Anda di halaman 1dari 25

Bases da Disciplina Arquitectnica e a Histria da Relao Arquitectura / Estruturas

APONTAMENTOS DA CADEIRA DE ARQUITECTURA E URBANISMO CURSO DE ENGENHARIA CIVIL DO ISEL

NDICE

1 1.1 1.2 1.3 1.4 1.5 1.6

CONCEITOS GENRICOS DA ARQUITECTURA O Espao As Dimenses do Espao Vertentes Constituintes do Espao A Paisagem, o Stio e o Genius Loci A Funo A Composio

2 2.1 2.2 2.3 2.4 2.5 2.6 2.7 2.8

EVOLUO DA RELAO ARQUITECTURA/ESTRUTURAS O Iluminismo a Arquitectura Utpica (1750-1790) O Neoclassicismo e o Ecletismo (1780-1860) A Cidade Ps-liberal (aps 1845) As Beaux-Arts (1845-1900) e a Arte-Nova (1875-1910) As Origens do Movimento Moderno (incios do sc.XX) O Modernismo Radical (1920-1938) Arte.Dec e o Perodo Nacionalista (1932-1945) O Estilo Internacional aps a 2 G. Guerra (1945-1970) A Arquitectura Ad-hoc (1960-1980) e o Ps-Modernismo (1972-1985) O Racionalismo e Desconstructivismo (transio do sc.XX / XXI) Quadro Sntese Histrica Os Movimentos Modernos em Portugal Bibliografia

ARQUITECTURA:

2.9 2.10 2.11 2.12 2.13

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

CO NCEI T O S G ENRI CO S DA ARQ UI T ECT URA

Trs conceitos eleitos, de entre de vrios, associados vulgarmente disciplina da arquitectura.

IESTILO II- EDIFCIO ISOLADO III- PLANTAS E ALADOS

NO ARQUITECTURA

Quais os conceitos que no so representantes directos da arquitectura, apesar de estarem normalmente conotados com este disciplina.
I. O estilo de um certo perodo histrico ou de uma personalidade arquitectnica. II. Um edifcio notvel encarado de forma isolada. III. Uma planta ou alado do projecto de um edifcio

PREMISSA NMERO 1 DA DISCIPLINA DA ARQUITECTURA:

A matria-prima, isto a componente essencial, da Arquitectura o ESPAO.

1.1. - O Espao O ESPAO representa a FORMA e o CONTEDO da obra arquitectnica. Na disciplina de Arquitectura o conceito de espao implica sempre uma relao Forma/Contedo, ou por outras palavras, a Morfologia/Significado, de modo que todas as vertentes de abordagem projectual surgem disciplinadas por estas duas premissas.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

I. ESTILO

Da o estilo arquitectnico no corresponder a uma viso inteiramente correcta de Arquitectura: por tomar um edifcio como um prottipo de uma poca, explicando os estilos em lugar das obras concretas.
II. EDIFCIO ISOLADO

A anlise de um objecto arquitectnico no pode ser reduzida apenas a um edifcio de forma isolada. Se assim fosse a arquitectura e a escultura no possuam grandes diferenas, pois estaramos em presena apenas duma caixa, dum invlucro que, por um lado, guarda um ESPAO INTERIOR, e por outro, gera um ESPAO EXTERIOR envolvente. Esse invlucro, por si s, no tem grande significado, mas resultante de uma INTERACO entre o INTERIOR e o EXTERIOR.
III. PLANTAS E ALADOS

Plantas, Alados, Cortes e Detalhes Construtivos so convenes adoptadas de modo a comunicar um conjunto de dados dimensionais suficientes para permitir a sua construo. Relativamente comunicao do espao arquitectnico, estes mtodos grficos so pobres. (Eles equivalem, mais ou menos, a ilustrar uma pintura dando apenas as dimenses da moldura ou calcular as distncias das diversas cores, reproduzindo-as separadamente). O espao interior de um edifcio no pode ser representado completamente de forma to simplificada, uma vez que necessrio viv-lo para compreender, isto ; apenas a experincia directa do Espao permite o total entendimento.

1. 2. - As Di men s es e o Esp ao At ao renascimento a concepo do universo era bidimensional. Duas nicas dimenses - Altura e Largura - reduziam a representao das ideias a um plano. claro que estava sempre subjacente uma terceira dimenso decorrente da volumetria concreta dos objectos, mas sempre de forma subalterna.

Ilu815ura do Apocalipse do Lorvo, 1189

Ambrogio Lorenzet i Cidade junto ao Mar, 1319-1348

Pietro Lorenzeti Entrada em Jerusalm, 1329

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

Com a inveno da PERSPECTIVA, ou mais correctamente, com a teorizao das suas regras, no sc. XIV, introduziu-se uma nova dimenso: A Profundidade. Temos ento 3 dimenses: - ALTURA - LARGURA - PROFUNDIDADE

Benozzo Gozzoli 1459

Piero della Francesca Cidade Ideal, 1470

Porm a experincia do espao arquitectnico no se consegue exprimir apenas com estas trs dimenses. Viver o Espao interior percorr-lo, descobrir uma sucesso de ngulos de vista, conhec-lo em diferentes horas do dia ou do ano, ler-lhe as marcas que o tempo lhe imprimiu. Este modo de entender o Espao -nos dado pela sua PERCEPO DINMICA, que engloba um novo factor: O TEMPO. Nos princpios do sc. XX, os pintores cubistas tentaram exprimir esta realidade, sobrepondo as imagens de um mesmo objecto, representado sobre vrios pontos de vista. Esta a QUARTA DIMENSO: O Tempo.

