Anda di halaman 1dari 16

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

De acordo com o comando a que cada um dos itens a seguir se refira, marque, na folha de respostas, para cada item: o campo designado com o cdigo C, caso julgue o item CERTO; ou o campo designado com o cdigo E, caso julgue o item ERRADO. A ausncia de marcao ou a marcao de ambos os campos no sero apenadas, ou seja, no recebero pontuao negativa. Para as devidas marcaes, use a folha de respostas, nico documento vlido para a correo da sua prova objetiva. Nos itens que avaliam conhecimentos de informtica, a menos que seja explicitamente informado o contrrio, considere que todos os programas mencionados esto em configurao padro, em portugus, que o mouse est configurado para pessoas destras, que expresses como clicar, clique simples e clique duplo referem-se a cliques com o boto esquerdo do mouse e que teclar corresponde operao de pressionar uma tecla e, rapidamente, liber-la, acionando-a apenas uma vez. Considere tambm que no h restries de proteo, de funcionamento e de uso em relao aos programas, arquivos, diretrios, recursos e equipamentos mencionados.

PROVA OBJETIVA
1

Imagine que um poder absoluto ou um texto sagrado declarem que quem roubar ou assaltar ser enforcado (ou ter a mo cortada). Nesse caso, puxar a corda, afiar a faca ou assistir execuo seria simples, pois a responsabilidade moral do veredicto no estaria conosco. Nas sociedades tradicionais, em que a punio decidida por uma autoridade superior a todos, as execues podem ser pblicas: a coletividade festeja o soberano que se encarregou da justia que alvio! A coisa mais complicada na modernidade, em que os cidados comuns (como voc e eu) so a fonte de toda autoridade jurdica e moral. Hoje, no mundo ocidental, se algum executado, o brao que mata , em ltima instncia, o dos cidados o nosso. Mesmo que o condenado seja indiscutivelmente culpado, pairam mil dvidas. Matar um condenado morte no mais uma festa, pois difcil celebrar o triunfo de uma moral tecida de perplexidade. As execues acontecem em lugares fechados, diante de poucas testemunhas: h uma espcie de vergonha. Essa discrio apresentada como um progresso: os povos civilizados no executam seus condenados nas praas. Mas o dito progresso , de fato, um corolrio da incerteza tica de nossa cultura. Reprimimos em ns desejos e fantasias que nos parecem ameaar o convvio social. Logo, frustrados, zelamos pela priso daqueles que no se impem as mesmas renncias.

No perodo Nesse caso (...) estaria conosco (R.3-5), como o

conector ou est empregado com sentido aditivo, e no, de excluso, a forma verbal do predicado seria simples poderia, conforme faculta a prescrio gramatical, ter sido flexionada na terceira pessoa do plural: seriam.
2

O termo Essa discrio (R.18) refere-se apenas ao que est expresso na primeira orao do perodo que o antecede.

De acordo com o texto, nas sociedades tradicionais, os cidados sentem-se aliviados sempre que um soberano decide infligir a pena de morte a um infrator porque se livram das ameaas de quem desrespeita a moral que rege o convvio social, como evidencia o emprego da interjeio que alvio! (R.8).

10

13

Suprimindo-se o emprego de termos caractersticos da linguagem informal, como o da palavra coisa (R.9) e o do trecho (como voc e eu) (R.10), o primeiro perodo do segundo pargrafo poderia ser reescrito, com correo gramatical, da seguinte forma: Essa prtica social apresenta-se mais complexa na modernidade, onde a autoridade jurdica e moral submete-se opinio pblica.

16

19

22

Mantendo-se a correo gramatical e a coerncia do texto, a orao se algum executado (R.12), que expressa uma hiptese, poderia ser escrita como caso se execute algum, mas no, como se caso algum se execute.

25

Mas a coisa muda quando a pena radical, pois h o risco de que a morte do culpado sirva para nos dar a iluso de liquidar, com ela, o que h de pior em ns. Nesse caso, a execuo do condenado usada para limpar nossa alma. Em geral, a justia sumria isto: uma pressa em suprimir desejos inconfessveis de quem faz justia. Como psicanalista, apenas gostaria que a morte dos culpados no servisse para exorcizar nossas piores fantasias isso, sobretudo, porque o exorcismo seria ilusrio. Contudo possvel que haja crimes hediondos nos quais no
7

28

Na linha 24, considerando-se a dupla regncia do verbo impor e a presena do pronome mesmas, seria facultado o emprego do acento indicativo de crase na palavra as da expresso as mesmas renncias. Na condio de psicanalista, o autor do texto adverte que a punio de infratores das leis uma forma de os indivduos expurgarem seus desejos inconfessveis, ressalvando, no entanto, que, quando se trata de crime hediondo, tal no se aplica.
1

31

34

reconhecemos nada de nossos desejos reprimidos.


Contardo Calligaris. Terra de ningum 101 crnicas. So Paulo: Publifolha, 2004, p. 94-6 (com adaptaes).

Com referncia s ideias e aos aspectos lingusticos do texto acima, julgue os itens de 1 a 7.
Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

Romance LXXXI ou Dos Ilustres Assassinos


1

grandes oportunistas, sobre o papel debruados, que calculais mundo e vida

22

que profundas sepulturas nascidas de vossas penas, de vossas assinaturas!

em contos, doblas, cruzados, que traais vastas rubricas e sinais entrelaados,


25

Julgue os fragmentos contidos nos itens a seguir quanto sua correo gramatical e sua adequao para compor um documento oficial, que, de acordo com o Manual de Redao da Presidncia da Repblica, deve caracterizar-se pela impessoalidade, pelo emprego do padro culto de linguagem, pela clareza, pela conciso, pela formalidade e pela uniformidade.
13

Considerai no mistrio dos humanos desatinos, e no polo sempre incerto

com altas penas esguias embebidas em pecados!


