Anda di halaman 1dari 6

Teoria da Posse A Teoria Subjetiva de Savigny acredita que, a posse a unio de dois elementos: o corpus, que seria a possibilidade

e de disposio da coisa, e o animus, que resulta da vontade e a inteno do possuidor de ter a coisa como sua. Assim, numa situao ftica, se uma pessoa exerce sobre a coisa o poder de dispor da forma que bem entender, e ainda, age como com a vontade de ser dono, est-se diante da posse. Contudo, caso exista somente o elemento corpus, para essa teoria, ser considerado deteno. J a outra teoria objetiva, de Ihering, no acredita no elemento subjetivo animus para que a posse seja configurada. Justifica o autor da teoria que o animus, por ser um elemento subjetivo, de difcil comprovao, e assim, somente seria necessrio o elemento objetivo, o corpus, pois o possuidor agiria da mesma forma que o proprietrio. OBS: para que haja posse basta o coupus, o animus est inserido no poder de fato exercido sobre a coisa. Ex: alugo uma casa pra mim, mas eu no quero ter pra mim, no quero ser dono. Para savigny precisa a pessoa querer ser dona da coisa (ter corpus + animus). J para ihering basta ter a coisa (corpus) e agir como se fosse dono dela (aninus inserido no corpus), no precisa ter a inteno de ter, basta agir. No Cdigo Civil de 2002, adotou-se essa teoria. Dispe o art. 1196 do CC - Considera-se possuidor todo aquele que tem de fato o exerccio, pleno ou no, de algum dos poderes inerentes propriedade. Assim, verifica-se que o artigo em tela no menciona o elemento subjetivo, mas refere-se ao aspecto do comportamento objetivo para que seja configurado possuidor. Os poderes inerentes propriedade so: usar, gozar, fruir e dispor da coisa.
Natureza da Posse: um direito real juridicamente protegido, se encontra todos os elementos de direito real. (Ihering). Classificao da Posse: 1) quanto a extenso da garantia possessria e consequncias jurdicas. -direta (imediata): aquele que recebe o bem, para us-lo e goz-lo, em virtude de contrato, sendo, portanto, temporrio e derivada. -indireta (mediata): aquele que cede o uso do bem. EX: o locatrio tem o uso e gozo da coisa locada, portanto tem a posse direta, porque detm materialmente, j o proprietrio o locador tem a posse indireta, porque concedeu ao primeiro o direito de possuir, conservando apenas a sua propriedade. OBS: Deve haver relao jurdica entre o possuidor direito e o indireto. -A posse direita do locatrio existe enquanto durar a locao. Extinta a locao, o proprietrio, que era possuidor indireto, readquire a posse direta. -A posse direita , ainda, derivada, porque procede de algum que, no exemplo, seria o locador, exigindo sempre um intermedirio. -O possuidor direto, quando molestado, pode usar dos interditos possessrios, ate mesmo contra o possuidor indireto. No se permite que o possuidor indireto tenha de volta seu bem, contra a vontade do possuidor direto.

Art. 1.197 CC. A posse direta, de pessoa que tem a coisa em seu poder, temporariamente, em virtude de direito pessoal, ou real, no anula a indireta, de quem aquela foi havida, podendo o possuidor direto defender a sua posse contra o indireto.
-O possuidor indireto tambm goza de proteo possessria, podendo defender-se contra turbaes de terceiros, porem no contra o prprio possuidor direto.

Fmulo Posse: aquele que detm a coisa em nome de outrem, ou seja, conserva a posse para o seu verdadeiro proprietrio de acordo com suas determinaes. Em virtude de sua situao de dependncia econmica ou de um vnculo de subordinao em relao outra pessoa (possuidor direto ou indireto), exerce sobre o bem no uma posse prpria, mas a posse desta ltima e em nome desta, em obedincia a uma ordem ou instruo. o que ocorre com empregados em geral, caseiros, administradores, bibliotecrios, diretores de empresa. Art. 1.198 CC. Considera-se detentor aquele que, achando-se em relao de dependncia para com outro, conserva a posse em nome deste e em cumprimento de ordens ou instrues suas. Ex: o caseiro que cuida da minha propriedade, pago pra ele fazer isso. No pode se valer das aes possessrias, pois no possui a posse.
2) quanto a simultaneidade do exerccio da posse:

