Anda di halaman 1dari 40

1

INTRODUO

O preparo biomecnico dos canais radiculares sofreu uma evoluo e otimizao das tcnicas a partir do emprego de instrumentos endodnticos estruturados em liga de nquel titnio, principalmente acionados mecanicamente por motores ou contra-ngulos especficos. O uso dos instrumentos de nquel titnio na instrumentao rotatria reduz substancialmente no apenas o tempo de trabalho clnico, porm previne acidentes muito comuns quando do uso das limas manuais, tais como entulhamento apical de detritos, desvio de instrumentao, degraus intracanal e perfuraes radiculares. Algumas propriedades como a a) superelasticidade (capacidade elevada de suportar s deformaes plsticas) e a alta resistncia b) fadiga cclica (capacidade de resistir deformao diante de uma toro) permitem que os instrumentos rotatrios possam ser utilizados continuamente nos canais radiculares, com baixa incidncia de ocorrer fraturas. No incio da dcada de 1990, quando apareceram os primeiros sistemas rotatrios, houve certa resistncia em aceit-los, sendo que muitos foram retirados do mercado e outros modificados e adaptados com outras inovaes. Dos iniciais, apenas o sistema Lightspeed e o Profile ainda so encontrados e utilizados. Atualmente h uma gama enorme de opes de instrumentos, que diferenciam entre si no design, seco transversal, caracterstica estrutural e morfolgica da haste e lminas, conicidade e ngulo de corte. Os instrumentos rotatrios de nquel titnio podem ser agrupados em 3 segmentos bsicos: - grupo 1 Sistema Lightspeed; - grupo 2 Sistema com conicidade 0,04 e 0,06;

- grupo 3 Sistema de caractersticas inovadoras, tais como Protaper, K3 , Twisted File e Race. Portanto, podemos definir os sistemas rotatrios

de

instrumentao dos canais radiculares, com instrumento de nquel titnio, como sendo o preparo endodntico com instrumentos rotacionados em 360 o mecnica e automaticamente, no sentido horrio, por um determinado equipamento. Sendo assim, estamos diante de revoluo tecnolgica e cientfica de preparo biomecnico, sem sabermos ainda o quanto poder evoluir, tanto em equipamentos como na tcnica propriamente dita, porm com a certeza de que foi criada para marcar poca na histria da Endodontia.

PROPOSIO

Tencionamos, atravs do presente estudo: 1. Descrever os principais equipamentos e sistemas utilizados na instrumentao rotatria com instrumentos de nquel-titnio; 2. Averiguar se existem diferenas entre os sistemas, em termos de segurana e efetividade no preparo dos canais radiculares; 3. Quais manobras devem ser realizadas a fim de evitar acidentes; 4. Quais so as vantagens do uso destes sistemas em Endodontia.

CONCEITOS FUNDAMENTAIS Em relao ao emprego de instrumentos de nquel titnio, alguns conceitos so importantes para o discernimento da tcnica propriamente dita, estando relacionadas aos equipamentos (motores ou contra-ngulos) e instrumentos endodnticos (no se deve dizer lima, pois os mesmos no apresentam caractersticas estruturais semelhantes a limas e mais se aproximam de alargadores).

a) Relacionados aos equipamentos Para acionar os instrumentos endodnticos empregamos motores que podem ser recarregados na energia eltrica ou diretamente na fonte de energia ou utilizar contra-ngulos pneumticos, acionados no micromotor do equipo odontolgico.

a.1) Torque Consiste no efeito rotatrio criado pelo carregamento distante do centro de resistncia de um corpo. Em outras palavras, consiste na fora necessria que o aparelho faz para que vena a resistncia das paredes dentinrias submetidas ao da lminas do instrumento rotatrio. expressa em N.cm, podendo tambm ser exposta em kgf.cm. Normalmente, os fabricantes disponibilizam aparelhos/contrangulos com diversos torques, aonde dever sempre ser utilizada uma fora abaixo daquela necessria a levar fadiga cclica do instrumento rotatrio.

a.2) Rotao Consiste na velocidade imposta ao instrumento endodntico, fazendo girar sobre o seu prprio eixo, expressa em RPM (rotaes por minuto).

Com exceo ao sistema Lightspeed que se recomenda empregar a velocidade de 1.500 a 2.000 rpm, na tcnica rotatria emprega-se baixssimas rotaes, oscilando em 150 a 300 rpm. Quando o gerador de energia cintica for pneumtico (micro motor odontolgico, p.ex.)

aconselhvel empregar contra-ngulos redutores (com reduo de velocidade) desde 16:1 a 70:1, sendo este o mais recomendado, originando uma rotao final de aproximadamente 125 rpm.

a.3) Reverso Alguns dispositivos rotacionais, todos eltricos, possui a

capacidade de reconhecer a proximidade da fadiga ciclica mxima do instrumento endodntico e, objetivando evitar a fratura do mesmo, paralisa a rotao horria e inicia uma rotao no sentido antihorrio com a finalidade de evitar o travamento do mesmo na dentina. Os pneumticos dependem da ao cintica do micro motor odontolgico e no possuem o sistema de auto reverso. Os motores mais antigos no possui o automtico, necessitando deslig-lo e ainda ento fazer a converso. Cita-se como exemplo o Endomate II (NSK) e o Endo Pr Torque (Driller), podendo tambm ser denominado a essas situaes como sistema semi-automtico de reverso.

b) Relacionados aos instrumentos rotatrios Essencialmente, os instrumentos endodnticos devem ser

analisados atravs de alguns parmetros, tais como: a) em relao ponta do instrumento (conformao da guia de penetrao e ngulo de transio); b) em relao haste do instrumento (seco transversal, seco longitudinal ou ncleo do instrumento, presena de guia radial, ngulo de corte).

