Anda di halaman 1dari 18

PSICOLOGIA

CAMILA SANTOS DAIANA COSTA SANDRA REGINA SANDRA RIVEIRA

PSICOLOGIA SOCIAL

Guarulhos 2012

PSICOLOGIA

CAMILA DOS SANTOS R.A.: 2012100745 DAIANA LENARIS DA COSTA SANTANA R.A.: 2011144188 SANDRA REGINA MORAES TOSSATO R.A.: 2011145184 SANDRA RIVERA R.A.: 2011049088

PSICOLOGIA SOCIAL

Apresentao do trabalho de Excluso Social, Parte da nota da B2, sob a coordenao da Prof.: Hebe de Camargo Bernardo.

Guarulhos 2012

RESUMO

O presente trabalho tem como objetivo obter uma maior compreenso do morador de rua. Para que isto tornasse possvel, convidamos um deles para participar desta experincia conosco, onde foram abordados temas abrangentes, bem como: Desqualificao, Desinsero, Desafiliao e Apartao Social. Expectativas. Iremos apresentar algumas das respostas dadas em uma breve anlise das mesmas, chegando assim ao resultado final.

SUMRIO

Objetivo................................................................................................................................................6 Mtodo..................................................................................................................................................7 Procedimentos......................................................................................................................................7 Instrumentos.........................................................................................................................................8 Dinmica...............................................................................................................................................9 Resultados...........................................................................................................................................10 Concluso...........................................................................................................................................17 REFERNCIA BIBLIOGRFICA....................................................................................................18

Introduo
Os problemas pelos quais se condena o Capitalismo so, na realidade, consequncia da interferncia governamental, onde algumas pessoas so impedidas de participar da atividade produtiva. A excluso social tem sido tratado no Brasil partir de uma restrio de renda, So definidas linhas de pobreza e ento estruturadas programas de transferncia de renda, que muitas vezes desconsideram a realidade mais ampla do mercado de trabalho e da excluso social. A enorme expanso da super-populao relativa no mundo e no Brasil, devido reduo de postos de trabalho na indstria; estagnada, em decorrncia do crescimento do trabalho precarizado, o que ajuda a explicar a expanso do fenmeno populao em situao de rua. Existem vrios fatores em relao situao de morar na rua. Fala-se em fatores estruturais (ausncia de moradia, inexistncia de trabalho e renda, mudanas econmicas e institucionais de forte impacto social etc.), fatores biogrficos, ligados histria de vida de cada indivduo (rupturas dos vnculos familiares, doenas mentais, consumo frequente de lcool e outras drogas, infortnios pessoas mortes de todos os componentes da famlia, roubos de todos os bens, fuga do pas de origem etc.)e, ainda, em fatos da natureza ou desastre de massas terremotos, inundaes etc.. Os fatores mais enfatizados pela literatura. Nos grandes centros urbanos atraem muita gente e so reas preferidas pelas pessoas em situao de rua, pela facilidade de receber doaes, as reas de concentrao de atividades econmicas comerciais, bancrias ou atividades religiosas e de lazer (supermercados, lojas, bancos, igrejas, bares, praias, centros culturais, centros esportivos etc), ou obter rendimentos realizando atividades econmicas informais, como venda de mercadoria de baixo valor comercial, guarda de carro, servios de engraxates, revenda de ingressos para acesso a atividades culturais ou esportivas etc. Portanto, a conjugao de vrios fatores, como a maior circulao do capital, a infraestrutura, a arquitetura e a geopoltica dos grandes centros, ajuda a explicar por que esse fenmeno essencialmente um fenmeno urbano.

Objetivo
Este trabalho faz parte da disciplina Psicologia Social e tem como objetivo uma maior compreenso da Excluso Social a partir da perspectiva de um Morador de Rua.

Mtodo Participante: 01 Morador de Rua (Idade: 60 anos)

Procedimentos
Convidamos um morador de rua para participar do trabalho, explicando-lhes o objetivo e, imediatamente, o convite foi aceito. A entrevista foi realizada no dia 16/11/2012, com durao de uma hora e trinta minutos.

Instrumentos
O instrumento utilizado para realizao do nosso trabalho foi um gravador e uma cmera filmadora, com a inteno de analisar o contedo na integra.