Amadeo Souza-Cardoso Cozinha de Manhufe, 1913

Pablo Picasso Mulheres de Avignon, 1907

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

Esta revoluo dimensional acompanha o declnio do naturalismo e o surgimento da abstraco. A representao exacta do espao num determinado momento passa a ser a tarefa das fotografias, enquanto que o raciocnio humano se concentra na essncia da arquitectura: o seu SIGNIFICADO.
PREMISSA NMERO 2 DA DISCIPLINA DA ARQUITECTURA:

A Quarta Dimenso , a de todas as outras, a que mais corresponde ao requisito da percepo da Arquitectura.

1.3. - Vertentes Constituintes do Espao O espao possui vrias vertentes de abordagem disciplinadas pela dupla premissa Forma/Contedo. Estas vertentes constituintes do espao arquitectnico podem ser decompostas nos seguintes modos de abordagem: AMBINCIA UNIVERSO DA INTERVENO

VERTENTES CONSTITUINTES DO ESPAO

TEMPORALIDADE IMAGINABILIDADE LINGUAGEM

Ambincia:

Talvez a vertente mais imediata e aparente da percepo do espao; releva-nos a atmosfera visvel num determinado momento. No revela a essncia do espao, mas d a conhecer a sua vivncia num certo instante, ou fraco de tempo. (Por ex.: possvel reconhecer uma Ambincia de grande beleza, serenidade e mesmo nostalgia, perante runas ou ruas antigas degradadas, sabendo, no entanto, que esta aparncia esconde significados dramticos e problemticos).

Universo da Interveno:

Revela-nos dados, da concepo projectual, decorrentes do Programa de Interveno, do modo de abordagem e da Escala de Interveno, em suma; expe a afirmao do gesto propositivo. Factores, tais como: A FUNO A RELAO ENVOLVENTE A ESCALA So identificados nesta vertente.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

Temporalidade:

Sinais Histrico-culturais e da passagem do tempo. Esta vertente, muito utilizada pela disciplina da Histria da Arte, indica-nos o seu enquadramento com acontecimentos histricos, correntes estilsticas e culturais em geral. Mas, para alm destes indicadores, podemos identificar ainda outras marcas: Marcas de alteraes sucessivas, usos e re-usos ao longo do tempo, ou mesmo as cicatrizes deixadas por este.

Imaginabilidade:

Assenta no significado cultural, de determinado objecto arquitectnico, e corresponde a uma imagem mental do espao tratase, no fim de contas, no que subsiste na memria aptos abandonar esse espao. Nesta vertente intervm, tambm, as memrias de outros espaos, outras recordaes que se associam ao espao em presena, de forma no inteiramente subjectiva, uma vez que existe uma intersubjectividade nas imagens mentais a que podemos chamar de IMAGINRIO COLECTIVO. A Imaginabilidade de um objecto arquitectnico , muitas vezes, uma apropriao do seu significado pelo colectivo. Trata-se da vertente que mais frequentemente associada ao velho conceito de Estilo e de forma errada. Um estilo um conjunto de elementos formalmente organizados seguindo um padro que ajuda a enquadrar temporalmente um determinado objecto. Uma obra arquitectnica no tem Estilo, tem uma linguagem que se pode referenciar a um ou vrios estilos, possuindo, no entanto, sempre detalhes que no se encaixam nos padres estilsticos. Por outro lado um arquitecto no tem obrigatoriamente uma linguagem arquitectnica; ele pode recorrer a diferentes linguagens consoante as funes propostas ou a localizao das obras. O que normalmente se verifica que existe um modo de utilizar as vrias linguagens que semelhante ou vai evoluindo ao longo da obra do arquitecto. A linguagem exprime o modo do projectista propor a imagem do espao como formas inerentes ao projecto, independentemente da corrente estilstica em que se insere.

Linguagem:

1.4 - A Paisagem, o Stio e o Genius loci As classificaes de Patrimnio Arquitectnico abrangem actualmente, os MONUMENTOS, os CONJUNTOS e os STIOS. O valor Patrimonial de um Stio , no s dependente da qualidade do edificado por si prprio, mas tambm do relacionamento entre a paisagem no construda e paisagem construda; os dois elementos convergem para um todo estruturado, interdependente e uno.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

Apercebemo-nos do stio essencialmente pela ambincia nele experimentada. Identificamo-lo, no tanto pelo uso que o homem lhe d, mas muito mais pelas qualidades emotivas do seu espao. Podemos, deste modo, falar numa quase personalidade, atribuda ao Stio, imagem do homem, que a transforma num ser particular e inconfundvel em suma; Um Genius Loci. O sentimento, mesmo que vago, de pertencermos a um Stio assenta no conhecimento dos fenmenos desse espao, atravs de um intenso significado cultural, que o faz ultrapassar o estatuto de paisagem e transforma-o em stio. pois, enorme a importncia da IDENTIFICAO e da ORIENTAO dentro do espao natural, uma vez que constituem as condies primordiais para se estar no mundo. A IDENTIFICAO est na base do sentimento humano da integrao; De pertencer a um lugar. A ORIENTAO a funo que permite ao homem se aperceber e de dominar a forma desse lugar, relacionando-a com os vrios elementos componentes

1.5. - A Funo A FUNO foi sempre uma preocupao constante em toda a histria da Arquitectura. Em termos formais, e at meados do sc. XIX, a simbologia disciplinava o modo de usar o espao, atribuindo-se diferentes preocupaes estticas a funes essencialmente idnticas, de acordo com regras culturais (hierarquia social, importncia religiosa, afirmao poltica, etc.) A possibilidade de produzir industrialmente grande parte dos elementos construtivos e posteriormente (j durante a transio do sc. XIX/XX) o fabrico em srie, consolidou a ideia de uma arquitectura acessvel a todos os habitantes e cujas caracterstica niveladora era a FUNO. Deste modo separaram-se duas caractersticas, antes sempre indissociveis: a Funo (o espao utilitrio) e o Ornamento (a decorao).

