Anda di halaman 1dari 7

FACULDADE PRESBITERIANA MACKENZIE

Clvis Reis Marcelo Verssimo de Oliveira

Trabalho de Comunicao Integrada de Marketing: Semitica

SA PAULO 2013

Semitica Definio Geral

Charles Sanders Pierce foi o pioneiro nos estudos da Semitica. A Semitica pode ser definida como a cincia geral da filosofia que estuda os fenmenos da linguagem, ou seja, teoria geral das representaes atravs de signos e todos os fenmenos culturais como se fossem sistemas de significao.

Como olhamos Como percebemos Como nos comunicamos atravs de representaes

Figura 1: Tiririca Fonte: (CARTACAPITAL, 2011)

Signo

Qualquer coisa que esteja no lugar de representante (faa referencia ou manifeste algo, etc..) algo que representa alguma coisa para algum, ou seja, um signo pode ser qualquer coisa.

Figura 2: Nuvem de Chuva Fonte: (OGLOBO, 2009)

Por exemplo, se a nuvem da Figura 2 esta fazendo referencia chuva, ela signo, porque esta no lugar de chuva que ainda no veio, mas que provavelmente vir. Todos somos signos, pois representamos algo para algum em algum lugar em algum momento, em algum aspecto. Ento, signo a matria da linguagem. A Linguagem o conjunto de signos que se destina ao estabelecimento de conexes de vnculos com o mundo, das pessoas com o mundo no apenas em palavras, mas em imagens, sons, gestos, posturas, objetos, cheiro, sabor, uma memria, um pensamento, um fio de cabelo, etc. Um fio de cabelo pode ser um exemplo de signo quanto sua percepo. Um fio de cabelo loiro no banco de um automvel pode ser um signo altamente revelador. Isto principalmente se a namorada do condutor for morena. O cabelo indica que ali esteve uma mulher e que no foi a sua namorada. A percepo leva a algumas consequncias do ponto de vista do pensamento. Quando pensamos em um objeto, na realidade no o objeto que est em minha mente, mas sim as imagens que o representa. Se pensarmos em um elefante, por exemplo, ele no esta aqui e mesmo assim conseguimos imagin-lo, o que esta em nossa mente um signo. Ainda bem, porque imagine se estivesse um elefante em sua cabea.

Figura 3: Elefante Fonte: (INFOESCOLA, 2009)

No h formas de se pensar sem signo e no h comunicao sem signo. O tempo todo nos relacionamos com o mundo atravs deles. Segundo Peirce existem trs maneiras de perceber o mundo:

Primeiridade

A Primeiridade a pura possibilidade, aquilo que ainda no . o que pode ser. Por exemplo, pode ser uma mera sensao no reflexiva, uma sensao de atrao ainda no reconhecida, sensaes que nos surpreende, sensaes que no apresentam uma forma visvel, conscincia imediata. Impresso, espontneo, livre. Primeiridade a compreenso superficial de um texto.

Secundidade

Quando a primeiridade passa a ser um pensamento, ele faz parte de um passado, criou-se uma relao de duas coisas (vendo apenas em signo). A secundidade a condio mnima de existncia no universo da linguagem.

S podemos falar ou discutir sobre algo se em algum momento houve um tipo de contato para que fosse criados uma relao ou parmetro.

Ex: Ao/ Reao Causa / Efeito Ver sabendo que v Indicar algo com o dedo

Terceiridade

a execuo do pensamento em signos do qual pensamos e representamos o mundo atravs da primeiridade e secundidade. quando o individuo conecta sua frase sua experincia de vida e fornece orao um aspecto pessoal, registro simblico por conveno. Ex: Smbolo, no tem relao com a coisa representada, tem carter arbitrrio. A maior parte dos objetos que so consumidos so consumidos no pelo valor de uso do objeto em si, mas sim pelo valor de signo que ele representa. Ex: Carros, Roupas, Eletrnicos, Restairante, etc.

Resumindo... Primeiridade Sensao, qualidade, forma Secundidade Ver em ato, o atual, o sujeito e o objeto O entender, o nomear e o saber, significado

Semitica na Viso do Marketing

A Semitica em marketing e publicidade uma forma de investigao de oportunidade, identificao de problemas especficos da realidade, o modo de como lidar com as variadas relaes desenvolvidas entre os fenmenos investigados e o impacto que causam ou sofrem em um determinado mercado.

A anlise semitica investiga apelos emocionais e racionais e os efeitos deles, como interpretaes as quais o mercado em geral pode chegar, ou deve chegar. Sendo assim, o objetivo especfico da anlise semitica em marketing investigar as cadeias de interpretaes possveis para os seguintes tpicos:

1 Produtos e Servios. 2 Marcas. 3 Identidade Visual (layouts organizacionais, sites, etc) 4 Identificar e despertar desejos

A compreenso da anlise semitica proporciona um melhor entendimento do comportamento do consumidor, como so formados seus valores, como so construdos e onde esto empregados. A partir deste diagnostico, ser possvel a criao de comunicao integrada embasada em experincias de vida e definir qual estratgia a ser traada.

Semitica na Comunicao

o modo como as coisas do cotidiano so percebidas e expostas por um meio de comunicao. Isso muito visto em comerciais impressos e de televiso. Um bom exemplo so os comerciais de cerveja, onde j foi previamente percebida uma relao entre cerveja, sol, praia, diverso, etc. Com essa percepo o comercial criado e atinge diretamente o pblico alvo, os consumidores de cerveja.

Semitica da Marca

A marca por si s tem o objetivo de distinguir uma oferta de outra. um sinal de identidade que distingue uma empresa ou produto de outro. No conceito semitico a marca um signo e representa um objeto: empresa, produto, idia... para algum: consumidor real ou potencial. A publicidade o que refora a Semiose de uma marca, ou seja, o que a marca significa para o target, o pblico alvo, os consumidores. Nos dias de hoje

possvel de se observar diversas marcas que possuem nome mundialmente conhecido, por exemplo: Apple, Coca-cola, Nike, entre muitas outras. Abaixo listado um quadro com algumas das grandes marcas mundiais.

Figura 3: Marcas Fonte: (CERTIFICAMARCASEPATENTES, 2011)

Muito provavelmente uma grande parte da populao do mundo conhece ao menos uma dessas marcas e isto devido a grandes investimentos em publicidade feitos por estas empresas. Mas no s a publicidade que tem o poder de disseminar uma marca pelo mundo, o tempo e a qualidade dos produtos ou servios prestados so muito importantes para consolidao de uma marca.

Anda mungkin juga menyukai