Dinmica
Fizemos uma integrao com perguntas elaboradas, onde eram sorteados temas para serem questionadas e debatidas entre o entrevistado. Dando-lhes temas mais amplos e nos aprofundando aos poucos.

Temas utilizados -Desqualificao -Desinsero -Desafiliao -Apartao Social

10

Resultados
Entrevista: Morador de Rua

Entrevistado: Jorge Antnio de Camargo Idade: 60 anos 2) Qual a sua experincia de morar na rua? R: Moro com Deus...Eu durmo no Albergue atrs da Delegacia de Polcia o 1DP. L uma famlia. 3) H quanto tempo voc mora na rua? Por qu voc mora na rua atualmente? R: No se lembra muito bem, mais a bastante tempo, no Albergue oito meses, a rua o melhor lugar para ficar, lembro de quando era jovem e o local onde estou era o bairro onde eu morava onde se passava um rio onde se acostumava pescar, onde estou onde eu gosto de ficar. 4) O senhor estudou? Qual o Grau de sua Escolaridade ? R: Sim. Parei no incio do 3 grau, fiz dois semestre de Matemtica, um ano praticamente, foi na Universidade Guarulhos UnG mas era o antigo Faculdade Farias Brito. O Reitor era o Veronezzi, onde eu participava do DA Diretria Acadmica para conseguir desconto para os alunos nas mensalidades, sair do curso por perceber que fazendo matemtica eu s poderia ser professor onde se pagava muito pouco naquela poca e ganhava muito bem para o Cargo que eu tinha como tcnico da Philips, assim desistir do curso de matemtica. 5) O senhor j trabalhou? Qual a sua profisso e por qu no se encontra no Mercado de Trabalho atualmente? R: J Trabalhei. Comecei vendendo computadores para as empresas, para marinha e aeronutica, depois virei policial militar no interior do Rio de Janeiro, mas como pagava muito pouco desistir da polcia e vim para So Paulo trabalhar na empresa Philips, onde pagava muito bem era Tcnico, tinha por volta de 40 anos, depois trabalhei em uma empresa de Transporte de carga e descarga, foi meu ltimo emprego. Sair do Mercado de Trabalho por ter aumentado a tecnologia nas empresas onde no se precisa mais da minha mo de obra. 6) Quais so as maiores dificuldades que o senhor encontra no seu dia-a-dia? R: As maiores dificuldades como lidar com as pessoas, elas no me compreendem, faltam compreenso. Eu trabalho olhando veculos e muitos deles falam mal quando eu vou pedir dinheiro por olhar o veculo, at mesmo quando eu pego nibus, escuto as pessoas reclamando entre si sobre a minha presena.

11 7) Como voc imagina que as pessoas te veem? Como voc se v dentro da sociedade? R: Eles acham que estou no fundo do poo, me criticam pela situao que me encontro e no bem assim, levam tudo para o outro lado. Eu perdir a minha identidade depois dos 50 anos. 8) O que o senhor acha que leva as pessoas morarem na rua? R: Por vrios fatores, principalmente pela falta de perspectiva para o futuro. 9) Fale um pouco sobre a sua famlia, o senhor tem algum contato com algum parente? R: Fui casado duas vezes, nunca tive filhos, a minha primeira mulher tinha dois filhos de outro relacionamento mas no durou muito tempo no gostava dela, o segundo relacionamento ela era aposentada pela marinha mais tambm no durou muito. Eu tenho um irmo vivo, ele mora no Gopouva, s vezes veem me visitar por conta de um terreno que fica do lado do cartrio, ele esta querendo vender, o terreno de ns dois. 10) O senhor acha que a famlia pode influenciar na deciso de uma pessoa morar na rua? R: No, meu irmo me crtica por eu morar na rua, mas opo de morar aqui foi minha. 11) O senhor j sofreu algum tipo de preconceito? R: Sim vrios, mas o que me lembro no momento foi uma vez que entrei em uma igreja evanglica, igreja..................., entrei de muleta, me colocaram para sentar l atrs, como se tivesse me separando das outras pessoas. 12) O senhor recebe algum tipo de ajuda? R: A ajuda que eu recebo dos veculos que entram e saem do cartrio, e pelo SUS quando pego medicamentos nos postos para a diabete e presso alta, mas s tomo os medicamentos quando no bebo. 13) Como o senhor resumiria o fato de ser um morador de rua? R: complicado, voc cofundido como um criminoso, um viciado, j foi agredido, o nico problema que ele tem a de beber, mesmo sabendo que no pode por conta da diabete e da presso alta. 14) O senhor pensa em deixar de ser um morador de rua? R: Sim, as vezes penso nessa possibilidade, quando vender o terreno comprar um imvel aqui mesmo no bairro e receber uma aposentadoria por invalidez. 15) Como o senhor se v daqui alguns anos? R: Aposentado, Talvez casado...rsrsrsrs......penso em construir uma famlia.