Andrea Palladio Teatro Olmpico de Vicenza, 1580 O carcter funcional conferido pelos elementos decorativos simblicos

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

Desta dissociao resulta, por um lado, um novo flego dos movimentos eclcticos, mas por outro, nasce um movimento unitrio em todas as artes que iria dominar a maior parte do sc. XX: O MOVIMENTO MODERNO. Este movimento professa a negao do ornamento, do suprfluo. A obra mais bela quando mais corresponde unicamente sua funo. criada a mxima: A FORMA FAZ A FUNO. A Ortogonalidade, o Racionalismo e a Abstraco desenvolvem-se, enquanto o universo mecanicista fascina as pessoas. Casos como o da Revoluo da Unio Sovitica e o da Escola Bauhaus, (19261940), serviam de exemplo de como cortar radicalmente as ligaes com o passado. Na arquitectura da primeira metade do sc. XX, o FUNCIONALISMO era a regra dominante, mesmo quando escondida sob a ornamentao dos regimes nacionalistas.

Mallet Stevens cozinha da Vila Cavrois, 1931 O ideal da Mquina de Habitar bem patente no modelo de cozinha programada para funcionar de determinado modo

A partir dos anos setenta do sc. XX os movimentos artsticos da Pop-Art e do Ps-modernismo colocam em causa o, ento apelidado, despotismo da funo. O conceito de Funo alterava-se novamente, adquirindo agora uma nova vertente que combatia o dogmatismo funcionalista: a FLEXIBILIDADE. Actualmente a forma dos espaos projectados j no correspondem exclusivamente ao estrito programa funcional, possuindo a capacidade de se adaptar s diferentes maneiras de usar esse espao por parte do cidado. Esta componente da Funo permite que o ser humano se identifique com o espao que ocupa.

Anthony Ames Casa Martineli, 1987 A forma com se apresenta a planta livre desta habitao traduz a sua inteno de constituir um espao de uso marcadamente flexvel

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

1.6. - A Composio As caractersticas da composio arquitectnica no so as colunas e capitis, arcos e abbadas, paredes e pavimentos, mas sim as variantes dos espaos que estes geram. O Espao gerado por elementos construdos, apresenta diferentes caractersticas dependentes da forma como esses elementos se articulam; essas caractersticas da composio arquitectnica permitem a interpretao do espao, tanto ao nvel da Concepo, como da sua Anlise.

UNIDADE SIMETRIA EQUILBRIO

CARACTERSTICAS DA COMPOSIO DO ESPAO

NFASE / ACENTUAO CONTRASTE

PROPORES ESCALA EXPRESSO VERDADE


ARTICULAO / URBANIDADE

Unidade:

A inteno de todos os artistas exprimir no seu trabalho uma IDEIA NICA. Todas as composies, quer sob forma planimtrica (em planta), quer volumtrica, devem possuir um carcter de ligao entre todos os seus componentes. Compor o contrrio de justapor, onde no existe a fora de um discurso, mas apenas uma srie de palavras isoladas.

Simetria:

Regra clssica que garante o EQUILBRIO atravs da repetio formal das partes da construo em torno de um eixo. O carcter axial de um espao confere-lhe, quase obrigatoriamente, uma unidade.

Equilbrio:

Forma de composio que procura obre a unidade do espao sem recorrer a eixos. Diviso da construo em duas partes de modo a que um lado e do outro existam elementos arquitectnicos que se complementem ou massas do mesmo peso.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

nfase/ Acentuao:

Em todas as composies necessrio um centro de interesse visual, uma marcao que se sobrepe s restantes, enfim um ponto focal que prenda a vista.

Contraste:

Para que um espao exprima uma ideia ter de possuir uma vitalidade. Esta vitalidade expressa pelo contraste entre linhas verticais e horizontais, entre vazios e cheios entre formas e linhas agressivas e suaves, entre as texturas ora lisas, ora rugosas, entre tonalidades diferentes de cor. Para que um espao comunique uma expresso plena, necessria a PREDOMINNCIA de um elemento em relao ao outro, ou aos outros.

Proporo: Escala:

Relao das partes de um edifcio com o conjunto.

Dimenso do espao e dos elementos que o compe relativamente ao homem. A escala est intimamente relacionada com a funo e significado do espao; espao cujo funcionamento prev multides, tende para uma escala alargada e vasta enquanto que se o seu objectivo permitir a sua utilizao pelo indivduo, a escala reduzida e envolvente. No obstante ambas se relacionam com a proporo do homem, quer do ponto de vista da sua estatura quer emocional. Quando se pede a relao com a dimenso do homem, o espao no tem uma escala humana e torna-se incaracterstico, impessoal e inidentificvel.

Expresso:

Trata-se de um conjunto de atributos que conferem o carcter ao espao (nobre, triste, alegre, jovem, pesado, solene, etc.). A expresso dum edifcio comparvel com a personalidade; so aspectos da fisionomia que revelam a sua expresso, tal como o gesto de uma pessoa revela a sua personalidade.