Basicamente existem dois tipos de instrumentos utilizados na instrumentao rotatria: a) Preparo cervical, tambm designados de orifice shapers, orifice openers, flares, PreRace, dentre outros. b) Instrumentos finalizadores propriamente ditos, sendo cada esquema com suas caractersticas peculiares. Entretanto, conceitualmente falando, alguns termos devem ser apresentados objetivando compreender as designaes peculiares a cada instrumento:

b.1. Em relao ponta do instrumento Os instrumentos rotatrios de Nquel titnio no apresentam ngulo de transio, exceto para o sistema Quantec SC cuja ponta do instrumento piramidal com ngulo obtuso e, segundo o fabricante, recomendada para o preparo de canais atrsicos.

b.1.1. Ponta do instrumento (fig.1) Corresponde ao extremo cnico terminal do instrumento. Nos sistemas rotatrios apresentam a forma cnica, sem ngulo de transio, visando evitar o travamento apical nos movimentos de alargamento, rotacionado em 360o.

b.1.2. Extremo da ponta do instrumento Pode ser arredondada (K3, p.ex.), aguda (POW R e Race e BioRace, p.ex.) ou truncada (Protaper, p.ex.).

Figura 1 Caracterstica da ponta do instrumento rotatrio de NiTi, sem ngulo de transio

b.2. Haste do instrumento Denomina-se de haste helicoidal poro compreendida da ponta do instrumento at a sua haste de fixao, sendo normalmente cnica. Suas caractersticas estruturais e morfolgicas imprimem as particularidades de cada instrumento.

b.2.1. Taper ou conicidade Compreende ao aumento de dimetro da haste helicoidal, da ponta do instrumento, a partir do D0 em direo ao intermedirio, podendo ter o seu trmino no D16 ou outro local, como p.ex. D14 para os instrumentos S do sistema Protaper. Normalmente a conicidade ou taper dos instrumentos rotatrios que atuam na fase de preparo do canal radicular possuem a denominao 0,04 e 0,06 ou simplesmente .04 ou .06. Isso implica dizer que a cada milmetro em direo ao intermedirio o aumento diametral transversal da haste de 0,04

mm ou 0,06mm. Pode tambm ser entendido tambm que o aumento progressivo em 4% ou 6% respectivamente. Evita-se o emprego de conicidades maiores para os instrumentos, pois h maior probabilidade de fratura dos mesmos, diante da rotao em curvaturas. Ou seja, h reduo do ndice de tolerncia fadiga cclica em flexo, nas conicidades mais avantajadas. Opostamente, para os instrumentos que atuam somente na poro mais retilnea dos canais radiculares, presumivelmente nos teros cervical e parte do mdio, pode ser utilizado conicidades 0,12; 0,10 e 0,08, dependendo da tcnica.

b.2.2. Seco transversal Cada tipo de instrumento apresenta uma conformao morfolgica ao seccionarmos transversalmente a haste helicoidal. Inclusive podendo apresentar diversos desenhos em um mesmo instrumento, como por exemplo, o Sx do sistema Protaper. Conforme a caracterstica da seco h implicncia direta na morfologia do sulco de escape ou canal helicoidal, ngulo de corte, apoio intracanal do instrumento e desempenho destes sobre as paredes dentinrias. Podem ser triangular (com suas variaes), bi e tri-hlice ambos com variaes especficas.

b.2.3. Seco longitudinal Nesta seco podemos perceber o designado ncleo do

instrumento, que corresponde poro do eixo central do instrumento, podendo ser cnico, cnico invertido em direo ao intermedirio ou cilndrico( fig. 2).

Figura 2 Seco longitudinal demonstrando o ncleo central do instrumento. Os cnicos invertidos e os cilndricos tendem a apresentam sulco helicoidal mais profundo medida que se progride de D 0 para o intermedirio, que indiretamente pode ocasionar uma maior remoo de detritos e atuao de agentes de irrigao mais profundamente no canal radicular. Tambm apresentam maior resistncia toro, seja flexionado ou no, por terem maior massa na rea critica do instrumento, ou seja, de D0 a D3. b.2.4. Guia radial (Fig. 3) Consiste em superfcie ligeiramente convexa, na aresta de corte do instrumento, com a poro posterior ligeiramente rebaixada, objetivando reduzir o atrito do instrumento com a periferia dentinria do canal radicular. Tem por funo estabilizar o instrumento no eixo do canal radicular e evitar demasiado e agressivo ataque da lmina ativa na dentina.

Figura 3 Seco transversal da guia radial localizada na aresta de corte do instrumento.

10

b.2.5. ngulo de corte (Fig.4) O ngulo de corte da lmina do instrumento pode ser positivo, ou negativo. Se for positivo, implica em alto poder cortante e se for negativo implica em maior ao de remoo dentinria, no sendo demasiadamente agressivo. Diz-se que o ngulo de corte positivo quando o ponto de referncia (local em que inicialmente toca a dentina) da aresta lateral de corte est adiantado em relao superfcie de ataque do instrumento. Opostamente o ngulo de corte negativo, ou seja, quando o ponto de referncia est atrasado em relao superfcie de ataque do instrumento. O sistema K3, Quantec e Hero 642 apresentam ngulo de ataque positivo enquanto o Protaper, Profile, Profile GT possuem ngulo negativo.