12

Capitalismo e Excluso Social


No fcil confrontar diretamente os direitos individuais vida, propriedade e liberdade o sistema poltico que define o Capitalismo. O anti-capitalista cria fantasmas para que as pessoas tenham medo do Capitalismo, medo da liberdade. Para que elas aceitem como verdadeira a necessidade de permitir ao governo violar os direitos dos outros, e seus prprios. Estes fantasmas geralmente so problemas que vemos no dia a dia. O grande golpe que no vivemos em uma sociedade capitalista, vivemos em uma sociedade mista onde a interferncia governamental est presente em toda parte, em maior ou menor grau. Os problemas pelos quais se condena o Capitalismo so, na realidade, consequncia da interferncia governamental ilegtima. So consequncia da falta de liberdade. So consequncia, portanto, da falta de Capitalismo uma idia que em uma sociedade Capitalista algumas pessoas impediriam outras de participar da atividade produtiva. H vrias roupagens do fantasma da excluso. Pessoas seriam excludas por racismo, outros por serem pobres, outros ainda por no terem diploma ou no terem completado o ensino fundamental.

O sagrado direito de excluir


No Capitalismo cada um tem a liberdade de fazer o que quiser com seu tempo e sua propriedade. Isto inclui se recusar a trabalhar para, contratar, comprar de, vender para ou ter qualquer relacionamento que seja com quem quer que seja. A liberdade o direito de agir, ou de no agir. o direito de excluir, se assim desejar.

Ningum ganha com a excluso


Mas o fato fundamental ao estudar o fenmeno da excluso que ningum ganha nada excluindo outra pessoa do meio econmico. Pode parecer uma afirmao ousada, mas um fato simples de comprovar. Um empregador que, por qualquer motivo, se recuse a empregar um certo tipo de pessoa reduz o mercado de trabalhadores a que tem acesso. Obviamente, ao reduzir a oferta daquilo que est comprando, este empregador aumenta o preo que ter de pagar. No d para ganhar excluindo pessoas na hora de contratar trabalhadores. Um vendedor que, por qualquer motivo, se recuse a vender para um certo tipo de pessoa reduz o mercado comprador a que tem acesso. Obviamente, ao reduzir a

13 demanda por seu produto, diminui os preos que consegue praticar. No d pra ganhar excluindo pessoas na hora de vender. Um comprador que resolva excluir est na mesma situao do empregador afinal empregar nada mais do que comprar trabalho. No d pra ganhar excluindo pessoas na hora de comprar. No Capitalismo, qualquer um que pratique excluso na vida econmica est se prejudicando. impossvel ganhar qualquer coisa excluindo pessoas.

A Excluso Social
A excluso social tem sido tratado no Brasil partir de uma restrio de renda, So definidas linhas de pobreza e ento estruturadas programas de transferncia de renda, que muitas vezes desconsideram a realidade mais ampla do mercado de trabalho e da excluso social. No Brasil, no se tem conhecimento e estudos sobre a origem e o resgate histrico do fenmeno, o que no permite comparaes entre os perodos anteriores dcada de 1990. Entretanto, a realizao dos primeiros estudos sobre o fenmeno e a ampliao das iniciativas de enfrentamento da problemtica em algumas cidades brasileiras so reveladores da dimenso alcanada pelo fenmeno, neste perodo recente da histria do Pas, coincidente com as mudanas provocadas pelo capitalismo, em escala mundial. Percebeu-se a enorme expanso da super-populao relativa no mundo e no Brasil, particularmente em sua forma flutuante, devido reduo de postos de trabalho na indstria; estagnada, em decorrncia do crescimento do trabalho precarizado, e do pouperismo, o que ajuda a explicar a expanso do fenmeno populao em situao de rua. O fenmeno populao em situao de rua, abriga um conjunto de indagaes. O esforo para defini-lo propiciou a identificao de seis aspectos considerados caractersticos de tal fenmeno. O primeiro aspecto so suas mltiplas determinaes. A literatura corrente sobre o tema traz como um dos poucos consensos neste debate o reconhecimento da multiplicidade de fatores que situao de rua. Fala-se em fatores estruturais (ausncia de moradia, inexistncia de trabalho e renda, mudanas econmicas e institucionais de forte impacto social etc.), fatores biogrficos, ligados histria de vida de cada indivduo (rupturas dos vnculos familiares, doenas mentais, consumo frequente de lcool e outras drogas, infortnios pessoas mortes de todos os componentes da famlia, roubos de todos os bens, fuga do pas de origem etc.)e, ainda, em fatos da natureza ou desastre de

