Anda di halaman 1dari 21

UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CAMPUS JOINVILLE CENTRO DE ENGENHARIA DA MOBILIDADE

COEFICIENTE DE INFLUNCIA DE FLEXIBILIDADE

PROFESSOR ERASMO FELIPE VERGA

ACADMICOS FELIPE MARIN MAYARA PEREIRA BECKER

JOINVILLE, 06 DE JULHO DE 2012

DESENVOLVIMENTO

Nesse trabalho aborda-se um estudo de sistemas com mais de um grau de liberdade do tipo descontinuo. considerado considerados casos onde varias massas, acopladas entre si por molas se deslocam em uma mesma direo, um problema com mais de um grau de liberdade com a mesma direo. Os sistemas dinmicos podem possuir vrios graus de liberdade tornando sua analise difcil devido a um numero muito elevado de equaes. Os mtodos matriciais so uma forma ideal para trabalhar com um numero elevado de equaes, ele permite implementao computacional facilitando a aplicao para analise de sistemas com vrios graus de liberdade. Para trabalhar com matrizes que representam sistemas mais complexos precisamos expressar a relao entre o deslocamento de um ponto e as forcas que agem sobre outros pontos do sistema atravs de coeficientes de rigidez e de flexibilidade. Nesse trabalho abordado sobre o coeficiente de influencia de flexibilidade aij, porm como um parmetro diretamente ligado ao coeficiente de rigidez o mesmo tambm abordado. O coeficiente de rigidez denominado por kij representa a fora necessria para provocar em uma mola uma unidade de elongao, representa a rigidez da mola. Em sistemas complexos pode-se relacionar atravs do coeficiente de rigidez o deslocamento sofrido em um ponto e as forcas que agem sobre todos os outros pontos. O coeficiente de rigidez kij definido como uma forca i devido a um deslocamento unitrio no ponto j quando todos os outros pontos so fixos. Com essa definio pode ser determinado pelo somatrio de foras a fora total Fi no ponto i. Escrevendo de forma matricial temos: , - i = 1, 2,..., n.

Onde e so vetores de deslocamento e fora respectivamente. O coeficiente de rigidez para trs massas (trs foras e trs deslocamentos) dado pela seguinte matriz: , [ ]

Os coeficientes de influncia para um sistema com vrios graus de liberdade so obtidos seguindo os seguintes passos: 1. Considerando um valor unitrio para o deslocamento xj e zero para todos os outros valores diferentes de j, por definio, o conjunto de foras kij (i= 1,2, ..., n) manter o sistema na configurao desejada (xj = 1 e xn = 0). Escrever as equaes de equilbrio esttico para cada um desses casos, resultando em um conjunto de n equaes com n coeficientes.

2. Aps concluir a etapa 1 (j=1), repita para j = 1,2, ..., n. E monte a matriz O coeficiente de influncia de flexibilidade definido como o deslocamento i devido a uma fora unitria aplicada em j. Com a atuao de j foras fj. De forma genrica podemos escrever:

Para um sistema composto por trs corpos onde atuam foras distintas temos o seguinte conjunto de equaes:

Rescrevendo o sistema de equaes a cima na forma matricial temos: * + , -* +

Onde * + um vetor dos deslocamentos, , - a matriz de flexibilidade e * + o vetor das foras. Dessa mesma equao pode ser obtido os coeficientes de rigidez atravs de uma multiplicao pela esquerda pela inversa da matriz dos coeficientes de flexibilidade. , * + , Reescrevendo: * + Onde o , - representa a matriz de rigidez. Assim pode-se concluir que a matriz de rigidez a inversa da matriz dos coeficientes de flexibilidade. Portando possvel fazer um estudo da flexibilidade atravs da rigidez. O procedimento para determinar os coeficientes de influencia de flexibilidade de um sistema com vrios graus de liberdade pode ser descrito passo a passo da seguinte maneira: 1. O passo verificar se existe a matriz de rigidez disponvel, pois a matriz de coeficientes de influencia de flexibilidade [a] obtida diretamente por sua inversa. 2. Utiliza-se uma carga unitria em uma das massas (j) do sistema, por definio utilizando em todas as possibilidades (i = 1, 2,..., n) conseguiremos determinar os coeficientes de influencia de flexibilidade aij atravs de conceito mecnico e esttica. 3. Repete-se a etapa 2 para cada valor possvel de j (j = 1,2,...,n) , -* + , - , -* + * + * +

O exemplo 6.5 e o exerccio 6.19 do livro do Rao exemplifica o conceito de coeficientes de influencia de flexibilidade (aij) e como calcula-los utilizando o passo a passo acima.

Exemplo 6.5 Determine os coeficientes de influencia de flexibilidade do sistema mostrado na figura 6.8(a).

Figura 1- Determinao de coeficientes de influncia de flexibilidade.

Soluo: Aplicando o conceito de coeficientes de flexibilidades vistos na teoria para solucionar o problema. Inicialmente observa-se que o sistema composto por trs massas, m1, m2 e m3 em serie atravs de molas que se deslocam num mesmo sentido. Os coeficientes de flexibilidade podem ser determinados em termos da rigidez da mola k1, k2 e k3, como mostra a figura 6.8. Aplicando foras unitrias em cada uma das massas individualmente podem-se obter as deflexes resultantes em cada uma das molas so proporcionais por definio a a11, a21 e a31. Usando foras unitrias na direo x para todas as massas: Aplicando agora uma fora unitria em m1:

Figura 2- Determinao de coeficientes de influncia de flexibilidade. Para massa m1 (F1 = 1 F2 =0 e F3 = 0): ( )

Para massa m2 (F1 = 1 F2 =0 e F3 = 0): ( Para massa m3(F1 = 1 F2 =0 e F3 = 0): ( ) ) ( )

Resolvendo as trs equaes chega-se nas seguintes relaes, (detalhes da resoluo em anexo):

Aplicando agora uma fora unitria em m2:

Figura 3- Determinao de coeficientes de influncia de flexibilidade.