Verdade:

Um espao deve revelar-se de forma sincera; o que parece ser, dever s-lo. No quer dizer que uma determinada linguagem ou tipologia normalmente associada a um uso especfico, tenha se ser sempre a mesma, apenas o seu funcionamento tem de ser explcito.

Articulao/ Urbanidade:

a capacidade que um edifcio tem de se relacionar com os edifcios e espaos livres envolventes. O ambiente urbano no constitudo apenas por monumentos, pelo que as construes no se devero impor ou sobressair s envolventes, mas sim servir regras de harmonia e de continuidade.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

10

ARQUITECTURA E URBANISMO

2. - A EVO L UO DA REL AO ARQ UI T ECT URA / EST RUT URAS 2.1. A O Iluminismo e a Arquitectura Utpica (1750-1790) Na transio do sc. XVIII para XIX, assiste-se ao final do absolutismo. A ideia do DSPOTA ESCLARECIDO assenta no conceito de S CONTROLA O PODER QUEM FOR DETENTOR DO CONHECIMENTO, a tradio e hereditariedade, por si s, no lhe conferem esse direito de forma to plena. Ironicamente este expoente do poder absolutista que induz as grandes mudanas que iriam suceder. Classe Mdia BURGUESIA Antes do sc. 19 Aps o sc. 19 1. Crescimento Industrial Privado 2. Melhoramento da Rede de Comunicao Terrestre e Martima At aqui virada para a Classe mais Alta: A NOBREZA 3. Atinge-se finalmente uma divulgao efectiva dos conhecimentos e ideias atravs dos livros Vira-se agora para a classe mais baixa; bastante mais malevel: AS POPULAES

PARA ATINGIR PRESTGIO SOCIAL

PARA ATINGIR PRESTGIO E O PODER

Paralelamente Revoluo Industrial so constantes as afirmaes de rejeio das tradies do passado, identificado na poca como o ANTIGO REGIME, atingindo mesmo formas violentas (a Revoluo Francesa, os conflitos Liberais na Europa e nas Amricas).

AO NVEL DO PENSAMENTO; Voltaire, Montesquieu, Kant afirmavam uma ruptura


com as ideias do passado. Desenvolveu-se o movimento intelectual do ILUMINISMO; mais do que libertar apenas o pensamento, pretendia-se orientar todo o modo de vida estritamente pela razo. O pensar e agir racional, determinante no quotidiano de actividades como as de professor, banqueiro ou comerciante, tornouse cada vez mais importante.
INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

11

ARQUITECTURA E URBANISMO

AO NVEL DA ARQUITECTURA; O Neoclassicismo representou uma continuidade


ao estilo Barroco e Rococ que, suprimindo a linguagem formal exagerada destes ltimos, agradou de sobremaneira classe burguesa. Arquitectos como Claude Ledoux, Lequeu ou Louis Boulle evocavam (atravs dos seus projectos e desenhos utpicos) os significados do ESPAO ARQUITECTNICO DE FORMA INTEMPORAL, pelas suas volumetrias puras sem o peso das ornamentaes ou das simbologias do estilo. Deste modo a liberalizao e a Industrializao provocam a separao entre Arquitectura e as Estruturas da seguinte maneira:

O FERRO: ESTRUTURA ENCARADA COMO SISTEMA ABSTRACTO SEM A SIMBOLOGIA ARQUITECTNICA

ARQUITECTURA COMO ESPAO SEMI-PBLICO CUJO PARTICIPANTE , CADA VEZ MAIS, O CIDADO (se bem que, paradigmaticamente, a construo de habitaes privadas aumenta).

Esta dissociao entre Arquitectura e estrutura gerou grandes diferenas, pois criou-se a ideia generalizada: Que um edifcio composto por uma estrutura, ou partes estruturais, fabricadas maquinalmente, que ficavam escondidas e apenas o aparente era necessrio ser pensado pelo arquitecto ou (como em muitos casos) por um cenarista ou mesmo decorador. A construo era agora um trabalho acessvel a qualquer operrio, enquanto acabavam por mestres de cantaria e ia desaparecendo os conhecimentos milenares das famlias dos pedreiros livres (os maons iniciais), extinguia-se tambm a figura dos ENGENHEIROS MILITARES como detentores de todas as vertentes da Arquitectura. E S T A S I T U A O V AI C AU S AR

Exploso de Nova Profisso Surge o Eclectismo construes sem recm sada do na Arquitectura precedentes e sem mbito da onde os Neoqualidade arquitectura: Estilos so arquitectnica. A ENGENHARIA DE aplicados (Maior parte das CONSTRUO la carte aos vezes apenas a CIVIL com 2 edifcios fachada vertentes projectada.) Estrut. Escondidas Estrut. Metlicas 1 2 3

Reaco Industrializao. William Morris Ruskin revoltados contra a falta de qualidade cultural preconizam o retorno manufactura 4

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

12

ARQUITECTURA E URBANISMO

A ideia romntica do SUBLIME, formulado pelo escritor Edmund Burk, presidia aos projectos dos arquitectos Ledoux e Boulle e os seus espaos reflectiam um ideal de pureza formal. Esta arquitectura utpica apontava um caminho claro na direco oposta ao estilo Rococ -ainda em voga na 2 metade de sc.XVIIIinterrompido pela Revoluo Francesa de 1789. O Neoclassicismo dominou Trata-se de um exemplo da concentrao das massas construdas e da utilizao de formas geomtricas simples. ento todo o atribulado perodo histrico que se seguiu em todo o ocidente, com a gradual substituio no poder da classe dominante a Aristocracia pela Burguesia.
Louis Boulle Cenotfio a Newton, 1784