(a)

(b)

Figura 4 (a) ngulo de ataque negativo e (b) ngulo de ataque positivo

EQUIPAMENTOS ROTATRIOS Dois so os dispositivos utilizados para rotacionar os instrumentos no interior dos canais radiculares. H os eltricos, seja somente utilizado direto

11

na fonte de energia (Endoplus, p.ex.) ou com baterias recarregveis (X Smart, Endomate TC ou DT , p.ex.). Estes normalmente possuem controle de torque, rotao e reverso (automtico ou semi-automtico). Os pneumticos so contra-ngulos adaptveis no micro motor odontolgico. Exceto o NiTi Control (Anthogyr), no possuem controle varivel de torque, sendo normalmente fixo. A rotao diretamente relacionada com a presso imposta no micro motor, por isso sempre apresentam alta reduo de rotao, desde 8:1 at 70:1 (por exemplo: para cada 70 rotaes impostas no micro motor, apenas 1 transmitida ao instrumento). H uma diversidade de dispositivos eltrico e pneumticos, mas basicamente todos se assemelham dentro de seus grupos. A escolha deve recair sobre a afinidade pessoal do profissional, em relao estratgia de uso, logstica de atendimento, assistncia tcnica, dentre outros fatores. Alguns fabricantes determinam torques e rotaes especficas para cada sistema e que dever estar integrado aos seus aparelhos, porm esta idia vaga, pois a fadiga cclica e torcional do instrumento esto muito mais relacionadas ao caso clnico propriamente dito do que ao aparelho e instrumento em si. Alguns dos equipamentos de maior aplicabilidade no Brasil so: a) Eltricos: a.1) X-Smart (Dentsply Ind. Com. Ltda., Br) a.2) Endo-mate (NSK Inc., Japan) a.2.1) Modelo DT (bancada) a.2.2) Modelo TC (porttil) a.3) Endo Pro Torque (VK Driller, Br.) a.4) Endo Plus (VK Driller, Br.) a.5) Rotary Master (J. Morita)

12

b) Pneumticos: b.1) Anthogyr (Anthogyr, Fr.) b.2) NiTi Control (Anthogyr, Fr.) b.3) Dentflex FXM700 (Dentflex Ind. Com. Ltda.) b.4) Axs Endo (Micro Mega, Fr) Equipamentos eltricos Estes apresentam controle de torque e rotao pelo operador, devendo sempre selecionar valores inferiores queles limites mximos que possam levar fratura dos instrumentos. Fatores como complexidade do caso, anatomia do canal radicular, freqncia de uso dos instrumentos tambm devem ser levados em conta na seleo dos valores estipulados. Independente dos fabricante, a adaptao dos instrumentos rotatrios de Nquel Titnio universal, sendo compatvel entre si. a.1) X-SMART (Dentsply Ind. Com. Ltda) Este aparelho apresenta visor frontal, de pequenas dimenses e com contra-ngulo de pequenas dimenses que pode ser posicionado em seis posies distintas (Fig. 5). Possui auto reverso. Figura 5 Aparelho X-Smart (Dentsply Ind. Com. Ltda.)

13

Normalmente o equipamento vem acompanhado com um contra-ngulo com reduo de 16:1. A tabela 1 resume as principais caractersticas do X-Smart.

Tabela 1 Principais caractersticas do X-Smart, na reduo de 16:1 Equipamento X-Smart REDUO 16:1 TORQUE (N.cm) 0,6 a 5,2 ROTAO (RPM) 120 a 800

a.2) ENDO-MATE DT (NSK , Nakanishi Inc., Japan) Este aparelho apresenta caractersticas semelhantes ao XSmart, inclusive o sistema de reduo e auto reverso(Fig. 6).

Figura 6 Aparelho Endo-Mate DT (NSK, Nakanishi Inc., Japan)

a.3) ENDO-MATE TC (NSK, Nakanishi Inc., Japan) A grande vantagem deste equipamento portabilidade, pois apenas a pea de mo transportada, no existindo fios. Aps o carregamento

14

das baterias, o mesmo pode ser longamente utilizado e aps a concluso dos trabalhos ser novamente posicionada na base especfica para carregamento. Pode apresentar diversos contra-ngulos redutores, mas normalmente o que acompanha o aparelho o de 16:1 (Fig.6). Possui auto reverso. A tabela 2 resume as principais caractersticas do Endo-Mate TC: Tabela 2 Principais caractersticas do Endo-Mate TC, na reduo de 16:1 Equipamento Endo-Mate TC REDUO 16:1 TORQUE (N.cm) 0,7 3,7 ROTAO (RPM) 125-625

Figura 7 Aparelho Endo-Mate TC (NSK, Nakanishi Inc., Jp)

15

a.4) Endo Pr Torque (VK Driller, Br.) Este equipamento no possui auto reverso, sendo necessrio acionar em pedal especfico. O contra-ngulo utilizado o convencional (1:1). A tabela 3 resume as principais caractersticas do Endo Pr Torque:

Tabela 3 Principais caractersticas do Endo Pr Torque, na reduo de 1:1 Equipamento Endo Pr Torque REDUO 1:1 TORQUE (N.cm) 0,1-3,5 ROTAO (RPM) 150-6000

a.5) Endo Plus (VK Driller, Br.) H diversas possibilidades de contra-ngulo de reduo, porm o mais recomendvel o de 16:1, tambm no possuindo o sistema de auto reverso automtico. A tabela 4 resume as principais caractersticas do Endo Plus.

Tabela 4 Principais caractersticas do Endo Plus, na reduo de 16:1 Equipamento Endo PLUS REDUO 16:1 TORQUE (N.cm) 0,2-8 ROTAO (RPM) 140-1620

16

A tabela 5 unifica todas as principais caractersticas dos principais equipamentos eltricos rotatrios.