Para massa m1 (F1 = 0 F2 =1 e F3 = 0): ( Para massa m2 (F1 = 0 F2 =1 e F3 = 0): ( ) ( ) )

Para massa m3(F1 = 0 F2 =1 e F3 = 0): ( )

Resolvendo as trs equaes chega-se nas seguintes relaes, (detalhes da resoluo em anexo):

Aplicando agora uma fora unitria em m3:

Figura 4- Determinao de coeficientes de influncia de flexibilidade.

Para massa m1 (F1 = 0 F2 =0 e F3 = 1): ( Para massa m2 (F1 = 0 F2 =0 e F3 = 1): ( ) ( ) )

Para massa m3(F1 = 0 F2 =0 e F3 = 1): ( )

Resolvendo as trs equaes chega-se nas seguintes relaes, (detalhes da resoluo em anexo):

Dado que a deflexo proporcional com a carga. Conformo nos indica a seguinte equao:

Partindo do conceito j enunciado de que o coeficiente de influncia de flexibilidade deflexo em i provocada por uma carga no ponto j. A matriz de flexibilidade dada por: , Substituindo temos: [ ]

, [ ]

Se a matriz dos coeficientes de rigidez for conhecida, a matriz dos coeficientes de flexibilidade pode ser encontrada e determinada atravs da inversa da matriz [k]. Exerccio 6.19 Determine os coeficientes de influencia de flexibilidade e rigidez do sistema mostrado na Figura 5. Alm disso, deduza as equaes de movimento do sistema.

Figura 5-Sistema do exerccio 6.19.

Soluo: A matriz dos coeficientes de influncia de flexibilidade aij, do exerccio em questo, uma matriz 3x3, escrita da forma:

, -

Fazendo o inverso da matriz dos coeficientes de rigidez, se encontra a matriz de flexibilidade:

[a]=[k]-1
Sendo aij, as deflexes resultantes da massa mi provocada por uma carga unitria em j. Neste exerccio existem duas molas presas em paredes opostas, a principio fez-se a analise utilizando o coeficiente a41, a42 e a43, encontrando ento trs equaes para quatro variveis, tendo um sistema indeterminado. Depois percebeu- se que esta analise estava errada, pois o coeficiente a41, seria a deflexo resultante da massa 4 por causa da fora 1, sendo que no existe a massa 4 no exerccio, assim optouse por fazer a analise dos coeficientes de rigidez e calcular a inversa desta matriz para encontrar a matriz dos coeficientes de influncia de flexibilidade. Para obter a matriz dos coeficientes de rigidez, o mtodo parecido com o explicado, porm ao invs de se aplicar uma fora unitria em uma massa, faz-se o deslocamento de uma massa igual a um (xi = 1) e nas outras o deslocamento igual a zero, encontrando assim k1i, k2i e k3i, sendo i variando de 0 at o nmero de massas existentes no problema. Calculo do coeficiente de rigidez , -: Analisando a figura a baixo:

k4

Figura 6 Representao sistema massa mola.

Considerando o deslocamento m1 sendo um e das outras massas zero: , ,

Para massa m1:

Para massa m2:

Para massa m3:

Considerando o deslocamento m2 sendo um e das outras massas zero: , Para massa m1: ,

Para massa m2:

Para massa m3:

Considerando o deslocamento m3 sendo um e das outras massas zero: , Para massa m1: ,

Para massa m2:

Para massa m3:

A matriz de rigidez dada por: , [ ]

, -

Dado: a=k1, b=k2, c=k3, d=k4 podemos escrever a matriz de rigidez da seguinte maneira:

, -

Utilizado a ferramenta computacional wolframalpha para calcular a inversa de [k], obtm-se o seguinte resultado:

Figura 7 Input e output gerado no wolframalpha com os dados da matriz [k].

Substituindo as constantes a, b, c e d por k1, k2, k3 e k4 na matriz inversa tem-se:

[a]

Reescrevendo:

( ( (

) ) )

) ) )

( ( (

( ( (

) ) )

) ) )

( ( (

( ( (

) ) )

) ) )

[a] = [

( (

Determinaremos agora as equaes de movimento do sistema. Ela dada pela segunda lei de Newton: , -

, -

Como a matriz dos coeficientes de rigidez conhecida pode-se escrever diretamente:

[ ][ ] + [ ][ ]

( ) [ ( )] ( )

Tambm pode ser feita a anlise em cada massa:

Figura 8 Sistema do exerccio 6.19. , -

, -

Para massa m1: ( ) Para massa m2: ( ) Para massa m3: ( ) ( ( ) ) ( ) ( ( ) ( ) ) ( ) ( ( ) ) ( )

REFERNCIAS [1] RAO, S. S. Vibraes mecnicas. 4. ed. So Paulo: Pearson Prentice Hall, 2009. [2] THOMSON, W. T. Teoria da vibrao com aplicaes. Rio de Janeiro: Intercincia, 1978. [3] GROEHS, A.G. Mecnica vibratria. 2. ed So Leopoldo- RS Editora Unisinos, 1999.

ANEXOS

Anda mungkin juga menyukai