2.2. O Neoclassicismo e o Ecletismo (1780-1860)

Karl Friedrich Schinkel Gendarmenmarkt, 1818

J. Lequeu Vila Belevue, 1870

Assiste-se durante os finais do sc.XVIII e toda a 1 metade do sc.XIX s lutas Liberais na sequncia da crescente participao no poder politico da classe da BURGUESIA. Em 1773 o Congresso Americano declara a independncia das 13 colnias Britnicas, em 1789 o incio da Revoluo Francesa com a queda da Bastilha. Neste contexto a produo de manufacturas, agora apoiado por novas tecnologias industriais, actividade normalmente desenvolvida pela Burguesia, cresceu em detrimento da actividade agrcola mais ligada posse das terras pela Aristocracia. Inicialmente as industrias fixaram-se nos centros urbanos, beneficiando no da proximidade das matrias primas, mas da abundncia da mo de obra. Milhares de famlias saram das zonas rurais, afluindo s cidades, que conheceram um processo de crescimento exponencial.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

13

ARQUITECTURA E URBANISMO

Este crescimento urbano, ocorreu em todas as capitais europeias, revelou-se muitas vezes catico, insalubre e quase sempre especulativo. A construo acompanhando este rpido crescimento, tinha de ser rpida, simples, volumtricamente densa e os operrios eram agora trabalhadores no especializados O gosto pelo revivalismo associado ao Historicismo alimentou o Estilo ECLTICO que misturava as referncias de elementos arquitectnicos provenientes de pocas do passado Neo-romnico, Neo-Gtico, NeoRenascentista, etc.) com elementos exticos (rabes, Hindus ou mesmo Chineses ) sempre desinseridos do seu contexto original. Paralelamente a esta expanso de edifcios Eclticos o Estilo Neoclssico continuou o seu percurso at 1840 como modelo da arquitectura estatal.

P. Silva e Von Eschwege, Palcio da Pena, !837

John Nash Pavilho Real, 1815

2.3. A Cidade Ps-Liberal (aps 1845)

Bouleverd du Temple, Paris (anos 60 do sc.XIX)

Louis Sullivan modelo comercial para as cidades Americanas, 1881

Aps a estabilizao do liberalismo na Europa, e um pleno surto de novas construes; o urbanismo adquire novas regras com uma escala de interveno que normalmente abrangia a cidade inteira. 1. Criao de Grandes Eixos Virios Contnuos 2. Circulao Rpida 3. Controlo da Vida Social Surgem como novas tipologias urbanas e em resposta a estas 3 necessidades os Boulevards e os Grandes Equipamentos Pblicos. O mpeto construtivo da cidade ps-liberal abrange tambm a periferia onde surge a ideia da Cidade Jardim, com habitaes isoladas ao longo de eixos, normalmente bastante arborizados.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

14

ARQUITECTURA E URBANISMO

2.4 - As Beau x - Arts(1845 - 1900) e a Arte - No va(1875 - 1910)

Charles Garnier pera de Paris, 1871

Hector Guimard Castel dOrgeval, 1900

Assumindo o seu desligamento da tcnica e sistemas estruturais a escola de Arquitectura dominante na Europa dos anos 40 era a Francesa - Beaux-Arts. Procurava-se uma harmonia entre os espaos concebidos e a ornamentao. Estando porm as plantas reduzidas apenas a modelos clssicos. A Escola das Belas Artes constituiu uma forte influncia em todo o ensino da arquitectura na Europa e mesmo no continente Americano durante toda a 2 metade do sc.XIX. Esta corrente estilstica caracterizou-se pelo seu forte carcter cenogrfico, recorrendo profuso de elementos decorativos esculturais, sempre reflectindo um gosto pelo naturalismo e pelo convencional. A Arte-nova surge como a fuso entre duas ideias inicialmente opostas: por um lado o assumir da industrializao, mas por outro o afirmar um modo manual e profundamente humano e orgnico.

2.5- As Origens do Movimento Moderno (incios do sc. XX) Nos incios do sc. XX. As estruturas totalmente concebidas em beto e ferro comeam a ser adoptadas com uma metodologia construtiva sistemtica. Um pouco por toda a Europa uma nova gerao de arquitectos investigam formas inovadoras baseada na nova lgica estrutural, assiste-se ento fuso entre a MORFOLOGIA ESTRUTURAL, que advm das novas tecnologias, e a FORMA DE ARQUITECTURA.

Walter Gropius Fbrica Fagus, 1910

A lgica, a tenso e a dinmica revelada pelo Espao Arquitectnico expresso, tambm, pela Estrutura, que se torna cada vez mais evidente.

El Lissitzky Desenho Constructivista, 1925

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

15

ARQUITECTURA E URBANISMO

2.6 - O Modernismo Radical (1920-1938)

Mies van der Rohe Pavilho da Alemanha, 1929

Le Corbusier Vila Savoy, 1928

O surgimento do movimento moderno no se deve Bauhaus, mas sim o oposto: A fundao da escola da Bauhaus foi uma feliz convergncia de pensadores todos eles de acordo com a abolio de forma radical, da separao entre a ARTE e a TCNICA. A definio do objecto a alcanar era: o Equilbrio do Ambiente Construdo at desaparecer as diferenas entre o mtodo objectivo do trabalho cientfico e o mtodo subjectivo do trabalho artstico.