Tabela 5 Caractersticas principais dos equipamentos rotatrios eltricos. equipamento reduo Torque (N.cm) X-Smart1 Endo-Mate DT2 Endo-Mate TC2
Endo Pro Torque3

Rotao (RPM)

reverso

16:1 16:1 16:1 1:1 16:1 16:1 16:1

06 5,2 0,6 -5,2 07 3,7 0,1 3,5 0,2 - 8 0,3 - 4,9 2,94

120 a 800 120 a 800 125 a 625 150 a 6000 140 a 1620 150 - 800 187,5 1875

Automtico Automtico Automtico Manual Manual Automtico Manual

Endo Plus3 RooT ZXII4 Rotary Master4

Dentsply Ind. Com., Brasil.

NSK Nakanishi Inc, Japo. VK Driller, Brasil. J. Morita, Japo.

b) Contra ngulo rotatrios Estes equipamentos so adaptados no micro motor do equipo odontolgico, devendo possuir reduo, pois normalmente aqueles dispositivos promovem rotao em torno de 28.000 rpm, totalmente invivel para a instrumentao endodntica.

17

Excetuando o sistema NiTi Control (Anthogyr, Fr.), que possui controle aproximado de torque na haste do contra-ngulo, os demais apresentam torque fixo, cabendo ao profissional ter cautela no uso, principalmente no imprimindo fora axial, a fim de evitar carga torcional apical que poder levar fratura do instrumento. No apresentam auto reverso nem controle de auto parada quando ocorre o travamento do instrumento. Os principais contra-ngulos encontrados no Brasil so: - Anthogyr (Anthogyr, Fr.) - NiTi Control (Anthogyr, Fr.) - Axs Endo 50 (Micro Mega, Fr.) - Dentflex FXM 700 (Dentflex Ltda., Br)

A tabela 6 resume as principais caractersticas dos contra-ngulos rotatrios em Endodontia.

Tabela 6 Caractersticas principais dos equipamentos rotatrios eltricos. equipamento reduo Torque (N.cm) Anthogyr1 NiTi Control1 Axs Endo2
Dentflex FXM 7003
1

Rotao (RPM)

reverso

64:1 64:1 50:1 70:1

5 0,7 a 4,5 Aprox. 5 Aprox. 5

Varivel Varivel Varivel Varivel

manual manual manual aanual

Anthogyr, Fr.; 2 Micro Mega, Fr.; 3Dentflex, Br.

18

ORIENTAES BSICAS NA CINEMTICA COM OS INSTRUMENTOS ROTATRIOS DE NQUEL TITNIO Algumas recomendaes so importantes para se obter um adequado preparo biomecnico dos canais radiculares com os sistemas rotatrios base de nquel titnio: - Utilizar torque compatvel com o Taper dos instrumentos e relacion-los com a anatomia do canal radicular: No preparo cervical, aonde se utiliza o taper 0,08, 010 ou superior, geralmente o torque empregado ao redor de 3 N.cm, enquanto para os instrumentos que atuam mais apicalmente, com Taper de 0,04 e 0,06 recomendvel utilizar torque ao redor de 1 N.cm. Entretanto, o bom senso clnico sempre deve ser levado em conta. - Empregar baixa velocidade (rotao): Normalmente empregado a rotao entre 150 a 300 rpm,

devendo sempre ter conscincia o grau de curvatura radicular, a fim de evitar esforos torcionais que podero levar fratura do instrumento, por presso torcional apical ou fadiga cclica. - Movimentos discretos de vai-e-vem, suaves e contnuos: Os movimentos de introduo dos instrumentos devem ser, no mximo, em progresso de vai-e-vem (alguns clnicos atribuem a denominao de movimentos em bicadas) de 3 mm/3mm. Deve ser delicado e contnuo, evitando parar com o instrumento no interior do canal radicular. - Preparo prvio cervical executado: A penetrao dos instrumentos em direo apical sempre deve ser precedida de um adequado preparo cervical, a fim de minimizar tenses ao longo da haste helicoidal. Todos os sistemas rotatrios possuem os instrumentos de preparo cervical que, dependendo do caso, pode ser complementado com brocas tipo as Gates Glidden ou LAxxess (SybronEndo) ou CP Drill.

19

- Descarte de instrumentos: Idealmente seria interessante que a cada caso clnico fosse possvel o descarte dos instrumentos, Economicamente, isto invivel, sendo recomendado descart-los assim que observado qualquer alterao nos passos (pitch) do instrumento. Aceitamos, em mdia, utilizar os instrumentos se no estiverem deformados, at no mximo 7 vezes (Kawakami, Gavini, 2007).

CONDUTAS CLNICAS VISANDO MINIMIZAR O RISCO DE FRATURA DOS INSTRUMENTOS Como dito anteriormente, h algumas orientaes que devem ser seguidas objetivando a otimizao dos instrumentos de nquel titnio. Mas alguns fatores podem interferir para a obteno do sucesso: a) remover interferncias dos teros cervical e mdio radicular O uso prvio de brocas que retificam a parede circundante da cmara pulpar, tipo LAxxess ou CP Drill, permitem que os instrumentos rotatrios prossigam axialmente para o interior dos canais radiculares livremente, evitando foras tencionais muito precoce em partes indesejveis da haste helicoidal. Alguns sistemas, tipo o Protaper possuem instrumentos que objetiva este princpio, tais como o Sx, que possui D0 de 0,19mm, conicidade crescente a tal ponto que o D14 atinja 1,19mm, podendo trabalhar em pincelamento com as paredes circundantes, abrindo o conduto para que os demais instrumentos penetrem paralela e axialmente no conduto radicular. b) executar cateterismo inicial com limas manuais finas O cateterismo inicial com limas manuais tipo K#10 e K#15 permite a identificao de qualquer obstruo bem como amplia e prepara (ainda que discretamente) para uma penetrao mais confortvel dos instrumentos rotatrio. Em canais radiculares com condutos mais atrsicos, como os mesiais