28

Senhor Delegado, Segue para divulgao os relatrios das investigaes realizadas no rgo, a fim de fazer cumprir a lei vigente. Solicito a Vossa Senhoria a indicao de cinco agentes de polcia aptos a ministrar aulas de direo no curso de formao de agentes. O incio do curso, que ser realizado na capital federal, est previsto para o segundo semestre deste ano. Cumpre destacar a necessidade de aumento do contingente policial e que imperioso a ao desses indivduos em mbito nacional, pelo que a realizao de concurso pblico para provimento de vagas no Departamento de Polcia Federal consiste em benefcio a toda a sociedade. Caro Senhor Perito Criminal, Convidamos Vossa Senhoria a participar do evento Destaques do ano, em que ser homenageado pelo belo e admirvel trabalho realizado na Polcia Federal. Por gentileza, confirme sua presena a fim de que possamos providenciar as honrarias de praxe. O departamento que planejar o treinamento de pessoal para a execuo de investigaes e de operaes policiais, sob cuja responsabilidade est tambm a escolha do local do evento, no se manifestou at o momento.

dos homens e dos destinos! Por sentenas, por decretos, parecereis divinos:

14

personagens solenes
10

que arrastais os apelidos como paves auriverdes seus rutilantes vestidos,


31

e hoje sois, no tempo eterno, como ilustres assassinos.


15

13

todo esse poder que tendes confunde os vossos sentidos: a glria, que amais, desses soberbos titulares,
34

16

que por vs so perseguidos. Levantai-vos dessas mesas, sa de vossas molduras,

to desdenhosos e altivos! Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos,


16

37

inutilmente matastes: vossos mortos so mais vivos; e, sobre vs, de longe, abrem

19

vede que masmorras negras, que fortalezas seguras, que duro peso de algemas,
40

grandes olhos pensativos.


Ceclia Meireles. Romanceiro da Inconfidncia. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1989, p. 267-8.

17

Com base no poema acima, julgue os itens subsequentes.


8

Considerando-se as relaes entre os termos da orao, verifica-se ambiguidade no emprego do adjetivo pensativos (v. 40), visto que ele pode referir-se tanto ao termo vossos mortos (v.38) quanto ao ncleo nominal olhos (v.40).

Com relao ao formato e linguagem das comunicaes oficiais, julgue os itens que se seguem com base no Manual de Redao da Presidncia da Repblica.
18

No poema, que apresenta uma denncia de atos de abuso de poder, foram utilizados os seguintes recursos que permitem que a poeta se dirija diretamente a um interlocutor: emprego de vocativo nos versos 1, 9 e 33 e de verbos na segunda pessoa do plural, todos no imperativo afirmativo.
19

As comunicaes oficiais emitidas pelo presidente da Repblica, por chefes de poderes e por ministros de Estado devem apresentar ao final, alm do nome da pessoa que as expede, o cargo ocupado por ela. A menos que o expediente seja de mero encaminhamento de documentos, o texto de comunicaes como aviso, ofcio e memorando, que seguem o padro ofcio, deve conter trs partes: introduo, desenvolvimento e concluso. A estrutura do telegrama e da mensagem por correio eletrnico de carter oficial flexvel.

10

O emprego do pronome possessivo em seus rutilantes vestidos (v.12) evidencia que essa expresso corresponde vestimenta usada por autoridades em eventos solenes.
20

11

No verso 23, a forma verbal nascidas, apesar de referir-se a todas as expresses nominais que a antecedem, concorda apenas com a mais prxima, conforme faculta regra de concordncia nominal.

Acerca de conceitos de hardware, julgue o item seguinte.


21

12

Os trechos Por sentenas, por decretos (v.29) e Por fictcia autoridade, vs razes, falsos motivos (v.35-36) exercem funo adverbial nas oraes a que pertencem e ambos denotam o meio empregado na ao representada pelo verbo a que se referem.

Diferentemente dos computadores pessoais ou PCs tradicionais, que so operados por meio de teclado e mouse, os tablets, computadores pessoais portteis, dispem de recurso touch-screen. Outra diferena entre esses dois tipos de computadores diz respeito ao fato de o tablet possuir firmwares, em vez de processadores, como o PC.
2

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

A respeito de softwares para edio de textos, planilhas e apresentaes, julgue os prximos itens.
22

Julgue os prximos itens, relativos a cloud storage e processos de informao.


31

O Microsoft Office Sky Driver uma sute de ferramentas de produtividade e colaborao fornecida e acessada por meio de computao em nuvem (cloud computing). O BrOffice 3, que rene, entre outros softwares livres de escritrio, o editor de texto Writer, a planilha eletrnica Calc e o editor de apresentao Impress, compatvel com as plataformas computacionais Microsoft Windows, Linux e MacOS-X.

23

O conceito de cloud storage est associado diretamente ao modelo de implantao de nuvem privada, na qual a infraestrutura direcionada exclusivamente para uma empresa e so implantadas polticas de acesso aos servios; j nas nuvens pblicas isso no ocorre, visto que no h necessidade de autenticao nem autorizao de acessos, sendo, portanto, impossvel o armazenamento de arquivos em nuvens pblicas. Os processos de informao fundamentam-se em dado, informao e conhecimento, sendo este ltimo o mais valorado dos trs, por ser composto por experincias tcitas, ideias e valores, alm de ser dinmico e acessvel por meio da colaborao direta e comunicao entre as pessoas detentoras de conhecimento.