A ARTE E A TCNICA SO INDIVISVEIS E A CRIAO PLSTICA PURA ESTA SEMPRE DE ACORDO COM EXIGNCIAS PRTICAS, POIS AMBAS SO QUESTES DE EQUILBRIO.

Gerrit Rietveld Casa Schoeder, 1910

A nova arquitectura aceita o mtodo objectivo, experimental e colectivo de investigao cientfica moderna, porm pretende permanecer independente das instituies dominantes.
Walter Gropius Bauhaus de Dessau, 1925

2.7 - Arte-Dec e o Perodo do Nacionalismo (1932-1945) Os anos trinta assistem estabilizao de regimes que, apesar de terem origem em ideais de pluralidade, no entenderam (ou no quiseram entender) as ideias sadas da Bauhaus.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

16

ARQUITECTURA E URBANISMO

Acontece ento, durante as dcadas de 30 e 40, um interregno no percurso evolutivo do movimento moderno. Quase todos os pases europeus encontravam-se sob regimes autoritrios que impuseram uma imagem sua arquitectura nacional, recorrendo aos cnones antigos, os projectos tinham obrigatoriamente de transmitir uma mensagem de orgulho pelo passado, feroz estabilidade no presente e imutabilidade no futuro. Nos Estados Unidos, as instituies que controlavam o capital, tentam reafirmar uma certeza no crescimento da prosperidade (exorcizando os fantasmas da Depresso). A Arte-Dec parecia servir estes intuitos, pois constitua uma arte que, sendo muito formalista, apresentava-se mais convencional. O estilo Dec surge na arquitectura essencialmente na forma de elementos decorativos, atravs de formas rectilneas e esguias que absorvem j as caractersticas do abstraccionismo, tirando-lhe o carcter radical e revolucionrio.

Albert Speer Praa em Berlim, 1940

Cartaz com Pavilho da Alemanha, 1937

2.8 - O Estilo Internacional aps a 2 G. Guerra (1945-1970)

Aps terminar a Segunda Guerra Mundial, Europa j no dava as cartas em arquitectura. As experincias comeadas na Bauhaus deram frutos no continente americano, dentro de um contexto cultural muito diferente do europeu. , no entanto, esse modo arquitectnico, completamente desligado do passado, at mesmo desviado de alguns conceitos originais do modernismo, que surge pelo mundo inteiro.

scar Niemayer Braslia, 1957-1964

O FUNCIONALISMO dita as tcnicas e a memria parece ser um empecilho para a autorizao das novas tecnologias. A ESCALA URBANA dos Estados Unidos era a do AUTOMVEL e essa escala apresentava dificultadas de articulao com os espaos do Velho Continente, onde as pessoas no abdicavam da escala humana. Consequentemente reuniram-se as condies para aplicao dos princpios da Carta de Atenas que passaram a ditar as regras quer da nova arquitectura quer das remodelaes e expanses urbanas. Por outro lado a evoluo no domnio das tecnologias estruturais permitiu o recurso a estruturas metlicas visveis e plasticidade formal do beto.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

17

ARQUITECTURA E URBANISMO

2.9 A Arquitectura Ad-hoc (1960-1980) e o Ps-Modernismo (1972-1985)

Utopie Dyoden Project(insuflavel), 1968

Michael Graves Centro Cultural Fargo-Moorhead, 1977

A resistncia ao Funcionalismo da arquitectura ps-guerra surgiu cedo, durante a dcada de 60, atravs de vrios movimentos alternativos. As arquitecturas Efmera, Nmada, Artesanal, designadas genericamente pelo termo ad-hoc possuam um carcter comum de INTERVENO atravs da sua articulao com a Pop-art e gosto pelo Kitsch, pelo Happening e pela contestao ao consumismo. Nos princpios dos anos 70, com o Psmodernismo, deu-se o retomar do VALOR SIMBLICO DO ESPAO ARQUITECTNICO. Contrariando o funcionalismo reinante demonstra-se que a beleza tambm uma funo e em termos de tica o arquitecto psmodernista assume a BELEZA como o principal objectivo. Os objectos arquitectnicos assumem que o passado est presente fisicamente e na nossa memria. Sem passado no existe identificao com o local que habitamos; perde-se a dimenso cultural. Acima de tudo o homem Ps-modernista afirma que o HOMEM NO UMA MQUINA.
Ricardo Bofill Arcades du Lac Saint-Quentain, 1975

Ant Farm Cadillac Ranch Texas, 1974

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

18

ARQUITECTURA E URBANISMO

2.10 - O Racionalismo e Desconstructivismo (Transio do sc.XX / XXI)

Alvaro Sisa Vieira Pavilho de Portugal, 1997

Makoto Watanabe Centro de Informao Mura-No TerraceJapo, 1994

Ambos - Racionalismo e Desconstructivismo aliam a ideia que a Referncia Tradio Arquitectnica engloba tambm o PASSADO RECENTE e sobretudo os movimentos modernistas. Por outro lado ambos usam as novas tecnologias de forma expressiva. Evocam uma forte IMAGIBILIDADE pelos detalhes empregues.
Richard Meier Casa Douglas Harbor Springs, 1971

RACIONALISMO apoiando-se na potica da simbologia racional do espao, enfatizando as mtricas usadas, a estrutura e a pureza das formas. DESCONSTRUCTIVISMO recorrendo ao carcter dinmico, da dimenso temporal, instvel e mutvel da contemporaneidade.
Frank O Gehry Museu Guggenheim de Bilbao, 1993

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

19

2.11 QUADRO SNTESE HISTRICA


ANOS FACTORES HISTRICO-CULTURAIS CORRENTES ESTILSTICAS ARQUITECTNICAS ULTIMA FASE DO BARROCO ROCCO/ ROCAILLE EDIFCIOS EXEMPLARES

1790

Decadncia dos regimes monrquicos abso lutistas na Europa. Conflitos entre Liberais e Absolutistas no Ocidente.