20

de molares, pode-se inclusive intercalar com instrumentos prprios manuais, como o do sistema Protaper. c) renovar os instrumentos frequentemente No se tem ao certo um nmero exato de quantas vezes podemos utilizar uma sequncia de instrumento, pois depende de inmeras variveis, tais como anatomia do canal, tipo de sistema, presso torcional exercida, flexo cintica aplicada, etc. Portanto, sempre que possvel deve-se renovar os instrumentos, utilizando, com bom senso, no mximo 5 a 7 vezes (Brisighello, Gavini, Figueiredo, Shimabuko, 2008) d) descartar instrumentos ao primeiro sinal de deformao Qualquer distoro no passo (pitch) da haste helicoidal, o instrumento dever ser descartado, pelo risco que representa fratura. e) cinemtica correta Como dito anteriormente, sempre utilizar o torque e rotao adequada a cada caso e instrumento a ser empregado. Movimentos de pndulo ou presso apical (semelhante a um parafusamento forado) devem ser evitados. O movimento de penetrao deve ser de pequena extenso, de no mximo 3mm, em vai-e-vem, sempre selecionando os calibres adequados dos instrumentos para cada caso em si. f) selecionar adequadamente o caso aconselhvel empregar o sistema at curvaturas de 60 o em relao ao longo eixo radicular. Caso exista um curvatura mais acentuada, podemos ir com os instrumentos rotatrios at o inicio da mesma,o que j facilita bastante a manipulao manual posterior. g) caso seja necessrio, intercalar com instrumentos manuais

21

Como dito anteriormente, caso seja necessrio, um discreto cateterismo manual pode sempre preceder o uso dos rotatrios, facilitando o seu uso.

SISTEMAS ROTATRIOS Atualmente, existem vrios sistemas instrumentos rotatrios, sendo que cada um deles apresentam caractersticas peculiares em relao haste helicoidal, aresta de corte, seco transversal, seco longitudinal e ngulo de corte. A tabela 7 expe as caractersticas fundamentais dos principais sistemas rotatrios em Endodontia. Tabela 7 Caractersticas dos principais sistemas rotatrios
sistemas Seco transversal Seco longitudinal ngulo de corte Guia radial Ponta

Profile GT Quantec Protaper K3 Hero642 Race BioRace

Tri-hlice U Tri-hlice U Duo-hlice Triangular convexa Tri-hlice Tri-hlice Triangular Triangular

Cilndrica Cilndrica Cnica Cilndrica Cnica invertida Cnica Cnica Cnica

Negativo Negativo Positivo Negativo

Presente Presente Presente Ausente

Cnica Cnica cnica Cnica truncada Cnica arredondada Cnica Cnica Cnica

Positivo Positivo Negativo Negativo

Presente Ausente Ausente Ausente

22

1. SISTEMA PROFILE (Maillefer) O sistema Profile consiste em um conjunto de instrumentos para o preparo do canal radicular, de conicidade 0,02; 0,04 e 0,06. No preparo cervical utilizam os orifice shaper, de conicidades variveis de 0,05 a 0,08. As tabelas 8, 9 e 10 demonstram as caractersticas do sistema. Tabela 8 Principais caractersticas estruturais do Profile Seco transversal Trplice hlice, em forma de U Cnica, com canais helicoidais profundos Presente com parte posterior rebaixada Negativo Cnica, arredondada

Seco longitudinal

Guia radial

ngulo de corte Ponta do instrumento

Tabela 9 Conicidades dos orifice shapers. 20 (branco) taper 0,05 30 40 50 (azul) 0,07 60 (verde) 0,08 80 (preto) 0,08

(amarelo) (vermelho) 0,06 0,06

Tabela 10 Conicidades dos instrumentos Profile, em funo dos calibres 0,02 0,04 0,06 15* 15 15 20* 20 20 25* 25 25 30* 30 30 35 35 35 40 40 40 45 60 90
1 anel colorido 2 anis coloridos 3 anis coloridos

* Na realidade correspondem, respectivamente (0,13; 0,17; 0,22 e 0,28).

23

2. SISTEMA GT (Dentsply/Tulsa Dental, USA) Semelhante ao Profile , apresenta as conicidades de 0,04, 0,06 e 0,08 e 0,10, com dimetros apicais equivalentes ao nmero 20, 30 e 40. As caractersticas estruturais so semelhantes ao do Profile . Apresentam instrumentos de preparo cervical de nmeros 35, 50, 70 e 90, com conicidades variveis de 0,12 mm at 1,5mm. A tabela 11 ilustra as caractersticas do sistema. Tabela 11 Instrumentos do sistema GT. 0,04 20 0,06 0,08 0,10 0,04 30 0,06 0,08 0,10 0,04 40 0,06 0,08 0,10

3. SISTEMA PROTAPER (Dentsply Ind. Com. Ltda.) Este sistema apresenta uma caracterstica peculiar, por possuir instrumentos que possuem vrias conicidades em um mesmo instrumento. Basicamente so constitudos de 6 instrumentos, sendo 3 denominados de shaping e 3 para a finalizao do preparo, denominado de finish. A tabela 12 demonstra as principais caractersticas estruturais das limas do sistema Protaper. As figuras 8 e 9 demonstram os instrumentos Protaper.