32

Julgue os itens seguintes, relativos a sistemas operacionais, redes sociais e organizao de arquivos.
24

Twitter, Orkut, Google+ e Facebook so exemplos de redes sociais que utilizam o recurso scraps para propiciar o compartilhamento de arquivos entre seus usurios. Tanto no sistema operacional Windows quanto no Linux, cada arquivo, diretrio ou pasta encontra-se em um caminho, podendo cada pasta ou diretrio conter diversos arquivos que so gravados nas unidades de disco nas quais permanecem at serem apagados. Em uma mesma rede possvel haver comunicao e escrita de pastas, diretrios e arquivos entre mquinas com Windows e mquinas com Linux.

25

Os semicondutores so o ponto fraco da indstria brasileira de alta tecnologia. A produo local muito limitada. No ano passado, foram importados 5,1 bilhes de dlares em semicondutores, um crescimento de 14% em relao a 2010. Com o avano dos mercados de computadores e de celulares, e com a eletrnica sendo embarcada nos mais diversos tipos de equipamentos, a tendncia que essa conta s venha a aumentar.
O Estado de S.Paulo, 15/1/2012, p. B12 (com adaptaes).

Julgue os itens subsequentes, acerca de segurana da informao.


26

Uma caracterstica desejada para o sistema de backup que ele permita a restaurao rpida das informaes quando houver incidente de perda de dados. Assim, as mdias de backup devem ser mantidas o mais prximo possvel do sistema principal de armazenamento das informaes. Os sistemas IDS (intrusion detection system) e IPS (intrusion prevention system) utilizam metodologias similares na identificao de ataques, visto que ambos analisam o trfego de rede em busca de assinaturas ou de conjunto de regras que possibilitem a identificao dos ataques. A fim de se proteger do ataque de um spyware um tipo de vrus (malware) que se multiplica de forma independente nos programas instalados em um computador infectado e recolhe informaes pessoais dos usurios , o usurio deve instalar softwares antivrus e antispywares, mais eficientes que os firewalls no combate a esse tipo de ataque. As senhas, para serem seguras ou fortes, devem ser compostas de pelo menos oito caracteres e conter letras maisculas, minsculas, nmeros e sinais de pontuao. Alm disso, recomenda-se no utilizar como senha nomes, sobrenomes, nmeros de documentos, placas de carros, nmeros de telefones e datas especiais. Uma boa prtica para a salvaguarda de informaes organizacionais a categorizao das informaes como, por exemplo, os registros contbeis, os registros de banco de dados e os procedimentos operacionais, detalhando os perodos de reteno e os tipos de mdia de armazenagem e mantendo as chaves criptogrficas associadas a essas informaes em segurana, disponibilizando-as somente para pessoas autorizadas.

Tendo o texto acima como referncia e considerando as caractersticas essenciais do atual estgio de desenvolvimento da economia mundial, julgue os itens subsequentes.
33

27

Apesar da privatizao ocorrida na rea das telecomunicaes e dos inegveis avanos verificados no setor, o nmero de linhas de telefonia mvel no Brasil insuficiente, se considerada a demanda apresentada pelo mercado consumidor brasileiro, e muito inferior ao de linhas fixas. Tal como o Brasil, a China no possui tecnologia que lhe permita produzir semicondutores, uma das razes pelas quais sua atuao no mercado mundial, embora relativamente expressiva, est bem aqum do esperado, atrs de ndia e Rssia. Centro de excelncia, o Instituto Tecnolgico de Aeronutica (ITA) foi fundamental na criao da EMBRAER, empresa que atua na rea tecnolgica de fabricao de avies e que permite ao Brasil competir com empresas lderes mundiais nesse ramo. O domnio do conhecimento mostra-se fundamental para a produo de riquezas e, ao impulsionar constantes inovaes tecnolgicas, amplia a capacidade produtiva e ajuda a promover a ampliao dos mercados consumidores, em meio a um contexto de acirrada competio em escala global. A fragilidade do sistema educacional brasileiro, realidade confirmada por sucessivos testes de avaliao interna e externa, impede que o pas seja considerado emergente no cenrio econmico mundial contemporneo, apesar do reconhecimento geral de suas inegveis potencialidades. Embora ocupe uma posio pouco relevante na pauta das exportaes do pas, o agronegcio brasileiro demonstra tendncia de crescimento, e seu bom desempenho reflete a influncia positiva exercida no setor pela EMBRAPA, sinnimo de elevado padro de pesquisa cientfica na agropecuria.
3

34

28

35

29

36

37

30

38

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF
RASCUNHO

Um jovem, ao ser flagrado no aeroporto portando certa quantidade de entorpecentes, argumentou com os policiais conforme o esquema a seguir: Premissa 1: Eu no sou traficante, eu sou usurio; Premissa 2: Se eu fosse traficante, estaria levando uma grande quantidade de droga e a teria escondido; Premissa 3: Como sou usurio e no levo uma grande quantidade, no escondi a droga. Concluso: Se eu estivesse levando uma grande quantidade, no seria usurio. Considerando a situao hipottica apresentada acima, julgue os itens a seguir.
39

Se P e Q representam, respectivamente, as proposies Eu no sou traficante e Eu sou usurio, ento a premissa 1 estar corretamente representada por PvQ.

40

A proposio correspondente negao da premissa 2 logicamente equivalente a Como eu no sou traficante, no estou levando uma grande quantidade de droga ou no a escondi.

41

Se a proposio Eu no sou traficante for verdadeira, ento a premissa 2 ser uma proposio verdadeira, independentemente dos valores lgicos das demais proposies que a compem.