NEOCLSSICO
1788-Karl Langhans - Porta de Brandenburgo

1800

Concentrao das unidades industriais nos centros urbanos. Crise rural - migrao macia para as cidades.

1784-Louis Boulle Cenotfio de Newton

1820

Crescimento das cidades Europeias. Conflitos urbanos reaco das populaes contra as condies de existncia. Generalizao do uso do ferro para estruturas de grande vo ( pontes, cpulas, estufas, estaes, etc.) ECLETISMO NEO-ESTILOS

1815-John Nash Pavilho Real, Brighton

Sobrevivem ainda nas colnias 1840 Estabilizao dos Regimes Liberais. Aplicao das teorias ps-liberais no campo da explorao industrial do territrio, aplicada sobretudo s colnias europeias ( recuperao da agricultura.) BEAUX-ARTS

1836-Charles Barry Parlamento de Londres

1861-Charles Garnier Opera de Paris

1860

Renascimento econmico com preponderncia das classes de promotores industriais (construo civil, produo de maquinaria e proprietrios agrcolas nas colnias). Desenvolvimento de novas tecnologias de pro duo de peas metlicas para a construo civil.

Primeiros Arranha-cus construdos na USA ARTS & CRAFTS

1895-Louis Sullivan Guaranty Builging, Buffalo

ARTE NOVA 1880 Incio do uso do Beto Armado ( apenas em situaes pontuais, tais como varandas, alpendres, consolas, etc.)

1905-Antoni Gaudi Casa Batl, Barcelona

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO ANOS FACTORES HISTRICO-CULTURAIS CORRENTES ESTILSTICAS ARQUITECTNICAS ARTE NOVA EDIFCIOS EXEMPLARES

1900

DECADNCIA ARTS & Reorganizao das populaes operrias DA ESCOLA CRAFTS inicio de conflitos e revolues. BEAUX-ARTS Tentativa de democratizao dos regimes CONSTRUCTIVISMO europeus - Parlamentarizao. FASE PROTO MODERNISTA

1911-Walter Gropius Fbrica Fagus

FIM DA ARTE NOVA

1925-Walter Gropius Bauhaus, Dessau

1920 Surgimento do conceito Nacionalista como ideal de desenvolvimento de uma nova ordem. Aplicao sistemtica de uma metodologia estrutural baseada no ferro e no beto armado. Adopo dos ideais Nacionalistas pelos prin cipais regimes europeus.

SJTIL
1924-Gerrit Rietveld Casa Schrder, Utrecht

ESCOLA BAUHAUS MODERNISMO RADICAL

1928-Le Corbusier Villa Savoye, Poissy

ART-DEC INTERRUPO DO MODERNISM0 FASE NACIONALISTA 1940 Fim da 2 Grande Guerra ; queda dos regimes Nacionalistas. Reconstruo das cidades europeias. Fragi lidade econmica relativamente aos Estados Unidos. Generalizao dos conflitos para a indepen dncia das colnias europeias (ndia, Arglia, Vietname ,Angola, etc.) 1960 Crise do petrleo (aumento dos custos energticos da produo). REACO CONTRA O ESTILO INTERNACIONAL
1958-Oscar Niemeyer - Braslia

FIM DA ART-DEC RETOMAR DO MODERNISMO ESTILO INTERNACIONAL

1940-Albert Speer Fremen Verkehrshaus, Berlim

1950-Le Corbusier Notre Dame de Ronchamp

Aumento do papel da Imagem no compor MOVIMENTOS tamento em sociedade. ALTERNAT. POP-ART ARQ. AD-HOC

RACIONALISMO

1971-Richard Meier Casa Douglas, Harbor Springs

PS-MODERNISMO 1980 Generalizao da circulao, sem barreiras, da informao. Conflito na sociedade, motivado pelas suas duas tendncias opostas: Individualizao versus Uniformizao.
1989-Souto Moura Casa no Bom Jesus, Braga

1975-Rcardo Bofill Les Arcades du Lac, S. Quentin

DESCONSTRUTIVISMO RACIONALISMO CONTEMPORNEO


1993-Frank Gehry Museu Guggenheim, Bilbao

2000

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

21

2.12 - Os Movimentos Modernos em Portugal

O incio do sculo XX

O panorama arquitectnico portugus, at ao fim da primeira dcada do sc. XX, estava completamente dominado pelo sujeito de construo de prdios de rendimento de muita fraca qualidade. O exerccio de arquitectura era muito limitado, e excepo de algumas encomendas estatais e de personalidades isoladas, reduzia-se ao desenho de algumas fachadas, seguindo os esquemas de composio das Beaux-Arts. A Arte-Nova surgiu no nosso pas acompanhando a introduo de novas tecnologias no fabrico de materiais construtivos - sobretudo os cermicos e limitou-se a composies decorativas no revestimento e nos gradeamentos de edifcios na sua maioria ainda com influncia Beaux-Arts. Arquitectos portugueses com obras inseridas na corrente estilstica Beaux-Arts; Raul Lino, Ventura Terra, Norte Jnior, Jos Lus Monteiro.