Art. 1.199 CC. Se duas ou mais pessoas possurem coisa indivisa, poder cada uma exercer sobre ela atos possessrios, contanto que no excluam os dos outros compossuidores. -Pro indiviso: quando as pessoas que possuem em conjunto em bem, tm uma parte ideal apenas, sem saber qual a parcela que compete a casa uma. EX: trs pessoas tm a posse de um terreno, cada uma delas passa a ter a tera parte ideal. -Pro diviso: quando, embora no haja diviso de direito (mundo jurdico), j existe uma repartio de fato. Faz com que cada um dos 3 compossuidores j possua uma parte certa. (mas o bem continua indiviso) Distribui um imvel a trs pessoas, de maneira que cada uma delas toma posse do terreno que corresponde sua parte, embora o imvel ainda seja indiviso. 3) quanto aos vcios objetivos: Art. 1.200 CC. justa a posse que no for violenta, clandestina ou precria. -justa: quando no violenta, clandestina ou precria. -injusta: quando violenta, clandestina ou precria. Violenta: fora fsica e moral. Clandestina: se estabelece as ocultas daquele que tem interesse em conhec-la. Precria: se origina de abuso de confiana por parte de quem recebe a coisa com o dever de restitu-la. EX: contrato de 15 dias, passado os dias a pessoa no quer devolver mais. OBS: a precariedade no cessa nunca. OBS: o que era justa pode passar a ser injusto.

4) quanto aos vcios subjetivos: -boa-f: quando o possuidor est convicto de que a coisa realmente lhe pertence. Art. 1.201 CC. de boa-f a posse, se o possuidor ignora o vcio, ou o obstculo que impede a aquisio da coisa. -m-f: o possuidor tem cincia da ilegitimidade de seu direito de posse, em razo de vicio ou obstculo impeditivo de sua aquisio. Art. 1.202 CC. A posse de boa-f s perde este carter no caso e desde o momento em que as circunstncias faam presumir que o possuidor no ignora que possui indevidamente. 5) quanto aos efeitos da posse: -ad interdicta: o fato de ser possuidor, pode se amparar nos interditos ou aes possessrias, na hiptese de ser ameaada (interdita proibitrio), turbada (manuteno de posse), esbulhada (reintegrao de posse) ou perdida. Devendo ser para tanto uma posse justa. -ad usucapionem: quando der origem usucapio da coisa, desde que obedecidos os requisitos legais. 6) quanto a idade: -posse nova: quando tiver menos dia e ano (menos de 1 ano e 1 dia), comea a contar a partir do momento do meu conhecimento do esbulho, turbao ou ameaa, posso entrar com a ao ser no procedimento especial. -posse velha: quando tiver mais dia e ano (mais de 1 ano e 1 dia), comea a contar a partir do momento do meu conhecimento do esbulho, turbao ou ameaa, posso entrar com a ao ser no procedimento ordinrio. OBS: o dia do meu conhecimento que vai determinar o procedimento da ao. 7) quanto a atividade laborativa: -posse trabalhada (pro labore): que obtida mediante pratica de atos que possibilitem o exerccio da funo social da propriedade, visto que nela h construo de moradia ou investimentos econmicos. -improdutiva: se o possuidor nada investir, tornando o imvel intil, por no ser explorada. Carter da Posse: Art. 1.203 CC. Salvo prova em contrrio, entende-se manter a posse o mesmo carter com que foi adquirida. Se adquirida de boa-f ou m-f, direita ou indireta, entende-se que ela permanecer assim mesmo, conservando essa qualificao. Admite-se prova em contrrio. Ex: se o adquirente a titulo clandestino ou violento provar que sua clandestinidade ou violncia cessaram h mais de ano e dia, sua posse passa a ser reconhecida, convalescendo-se dos vcios que a maculavam. O mesmo no ocorre com a posse precria, isto porque a precariedade no cessa nunca. Modos Aquisitivos da Posse: 1) Aquisio Originaria: realiza-se independentemente de translatividade, sendo, portanto, em regra, unilateral, visto que independe de anuncia do antigo possuidor, ou seja, efetiva-se unicamente por vontade do adquirente sem que haja colaborao de outrem. Podem ser:

-Apropriao de Bem: o possuidor passa a ter condies de dispor dele livremente. unilateral, pois a coisa atual no tem possuidor por ter sido abandonada ou por no ser de ningum, pode ser de bens de outrem, porm, sem o consentimento, por meio dos vcios da violncia e clandestinidade, desde que cessados a mais de ano e dia. Os bens mveis deve haver ocupao, nos imveis o uso. -Exerccio de Direito: ex: vou ao terreno alheio pegar gua todo dia, sem oposio do proprietrio, estou exercendo a posse de servido, com o decurso do prazo legal eu vou adquirir a posse da coisa. Podendo o adquirente, proteg-la mediante interditos possessrios. 2) Aquisio Derivada: requer a existncia de uma posse anterior que transmitida ao adquirente, em virtude de um titulo jurdico, com a anuncia do possuidor primitivo, sendo, portanto, bilateral. Precisa ter os requisitos do Art. 104. A validade do negcio jurdico requer: I - agente capaz; II - objeto lcito, possvel, determinado ou determinvel; III - forma prescrita ou no defesa em lei. Podem ser: -a tradio: a entrega ou transferncia da coisa. Tem se 3 espcies: -tradio efetiva ou material: se manifesta por uma entrega real do bem, ex: vendedor passa ao comprador a coisa vendida. -tradio simblica ou ficta: substitui a entrega material do bem por atos indicativos do propsito de transmitir posse. Ex: basta entrega da chave do imvel, no precisa entregar o imvel a chave simboliza a entrega do imvel. -tradio consensual: pode ser de 3 formas: traditio longa manu, traditio brevi manu e costituto possessrio. traditio longa manu: no preciso que o adquirente ponha a mo na prpria coisa, como a fazenda de grande extenso, para ser possuidor, basta que ela esteja sua disposio. traditio brevi manu: o possuidor de uma coisa em nome alheio passa a possu-la em nome prprio. Ex: tenho um carro financiado pelo banco (eu tenho a posse direto, o banco a posse indireta), quando eu terminar de pagar as prestaes esse bem vai passar para meu nome. costituto possessrio: o possuidor de um bem em nome prprio passa a possu-lo em nome alheio. Ex: A tem uma casa prpria (proprietrio), este vende a casa para B, e continuando morando nela mas de aluguel como locatrio, A agora tem a posse direta, e B o novo dono (proprietrio, locador) passa a ter a posse indireto. Ex: tenho um carro e precisei financiar, passa para o banco (fico com a posse direita e o banco com a indireta). Era no meu nome passou para alheio. -acesso: pela qual a posse pode ser continuada pela soma do tempo do atual possuidor com o de seus antecessores. Pode ser de duas formas: -sucesso: os herdeiros continuam a posse, com as mesmas caractersticas (vcios sejam eles objetivos ou subjetivos) -unio: ex: adquiri a posse de um bem, a minha posse comea do memento que eu adquiri, a posse pessoal, mas posso unir a minha posse com as dos meus intercessores. EX: se o meu antecessor j tinha posse continua e pacifica por 5 anos, o adquirente ter o beneficio da usucapio ordinria se tambm possui o bem imvel, continua e pacificamente, por outros 5 anos.