42

Sob o ponto de vista lgico, a argumentao do jovem constitui argumentao vlida. Em uma pgina da Polcia Federal, na Internet, possvel

denunciar crimes contra os direitos humanos. Esses crimes incluem o trfico de pessoas aliciamento de homens, mulheres e crianas para explorao sexual e a pornografia infantil envolvimento de menores de 18 anos de idade em atividades sexuais explcitas, reais ou simuladas, ou exibio dos rgos genitais do menor para fins sexuais. Com referncia a essa situao hipottica e considerando que, aps a anlise de 100 denncias, tenha-se constatado que 30 delas se enquadravam como trfico de pessoas e como pornografia infantil; outras 30 no se enquadravam em nenhum desses dois crimes e que, em relao a 60 dessas denncias, havia apenas a certeza de que se tratava de pornografia infantil, julgue os itens subsequentes, acerca dessas 100 denncias analisadas.
43

Os crimes de trfico de pessoas foram mais denunciados que os de pornografia infantil.

44

Dez denncias foram classificadas apenas como crime de trfico de pessoas.

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF
RASCUNHO

Com relao a estatstica, julgue os itens seguintes.


45

46

47

48

49

50

Suponha que se deseje testar a hiptese nula H0: = 5 contra a hiptese alternativa H1: > 5, em que representa a mdia populacional em estudo, e que o nvel de significncia desse teste seja igual a 5%. Nessa situao, ser correto efetuar o teste mediante a construo de intervalo de confiana simtrico para a mdia (com 95% de confiana), devendo-se, com base nesse intervalo, rejeitar H0 se o valor 5 estiver abaixo do limite inferior desse intervalo. Considere que a covarincia e a correlao linear entre as variveis X e Y sejam, respectivamente, iguais a 5 e 0,8. Suponha tambm que a varincia de X seja igual a quatro vezes a varincia de Y. Nesse caso, correto afirmar que a varincia de X igual a 2. Suponha que as larguras dos polegares humanos sigam uma distribuio normal com mdia igual a 2 cm e varincia V > 0. Nesse caso, se a probabilidade de se observar um polegar com mais de 2,54 cm de largura for igual a 0,025, ento V ser inferior a 0,35. Considere que, com base em um levantamento amostral, um pesquisador tenha observado que determinada medida antropomtrica dos indivduos de um grupo A , em mdia, igual ao dobro dessa mesma medida em indivduos do grupo B, e que, com base nessa observao, o pesquisador tenha concludo que essa mesma relao deve ocorrer na populao. Com base nessas informaes, correto afirmar que o pesquisador no seguiu os princpios essenciais para a elaborao de inferncias estatsticas, pois a simples avaliao visual (ou descritiva) da diferena entre mdias de grupos pode no refletir o comportamento populacional, j que h outros aspectos relevantes para a anlise, como o tamanho da amostra e a variabilidade das medidas dentro de cada grupo de indivduos. Ao contrrio da mediana amostral, a mdia aritmtica menos sensvel presena de valores extremos (ou valores atpicos ou outliers). Se a amplitude observada em um conjunto de dados formado por 10 elementos for igual a 12, ento a varincia desse conjunto de dados ser inferior a 120.

Durante uma investigao policial, foram encontradas quatro ossadas humanas de um grupo de ativistas brasileiros desaparecidos na dcada de 60 do sculo passado. Sabe-se que esse grupo era formado por trs indivduos do sexo masculino (com 15, 27 e 36 anos de idade) e um do sexo feminino (com 29 anos de idade). Buscando-se confirmar a identidade de cada um deles, na primeira fase de identificao, procedeu-se separao das ossadas de acordo com suas caractersticas morfolgicas. A partir da situao hipottica acima apresentada, julgue os itens a seguir.
51

52

53

54

A determinao da etnia pelas propores da face, da mandbula e do palato particularmente relevante na identificao dos indivduos pertencentes ao referido grupo, devido grande variabilidade tnica da populao brasileira. Na ausncia dos ossos da bacia, a identificao do indivduo do sexo feminino poder ser feita comparando-se os ossos do crnio. Devido considervel variao de idade entre os indivduos, a mineralizao dental um mtodo eficaz para diferenciar as ossadas masculinas encontradas. Fuses epifisrias e ossificao dos arcos costais so critrios relevantes para se estimar a faixa etria, nessa situao.
5

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

Julgue os itens seguintes, acerca dos princpios e das aplicaes da papiloscopia.


55

Impresses datiloscpicas so pouco sensveis temperatura, motivo pelo qual persistem por longos perodos na cena de um crime, sem perda significativa de qualidade. O princpio da imutabilidade dos desenhos papilares diz respeito sua caracterstica de imperecibilidade, ou seja, ao fato de esses desenhos manifestarem-se desde o desenvolvimento fetal at a completa putrefao cadavrica. Os indivduos acometidos de queratodermia, enfermidade que impede a leitura das impresses papilares, so exceo em relao ao princpio da universalidade, relativo a essas impresses. A qualidade das impresses datiloscpicas latentes encontradas na cena de um crime est relacionada idade, ao gnero e ocupao do suspeito.

Em cada um dos prximos itens apresentada uma situao hipottica, acerca dos crimes contra a pessoa, contra o patrimnio, contra a f pblica e contra a administrao pblica, seguida de uma assertiva a ser julgada.
64

56

57

No curso de investigao policial para apurar a prtica de estelionato contra banco pblico, foi constatado que um de seus empregados concorreu culposamente para que outrem praticasse a infrao. Logo aps a descoberta dos fatos, o empregado reparou integralmente o dano causado, restituindo os valores devidamente corrigidos e atualizados antes do encerramento do inqurito policial. Nessa situao, est extinta a punibilidade do agente. Luiz, proprietrio da mercearia Pague Menos, foi preso em flagrante por policiais militares logo aps passar troco para cliente com cdulas falsas de moeda nacional de R$ 20,00 e R$ 10,00. Os policiais ainda apreenderam, no caixa da mercearia, 22 cdulas de R$ 20,00 e seis cdulas de R$ 10,00 falsas. Nessa situao, as aes praticadas por Luiz guardar e introduzir em circulao moeda falsa configuram crime nico.