O Perodo de Consolidao do Regime

Existiu, num determinado perodo, onde o regime em Portugal procurava uma imagem progressista. Duarte Pacheco soube aproveitar esse princpio e modernizou toda a legislao referente construo, acelerando a adopo sistemtica das estruturas em beto e conferindo um estatuto de elevado prestgio aos cursos de Engenharia. Durante esse perodo, que durou at 1940, projectou-se e construiu-se alguns dos melhores exemplos de Arquitectura Modernista em Portugal. Arquitectos portugueses com obras inseridas na corrente Modernista; Pardal Monteiro, Cristino da Silva, Cassiano Branco, Keil do Amaral.
Henrique Afonso Palacete Prncipe Real, 1870 Lus Monteiro Casa Biester, 1890 Ventura Terra Palacete Valmor, 1906 J. Pinto(?) Animatgrafo do Rossio, 1907 Pardal Monteiro Gare Rocha de Conde de bidos, 1940

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ARQUITECTURA E URBANISMO

A Exposio do Mundo Portugus (1940)

Durante os anos 30 a ditadura, punha os olhos nos nacionalismos que invadiam os restantes pases Europeus. O regime do Estado Novo j estava completamente consolidado e a imagem progressista e moderna no agradava ao poder. Foram dadas instrues ideolgicas sobre qual deveria ser a linguagem arquitectnica a implementar em Portugal. A Exposio do Mundo Portugus acabou por constituir o ensaio de vocabulrio arquitectnico que marcou a inverso no modernismo em Portugal. Cristino da Silva foi um dos arquitectos cuja linguagem melhor se adaptou a este estilo denominado pela gria da poca dePortugus Suave.

As 3 ltimas dcadas do sc.XX

A falta de tradio de uma cultura arquitectnica em Portugal fez com que os anos 60/70 se apresentassem bastante pobres, salvo algumas excepes. Apenas nesta poca o Estilo Internacional introduzido no nosso panorama, abandonando-se ento definitivamente o estilo Portugus Suave. O crescimento das zonas perifricas s grandes cidades Lisboa e Porto na dcada de 70, a aplicao de alguns princpios da Carta de Atenas e o recursos a modelos edificados repetitivos, fez com a participao de arquitectos neste processo fosse cada vez mais diminuta.

Joo Simes Edifcio de Habitao Colectiva, 1935 Cristino da Silva Praa do Areeiro, 1940 Fernando Silva Quarteiro de Habitao Colectiva, 1942 Rui Outogia Bairro das Estacas, 1952

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

23

ARQUITECTURA E URBANISMO

Com os anos 80 surgem algumas intervenes que revelam um posicionamento Ps-Modernista, mais por influncia estilstica do exterior do que por convico do Arquitecto. Apesar deste panorama a ESCOLA DO PORTO constri um modelo acadmico de pensar a arquitectura, que disciplina todos os arquitectos que frequentam aquela escola (professores e alunos). A Escola do Porto converge na reflexo sobre o racionalismo, com tradies no incio do modernismo, mas agora com uma escala profundamente humana e com um forte carcter potico.

O ensino, de Arquitectura, em Lisboa aborda a morfologia dos espaos arquitectnicos de forma mais experimental, procura de novos caminhos. Arquitectos portugueses com obras representativas das correntes estilsticas do final do sc.XX; Toms Taveira, lvaro Siza Vieira, Souto de Moura, Carrilho da Graa.
Almeida Arajo Vilalara, 1976 Eduardo Souto de Moura Casa de Bom Jesus, 1994 Joo de Almeida Edifcio Administrao da Parque Expo, 1997

CONCLUSO As Estruturas Arquitectnicas Contemporneas Nas ltimas dcadas assistiu-se fuso entre as solues espaciais e estruturais, como um todo arquitectnico, inter actuante. Salientam-se as Estruturas Arquitectnicas onde o exerccio estrutural , por si s, uma complexa obra de arquitectura, gerador dum ESPAO com FORMA e SIGNIFICADO.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

24

ARQUITECTURA E URBANISMO

2.13 - Bibliografia:

-ZEVI, Bruno, Saber Ver a Arquitectura, Edio Arcdia, Lisboa, 1985 -LYNCH, Kevin, A Imagem da Cidade, Edies 70, Lisboa, 1982. -PEVSNER, Nikolaus, Origens da Arquitectura Moderna e do Design, Edio Martins Fontes, S. Paulo, 1981. -MORAIS, Antnio Jos, A Morfologia das Estruturas Concepo Arquitectnica, Edio do autor, Lisboa, 1997. na

-HEYMAN, Jacques, The Stone Skeleton - Structural Engineering of Masonry Architecture, Cambridge University Press, Cambridge, 1997. -YEOMANS, David, Construction Since 1900: Materials, BT Batsford Lda, London, 1997. -Vrios, Histria da Arquitectura da Antiguidade aos Nossos Dias, textos de;Stefan Breitling, Elke Dorner, Andrea Dreher, Markus Hattstein, Krahe, Gnter Klzammer, ris Lautenschger, Katrin Bettina Mller, Katja Reissner, Edio portuguesa Knemann Verlagsgesellschaft, Colnia, 2001.

INSTITUTO SUPERIOR DE ENGENHARIA DE LISBOA - CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

25

Anda mungkin juga menyukai