anos.

Anda mungkin juga menyukai