65

58

Com base no direito processual penal, julgue os itens que se seguem.


66

Juan Vucetich. Dactiloscopia comparada: el nuevo sistema Argentino. La Plata: Jacobo Peuser, 1904 (com adaptaes).

A partir das ilustraes de impresses digitais acima, identificadas pelas letras de A a D, julgue os itens seguintes com base no sistema datiloscpico de Vucetich.
59 60

Como o sistema processual penal brasileiro assegura ao investigado o direito de no produzir provas contra si mesmo, a ele conferida a faculdade de no participar de alguns atos investigativos, como, por exemplo, da reproduo simulada dos fatos e do procedimento de identificao datiloscpica e de reconhecimento, alm do direito de no fornecer material para comparao em exame pericial. De acordo com o sistema processual penal brasileiro, qualquer pessoa poder ser testemunha e a ningum que tenha conhecimento dos fatos ser dado o direito de se eximir da obrigao de depor, com exceo das pessoas proibidas de depor porque, em razo de funo, ministrio, ofcio ou profisso, devam guardar segredo, salvo se desobrigadas pela parte interessada, e dos doentes e deficientes mentais e menores de quatorze anos de idade. Considere que, no curso de investigao policial para apurar a prtica de crime de extorso mediante sequestro contra um gerente do Banco X, agentes da Polcia Federal tenham perseguido os suspeitos, que fugiram com a vtima, por dois dias consecutivos. Nessa situao, enquanto mantiverem a privao da liberdade da vtima, os suspeitos podero ser presos em flagrante, por se tratar de infrao permanente. A priso preventiva, admitida nos casos de crimes dolosos punidos com pena privativa de liberdade mxima superior a quatro anos, pode ser decretada em qualquer fase da persecuo penal, desde que haja prova da existncia do crime e indcio suficiente de autoria. De acordo com inovaes na legislao especfica, a percia dever ser realizada por apenas um perito oficial, portador de diploma de curso superior; contudo, caso no haja, na localidade, perito oficial, o exame poder ser realizado por duas pessoas idneas, portadoras de diploma de curso superior, preferencialmente na rea especfica. Nessa ltima hiptese, sero facultadas a participao das partes, com a formulao de quesitos, e a indicao de assistente tcnico, que poder apresentar pareceres, durante a investigao policial, em prazo mximo a ser fixado pela autoridade policial.
6

67

O tipo fundamental representado na figura B corresponde presilha interna. Se os dedos polegar, indicador, mdio, anular e mnimo da mo direita de um indivduo apresentarem os padres mostrados nas figuras D, B, C, D e A, respectivamente, a srie desse indivduo corresponder, no sistema de Vucetich, a V3241.
68

Julgue os itens a seguir com base no direito penal.


61

O fato de determinada conduta ser considerada crime somente se estiver como tal expressamente prevista em lei no impede, em decorrncia do princpio da anterioridade, que sejam sancionadas condutas praticadas antes da vigncia de norma excepcional ou temporria que as caracterize como crime. Conflitos aparentes de normas penais podem ser solucionados com base no princpio da consuno, ou absoro. De acordo com esse princpio, quando um crime constitui meio necessrio ou fase normal de preparao ou execuo de outro crime, aplica-se a norma mais abrangente. Por exemplo, no caso de cometimento do crime de falsificao de documento para a prtica do crime de estelionato, sem mais potencialidade lesiva, este absorve aquele. Configura-se o crime continuado seja no caso de crime culposo, seja no de crime tentado ou no de consumado quando o agente, mediante mais de uma ao ou omisso, pratica dois ou mais crimes da mesma espcie. Consideradas, ento, as condies de tempo, lugar, maneira de execuo e outras semelhantes, os crimes subsequentes devem ser havidos como continuao do primeiro.
69

62

70

63

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

A respeito da organizao administrativa da Unio, julgue os itens seguintes.


71

A respeito das leis especiais, julgue os itens a seguir.


81

O foro competente para o julgamento de ao de indenizao por danos materiais contra empresa pblica federal a justia federal. Existe a possibilidade de participao de recursos particulares na formao do capital social de empresa pblica federal.
82

O policial condenado por induzir, por meio de tortura praticada nas dependncias do distrito policial, um acusado de trfico de drogas a confessar a prtica do crime perder automaticamente o seu cargo, sendo desnecessrio, nessa situao, que o juiz sentenciante motive a perda do cargo. Ainda que se instale em cidade interiorana e apresente reduzida circulao financeira, a cooperativa singular de crdito estar obrigada a contratar vigilantes, independentemente de se provar que a contratao inviabilizar economicamente a manuteno do estabelecimento. Considere que determinado cidado australiano deseje vir de frias ao Brasil, por um perodo de trinta dias, onde pretende ministrar aulas remuneradas de surfe e comercializar aparelhos eletrnicos oriundos da Austrlia. Nessa situao, caso no haja acordo internacional entre Brasil e Austrlia para a dispensa de visto, o governo brasileiro poder conceder o visto de turista ao referido cidado.

72

No que se refere s licitaes, julgue os itens que se seguem.


73

Configura-se a inexigibilidade de licitao quando a Unio obrigada a intervir no domnio econmico para regular preo ou normalizar o abastecimento. Os contratos de concesso de servios pblicos sempre exigem licitao prvia na modalidade concorrncia.

83

74

A respeito da improbidade administrativa, julgue o item abaixo.