Modos de Perda da Posse: a) pelo abandono: quando o possuidor, intencionalmente se afasta do bem, no pode mais exercer sobre ele quaisquer atos possessrios. Ex: jogo meu bem na rua, com o propsito de me desfazer dele. b) pela tradio: quando transfiro a posse para o adquirente. Pode ser dar pela efetiva, simblica ou ficta e a consensual. c) pela perda da coisa: quando absolutamente impossvel de se achar a coisa, de modo que no posso mais utilizar a coisa. Ex: pssaro que fugiu gaiola, jia que caiu no mar. Ou quando a pessoa desiste de procurar. Ex: perdi na rua, a pessoa s perde a posse quando ela desiste de procurar a coisa. d) pela destruio da coisa: a coisa deve ficar de forma que no se possa utilizar definitivamente. e) pela posse de outrem: ainda que contra a vontade do possuidor se este no foi manutenido ou reintegrado em tempo competente. Ex: se eu ficar inerte posso perder minha posse. f) constituto possessrio: o que possua em nome prprio passa a possuir em nome alheio. g) desuso: se a posse de um direito no se exercer dentro do prazo previsto, tem-se, por conseqncia, a sua perda para o titular. Ex: o desuso de uma servido predial por 10 anos consecutivos Poe fim a posse do direito. Efeitos da posse: Interditos possessrios aes tipificamente possessrias. a) Manuteno de posse: o meio de que se pode servir o possuidor que sofrer turbao a fim de se manter na sua posse. Turbao todo ato que embaraa o livre exerccio da posse, haja ou no, dano, tenha, ou no, o turbador melhor direito sobre a coisa. b) reintegrao de posse: movida pelo esbulhado, a fim de recuperar posse perdida em razo da violncia, clandestinidade ou precariedade. O esbulho o ato pelo qual o possuidor se v despojado da posse, injustamente, por violncia, por clandestinidade e por abuso de confiana. De maneira que esbulhador: estranho que invade casa deixada por inquilino, o comodatrio que deixa de entregar a coisa dada em comodato findo o prazo contratual, o locador de servio, dispensando pelo patro, que no restitui a casa que recebera para morar. c) interdito proibitrio: a proteo preventiva da posse ante a ameaa de turbao ou esbulho. Probe o ru de praticar o ato, sob pena de pagar multa pecuniria, inclusive perdas e danos, em favor do prprio autor ou de terceiros. Nunciao e obra nova: a ao que visa impedir que o domnio ou a posse de um bem imvel seja prejudicado em sua natureza, substancia servido ou fins, por obra nova no prdio vizinho. Ex: proibido por lei abrir na construo vizinha janela a menos de metro e meio. S cabe essa ao se a obra est em vias de construo, se j estiver concluda ou na fase final de concluso descabe essa ao, ex: pintura. Visa suspender a obra ate que haja sua demolio. Seu

objetivo embargar a obra, impedir sua construo, mesmo que a obra no acarrete dano atual, bastante que permita antever algum resultado. Embargos de terceiros: Art. 1.046 CPC. Quem, no sendo parte no processo, sofrer turbao ou esbulho na posse de seus bens por ato de apreenso judicial, em casos como o de penhora, depsito, arresto, seqestro, alienao judicial, arrecadao, arrolamento, inventrio, partilha, poder requerer Ihe sejam manutenidos ou restitudos por meio de embargos. 1o Os embargos podem ser de terceiro senhor e possuidor, ou apenas possuidor. Art. 1.048 CPC. Os embargos podem ser opostos a qualquer tempo no processo de conhecimento enquanto no transitada em julgado a sentena, e, no processo de execuo, at 5 (cinco) dias depois da arrematao, adjudicao ou remio, mas sempre antes da assinatura da respectiva carta. Ex: comprei uma casa de Joo, sendo que s fiz contrato e no registrei no cartrio de bens imveis. Depois de um tempo meu imvel apreendido judicialmente, motivo para pagar as divida de Joo que est sendo executado. Nesse caso posso entrar com embargos de terceiro para livrar meu bem. Ao de dano infecto: uma medida preventiva utilizada pelo possuidor, que tenha fundado receio de que a runa ou demolio ou vcio de construo do prdio vizinho ao seu venha causar-lhe prejuzos, para obter, por sentena, do dono do imvel cauo que garanta a indenizao de danos futuros. Essa ao no propriamente ao possessria, mas sim cominatria, pois tem finalidade acautelatria. OBS: de procedimento comum, pode ser ordinrio ou sumario, depende do valor.

Anda mungkin juga menyukai