14 massas terremotos, inundaes etc.. Os fatores mais enfatizados pela literatura contemporneas so as rupturas dos vnculos familiares e comunitrios, a inexistncia de trabalho regular e a ausncia ou insuficincia de renda, alm do uso frequente de lcool e outras drogas e problemas atinentes s situaes de desabrigo. O segundo aspecto caracterstico a distino do fenmeno como uma expresso radical da questo social na contemporaneidade. A tendncia de naturalizar a questo social acompanhada da transformao de suas manifestaes em objeto de programas assistenciais focalizados no combate pobreza ou em expresses da violncia dos pobres, cuja resposta a segurana e a represso oficiais. o que tem ocorrido em relao populao em situao de rua no Brasil, que frequentemente responsabilizada pela situao em que se encontra, vtima de massacres e perseguies policiais. Apesar das lutas que vm sendo desencadeadas nas ltimas dcadas por setores organizados desse segmento articulados com outros sujeitos sociais em torno do acesso s polticas sociais, quando se busca conhecer as estratgias do Estado, nas trs esferas de governo, para o enfrentamento desse fenmeno, no so encontradas polticas sociais acessveis a esse grupo populacional, mas apenas alguns programas de natureza residual, como abrigos e albergues, sendo que a responsabilidade do Estado. O terceiro aspecto caracterstico do fenmeno a sua localizao nos grandes centros urbanos. preciso lembrar que a circulao do capital ocorre com maior intensidade nos grandes centros urbanos. Com isso, as alternativas do trabalho para garantir a subsistncia diria so favorecidas, ainda que sejam alternativas precrias, como as acessveis s pessoas que fazem da rua espao de moradia e sustento. Alm disso, nos grandes centros urbanos, as possibilidades de gerao de trabalho e renda por iniciativa prpria ou por meio de grupos organizados, cooperativas, associaes ou outras organizaes sociais no governamentais, so mais diversificadas. exemplo a quantidade de materiais reciclveis que diariamente jogada fora, como lixo urbano, e que est sendo reaproveitada pelos catadores de materiais reciclveis, cuja organizao nacional tem crescido bastante, inclusive com adeso crescente de pessoas em situao de rua. Nos grandes centros urbanos, as reas de concentrao de atividades econmicas comerciais, bancrias ou atividades religiosas e de lazer (supermercados, lojas, bancos, igrejas, bares, praias, centros culturais, centros esportivos etc). Atraem muita gente e so reas preferidas pelas pessoas em situao de rua, pela facilidade de receber doaes ou obter rendimentos realizando atividades econmicas informais, como venda de mercadoria de baixo valor comercial, guarda de carro, servios de engraxates, revenda de