75

Se o suposto autor do ato alegar que no tinha conhecimento prvio da ilicitude, o ato de improbidade restar afastado, por ser o desconhecimento da norma motivo para afast-lo.

luz da lei dos crimes ambientais e do Estatuto do Desarmamento, julgue os itens seguintes.
84

Acerca dos direitos e deveres individuais e coletivos, julgue os itens subsequentes.


76

Para se configurar o delito de posse ilegal de arma de fogo, acessrios ou munio, esses artefatos devem ser encontrados no interior da residncia ou no trabalho do acusado; caso sejam encontrados em local diverso desses, restar configurado o delito de porte ilegal. Responder pelo delito de omisso de cautela o proprietrio ou o diretor responsvel de empresa de segurana e transporte de valores que deixar de registrar ocorrncia policial e de comunicar Polcia Federal, nas primeiras vinte e quatro horas depois de ocorrido o fato, a perda de munio que esteja sob sua guarda.

O exerccio do direito liberdade de reunio em locais abertos ao pblico, previsto na Constituio Federal, condiciona-se a dois requisitos expressos: o encontro no pode frustrar outro anteriormente convocado para o mesmo local e a autoridade competente deve ser previamente avisada a respeito de sua realizao. O direito ao silncio, constitucionalmente assegurado ao preso, estende-se a pessoa denunciada ou investigada em qualquer processo criminal, em inqurito policial, em processo administrativo disciplinar e quela que for convocada a prestar depoimento perante comisso parlamentar de inqurito.

85

77

A organizao de documentos, atividade cada vez mais importante nas instituies, possibilita a tomada de deciso segura e o atendimento rpido das demandas dos usurios. Considerando essa informao, julgue os prximos itens, referentes a arquivologia.
86

Acerca das atribuies do presidente da Repblica, julgue o prximo item.


78

O acondicionamento que consiste na guarda dos documentos nos locais a eles designados e o armazenamento que se refere embalagem do documento com vistas a proteg-lo e a facilitar seu manuseio so procedimentos fundamentais para a conservao e preservao dos documentos de arquivo. Como medida preventiva contra o acmulo de poeira em documentos de arquivo em suporte papel, recomenda-se a higienizao do documento com uma borracha fina em p. O arquivo do Departamento de Polcia Federal compe-se de documentos colecionados referentes a assuntos de interesse dos servidores desse rgo. A entrada ou a produo de um documento de arquivo em uma instituio deve ser seguida do respectivo registro em protocolo, o que possibilita a identificao dos metadados, para fins de acesso ao documento e controle de sua tramitao. O uso simultneo de microfilmagem e digitalizao consiste em soluo vivel para o arquivamento de grandes massas documentais com longos prazos de guarda. A microfilmagem contempla o aspecto de comprovao legal, e a digitalizao possibilita acesso rpido e mltiplo aos documentos.
7

Como so irrenunciveis, todas as atribuies privativas do presidente da Repblica previstas no texto constitucional no podem ser delegadas a outrem.

87

88

Considerando as disposies constitucionais acerca de segurana pblica, julgue os itens a seguir.


79

A Polcia Federal, as polcias militares e os corpos de bombeiros militares so foras auxiliares e reserva do exrcito. Cabe Polcia Federal apurar infraes penais que atentem contra os bens, servios e interesses da administrao direta, das autarquias e das fundaes pblicas da Unio. s polcias civis dos estados cabem as funes de polcia judiciria das entidades de direito privado da administrao indireta federal.

89

80

90

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

Em junho de 2001, um rapaz de 33 anos de idade foi executado em Indiana, nos Estados Unidos da Amrica, com uma injeo letal, composta de solues aquosas de tiopentato de sdio, brometo de pancurnio e cloreto de potssio. Ele e um amigo haviam sido condenados, em 1997, pela exploso de uma bomba em um prdio do governo federal em Oklahoma City, com base em depoimentos de testemunhas e na identificao de duas impresses digitais, uma presente em um recipiente que continha nitrato de amnio o composto utilizado na fabricao da bomba e outra encontrada na caminhonete que explodiu em frente ao prdio.
Internet: <guiadoestudante.abril.com.br> (com adaptaes).

Considerando as informaes do texto acima e sabendo que as massas molares do K e do CR so, respectivamente, 40 g@mol1 e 35 g@mol1, julgue os itens a seguir.
91 92 93 94

A eventual dissoluo de nitrato de amnio em gua causaria a diminuio do pH da gua. A ligao existente entre os ons do nitrato de amnio slido direcional, da a elevada resistncia desse tipo de slido a impactos. Sabendo-se que o sdio e o cloro esto no mesmo perodo da Tabela Peridica e que o sdio pertence ao grupo 1 e o cloro, ao grupo 17, correto concluir que a energia de ionizao do cloro superior do sdio. Considerando-se a estrutura do on pancurnio, apresentada a seguir, correto afirmar que essa molcula formada por cinco anis aromticos.

N H H
95

H H

Considerando-se a reao ilustrada abaixo, correspondente sntese do tiopental, em que Et refere-se ao grupo etil, correto concluir que a sntese dessa molcula se inicia com uma alquilao em uma molcula pertencente ao grupo ster.
S NaOEt EtO OEt HN S

Br

EtO

OEt

H2N NaOEt

NH2

NH

96 97

Supondo-se que tivessem sido injetados no condenado 50 mL de uma soluo letal com concentrao de KCR igual a 1,6 mol@L1, correto afirmar que a massa de sal injetada equivaleria a 6,0 g. A decantao o mtodo mais indicado para a separao do cloreto de potssio da soluo injetada.