24

Tabela 12 Principais caractersticas estruturais do sistema Protaper Seco transversal Seco longitudinal Guia radial ngulo de corte Ponta do instrumento Triangular cordiforme Cilindrica Ausente Negativo Cnica, truncada

A tabela 13 caracteriza os instrumentos da srie shaping. Tabela 13 Caracterstica dos instrumentos da srie S Sx (dourado) D0 D14
Seco transversal

S1 (roxo) 0,18mm 1,20mm Triangular convexa 12 passos cnicos

S2 (branco) 0,20mm 1,10mm Triangular convexa 7 passos cnicos

0,19mm 1,19mm Triangular cordiforme varivel

conicidade

A tabela 13 caracteriza os instrumentos de finalizao do preparo do canal radicular pelo sistema Protaper.

25

Tabela 14 Caracterstica dos instrumentos da srie F F1 (amarelo) D0 D0 a D3 D3 D16 D3 a D16 Seco tranversal 020mm 0,07mm 0,41mm 1,125mm 5,5% Triangular convexa F2 (vermelho) 0,25mm 0,08mm 0,49mm 1,20mm 4,0% Triangular convexa F3 (azul) 0,30mm 0,09mm 0,57mm 1,20mm 5,5% Triangular convexa

Figura 8 Instrumentos Protaper manual

26

Figura 9 Instrumentos Protaper rotatrio

4. SISTEMA HERO 642 (MicroMega) O sistema HERO 642 sofreu uma modificao criando

instrumentos de segunda gerao totalmente diferente daqueles inicialmente lanados pelo fabricante. A tabela 15 rene as principais caractersticas do sistema. Tabela 15 - Principais caractersticas estruturais do sistema HERO 642 Seco transversal Seco longitudinal Guia radial ngulo de corte Ponta do instrumento Tri-hlice Cilindrica Ausente Positivo Cnica, curta e arredondada

27

Basicamente composto por 12 instrumentos de preparo do canal radicular, de conicidade que variam de 0,02 a 0,06, de calibre compatvel do instrumento nmero 20 a 45. A tabela 15 demonstra os calibres e conicidades dos instrumentos.

Tabela 16 Instrumentos e conicidades do sistema HERO 642 Do 20 D025 D030 D035 D040 D045 0,02 0,02 0,02 0,02 0,02 0,02 0,04 0,04 0,04 0,06 0,06 0,06

5. SISTEMA RACE (FKG) Race a sigla de reamer with alternating cutting edges, que praticamente representa uma das suas principais caractersticas, ou seja, alargador com arestas cortantes alternadas. So constitudos de tipos de instrumentos: Pr Race e o Race. Nos instrumentos #15 (0,02) e #20(0,02) a seco transversal quadrangular enquanto para as demais triangular. A tabela 17 rene as principais caractersticas do sistema.

28

Tabela 17 - Principais caractersticas estruturais do sistema RACE Seco transversal Seco longitudinal Guia radial ngulo de corte Ponta do instrumento Triangular ou quadrangular Cilindrica Ausente Negativo/neutro Cnica e arredondada

Os instrumentos Pr Race so para utilizao no preparo cervical radicular, podendo ser de Niquel titnio ou ao inoxidvel (#40/0,10 e #35/0,08). A tabela 18 demonstra os calibres e conicidades dos instrumentos.

Tabela 18 Instrumentos e conicidades do sistema RACE Do 15 Do 20 D025 D030 D035 D040 D050 Do 60 0,02 0,02 0,02 0,02 0,02 0,02 0,02 0,02 0,04 0,04 0,04 0,06 0,06 0,06

7. SISTEMA K3 (SybronEndo) Este sistema pode ser dito como uma evoluo do sistema Quantec e guarda certa similaridade com o HERO. Possui uma seco de trplice hlice, sendo que em duas delas h um alivio nas extremidade posterior para reduo de atrito.

29

Diferentemente da antecessora Quantec, que possui duas guias radiais, este sistema possui trs guias radiais e amplas, com o intuito de ajudar a prevenir o enroscamento do instrumento no canal radicular. Inicialmente, apresentava uma complexa e numerosa sequncia de instrumentos, sendo atualmente recomendado o racional kit VTVT, que possui apenas 6 instrumentos, sendo til em quase todos os canais radiculares. Quando do uso desta sequncia, pertinente sempre empregar o preparo cervical com as brocas LA Axxess. A tabela 19 reune as principais caractersticas do instrumento e a tabela 20 demonstram os calibres e conicidades dos instrumentos. Tabela 19 - Principais caractersticas estruturais do sistema K3 Seco transversal Seco longitudinal Guia radial ngulo de corte Ponta do instrumento Trplice hlice Cnica invertida Presente Positiva Cnica e arredondada

Tabela 20 Instrumentos e conicidade do sistema K3 (kit VTVT) Do 25 D025 D035 D030 D025 D020 0,10 0,08 0,06 0,04 0,06 0,04

30

A figura 9 demonstra o Kit VTVT de uso racional do sistema K 3(r).

FIGURA 10 Kit VTVT Pack, do sistema K3

8. SISTEMA QUANTEC (Sybron Dental) O sistema apresenta a ponta LX e SC. Neste ltimo instrumento a ponta extremamente aguda e agressiva, recomendada para acesso a canais atrsicos. Os demais apresentam a ponta inativa. A tabela 21 demonstra as principais caractersticas dos

instrumentos e a 22 a conicidade dos mesmos e os respectivos dimetro apical.

