Anda di halaman 1dari 3

CORFEBOL

Tcnicas utilizadas em Corfebol: Passe de peito Passe de ombro Receo Passe e corte Lanamento na passada Lanamento parado Lanamento de penalidade Desmarcao

Regras Bsicas O corfebol praticado por duas equipas mistas, constitudas por quatro jogadores masculinos e quatro jogadores femininos efetivos e o mximo de oito suplentes. Os elementos de um dos sexos s podem marcar os elementos do mesmo sexo. O objetivo principal do jogo introduzir a bola no cesto adversrio e evitar o contrrio. A bola s pode ser lanada com as mos e no permitido dar passos com a bola nem driblar.

Regulamento Incio e reincio do jogo O jogo inicia-se com um passe executado por um atacante num ponto dentro da sua zona de ataque, perto de centro do campo, aps sorteio com moeda ao ar. A segunda parte inicia-se novamente com um passe, executado pela equipa contrria que iniciou a partida. Sempre que h golo, a equipa que o sofreu reinicia a partida da mesma forma.

Bola fora

A bola considerada fora quando: Toca ou ultrapassa as linhas limites do terreno de jogo Toca o solo, uma pessoa ou um objeto fora do terreno de jogo Toca no teto ou num objeto acima do terreno de jogo

Reposio de bola em jogo O recomeo de jogo efetuado no local onde a infrao foi cometida e o jogador tem 4 segundos para repor a bola em jogo, no podendo marcar golo. Nenhum jogador pode tocar na bola at que ela percorra no mnimo 2,5 metros.

Golo considerado golo quando a bola entra, completamente, de cima para baixo, no cesto que est posicionado na zona de ataque de uma das equipas. Caso a bola seja enviada para o prprio cesto assinalado golo para a equipa adversria.

Mudana de Zona Sempre que sejam marcados dois golos, os jogadores mudam as suas funes. Os atacantes tornam-se jogadores defensivos e os jogadores defensivos tornam-se atacantes.

Faltas Infraes punidas com um recomeo de jogo: Tocar a bola com a perna ou o p e bater a bola com o punho As faltas so marcadas no local onde foram feitas Correr com a bola Entregar a bola na mo de outro jogador da mesma equipa Jogo passivo Bater ou tirar a bola das mos do adversrio

Empurrar, agarrar ou obstruir um adversrio

Infraes punidas com livre/penalidade: Defender um adversrio que j esteja a ser marcado por outro jogador (quando cometida por um defensor) livre Empurrar, agarrar ou obstruir um adversrio (quando infrao grave) livre Defender um adversrio do sexo oposto no ato de lanamento ou de passe (quando cometida por um defensor) penalidade.

Marcao de Livre O marcador do livre deve colocar a bola em jogo em menos de 4 segundos. No pode lanar diretamente ao cesto e ter de passar a bola a um colega.

Anda mungkin juga menyukai