comum a utilizao de produtos qumicos, como o iodo, por exemplo, na revelao de impresses digitais deixadas em locais de crime. Em um recipiente com cristais de iodo, coloca-se o material em cuja superfcie pode ter sido deixada a impresso. O iodo sublima e seu vapor se fixa na gordura deixada pelo toque dos dedos na superfcie do material, revelando as impresses digitais. Outro agente empregado na identificao de impresses digitais o nitrato de prata. Uma soluo aquosa desse produto borrifada na superfcie do material. O nitrato de prata, ento, reage com o cloreto de sdio deixado pela transpirao da pele na superfcie, conforme a equao: AgNO3(aq) + NaCR(aq) AgCR(s) + NaNO3(aq). Ao ser exposto luz ultravioleta, o cloreto de prata que se formou na superfcie do material recebe uma quantidade de energia suficiente para se decompor, e a impresso digital se revela em uma colorao tpica da prata metlica.
propriedades fsicas do iodo presso de vapor entalpia de fuso entalpia de vaporizao 300 Pa a 309 K 15,52 kJ@mol1 41,57 kJ@mol1

Com base nas informaes do texto e da tabela apresentada acima e considerando que a constante universal dos gases ideais (R) seja igual a 8,0 J@K1@mol1 e que o vapor de iodo obedea lei dos gases ideais, julgue os prximos itens.
98 99 100

O volume molar do vapor de iodo a 309 K superior a 8,0 m3@mol1. A constante de equilbrio da reao entre o nitrato de prata e o cloreto de sdio, referida no texto, menor que 1. A partir das informaes do texto, correto concluir que a reao AgCR(s) Ag(s) + CR2(g) catalisada por luz ultravioleta.
8

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||
RASCUNHO

CESPE/UnB DPF

A figura acima ilustra duas representaes pictricas de ligaes qumicas em uma molcula de gua. Considere o modelo molecular clssico para uma ligao covalente entre os tomos de hidrognio e oxignio representada por molas via potencial quadrtico do tipo V(r) = k(r r0)2, em que k a constante elstica da mola e r0, a distncia de equilbrio. O estiramento mximo ou amplitude da ligao qumica O H A e mH representa a massa do hidrognio. Nesse modelo, assume-se que o oxignio esteja fixo na origem do sistema de coordenadas. No instante inicial (t = 0), o tomo de hidrognio se localiza na posio de estiramento mximo e, em seguida, liberado. Com base na figura e nas informaes apresentadas, julgue os itens seguintes.
101

A energia mecnica total desse oscilador harmnico simples, quando em movimento, inversamente proporcional ao quadrado da amplitude A.

102

A velocidade mxima do tomo de hidrognio vmax tal que .

103

Se a equao horria de onda para o movimento do tomo de hidrognio for expressa por , ento

a velocidade desse tomo, em funo do tempo t, estar corretamente representada pelo grfico abaixo, em que T o perodo do movimento oscilatrio.

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF
RASCUNHO

0 1 Potencial (V)
104 105 106

2 3 4 5

O grfico esboado na figura acima corresponde a um potencial eletrosttico relativo a um circuito eltrico fechado e de nica malha. Os valores de potenciais foram obtidos percorrendo-se o circuito no sentido anti-horrio, a partir do ponto a, passando pelos pontos b e c e voltando ao ponto de partida a. O circuito eltrico composto por um resistor de resistncia R = 5 S e duas baterias com resistncias eltricas internas r1 = 2 S e r2 = 1 S, respectivamente. Tendo como referncia as informaes e o circuito acima, e considerando desprezveis as resistncias eltricas dos fios que conectam os elementos desse circuito, julgue os itens a seguir. O referido sentido de percurso ope-se ao sentido da corrente eltrica no circuito fechado. A soma algbrica das variaes de potencial eltrico encontradas ao longo do percurso completo, no circuito fechado, maior que zero. O referido circuito eltrico est corretamente representado no seguinte esquema.

bateria 1

bateria 2

eixo central

figura I

figura II

Instrumentos pticos, como o ilustrado na figura I acima, so comumente utilizados em tcnicas de identificao forense. As lupas, compostas por lentes delgadas e convergentes, so frequentemente usadas. Considere uma lupa composta por uma lente biconvexa de raios iguais em mdulo e que sejam do, di e f, respectivamente, as distncias do objeto, da imagem e do foco em relao ao eixo central na lente figura II. Com base nessas informaes e nas figuras acima, julgue os itens que se seguem.
107 108

Se do < f, ento a imagem ser invertida. Para um objeto posicionado no ponto focal, sua imagem estar localizada no infinito.
10

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||
regio visvel ao olho humano luz
violeta azul verde laranja vermelho

CESPE/UnB DPF
RASCUNHO

comprimento de onda

400 nm

500 nm

600 nm

700 nm

frequncia em Hz 10
18

10

16

10

14

10

12

10

10

10

10

10

espectro eletromagntico
Internet: <www.ensinoadistancia.pro.br> (com adaptaes).

A figura acima ilustra o espectro eletromagntico na regio da radiao eletromagntica visvel ao olho humano (luz visvel). No caso de tomos hidrogenoides (tomos de hidrognio ou ons atmicos com apenas um eltron), o comprimento de onda do fton emitido expresso por , em que N o

nmero de prtons no ncleo atmico, m e n so nmeros inteiros estritamente positivos e R = 1,1 107 m1 a constante de Rydberg. Nesse modelo, define-se fluorescncia como o fenmeno quntico que ocorre quando um tomo absorve um fton com comprimento de onda no UV e emite fton(s) na regio da luz visvel, devido s transies eletrnicas internas ao tomo. Com base nessas informaes, considerando que um on He+, no estado fundamental, tenha absorvido um fton com comprimento de onda no UV, proporcionando uma transio eletrnica entre os nveis eletrnicos n = 1 n = 4 e, ainda, desconsiderando o recuo do tomo He+, julgue os itens subsecutivos.
109

A soma algbrica das energias de todos os ftons emitidos nos decaimentos eletrnicos at que o eltron atinja o estado fundamental (n = 1) maior que a energia do fton absorvido pelo eltron. No processo descrito, o fton emitido de maior comprimento de onda situa-se na regio do visvel entre as cores laranja e vermelho.