31

Tabela 21 - Principais caractersticas estruturais do sistema QUANTEC Seco transversal Seco longitudinal Guia radial ngulo de corte Ponta do instrumento Dupla hlice Cnica Presente Positiva Cnica e aguda

Tabela 22 Instrumentos e conicidades do sistema QUANTEC Do 25 (especial) Do 15 D020 D025 D025 D025 D025 Do 25 Do 40 Do 45 0,06 0,02 0,02 0,02 0,03 0,04 0,05 0,06 0,02 0,02

32

TCNICA RECOMENDADA Existe um vasto arsenal de instrumentos e sistemas base de nquel titnio, sendo que, por praticidade e racionalidade iremos descrever apenas os mais utilizados. a. Sistema Protaper H essencialmente dois recursos de uso deste sistema, sendo um que somente emprega os instrumentos rotatrios e outro, hbrido que associa os instrumentos rotatrios manual com o mecanicamente acionado. Como em todos os sistemas, o desgaste compensatrio e o preparo da embocadura dos canais radiculares devem estar bem realizados, de tal forma que os instrumentos rotatrios penetrem paralelamente ao longo eixo radicular sem qualquer obstruo. Com auxilio de pontas diamantadas (3080 e 3081) procede-se o desgaste compensatrio seguido do uso de brocas tipo LA Axxess ou Gates Glidden para a ampliao da embocadura dos canais radiculares. possvel tambm executar estes procedimentos com o uso de limas tipo hedstroem (Goerig, Michelich, Schultz, 1982), porm desaconselhamos, pois clinicamente percebemos um melhor preparo com o uso de brocas especficas. a.1. Passos operatrios No h ainda um consenso sobre como realmente deve ser empregado o sistema Protaper, sendo que o fabricante recomenda a sequncia usual, iniciando com os shaping (S) e concluindo com os finish (F), na ordem S1, odontometria, S2, F1, F2 e F3. Cada profissional acaba, por si encontrando algumas nuances tcnicas que melhor se adapta operao do sistema, porm sempre o princpio fundamental deve ser mantido, principalmente levando-se em conta o taper e D0 de cada instrumento em particular. Iremos esquematizar duas sequncias que cremos serem prtica e racional, lembrando que no instrumento S pode ser utilizado o movimento

33

de pincelamento das paredes circundantes do canal radicular, ao passo que, nos F somente o de impulso e retrao. a.1.1. Tcnica Pura Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7 Etapa 8 Radiografia de diagnstico Explorao inicial LK#10 S1 SX Gates Glidden 1 e 2 Odontometria S2 ou F1 F2 e, se possvel, F3 At o 1/3 apical Preparo at o final do 1/3 cervical Preparo at o final do 1/3 mdio At sentir resistncia Empregar LK#15 At o CRT At o CT

a.1.2. Tcnica hbrida (proposta por Bonetti Filho, 2009)

34

b. Sistema K3 (Sybron Endo) Como anteriormente dito, o completo sistema um tanto complexo. Entretanto, o esquema VTVT, composto por apenas seis instrumentos, resolvem praticamente todos os casos, sendo 2 para preparo cervical (25/0,10 e 25/0,08) e 4 para finalizao (35/0,06; 30/0,04; 25/0,06 e 20/0,04). Em relao conicidade dos instrumentos, as cores

correspondentes so: 0,10..................................................................rosa 0,08..................................................................azul 0,06..................................................................laranja 0,04...................................................................verde A sequncia operatria pode ser esquematizada da seguinte forma: Etapa 1 Etapa 2 Etapa 3 Etapa 4 Etapa 5 Etapa 6 Etapa 7 Etapa 8 Etapa 9 25/0,10 25/0,08 Odontometria LK#15, manual, no CT Gates Glidden 4, 3 e 2 35/0,06 30/0,04 25/0,06 20/0,04 Movimento oscilatrio At sentir resistncia At sentir resistncia At sentir resistncia Comprimento de trabalho Se houver necessidade At sentir resistncia At sentir resistncia

35

DISCUSSO Alguns tpicos so importantes de serem discutidos, em relao aos instrumentos rotatrios de nquel titnio. Salientamos que, afora as caractersticas morfolgicas dos instrumentos e, desde que respeitada uma sequncia coroa-pice, praticamente todos os sistemas se equivalem em seus resultados finais, tendo poucas diferenas entre eles. a. Ao do hipoclorito de sdio sobre os instrumentos de nquel titnio O cloro, presente em solues irrigadoras, acusado de atacar as superfcies da haste helicoidal de nquel titnio, gerando irregularidades e subseqente fratura dos instrumentos. O hipoclorito de sdio no interfere na resistncia fadiga flexural ou resistncia por toro dos instrumentos K3, pois avaliaes tcnicas e microscpicas no demonstraram diferenas com as no expostas ao cloro (Barbosa, Gomes, Arajo, 2007). Aparentemente, a corroso apenas ocorre quando so mantidos submersos por longos perodos na soluo de hipoclorito de sdio (em mdia 24 hs), reduzindo significantemente a sua resistncia toro (OHoy, Messer, Palamara, 2003).

b. Resistncia deformao plstica e fratura do instrumento O sistema Profile apresenta maior tendncia a apresentar deformaes que o Protaper, durante o preparo biomecnico de canais curvos. No h diferenas quando comparado ao sistema K3 (Ankrum, Hartwell, Truitt, 2004). O torque, rotao e, principalmente o modo como manuseado so os fatores de maior risco ao acidente (Lopes, Ferreira, Elias, Moreira, Oliveira, Siqueira, 2009). Ao manusear estes sistemas devemos sempre

36

recordar as regras, anteriormente descritas, que visam minimizar os riscos de fraturas dos instrumentos rotatrios. Curiosamente, quando analisado experimentalmente o F2 e F3 do Protaper, poder haver fratura apical do instrumento sem que previamente tenha existido qualquer distoro ou deformao plstica da haste helicoidal (Lopes, Ferreira, Elias, Moreira, Oliveira, Siqueira, 2009).