15 ingressos para acesso a atividades culturais ou esportivas etc. Portanto, a conjugao de vrios fatores, como a maior circulao do capital, a infraestrutura, a arquitetura e a geopoltica dos grandes centros, ajuda a explicar por que esse fenmeno essencialmente um fenmeno urbano. Os municpios, poucos urbanizados, no oferecem as possibilidades alternativas de abrigo e sustento oferecidas pelos grandes centros urbanos. O quarto aspectos caracterstico o preconceito como marca do grau de dignidade e valor moral atribudo pela sociedade s pessoas atingidas pelo fenmeno. Em todas as pocas e lugares sempre houve discriminao relacionadas s pessoas em situao de rua. As diversas denominaes pejorativamente utilizadas pela sociedade para designlas so exemplos do preconceito da social existente: mendigos, vagabundos, loucos, pedintes, 'maloqueiros, flagelados, entre outros. comum que as pessoas em situao de rua sejam responsabilizadas pela situao em encontram, por suas imperfeies ou falhas de carter. Muitas vezes tambm so tratadas como uma ameaa comunidade. No quinto aspectos caracterstico as particularidades vinculadas ao territrio em que se manifesta. So particularidades decorrentes dos hbitos, dos valores e das caractersticas socioeconmicas, culturais e geogrficas predominantes no territrio. Essas especificidades nas ruas e nas estratgias de subsistncia utilizadas pelas pessoas em situao de rua. O sexto aspecto caracterstico, bem acentuado na realidade brasileira, a tendncia naturalizao do fenmeno. uma tendncia acompanhada pela inexistncia de polticas sociais universalizantes, capazes de reduzir a pobreza e as desigualdades sociais na perspectiva de ampliar a cidadania, de garantir cobertura s pessoas que se encontram em situao de rua. Numa cidade do tamanho de So Paulo, a diviso de funes e a especializao dos espaos foi levada a extremos. Mesmo assim,no mais possvel manter os sujeitos em lugares demarcados: a cidade est "contaminada" pela pobreza que nem se oculta e nem pode ser ocultada. As ruas se enchem de pedintes, famlias dormem ao relento ou acampadas sob o teto encontrado de uma caixa de papelo. Se o rosto da pobreza no bonito onde quer que se encontre, com certeza, na cidade, ele mais feio e mais carregado de smbolos depreciativos. Se recusamos, tantas vezes, olhar para a sua face, desocupados, nufragos bandidos, vida, contra-ventores, rejeitados, vadios,

indesejveis,

encortiadostoxicmanos, maltrapilhos, psicopatas, carentes, doentes mentais,

16 nem por isso ela invisvel. Cruza diariamente nosso caminho e parte da imagem e da conscincia que temos da cidade. A violncia rompe a segurana, facilita a irrupo de fantasias relacionadas ao irracional, e pe de manifesto o potencial de desordem da vida urbana. As massas, quando em movimento, no aparentam ter racionalidade em seus objetivos. A impotncia diante de acontecimentos que ultrapassam nossa compreenso e o desconhecimento sobre a cidade e seus habitantes engendra percepes que podem estar na origem das imagens carregadas de preconceitos, fixadas pelas mensagens permanentes e estereotipadas da associao da pobreza com a violncia, divulgadas pela imprensa, rdio e televiso. Como a dimenso da cidade no propicia aproximaes demoradas, que permitam o nascimento de identificaes, o nosso Outro na cidade sempre um desconhecido.

17

Concluso
Podemos constatar, a partir dos dados coletados, que a perspectiva do morador de rua acerca da fase a qual est vivenciando, est relacionada com as mudanas que ocorre com a sociedade, onde ele mesmo se sente excludo e julgado pela humanidade. Alm disso, foi percebido que a situao que o morador se encontra culpa dos governantes que no buscam uma soluo para inserir esse morador no mercado de trabalho,essas pessoas tem ausncia de moradia, inexistncia de trabalho e renda, mudanas econmicas e institucionais de forte impacto social. Sendo que muitas vezes o morador escolhe estar nessa situao por questes de histria de vida, rupturas dos vnculos familiares, doenas mentais, consumo frequente de lcool e outras drogas.

18

REFERNCIA BIBLIOGRFICA

WANDERLEY, Mariangela Belfiore; VERAS, Maura; JODELETE, Dnise; PAUGAM, Serge; CARRETEIRO, Tereza Cristina; MELLO, Slvia Leser; GUARESCHI, Pedrinho. As Artimanhas da Excluso Anlise Psicossocial e tica da Desigualdade Social. 2.ed. Petrpolis: Vozes,2001. SILVA, Maria Lucia Lopes. Trabalho e Populao em Situao de Rua no Brasil. 1.ed. So Paulo: Cortez, 2009. O Capitalista: Capitalismo e Excluso Social: www.ocapitalista.com/2007/12capitalismo.e.excluso-social.html

Anda mungkin juga menyukai