110

A finalidade da identificao humana individual, rea da medicina legal e da criminalstica, fornecer provas para auxiliar o julgador. Esse tipo de identificao utilizado em inmeros casos, como, por exemplo, disputas cveis de filiao, identificao de criminosos e(ou) vtimas, localizao de pessoas desaparecidas e confronto entre vestgios de vrios delitos. Sua origem remota na histria, porm suas bases iniciais constam do trabalho pioneiro de Bertillon, em que o autor utilizava caractersticas consideradas fixas, desde a idade adulta at a morte, como o sexo, caractersticas morfolgicas e sinais particulares, como cicatrizes, tatuagens etc. Tendo o texto acima como referncia inicial, julgue os prximos itens, relativos identificao humana individual.
111

A genitlia externa, caracterstica morfolgica mais utilizada para atribuir o sexo legal ao indivduo, define-se no final da oitava semana do desenvolvimento fetal. Na espcie humana, o sexo heterogamtico o masculino, ou seja, o homem produz dois tipos de espermatozoides que iro determinar o sexo cromossmico do indivduo. Formatos de olhos, nariz e boca, parmetros derivados de primrdios da face que aparecem como salincias em torno do estomodeu, so muito utilizados na identificao humana.
11

112

113

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF
RASCUNHO

O primeiro sistema de identificao humana com base gentica foi o sistema ABO, descrito por Landsteiner, no incio do sculo XX. Diversos outros grupos sanguneos, como os sistemas Rh e MN, foram posteriormente descritos e passaram a ser utilizados na identificao humana e na definio da compatibilidade doador-receptor na transfuso sangunea. Tendo o texto acima como referncia inicial e considerando os mltiplos aspectos que ele suscita, julgue os itens a seguir.
114

A produo dos antgenos em uma clula, como a dos grupos sanguneos, ocorre nos lisossomos; posteriormente, esses antgenos so posicionados prximo aos lipdios da membrana celular.

115

Um homem com nmero e estrutura cromossmica normais apresenta, no mximo, dois alelos diferentes para o sistema ABO; e a espcie humana apresenta diversos alelos para esse mesmo locus gnico.

116

O sistema MN caracterizado pela relao de dominncia e recessividade entre os alelos M e N, em que M dominante sobre N.

117

A anlise do DNA mitocondrial utilizada para identificao humana em determinadas situaes, e a anlise do DNA de cloroplasto utilizado para identificao de espcies de plantas.

Os erros inatos do metabolismo constituem uma classe de doenas genticas caracterizada por distrbios bioqumicos. A esse respeito, julgue os itens subsequentes.
118

Se um casal tem um filho afetado por um dado erro inato do metabolismo com herana autossmica recessiva, ento esse casal tem 25% de chance de ter um filho de qualquer sexo com o mesmo gentipo deles.

119

Considere que um gene produtor de uma enzima apresente dois alelos: um que produz normalmente a enzima e outro que no a produz. Nesse caso, tanto indivduos heterozigotos quanto homozigotos dominantes apresentam o mesmo fentipo, porque basta ter a enzima, independentemente da quantidade, para se ter a funo.

120

Se uma via metablica for bloqueada, espera-se que o produto final no seja produzido e que ocorra acmulo de produtos intermedirios que podem ser txicos para o indivduo.

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

12

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

PROVA DISCURSIVA
Nesta prova, faa o que se pede, usando o espao para rascunho indicado no presente caderno. Em seguida, transcreva o texto para a FOLHA DE TEXTO DEFINITIVO DA PROVA DISCURSIVA, no local apropriado, pois no sero avaliados fragmentos de texto escritos em locais indevidos. Qualquer fragmento de texto que ultrapassar a extenso mxima de linhas disponibilizadas ser desconsiderado. Na folha de texto definitivo, identifique-se apenas na primeira pgina, pois no ser avaliado texto que tenha qualquer assinatura ou marca identificadora fora do local apropriado.

Um homem investigado por usar carteira de identidade com a foto de um ator norte-americano foi indiciado por estelionato e uso de documento falso. No documento apreendido pela polcia, alm da foto, constava tambm o nome do ator; a assinatura do titular, no entanto, era do prprio infrator. De acordo com o delegado responsvel pelo caso, o homem, que, pelos crimes cometidos, poder ser condenado a at dezoito anos de priso, tinha outras cinco identidades falsas. Duas, entre elas a que continha a foto do ator, foram utilizadas para a abertura de uma empresa fictcia e, com ela, uma conta bancria. O indiciado, ainda segundo o delegado, utilizava o limite dos cheques e dos cartes de crdito para aplicar golpes.
Internet: <g1.globo.com> (com adaptaes).

Com base nas informaes do texto acima e no disposto na Lei n. 12.037/2009, e supondo que, futuramente, o indiciado venha a ser preso por crime de furto e apresente autoridade policial, para fins de identificao civil, apenas a carteira de trabalho original, disserte acerca de identificao civil e criminal. Em seu texto, aborde, necessariamente, os seguintes aspectos:

< < <

documentos que podem atestar a identificao civil; hipteses em que pode ocorrer a identificao criminal do civilmente identificado e possibilidade de o homem citado no texto ser identificado criminalmente; processos de identificao criminal e providncias a serem tomadas pela autoridade encarregada da identificao do preso.

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

13

||DPF12_PAP_002_08N213892||

CESPE/UnB DPF

RASCUNHO
1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30

Cargo: Papiloscopista Policial Federal

14

Anda mungkin juga menyukai