c. Caractersticas do preparo final do canal radicular O resultado final, em relao retificao de curvaturas e manuteno do comprimento de trabalho estabelecido na odontometria, tambm no difere em funo do sistema rotatrio utilizado (GT, Protaper, K3, Hero 642 e o Race) (Guelzow, Stamm, Martus, Kielbassa, 2005; Valid, Roohi, Zayeri, 2009). Em contrapartida, pouco atua tambm na poro terminal do tero apical radicular, sendo o sistema GT, com o instrumento #20, ineficaz sobre as paredes dentinrias circundantes (Paqu, Ganahl, Peters, 2009). Ao avaliar os danos ocasionados parede dentinria, tais como linhas de fratura ou trincas, aps o preparo rotatrio, em vrios nveis radiculares, h evidncias de que alguns sistemas possam ocasionar estes indesejveis acidentes. Respectivamente, o Protaper, Profile e Sistema GT apresentaram defeitos dentinrios em 16%, 8% e 4% dos casos (Bier, Shemesh, Tanomaru-Filho, Wu, 2009). d. Ao antissptica Muito embora todas as tcnicas possam apresentam algum grau de extruso apical de material, os sistemas rotatrios K3 e Race geram significantemente menos detritos extrudos que o preparo biomecnico manual (Kustarci, Akpinar, Sumer, Er, Bek, 2008). A associao do sistema Protaper com solues de hipoclorito de sdio a 0,5%, 1,0% e 2,5% proporcionam significativa reduo de

37

microorganismos do interior dos canais radiculares (C. albicans, P. aeruginosa, E. faecalis e S. aureus), dando a entender que promove uma adequada antissepsia local, sendo muito til em necropulpectomias. Se tomarmos os achados de Paqu, Ganahl, Peters (2009) como referncia, devemos evitar o uso do sistema GT nas necropulpectomias, pois a atuao sobre a dentina apical praticamente nula com estes instrumentos.

38

CONCLUSES Diante do exposto anteriormente, podemos concluir que: 1. H vrios equipamentos e sistemas rotatrios com instrumentos de nquel titnio no arsenal endodntico atual, cada um com suas caractersticas peculiares; 2. A instrumentao rotatria apresenta diversos instrumentos

que, em termos de efetividade e segurana assemelham-se entre si; 3. O controle de torque, rotao e habilidade do operador so importantes para evitar acidentes; 4. Estes sistemas otimizam o trabalho biomecnico dos canais radiculares.

39

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS Brisighello LC, Gavini G, Figueiredo GA, Shimabuko DM. Resistncia fadiga flexural dos sistemas rotatrios K3 e race em razo do uso. Rev Odont UNICID. 2008; 20(3):237-46 Kawakami DAS, Gavini G. Resistncia fadiga cclica flexural de instrumentos de Ni-Ti em razo do uso e do torque. Rev Odont UNICID. 2007; 19(3):300-11. Lopes HP, Elias CN, Siqueira Jr JF. Instrumentos endodnticos. In: Lopes HP, Siqueira Jr JF Endodontia. Biologia e tcnica. 2a ed. Rio de Janeiro: Medsi; 2004. p.323-417. Goerig AC, Michelich RJ, Schultz HH. Instrumentation of root canals in molar using yhe step down technique. J Endod. 1982; 8(12):550-7. Bonetti Filho I. Sistema ProTaper Universal. Associao da instrumentao rotatria e manual no preparo do canal radicular. Obturao empregando cones de guta percha com diferentes conicidades simplicidade, rapidez e segurana. In: Leonardo MR, Leonardo RT. Endodontia:Conceitos biolgicos e recursos tecnolgicos. So Paulo: Artes Mdicas; 2009. p. 315-44. Barbosa FOG, Gomes JACP, Arajo MCP. Influence of sodium hypochlorite on mechanical properties of K3 Nickel-Titanium rotatory instruments. J Endod. 2007; 33(8):982-5. OHoy PY, Messer HH, Palamara JE. The effect of cleaning procedures on fracture properties and corrosion of NiTi files.Int Endod J. 2003; 36(11):724-32. Ankrum M, Hartwell GR, Truitt JE. K3 Endo, ProTaper, and Profile System: breakage and distortion in severely curved roots of molars. J Endod. 2004; 30(4):234-7. Lopes HP, Ferreira AAP, Elias CN, Moreira EJL, Oliveira JCM, Siqueira JF. Influence of rotacional speed on the cyclic fadigue of rotatory nickel-titanium endodontic instruments. J Endod. 2009; 35(7):1013-6.

40

Guelzow A, Stamm O, Martus P, Kielbassa AM. Comparative study of six Rotary nickel-titanium systems and hand instrumentation for root canal preparation. Int Endod J. 2005; 38(11):743-52. Valid A, Roohi N, Zayeri F. A comparative study of four Rotary NiTi instruments in preserving canal curvature, preparation time and change of working lenght. Aust Endod J. 2009; 35(1):93-7. Paqu F, Ganahl D, Peters AO. Effects of root canal preparation on apical geometry assessed 35(7):1056-9. Bier CAS, Shemesh H, Tanomaru-Filho M, Wesselink PR, Wu MK. The ability of different nickel-titanium Rotary instruments to induce dentinal damage during canal preparation. J Endod. 2009; 35(2):236-8. Kustarci A, Akipnar KE, Sumer Z, Er K, Bek B. Apical extrusion of intracanal bactria following use of various instrumentation techniques. Int Endo J. 2008; 41(11):1066-71. by micro-computed tomography. J Endod. 2009;

Anda mungkin juga menyukai